Compra de voto e ingenuidade

Este espaço além de divulgar as notícias da Procuradoria da República em Sergipe tem um grande respeito ao trabalho dos procuradores do órgão em todo país. Mas ontem, 29, recebeu o release com a notícia que a PRE pediu que o TRE de Sergipe obrigue os bancos a proibirem os saques acima de R$ 20 mil entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro. A ação cautelar pede ainda que os bancos sejam obrigados a informar ao TRE todos os saques acima de R$ 10 mil, com o objetivo de coibir a compra de votos. Os Tribunais Regionais Eleitorais de Roraima, Piauí, Alagoas, Rondônia e Pará já concederam liminares semelhantes atendendo ao pedido das Procuradorias Eleitorais daqueles Estados.

A intenção é louvável, mas ao mesmo tempo mostra uma ingenuidade da PRE. Ora, todo mundo sabe que o dinheiro que vem para a compra de votos não é declarado pelos candidatos nos gastos das campanhas eleitorais e, consequentemente, não entram nas contas bancárias, nem deles, nem dos familiares.

Há muito tempo lideranças do interior estão se “fartando”, com os acordos feitos com alguns candidatos. Há muito tempo também, alguns milhões de reais, já foram devidamente separados em notas miúdas e preparados para a distribuição por todo o Estado. Essa prática nociva acontece em todo país, mas em Sergipe este ano ultrapassou todos os níveis.

Então a limitação do saque atingirá apenas alguns poucos candidatos que têm dinheiro em contas. Mas neste caso eles podem pedir “emprestado” (factoring em Sergipe é o que não falta) para pagar depois das eleições. E todos dizem que agiota, não guarda dinheiro em banco…

Valadares e Amorim capitalizam visita de Lula

Na reta final da campanha a visita de Lula ontem a Aracaju fortaleceu significativamente as candidaturas de Valadares e Amorim para o Senado Federal. Os dois disputam as duas vagas para o Senado com o ex-governador Albano Franco. Pela distância, Machado dificilmente alcançará a vitória. Os discursos foram em um tom só, da necessidade da eleição dos dois para ajudar Dilma na presidência da República e não ter os problemas que Lula enfrentou.

 

Lula pede votos para Déda, Valadares e Amorim

E o presidente Lula, além de pedir votos para Déda, fez um discurso conclamando os eleitores sergipanos a votarem em Valadares e Amorim que serão da bancada de sustentação do governo federal no Senado. Antes de Lula, Zé Eduardo, Déda, JB, Valadares e Amorim se uniram no mesmo discurso. Lula lembrou do caráter e lealdade de Valadares, com um trabalho decisivo no Senado como seu vice-líder e a necessidade de sua reeleição.

 

São Paulo é exemplo

Em São Paulo os candidatos de Lula, Marta Suplicy (PT) e Netinho (PCdoB) têm um programa eleitoral “casado” com um quadro onde aparecem os dois conversando num sofá e Lula numa cadeira ao lado. Lula pede o voto para os dois e Netinho disse que o primeiro voto deve ser para Marta e o segundo para ele. E aí, Marta interfere dizendo que o primeiro voto deve ser para Netinho e o segundo para ela. E simulam uma “briga” e Lula sorri e pede que o eleitorado votem nos dois candidatos que ajudarão Dilma a governar.

 

Calúnias

Ao discursar o presidente nacional do PT, Zé Eduardo, lembrou que há 8 anos, exatamente naquele local, após a atriz Regina Duarte dizer que tinha medo de Lula ser presidente, aconteceu um grande ato da campanha de Lula e a esperança venceu o medo. “Em 2002 elegemos o primeiro operário presidente do Brasil, agora vamos vencer novamente as calúnias elegendo a primeira mulher presidente do Brasil”.

 

Homenagem

Ao discursar, Déda  fez uma retrospectiva da vida de Lula até chegar a presidência da República e ser um líder mundial respeitado por todos. “Os sergipanos vieram de todos os cantos para lhe abraçar Lula, com os olhos, coração e a alma generosa deste povo”, disse, afirmando que os sergipanos o admiram assim como os sul africanos admiram Mandela porque derrubou o muro do preconceito racial. “Aqui Lula derrubou o muro da exclusão social”, disse, destacando a popularidade do presidente em 80%.

 

Memória

Lula fez um discurso lembrando que me 82 fez a primeira campanha em Sergipe, com a candidatura de Marcélio Bomfim ao governo estadual, depois em 85 onde um “moleque” (Déda) idealista foi candidato a prefeito. Lembrou da derrota de JB em 1994 até as vitórias de Déda para prefeito e governador. Agradeceu a homenagem dos sergipanos e disse que ainda vem a Sergipe como presidente da República.

 

Empresa terceirizada atrasa salários

A empresa terceirizada que trabalha para o TCE, a Contech, de Recife, está devendo o salário de agosto dos funcionários. Segundo os cerca de 50 funcionários de diversas áreas, a empresa estava pagando sempre por volta do dia 10 a 16. Certamente o presidente do TCE, Reinaldo Moura, não tem conhecimento do problema, até porque o órgão cumpre com suas obrigações, mas a empresa precisar explicar o atraso. E no último caso rescindir o contrato, mas antes pagar o devido aos funcionários.

 

Defesa do líder I

Um fato curioso chamou a atenção de muitos telespectadores no debate entre os candidatos ao governo do Estado transmitido pela TV Sergipe. Num determinado momento, o governador Marcelo Déda perdeu a chance de fazer por Francisco Gualberto, seu líder na Assembleia Legislativa, justamente o que Gualberto faz por ele nestes últimos anos: uma defesa.

 

Defesa do líder II

É que a candidata Avilete Cruz (PSOL), caluniou o deputado dizendo que ele havia prometido super-salários aos servidores públicos caso o petista fosse reeleito. Era hora de Déda mostrar que sua política e a de quem lhe defende com tanto fervor na AL não abrem espaço para esse tipo de calúnia. Mas não. Déda preferiu tirar o dele da reta e sequer apoiar o líder do governo atacado injustamente por Avilete. Coisas da política.

 

Chapa de Oposição no Sinpol

E no próximo dia 3 de novembro acontecerá a eleição da nova diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe. A chapa 1, da atual diretoria, chamada de Operação Padrão terá como adversária a chapa “União e Mudança”. Os membros já estão trabalhando em todo o Estado.

 

Uso do veículo público

Quem acompanha este espaço sabe que uma das bandeiras é o fim do uso do veículo público como se fosse particular. Pois bem. UM acidente aconteceu ontem pela manhã em Aracaju envolvendo um veículo do Tribunal de Contas, acabou com a morte de uma passageira, que estava de carona. O motorista do veículo era um bombeiro militar à disposição do TCE. Além de responder pelo acidente com morte, o bombeiro terá outro sério problema porque o órgão deve abrir procedimento administrativo já que o mesmo conduzia no veículo uma pessoa que não era servidora do TCE.

 

IV Semana do Turismo

“O Turismo na visão de um turista profissional”. Esse foi o tema da palestra ministrada por Ricardo Freire, ontem, 28, no auditório do Sebrae. A palestra faz parte do ciclo de debates que compõe a IV Semana do Turismo em Sergipe, realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) e pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) – vinculada à Sedetec.

 

Sergipe pode explorar Copa do Mundo

Embora não seja um turismólogo por formação, Ricardo Freire tem muita autoridade para falar sobre o assunto. Hoje ele é nacionalmente conhecido como um turista profissional, devido principalmente à sua experiência acumulada durante longos anos de viagens e pesquisas pelo Brasil e pelo mundo. “O Brasil é um país ainda muito pouco visitado, mesmo possuindo um grande potencial turístico, e a Copa do Mundo será um catalisador no processo de inserção do Brasil no mapa do turismo mundial. Sergipe pode aproveitar esse período, pois apresenta o melhor São João do Brasil, sendo portanto este um grande tema a ser explorado”, destacou.

 

Perfis dos turistas

Após a palestra, o espaço foi aberto para perguntas da platéia. Na ocasião estava presente o Secretário do Turismo, Jorge Santana, que o indagou sobre a importância dos perfis dos turistas independentes e dos “mochileiros”, e se eles têm crescido o suficiente para Sergipe investir nesse tipo de viajantes e se seriam as mídias sociais a melhor ferramenta para chegar nesses perfis. “A palestra e a conversa com Ricardo Freire foram como uma oportunidade ímpar de discussão de novas idéias, mostrando como ir além das limitações do convencional”, declarou Jorge Santana. Para responder ao questionamento, Ricardo Freire destacou a importância desses novos perfis que só vêm crescendo e pode crescer muito mais. Para ele, as mídias sociais devem investir nesse tipo de viajante, pois eles movimentam muito a economia do setor turístico.

 

Debate na TV Sergipe

 Este blog já emitiu comentários sobre o assunto. Voltamos ao tema para acentuar que não se justifica, em absoluto, trazer-se um profissional da Rede Globo para apresentar/mediar esse tipo de programa. Para fazê-lo, foi enviada, outra vez, a repórter Délis Ortiz. Como aconteceu em oportunidade anterior, o desempenho da citada repórter foi abaixo do esperado. Nomes como os de Susane Vidal e Ricardo Marques, da própria TV Sergipe, dentre outros, reúnem condições mais do que satisfatórias para exercer tarefas desse jaez. Contudo, vale frisar que isso não ocorre apenas em Sergipe. Trata-se de uma norma imposta pelo comando nacional da poderosa rede de TV.

 

Gilvan Fontes

É indispensável destacar, de outra parte, a excelente performance do veterano Gilvan Fontes, ao comandar o debate dos candidatos a governador promovido pela TV Atalaia. Gilvan, ex-TV Sergipe, cumpriu o seu papel de forma impecável. Aliás, o formato utilizado pela Atalaia também colaborou, enormemente, para o sucesso alcançado.

 

 “O Lulismo no Poder”

Mais um lançamento importante na área da literatura jornalística/política. O colunista MERVAL PEREIRA, de “O Globo” e da Globo News lançou, ontem, às 18,30 horas, na sede da Associação Brasileira de Letras – A.B.L. – o livro cujo título abre esta nota. É um estudo sobre os oito anos de governo do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.

 

Bancários em greve

Em campanha salarial e também por melhores condições de trabalho, os bancários de todo o país decretaram greve por tempo indeterminado. A pedida dos bancários, de aumento de 11 por cento, foi rejeitada pelos banqueiros, que ofereceram míseros 4 por cento. Esse índice não cobre nem a inflação anualizada. O Sindicato dos Bancários de Sergipe realizará nova Assembléia Geral hoje, às 18 horas, em sua sede. Os bancos registraram, mais uma vez, lucros estratosféricos, no primeiro semestre de 2010. Mas na hora de dividir esses lucros os senhores banqueiros agem de forma mesquinha, exploratória e até mesmo cruel com os milhares de trabalhadores do setor bancário.

 

Nova sede

Em breve, a poderosa CBF – Confederação Brasileira de Futebol – vai inaugurar uma nova e portentosa sede, situada na Barra, no Rio de Janeiro. Nela, também será instalado um museu que exporá as taças e troféus conquistados pela seleção brasileira de futebol. Destaque especial para a taça da Copa Roca, em 1914, a primeira conquistada pela equipe brasileira, além, é claro, das referentes às Copas do Mundo, de 1930 a 2006 e três ao Pan-Americano.

 

Machado de Assis

Transcorreu ontem, 29 de setembro, o aniversário de morte do grande escritor brasileiro JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS, considerado um dos maiores escritores de nossa Literatura e até mesmo “o maior”. Autor de extensa obra, fundou, com outros intelectuais, a Academia Brasileira de Letras, em 1896. Foi o primeiro presidente da referida entidade. Nasceu em 21.06.1839 e faleceu em 29.09.1908, (ambos os fatos no Rio de Janeiro). Sua obra é bastante eclética: poesia, teatro, crônica, crítica, romance e conto. Os seus livros mais conhecidos e aplaudidos são “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Quincas Borba”,  “Memorial de Aires” e “Dom Casmurro”.

 

Memória política

Em 1963, durante o governo de João Goulart, realiza-se PLEBISCITO, isto é, consulta popular sobre o sistema de governo. Registra-se vitória expressiva da opção pelo SIM, ou seja, de apoio ao retorno ao presidencialismo. Em 1964, a tensão política chega ao auge. O presidente Jango promove um gigantesco comício popular, com a presença de 300 mil pessoas, no Rio de Janeiro, em defesa das reformas de base. Em seguida, os adversários do governo reagem com a realização da “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, em São Paulo, reunindo cerca de 200mil pessoas.

 

Golpe de Estado

 O Brasil conhece um novo golpe de Estado. Em 31 de março, eclode a por outros denominada “Revolução”. Tropas de Minas Gerais e São Paulo avançam sobre o Rio de Janeiro, local em que as Forças Armadas apoiam o governo constitucional. O golpe militar depõe o governo e implanta o Regime Militar. Em outras palavras, o país mergulhava em mais uma ditadura. Um regime de exceção que perdurou durante 21 anos (1964/1985). Presidentes da ditadura:  Castelo Branco (1964/1967); Costa e Silva (1967/1969); Junta Militar (1969); Garrastazu Médici (1969/1974); Ernesto Geisel (1974/1979) e finalmente João Baptista Figueiredo (1979/1985).

 

Projeto Ágora Cultural

Para encerrar o “Projeto Ágora Cultural”, o Colégio Águia promoverá nesta quinta-feira (30) uma grande festa na quadra do colégio, onde os alunos do ensino Fundamental I e II apresentarão os trabalhos que foram desenvolvidos durante todo o mês de setembro sobre o folclore nordestino.  Haverá exposição de artesanato e comidas típicas de Sergipe, Bahia, Ceará, Maranhão e Pernambuco, apresentação de grupos de capoeira, dança de rua e um show com a banda sergipana Mestiça Raiz.  O evento acontecerá a partir das 19 horas na quadra do Colégio Águia sob a orientação dos coordenadores pedagógicos Alexsandra e Wilson.

 

Revista Florense completa 6 anos

A conceituada Revista Florense completa 6 anos. Durante todo este período, a publicação sempre trouxe novidades, tendências e tudo o que há de mais interessante no quesito viver bem. Grandes personalidades já passaram pelas capas como Gisele Bündchen, Kaká, Oscar Niemeyer, e muitos outros. E para brindar sucesso desses 6 anos, a Florense Aracaju, representada com exclusividade pelo Complexo Celi Decorações, fará uma comemoração especial nos próximos dias 04 e 05 de outubro. Imprensa, arquitetos e clientes convidados assistirão sessões especiais do filme ‘Comer, Rezar e Amar’, protagonizado pela estrela Júlia Roberts, capa da Edição Primavera da Florense. A empresária Maria Celi Barreto e toda a equipe da Florense Aracaju contemplam a credibilidade da Revista e da marca aqui em Sergipe.

Memorial do Judiciário participa da Primavera dos Museus I

O Memorial do Poder Judiciário de Sergipe está participando do projeto Primavera nos Museus, no Palácio Museu Olímpio Campos. O evento, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Ministério da Cultura, chega a sua 4a edição e marca as comemorações da chegada da primavera, no último dia 22.Obras do acervo principal do Memorial podem ser conferidas no palácio, através da exposição principal do projeto – MUSEU 14 – Diversidade & Memória de Museus Sergipanos. Amostras de 14 museus sergipanos, públicos e privados, de diversas tipologias, diferentes âmbitos temáticos e distintos espaços geográficos, mostrando que estas instituições são espaços de construção dinâmica e constante de cultura e conhecimento.

 

Memorial do Judiciário participa da Primavera dos Museus II

“O que podemos perceber, até pelo número de obras expostas, é o know how que este museu possui para abarcar tantas instituições. O Memorial do Poder Judiciário expressa a sua gratidão ao Palácio Museu Olímpio Campos por receber um convite tão nobre. Através dessa parceira, nós difundimos a nossa história a todas as camadas da sociedade sergipana”, garante Renata Mascarenhas, diretora do Memorial.A exposição ficará disponível à visitação na Galeria dos Artistas Sergipanos, até 10 de outubro no horário de funcionamento do Museu. De terça a sexta, das 10h às 17h e aos sábados e domingos, das 9h às 13h.

DENUNCIE OS CRIMES ELEITORAIS

Ouvidoria do TRE/SE: (79) 2106-8777. E-mail: ouvidoria@tre-se.gov.br ou ainda por correspondência preenchendo o formulário eletrônico no site www.tre-se.gov.br.O prazo para as respostas às consultas é de 03 (três) dias. Na Procuradoria Regional Eleitoral: Enviar, por correio, a documentação endereçada à Procuradoria da República em Sergipe, situada na Avenida Beira Mar, nº 1064, Praia Treze de Julho, Aracaju/SE, CEP 49020-010: Enviar para o e-mail denuncia@prse.mpf.gov.br ou preencher  formulário site www.prse.mpf.gov.br

 

DO LEITOR

Carta Aberta ao Povo Sergipano – Executiva do PSOL em SE

A Executiva Estadual de Sergipe do PSOL, de modo unanime, vem a publico,em respeito à juventude e aos trabalhadores sergipanos, em particular aos que lutam contra todas as formas de exploração e opressão, afirmar que várias posições defendidas pela candidata ao governo do estado pelo PSOL,Professora Avilte, suas atitudes internas no partido e com os partidos da Frente de Esquerda não condizem com as posições políticas e éticas do PSOL.

 

Em debate entre os candidatos realizado no dia 28 de setembro de 2009,referiu-se à candidata à presidência da republica do PT Dilma como terrorista.Entendemos que todos os que lutaram contra a ditadura militar merecem o respeito do povo brasileiro a despeito de suas posições políticas atuais e, além disso, tal postura soma-se à direita mais conservadora de nosso país.

 

Nossas criticas a candidata Dilma dizem respeito a ela hoje representar um governo que governa em nome do capital, mantendo a subordinação de nosso pais as políticas imperialistas, defendendo os interesses do latifúndio e demais capitalistas em detrimento às reivindicações dos trabalhadores.

 

Quando a candidata Professora Avilete, em sua propaganda eleitoral defende posição contraria à discriminalização do aborto vai de encontro as resoluções do Congresso Nacional do PSOL, do Coletivo Nacional de Mulheres do PSOL, do Congresso Estadual do PSOL e contra as próprias mulheres vitimas dessa criminalização.

 

A postura da candidata nos debates entre os candidatos ao governo do estado fazendo coro com o candidato João Alves do DEM vai de encontro as resoluções congressuais do PSOL que coloca o partido em oposição ao governo da coligação petista, aos demais partidos da base de apoio do governo Lula e demais partidos de direita, o que inclui o DEM do candidato João Alves. O PSOL é uma oposição de Esquerda : Nem Deda, nem João.Executiva Estadual de Sergipe do PSOL – Heitor Pereira Alves Filho – Presidente do Diretório Estadual.

 

Concurso para escolher bandeira

E-mail de um dos participantes do concurso: Mas uma vez venho solicitar a sua ajuda na obtenção de uma informação. O caso é a respeito do concurso realizado pela Câmara Municipal de Aracaju, que tinha como objetivo escolher uma bandeira que representasse a CMAJU. O fato é que o concurso foi realizado no começo do ano e até agora não saiu o resultado do concurso. Ninguém informa nada na Câmara”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“Uma mudança sempre deixa o caminho aberto para outras”, Nicolau Maquiavel.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais