Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
O leitor lembra de um vídeo do deputado federal Rodrigo Valadares expondo expondo estudantes/adolescentes de um colégio particular de Aracaju (setembro 2023) por conta de um evento que ele denunciou como “doutrinação ideológica” num ambiente escolar? E na verdade foi um evento para homenagear a cantora Rita Lee.
Após a polêmica e a repercussão negativa o deputado retirou o vídeo das redes sociais, mas isso não deixou satisfeito os pais de alunos que foram expostos por ele que acionaram a justiça através de ação de danos morais.
O depoimento das testemunhas foram alicerçados na verdade do evento pedagógico para homenagear a cantora Rita Lee com releitura da musicografia da artista. Ficou claro que a exposição feita pelo deputado com o vídeo fragilizou a autoestima dos estudantes em tom de ridicularização.
Parecer do MPSE
“A liberdade de expressão política dos parlamentares, ainda que vigorosa, deve se manter nos limites da civilidade”
STF. 1a Turma. PET 7174/DF, rel. Min. Alexandre de Moraes, red. p/ o ac. Min. Marco Aurélio, julgado em 10/3/2020 (Info 969)”.
A frase acima foi um dos fundamentos do parecer do MPSE entendendo que “o demandado (Rodrigo Valadares) deve ser compelido a reparar os danos morais nos moldes pretendidos, de modo que deve ser o pedido julgado procedente, nos termos art. 487, inciso I, do CPC.”
A indenização financeira é irrisória e os pais estavam mais preocupados na condenação do deputado para mostrar que ele precisa respeitar as famílias e os os menores.
A verdade é que o deputado que se diz tão preocupado com as famílias causou muita dor aos pais dos alunos que foram expostos sem autorização em suas redes sociais.
Radialista Marcos Aurélio na 103 FM Através de comunicado, a direção da 103 FM, informou a sociedade sergipana que o radialista Marcos Aurélio é o novo apresentador do Programa 103 Notícias, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h. Uma ótima aquisição da 103 FM, Marcos Aurélio é um profissional que pode agregar em muito o trabalho realizado pela emissora. Aliás, quem conquista credibilidade não fica falando ou, até mesmo, se explicando pelos quatro cantos.
Descomemoração do Golpe de 64: por memória, verdade e justiça. Amanhã, 01, auditório da ADUFS, às 18h Em 20 de fevereiro de 1976, o Brasil vivia sob uma ditadura militar que deflagrou em Sergipe a Operação Cajueiro, uma operação como das várias ações antidemocráticas e repressivas que marcaram o período da ditadura, caracterizado pela perseguição sistemática a qualquer grupo e pessoas que representasse uma ameaça ao regime autoritário. Está convidada toda a comunidade acadêmica e região para debater uma das ações mais repressivas de Sergipe que se completa 49 anos. O horário da Mesa Operação Cajueiros: discutindo a operação mais violenta da ditadura militar em Sergipe, será 18h no auditório da ADUFS, amanhã, 01.
E se nos anos 1970 uma pessoa gritasse “Médice é ladrão!”, “Neder é ditador!” e “Jango é perseguido!”, o destino poderia não ser nem a prisão, mas a morte! Essa é a diferença entre ditadura e democracia! Por Andersonsblog (blog assina embaixo): Entre 30 de outubro de 1969 e 15 de março de 1974 quem comandava a República Federativa do Brasil era o general Emílio Garrastazu Médici – sim, aquele mesmo que dava o nome ao estádio de futebol de Itabaiana, hoje rebatizado de Etelvino Mendonça, o Mendonção! Enquanto presidiu o Brasil após ser nomeado pelos militares, seus pares na execução da Ditadura Militar, Médici, que também executou o mais duro período do regime de exceção, com o desaparecimento de centenas de pessoas, incluso aí o ex-deputado federal Rubens Paiva – sim, aquele mesmo do filme premiado com o Oscar pela 1ª vez na história do Brasil, Ainda Estou Aqui – nomeou o ministro Antônio Neder como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Todo texto aqui
Itabaiana: Relatório de viabilidade técnica do teleférico da serra é entregue ao ICMBIO Prefeitura de Itabaiana oficializou, junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a entrega dos estudos de viabilidade técnica e ambiental para a instalação de um teleférico no Parque Nacional Serra de Itabaiana. A proposta, voltada para o fortalecimento do ecoturismo na região, foi protocolada na última sexta-feira (28) pelo secretário municipal de Cultura, Antônio Samarone.
Turismo sustentável O projeto, idealizado pelo prefeito Valmir de Francisquinho, busca impulsionar o turismo sustentável, oferecendo uma nova opção de lazer e contemplação da natureza, sem comprometer a preservação ambiental da Serra. A iniciativa prevê a construção de um teleférico que possibilite uma experiência panorâmica da paisagem, facilitando o acesso de visitantes ao parque e estimulando o desenvolvimento econômico local.
Valorização do Parque Nacional Serra de Itabaiana Com a entrega dos estudos ao ICMBio, o município aguarda a análise e possíveis ajustes para viabilizar a implantação do equipamento. A proposta faz parte de um conjunto de ações voltadas à valorização do Parque Nacional Serra de Itabaiana, considerado um dos principais patrimônios naturais de Sergipe.

Cavalos de lata: iniciativa de Breno Garibalde beneficia dezenas de catadores Adquiridas através de uma emenda impositiva do vereador Breno Garibalde, as ecobikes (cavalos de lata), foram entregues às cooperativas de reciclagem de Aracaju e já estão ajudando dezenas de famílias. Os equipamentos são triciclos elétricos, idealizados para substituírem gradativamente as carroças de tração animal no município de Aracaju. “Depois de idealizar, pensar, viabilizar duas emendas e conseguir as aquisições de quarto “cavalos de lata”, finalmente esses veículos estão sendo entregues. Esses utensílios ajudarão os catadores de material reciclável e são um primeiro passo para uma substituição gradativa das carroças de tração animal.”, pontuou o parlamentar.
Ecopontos Com os cavalos de lata a coleta de recicláveis se intensifica já que eles chegam onde o caminhão não consegue chegar. Nesse início, eles ficarão nos ecopontos dos bairros Inácio Barbosa, Coroa do Meio, Ponto Novo e 17 de Março. “A ideia é que os catadores das cooperativas peguem a ecobike pela manhã no local, recolham no bairro, deixem os resíduos nos ecopontos e que esse material seja coletado pelos caminhões e levado para as cooperativas, ao invés de ir pro aterro sanitário. Que essa rede funcione cada vez melhor e se fortaleça, se tornando política pública da gestão. Que o olhar pra cidade mude e que os catadores/cooperativas tenham a valorização que merecem! Se a gente quer um mundo melhor, a gente tem que fazer a nossa parte e cobrar dos representantes. Agradeço à nova gestão e a toda equipe da Emsurb, por dar início a esse projeto”, declarou Breno.
AJU: vereador sargento Byron destaca importância da pasta da promoção dos direitos e da inclusão da pessoa com deficiência A aprovação – na última quinta-feira, 27 – na Câmara de Aracaju do projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a organização básica da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEMDEF), foi comemorada pelo vereador Sargento Byron que já demonstrou desde o primeiro mandato é que defensor da causa em todos os segmentos assegurando o direito da pessoa com deficiência. Um exemplo concreto é o projeto Estrelas do Mar – que promove banho de mar assistido e a prática do bodyboarding para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida – que hoje é referêncial na sociedade aracajuana.
Fazendo história “No dia de hoje, subo a esta tribuna com a maior felicidade já sentida nos últimos tempos. Orgulhoso de todo o trabalho e diálogo que estamos construindo nesta Casa. Estamos fazendo história em nossa cidade. De acordo com o último senso, 1/4 da população de Aracaju tem algum tipo de deficiência , este número representa tantas famílias, tantos sonhos e, em especial, tanta autonomia. Sim , essa é a nossa maior luta: avançar com autonomia, com oportunidades de uma sociedade com equidade”, disse.
Esperança renovada Byron explicou ainda que os avanços são muito em todo território nacional, mas o Brasil ainda está longe de ser uma sociedade onde a pessoa com deficiência tem acesso a todo e qualquer espaço público de maneira segura e acessível, estamos ainda longe de termos a educação com todos os recursos necessários para inclusão, assim como ainda temos muito a conquistar na mercado de trabalho. “São esses alguns dos exemplos que me fazem buscar e renovar a esperança de que, em Aracaju , teremos, de fato, uma pasta que irá oportunizar, garantir , fomentar e implantar políticas públicas para a promoção dos direitos e da inclusão da pessoa com deficiência”, declarou Byron emocionado.
Sebrae encerra super mês das mulheres com grande evento em Aracaju No último sábado, 29, o Sebrae finalizou com chave de ouro o mês dedicado à mulher, promovendo o evento “Conexões Empresariais”. Realizado no Centro de Convenções, o seminário atraiu mais de 700 mulheres empreendedoras, que se reuniram para aprimorar seus conhecimentos, fortalecer suas conexões e impulsionar o crescimento de seus negócios.
Impactos das ações promovidas no mês das mulheres Priscila Felizola, superintendente do Sebrae/SE, destacou a importância do evento, ressaltando os impactos das ações promovidas ao longo do mês. “Encerramos o mês da mulher com a realização do seminário Conexões Empresariais. Durante todo o mês, mais de 4 mil mulheres foram impactadas pelas iniciativas do Sebrae Sergipe, e, com isso, o empreendedorismo feminino se fortalece. Essas ações têm o poder de impulsionar o crescimento de seus negócios e garantir que essas mulheres se tornem protagonistas de suas próprias histórias”, afirmou.
Palestras inspiradores Os grandes nomes da noite foram Astrid Fontenelle e Nath Finanças, que conduziram palestras inspiradoras. Astrid, com sua vasta experiência, falou sobre os desafios que as mulheres enfrentam no ambiente empresarial e a importância de assumir o protagonismo em suas trajetórias profissionais. “Vivemos em um Brasil com muitas diferenças regionais, e ainda há mulheres que não acreditam em seu potencial. É fundamental que elas recebam apoio para transformar suas vidas e empreender, pois empreender é, antes de tudo, um caminho para a transformação pessoal”, afirmou Astrid.
Educação financeira Já Nath Finanças trouxe um olhar especializado sobre a educação financeira, oferecendo dicas práticas e valiosas para ajudar as empreendedoras a administrar seus recursos e alcançar a independência financeira. “Falar sobre educação financeira para essas mulheres foi uma honra. Antes de entender sobre o seu negócio, toda empreendedora precisa entender suas finanças pessoais e, depois, organizar as finanças de suas empresas. Agradeço imensamente ao Sebrae Sergipe pelo convite”, disse Nath.
Troca de experiências e conhecimentos O evento também contou com palestras sobre temas como acesso a crédito, gestão tributária e inovação, ministradas por Ana Teresa, Gerente da Unidade de Relacionamento do Sebrae/SE, e Rose Morais, advogada especializada em direito tributário e transnacional. Além disso, o Conexões Empresariais proporcionou uma excelente oportunidade de networking, onde as participantes puderam trocar experiências, compartilhar conhecimentos e formar alianças estratégicas para alavancar seus negócios.
Atualização constante e compromisso do Sebrae Patrícia Mello, empreendedora e participante do evento, comentou sobre a importância de se atualizar constantemente no mundo dos negócios: “Como mulheres, enfrentamos muitos desafios. Empreender se torna ainda mais desafiador, e eventos como este são fundamentais. Sempre saímos com uma nova perspectiva. Como Astrid disse, o conhecimento é a base para o sucesso no empreendedorismo.” O Conexões Empresariais reafirmou o compromisso do Sebrae com a valorização e o fortalecimento da mulher no ambiente corporativo, promovendo capacitação, troca de experiências e a construção de uma rede de apoio entre as empreendedoras.
Crea-SE propõe criação de Grupo de Trabalho para discutir reservas hídricas de Sergipe e construção do Canal de Xingó As reservas hídricas no estado de Sergipe e a construção do Canal de Xingó voltaram a ser pauta em reunião no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE). O presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, recebeu em seu gabinete, na última quarta-feira (26), o ex-deputado federal José Carlos Machado e o engenheiro civil e especialista em recursos hídricos Carlos Hermínio Aguiar. A conselheira e coordenadora da Comissão de Meio Ambiente do Crea-SE, Andréa Lins, a conselheira e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe Helenice Garcia, e o representante do Crea-SE, no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Pedro Lessa, também participaram da reunião.
Preocupação com abastecimento O encontro foi motivado pela preocupação dos envolvidos com o abastecimento de água potável para a população sergipana pelos próximos anos. O presidente do Crea-SE propôs a criação de um grupo de trabalho formado pelos que estavam presentes na reunião, incluindo ainda participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Ações Climáticas – Semac, da Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO, do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Amanhã, 01 de abril, no Teatro Atheneu: “O Futuro da Humanidade” peça teatral do curso de medicina da UFS Sob a organização do professor Dr. José Aderval Aragão. Dr. José Aderval Aragão, será apresentada amanhã, 01, às 19h, no Teatro Atheneu a peça “O Futuro da Humanidade” através do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) .Esta produção artística, que marca sua 14ª EDIÇÃO em sete anos, não apenas promete emocionar e inspirar o público, mas também tem um propósito solidário. O evento arrecadará fundos para apoiar importantes instituições de caridade, tais como: Associação dos Amigos da Oncologia (AMO); Associação de Apoio ao Adulto com Câncer (AAACASE); Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC); Centro de Integração Raio de Sol (CIRAS); Projeto Aprender Brincando.
Por que é importante? A peça serve como uma oportunidade única para treinar os futuros médicos em importantes habilidades de trabalho em equipe, gestão de atividades e companheirismo. Ademais, reflete um gesto de solidariedade e apoio a várias instituições filantrópicas, realçando o compromisso do curso em ensinar valores de humanidade. “Estamos ansiosos para contar com a presença de sua equipe na cobertura deste evento significativo, para que possamos dar a devida visibilidade a esta importante iniciativa didática e solidária. Sua participação ajudará a propagar esse belo exemplo de união entre educação e responsabilidade social”, destacou o médico e professor Aderval Aragão.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido
pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
Matéria do blog Espaço Militar
Mais uma vez o blog Espaço Militar foi acionado por diversos pacientes reais crônicos estão tendo que conviver com a falta do medicamento SACARATO DE HIDROCIDO FERRICO 100 MG INJETÁVEL, POR FRASCO DE 5 ML, prejudicando o tratamento que fazem de hemodiálise, pois necessitam da medicação para auxiliar no combate à anemia provocada pelo tratamento.
Em 29 de janeiro deste ano, o medicamento estava em falta, chegando após a denúncia. Posteriormente, em 24 de fevereiro do ano em curso, voltou a falta.
Agora, no dia 28 de março do corrente ano, novamente o medicamento volta a faltar no CASE, deixando os pacientes de hemodiálise desassistidos, tanto que pacientes tentaram retirar suas medicações.
EM 60 DIAS, É A TERCEIRA VEZ QUE O MEDICAMENTO FALTA, MOSTRANDO DESCASO PARA COM OS PACIENTES RENAIS CRÔNICOS.
É a triste situação da saúde pública, onde o cidadão não tem direito a uma saúde digna, além do que o próprio órgão público deveria ter se antecipado, providenciando com antecedência o reabastecimento da medicação, antes da sua falta.
Com a palavra, mais uma vez, a Secretaria de Estado da Saúde e o Governo de Sergipe, que se quiser se manifestar é só encaminha e-mail para: espacomilitar@hotmail.com
ATÉ QUANDO SO PACIENTES RENAIS CRÔNICOS VÃO CONVIVER COM ESTA FALTA DE MECICAÇÃO? ATÉ PORQUE ESTÃO LIDANDO COM A VIDA DAS PESSOAS!
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“O fanatismo e a inteligência nunca moravam na mesa casa.” Ariano Suassuna.