Compras de votos X Justiça Eleitoral

 

 

Quando parte da imprensa de Sergipe publica notas sobre a compra de votos e cobra providencias das autoridades competentes, não tem a intenção de denegrir a imagem da Justiça Eleitoral. Pelo contrário, o objetivo é alertar para o que vem acontecendo nos bastidores e é comentário de todas as rodas políticas.

 

O procurador regional Eleitoral em Sergipe, Ruy Nestor Bastos Mello, vem desenvolvendo um trabalho sério como foi feito pelos seus antecessores. Agora, nesta eleição não é só a imprensa que alerta para a compra de votos até políticos vêm dando este alerta. No Jornal da Cidade de domingo, 23, a deputada Ana Lúcia diz que “ouviu falar que lideranças se vendem por R$ 10 mil até o infinito.

 

Ainda ontem, também no Jornal da Cidade o deputado federal Iran Barbosa e o deputado estadual Adelson Barreto denunciaram também a compra de voto. Pela declaração de Iran de que “não é só a direita que usa o poder econômico” deixa claro que a força do dinheiro está também em sua coligação. Iran disse que não tem comprovação concreta, mas está claro a força do poder econômico e da mercantilização do pleito. Já o deputado Adelson Barreto, sem nominar, que estava impressionado com a quantidade de lideranças políticas que se unem a determinados candidatos que não possuem qualquer tipo de ligação com o município onde as tais lideranças atuam.

 

Ontem, 25, este jornalista (com certeza algum outro colega também recebeu) recebeu um ofício do procurador regional Eleitoral pedindo informações detalhadas sobre as notas referentes a compra de voto. Não foi uma intimação, mas um ofício como forma de contribuir para a Justiça Eleitoral.

 

Se a Justiça Eleitoral chamou os deputados envolvidos nas matérias elem deve dar, pelo menos, pistas, sobre algumas lideranças que foram “compradas”. Basta fazer o monitoramento de algumas lideranças e pegar no flagrante. Ora em cada município, cada povoado, todo mundo se conhece. E se uma liderança recebe R$ 10 mil ou mais para votar em determinado candidato é fácil descobrir. Dinheiro que entra fácil, sai fácil e deixa rastros. Cabe a Justiça Eleitoral, pedir a investigação a PF, inclusive com a quebra do sigilo telefônico. Seria um exemplo para o país.

 

Também ontem ,a PRE, através do competente  procurador, Ruy Nestor Bastos Mello apenas emitiu uma nota informando que a compra de voto se constitui em crime eleitoral e abuso do poder econômico e/ou político, mostrando o que diz o Código Eleitoral. Mas isso todos os envolvidos já sabem

 

É preciso que a Justiça Eleitoral e a Polícia Federal fechem o cerco. Basta monitorar as lideranças. Não é possível que nenhuma delas esteja utilizando o dinheiro recebido facilmente. Como bem ressaltou o radialista George Magalhães no programa Liberdade Sem Censura ontem, 25, “só não vê quem não quer”.

 

TSE nega candidatura para ficha suja

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, por 5 votos a 2, na noite desta quarta, 25, a candidatura de Francisco das Chagas Rodrigues Alves, candidato pelo PSB a deputado estadual no Ceará com base na Lei da Ficha Limpa. O TSE já havia confirmado a validade da lei para as eleições deste ano, mas este foi o primeiro caso concreto julgado pela Corte, última instância decisória.

 

Compra de voto

Francisco Alves, conhecido como Nenem Itapipoca, foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) por compra de votos na eleição de 2008, quando disputou o cargo de vereador em Itapipoca. Por causa desta condenação ele teve o registro de candidatura para concorrer às eleições deste ano negado pelo TRE-CE. Ao rejeitar recurso do candidato, o TSE entende que a lei pode ser aplicada a casos ocorridos antes da aprovação da lei. (O Estadão).

 

Dilma abre 20 pontos e já ultrapassa Serra em SP e no RS

A candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff, manteve sua tendência de alta e foi a 49% das intenções de voto. Abriu 20 pontos de vantagem sobre seu principal adversário, José Serra, do PSDB, que está com 29%, segundo pesquisa Datafolha. Os contratantes do levantamento são a Folha e a Rede Globo. Realizada nos dias 23 e 24 com 10.948 entrevistas em todo o país, o levantamento também indica que Dilma lidera agora em segmentos antes redutos de Serra. A petista passou o tucano em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Paraná e entre os eleitores com maior faixa de renda. (Da agência Folha).

 

Entrevista na rádio Capital do Agreste

O candidato ao governo estadual, Marcelo Déda (PT) é o entrevistado de hoje, 26, a partir das 7h50 na rádio Capital do Agreste, no programa apresentado pelo radialista Eduardo Abril.

 

Duas pesquisas registradas em Sergipe

Os principais candidatos ao governo Déda e João Alves vêm monitorando sua campanhas semanalmente com pesquisas internas que não podem ser divulgadas porque não são registradas na Justiça Eleitoral. De um lado e de outro os partidários dizem que a situação e boa. Foram registradas duas pesquisas: uma do Ibope e outra do Dataform.

 

Ibope tem período de realização até amanhã, 27

A do Ibope tem o período de realização de 21 a 27 deste mês, ou seja, até amanhã. Então deve ser divulgada no sábado. Serão entrevistados 812 eleitores. Além dos questionamentos sobre os candidatos ao governo e ao senado, rejeição e tudo mais. Tem na última pergunta do questionário qual o time brasileiro que o eleitor torce.

 

Dataform divulgará pesquisa

O Dataform, deve divulgar pesquisa na próxima edição do Cinform. O instituto registrou no TSE, na última terça-feira uma pesquisa eleitoral para todos os cargos, que está sendo realizada de 24 a 26 deste mês. Serão entrevistados 1067 eleitores.

 

Pesquisa do Dataform é abrangente

O Dataform não vai se limitar a questionar os eleitores apenas sobre os candidatos. Vai questionar também se o eleitor assiste ao programa eleitoral gratuito na TV e se está ouvindo também pelo rádio.

 

Audiência pública hoje no MP

E acontece hoje pela manhã a audiência pública sobre os problemas da rodoviária velha, em Aracaju. Tem gente defendendo que não pode retirar linhas do local para não prejudicar parte da população. O blog fica com o texto do leitor Romualdo: “Aos representantes da coopertalse e da Seinfra, interessante esse questionamento sobre se o passageiro aceitará ou não a mudança, já pensou se o prefeito Gama quando tirou o lixo que havia na rua Santa Rosa e adjacências consultasse os comerciantes e empregados dos barracos que ali existiam! ASté hoje a cidade teria o pior centro de todas do país. Hoje o centro é uma maravilha, bonito, limpo e atraente. Falta vontade política. A caneta que assina a mudança é da Coopertalse ou da Seinfra?”

 

Campanha

Nesta campanha vem se destacando a atuação do grupo liderado por Maurício Pimentel e Max Prejuízo que vem realizando caminhadas em alguns bairros e panfletagem. A equipe, composta de aproximadamente 40 pessoas ontem, 25, no final da tarde estava na rotula da Avenida Hermes Fontes (que tem vias para o bairro Jardins, a Nestor Sampaio e a Adélia Franco). O grupo chamava a atenção pela espontaneidade. Bem diferente dos cabos eleitorais que ganham para segurar bandeiras.

 

Marketing de um candidato

Nos bastidores comentasse que um determinado candidato majoritário acertou o marketing pela bagatela de  alguns milhões. Só recebeu até agora um terço para pagar a equipe. O que já foi feito. Na próxima semana vence outra parcela, mas não tem dinheiro, porque o outro candidato que prometeu a ajuda (este de outro estado) não está conseguindo arrecadar doações suficientes, nem mesmo para a campanha dele.

 

Abuso em carreata

Na carreata realizada ontem, 25, pela coligação de Déda, no bairro Getúlio Vargas um incidente que mostra como está o clima entre os aliados. Os carros da caravana do candidato Jorge Araújo estavam em um lugar da carreata, quando a mesma saiu os veículos com plotagem de Tânia Soares, tentaram passar de todas as formas, para ficarem mais perto do carro de Déda. Segundo Jorge Araújo ele teve que sentar no asfalto para coibir o abuso.

 

Candidata

Outra reclamação de alguns candidatos a deputado estadual da coligação é que nos eventos que Marcelo Déda não está em Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira é um dos comandantes. Até aí tudo bem. O problema é que ele ao discursar pede voto para candidata dele. Para os candidatos, neste caso Edvaldo está representando a coligação majoritária e deveria pedir votos apenas para os majoritários.

 

Inscrições abertas para Membro Titular do TRE

A Secretaria Judiciária  do TJ/SE informa aos Advogados, com pelo menos 10 anos de inscrição na OAB, interessados em concorrer à lista tríplice para composição do Colegiado para o cargo de Membro Titular, na Classe Jurista, do Tribunal Regional Eleitoral, que deverão manifestar-se até terça-feira, dia 31 de agosto, vez que será procedida a eleição para a referida lista em Sessão Administrativa do Tribunal Pleno a ser realizada no dia 1º de setembro do corrente ano.Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 3226-3397/ 3398.

 

Prefeito diz que todos apóiam Déda

Ao contrário do que foi publicado neste espaço, dando conta que apenas o prefeito de Canhoba Reginaldo Gomes de Andrade (PDT) vota em Déda, todo o secretariado não só vota, mas também vem fazendo campanha para o petista. O prefeito Reginaldo disse ainda que não tem sobrinho com o nome de Carlos Alberto como informou a “fonte”. Segundo Reginaldo toda sua família está engajada na campanha à reeleição de Déda.

 

Carreata no Getúlio Vargas

O bairro Getúlio Vargas se vestiu de vermelhona quarta-feira, 25, para receber a carreata da coligação ‘Para Sergipe Continuar Seguindo em Frente’, comandada pelo candidato a reeleição Marcelo Déda (PT).Para acompanhar Déda valia qualquer transporte: moto, carro, caminhão ou bicicleta. Juntos, cerca de 100 veículos formaram um imenso comboio que percorreu em média 20 quilômetros cruzando ruas, travessa, avenidas e praças, sob o estouro dos fogos de artifício.Durante o percurso, Déda estava acompanhado dos candidatos ao Senado Federal, Eduardo Amorim (PSC) e Antônio Carlos Valadares (PSB), além do vice-prefeito de Aracaju Silvio Santos (PT) e vários candidatos proporcionais.

  

Capitão Samuel enaltece trabalho de Déda

No bairro Suissa, Déda foi recepcionado pelo candidato a deputado estadual Capitão Samuel, que fez questão de enaltecer o apoio do governo do Estado à classe militar. “Cada ser humano tem um destino na vida, e esse destino segue o que a gente acredita. Esse capitão tinha que tomar uma atitude enquanto sindicalista, porém, nunca acabou o respeito pela pessoa humana que o governador é. E esse respeito se consolidou com a conquista do aumento salarial que a Polícia Militar obteve no governo Déda”, enfatizou.Ele ainda relatou que a Polícia Militar hoje é respeitada em todo o Brasil. “A policia sergipana é exemplo para o país em equipamentos, salário e trabalho realizado. Déda assinou a lei remunerou bem os policiais militares e deu segurança ao povo sergipano, como foi prometido há quatro anos. Por isso, estamos com o projeto de Marcelo Déda. Nos próximos quatro anos esse projeto vai se consolidar”, assegurou.

 

Exemplo nacional

O governador agradeceu ao Capitão Samuel o apoio do setor militar. “Sergipe é exemplo nacional, porque os policiais aprenderam a se valorizar, a ter sua profissão com dignidade”, ressaltou. Ele relembrou os primeiros investimentos na Polícia Militar, quando assumiu o governo. “Como eu havia prometido em campanha, primeiro reequipamos a polícia com equipamentos de ponta, melhoramos os salários, e estamos investindo na estrutura física das delegacias. Nosso beneficio não foi apenas para quem esta na ativa, mas também para os aposentados e pensionistas”, declarou Déda.Ele ainda revelou que no segundo mandato deseja realizar concurso para as polícias Militar e Civil. “Vamos expandir a interiorização, pois precisamos vencer as drogas, a violência e o crime e não podemos obter sucesso sem os policiais”. (Da assessoria)

 

Campanha de João Alves em Dores

Sol forte e uma temperatura que passava dos 33 graus não impediram imperam João do Povo de percorrer toda a feira de Nossa Senhora das Dores recebendo incentivo dos eleitores. “Aqui o Senhor não precisa de políticos, o eleitor é independente e vai votar no 25”, destacou o vendedor de queijo, José Apolinário Oliveira Santos. “Pode anotar João, em Dores são três pra um”, previu o popular “Nem”, revelando as apostas feitas no meio político em Dores sobre o pleito no dia 3 de outubro, que indica a vitória do Negão contra seu adversário, obtendo dois terços dos votos.

 

Muita sede para trabalhar

João estava animado, sorrindo com as brincadeiras dos marchantes, ganhou um chapéu de couro de um antigo eleitor seu e que atualmente trabalha com produtos artesanais do sertão. Entre uma conversa e outra com os dorenses, o Negão bebeu água de coco e disse que estava com muita sede – mas de trabalho – pelo desenvolvimento de Dores e região. O aposentado Fernando Plínio acrescentou: “Político igual a esse eu nunca vi. Quanta disposição para trabalhar em benefício do povo”! Exclamou o alagoano que vive em Sergipe há 19 anos e vota no democrata.

 

Trabalho reconhecido

“No meio do povo eu me sinto à vontade, gosto desse cheiro”, assinalou João Alves. O candidato andou no comércio acompanhado dos candidatos da coligação “Em Nome do Povo” e recebeu o apoio de populares, políticos, comerciantes da região de Dores. A comitiva foi puxada pelo comerciante João Lima, que deu uma demonstração de carinho ao reconhecer o que João fez pela cidade. Estavam presentes na caminhada Zé Neto; o vereador Menando, o vereador Toninho de Jaime; Antônio Lima, o ex-prefeito de Cumbe; Francisco Andrade, o popular Papada do DER; o vereador Lenaldo e o ex-vereador Danilo.(Da assessoria).

 

Encontro reunirá lideranças de todo o Estado
A campanha do candidato a deputado federal Almeida Lima (PMDB) será lançada no dia 2 de setembro, quinta-feira, em reunião festiva no Iate Clube de Aracaju, a partir das 14 horas. No encontro do Iate Clube, Almeida Lima irá enfatizar o tom político de sua caminhada rumo à Câmara Federal. “Será uma grande oportunidade para o encontro de lideranças políticas e da comunidade”, afirma.

 

Mansão Luciano Barreto Júnior é referência na FSP

Na edição do dia 22 de agosto do jornal Folha de S. Paulo, o Mansão Luciano Barreto Júnior, da Construtora Celi, foi o único empreendimento do Brasil em destaque na matéria sobre condomínios de gestão automatizada. O sistema de automação predial foi lembrado como referência de tecnologia, oferecendo muitos benefícios aos moradores entre eles segurança e redução de custos.

 

I Fórum da Sergipanidade

O curador Marcello Dantas, criador do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, será um dos palestrantes do I Fórum da Sergipanidade, que terá início nesta quinta-feira, 26, às 8h,  no Centro de Convenções, em Aracaju, e vai até a sexta-feira, 27, numa realização do Instituto Banese, órgão de suporte às ações sócioambientais e culturais do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Dantas fará a palestra de abertura do Fórum, que irá discutir os aspectos antropológicos, históricos, geográficos, culturais e signos representativos que compõem a sergipanidade – os traços peculiares que caracterizam a fisionomia cultural da nossa gente.

 

Código Gratuito

A obrigatoriedade da existência do Código de Defesa do Consumidor nas lojas comerciais começou a vigorar a partir de 24 de agosto, sob pena de multas aos comerciantes. Muitas lojas ainda não têm o Código.

 

Exemplares

De olho no assunto, a CDL e a FCDL/Sergipe mandou imprimir o Código e está distribuindo gratuitamente aos associados das entidades e do SPC. Os interessados devem procurar a CDL (rua Santa Luzia, 571 – São José) ou fazer reserva junto à secretaria da entidade pelo telefone 3212-7720.

 

Pesquisas buscam orientar SUS I      

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu durante esta quarta-feira, 25, no Hotel Real Classic, o Seminário de Avaliação Final do Programa de Pesquisas para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). O programa tem como meta apoiar o desenvolvimento de projetos coordenados por pesquisadores da área de saúde do estado, de forma que os resultados possam ser transferidos e apropriados pelo SUS.

 

Pesquisas buscam orientar SUS  II

As pesquisas foram financiadas por meio de três editais e divididas em sete áreas temáticas: estudos sobre doenças infecciosas e não infecciosas, saúde da mulher, saúde da criança, políticas de saúde, gestão do trabalho em saúde, doenças transmissíveis e dengue e epidemiologia. Para custear os estudos foram investidos cerca de R$ 450 mil, com recursos do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Governo de Sergipe, por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec).

 

Dia Nacional Contra o Tabagismo no TJ/SE I

A Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça – TJ/SE, por meio do Centro Médico, visando sempre a saúde do servidor, realizará na próxima sexta-feira, 27 de agosto de 2010, uma manhã de saúde para alertar a todos servidores sobre os malefícios do fumo, tabagismo passivo e dependência da nicotina. A iniciativa integra as atividades relativas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo celebrado dia (29 de agosto).

 

Dia Nacional Contra o Tabagismo no TJ/SE II

O combate ao tabagismo é uma das ações do Programa de Qualidade de Vida realizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas em parceria com o Centro Médico e faz parte dos projetos previstos no Planejamento Estratégico do TJ/SE a serem postos em prática até 2014.O evento acontecerá a partir das 7:00 horas, no hall do anexo administrativo, entrada pela rua Pacatuba, onde haverá recepção ao funcionário pela equipe multidisciplinar do Centro Médico com material educativo, apresentação de banner, orientações a cerca do tema e apresentação de vídeos.

 

 

DO LEITOR

 

Laranjeiras e São Cr istóvão: Transporte para poucos

Do leitor, Pitágoras M. Andrade, estudante do Curso de Museologia/UFS: “Estou indignado com a falta de respeito com o usuário do transporte público, hoje 25 de agosto de 2010 às 6 h da manhã, muitos estudantes da UFS do Campus de Laranjeiras foram coagidos por fiscais da Viação SÃO PEDRO pegarem os microônibus da COOPERTALSE, o detalhe que tinha ônibus para Laranjeiras da viação São Pedro na Rodoviaria Velha (Luiz Garcia), no intuito de prejudicar os estudantes porque os ônibus desta empresa tem a catraca eletrônica que aceita o cartão escolar (meia passagem) e impideram de usarmos o nosso direito de meia passagem. Ainda os mesmos fiscais (não deu para identificá-los) nos ofereceram R$ 2,00 (Dois reais) para cada para pegarmos lotação clandestina e não pegarmos a meia passagem no bendito ônibus. Ficamos de 6h até 6h50 discutindo com esses fiscais.  Isso é um absurdo. Fica a pergunta no ar: Os tais fiscais estão ganhando comissão por parte da COOPERTALSE? Quem fiscaliza esses ficais? Pois queremos uma resposta desse abuso que ocorre na Rodoviária, pois quando o povo destrói patrimônio privado (Que não é? È uma concessão pública.) os empresários ficam reclamando.Já em São Cristóvão, o itinerário 307 São Cristóvão/Zona Oeste-UFS, depois de algumas denúncias no seu blog e na ouvidoria da SMTT de Aracaju, a empresa decidiu colocar somente um (1) ônibus semi-novo nessa linha, enquanto os outros coletivos sucateados continuam. Será que o empresário está querendo tampar o sol com a peneira? Isso é ridículo, mais os velhos problemas de horário continua a mesma coisa, atraso e mais atraso, fiscalização que é bom, nada. Até quando vamos levar porrada? Ou os empresários querem que ocorra o mesmo em São Cristóvão o que ocorrerá em Laranjeiras no início do mês de agosto? Por isso que no povoado de Rita Cacete em São Cristóvão no mês passado um coletivo foi ateado fogo  por um morador revoltado por ter perdido o emprego por causa dos atrasos dos ônibus da Viação TROPICAL que monopoliza as linhas do Povoado Pedreira, Pov. Rita Cacete e São Cristóvão/Zona Oeste com seus coletivos sucateados. Fica a minha indignação Cláudio com esse sistema de transporte coletivo defasado do estado de Sergipe”.

 

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“Aquele que não deixa nada ao acaso raramente fará coisas de modo errado, mas fará pouquíssimas coisas”. George  Halifax.

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais