Comportamento no avião

Fiquei nostálgica ao lembrar dos meus alunos que fizeram o curso de Comissário de Vôo da Escola de Aviação Civil “AirFlight”, onde eu ministrei aulas de Etiqueta Social, o que me fez escrever sobre comportamento no avião,  necessário para que tenhamos bem-estar e uma viagem tranquila e harmoniosa.

 

 Lembro do esmero que a escola tinha na formação dos Comissários, instruindo-os com matérias de conhecimentos gerais de aeronaves, temas médicos, emergência, sobrevivência, segurança de vôo , entre outros, bem como a Etiqueta, que servia para aprimorar as boas maneiras, adquirir aparência pessoal equilibrada com boa postura, asseio pessoal, apresentação correta do uniforme e coordenação de atitudes e gestos.

Meus queridos alunos que já possuíam um uniforme admirável, determinação e boas atitudes em adquirir conhecimentos.

 

Essas lembranças deram o pontapé inicial para eu colocar algumas considerações de comportamento no avião,  a fim de haver harmonia numa viagem aérea.

 

Noto que alguns passageiros iniciam sua viagem desleixados, abusando do individualismo e sem consideração com os outros, tornando a viagem uma tortura.

 

 

NO AVIÃO:

 

1         É desrespeito atrasar a saída do vôo por causa da falta de pontualidade.

 

2         Os pacotes de mão não devem causar transtornos aos demais passageiros. Não abuse do tamanho e leve-os à sua frente quando for passar no corredor da aeronave,  para não esbarrar nos passageiros que estejam sentados nas poltronas.

 

3         Quando for utilizar o toalete em vôos, não esqueça que tem mais pessoas para usar, sendo ágil e higiênico: verifique se deu descarga, apertou o botão para a água utilizada da pia descer e se colocou os papéis no coletor adequado.

 

4         Na poltrona,  a pessoa pode pentear os cabelos, retocar a maquiagem,  mas evite colocar cremes e perfumes.

 

A Campainha é objeto indicado para chamar os comissários. Nunca os chame com um “psiu” nem os gratifique.

 

5         Não espere ser apresentado a alguém, você pode iniciar a conversa com o companheiro de bordo, porém ter a sensibilidade de entender se há interesse do mesmo. Caso encontre pessoas insistentes em conversas que lhe cause desagrado, responda com monossílabos.

 

6         É inoportuno ficar lendo o jornal do companheiro. Caso tenha interesse, solicite após a leitura. Isso vale também para o notebook que esteja aberto ou conectado.

 

7         Quando iniciar o serviço de bordo acione lentamente o botão da poltrona para baixar a bandeja,  não importunando assim  o passageiro que se encontra tanto no assento traseiro quanto o que fica à sua frente.

 

8         Terminada a refeição, deixar papéis, invólucros dentro dos recipientes e não utilizar palitos.

 

9         Evite transitar demasiadamente pelos corredores.

 

10      Não fale alto e nem conte histórias mirabolantes e intermináveis.

 

11      Controle as crianças que tiverem sob sua responsabilidade, não deixando que elas batam com os pés, na poltrona da frente. Levar entretenimento para as crianças, como desenhos para colorir e brinquedinhos é essencial para mantê-las ocupadas.

 

12      Você também deve ser cauteloso com os movimentos de pés e joelhos para não irritar e incomodar o passageiro na poltrona da frente.

 

13      Quando chegar ao seu destino, evite a pressa para soltar o cinto e sair da poltrona antes mesmo da aeronave ter parado. Quem sai primeiro são as pessoas que estão nas poltronas à sua frente.

 

E quanto a você,  o que tanto o incomoda no avião?

Faça um comentário ou envie para: deniserambo@oi.com.br

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais