Como queremos ser tratadas?

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, falei com algumas mulheres que vivenciam o cotidiano e discorreram sobre o modo como as mulheres estão sendo tratadas no mundo e de como elas desejam ser  tratadas.

O Dia Internacional da Mulher, adotado pelas Nações Unidas , em 1977, está chegando ao calendário, para uma comemoração de conquistas e para prestarmos solidariedade às mulheres oprimidas que sofreram no passado com discriminação, machismo e violência, e que ainda sofrem em determinados locais do mundo.

No Brasil, um marco na história da mulher brasileira, foi a instituição do voto feminino em 1932 e depois de longos 78 anos dessa grande conquista, em 2010, tivemos uma mulher na Presidência da República.

Felizmente, ser mulher na atualidade é prazeroso, desfrutamos de uma boa posição, com igualdade de direitos, podendo realizar tarefas que eram consideradas somente masculinas, podemos fazer escolhas, dizer o que pensamos e queremos, temos a nossa independência respeitada. Mas essa conquista não está sendo completa, pois sabemos das resistências e dos machismos existentes. Existem maus tratos e limitações pessoais e profissionais. Podemos alcançar o cargo de general do exército? As leis e os códigos de Conduta foram idealizados pelos homens? A moral estabelecida é a mesma para os gêneros? Existem lugares no mundo onde a mulher é tratada com inferioridade e sem direito de sequer falar o que deseja? Estas respostas dirão o papel da mulher na sociedade.

Vejo que devemos ser absolutas nas nossas vontades e desejos, como também o homem deve ser. Devemos compartilhar a vida de maneira igual e solidária a fim de estabelecermos direitos e deveres em busca de harmonia e de uma vida feliz. Existe um ditado que diz: “Atrás de um grande homem está uma grande mulher”. Já sabemos que foi escrito por um homem machista e não é nada enaltecedor, pois nessa vida devemos caminhar lado a lado, porque a felicidade não está na vantagem e sim onde há partilha, respeito pelas diferenças, e no prazer em amar e atender um ao outro.

Opinião de algumas mulheres:

Como as mulheres estão sendo tratadas no mundo?
Como você gostaria de ser tratada?

MANOELA LIMA BARRETO ALVES
Existem ainda preconceitos no tratamento com as mulheres. Um deles é a discriminação do modo que ela dirige no trânsito. Com relação a divisão de tarefas no lar, ela observa mulheres implorando ajuda dos maridos que na maioria ficam descansando enquanto ela limpa a casa e cuida das crianças. Finançeiramente existem divisão dos pagamentos. Na casa dela há uma divisão de tarefas nas funções domésticas e das finanças.

Gostaria de viver em harmonia, sem estresse e ter um companheiro sempre com ela. As mulheres querem independência, mas sempre querem um colo, um ombro tudo, sempre precisando de uma afetividade maior.

SHEYLA MAYNART RABELO COSTA GOIS
Com a força de trabalho e de pensamento as mulheres se tornaram fortes e com isso cresceram socialmente e profissionalmente. Criamos mais espaço na sociedade em geral e nos tornamos independentes. Algumas mulheres ainda são tratadas como objeto e com violência doméstica.

Gostaria de ser tratada como uma lady, reconhecida profissionalmente, havendo a divisão de tarefas no lar e com os cuidados dos filhos.

IRACI SANTOS DIAS
Acredito que tratam bem. Antigamente se trabalhava muito e sem direitos certos. Trabalhei 43 anos e não consegui me aposentar. Quando estou no ônibus as pessoas sempre me oferecem o lugar para sentar e quando estou vendendo meus bolos as pessoas não ficam zombando e me tratam com respeito.

Gostaria de ser tratada com mais amor e carinho.

EDLA MARIA NORONHA MACHADO
Com essa independência que foi dada a mulher ela se tornou fácil, desvalorizada e descartável. Está sendo usada sexualmente deliberadamente e depois ela se sente abandonada e machucada em seus sentimentos. Acredito que a mulher deveria se preservar até o casamento. A mulher deseja ficar igual ao homem e se sente vulnerável nos sentimentos. Ainda existe violência contra a mulher, mas há também um crescimento profissional e uma divisão de tarefas no lar.

Ela quer mais respeito aos sentimentos da mulher. A mulher é mais emotiva, é diferente do sentimento dos homens.

RANIELA SOUZA OLIVEIRA
Acha que muitas mulheres perderam o valor porque não se dão o respeito. Algumas são reprimidas e se submetem aos maus tratos por necessidade e pela falta de condições em se manter sozinha, por isso aguentam a violência doméstica. Já outras, mesmo com estudo e trabalho se submetem a violência porque gostam.

Gostaria de ser tratada com carinho e respeito e harmonia no lar.

ANA ROSA RABELO DA SILVA
As mulheres estão sendo tratadas com igualdade em sentido profissional e assumindo cargos de relevância nacional. Dentro de casa, continua sendo explorada, assumindo os cuidados com a casa e os filhos, além de dividir finançeiramente as contas. A mulher moderna é um mulherão, uma mulher guerreira para fazer tudo.

As mulheres foram um presente de Deus.  Acima de tudo devemos buscar mais ao Senhor Jesus Cristo porque através dele conseguiremos tudo de bom para todos. Gostamos muito de respeito, amor e fidelidade.

DÊNIA SANTANA
Antigamente a mulher era tratada com preconceito e machismo. Hoje em dia elas são tratadas com igualdade, mas ainda tem de melhorar o tratamento dado a elas.

Gostaria que aceitassem mais as decisões das mulheres e de ser tratada com delicadeza e respeito.

ELEUZINA GOMES SANTOS
Acha que as mulheres não são tratadas como gente. Ela encontra muitas pessoas desrespeitosas que cometem atos mal educados e violentos. Um deles é se esbarrarem contra elas quando estão andando nas ruas como se não tivessem visto. Eleuzina também sofreu muito com o seu companheiro e hoje está traumatizada. As mulheres sofrem muito e a violência está aumentando cada vez mais. Antigamente ela não via essas coisas acontecerem no interior em que nasceu. “Só Jesus Cristo para mudar”.

Gostaria de ser tratada com mais respeito e educação.

ALEKSANDRA MARIA SANTOS

Ainda existe descriminação. Há lugares onde as mulheres são bem tratadas e outros em que não são. Isso é relativo. Noto que muitos homens só dão valor a mulher quando a perdem num relacionamento.

Gostaria de ser mais respeitada e valorizada porque nós mulheres temos o dom divino da maternidade, temos características femininas de sermos prestativas e amorosas.

LEIDE DA SILVA
A mulher procura cada vez mais seu espaço na sociedade, buscando melhorias por direitos que anteriormente não eram adquiridos.

Deseja ser tratada com respeito e reconhecimento pessoal e profissional.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais