Coletiva de Valmir de Francisquinho hoje, 02

                                                       Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça 
                “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 E hoje, 02, logo cedo, às 7h, no Espaço Cotinguiba, em Aracaju, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, concederá uma coletiva à imprensa onde anunciará que será candidato ao governo do Estado. Valmir vem bem na aceitação popular e se formar uma chapa boa, principalmente leve, poderá surpreender. O titular deste espaço é amigo de Valmir desde que ele era vereador, transformou-se num prefeito vitorioso por dois mandatos e elegeu o sucessor, um técnico que vem realizando uma grande gestão, Adailton Sousa.

“Antes só do que mal-acompanhado” O principal problema para Valmir de Francisquinho será escolher as companhias eleitorais. A imprensa dá como certa a candidatura do ex-senador Eduardo Amorim – derrotado duas vez para o governo em 2014 e 2018 – como candidato à única vaga no Senado na chapa de Valmir. Será? O que restou do grupo Amorim, hoje, dá ou retira votos com os problemas que retornarão à exposição na campanha? E Valmir terá que ter cuidado para não ser taxado como o candidato de Bolsonaro. Um presidente que deseja se transformar em ditador, que foi omisso no combate à pandemia, que é contra a liberdade de expressão, entre outros. É aquele ditado: às vezes é melhor ficar sozinho do que mal-acompanhado.

Macambira: município com uma das menores receitas de SE é exemplo de gestão e compromisso com o servidor municipal E o prefeito de Macambira, Carivaldo Souza, continua cumprindo as promessas com o servidor público dando uma atenção especial às reivindicações da categoria. Na semana passada, realizou o pagamento integral do salário de todos os servidores referente ao mês de abril. Além disso, o prefeito cumpriu o pagamento dos 33,24% do reajuste do piso salarial dos professores com o retroativo a janeiro, fevereiro e março.

Valorização dos profissionais “O pagamento em dia é um dos compromissos da gestão que valoriza cada trabalhador”, destacou o prefeito nas redes sociais lembrando que o pagamento em dia também fortalecer o comércio local. Ele lembrou que são 16 meses sem atrasar o salário um único dia. “Além disso, uma grandiosa conquista que me orgulha enquanto gestor, é ter conseguido já neste mês ter pago o piso nacional do magistério com o aumento de 33,24% com efeito retroativo a Janeiro. Isso só confirma nosso compromisso com a educação do nosso município. Não existe fortalecimento da educação sem valorização dos profissionais que são os verdadeiros pilares para um mundo cada vez melhor.”

Abolição da Escravidão no Brasil – MPSE realizará Webinário “13 de Maio e o Direito à Memória: O que o MP tem a ver com isso?” O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior (ESMP) e da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Copier), realizará, no dia 13 de maio, a partir das 14h30, o Webinário “13 de Maio e o Direito à Memória: O que o MP tem a ver com isso?”. O objetivo é promover um debate acerca do Dia Nacional da Abolição da Escravidão no Brasil, o que representa esse período histórico e quais os reflexos nos dias atuais. O evento virtual, destinado a todos os interessados, será transmitido por meio do canal do MPSE no YouTube, e também exibido na sala 01 da ESMP para os participantes que realizarem a inscrição e optarem pela modalidade telepresencial.

Palestrante O Webinário terá como palestrante o Historiador, Mestre pela Universidade Estadual da Bahia, Doutor e Pós-Doutor pela Universidade de Brasília e Professor pela Universidade Federal do Ceará, Leandro Santos Bulhões de Jesus. A certificação está condicionada, para todos os participantes, à prévia realização de inscrição no Sistema de Gestão de Eventos da ESMP/SE (SGE) da Escola Superior, bem como ao registro de presença, que será feito nas seguintes modalidades, conforme o tipo de participante: 1 – Público interno (membros e servidores do MPSE): a presença será aferida mediante registro biométrico, para os que comparecerem presencialmente na sede do MPSE, ou, para os que acompanharem a transmissão via YouTube, mediante preenchimento de formulários disponibilizados no próprio canal do MPSE, devendo o participante ter feito o login na referida plataforma; 2 – Demais participantes: o registro de presença, e o consequente direito ao certificado, somente poderá ser feito de forma presencial, com registro biométrico no local da transmissão (sede do MPSE, andar térreo, Sala 01). O limite de vagas para comparecimento presencial é de 40 (quarenta) participantes.

Inscrições As inscrições para membros e servidores e para o público externo estão abertas até o dia 13 de maio, através do Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da ESMP/SE. Inscrições: https://sistemas.mpse.mp.br/4.5/EventosESMP/Login.aspx
Transmissão acessar o canal do MPSE no YouTube: https://www.youtube.com/c/Minist%C3%A9rioP%C3%BAblicodeSergipe

PP realiza ato de filiação em Boquim e Laércio reafirma desejo de ser o escolhido para o Senado O partido Progressistas realizou na noite da sexta-feira, 29, um ato de filiação em Boquim, na região Centro Sul do Estado. O evento contou com a presença do pré-candidato ao Senado e presidente Regional do PP, Laércio Oliveira, do prefeito de Boquim, Eraldo de Andrade, vereadores, entre outras lideranças. Durante o ato, houve o lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito Luis Fonseca a deputado estadual.

Crescimento Laércio falou sobre o crescimento e a organização do partido, que vem se preparando para ser um dos destaques nas eleições deste ano. Ele também lembrou da trajetória do ex-deputado estadual Venâncio Fonseca no Progressistas e agradeceu o apoio de todos, ao reafirmar sua pré-candidatura ao Senado. “Boquim sempre me acolheu. E agora eu estou partindo para um novo desafio”, disse Laércio.

Lealdade “Eu faço parte da base do governo e procuro ser leal, como eu sempre sou em todas as minhas atitudes e comportamento. Tenho certeza absoluta que o meu agrupamento vai se reunir, nós temos outros bons nomes, mas todo mundo sabe validar seu potencial de momento. Eu entendo que hoje, na trajetória política que eu construí, me sinto preparado e pronto pra ser Senador da República e me credencio no nosso grupo e desejo que o meu nome seja escolhido, por tudo que eu fiz nestes três mandatos”, disse Laércio.

Reafirmação O prefeito Eraldo de Andrade disse que o ato ocorrido nesta noite não foi apenas de filiação, mas de reafirmação de um compromisso. “Precisamos construir juntos essa caminhada. Nós precisamos de somação para fazer nossos deputados estaduais, federais e nosso senador, porque assim que foi feito com Laércio. A quantidade de obras que existe aqui em nosso município 80% tem a participação dele. Então, como deputado federal tanto fez e faz por Boquim, tenho certeza que ele fará muito mais como Senador da República”, disse.


Pra frente Nordeste: 1ª Conferência de governança, desenvolvimento, planejamento e gestão regional Será realizada de 20 a 23 de maio em Maceió (AL) a 1ª Conferência de governança, desenvolvimento, planejamento e gestão regional numa promoção da ECOS, Consultoria, Treinamentos e cursos com uma vasta experiência em eventos de sucesso. O evento será realizado no salão de convenções do Hotel Atlantic e terá entre os palestrantes o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, que vai falar sobre “A nova lei de licitação, desburocratização e celeridade na gestão.”







Radialista desmascara ‘fake news’ da Prefeitura de Lagarto Fonte: O Bolo é Grande: Na última quinta-feira, 28, a Prefeitura de Lagarto lançou uma ‘nota de esclarecimento’ chamando de ‘fake news’ uma denúncia que repercutiu no estado de Sergipe sobre uma idosa com glaucoma e catarata que está cega por negligência da Secretaria Municipal de Saúde. O Município deixou a senhora sem os colírios e a cirurgia de um dos olhos, culminando na cegueira. A filha dela, Vânia, pediu ajuda ao radialista Aclécio Prata, do programa Sergipe em Destaque. Prata então, conversou ao vivo com Vânia, que relatou o sofrimento da mãe.

Radialista desmascara ‘fake news’ da Prefeitura de Lagarto II Após o relato, diversos meios de comunicação, inclusive, o site O Bolo é Grande, repercutiram o grave descaso. Incomodados, o secretário de Saúde, Marlysson Magalhães, junto de outros funcionários da pasta, chamaram Vânia para uma “conversa”, porém, era para convencer ela a denegrir e desmentir o radialista, ou seja, criar uma fake news, segundo áudios enviados por ela a Aclécio.

Radialista desmascara ‘fake news’ da Prefeitura de Lagarto III “Conheço sua índole e seu caráter. Então, o que eles queriam que eu fizesse ia lhe prejudicar. Eu não sei se ia lhe prejudicar diretamente, mas indiretamente porque de certa forma eu ia denegrir a sua imagem (…) Dizer que o senhor estava sendo falso e mentiroso, e isso não é verdade (…) Confesso que fiquei com receio, porque eles pediram para eu gravar um vídeo (…) Queriam que eu ‘puxasse a sardinha pro lado deles’, desmentindo você, mas eu disse não, eu sou verdadeira, estou do lado da verdade (…) Eu estou do lado da verdade, independente de onde a verdade esteja. Aí uma das moças falou assim, “ela é inteligente, ela é esperta” (…) Como eu disse e repito, foi através do senhor, do seu programa, de toda a equipe que chegamos onde chegamos”, revelou.

Radialista desmascara ‘fake news’ da Prefeitura de Lagarto IV Nos áudios, Vânia contou parte do diálogo entre ela e o secretário “Ele disse “não é bem assim”. Perguntou se eu tinha entrado em contato com eles (na secretaria). Eu disse que tentei várias vezes, mas diziam que o secretário não estava, que estava viajando, que estava em reunião, que não veio (…) Eu fui várias vezes, mas encontrei as portas fechadas”, relatou. Ela também disse que os membros da secretaria estavam preparados para distorcer os fatos. “Isso repercutiu muito. Quando eu cheguei lá, todo mundo já estava mobilizado, todo mundo impactado, entendeu? Dava pra ver nos olhares de todo mundo impactado. Quando eu falei com a recepcionista, perguntei pelo secretário, aí ela perguntou se eu estava com hora marcada. Quando eu disse o meu nome, uma que já estava do lado já me agarrou e disse “era você mesmo que nós estávamos esperando”. Então assim, eles já estavam impactados, já estavam preparados (…) É tanto, que eles estavam preparados e surgiu uma lista com o nome da minha mãe para fazer a cirurgia (…)

Radialista desmascara ‘fake news’ da Prefeitura de Lagarto V Depois dessa repercussão toda já tem uma lista (…) Ela vai fazer a cirurgia em maio (…) A verdade tá aí na cara, né? Só que infelizmente eles querem “desenhar”, querem “pintar”, querem fazer do jeito deles e não é assim que as coisas aconteceram (…) Eu disse que quando minha mãe estiver recuperada, eu vou no seu programa agradecer. Eles disseram que não tem necessidade, mas eu disse que tem, porque o senhor me acompanhou desde o princípio, desde o início. Foi aí que eles disseram que também querem conhecer minha mãe quando ela estiver recuperada. É pra gente marcar pra ir lá. Ele ( secretário de Saúde) não quer conhecer? Só isso que eu tenho a dizer”, concluiu. Apesar de Vânia não concordar com tais inverdades, a Prefeitura espalhou uma nota, como evidenciado no início da matéria, alegando que as informações veiculadas não condizem com as suas declarações, algo completamente falso. Os áudios foram reproduzidos no programa Sergipe em Destaque, na sexta-feira, 29.

Hospital de Cirurgia promove Missa em Ação de Graças pelos 96 anos Referência na assistência de alta e média complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe e em franca reestruturação administrativa e assistencial – desde o início da Intervenção Judicial em novembro de 2018 –, o Hospital de Cirurgia completa no mês de maio 96 anos de história. Para celebrar esta data especial, a instituição promoverá uma Missa em Ação de Graças nesta próxima segunda-feira, 2, a partir das 15h30, no pátio do hospital, localizado na Dom Bosco.

Sessão especial E as celebrações pelos 96 anos de fundação do Hospital de Cirurgia não param por aí. A Câmara Municipal de Aracaju, atendendo ao requerimento do vereador Cícero do Santa Maria, realizará uma sessão especial nesta próxima segunda-feira, 2, a partir das 9h, em comemoração ao aniversário da instituição hospitalar.

Pioneirismo Inaugurado em 2 de maio de 1926, a partir da iniciativa do ilustre Dr. Augusto Leite – juntamente com outros médicos sergipanos –, o Hospital de Cirurgia desde a sua fundação tem o pioneirismo, a ciência e o amor como marcas fortes de sua história. Inicialmente destinado aos doentes de afecções cirúrgicas, o Hospital de Cirurgia se transformou num verdadeiro complexo hospitalar, promovendo em Sergipe diversas inovações na área da saúde: primeira anestesia geral; primeira maternidade (a Francino Melo); primeiro Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial; hospital-escola da primeira faculdade de Medicina.

1ª cirurgia cardíaca O Hospital de Cirurgia também foi o responsável pela primeira cirurgia cardíaca em Sergipe, pelo primeiro implante de marca-passo; primeiro Serviço de Neurocirurgia; primeiro Laboratório de Hemodinâmica; primeira Residência Médica; primeiro transplante cardíaco do Norte/Nordeste; primeiro tratamento com Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO); entre outros pioneirismos. A quantidade de inovações implementadas em Sergipe aos logo de seus 96 anos de existência levou o Hospital de Cirurgia ao patamar de referência em várias áreas: Oncologia, Neurocirurgia, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Vascular e Ortopedia.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018


Por Antônio Samarone: Reunião ordinária do Consulado de Itabaiana. Duas novidades: as presenças de Moringa de Seu Filadelfo e de Mirthes de Seu Clóvis. No mais, as mesmas histórias recontadas com pormenores, joias da sabedoria serrana.


 

 


Que tal um dia de puro contato com a natureza, trilhas leves, banhos deliciosos e muita diversão??? Tudo isso e muito mais, você encontra na trilha dos Pilões e Poções da Ribeira. Sábado, Dia 7 de maio. Agora é bom fazer logo a sua reserva, porque as vagas são limitadas!!! Confira o vídeo…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO

Os Dois Meninos Por Ailton Rocha

No dia 28 de abril é comemorado o Dia Nacional da Caatinga, data alusiva ao nascimento do renomado ecologista Vasconcelos Sobrinho, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Bioma exclusivamente brasileiro, o maior do semiárido e o menos protegido (apenas 8% estão em áreas protegidas), quase metade já foi desmatada. A caatinga em tupi-guarani significa “mata branca” devido à aparência da vegetação durante a longa estação seca. Possui quase duas vezes mais espécies por área do que a Amazônia, está presente em 10 estados, abriga mais de 4.500 espécies de plantas, mais de 1500 espécies de animais, mais de 50 espécies de cactos e abriga mais de 27 milhões de pessoas. Em Sergipe a caatinga está presente em 42 dos 75 municípios ocupando cerca de um pouco mais de 31% do semiárido sergipano.

No último dia 28 de abril o Governador Belivaldo Chagas foi inaugurar a reforma da sede administrativa do Monumento Natural Grota do Angico, Unidade de Conservação Estadual de proteção integral situada nos municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo.

A região abriga remanescentes florestais da Caatinga hiperxerófita densa. Com uma área total de 2.248 hectares, o Monumento Natural Grota do Angico foi criado com objetivo de preservar o sítio natural Grota do Angico e elementos culturais associados, mantendo a integridade dos ecossistemas naturais da Caatinga, para o desenvolvimento de pesquisa científica, educação ambiental, ecoturismo e visitação pública.

A importância do Monumento Natural se eleva quando se observa o seu valor histórico e cultural em função da presença da Grota do Angico, pois foi alvo da rota do Cangaço e cenário da morte do maior ícone deste movimento, Virgulino Ferreira, o Lampião, além de sua companheira Maria Bonita com nove cangaceiros. Fato ocorrido em 28 de julho de 1938.

O Monumento Natural Grota do Angico, unidade criada através do Decreto Estadual Nº 24.922, de 21 de dezembro de 2007 teve sua sede construída em 2010 com recursos financeiros provenientes da compensação ambiental da ponte Aracaju/Barra (construída pelo Governador João Alves Filho) na gestão do Governador Marcelo Déda quando era seu Vice-Governador Belivaldo Chagas e 12 anos depois é reformada com recursos financeiros da compensação ambiental proveniente da CELSE pelo Governador Belivaldo Chagas tendo como Vice-Governadora Eliane Aquino.

Às vezes, a vida causa surpresas estranhas que são difíceis de serem explicadas por meio de uma simples coincidência ou com a teoria da probabilidade.

Belivaldo Chagas e Marcelo Déda são conterrâneos e contemporâneos de Simão Dias, cidade sergipana construída nas florestas do Caiçá, berço natural de governadores. Foram colegas de infância estudaram na mesma escola na sua terra natal. Costumava já adultos se cumprimentarem como se crianças ainda fossem: Déda chamava Belivaldo de Belivas e Belivaldo chamava Déda de Dedinha. Ambos não imaginavam chegar aonde chegaram o futuro lhes reservou coisas magníficas.

Creio que somos pura energia, naquela tarde de 28 de abril de 2022, em pleno sertão sergipano, numa tarde especialmente preparada pela natureza estava presente o criador de todas as coisas nos abençoando e os espíritos do saudoso Marcelo Déda e do Professor Vasconcelos Sobrinho nos aplaudindo.

OPINIÃO

O Novo sempre nasce! Por Antônio Samarone, médico sanitarista

Curioso, fui a 2ª Exposição da Indústria, Comercio e Serviços de Itabaiana. Um fato inusitado: o País em franco processo de desindustrialização e uma cidade do interior de Sergipe realizando uma exposição industrial.

Do que se trata?

Um espanto, centenas de pequenos empresários, cheios de esperança, mostrando o que cada empresa está produzindo. Um clima orgulho e otimismo. Itabaiana esbanja dinamismo.

Há menos de uma década, a imagem de Itabaiana estava ligada a violência, ao vale tudo, a um comercio dominado pela ilegalidade. Se dizia em tom de galhofa: em Itabaiana se compra pneus mais barato do que na fábrica. A capacidade de trabalho dos ceboleiros era ignorada.

Itabaiana era uma cidade desorganizada. Fiquei longe no Tempo da Pandemia e agora voltei. A cidade respira grandeza!

Não falo apenas das ruas e praças bem cuidadas, das escolas oferecendo um ensino de qualidade, dos servidores recebendo em dias. Falo da imagem da cidade. Itabaiana virou sinônimo de desenvolvimento.

Itabaiana tem feira de livros, orquestra sinfônica, uma TV de boa qualidade e um comercio competitivo. É a Capital do caminhão. O que você não encontrar, vá em Itabaiana, que tem bem mais barato.

Fiquei impressionado com a Exposição Industrial. Quis saber o que tinha acontecido, qual foi o milagre, o que determinou essa virada?

As respostas foram quase unânimes: a capacidade de trabalho do povo é a mesma, só que há 10 anos a cidade passou a ser administrada com competência e espírito público. Será se aconteceu em Itabaiana o que não acontece em Sergipe há 16 anos?

Um bom Prefeito pode mudar até a imagem de uma cidade? Criar esperança. Criar uma nova narrativa de progresso. Voltei com essa reflexão.

Procurei o Prefeito Adailton, puxei uma conversa recheada de perguntas. Ele foi sucinto: “Tudo começou com Valmir de Francisquinho”.

Continuou Adailton: “Samarone, nem sempre o talento político vem acompanhado da competência administrativa. Muitos são bons na política e péssimos gestores, outros o inverso. Quando coincide incidir numa mesma pessoa o dom político e a capacidade administrativa, surge o novo. Valmir é isso!”.

Será?

Fiquei em dúvidas: esse Valmir pode ser uma alternativa fora da mesmice, para tirar Sergipe do buraco?


 

 

 



Frase do Dia
“Não importa o que alguém diga a você, palavras e ideias podem mudar o mundo”. Filme Sociedade dos Poetas Mortos, professor John Keating (Robin Williams).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais