Como se manter produtivo em casa?

0
Estar fora da escola por alguns meses pode parecer um sonho realizado no começo, mas uma semana depois, e muitos estudantes podem estar desejando estar de volta à escola e fora de casa. Essa é uma situação desafiadora e a maioria dos alunos não sabe aproveitar ao máximo seu tempo na quarentena para se manter em dia com o trabalho da escola.
Como se manter produtivo em casa
Como se manter produtivo em casa (Foto: Pixabay)
Seja nos primeiros anos de escola, seja prestes a prestar o vestibular ou algum curso além da graduação, sua educação é importante e essas circunstâncias sem precedentes exigem apenas uma adaptação a diferentes formas de aprendizado.
Maneiras de se manter produtivo em casa
Manter uma rotina é importante durante esse período. É muito fácil adquirir o hábito de dormir o dia todo e passar as noites em frente à TV – à custa do seu aprendizado e bem-estar. Para ajudar os alunos a manter uma boa rotina e motivação durante o processo de quarentena, existem diversos portais com o “Como Aprender” entre outros que ensinam idiomas, teorias relacionadas a música entre outras habilidades que podem ser construídas durante esse momento.
Não há regras sobre como passar as 24 horas que você tem em um dia, mas uma rotina eficaz pode ajudá-lo a gastar bem o seu tempo, impedindo assim que você fique para trás e ainda reduzindo o seu tédio.
Decida suas prioridades – Todos os alunos receberão conselhos de seus professores sobre como prosseguir com seu trabalho durante esse período. Descreva as tarefas que você precisa concluir no início da semana e trabalhe-as em um ritmo confortável. Conclua suas tarefas do dia e, em seguida, dedique algum tempo para se concentrar no autocuidado, fazendo algo que você gosta.
Durma o suficiente, mas não muito! – Com todo esse novo tempo livre, é tentador adiar outras coisas e ficar na cama mais um pouco. Tente dormir de 8 a 10 horas recomendadas e mantenha sua rotina habitual: vá para a cama e acorde cedo como faria em um dia normal de escola. Isso facilitará o ajuste quando você voltar para a escola e pode até ajudá-lo a reajustar o relógio do corpo se você tiver maus hábitos de sono.
Mantenha-se hidratado e nutrido – Você tem acesso à sua cozinha o dia todo, portanto, não há desculpa para não beber água suficiente e comer alimentos saudáveis ​​o suficiente. Certifique-se de obter a nutrição de que precisa. No entanto, certifique-se de obter um equilíbrio de tudo que se refere a alimentação e não se esqueça de beber muita água! Estabeleça uma meta para beber no mínimo um litro e meio de água por dia.
Mantenha-se ativo – Reserve uma hora por dia para fazer algum exercício ou qualquer atividade física que achar agradável. Enquanto evitamos academias e qualquer lugar com aglomeração, podemos adaptar a nossa casa para a prática de alguns exercícios. Os canais digitais como o Youtube, por exemplo, podem ajudar bastante nessa tarefa.
Ser social enquanto se distancia socialmente – Encontrar-se fisicamente com amigos não é mais uma opção, mas isso não significa que você não pode socializar. Ligue para seus amigos em vídeo ou jogue juntos online durante o seu tempo livre. Por que não estabelecer metas fáceis, porém produtivas, e discutir seu progresso? Isso o manterá motivado e a oportunidade de socializar com seus amigos, mantendo-se seguro.
Está se sentindo preocupado?
A incerteza é abundante neste momento. Desde alunos como você, seus pais e professores, todos estão experimentando coisas que nunca haviam experimentado antes. Embora possa ser difícil, é importante lembrar que esse tempo passará e que você poderá ajudar a resolvê-lo ficando em casa. A incerteza gera estresse e muitas vezes pode levar a uma série de outros efeitos negativos. Agora, não há nada que possamos dizer que, com certeza, se livrará de suas preocupações, mas um ótimo lugar para começar é gastar tempo fazendo coisas que o ajudam a se sentir relaxado. Seja proativo e fique à frente da situação mantendo-se ocupado e siga estas dicas para reduzir o estresse.
Considerações finais
Através do aprendizado remoto é como a maioria dos estudantes passará os últimos meses deste ano acadêmico. É uma grande mudança em relação ao que você está acostumado, no entanto, existem muitas maneiras de aproveitar ao máximo esse tempo e continuar a melhorar academicamente se você se esforçar.
Comentários