Como a tecnologia pode ser usada para prevenir desastres ambientais?

Na era moderna de hoje de smartphones, tablets e laptops, parece que não há nada que a tecnologia não possa fazer. Seja localizando o restaurante mais próximo de uma determinada localização ou conversando com sua família a milhares de quilômetros de distância enquanto você come. Fato é que o avanço da tecnologia facilitou nossa vida em todos os aspectos.

Manchas de óleo atingem o litoral do Sergipe e de outros estados do Nordeste – (foto:Adema/Governo de Sergipe)

Isso se aplica ao nosso planeta também. Uma infinidade de tecnologias emergentes modernas são mais dedicadas ao monitoramento de padrões climáticos e meteorológicos, melhorando a eficiência e os tempos de resposta impedindo assim a ocorrência de desastres naturais.

Mas e o que acontece quando não conseguimos prevenir? Caso como o que ocorre atualmente em nossas praias e temos um incidente ambiental bem diante de nossos olhos, clique aqui e saiba tudo o que se sabe até o momento.

Como lidar com derramamentos de óleo?

O método tecnológico para combater derramamentos de óleo depende de vários fatores, incluindo o tipo de óleo derramado, a quantidade, a localização do derramamento e as condições climáticas da época, e de fato, estamos utilizando o máximo possível para o tempo que temos para tomar uma ação.

Recolhendo tudo

Um método de controle de derramamentos de óleo, que está sendo usado no Nordeste, é essencialmente retirar o óleo da superfície da água e da faixa de areia das praias.

Isso é feito usando equipamento que agem como barreiras para impedir a propagação do óleo. Uma vez contidos, o óleo pode ser separado da água. Depois de processado, em alguns casos, o óleo pode até ser reutilizado.

Absorvendo o óleo

Os absorventes podem ser mais severos com o meio ambiente: eles funcionam absorvendo o óleo derramado, como uma esponja. Mas são mais úteis para limpar pequenas quantidades de petróleo em terra e geralmente não são eficazes para combater um derramamento de óleo no mar. De fato, empregar esses materiais na água pode criar mais poluição.

Melhor solução nesse caso específico

Quando se trata de combater derramamentos de petróleo, não existe uma cura milagrosa, o melhor método é evitar esses derramamentos em primeiro lugar. Para isso a tecnologia está aliada para descobrir de origem e principalmente EVITAR que isso possa ocorrer novamente.

E você, vamos ajudar na limpeza de nossas praias? Para isso, basta um pouco de boa vontade e principalmente o uso de luvas, pás entre outros acessórios necessários para a segurança. Na dúvida consulte sempre as autoridades locais. #OleoNoNordeste.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais