Valmir de Francisquinho, perspectivas para 2026 e a carta na manga

                                  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
        “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Sergipe del Rey quando surge uma liderança que é respaldada pelo quesito mais importante, o voto do povo, sempre aparecem adversários que, ressentidos pelas derrotas consecutivas “pelo em ovo”. Por exemplo, Valmir de Francisquinho foi eleito prefeito de Itabaiana pela terceira vez e ainda elegeu o fiho, o ex-deputado estadual Talysson como prefeito de Areia Branca, além de contar com outro filho, Ícaro de Valmir, como deputado federal. Com isso, como se diz lá mesmo em Itabaiana os “fios do canso” desesperados ficam dizendo que Valmir só pensa na família.

 Porém estes “fios do canso” esquecem de um detalhe importantíssimo. Quem é hoje o prefeito de Itabaiana?

Quem foi que reforçou uma gestão pautada não só no desenvolvimento do município, mas com ações diversas na humanização servindo a todos itabaianense?

 O blog responde: Adailton Sousa, que não só mostrou capacidade técnica de gestão, mas também o mais importante no lado politico: lealdade ao líder maior Valmir de Francisquinho em todos os momentos, principalmente nas dificuldades como ocorreram em 2022.

 Itabaiana nestes últimos quatro anos passou para o terceiro lugar em população em Sergipe, passando o município de Lagarto. Quem visita Itabaiana percebe em cada canto que nos últimos 12 anos os itabainenses resgataram a autoestima com orgulho de uma cidade que cresce graças a 3 sucessivas gestões exitosas.

 Adailton Sousa, além da referência como gestor – foi secretário de administração também nos 8 anos de Valmir como prefeito,  é discreto,  humilde e tem a habilidade de ser grato, mas ao mesmo tempo não ser piegas e subserviente. O bom amigo e aliado não é aquele que balança a cabeça positivamente para tudo, mas aquele que aponta outro caminho quando vê que o amigo pode tomar decisões errôneas.

 E Valmir de Francisquinho, como líder, sabe que tem ao seu lado uma carta na manga se precisar em 2026: um gestor e político testado, com qualidades que, infelizmente são raras hoje em dia: caráter e lealdade.

 

É impressionante a eficiência da Prefeitura de Aracaju. Este blog denunciou semana passada que uma casa localizada na Rua Gervásio Araújo de Souza no bairro Coroa do Meio virou criadouro de escorpiões, e o que os órgãos municipais fizeram? Nada! Afinal, para que se preocupar com uma ameaça à saúde pública se nenhum cidadão foi picado ainda, não é? Parece que estão esperando o primeiro acidente, só assim terão a desculpa perfeita para aparecer nas manchetes com a costumeira frase: “Estamos tomando providências.” A verdade é que a única coisa rápida aqui é a picada – tanto do escorpião, quanto da Prefeitura, sempre pronta para espetar o cidadão de alguma forma.

Perguntar não ofende Será que a delegada Danielle Garcia após a terceira derrota eleitoral seguida – 2020, 2022 e 2024 – terá coragem de disputar em 2026?

Prazo para população participar do Plano de Auditoria do TCE vai até hoje, 15 O formulário disponibilizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) em seu site para que a população participe da construção do Plano Anual de Auditoria (PAA – 2025) segue disponível até hoje, 15. A iniciativa dá ao cidadão a oportunidade de sugerir as áreas que devem ser priorizadas nas auditorias que a Corte de Contas fará nos municípios sergipanos no próximo ano.

Prioridades “Ao ouvirmos a opinião da população sobre as áreas que devem ser priorizadas nas auditorias, garantimos que nossas ações estejam alinhadas com as reais necessidades dos cidadãos, promovendo transparência, eficiência e controle social”, afirma a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo.

 

 

 

 

 

 

Formulário A participação cidadã será somada ao processo de elaboração já executado pelo TCE, que se dá através da colaboração de seus setores técnicos e aprovação do colegiado em sessão plenária. No formulário, o cidadão deve se identificar, selecionar o seu município e as áreas que, na sua opinião, precisam de maior atenção do TCE. ​​Aqui o formulário.

O PAA O Plano Anual de Auditoria (PAA) é o principal instrumento de consolidação e transparência das fiscalizações realizadas pelo Tribunal. As ações previstas são selecionadas por meio de critérios técnicos e voltadas às áreas que envolvem maior quantidade de recursos e atendem a objetivos mais relevantes para a sociedade.

O PAA II A definição de cada área prioritária leva em consideração critérios como materialidade, relevância e risco. O primeiro está relacionado ao valor estipulado a partir do qual as distorções são evidentes. O segundo, observa se as auditorias selecionadas estão situadas em áreas de interesse da sociedade. E o último trata das áreas em que há maior probabilidade de falhas, irregularidades, desperdícios ou mau uso de recursos públicos.

​​Semana da Sergipanidade A abertura da Semana da Sergipanidade, que ocorrerá nesta terça-feira, 15, às 17h, na Praça Fausto Cardoso, marca o início de 13 dias dedicados à valorização da cultura sergipana. O evento, promovido em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), e o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, reunirá 12 municípios com uma rica programação que inclui apresentações folclóricas, exposições de artesanato e shows musicais. Essa celebração não só destaca as tradições locais, mas também promove o desenvolvimento econômico e social, refletindo a diversidade cultural do estado.

Semana da Sergipanidade II Além das atividades culturais, o evento contará com uma programação educacional abrangente, com palestras e oficinas que abordam a história e a cultura sergipana. O Sesc oferecerá atividades voltadas para o público jovem e adulto, enquanto o Senac focará em workshops técnicos, capacitando os participantes para o mercado de trabalho. O espaço gastronômico ‘Bom de Cumê’ também promete ser um destaque, reunindo pratos típicos da culinária sergipana e evidenciando a importância da gastronomia na economia local

 

 

 

 

 

 

Diretores da Rede Primavera marcaram presença no jantar de Lançamento da Select Operadora de Planos de Saúde Na noite do dia 10/10, o presidente e diretores da Rede Primavera, estiveram presentes ao jantar de lançamento da Select Operadoras de Planos de Saúde – empresa com mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro. O evento foi realizado em um restaurante na Orla da Atalaia e contou com a presença dos melhores hospitais, médicos renomados e laboratórios de referência, todos com o objetivo de fortalecer as parcerias e discutir o futuro da saúde em Sergipe. Na ocasião, foram apresentados o institucional da Select, as inovações nos planos, além de uma rica troca de experiências e visão sobre o cenário da saúde em Sergipe, com foco na satisfação e bem-estar dos pacientes.

Arquivo Público A passagem dos 101 anos do Arquivo Público de Sergipe (Apes) será celebrada nesta terça-feira, 15, com uma programação cultural que acontece a partir das 9h. As festividades, que ocorrem na sede da instituição, incluirão apresentações artísticas e exposições que destacam a rica herança cultural da região. A conferência ‘Só restam corpos e destroços? Arqueologia dos Torpedeamentos (1942)’ será um dos destaques, proporcionando um espaço para discussão e reflexão sobre eventos históricos significativos. O Arquivo Público de Sergipe é a instituição encarregada de guardar, preservar e dar publicidade aos documentos produzidos pelo Poder Executivo ao longo de sua história. São aproximadamente 2 milhões de registros administrativos e históricos, mais de seis mil obras bibliográficas em sua biblioteca e em torno de 2.600 fotografias e negativos no Acervo Iconográfico.

Diretorias da Saese e Coopanest entregam carta de compromisso aos candidatos à Prefeitura de Aracaju As diretorias da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) e da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE) reuniram-se com as duas candidaturas que estão disputando a Prefeitura de Aracaju no segundo turno, Emília Correia e Luiz Roberto.

 Canal de diálogo O objetivo foi falar um pouco da história das instituições e de seus projetos na área de saúde e junto à sociedade. “Nós entregamos uma carta de apresentação e intenções, e solicitamos que o eleito ou eleita mantivesse um canal de diálogo com a nossa Instituição”, explicou o presidente da Coopanest , José Eduardo de Assis.

Receptividade positiva Ainda de acordo com o presidente da Coopanest, a receptividade foi bastante positiva. “Eles entenderam a importância das nossas ações, desde o Programa de Reanimação Cardiopulmonar nas Escolas, da consulta pré-anestésica, do tratamento da dor. Nós esperamos, independente de quem esteja na cadeira de prefeito no próximo ano, firme esse compromisso e tenha esse olhar para a área da Medicina que atuamos”, afirmou.

Prefeitos eleitos assinam carta compromisso com servidores municipais de Sergipe Os prefeitos eleitos de 17 municípios sergipanos formalizaram um importante compromisso com os servidores públicos municipais ao assinarem a carta compromisso elaborada pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), pela Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe (Fetam/SE), pela Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE) e pelos sindicatos municipais.

 Plenárias e reuniões A assinatura da carta é fruto de um processo que envolveu assembleias, plenárias e reuniões realizadas pelos sindicatos municipais entre os meses de agosto e setembro. Durante esse período, servidores municipais tiveram a oportunidade de sabatinar os candidatos a prefeito e discutir diretamente suas pautas. O resultado culminou na assinatura do documento por prefeitos eleitos de Amparo de São Francisco, Boquim, Campo do Brito, Canhoba, Canindé de São Francisco, Divina Pastora, Itabi, Itaporanga D’Ajuda, Lagarto, Moita Bonita, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Socorro, Poço Verde, Santa Luzia do Itanhi e Umbaúba.

 Demandas e expectativas A carta compromisso foi elaborada com o objetivo de refletir as demandas e expectativas da categoria, estabelecendo diretrizes para a valorização e melhoria das condições de trabalho dos servidores públicos municipais. Entre os principais pontos do documento estão a realização de concursos públicos, a implantação ou atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), a revisão do Estatuto dos Servidores e a recomposição salarial anual.

Anseios do funcionalismo Vanessa Ferreira, presidente da Fetam/SE, destacou a importância da iniciativa. “A carta compromisso representa os anseios do funcionalismo público municipal em nosso Estado, adaptando-se à realidade de cada local. É um instrumento essencial, onde os prefeitos eleitos se comprometeram com as pautas dos servidores, e os sindicatos passam a ter uma ferramenta para cobrar o cumprimento dos pontos contidos no documento. A Fetam/SE estará ao lado dos sindicatos, vigilante, para garantir que os novos gestores e os reeleitos cumpram com o compromisso assumido com os trabalhadores(as) municipais”, afirmou.

Compromisso Já Gleidson da Silva, presidente do Sindserve-Umbaúba, ressaltou o impacto positivo da assinatura. “A assinatura da carta é um passo fundamental, pois demonstra o compromisso dos candidatos em assegurar o bom funcionamento dos serviços públicos, além de promover a valorização dos servidores, com condições dignas de trabalho e crescimento profissional”, comentou. A assinatura da carta compromisso representa um avanço significativo na luta por melhores condições de trabalho para os servidores municipais, estabelecendo um pacto entre os eleitos e os trabalhadores para que as promessas de campanha sejam concretizadas em políticas públicas que garantam a dignidade e a valorização do funcionalismo público em Sergipe.

Inscrições abertas Professores efetivos da rede pública estadual de Sergipe que possuam requisitos exigidos, têm até a próxima sexta-feira, 18, para se inscrever no Processo Seletivo Simplificado que a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) lançou para formação de formar Cadastro Reserva de profissionais para atuar como professores de Língua Inglesa, Língua Espanhola, Libras e Língua Francesa no Centro Estadual de Idiomas (CEI). O edital completo está disponível no site da Seduc, na aba ‘Editais e seleções’, e as inscrições podem ser realizadas pelo link https://inscricoes.seduc.se.gov.br/. O CEI tem como finalidade promover a internacionalização da Rede, por meio do ensino de línguas estrangeiras modernas e da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Reforma em debate
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizará no próximo dia 21 o seminário ‘Reforma Tributária: panorama para União, Estados e Municípios’ na Universidade Tiradentes, das 8h às 17h. O evento discutirá as alterações trazidas pela Emenda Constitucional 132/2023, com a presença de especialistas renomados. A abertura será feita pelo governador Fábio Mitidieri e a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila. O superintendente de Tributação da Sefaz, Jeová Francisco, e Luiz Dias de Alencar Neto, do Encat, apresentarão temas centrais sobre a reforma. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Sefaz (www.sefaz.se.gov.br).

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

OPINIÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIA NACIONAL DO PROFESSOR
 
DIA NACIONAL DE TODAS AS PROFISSÕES  15 de Outubro 

“Um país em que a educação não é a prioridade-mor tem a ignorância como seu bem maior.”  Por Clarkson Moura

“O professor é coautor da evolução cognitiva do aluno bem como, seu fiel coadjutor de eternos valores universais.” Clarkson Moura

Professor (lato sensu) é o gênero cujas espécies são:

Alfabetizador, docente, educador, formador, lente, orientador, pedagogo, professor (stricto sensu), professor-substituto, catedrático, mestre, doutor, livre-docente, professor-titular etc.

Todas as profissões — inclusive a própria — promanam da nobre função professoral.

UM DIA DE REFLEXÃO NESTE PAÍS

A Educação brasileira foi literalmente desmontada pelo desgoverno antecessor do atual.

A CIRANDA DAS CADEIRAS

Nunca, jamais, em tempo algum, na História Republicana do nosso País, se trocou tanto de titular da mesma pasta, mesmo durante um ou dois sucessivos mandatos presidenciais, como foi o caso do inigualável plantel de muares, que passou, em pouco mais de um triênio, pelo Ministério de Estado da Educação – MEC.

Infelizmente, foram quatro anos de desmonte da educação brasileira no desgoverno do “bolsonazifascista” e “gnosiocida”.

Aliás, a Besta-Fera revelou-se um exímio e prudente selecionador de auxiliares do primeiro escalão, mormente, para a pasta da Educação. senão, vejamos.

Na ordem de nomeação, exercício e exoneração, eis as meteóricas mulas:

Ricardo Vélez, o ex-mulistro que fala portunhol; Abraham Weintraub, o ex-mulistro delinquente verbal; Carlos Decotelli, o ex-mulistro pseudoPhD (ctrl c + ctrl v); e Milton Ribeiro, o ex-mulistro pastor crisófilo (amante do ouro), além de preconceituoso, racista e supremacista.
__________________________________
 
O APAGÃO DA EDUCAÇÃO
 
Clarkson Ramos Moura

A ESTÚPIDA ELITE BRASILEIRA,
APOIOU QUEM LHE APROUVERA:
TROCANDO INATO PROFESSOR,
POR CONGÊNITA BESTA-FERA.

A GRANDE TURBA IGNORANTE,
QUE SE ALIMENTA DE QUIMERA,
PORTOU-SE AO MODO DO GADO,
ELEGENDO A ESSA BESTA-FERA.

A BESTA-FERA DA GOTA SERENA,
EM NOME DUMA PÁTRIA ASNADA,
NÃO PENSOU MAIS DE UMA VEZ,
PRA NOMEAR SUA MULISTRADA.

COMO NOVO SALVADOR DA PÁTRIA,
SE DIZIA MANDADO DO PAI ETERNO,
O PAÍS SERIA A TERRA PROMETIDA,
MAS ACABOU VIRANDO O INFERNO.

SÓ FOME, MISÉRIA E DESEMPREGO,
CRISE ECONÔMICA E A PANDEMIA.
O BRASIL ENTROU EM QUEDA LIVRE.
DE FORA, A BESTA: FIM DA AGONIA!

DO TIRANETE, ALGOZ E DEMOCIDA,
O PRETENSO GOLPE SE MALOGROU.
O SEU PLANO MACABRO FEZ ÁGUA:
ELE FLOPOU E, ASSIM, JÁ ARREGOU!

INSTITUIÇÕES E SOCIEDADE CIVIL,
EVITEMOS, DE VEZ, A BESTA-FERA;
SENÃO, ESTE AGONIZANTE BRASIL,
DO ANOSO MAPA-MÚNDI JÁ ERA!

Parabéns! Profressores do Brasil.

Salve! Heróis Anônimos.

Sem Vós, o que seria de Nós?!
 

 ESPECIAL

 Mês da Sergipanidade: Uma Celebração da Cultura Regional com a Nosso Dom Produções

 Diante da missão de valorizar a cultura sergipana, a Nosso Dom Produções preparou uma programação especial para celebrar o Mês da Sergipanidade, um período de grande importância para a identidade cultural do estado. O mês começou com o show de Trinca de Sons e Burundanga Percussivo, realizado no dia 5 de outubro. Esses dois projetos têm como essência a valorização da Música Popular Brasileira, apresentando releituras envolventes de grandes clássicos, como as obras de Ismar Barreto e Cataluzes, além de ritmos autênticos como o cacumbi e o samba de pareia.

A apresentação foi marcada por momentos emocionantes, incluindo a participação especial de Tatá Lima, que interpretou com profundidade a canção “Sofrendo”, de Ismar Barreto, acompanhada pela intervenção poética de J. Victor Fernandes. O show também contou com a participação de Cris Borges e Tchapas, que enriqueceram a noite com suas performances.

Lucas Campelo Lança EP Instrumental “RAIZÊRO”

Na última sexta-feira, dia 11 de outubro, às 20h, o sanfoneiro, cantor e compositor sergipano Lucas Campelo subiu ao palco do Café da Gente Sergipana, anexo ao Museu da Gente Sergipana, para apresentar o show de lançamento do seu primeiro EP instrumental, “RAIZÊRO”. Que encantou o público com releituras e composições autorais que celebram a riqueza cultural da música brasileira.

O show contou com participações especiais de Cleiton Junior, Denisson Oráculo, Luiza Santana, Mauá e Miguel Texeira, que se juntarão a Lucas Campelo para criar uma noite inesquecível de música instrumental.

A programação segue:

 Uma Viagem Musical com Algo Dão

 No próximo dia 18 de outubro, o espaço cultural do Café da Gente Sergipana será palco do projeto Algo Dão, uma verdadeira viagem musical que celebrará a riqueza cultural de Sergipe. Com um repertório inédito,o grupo é formado por grandes nomes da nossa música: Julico, Julio Rego,*Henrique Teles, Mary Barreto e Fabio Cavalieri. O objetivo do projeto é reimaginar canções do forró com arranjos inovadores, mantendo a essência e a história da música nordestina.

O grupo convida o público a criar imagens, roteiros e filmes em sua mente enquanto aprecia as canções transformadas. “Algo Dão” promete emocionar e encantar todos os presentes, proporcionando uma experiência cultural única e inesquecível.

 Encerramento com Nanã Trio

 Para fechar o Mês da Sergipanidade com chave de ouro, o Nanã Trio estará de volta ao espaço cultural do Café da Gente no dia 26 de outubro. O grupo, composto por Lygia Carvalho, Glória Costa e Rebecca Melo, promete reunir clássicos da música sergipana e canções de novos compositores da terra, em uma noite emocionante e repleta de sergipanidade.

O repertório, cuidadosamente escolhido, incluirá obras de Joésia Ramos, Letícia Aranha, Chiko Queiroga, Antônio Rogério, Ismar Barreto, Rogério, Patrícia Polayne, Lina Sousa e Cataluzes, além de canções autorais. O grupo será acompanhado por Denisson Cleber e contará com participações especiais que prometem enriquecer ainda mais a apresentação.

 O Empenho da Curadoria para Celebrar a Sergipanidade

 A programação do Mês da Sergipanidade é fruto de uma curadoria dedicada e meticulosa, liderada por J. Victor Fernandes, que destaca o compromisso da Nosso Dom Produções em valorizar a cultura sergipana em cada detalhe. “Todas as nossas datas celebram a nossa cultura, nossa arte, nossa gente. Mas estamos em festa! No mês que celebra a Sergipanidade, escolhemos celebrar intensamente nossos compositores, mestres e mentores, nossas canções e o legado de quem construiu o que hoje chamamos de sergipanidade. Nós fazemos nossa parte com gosto.”, afirma o curador. Destaca também o apoio essencial dos proprietários do Café da Gente, Chef. Lúcio Mauro de Oliveira e Sonia Cândida de Souza, da superintendente Úrsula Freitas e toda a equipe do Café da Gente, bem como do Museu da Gente Sergipana. Esse trabalho conta ainda com a co-produção de Tatá Lima e a assistência de produção de Ygor Bertoldo, que também têm papel essencial na realização dos eventos.

Os festejos do Mês da Sergipanidade, porém, começaram ainda em setembro, na virada do mês, quando no dia 27 de setembro o espaço cultural do Café da Gente Sergipana recebeu um dos grandes nomes da música sergipana, Joésia Ramos, em uma noite inesquecível. O show marcou o lançamento de seu disco “Duas Bolas de Fogo nos Braços da Ventania” e celebrou seus 43 anos de carreira. Foi uma noite memorável, repleta de música e poesia, que deu início às celebrações da sergipanidade com grande emoção e beleza.

Esse time dedicado à promoção da cultura local reflete o compromisso da Nosso Dom Produções em proporcionar experiências musicais e culturais que fortalecem a identidade sergipana, mantendo vivo o legado dos grandes nomes da nossa arte.

Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

  Frase do Dia

“Na política, quem não tem coerência se perde no limbo da história. A vida pública cobra um preço caro para quem titubeia nos momentos difíceis. O apego aos cargos públicos é Fatal.” C. Nunes.  AJU 2º turno! Blog optará pelo número 351. Abstenção e multa de R$ 3,51.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais