Compromisso do candidato e do eleitor

É utopia sonhar com um dia em que o eleitor votará consciente, sem barganha e sem trocar o seu voto?

 

É utopia sonhar que um dia o candidato apenas deseje do eleitor que ele assimile suas propostas e cobre durante o mandato?

 

O verdadeiro líder não usa do poder econômico para ter um mandato e depois conclama e agradece ao eleitorado os votos que recebeu.

 

Um mandato comprado é um mandato usurpado. Será que aqueles que usam do poder econômico, no fundo no fundo, não têm vergonha de seus mandatos?

 

Por outro lado aquele político (e acredite, ele existe) que não comprou voto, que não cedeu as pressões, certamente pode orgulha-se e olhar de frente não só para seus eleitores, mas para seus amigos e familiares.

 

É utopia sonhar que um dia a honestidade voltará a ser uma obrigação de todos os políticos e não apenas mais uma virtude?

 

É utopia sonhar que a cidadania chegará um dia a todos os brasileiros, sem nenhuma discriminação?

 

Certamente este jornalista será muito criticado hoje por ter a audácia de fazer estes questionamentos. Mas o que move o homem? Não é o seu sonho? Cada um tem o seu individualmente, mas coletivamente de grão em grão, milhares podem sonhar juntos por uma plena cidadania.

 

Caro leitor são apenas reflexões de quem a cada dia tem a certeza que os escritos de Rui Barbosa estão mais do que atuais: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

 

Eleições e religião

Os grandes caciques do PT estão retwitando vários artigos, matérias, vídeos sobre religião, sobre opiniões de pastores, de padres, de bispos. tudo com objetivo de angariar mais votos para Dilma. nessa lista encontram-se Déda e Zé Eduardo. Nunca a opinião dos religiosos foi tão importante para o PT e seus grandes caciques.

 

Coletiva

O candidato ao Governo do Estado pelo DEM, João Alves Filho vai conceder uma coletiva de imprensa a partir das 7h desta sexta-feira, 8, para falar sobre as eleições gerais do último dia 3 de outubro. A entrevista é no comitê de Mendonça Prado, em frente a entrada principal do Batistão.

 

Saúde municipal

Em Aracaju, os postos de saúde, os dois hospitais e o Samu podem ficar a qualquer momento sem o serviço de limpeza por conta do atraso de pagamento a empresa prestadora há cinco meses. E o serviço de limpeza vai desde o mais simples até o mais complexo, o laboratorial. Pelas informações, de lá para cá, a empresa vinha pagando os funcionários para não que os serviços não sofressem solução de continuidade. E o contrato foi feito dentro da lei, ou seja, através de licitação.

 

Classe média X Saúde

O blog está esperando a divulgação do resultado em Sergipe, por seção eleitoral, para tirar uma duvida em Aracaju. Como foi a votação de Déda na chamada classe média, já que a mesma não usa o sistema único de saúde?

 

TSE barra 3º mais votado no MA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou nesta quinta-feira (7), por 6 votos a 1, o registro de candidatura de Cléber Verde (PRB-MA), terceiro candidato a deputado federal mais votado no Maranhão, com 126,8 mil votos, com base na Lei da Ficha Limpa. A decisão contraria entendimento anterior do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que havia liberado o registro.

 

E agora?

Leitores cobram deste blog a promessa de um polêmico radialista feita no meio deste ano de que se não ganhasse a eleição abandonaria o rádio. O blog confessa que não lembra, mas um leitor prometeu enviar a gravação. Se enviar o espaço publica.

 

PSC com candidato a prefeito

Se depender do deputado federal eleito André Moura, o PSC terá candidato a prefeito de Aracaju. Ontem, 07, ao conceder entrevista ao programa apresentado por George Magalhães, na FM Liberdade, ele lembrou que se acontecer esta decisão não significa que o partido se afastará da base aliada de Déda, mas que em nível municipal cada partido precisa consolidar suas bases.

 

PT que presidência da AL

O primeiro incêndio que o governador reeleito terá que apagar na base aliada será na eleição da nova Mesa Diretora da AL. Dois petistas estão interessados em entrar na disputa pela presidência e já tem apoio de alguns deputados. O PSC também quer a presidência e tem como ponto favorável a deputada Angélica Guimarães que assumirá de vez a presidência com a renúncia de Ulices Andrade. Mas Susana Azevedo também quer a presidência.

 

Comunicação fez a diferença

O trabalho realizado pela comunicação da campanha de reeleição de Marcelo Déda foi preciso e fez a diferença. O jornalista e publicitário Carlos Cauê mais uma vez comandou uma equipe de excelência que pode ser verificada nos programas de rádio e televisão, na internet e no dinamismo do jornalismo com conteúdos que prezaram pela informação e pelo alto nível, sem baixarias nem desrespeito aos adversários e aos sergipanos. Mais uma campanha vitoriosa para o currículo de Cauê que já retomou suas atividades como Secretário de Estado da Comunicação.

 

Vai Longe

O governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) não se limitará politicamente ao seu Estado. Ontem, 07, ao assistir uma entrevista dele na Globo News, ele passou uma visão moderna, não só da administração pública, mas também das decisões políticas. Vai longe o neto de Miguel Arraes.

 

Reeleição

Valadares Filho, deputado federal reeleito pelo PSB, agradeceu ao eleitorado sergipano que respaldou o trabalho que desenvolve na Câmara, com uma expressiva votação, cerca de 95.680 votos, sendo proporcionalmente (10,49%) o mais votado dos 35 deputados eleitos pela bancada do PSB em todo país.

 

Eleição de Dilma

O parlamentar socialista disse também que na maratona que iniciará a partir desta sexta-feira vai fortalecer a necessidade de votar em Dilma Rousseff no 2º turno eleitoral. “As lideranças têm que compreender a necessidade de caírem em campo para eleger a nossa candidata Dilma, por conta da importância para fortalecer o projeto nacional e melhorar as condições de trabalho do segundo mandato de Marcelo Déda”, lembrou.

 

Raiva de Luciano

Deu no blog de Adiberto de Souza: “Tem muita gente por aqui com o prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo (PMDB). É que, embora tivesse pesquisas internas mostrando o crescimento de Marcelo Déda (PT) no município, o homem não avisou aos amigos. Confiantes numa diferença estrondosa de votos para João Alves Filho (DEM), a turma apostou verdadeiras fortunas e deu com os burros n’água. Muitos perderam pequenas fortunas, pois deram vantagens de 8 mil a 10 mil votos, mas a diferença entre João e Déda foi de pouco mais de mil votos”.

 

Socorro fortalecido

A vitória expressiva dos candidatos do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, na última eleição, demonstrou a força política do grupo, que é composto por Zé Franco, deputado estadual, Laércio Oliveira, deputado federal, e Eduardo Amorim, senador. Todos foram os mais votados dentro do município de Socorro. Ontem pela manhã, eles estiveram em Socorro para uma visita de agradecimento ao prefeito, que arregaçou as mangas e não mediu esforços para pedir votos para todos.

 

Fábio vai para à reeleição

“Fábio Henrique deu um grande exemplo de decência e compromisso, duas qualidades raras em uma única pessoa”, disse o deputado federal eleito Laércio Oliveira. “Pode ter certeza que essa é uma cidade vitoriosa, formada por um time competitivo e forte, que vai continuar  trabalhando pelo seu desenvolvimento”, garantiu o mais novo senador por Sergipe, Eduardo Amorim.Durante a visita realizada pelos candidatos eleitos ao prefeito Fábio Henrique, uma certeza ficou evidente: Fábio irá disputar a reeleição em Socorro. Foi o que disse o ex-prefeito e deputado estadual eleito, Zé Franco. “O trabalho que Fábio vem realizando no município o credencia para a disputa em 2012. Marcelo Déda disputou a reeleição, o presidente Lula, eu, vários políticos dão continuidade ao trabalho. O grupo está unido e marcharemos juntos para reeleger Fábio. Não haverá rompimentos”, disse Zé. 

 

Bosco Costa agradece I

Nessas eleições, um fato interessante a se observar é o expressivo resultado conseguido por Bosco Costa que, após uma campanha com recursos limitados e sem o apoio de nenhum candidato majoritário, foi a preferência de 55.150 eleitores sergipanos, segundo dados oficiais do TSE. Além da sua cidade, Moita Bonita, Bosco conseguiu maioria de votos em Itabaiana, Malhador, Ribeirópolis, Canhoba, Carira, Nossa Senhora de Lourdes e São Miguel do Aleixo.

 

Bosco Costa agradece II

Foi o segundo candidato mais votado em Brejo Grande e Ilha das Flores, e o terceiro preferido em Macambira, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Poço Verde, Riachão do Dantas e Santa Rosa de Lima. São os frutos de um trabalho sério, resultante do empenho de quem percorreu, incansável, os 75 municípios sergipanos durante a campanha 2010. Mesmo não conseguindo se eleger, ele agradece ao seu eleitorado que, leal como ele, fez a sua parte para levá-lo de volta à Câmara Federal. Chegou muito perto.

 

Bloqueio de contas em Aquidabã

O Ministério Público de Sergipe, através do Promotor de Justiça de Aquidabã, Paulo José Francisco Alves Filho, ajuizou ontem, 07, Ação Civil pública visando o bloqueio das contas do município de Aquidabã visando o pagamento de servidores e fornecedores do município. Considerando várias denúncias de irregularidades na administração municipal de Aquidabã, a respectiva Promotoria instaurou alguns procedimentos administrativos, dentre eles o que visa regularizar os salários de servidores, os quais apesar de inúmeras tentativas extra-judicial em solucionar a querela o sr. Marcos José Barreto, Prefeito Municipal, insiste em desrespeitar os servidores públicos e prestadores de serviço.

 

Avenida Euclides Figueiredo

Desde o dia 22 de agosto que a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) está realizando obras no canal que passa pela avenida Euclides Figueiredo. Devido as obras, o trânsito de veículos entre a rua Serafim Bonfim e avenida Benjamim Constant está interditado.Para manter a circulação de veículos na área, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) sinalizou o trecho e mantém agentes orientando os condutores.

                           

Militares de Sergipe são presos na Bahia

Três policiais militares de Sergipe foram presos em flagrante no município de Ribeira do Pombal (BA), no início da tarde desta quinta-feira, 7. Segundo informações do assessor de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Lucas Rosário, os homens estavam comercializando munições sem o conhecimento do gestor da pasta.“Eles estavam utilizando o carro da secretaria, além de estarem com várias armas. Os três já estão presos na delegacia da cidade na Bahia e nós abriremos um processo interno para investigar a ocorrência de Aracaju”, explica Lucas.

 

Veículos sem monitoramento

Se não fosse o trabalho da polícia da Bahia ninguém em Sergipe saberia do envolvimento criminoso destes policiais de Sergipe. E usando o veículo da SSP. Ou seja, quem tem o controle destes veículos? Não há nenhum tipo de monitoramento. É tão fácil, mas ninguém deseja. E viva a impunidade.

 

Deso consegue empréstimo de R$ 18, 9 milhões I

A Deso conseguiu a aprovação de um empréstimo de R$ 18, 9 milhões para melhorias operacionais e controle de perdas na rede de Aracaju, no IFC, membro do grupo Banco Mundial. A Deso é a primeira empresa da área no país a conseguir este tipo de empréstimo sem ônus, ou seja, o chamado não soberano.

 

Deso consegue empréstimo de R$ 18, 9 milhões II

Max Montalvão, presidente da DESO, declarou que: “O financiamento da IFC será imprescindivel para acelerar o nosso programa de melhoria operacional e comercial. Ele também irá ajudar a aumentar a disponibilidade de água em uma região com escassez de água, beneficiando a população local. Ao mesmo tempo, este empréstimo demonstra a melhoria da gestão da empresa na direção de práticas corporativas mais modernas e sustentáveis.”

A IFC, um membro do Grupo Banco Mundial,

 

O Senhor do labirinto’ recebe grande prêmio I

No dia 01 de outubro, o filme ‘O senhor do labirinto’, que retrata a história de Arthur Bispo do Rosário, e que foi gravado quase que totalmente em solo sergipano, foi exibido no renomado Festival de Cinema do Rio. A première do filme contou com as presenças de sergipanos ilustres e que fazem muito pela nossa cultura, como a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, a primeira dama, Eliane Aquino, o Superintendente do Instituto BANESE, José Edson Pereira de Lima, e o Diretor de Projetos, Ézio Christian Déda de Araújo.

 

O Senhor do labirinto’ recebe grande prêmio II

Com a grande repercussão do filme no evento, recebemos a feliz notícia de que no dia 04, ‘O Senhor do labirinto’ foi premiado como Melhor Longa Metragem de Ficção pelo Júri Popular. E para a comemoração ser ainda mais completa, a secretária Eloisa Galdino informou que já está providenciando tudo para que o filme seja exibido em Sergipe o mais rápido possível.

 

Impressões de Sergival sobre o filme I

O cantor Sergival escreveu o seguinte texto sobre o filme “O Senhor do Labirinto”: “Estive sexta passada no Cine Odeon Petrobras, aqui no Rio de Janeiro, para assistir a estréia do filme Senhor do Labirinto que retrata a vida do conterrâneo Arthur Bispo do Rosário da cidade de Japaratuba, e que estava concorrendo no Festival de Cinema do Rio 2010.A divulgação da premiação na noite de ontem, dia 06, e o filme Senhor do Labirinto ganhou na categoria Júri Popular, agradando em cheio aos expectadores, que em sua maioria já conhecia algo sobre o sergipano residente na Colônia Juliano Moreira que bordou o “Manto da Apresentação” e uma série de outras obras que percorreram o Brasil e o mundo”.

 

Impressões de Sergival sobre o filme II

Continua Sergival: “No jornal O Globo, na página dedicada ao Festival, o mesmo sucesso com os internautas que acessaram a matéria e/ou  assistiram o filme em suas outras exibições no Pavilhão do Festival e na Estação Vivo Gávea. Os mesmos, através de votação, deram a qualidade de QUATRO ESTRELAS E MEIA (até o momento) na página de cinema do “bonequinho”. Foram muitas as alegrias daquela noite, quando pude reencontrar vários sergipanos como a jornalista Nadja Piauitinga, as atrizes Diane Velozzo e Andréia Vilela que participaram do filme, a primeira dama de Sergipe Eliane Aquino e a Secretária de Cultura de Governo Eloísa Galdino, que aliás recebeu uma longa citação de agradecimento do diretor do filme Geraldo Motta por ter abraço o filme e tê-lo viabilizado em nosso estado”.

 

Impressões de Sergival sobre o filme III

Conclui o cantor: Sei que não sou um expert em cinema, mas a atuação do ator Flávio Bauraqui foi irrepreensível. Aliás, quem buscar na Internet matérias sobre isto que digo, encontrará inúmeros comentários elogiosos de grandes críticos e figurões de cinema.Ver na telona, em forma de longa metragem a vida de Bispo do Rosário que foi gravado em Sergipe foi emocionante, porém, mais gratificante ainda foi ver a espetacular atuação de Luiz Carlos Reis que impressionou bastante, e teve cenas de destaque contracenando com o Flávio Bauraqui com quem conversei após o encerramento do filme. Destaque também para as cenas de Andréia Vilela e para Diane Velozzo que mostraram um desempenho excelente.Enfim, fico agora torcendo que o filme passe a ter a mesma acolhida em nosso estado e que possa contribuir para a valorização de nossa arte sergipana através da obra do Bispo do Rosário, de nossos atores, de nosso cinema, e dos valores artísticos de nosso querido estado”.

 

Greve dos Bancários

Face à extrema   insensibilidade dos banqueiros, prossegue, em todo o país, a greve dos bancários, já alcançando o seu décimo dia. 48 por cento das agências do BANESE aderiram ao movimento. A greve dos bancários foi fortalecida com a decisão da Juíza Kátia Nascimento, que negou pedido de decretação de sua ilegalidade. Hoje, 08.10, sexta-feira, às 17 horas, será realizada nova Assembléia, na sede do sindicato da categoria.

 

Santa Teresa D`Avila

A comunidade do bairro Santa Teresa estará comemorando, de 9 a 15 de outubro, com uma intensa programação religiosa e com muito fervor, sua devoção à padroeira da paróquia daquele núcleo residencial, localizado nas cercanias do Aeroporto Santa Maria. 

 

Cézar Brito

O ilustre jurista conterrâneo assumiu, ontem, em Brasília, o importante cargo de presidente da Comissão Nacional de Relações Internacionais da OAB. O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil é, também, membro honorário vitalício da OAB.

 

Olivier analisa resultado eleitoral

Olivier Chagas, vereador do PT de Itabaiana,  avaliou como altamente positiva a eleição em Itabaiana, onde todos os candidatos do grupo que faz parte, como Gualberto e Rogério, foram bem votados nos municípios perdendo apenas para os candidatos da terra. “Foi muito satisfatório para nós vermos que a diferença a favor de João Alves e contra Déda em Itabaiana foi de apenas 1.141 votos. O prefeito Luciano Bispo cantarolava uma vitória com vantagem de 6 a 7 mil votos. Enganou-se e levou muita gente a perder apostas em Itabaiana” , disse o parlamentar que registrou também satisfação com a votação de Dilma e as vistorias de Eduardo Amorim e Valadares.

 

Campanha para Dilma

Olivier disse ainda que não há tempo para descansar. A campanha de Dilma deve continuar com o mesmo vigor “Já esta semana vamos reunir o nosso grupo e planejar a campanha para imediatamente irmos com a militância para as ruas”, disse o parlamentar que acredita na vitória da petista, pois em sua avaliação é o melhor para o Brasil, que com ela continuará mudando para melhor.

 

Festa da Padroeira em Moita Bonita

Neste final de semana, Moita Bonita comemora a Festa da sua Padroeira, Santa Terezinha. Durante o evento, nove atrações passarão pelo palco erguido na Orla do Açude de Moita Bonita, onde se localiza uma enorme estátua da Santa Padroeira da cidade. Na noite desta sexta-feira, a partir das 22h, tocam Painel Eletrônico, Los Borachos Enamorados e a Banda Maria Coisa (BA). Amanhã é a vez de Nelton Pyter, João Ventura & Banda, e ChicaFé. No domingo, para encerrar a festa, se apresentam Zé Tramela, OS3 e o Musical Alma Gêmea. A programação completa está disponível em www.moitabonita.se.gov.br.

 

A Vez do Sergipe I

Com a recente decisão da Justiça que determinou a extensão, por prazo indeterminado, da liminar que afastou o presidente Antonio Soares da Mota, o Motinha, do cargo de primeiro mandatário do “Mais Querido”, os seus atuais dirigentes, à frente o experiente professor Ary Resende, têm uma rara oportunidade de regularizar a vida do clube rubro.

 

A Vez do Sergipe II

Procedendo-se a uma análise lógica, racional e objetiva, o caminho a ser percorrido deve ser: 1. Reforma do Estatuto e sua adaptação às exigências do Novo Código Civil, em vigor desde 2003. 2. Eleição dos novos dirigentes, a serem convocadas logo após a promulgação do Novo Estatuto, com os sócios-torcedores tendo garantido o Direito de voto.

 

A Vez do Sergipe III

São vários os nomes já cogitados para presidir o Sergipe, clube que vai completar 101 anos dentro de alguns dias. Dentre os citados, com a desistência do professor Ary Resende, surge como principal candidato o Dr. Carlos Alberto Mendonça, ex-presidente da UNIMED.

 

Dia das Crianças Solidário

O dia das crianças deste ano será mais feliz para as crianças do GAAC, Lar de Zizi e Almir do Picolé. Isso graças a uma ação conjunta entre o Shopping Riomar e algumas das suas lojas, que irão fazer doações e arrecadar donativos para estas instituições no período de 28 de setembro a 12 de outubro. Foram montados quiosques para que três entidades possam receber as contribuições. Fazem parte do projeto a Jurandir Pires, PB Kids, Le Biscuit e G. Barbosa. Vá até o Riomar e contribua para fazer uma criança mais feliz.

 

Aventura para a criançada no Riomar

Para comemorar o mês das crianças, o Shopping Riomar trouxe novamente o Eurobung, a atração que já foi sucesso de público anteriormente, permanecerá até o próximo dia 30, na Praça de Eventos. O brinquedo  permite que a criança, presa por elásticos, pule em uma cama elástica que serve como trampolim, alcançando altura de até quatro metros. Podem participar pequenos a partir de dois anos e com limite de peso de até 80 kg. Brincam quatro crianças por vez, em camas elásticas individuais.

 

Programa Acontece

A  radialista e professora está de volta ao programa Acontece, na Liberdade 930 AM. Agora em novo horário, das 13 às 15 horas. Das 15 às 17 é a vez de Ely Augusto comandar o “Tempo de Notícia”. E o show de informações continua, com o Jornal em 3 Tempos, com a Rede Bandeirantes de Rádio. Observação importante: Juliana estava gozando licença-maternidade.

 

PELO BRASIL  

 

Uso eleitoral da “fé cristã” é lamentável, critica CNBB I

Reduzir Normal Aumentar Imprimir A Comissão Brasileira Justiça e Paz, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), divulgou uma nota pública para condenar o uso da fé cristã no processo eleitoral. O documento surge depois das acusações contra a candidata Dilma Rousseff (PT), que nega ser favorável ao aborto. “Muitos grupos, em nome da fé cristã, têm criado dificuldades para o voto livre e consciente”, diz a nota.

 

Uso eleitoral da “fé cristã” é lamentável, critica CNBB II

Critica-se também a nota da Regional Sul 1, que não recomendou o voto em Dilma. A CNBB nacional condenou o texto e afirmou que não representa o pensamento da entidade. “Continua sendo instrumentalizada eleitoralmente a nota da presidência do Regional Sul 1 da CNBB, fato que consideramos lamentável, porque tem levado muitos católicos a se afastarem de nossas comunidades e paróquias”, denuncia a comissão. (Terra).

 

Dia do Nordestino I

Hoje, 08, é o dia do Nordestino. Isto é, daquele que nasceu, vive, trabalha na sofrida e desprestigiada região nordeste deste imenso país que se chama Brasil. Vários fatos significativos marcam a região nordestina. Como, por exemplo, a construção da Usina de Paulo Afonso, na década de 50, a consequente criação da CHESF, que passou a gerar energia para toda a região e, depois, para outras partes do país e a fundação da SUDENE – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, em 1956, no governo Juscelino Kubitschek.

 

Dia do Nordestino II

Em 2001, o então presidente Fernando Henrique Cardoso resolve extinguir a SUDENE. Recriada por Lula, esse importante organismo não conseguiu mais exercer o papel decisivo que desempenhara anteriormente. O sergipano Saumíneo Nascimento, atual presidente do BANESE, após exercer a função de Superintendente do BNB, teve uma curta passagem pela SUDENE, ocupando uma de suas diretorias. Saumíneo iniciou sua carreira profissional como menor estagiário do Banco do Nordeste.

 

Memória política

Nos anos que se seguiram à Independência do Brasil, proclamada em 1822, as eleições gerais eram realizadas nas igrejas, logo após as cerimônias religiosas. Isso ocorreu até 1880. E em 1891, quando entrou em vigor a primeira Constituição republicana, consumou-se a separação da Igreja Católica e do Estado. O nosso país é um estado laico. Mas os recentes acontecimentos mostram que ainda é muito forte a influência das duas principais religiões, a católica e a protestante, hoje denominada evangélica, na política nacional.

 

FMI refaz contas

O Fundo Monetário Internacional anunciou que o Brasil deverá crescer 7,5 por cento em 2010. A previsão anterior era da ordem de 7,1 por cento do PIB – Produto Interno Bruto.

 

Dólar em queda

Não obstante medidas tomadas pela equipe econômica do governo, o dólar não conseguiu recuperar-se. O atual quadro prejudica as empresas exportadoras, ao tempo em que facilita o aumento das importações. O consumo está super-aquecido. E deverá intensificar-se ainda mais, por força do dia da criança, que será comemorado na próxima semana (12.10). Os brinquedos importados fazem a festa da criançada. As vendas do comércio deverão sofrer incremento de 10 por cento, comparando-se com o ano de 2009.

 

Renovação da Câmara

O índice de renovação dos deputados federais foi menor na última eleição do que o verificado em 2006. O número de deputados reeleitos em 2010 foi 292. Já em 2006, 269 tiveram garantida sua permanência na Câmara dos Deputados.

 

Despedida

Depois de 40 anos de vida pública, o pernambucano Marco Maciel despediu-se do Senado Federal. O político pernambucano foi homenageado na sessão de terça-feira (05.10), da Câmara Alta. Os senadores eleitos por Pernambuco foram Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT).

 

Segundo turno

Introduzido na vida política e eleitoral do país na Constituição de 1988, o segundo turno foi praticado pela primeira vez em 1989, na eleição presidencial, quando Collor derrotou Lula. Em 2002, Lula venceu Serra. E em 2006, Lula derrotou Geraldo Alckmin.Em 1994 e 1998, Fernando Henrique Cardoso venceu Lula no primeiro turno. Nas eleições para governador, o sistema funcionou 70 vezes, entre 1990 e 2006. Ocorreram 20 viradas, ou seja, vitória do candidato colocado em segundo lugar, no primeiro turno. Em termos percentuais, isso representa 29 por cento. Já em 50 oportunidades, o vencedor do primeiro turno também venceu o segundo.

 

Etanol

O piloto brasileiro Felipe Massa é o carro-chefe de uma campanha que visa à divulgação do etanol, promovida pela SHELL. A referida companhia, uma das mais fortes na área do petróleo, investiu 5 milhões de reais no lançamento do primeiro etanol aditivado no Brasil.

 

Indianos investem no Brasil

A Tata, principal montadora indiana de automóveis anunciou que sua primeira fábrica na América Latina será instalada no Brasil. No começo de 2011, a empresa decidirá sobre o local em que sua unidade brasileira será instalada. Nosso país venceu o México nessa disputa.

 

Paranapanema

A VALE anuncia seu interesse de adquirir o Grupo Paranapanema. 38 por cento do grupo baiano já estão, praticamente, em poder da maior mineradora de todo o mundo.

 

Enriquecimento

Não é só de urânio que o Irã promove enriquecimento. Na lista dos enriquecidos também estão os cartolas da CBF. Um amistoso da seleção brasileira está custando uma nota: 1 milhão e meio de EUROS. Não é mais nem em dólar. Principalmente no atual momento.

 

Mega-Sena

Bem que o prêmio dessa loteria poderia, sim, como ocorre em outras da espécie, ser distribuído de forma mais democrática. Pelo menos uma parte do bolão deveria ser rateado. A idéia, já apresentada, foi rejeitada pelos organizadores. Leia-se Caixa Econômica Federal.

 

Áudio Vivo

Este é o nome de uma retrospectiva dos principais fatos ocorridos no Brasil nas últimas 6 décadas. Produção impecável do radiojornalismo da Jovem Pan, de São Paulo. De segunda a sexta-feira, na Jovem Pan local (FM), às 6,10 horas, dentro do Jornal da Manhã.

 

MPB Petrobras

Leila Pinheiro será a atração dos dias 12 e 13, terça e quarta-feira próximas, no Teatro Tobias Barreto, dentro do Projeto MPB Petrobras. O programa conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do MINC. Os ingressos custam 20 e 10 reais (inteira e meia).

 

Convenção do PV

Será no dia 10, um domingo, a Convenção Extraordinária do Partido Verde que discutirá a posição a ser assumida no segundo turno das eleições presidenciais. Uma grande novidade, além da própria convenção, é a participação de cinco cidadãos não-filiados à sigla.

 

DO LEITOR

 

Dia Nacional da Guarda Municipal

De Ney Lucio Presidente Sigma:  “A lei número 12.066, de 29 de Outubro de 2009, institui o dia 10 de outubro como o dia nacional da Guarda Municipal, infelizmente a Prefeitura Municipal não preparou nenhuma festa para estes servidores que ariscam suas vidas nas ruas da cidade contribuindo com os órgãos de segurança em Aracaju.No domingo convidamos todos os Guardas Municipais a comparecerem ao parque Augusto Franco (parque da Sementeira) onde faremos um dia de lazer com inicio às 08. Por uma Guarda Municipal Legalizada, Combativa e Valorizada”.

 

Denúncia Ello Cosméticos

E-mail de um leitor devidamente identificado: “Caro jornalista, venho por meio deste canal fazer uma denúncia gravíssima cometida pela gerente da loja Ello cosméticos localizada no centro da cidade ao lado do Banese central. Hoje 07/10/10 a gerente de forma arbitrária vasculhou as bolsas das funcionárias e promotoras de vendas que lá prestam serviço sem a presença das mesmas. Verificou todo o conteúdo das bolsas sem autorização ou presença das donas. Ou seja, se ela quiser coloca qualquer produto dentro de uma das bolsas e acusa a qualquer um por roubo.Essa loja já tem um histórico de maus tratos aos seus funcionários chegando ao ponto de uma das gerentes esta respondendo processo por racismo, mas existem outros casos de promotoras que devido à pressão exercida pelas gerentes estão afastadas com depressão. As ameaças de demissão são feitas a qualquer momento pelas gerentes caso algum funcionário ou promotora reclamar ou denunciar. Outro delito que cometem é o desvio de função das promotoras as quais são forçadas a executarem tarefas ligadas à loja e fora de suas funções ou resolver coisas particulares das gerentes. E tem mais segundo uma promotora de uma linha de cosméticos os produtos vencidos tem a sua validade raspada para continuarem a venda. Peço sua ajuda para este caso os funcionários e as promotoras agradecerão.Todas as informações aqui fornecidas dou fé e tenho provas concretas, pois minha esposa presta serviço nas Lojas Ello Cosméticos do centro da cidade e relata os abuso diariamente.Conto com sua ajuda peço se  possível for publicar em sua coluna, sem a publicação do meu nome por conta de possíveis retaliações. Ministério do Trabalho vamos agir!”.

 

Reflexões sobre eleições

E-mail de um leitor devidamente identificado: “Não sou analista politico nem me aventuro em tal seara, mas, procuro observar, à distância, fatos e discursos que de certa forma incomodam.Analisando o resultado da eleição em Sergipe, uma série de questionamentos surgiram em minha mente, os quais passo a compartilhar:01 – Nunca me afastei de Sergipe e não consigo identificar qual o grande projeto ou realização do Senador eleito Eduardo Amorim para fazê-lo merecedor de tantos votos na eleição. Qual a sua contribuição na melhoria de vida da população sergipana. Nada tenho contra ele, mas se alguém me perguntar qual o motivo de tanto reconhecimento não saberia responder. Alguém saberia? Tanta gente em nosso Estado com tantos serviços prestado de relevância social que sequer é lembrada. A título de exemplo: Almir do Picolé, Luciano Barreto da Celi com o seu instituto social, Dona Etani e esposo e seus  50 filhos, e tantos outros que na singeleza do seu trabalho enriquecem e orgulham a nossa terra; 02 – Não consigo entender alguns discursos que ouço encabulado: O Governador Marcelo Déda, diz que recebeu a saúde em situação crítica. A secretaria de Estado da Saúde era comandada por Eduardo Amorim, logo o responsável pelos problemas deixados de herança para o governo atual. Como se explica tanto empenho em eleger o senador Eduardo Amorim?; 03 – Eminências pardas tentam encontrar culpados para a derrota em Aracaju. Os escolhidos foram o prefeito Edvaldo Nogueira e o Vice eleito Jackson Barreto. Simples assim! Talvez não estejam querendo dirigir o olhar para a verdadeira  questão que é a de que os eleitores da capital começam a demonstrar descrédito com o discurso histórico da diferença, da mudança e da esperança utópica que vai aos poucos sendo desgastado e comparado com o que existe de mais repugnante na política brasileira que é o fisiologismo, o pragmatismo,  o abandono aos ideais de igualdade e liberdade comprometidos por uma política de alianças que em nada lembra os momentos de outrora; 04 – Será que os que pensam como eu estão equivocados ? Desde que me entendo por gente que voto no PT e sinto um misto de tristeza e decepção ao ver que o projeto em que creditei a minha confiança vai aos poucos cedendo lugar a velhas práticas condenadas e condenáveis por quem militava por tais ideais. E não falo isso com ingenuidade juvenil. Sinto que nomes que engrandecem a história da esquerda em Sergipe foram abandonados e relegados a segundo plano como o do Deputado Iran Barbosa que a despeito de todo o trabalho e reconhecimento não conseguiu se reeleger.Enfim, são apenas reflexões que tem a pretensão de colocar na ordem do dia o pensamento que pode ser de muitos sergipanos neste momento”.

 

Ainda sobre as eleições

Do leitor Hélio Ferreira de Souza: “Nós— eu e mais cinco leitores, temos acompanhado a precisão das suas previsões políticas. Parece até que você tem uma bola de cristal. Há algo no ar, todavia, que mesmo para você, fica difícil de analisar: a derrota de Deda em Aracaju.Vou tentar dar uma pista daquilo que talvez seja um dos fatores a explicar o desastre.Primeiro: o eleitor de Aracaju não é bobo. Aqui houve dois fatos que comprovam de modo cristalino a afirmação. Um: a inesperada e estrepitosa vaia em Maluf, na praça do Fausto Cardoso, quando o plimplim o fez uma unanimidade nacional. Dois: a vitória de Lula no ano de 1990, quando mais uma vez, a globo empurrou na goela da nação o embuste do caçador de marajás. Nós não caímos na cilada que se revelaria para o povo brasileiro. Meus colegas que recebiam adicional regional (pagamento a mais porque Sergipe era considerado inóspito) diziam que o vento fazia a curva em Aracaju. Eu, apesar de cigano, amante e defensor dessa cidade desde a primeira vez, podia replicar orgulhosamente, a partir desse fatos, que aqui, ao reverso, era onde começava a “mudança dos ventos”. È de se espantar, pois, que justo aqui, Deda, apoiado pelo rolo compressor da popularidade do Presidente perca a eleição.Talvez aquela vitrine de incompetência tenha mostrado para os cidadãos aracajuanos que esta não é, infelizmente, uma cidade de todos. Refiro-me ao espetáculo do desmando consubstanciado nas enchentes anuais do início da Melício Machado. Desde 2003, o pessoal que vai para as praias do Sul, vê em pleno sol, aqueles conjuntos inundados, pelo simples fato de o poder público municipal ter aprovado para a venda loteamentos dentro de lagoas.Como em Bertod Bretch, eles não estão inundados, mas vêem e ficam com a imagem do desespero dos concidadãos em sua consciência política. Vão tentar não ficarem a mercê pela omissão.Vêem também a picaretagem exposta: tenta-se mostrar ação. Contratam-se carros pipas para, no máximo, locupletar algum felizardo, já que —sabe-se— não se esgota uma bacia cheia de água com contagotas, o que é uma situação análoga (vide BOBÔ CRUZ). E como disse antes, o cidadão de Aracaju não é bobo. É Bobô. Vêem o prefeito esperar por trinta milhões para fazer a macrodrenagem da zona de expansão e encher os bolsos dos proprietários de terra da referida zona, enquanto sabem que bastaria cerca de um único km de galerias para resolver o drama de uma população que sofre muito com o problema.Vêem o prefeito gastar mais de trinta milhões em apenas uma festa, quando 6 milhões( orçamento ventilado pela própria emurb) dariam para fazer a referida obra.Conquanto não sejam tantos, os moradores das Malvinas, Costa do Sol, Atalaia Sul e adjacências têm parentes, amigos e toda uma população a testemunhar uma verdade que insiste em não calar: esta não é mais uma cidade de todos.Aí, vem o efeito tiririca. Para alguém que vê parte do patrimônio financeiro e emocional de toda uma vida, inutilizável a cada chuvinha; Para quem vê seus pertences desmanchados em água a cada ano, para quem vê suas esperanças numa solução que sabe ser fácil, perdidas na insensibilidade de quem criou o problema dando a licença para a venda de terrenos alagadiços (  pasmem os juristas, cassaram a licença ao ver o loteamento inundado) , pode ficar pior? Hem, edvaldo? Pior fica?No mínimo a militância esmorece. Talvez por isso, a companheira ou camarada (nem sei mais) Tânia tenha ficado de fora.Talvez o Negão esteja sorrindo. Aliás, talvez não. Ele está, com toda certeza. E mais: fazendo planos para a próxima eleição para prefeito da capital. Ele começou a vida política fazendo o melhor governo desta cidade. Talvez planeje encerrar do mesmo modo. Esperem uma grande obra. Mais uma. Bem cara. Qualquer coisa Alves. Mas não vai ficar pior. Pelo menos teremos assunto pra falar mal, como nos velhos tempos”.Helio Ferreira de Souza (Rg 760534 SSPSE)

 

Política Pequena

Comentário de Waldir Rodrigues: “É incrível como de maneira simplificada e muito rápida os amigos do poder começaram a fazer analise da conjuntura eleitoral levando em conta o resultado das urnas em Aracaju e Socorro, buscando bodes expiatórios para se justificarem perante a oposição que perdeu e continua ditando o debate eleitoral, quem foi eleito sem contestações judiciais e se tornou reeleito foi o governador Marcelo Déda, está mais que na hora do grupo aliado vencedor capitaneado por Marcelo Déda começar a fazer campanha para Dilma e  melhorar a relação do poder com a sociedade organizada, dividir os cargos de direção com os aliados, sem prostituir o estado. Esse discurso babaca, de que a aposição ganhou, se a situação vai usar ou não a camisinha, se o aborto é legal ou se a maconha que Gabeira e Fernando Henrique usaram é ilegal ou imoral, não vai levar ninguém a lugar algum, porque é papo legislativo de direita  e deve ser debatido no Congresso Nacional, o que  realmente está em jogo nesse PAÍS é dois projetos  antagônicos, um que tem melhorado ainda que não a contento a vida do trabalhador e outro que vem ai para mudar o mapa da America Latina com propósitos bem definidos com privatizações e flexibilizações trabalhistas.  A saúde pública de Aracaju e do Estado vai muito mal, nesse sentido a boa noticia é que Rogério Carvalho e Eduardo Amorim foram descartados como futuros secretários da pasta, o que tem que ser discutido e transformados em acertos são os erros políticos do governo Déda em relação aos sindicalistas e aos milhares de servidores que ficaram de fora da política salarial, e ainda tiveram que conviver com a  insensibilidade de vários secretários que fizeram grupinhos e administraram com mentiras e ameaças”.

 

O vôo de Edvaldo foi maior que as suas asas

Do leitor Messias Gonçalves: “O atual prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), esteve politicamente à sombra dos partidos que sempre lhes ofereceram legendas. Assim, por duas vezes foi vereador, vice-prefeito também por duas vezes e, posteriormente, com a renúncia do então prefeito Marcelo Déda, para concorrer ao governo do estado em 2006, passou a condição de prefeito. Sendo reconduzido ao posto, numa reeleição em 2008, quando que quase numa unanimidade, diversos partidos o apoiaram.Porem para alguns analistas políticos, ele, Edvaldo, carrega alguns resquícios quando da reeleição de Marcelo Déda em 2004, quando setores do PT ensaiaram lançar Nilson Lima como vice em substituição ao dele. Segundo os mesmos analistas, foi graças à intervenção de Zé Eduardo que ele continuou na condição de vice- prefeito na chapa com Marcelo Déda.Chegada à eleição em 2010, eis que Edvaldo Nogueira alça vôos mesmo sem ter as asas adequadas para as suas investiduras. Achando-se já adulto o suficiente para preparar uma possível candidatura para o governo do estado ou mesmo ao senado, ambas em 2014. O seu acordo firmado com o senador Valadares, casando as candidaturas aqui em Aracaju de sua pupila Tânia Soares e o deputado federal Valadares Filho, assim como um dos maiores patrocinadores e incentivadores da candidatura independente do atual deputado federal Albano Franco, ao senado federal, não deixa dúvidas dos seus reais objetivos.Quanto à candidatura de Tânia Soares, não mediu esforços e métodos escusos, como as perseguições na secretaria municipal de saúde, quando pessoas foram exoneradas por estarem com adesivos e plotagens em veículos particulares, até mesmo com candidatos da mesma coligação e o mais estranho, especificamente pessoas eleitoras do atual vereador da sua própria base de sustentação, Robson Viana.  Segundo eleitores de Robson Viana, ele foi perseguido em suas ações dentro da prefeitura de Aracaju. O pior de tudo isso é que os lideres majoritários não interferiram para mostrar que essas atitudes eram truculentas e fora do processo democrático.Encerrado o processo eleitoral, resta para Edvaldo Nogueira, ler e entender o recado das urnas. Por duas vezes, tentou eleger Tânia Soares e não logrou êxito. Dizem que a mala é muito peada para carregar. Pois não faltou estrutura e nem condições para elegê-la. Talvez seja falta de carisma mesmo.Recentemente, fui testemunha da morosidade quando o assunto é marcação de exames. A minha irmã teve que esperar mais de noventa dias para ver liberado essa solicitação médica. Isso é uma falta de respeito à classe médica. Se o profissional de saúde requisita determinado exame ou qualquer outro procedimento é porque o paciente está a precisar. É preciso acabar com essa falta de respeito. Portanto senhor prefeito. Muita calma e humildade nesse momento. Devagar com os seus vôos, pois está mais que provado o pequeno tamanho das suas asinhas”. Messias Gonçalves.

 

Chiquinho Ferreira e o blá-blá-blá em Itabaiana

 

Do secretário de comunicação de Itabaiana, Marcos Aurélio: “Chiquinho Ferreira deve dizer ao povo de Itabaiana o que Déda e o governo estadual irá fazer na cidade serrana, que possui quase 100 mil habitantes e enfrenta problemas estruturais, a exemplo da construção da Central de Abastecimento; corrigir os problemas graves dos perímetros irrigados; quando irá iniciar a construção da rodovia que interligará a cidade à Itaporanga d´Ajuda; a construção do Gasoduto que irá permitir o desenvolvimento industrial. A reestruturação do Distrito Industrial de Itabaiana; a construção da solução para os resíduos sólidos da região do agreste; a solução dos graves problemas da falta de água na cidade; a conclusão da reforma do hospital regional de Itabaiana; a conclusão das duas clínicas de saúde da família; a conclusão da obra da avenida Zefinha de Capitulino, uma obra do final de 2008 e que já passou por três operações tapa-buraco, sem sequer ter sido inaugurada; a reforma do colégio Murilo Braga; a instalação de equipamentos do Centro de Fisioterapia, pois hoje os pacientes só dispõem de “cordinhas” e a construção de casas populares para o itabaianense.Enquanto Chiquinho Ferreira estiver indo à cidade para mentir e acusar o prefeito Luciano Bispo de estar fazendo política, o povo de Itabaiana está aguardando os benefícios, oriundos dos recursos públicos pagos através dos impostos por um povo honesto e  trabalhador.“O que Chiquinho precisa dizer é quanto o governo estadual gasta, se é que gasta alguma coisa, com os programas de rádio que servem para “esculhambar” quase diariamente, do ponto de vista pessoal o prefeito Luciano Bispo, inclusive com palavras de baixo calão, ofendendo as famílias que conseguem ouvir as besteiras proferidas por alguns “profissionais”. Concluo questionando ao titular da Secom do governo estadual se esse é o  modelo de comunicação social aprovado por Carlos Cauê e ensinado aos assessores de comunicação do governo de Sergipe. O que sei é que assessores do nível de Givaldo Ricardo, da SEED e Lucas Rosário, da SSP, sempre que são acionados estão dispostos a prestarem informações de utilidade pública, que de fato servem para esclarecer as dúvidas da sociedade itabaianense. Esse é o papel que aprendi da Comunicação Social e não o que temos ouvido nos últimos meses na cidade serrana, apoiado pela SECOM do governo de Sergipe”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“Não abandonei o barco. Fui chutado dele. Para voltar, só mandando, só no cargo máximo. Se tiver que voltar um dia, será como presidente.” – Zico, ex-craque e agora também ex-diretor executivo de futebol do Flamengo, falando sobre sua demissão do cargo no clube rubro-negro.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais