Como não cometer alguns erros à mesa

Ter conhecimento de como proceder adequadamente à mesa, em restaurantes, bares, cafés e por que não na sua própria casa, para não causar transtornos, cometendo erros que desrespeitem as pessoas, é de grande valia para  facilitar as relações do cotidiano pessoal e profissional.

Quando for a um restaurante, o homem deve entrar na frente para falar com o garçom o quantitativo de pessoas que irão sentar à mesa, se não gostar da mesa indicada, pede-se outra. Você pode indicar a mesa que desejar desde que seja adequada a quantidade de pessoas que irão sentar.

Não vista o encosto da cadeira com o seu casaco. Assim, você estará mudando a decoração do ambiente que ficaria com peças de vestuário. Peça uma cadeira vazia para isso e também para colocar bolsa e pacotes em cima dela.

Se for um casal ao restaurante, um senta de frente para o outro, para evitar ficar virando o pescoço para conversar e também mastigar. Numa mesa retangular, sente-se em frente ao seu companheiro, evitando as cabeceiras. Se forem dois casais, a regra é a mesma, mas se desejar que a(o) sua(seu) acompanhante fique lado a lado com você, puxe a cadeira à sua direita para ela(ele) sentar.

Quando encontrar amigos, cumprimente com um sorriso, com aceno de mão ou inclinação de cabeça, evitando chegar à mesa, interrompendo a refeição deles.

Se você for a dona da casa e estiver oferecendo um jantar, dê início a refeição logo após que todos estejam servidos ou peça para que eles comam logo antes que o prato quente esfrie. No término, lembre-se de prolongar a sua refeição em sintonia com o  convidado que ainda não terminou.

Devem-se evitar assuntos desagradáveis à mesa, não conte histórias que causem náuseas.

Quando tiver sous-plats na mesa (pequena bandeja de diâmetro ligeiramente maior que o prato de mesa), usado como protetor de lugar e aparador de prato, lembre que não se come ou se parte o pão sobre essa peça.

Os guardanapos servem para enxugar e limpar os lábios, principalmente antes de utilizar o copo da bebida e proteger o vestuário, colocando-o no colo e ao final da refeição do lado esquerdo do prato, com as dobras soltas. Não utilize para polir os talheres ou pratos, assoar o nariz, limpar o suor e nem colocar ossos e caroços de azeitona. Se o guardanapo for de papel, não o deixe todo amassado e nem faça bolinhas, colocando-o dentro do prato no término da refeição. Coloque-o ao lado, dobrado.

Escolham os alimentos desejados e, se for à la carte, a mulher pede ao companheiro que transmita o pedido ao garçom. Essa regra está desagradando a mulher moderna, que também deseja falar, mas o importante é não deixar o garçom confuso com muitas pessoas solicitando o pedido. Se for bufê, ambos se servem, lembrando que quando for repetir, trocar por outro prato sem uso. Você também pode alimentar-se de frios e saladas primeiro e depois se servir de prato quente, se a fila estiver pequena.

Não se manipulam os talheres conversando, não se assoa o nariz, não se arrota e nem fica fungando no restaurante.

Não se usa celular à mesa, mas na informalidade, isso é quase impossível. Tente falar pouco e poucas vezes ao celular, pois quando se está acompanhado, é indelicado  não prestar atenção a quem está com você.

Têm pessoas que agem como se o restaurante fosse a casa delas, evite gritar, falar ou gargalhar alto ou fazer balbúrdias, isso deixa as pessoas que estão ao seu redor com muita raiva e desassossegadas. Isso acontece muito em confraternizações, e falando nisso, lembre-se de pedir cartelas individuais (comandas) para a solicitação de bebidas individuais, isso evita que algumas pessoas façam o pagamento de outras, gerando constrangimentos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais