Comportamento é essencial para Marketing

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O Marketing Pessoal foi tema do curso que ministrei na SEGRASE-Serviços Gráficos de Sergipe, onde encontrei funcionários talentosos que aspiram desenvolver-se profissionalmente. E é isso mesmo que o Marketing Pessoal faz: desenvolvimento das qualidades, atributos e competências das pessoas, com reconhecimento do mercado. Conquistar o  reconhecimento profissional  é o grande sucesso do marketing pessoal onde as pessoas  procuram e precisam destes serviços. Deve apresentar suas qualidades ao mercado e ser acolhido e desejado por ele.

Para Kotler, a nova definição de marketing é baseada nas considerações e desejos dos cidadãos globais, como respeito ao meio ambiente, aos valores humanos (da mente, do coração e do espírito) e às novas tecnologias.
No Marketing Pessoal, o foco é a pessoa, o indivíduo. Quem você é e o que representa para a sociedade e o mundo. O autoconhecimento é necessário a fim reconhecer seus desejos e necessidades e reconhecimento das competências e habilidades.

Estamos num mundo globalizado que impõe mudanças para aperfeiçoarmos cada vez mais os nossos conhecimentos, talentos e qualidades. No mundo competitivo onde vivemos, temos de apresentar nossas qualidades para sermos preferidos diante da concorrência. Nossos comportamentos e ações irão estimular o mercado a nos indicar como a melhor opção profissional.

Marketing Pessoal
     “Marketing Pessoal é o conjunto de ações estratégicas, atitudes e comportamentos que conduzem a trajetória pessoal e profissional ao sucesso, por meio de suas habilidades inatas ou adquiridas”

Veja algumas ferramentas para o Marketing Pessoal:

IMAGEM – A comunicação de sua imagem irá compor a apresentação do seu marketing pessoal.

Imagem é uma apreciação de valor construída através de ideias, convicções e sensações resultantes da comunicação dos atributos.

VISIBILIDADE – É possível criar e desenvolver uma imagem coerente e consistente, envolta em associações psicológicas positivas que deem visibilidade necessária para que uma pessoa se transforme em uma referência no seu ambiente vivencial e possa fazer parte dos projetos de vida das outras pessoas.

Pessoas escolhem pessoas para fazerem parte da vida delas e ninguém quer estar ao lado de pessoas sem caráter e de péssimo comportamento.
É preciso que cada um conquiste o seu território profissional, defendendo-o com ética, criatividade, ousadia, paixão e criando oportunidades.

MARCA – O profissional deve construir uma marca pessoal no universo onde atua, sendo essa a sua principal ferramenta para se posicionar diante dos desafios.

Inter-relacionamento – Algumas pessoas recordam-se de outras pela maneira cortês, positiva e educada como foram tratadas, pela sinceridade e zelo com que tiveram o contato, enfim, pelas emoções positivas que remetem à imagem de outrem. Ao contrário, há pessoas que deixam uma imagem profundamente negativa, mesmo que o contato interpessoal tenha sido curto.

Assim, a prática do marketing pessoal deverá ser responsável por um grande cuidado na maneira como se dão os contatos interpessoais. São fundamentais para isso, atitudes que remetam à atenção, simpatia, assertividade, ponderação, sinceridade e demonstração de interesse pelo próximo, de uma forma autêntica e transparente.

Prática de Ações de Apoio – Ajuda e incentivo para com os demais. É o grande elemento do Marketing Pessoal, galgando assim um lugar no coração das pessoas.

Não é preciso dizer que apoiar, ajudar e incentivar as pessoas deve ser um conjunto de atitudes sinceras, transparentes e baseadas no que se tem de melhor. Até porque ações meramente aparentes são facilmente detectadas e minam a essência do marketing pessoal verdadeiro.

O segredo, portanto, é sempre se perguntar:
De que maneira posso ajudar?
De que forma posso apoiar?

Como posso incentivar o crescimento, o progresso e o bem-estar do próximo?

Rede de relacionamentos – Utilize uma Rede de Relacionamentos ampla, com mensagens, e-mails, cartões, comparecimento em eventos sociais com tratamento personalizado e positivo.

Comunicação – A comunicação é valiosa como ferramenta de marketing:

Uso do português correto na linguagem escrita e falada;
Empatia e capacidade de influenciar positivamente as pessoas quando estiver interagindo;
Utilizar a mídia, novas tecnologia e propaganda para transmitir mensagens.

Utilização de competências e atitudes como:

 Simpatia /cortesia/ respeito/ atencioso/ conhecimento/comunicação/honestidade/correto//pontualidade paciência /criatividade/flexibilidade/ iniciativa/ respeitar as diferenças/ ser solidário/dominar a tensão/ resolver problemas/ estar sempre alerta/ leal/ demonstrar motivação pessoal /trabalhar bem em equipe/ versátil/ proativo/ multifuncional/ eficiente/ colaborador/ atitude/ comunicação/ empatia/ receptivo/ bom humor.

O sucesso do Marketing Pessoal é fazer com que as pessoas escolham outras pessoas para fazerem parte da vida delas e para isso é preciso utilizar todas essas ferramentas de marketing. Quando bem praticado, o marketing pessoal é uma ferramenta extremamente eficaz para o seu desenvolvimento.  Ele valoriza o ser humano em todos os seus atributos e características.

É um poder disponível: use-o maximamente!

QUESTIONÁRIO

Descubra se você tem Marketing Pessoal?

Você conhece seus defeitos e qualidades?
SIM
NÃO
Suas qualidades chamam mais a atenção do que os defeitos?
SIM
NÃO
Está sempre procurando se comunicar melhor com as pessoas, sempre lendo e se inteirando das atualidades?
SIM
NÂO
Quando recebe um desafio acha que não conseguirá superar, acreditando que outra pessoa fará melhor?
SIM
NÂO
Você se preocupa com a sua imagem corporal, sendo asseado e vestindo roupas adequadas para a ocasião?
SIM
NÃO
Você investe no seu aprimoramento?
SIM
NÂO
As pessoas valorizam e desejam a sua companhia?
SIM
NÂO
As pessoas se sentem bem tratadas por você? Você faz a diferença?
SIM
NÂO
Você tem muitos atributos descritos na apostila?
SIM
NÂO

RESULTADO
Quanto mais a resposta sim for utilizada melhor é o seu marketing pessoal!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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