Websérie Cannabis Medicinal – ótima ideia do mandato de Bittencourt

                                   Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E foi iniciada na última sexta-feira, 18, a Websérie “Cannabis Medicinal,” uma iniciativa do mandato do vereador de Aracaju, professor Bittencourt, que visa esclarecer sobre o projeto de lei 11/2023 de autoria dele, que propõe instituir a política municipal de desenvolvimento à pesquisa e ao acesso de medicamentos formulados à base de Cannabis, no município de Aracaju.

A série será em seis episódios, com depoimentos de profissionais especialistas em Cannabis, e pacientes que dependem do tratamento e políticas públicas para o acesso à medicação.

1º Episódio: professor Bittencourt explica o projeto e a ideia da Websérie


2º episódio: O tratamento é individual”

Neste novo episódio da nossa Websérie, conversamos com a Dra. Alejandra Debbo, que falou sobre a importância de lembrar a forma que cada paciente reage ao tratamento e onde ele atualmente pode ser encontrado. Entender a dor do outro é sobre relembrar que cada dor é individual e todas merecem ser ouvidas.



Sexta-feira tem mais um episódio e o blog divulgará porque entende da importância deste tipo de tratamento e a necessidade de políticas públicas voltadas para que todos os que necessitam tenham acesso à medicação.

Missa de 7° dia do radialista Augusto Júnior será nesta quinta, 24 A missa de 7° dia do falecimento do radialista Augusto Júnior será nesta quinta-feira, 24, na Igreja Perpétuo Socorro, no Conjunto Orlando Dantas, em Aracaju, às 19h. A família de João Augusto Celestino de Assis convida familiares, amigos e ouvintes para a celebração.

Renata Aboim será a aposta de Katarina para a Adepol? Um conjunto de fatores afastou o delegado Kássio Kelinton da disputa pela presidência da Adepol. Embora popular entre seus pares, o ex-presidente da entidade não goza da simpatia e confiança da cúpula da SSP e de outros setores do governo.

Renata Aboim será a aposta de Katarina para a Adepol? II O nome de Renata Aboim ainda não é consenso no grupo de oposição, mas pesará em seu favor se for indicação da deputada federal Katarina Feitoza, que já deu sinais claros, segundo alguns colegas, de que não admite tratativas da Adepol com o Governo sem a sua participação direta.

Renata Aboim será a aposta de Katarina para a Adepol? III Aliás, há quem diga que o rompimento de Katarina com a atual diretoria, bem como seu apoio direto à frustrada e mal disfarçada tentativa de destituição do Conselho Diretor, deve-se à boa relação construída pelo atual presidente da Adepol, Isaque Cangussu, com o governador Fábio Mitidieri. Imagine!

Renata Aboim será a aposta de Katarina para a Adepol? IV Uma experiente autoridade confidenciou ao Blog que Katarina está cercada de maus conselheiros: “pessoas submissas e bajuladoras, que não têm sequer noção da dimensão da Adepol e podem, em razão de sua mesquinhez, desgastar a relação entre a deputada e o governador, prejudicando toda a categoria.” Este blog vai encerrar este assunto por enquanto, até as definições das respectivas chapas, acompanhando tudo nos bastidores, é lógico…

Casa da Mulher Brasileira O governador Fábio Mitidieri dá prosseguimento às políticas públicas para mulheres e assina, nesta quarta-feira, 23, ordem de serviço para construção da Casa da Mulher Brasileira, em Aracaju. O espaço concentrará serviços como delegacia, Defensoria, apoio psicossocial, acolhimento entre outros. Fábio tem dado atenção às políticas públicas para mulher desde o início do governo, quando recriou a secretaria da Mulher.

Escolas A semana será marcada pela entrega de obras em escolas estaduais. Na terça-feira, 22, Fábio Mitidieri e Zezinho entregaram a reforma do prédio da Escola Estadual Professora Maria da Conceição, em Itabaiana, um investimento de R$ 1.904.122,15. Nesta quarta, serão entregues quadras de esportes na escola Armindo Guaraná, em São Cristóvão, e General Siqueira, em Aracaju. “Eu cobro muito de Zezinho e ele tem feito um trabalho dedicado para nossa rede estadual de ensino. Educação se faz com projetos e com pessoas, temos uma equipe comprometida com o futuro de nossa gente”, discursou o governador.

Creci Sergipe investe em campanha de valorização do Corretor de Imóveis No próximo dia 27 de agosto, a profissão Corretor de Imóveis completa 61 anos de regulamentação (pela Lei nº 6530/78). Para celebrar a data, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci 16ª Região) está promovendo, através da gestão Creci para Todos, uma série de ações de conscientização da população sobre a importância da categoria para a sociedade. Além de conteúdos em seus canais oficiais de comunicação, a autarquia investiu em uma campanha de valorização em outras mídias de maior alcance e em uma programação de palestras inéditas para a classe.

Nada substitui o corretor de imóveis A campanha publicitária tem como objetivo mostrar à sociedade que as diversas ferramentas tecnológicas da atualidade podem e devem facilitar o dia a dia, mas nenhuma delas substitui a capacidade do ser humano de compreender o outro, atuar com ética e realizar sonhos. Isto porque nada substitui o corretor de imóveis, profissional que garante segurança nas transações e avaliações imobiliárias.

Tecnologia como aliada O presidente do Conselho, André Cardoso, defende que é possível ter a tecnologia como aliada no processo de evolução. “Os diversos avanços tecnológicos exigem que nós, corretores de imóveis, estejamos adaptados e atualizados. Mas essas inovações não me assustam. Ao contrário, elas podem ser nossas aliadas na forma como atendemos nossos clientes e conduzimos negociações. Porque, como bem diz a campanha de valorização, nada substitui o elemento humano, a capacidade de compreensão que desenvolvemos ao longo dos anos de trabalho. Nada substitui o corretor de imóveis”, pontuou o gestor.

Professores e educadores de Japaratuba participam de palestra sobre Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência O Governo Municipal de Japaratuba, através da Secretaria Municipal de Educação ( Semed) e em parceria com a Polícia Militar, realizou encontro de implementação do Programa Educacional de Resistência às drogas e à Violência (Proerd) no município .

Diretrizes O evento realizado na Câmara de Vereadores do Município apresentou conhecimento, diretrizes de funcionamento e eficácia do programa dentro das escolas municipais, destacando como objetivo o ato de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência. Uma ação conjunta entre o policial Proerd – devidamente capacitado- , professores, estudantes, pais e comunidade.

Ações O Proerd vai desenvolver ações aplicadas em sala de aula com a presença do professor e atividades de oficinas, palestras em turmas de 5° anos nas escolas Rabelo Leite e Maria de Souza Campos (sede); Escola Municipal Vereador João Prado (São José) além de mais duas escolas nos povoados Patioba e Sibalde.

 

Marcelo Sobral festeja decisão judicial que permite retomada de construções na praia da Caueira. E não é para menos, pois Itaporanga perdeu muito com as anteriores proibições Deu no AndersonsBlog: A preocupação ambiental é uma necessidade. Não há nenhuma discussão sobre isso. Agora, há uma gigantesca diferença entre se preocupar com o meio ambiente, garantindo a sua preservação, e a quase esquizofrenia que tenta impedir o mínimo de desenvolvimento sustentável. Vai vendo! Tomemos como exemplo a praia da Caueira, em Itaporanga. Desde 18 que a fantástica atração turística sergipana vinha passando por perrengues gigantescos. É que, a partir de ação do Ministério Público Federal, a Justiça tinha suspendido quaisquer obras e reformas no local.

Atração turística Prossegue a matéria: O impacto disso na economia itaporanguense foi inestimável, pois sendo a Caueira a maior atração turística do município, esse “congelamento” impediu particulares de reformarem suas residências ou restaurantes ou comércios ou qualquer coisa, além de impedir investimentos em infraestrutura por parte da prefeitura, a cargo desde 17 do atual prefeito Otávio Sobral. O resultado disso foi uma movimentação minguante na Caueira, como menos gente circulando, como menos recursos circulando e com a economia em franco processo de deterioração. E sempre sobrava para quem? Para a prefeitura, lógico!

Decisão da 7ª Vara da Justiça Federal  E continua o AndersonsBlog: Ciente dessa dificuldade toda, o hoje deputado estadual e à época procurador do município, Marcelo Sobral (União), fez de um tudo para esclarecer à Justiça Federal que a área da Caueira já era devidamente urbanizada e precisava ter seu desenvolvimento destravado. Além de demonstrar que a prefeitura tinha e tem capacidade de fiscalização para impedir abusos em construções e reformas. Pois bem, o tempo passou e a razão voltou: decisão em juízo da 7ª vara da Justiça Federal de Sergipe reconheceu que não há qualquer tipo de impedimento para a realização de obras e reformas – desde que, como já dito, dentro das especificações legais e sob fiscalização municipal, ora pois! E Marcelo, que interpôs o agravo contra os impedimentos, enfim comemora. Toda matéria aqui.

Ambulatório de Curativos do Centro de Endocrinologia e Diabetes aumenta número de atendimentos O Ambulatório de Curativos do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) tem sido cada dia mais procurado. Graças ao processo de reorganização do serviço, implementado desde o início da atual gestão, o número de pacientes cresceu significativamente. O setor, que antes registrava uma média de 150 a 200 atendimentos por mês, contabilizou 379 atendimentos somente no mês de julho.

Evolução De acordo com a responsável técnica do Ambulatório de Curativos, Erica Fernanda, o sucesso na evolução do tratamento, viabilizado a partir das estratégias adotadas pela coordenação da unidade com a utilização de novas tecnologias e captação de pacientes, resultou em uma divulgação entre os próprios usuários do serviço, o que contribuiu para o aumento da demanda. Toda matéria aqui.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Lançamento livro “Histórias Roubadas” Amanhã, 24, a partir das 18h, na Livraria Escariz da Avenida Jorge Amado, no Bairro Jardins, em Aracaju será lançado o  livro de contos Histórias roubadas, de Décio Torres Cruz. Publicado pela Editora Penalux (2022), o livro possui 22 contos bastante criativos e divertidos sobre temas diversos, com personagens inusitados e cenários de diferentes cidades do Brasil e do exterior. Conta com a apresentação da orelha do escritor brasiliense/baiano Lima Trindade e texto da quarta capa escrita pela premiada escritora , de Décio Torres Cruzportuguesa Teolinda Gersão.

Diferentes modalidades Mesclando técnicas de diversos gêneros literários, o autor brinca com diferentes modalidades discursivas, passeando pela poesia e teatro, e por estilos literários diversos tão característicos da literatura pós-moderna e suas vertentes pop e cinemática. Tendo como mote o roubo e a escrita de histórias, alguns dos contos se intercalam numa interessante brincadeira intertextual.

Histórias divertidas Estudioso das estéticas renascentista, moderna e pós-moderna, o autor se utiliza de seu conhecimento de teoria e crítica literárias adquirido em muitos anos de prática como professor de literaturas de diferentes nacionalidades para criar histórias divertidas que brincam não só com a tradição literária de diversos países, mas também com os finais de alguns contos, envolvendo o leitor e convidando-o a participar do processo criativo, deixando-o eleger sua própria conclusão.

Produção Embora já tenha uma grande produção de livros didáticos e teóricos no Brasil e no exterior e de já ter publicado alguns contos, crônicas e poemas em antologias,  somente no ano passado Décio Torres Cruz elegeu o gênero poesia para sua estreia individual na escrita criativa com o livro Paisagens interiores (Patuá, 2021) que teve lançamentos virtuais e presenciais na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo e obteve uma calorosa recepção por parte dos leitores e da crítica. O livro já se encontra em sua terceira tiragem, com a tradução para o italiano por Daniel Fonnesu publicada este ano na Itália pelas Edizioni WE. O autor, que ganhou destaque na mídia com seu livro anterior, sendo entrevistado por jornais, revistas e blogs e por jornalistas e escritores em programas de rádio e TV em diversos estados do Brasil e no exterior (Portugal, França, Holanda, e Egito), agora nos brinda com um livro de contos que possui uma gama bastante variada de temas, estilos e técnicas narrativas. Fonte: agenda UFBA.

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 OPINIÃO

 O Brasil não pode ter a cara da miséria Por Ronildo Almeida*

  Após os recentes anos de um projeto de exclusão da classe trabalhadora e dos mais pobres, o Brasil começa a vivenciar um novo momento social e econômico, no qual a inclusão dessa fatia da população – maioria, por sinal – nas discussões e nas políticas públicas passa a ser uma realidade.

 Por certo, ainda existem vícios, ranços e benesses coloniais – aprofundados nos últimos anos – e um sentimento gritante de servidão que precisam ser rompidos para que um projeto libertador seja consolidado,

Ronildo Almeida. Foto: Lucas Matos

mas já é possível dizer: retomamos a caminhada.

 É só observar os avanços sociais e econômicos nestes primeiros meses de um governo popular. Queda da inflação, da cesta básica e do desemprego; programas sociais retomados, como o Mais Médicos, e ampliados, como o Bolsa Família; protagonismo do Brasil no cenário internacional; agenda ambiental como pauta prioritária e valorização da democracia são alguns exemplos que podem ser apontados.

 Sem falar que, nas esferas parlamentar e institucional, continua a forte disputa de projetos, como no caso do Banco Central, com a insistência de manter os juros mais altos mundialmente – o que acaba inviabilizando ainda mais avanços no mercado de trabalho e no ambiente de negócios – e que agora, como o anúncio de um queda de 0,5% ocorrida este mês, vê-se uma pequena vitória do Governo Federal na busca por efetivar as propostas de inclusão social apresentadas durante o processo eleitoral vitorioso.

 Ou seja, os reflexos da total destruição do papel do Estado como força impulsionadora do crescimento econômico e social trarão mazelas por um bom tempo ainda. No entanto, apesar desse contexto, um fato é claro: o pobre voltou a fazer parte do orçamento do Governo Federal. 

 E a classe trabalhadora volta, ainda que de maneira tímida, a ser compreendida como força social indispensável para o crescimento econômico do país. São os trabalhadores e as trabalhadoras que movimentam a economia, e, portanto, são peça-chave no atual projeto de desenvolvimento socialmente responsável.

Todos nós estamos na expectativa de um entendimento entre o Governo Federal e o Congresso Nacional voltado para a estabilização do país, com paz, respeito e avanços para toda a sociedade brasileira, em especial, para os trabalhadores e as trabalhadoras.

A ordem social ainda se mantém inabalável na desigual relação entre patronato e trabalhador, capital x trabalho, é importante destacar. Mas é fundamental construir um processo de negociação no qual a classe trabalhadora possa recuperar uma condição digna de vida, com respeito às pautas financeiras e melhorias trabalhistas das categorias.

O Brasil não pode ter a cara da miséria, da fome, da enganação, do desemprego, da retirada de direitos, da desestabilidade da economia, da falta de condições de sobrevivência dos trabalhadores e dos mais pobres.

Nesse sentido, a classe trabalhadora – base da pirâmide na produção da riqueza e na movimentação da economia – precisa ser vista, respeitada e ouvida nas suas reivindicações.

As dificuldades apresentadas pelo patronato como desculpa para retirar direitos e negar avanços sociais aos trabalhadores e às trabalhadoras não podem ser aceitas com verdade absoluta, visto que os únicos prejudicados são aqueles que, com a força do trabalho, constroem esta nação.

As relações sociais e trabalhistas baseadas na insegurança, na fragilidade e na usurpação de direitos e de condições de vida precisam estar fora do projeto de desenvolvimento atualmente em construção. Um novo modelo de sociedade foi escolhido democraticamente pelo povo brasileiro nas últimas eleições – este foi o claro recado dado pela população com a vitória de um governo popular. O momento histórico nos chama a continuar mobilizados, atentos e fortes. Vamos à luta!

  *É presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe – Fecomse – e da União Geral dos Trabalhadores em Sergipe – UGT-SE.

PELO TWITTER

 www.twitter.com/BlogdoNoblat

 Bolsonaristas órfãos da ditadura pregam boicote ao 7 de Setembro com o uso de roupas pretas. preto. [Por que não de outra cor?] Em grupos, defensores do ex-presidente não escondem revolta com militares, descritos como frouxos

 www.twitter.com/maxnoblog

 O cara coloca aveia no cuscuz pra fazer dieta, mas acrescenta uma calabresa pra equilibrar né…

 www.twitter.com/pedalmario

 Ninguém tem tempo para o que não está interessado…

As pessoas arrumam tempo

para quem elas querem arrumar tempo… E ponto!

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

 Frase do Dia

“O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.” Jean-Paul Sartre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais