Como diversificar com pouco capital?

Como diversificar com pouco capital?

Um dos princípios dos investimentos é diversificação. Ter exposição em vários mercados, que atendam a relação risco/retorno, é um desafio para o investidor que possui um capital limitado e, talvez, gerir estes recursos, seja ainda mais difícil. Nestas situações, os fundos de investimentos são boas opções para maximizar os retornos dos investimentos de forma prudente.

Os fundos de investimentos são condomínios, onde diversos investidores aplicam seus recursos, destinando a um gestor o trabalho de otimizar os retornos seguindo as estratégias e regras adotadas pelo fundo. Um fundo aglutina vários investidores menores e os transforma em um grande investidor, este movimento estratégico dá escala aos negócios. Um fundo de investimento, com milhões ou bilhões de reais tem acesso a mais e melhores ativos. Este grande volume financeiro permite uma maior diversificação, além de contar com a expertise de um gestor profissional e experiente.

Por conta do grande volume financeiro, a carteira de um fundo de investimento é composta por inúmeros ativos de classes distintas. Alguns desses papeis são para dar maior liquidez, outros com prazos mais longos para elevar as taxas contratadas e uma parte com maior grau de risco visando se descolar do CDI. A ideia destes portfólios é permitir o maior retorno sem comprometer a liquidez do cliente, cada papel da carteira está ali para atingir um objetivo. Ao adquirir cotas de um fundo o investidor está comprando um pedaço de cada ativo que compõe a carteira do fundo, dificilmente ele conseguiria ter acesso a esses produtos individualmente.

Investir coletivamente dá uma certa tranquilidade e pode ajudar a atingir os objetivos financeiros mais rápido. Contar com um gestor profissional, que está durante o seu dia a dia acompanhando o mercado, aumenta a probabilidade de acertar os movimentos estratégicos e aproveitar as oportunidades do mercado de forma prudente, diversificada e consequentemente com riscos diluídos.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais