AJU, base governista: reunião de líderes foi na base da imposição?

                                    Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo

 

 No dia de ontem, o anderson.blog.com.br, escrito pelo jornalista Anderson Christian, revelou que a reunião de líderes promovida pelo governador Fábio Mitidieri e demais líderes da base governista, objetivando decidir a candidatura que será oficializada como da situação, não transcorreu em clima de bate-papo.

 Segundo Christian, na reunião, o governador Fábio Mitidieri pediu aos demais partidos que abdicassem das pré-candidaturas lançadas, para que todos passassem a apoiar o nome apresentado pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

 Quem esperava um debate mais aprofundado, no qual o governador buscasse um consenso através de um convencimento pela via do diálogo e com dados do resultado das pré-campanhas. Foi surpreendido com a forma impositiva como o governador tratou a questão.

 Os comentários ocorridos após a reunião, revelaram que o governador pareceu estressado, mas houve quem ponderasse por imaginar que o governador pode estar refém, ou em última hipótese, sendo bastante pressionado por Edvaldo Nogueira.

 Na reunião, sem muita cerimônia, Fábio se posicionou anunciando que a deputada federal Katarina Feitosa, que teve a pré-candidatura lançada pelo presidente nacional do PSD, não era mais candidata a nada porque era dele o comando do PSD. Disse isso, imaginando talvez, que essa declaração seria suficiente para que os demais líderes adotassem idêntica decisão.

O apelo do governador ainda está sendo digerido pelos presentes, já que a oficialização das desistências só tornaria feliz o prefeito Edvaldo Nogueira que, contando com a mão de ferro do governador, não precisou fazer esforço algum para conquistar apoio político para uma pré-candidatura que parece estagnada no nascedouro.

 Mas há quem se pergunte se esse pedido de Mitidieri, da forma como foi feita, não seria apenas uma forma de prestar contas do compromisso assumido com Nogueira, sobre o apoio ao candidato por ele indicado.

Não se atrai uma galinha dizendo Xô! Se o pedido de apoio de Mitidieri fosse pra valer, a forma de conquistar as demais legendas seria mais republicana. Há quem imagine que Fábio está numa sinuca de bico, sabe que nesse momento o nome mais pesado é o de Luiz Roberto, mas não está encontrando meios de abrir mão do compromisso.

 O ponto alto da reunião foi o comunicado do ex-governador Belivaldo Chagas, que não engoliu o estabelecimento de opção única, como alternativa para os líderes. E comunicou ao governador sua desfiliação do PSD.

 Os senadores Alessandro Vieira e Laércio Oliveira, parecem que também não aceitaram o tratamento como lideranças de bairro, convocados para atuarem como cabos eleitorais. E também não se pronunciaram.

 A reunião foi tensa, e agora é aguardar os desdobramentos dela, já que o secretário Zeca da Silva, que estava representando o União Brasil, avisou que não tinha autorização do partido para se pronunciar sobre uma decisão dessa magnitude.

 

Valor Econômico destaca G20 Social e o protagonismo de Márcio Macêdo Ontem, 27, o jornal Valor Econômico, publicou um caderno especial sobre o G20 no Brasil. O jornal destacou que à frente do grupo de maiores economias do mundo, o Brasil tem no G20 a oportunidade de reforçar a vocação diplomática, firmar sua condição privilegiada na transição energética e colocar o combate à desigualdade e à fome no centro dos debates globais.

E dentro deste protagonismo, comandado pelo presidente da República Lula, o ministro Márcio Macêdo está sendo referência para a imprensa nacional para esclarecer e debater o G20 Social. O Valor publicou a seguinte entrevista ontem, reproduzida pelo blog.

 

Redução da desigualdade vai orientar o desenvolvimento de propostas do G20 Social

Participação concreta da sociedade civil é um dos legados que Lula pretende deixar na presidência brasileira do fórum

Por Marlene Jaggi — De São Paulo

À frente da Secretaria-Geral da Presidência da República, o ministro Márcio Macêdo criou em janeiro um grupo de trabalho técnico para coordenar as iniciativas de promoção da participação social no G20. Trata-se de uma das prioridades definidas para o período de presidência brasileira do bloco: gerar resultados efetivos a partir das contribuições da da sociedade. Veja a seguir como esse trabalho será desenvolvido, segundo Macêdo.

 Valor: Como a participação da sociedade civil pode contribuir para que o Brasil consiga ter sucesso em suas prioridades durante a presidência rotativa do G20?

Márcio Macêdo: O presidente Lula diz que não se faz política pública completa e eficiente sem participação social. Isso vale também para as questões de relações internacionais do Brasil e para a política externa internacional como um todo. Por isso, Lula definiu que uma das prioridades da presidência brasileira no G20 é deixar a escuta e a efetiva contribuição da sociedade como legado. Isso inclui esforços para ampliar a base de participação social e para que essa participação seja concreta com o objetivo de gerar resultados efetivos para o G20.

Valor: Como será a contribuição do G20 social para as economias globais?

Macêdo: O G20 Social é um processo que vai se desenvolver ao longo do ano. Terá a participação da sociedade nos grupos de engajamento, que são autogeridos e englobam 13 temas, com representantes de todos os países integrantes do G20. Também teremos eventos de representantes e negociadores dos governos sobre temas específicos com entidades não governamentais e agentes de participação popular que não precisam estar necessariamente nos grupos de engajamento. O G20 Social faz a coordenação entre os grupos de engajamento e dá apoio para novas manifestações e interesses que não necessariamente se enquadram nesses grupos.

Valor: Como conciliar as reivindicações dos grupos de engajamento, que são amplas e diversas?

 Macêdo: Nós temos feito um trabalho de articulação entre esses grupos e um esforço de diálogo entre eles e os negociadores, para que eles possam desde já apresentar sugestões, recomendações e então influenciar o processo de tomada de decisões dos dirigentes do G20. Em julho haverá uma reunião de representantes da sociedade civil com os sherpas, que são os negociadores da trilha política. Os grupos de engajamento fizeram um esforço para ampliar as bases com o intuito de contemplar um número cada vez maior de interesses.

 Valor: Como será organizada a Cúpula Social do G20?

Macêdo: O encontro vai girar em torno dos eixos prioritários indicados pelo presidente Lula para a presidência brasileira do G20: a redução da desigualdade como o tema que abraça os demais. E mais especificamente o combate à fome e à pobreza, as questões de clima e o desenvolvimento sustentável, a reforma da governança global, sempre com o objetivo de pautar a inclusão e a diversidade na arena global. Nos próximos dias será criado o comitê organizador da Cúpula Social, com representantes de governo, dos grupos de engajamento e, principalmente, da sociedade civil. É um processo que pretende desde já pautar as decisões dos líderes e que culminará no fim do ano com uma grande mensagem da sociedade civil, amplamente representada, para o mundo. (MJ).

 

 Sexta-feira Santa Devido ao feriado nacional de amanhã, 29, o blog só será atualizado na próxima segunda-feira, 1º de Abril. Um bom feriadão e que seja de reflexão para todos.

Prefeitura de Lagarto propõe aumento de 300% em gratificações para cargos comissionados Deu no site “O Bolo é Grande”: “A gestão da prefeita Hilda Ribeiro, em Lagarto, está gerando mais uma polêmica ao solicitar à Câmara de Vereadores um aumento exorbitante de 300% na gratificação dos cargos comissionados, justo em um ano de eleição. Segundo informações obtidas, a proposta da prefeitura visa um aumento considerável nos benefícios dos comissionados, levando em consideração um contexto em que a cidade enfrenta desafios econômicos e sociais significativos. Tal decisão levanta preocupações sobre a alocação dos recursos públicos em um momento sensível para a comunidade lagartense, uma vez que faltam medicamentos, merenda, infraestrutura de má qualidade, entre outras problemáticas.”

Questionamentos e esclarecimentos E continua a matéria: “O aumento substancial na gratificação dos cargos comissionados, caso seja aprovado pelo legislativo, terá impactos diretos nos cofres públicos, o que levanta questionamentos sobre a prioridade do uso dos recursos municipais. Especialmente em um período eleitoral, a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos se tornam ainda mais importantes, e medidas desse porte geram desconfiança e descontentamento entre os cidadãos. É necessário que a prefeitura de Lagarto preste esclarecimentos à população sobre os motivos que justificam um aumento tão significativo na gratificação dos cargos comissionados, especialmente em um período eleitoral, e se os efetivos terão o mesmo direito.”

Prefeitura de Itabaiana antecipa pagamento dos servidores municipais Os servidores públicos do município de Itabaiana terão uma Semana Santa digna: A Prefeitura de Itabaiana antecipou mais uma vez o salário do servidor público municipal. Na quarta-feira (27), todos os servidores da administração direta  e indireta receberam o salário referente ao mês de março/2024. Além disso, os professores da rede municipal também tiveram seu salário antecipado. Os mesmos receberam, na última sexta-feira, 22. o salário referente ao mês de março com atualização do piso do magistério.

Orgulho e uma marca das últimas gestões O Prefeito Adailton Sousa destacou a importância do salário antecipado, “tenho orgulho de manter o pagamento em dia do servidor. Itabaiana nunca mais voltará para o atraso. Agora, nós pagamos em dia e, como hoje, pagamos também antecipado. É  a garantia de uma Semana Santa farta e de uma páscoa feliz para as nossas famílias itabaianenses”, ressaltou Adailton. O salário pago em dia tornou-se uma marca nas últimas gestões da Prefeitura Municipal de Itabaiana, promovendo qualidade de vida e conquistando a confiança da população.

Prefeitura entrega Kit Semana Santa às famílias laranjeirenses A Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, entregou na manhã de  ontem, 27, o kit alimentação da semana santa. Em torno de 12 mil famílias foram beneficiadas em todo o município, com 2kg de peixe, uma garrafa de leite de coco e 1kg de arroz.

Tradição mantida Dessa maneira, a prefeitura mais uma vez mantém a tradição de entregar peixe na semana santa à população e, assim, as famílias católicas, em situação de vulnerabilidade social, também tem acesso ao principal alimento deste período.

Pontos de entrega Para garantir a organização, a gestão municipal disponibilizou diversos pontos de entrega, situados no centro, bairros e povoados. O benefício é garantido através de lei municipal. “Mais uma vez, estamos mantendo a tradição. É muito bom poder contribuir e saber que os laranjeirenses terão direito ao alimento na mesa. Quero agradecer também a toda a equipe, que se empenhou nessa ação tão importante. A mobilização é grande, mas o resultado é melhor ainda”, disse a secretária de Assistência Social, Onete Mota.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

Alese: Secretaria de Saúde apresenta Relatório do 3º quadrimestre de 2023 O Secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, apresentou o Relatório do 3º quadrimestre de 2023, na quarta-feira (27), na Sala de Comissões Deputado Guido Azevedo. A execução orçamentária foi de R$ 2,2 bilhões. De acordo com o relatório, a receita para a Fundação Hospitalar de Saúde foi de R$ 569 milhões, enquanto a Fundação de Saúde Parreiras Horta teve R$ 60 milhões e a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) contou com R$ 42 milhões, totalizando R$ 672 milhões de receita no período.

Mais de 40 mil cirurgias em 2023 Em 2023, foram realizadas 42.921 cirurgias até novembro, enquanto em 2022 foram 35.174 procedimentos cirúrgicos até dezembro. Foram distribuidos 5.480.044 medicamentos em 2023 e 5.538.683 no ano de 2022, nestes períodos. No ano passado, foram 14.131 internações em leito cirúrgico de caráter eletivo.O Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu 318.141 chamados de pacientes por todo o estado em 2023, enquanto no ano anterior foram 211.666. Já o helicóptero foi chamado 104 vezes para atendimento de pessoas em locais diversos no ano passado superando o ano de 2022, quando foram realizados seis atendimentos.

Comemoração Walter Pinheiro destacou estes números e comemorou o aumento de atendimentos pelo Samu e em vários outros serviços. “A oferta de serviços foi ampliada em 2023, com programas que vieram de encontro com as necessidades da população, como os programas de Cirurgias Eletivas, Opera Sergipe, Enxerga Sergipe, a utilização da telemedicina, interiorizando os especialistas e ainda os números do Samu”.

Importância da prestação de contas Ele disse que esta prestação de contas feitas periodicamente na Assembleia Legislativa de Sergipe é importante inclusive para tomar conhecimento das necessidades da população sergipana, já que os parlamentares informam as dificuldades em cada área do estado. “É sempre uma oportunidade da gente estar aqui mostrando de forma objetiva aquilo que foi proposto e realizado no ano de 2023 e, claro, sempre uma oportunidade de ouvir os parlamentares, que é o termômetro da sociedade, daquelas críticas construtivas que a gente busca alcançar no dia a dia”, afirmou.

Apenas um escritório sergipano recebeu o selo Leaders League O DAS Advogados recebeu na quarta-feira, 27, o selo Leaders League, que classifica o escritório sergipanos entre os melhores do Brasil. A Prática do DAS foi ranqueada nos setores de Recuperação de Créditos em larga escala nacional, além de ser ranqueado entre os melhores escritórios de Resolução de Disputas do Nordeste.

 Consolidação Com tão pouco tempo de existência, o DAS Advogados, criado por Danilo Aragão Santos, entrou em ranqueamentos nunca compostos por outros escritórios sergipanos consolidados. Além disso, a prática coordenada por Danilo e Karina Chiara de Jesus, coordenadora, se destacou, firmando presença no nordeste junto a bancas consolidadas como Urbano Vitalino e Queiroz Cavalcanti, estas com mais de 50 anos de atuação e carreira. O Leaders League, sediado na França, é um dos mais importantes rankings jurídicos e financeiros internacionais, representando um diferencial cobiçado pelos escritórios de advocacia

Capela: Tony Vieira, líder do governo na Câmara Municipal decide não disputar a reeleição O vereador e líder do governo na Câmara Municipal de Capela, Tony Vieira (União Brasil), não disputará a reeleição. A decisão foi tomada pelo parlamentar, que atualmente exerce seu segundo mandato enquanto vereador, após convite da prefeita Silvany Mamlak, do deputado estadual Cristiano Cavalcante e do pré-candidato a prefeito, Rodrigo Sobral, convidá-lo para coordenar a campanha do grupo no pleito deste ano.

Confiança e credibilidade “Foi uma decisão tomada com base na confiança que temos uns nos outros e após um diálogo franco. Me sinto preparado para este novo desafio e não tenho dúvidas que seremos vitoriosos neste pleito, cuja pré-campanha já começou”, afirmou o vereador. Destacou-se na política por seu perfil conciliador, estratégico e com espírito de liderança. Além disso, possui credibilidade junto à sociedade e serviços prestados em diversos segmentos, fatos que motivaram a escolha de seu nome para a coordenação da campanha do grupo no município.

 Gestor Tony Vieira é administrador por formação e pós-graduado em Gestão Pública, tendo exercido cargos em órgãos importantes como a Embrapa, Sebrae, Banco do Nordeste e Ipesaúde. Como vereador, foi Primeiro Secretário, Vice-Presidente e atualmente é o Líder do Governo na Câmara de Vereadores do município de Capela.

Médica e professora, Débora Leite receberá o título de cidadania sergipana na próxima segunda-feira, 01 A Assembleia Legislativa de Sergipe concederá, na próxima segunda-feira, 01, a partir das 10 horas, o título de cidadania sergipana à médica, professora dos Departamentos de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Universidade Tiradentes (Unit) e ex-diretora geral do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Débora Leite. De autoria do deputado estadual Cristiano Cavalcante (União Brasil), o título é concedido por meio de Projeto de Resolução, como reconhecimento à contribuição de personalidades com o desenvolvimento de Sergipe em suas respectivas áreas.

Atuação em Sergipe Nascida em 1974, na cidade de Santos, Débora Leite reside em Aracaju desde 1989. Cursou Medicina na UFS e especializou-se em pediatria. Desde o princípio de sua atividade profissional, em 2001, atuou em Sergipe. Em 2004, tornou-se especialista em neonatologia, área da qual possui maior afinidade. Em 2010, ingressou na pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe, onde concluiu o Mestrado e o Doutorado em Ciências da Saúde. Em 2020, concluiu o MBA em gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas e, em 2021, recebeu a certificação de Consultora Internacional em Lactação pelo International Board of Lactation Consultant Examiners (IBLCE). Além disso, Débora Leite foi presidente da Associação Aracajuana de Beneficência e diretora-geral do Hospital e Maternidade Santa Isabel, de abril de 2022 a julho de 2023. Atualmente, atua como professora nos Departamentos de Medicina da Universidade Federal Sergipe e da Universidade Tiradentes.

Governo divulga resultados do sorteio de vagas para pós-graduação Ontem, 27, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental (Esapgese), realizou os sorteios das vagas dos cursos de pós-graduação para servidores públicos. As vagas sorteadas contemplaram os cursos em Direitos Humanos, oferecidos em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), e em Direito Público, pela Faculdade de Direito 8 de Julho.

105 vagas Um total de 105 vagas foi disponibilizado, dividido em 45 para Direitos Humanos e 60 para Direito Público. O número de inscritos atingiu 261 para Direito Público e 177 para Direitos Humanos. As aulas na Unit estão programadas para ocorrer semanalmente às terças e quintas-feiras, com início no dia 16 de abril. Já as aulas na Faculdade de Direito 8 de Julho serão realizadas quinzenalmente, às sextas-feiras à noite e aos sábados, manhã e tarde, com início no dia 5 de abril.

Sorteios Os sorteios ocorreram no auditório da Sead, com a presença de servidores públicos, representantes da Sead, da Escola de Governo, da Secretaria da Transparência e Controle, da Unit e da Faculdade de Direito 8 de Julho. A transmissão ao vivo foi realizada pelos canais do YouTube e Instagram da Escola de Governo.

Projeto para proteger gestantes e lactantes é apresentado na Alese Um Projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual, Neto Batalha (PP), quer garantir prerrogativas especiais para a proteção de policiais e bombeiras durante o período de gestação, lactação e adoção. Entre outros benefícios, a possibilidade de amamentação de até duas horas por dia, dentro da jornada de trabalho, até que o filho complete dois anos de vida. Estudos revelam que os primeiros meses de vida são extremamente importantes para a formação e desenvolvimento neurológico, cognitivo, psicomotor e emocional da criança, havendo a necessidade da presença e o acompanhamento dos genitores nesta fase.

Legislação específica Neste sentido, o deputado acredita que a criação de uma legislação específica vai amparar a gestante e/ou lactantes que atuem na atividade policial e no corpo de bombeiros. “É dever do Estado proteger a criança e o adolescente, bem como assegurar à mulher condições dignas para realizar o acompanhamento dos filhosna primeira infância, compatibilizando maternidade e profissão, bem como condições psicológicas, físicas e financeiras para defender os interesses do menor em desenvolvimento”, acrescentou o autor do projeto.

Garantias Enquanto durar o período de gestação e amamentação, serão garantidos o local, a escala e o horário de serviço adequados, bem como o direito de trabalhar em lotação próxima à sua residência, quando do seu retorno à ativa. Também fica proibido prestar atendimento em local de crime, realizar diligencias externas, atuar diretamente com pessoas detidas ou atuar em ambiente que a submeta a contato direto com substâncias químicas que ofereçam risco à sua saúde ou a saúde da criança. “Estas mulheres devem ser alocadas imediatamente em atividade administrativa salubre, não sendo imposto, ainda, o regime de sobreaviso e de prontidão, salvo, requerimento formal e expresso de permanência em sua função de origem”, esclareceu.

“Caso de Marielle é exemplo de como funcionam as relações perigosas que tanto denuncio aqui”, destaca Linda Brasil na Alese A deputada Linda Brasil (Psol) usou o pequeno expediente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para repercutir a prisão de Domingos Brazão, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ); Chiquinho Brazão, deputado federal do Rio de Janeiro e irmão de Domingos; e Rivaldo Barbosa, ex-chefe de Polícia Civil, que são apontados como “autores intelectuais” do crime brutal que estava há mais 6 anos sem respostas.

“Relações perigosas” Em sua fala, a deputada definiu o caso como “um exemplo de como funcionam as relações perigosas” entre interesses privados que “capturam” a estrutura que deveria funcionar para o interesse público, em prol de interesses privados. A deputada trouxe o fato para a realidade sergipana, reforçando a necessidade da sociedade se manter atenta às movimentações dos grupos políticos que usam as estruturas de poder do estado em favor de seus interesses econômicos.

“Relações perigosas” II Nitidamente emocionada ao falar da operação promovida pela Polícia Federal, no Rio de Janeiro, na manhã do último domingo, 24, a deputada cobrou justiça. “Estamos todos muito abalados, principalmente com a participação do chefe da polícia civil, que era responsável pelas investigações do caso, que abraçou a família de Marielle garantindo que o caso era uma questão de honra. Um verdadeiro soco no estômago que comprova o quanto essas relações são perigosas. O Psol está firme no combatendo qualquer tipo de corrupção e de aparelhamento criminoso das instâncias de estado, bem como cobrando que os envolvidos nesse caso, que levou mais de seis anos para chegarmos a essas respostas exatamente porque quem mandou matar Marielle era quem estava atrapalhando as investigações. Que a justiça seja feita”, cobrou Linda.

Expansão da milícia nos estados  A deputada lembrou que a motivação exata para o assassinato ainda é desconhecida, mas as investigações apontam que haveria relação com a expansão territorial da milícia na capital fluminense.  Uma preocupação levantada por Linda é a expansão da milícia nos estados brasileiros. “É muito preocupante. Eu faço sempre questão de denunciar, criticar e repudiar qualquer tipo de relação que não seja pautada na ética, nos princípios da Constituição, na legislação brasileira, relações que visam garantir poder hegemônico sob as estruturas de poder e até de outros setores sociais. Não podemos aceitar que a milícia se espalhe e ganhe ainda mais força. É preciso que o Governo Federal, por meio do Ministério de Segurança Pública, elabore um plano de segurança inteligente que combata os milicianos e suas articulações com agentes públicos”, complementou a parlamentar.

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

 

PELO TWITTER

 www.twitter.com/BlogClaudioNun

 Goiânia/GO! Encenação Paixão de Cristo – A Experiência – na qual o público será provocado o tempo todo a contextualizar a história de Jesus Cristo ao seu cotidiano – acontecerá no Santuário Basílica Sagrada Família nesta sexta-feira, 29.

 https://jornalhoraextra.com.br/noticias/encenacao-paixao-de-cristo-a-experiencia-acontecera-no-santuario-basilica-sagrada-familia

 

 www.twitter.com/brasil247

 10, nota 10 | por @miguelpaivareal

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/xanda_brito

 Um texto cativante não é escrito mecanicamente, não é um mero release, produzido com o básico…

Para fazer, para escrever, é preciso primeiro sentir, entender, e depois atrair a atenção de quem lê…

 JA não me assusta.

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

 

 

 Frase do Dia

Aos que trazem muita coragem a este mundo, o mundo quebra a cada um deles e alguns ficam mais fortes nos lugares quebrados. Mas aos que não se deixam quebrar, o mundo os mata. Mata os muito bons, os muito meigos, os muito bravos – indiferentemente.

Se não pertenceis a nenhuma dessas categorias morrereis da mesma maneira, mas então não haverá pressa alguma em matá-lo.

Ernest Hemingway em “Adeus às Armas”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais