Conceição confirmada. Três nomes para SSP

 

 

O governador Marcelo Déda Chagas deve anunciar na próxima semana a redução que fará na máquina administrativa, como também o nome que sucederá Ana Lúcia na Secretaria da Inclusão Social. No último dia 25 de março este espaço noticiou com exclusividade que o governador trataria do assunto do enxugamento na reunião com o secretariado. Não deu outra. Falta apenas a definição de alguns detalhes.

 

Na área da Inclusão Social está confirmada a ida da deputada estadual Conceição Vieira e, consequentemente, o retorno de Gilmar Carvalho para a Assembléia Legislativa. Conceição, antes de ser vereadora e deputada, passou pelo comando da Fundação Municipal do Trabalho – Fundat onde deixou várias ações. Além de manter a pasta nas mãos do Partido dos Trabalhadores, o governador retorna ao Legislativo estadual o radialista Gilmar Carvalho. Polêmico, Gilmar Carvalho divide opiniões, inclusive na própria base aliada do governo estadual. Mas, Gilmar faz bem para a democracia. Além de cumprir uma promessa o governador sabe que Gilmar na AL é importante para ele.

 

Porém a mudança mais traumática está sendo processada na SSP. Embora negue, o governador busca um nome de consenso para suceder Kércio Pinto. O atual secretário, delegado da PF, assumiu o cargo com abnegação, mas o desgaste é grande por conta do alto investimento e os índices de preocupação da população com a segurança pública.

 

Nos bastidores fala-se em três nomes. Se Marcelo Déda quiser manter a linha dos atuais governadores do PT de nomear delegados federais para o comando da segurança pública, a opção é o delegado José Rita Martins Lara, hoje superintendente da PF em Mato Grosso. Lara, como é conhecido, já trabalhou em Sergipe e foi adjunto de Kércio quando este era superintendente da PF no estado.

 

Outros dois nomes são cogitados. O delegado de carreira João Eloy, com bastante experiência na área e que tem como mérito ter uma equipe dentro da SSP que o acompanha há muito tempo, além de transitar em quase todos os setores da Polícia Militar de Sergipe. O outro, o jurista Carlos Alberto Menezes, já citado neste espaço. Este último, nunca testado na área administrativa – foi vice-prefeito de Aracaju, na gestão de Wellington Paixão – mas que conta com a simpatia de uma parte do governo, mesmo sendo atualmente o advogado do ex-governador João Alves Filho.

 

Uma coisa é certa: Mesmo que assessores do governador estejam negando, haverá mudança na SSP em pouco tempo. O governador vai preparar não só a SSP, mas toda a estrutura administrativa para os meses decisivos do atual governo. Se quer ser candidato a reeleição, Marcelo Déda sabe que já começou a contagem regressiva para mostrar a população porque merece continua no cargo. E para o ano, ele não estará mais com o estilingue na mão. Será a vidraça principal…

 

Déda elogia publicamente Carlos Alberto Menezes I

Na última terça-feira, 05, por ocasião da sessão solene de assinatura do decreto de nomeação de Clóvis Barbosa como novo conselheiro do tribunal de contas, Marcelo Déda rememorou o tempo durante o qual Clóvis, na qualidade de presidente da OAB-SE, enfrentou a estrutura viciada que, à época, apodrecia os aparelhos de segurança do Estado. Déda lembrou que elementos que Clóvis incomodava, com sua postura frente à OAB, chegaram a dar tiros de escopeta na casa do futuro conselheiro, ressaltando que ato idêntico fora praticado na residência do advogado Carlos Alberto Menezes, que também presidiu a Ordem (no final da década de 80).

 

Déda elogia publicamente Carlos Alberto Menezes II

Ao mencionar o nome de Carlos Alberto, todavia, Déda fez questão de destacar que ele se tratava de “um grande advogado, certamente um dos maiores do país, mas que, no momento, está do lado oposto ao meu”. Para quem não sabe, o presidente da OAB que assina a carteira de advogado de Marcelo Déda é, coincidentemente, Carlos Alberto Menezes. Aliás, há um forte burburinho, vindo das rodas palacianas, que sugere uma reaproximação entre Déda e Carlos Alberto. Fontes seguras informaram ao blog que, ao tomar conhecimento do elogio, Carlos Alberto rebateu: “Déda é que é um dos maiores políticos do país”.

 

Policiais Militares

O espaço vem recebendo duras criticas de alguns policiais militares porque não está publicando textos sobre o impasse com o governo. O momento é de diálogo e de conversas nos bastidores para se chegar ao consenso. É preciso maturidade e desprendimento das duas partes. Por isso não adianta raiva ou tentar usar o espaço com fins políticos partidários. Aliás, se o policial militar enviar o texto devidamente identificado o mesmo será publicado.

 

PMDB de Benedito

Após mostrar as marcas da sua gestão à frente da Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC), Benedito Figueiredo caminha a passos largos para entrar também no centro do debate político. Isso porque o seu desempenho na secretaria, com abertura de novas vagas no sistema penitenciário, encerrando o problema da superlotação nas delegacias com a construção de presídios, além de uma atuação íntegra e irretocável do ponto de vista ético, tem sido elogiada, inclusive gerando comentários positivos do próprio governador Marcelo Déda e também de lideranças fortes dentro do seu partido, o PMDB. Um exemplo é o prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo, que ao ser indagado sobre qual PMDB ele pertencia – se o de Jackson Barreto ou de Almeida Lima – garantiu que pertencia ao PMDB de Benedito.

 

Fiel da balança no PMDB

Político experiente, Bené fica na dele, sem se manifestar. Mas pelo andar da carruagem, ele pode se tornar o fiel da balança na hora de mostrar os caminhos que o PMDB seguirá: se ficará ao lado do atraso e do oportunismo, ou se abraçará o projeto de mudança que está sendo implementado do Estado. Pelo perfil de Bené, tudo leva a crer que ele optará pela segunda opção e ajudará o seu partido a trilhar o mesmo caminho.

 

Celular de Almeida: O meu, o seu, o nosso

Deu no espaço Contraponto da FSP, de hoje 07: Presidente da Comissão do Orçamento, Almeida Lima (PMDB-SE) participava de programa ao vivo na rádio Ilha FM, de Aracaju, quando um ouvinte entrou no ar e perguntou como entrar em contato com o senador: -Ligue para o meu celular-, instruiu Almeidinha, também conhecido no Senado pelo apelido de “Microfone”.Não contente em dar o número, ainda recomendou: -E pode ligar a cobrar porque é o senhor mesmo quem está pagando. Meu celular é pago com dinheiro público.Senadores, como se soube na recente temporada de escândalos, não têm limite para despesas telefônicas. Em média, os gastos chegam a R$ 6 mil por mês.

 

Filho de Ulices na AL

O corporativismo é demais! Cadê os deputados da oposição que não cobram uma explicação do presidente da AL, Ulices Andrade, do filho dele no plenário, despachando normalmente sendo funcionário da empresa terceirizada. É nepotismo sim e o Jornal Nacional da última terça-feira, denunciou casos destes no Senado Federal, envolvendo diretores. Deixa claro, cristalino, que o poder que Ulices tem sobre as empresas contratadas é enorme. Qual empresa recusaria um singelo pedido do presidente da AL para que um seu pimpolho fosse contratado? Ou alguém acredita que a empresa contratou sem qualquer pedido?

 

Heleno Silva fica no PRB

Depois de ouvir as lideranças que lhe apóiam em todo o estado, o ex-deputado Heleno Silva definiu que vai continua no PRB e assumirá a liderança do partido para as eleições 2010. Heleno recebeu convites do PMDB, do PDT e do PR, mas decidiu ser candidato a deputado federal pelo PRB.

 

Sem aulas

A SEED e o Sintese podem explicar porque na Escola Governador Valadares, no bairro Palestina, os alunos do turno da tarde foram liberados esta semana, quase todos os dias, às 15h, após a realização de um teste? É correto? E olhe que passaram cerca de um mês sem aula.

 

Posse de Clóvis Barbosa

A posse amanhã, 08, do advogado Clóvis Barbosa como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado será uma das mais concorridas da história. Clóvis transita em todos os segmentos organizados de Sergipe. Com destaque especial para a OAB e a UFS. Um quadro que se encaixa perfeitamente na necessidade atual do TC de Sergipe. Um técnico que ajudará em muitos os seus colegas. Este espaço sempre defendeu a nomeação de técnicos, já que o mais justo, o concurso público, não é aprovado pelos “chefões” em Brasília.

 

Desespero de Fontes

João Fontes aparece agora toda semana criticando o governador. Nada demais se no ano passado ele não tivesse feito juras de amor ao governador e participado do horário eleitoral pedindo votos para Edvaldo Nogueira. Fontes não conseguiu nenhum cargo no governo, até porque ninguém confia nele, nem na oposição, nem na situação. Agora torce para que o governador responda suas criticas. Como o governador não lhe dá a mínima…

 

Solidariedade

Este jornalista agradece a todos os leitores que enviaram e-mails e os amigos que telefonaram por conta do artigo de ontem, 06. A meta é continuar no mesmo caminho sem desvios de rumo. Sobre o assunto o blog publica um texto de Eduardo Galeano para reflexão na coluna de hoje.

 

Aracaju Magazine

Já está nas bancas a nova edição da revista Aracaju Magazine, entre os diversos textos uma excelente entrevista com a jornalista e escritora Ilma Fontes. Vale a pena conferir a revista comandada pelo Publisher Hugo Julião.

 

Progresso com liberdade, de quem? I

Em sessão da Câmara de Itabaiana, realizada na última segunda-feira, 04 de, o vereador Olivier Chagas foi surpreendido pela atitude do vereador Jose Carlos Góis (Carlinhos da Atlética), que instruiu a bancada de situação a votar contra as emendas ao projeto de nº 20/09. O aludido projeto de lei dispõe sobre a concessão de estágio em secretarias do município, enquanto as emendas nada mais propunham que a obrigatoriedade de processo de seleção dos candidatos interessados, evitando assim a possibilidade de indicação aleatória.

 

Progresso com liberdade, de quem? II

A surpresa se deu, não pelo voto contrário, mas porque, antes mesmo de o projeto ser discutido, todos os vereadores de situação foram orientados por Carlinhos a votarem contra as emendas de autoria do vereador Olivier. Ao fazer uso da tribuna para defender suas emendas, Olivier expôs sua indignação, pois, de forma injustificada, o vereador Carlinhos da Atlética simplesmente vetou qualquer manifestação por parte dos demais vereadores, sentenciando a votação contrariamente. “É lamentável, mas não houve qualquer manifestação a favor do projeto, ou mesmo o porquê de votarem contra as emendas. Simplesmente os vereadores de situação tiveram a “liberdade” de se manterem calados, e a única manifestação foi o gesto de se levantarem e votarem contra as emendas”.

 

Confiança: bicampeão sergipano

De parabéns os torcedores do Confiança pela vitória ontem, 06. Mas a diretoria deve lembrar que o resultado poderia ter sido mais fácil. Para disputar o campeonato brasileiro da série C, se quiser sucesso, a diretoria precisa mostrar para alguns jogadores a necessidade de se profissionalizar. O primeiro deles é Valdson, que não mede esforços para levar os colegas para os bares da vida…

 

Esclarecimento da Sefaz sobre notas da coluna 

 Em atenção ao seu espaço jornalístico na Infonet e ao seu fiel público leitor, a Secretaria de Estado da Fazenda esclarece que os problemas envolvendo funcionários da empresa Postdata são de ordem meramente trabalhista, de única e exclusiva responsabilidade da empresa contratada, que ao final do ano passado manifestou formalmente o desinteresse por continuar prestando os serviços acordados em contrato. É necessário ressaltar que a Sefaz manteve todas as faturas e compromissos financeiros rigorosamente em dia e na rescisão contratual honrou com as suas obrigações legais, o que elimina toda e qualquer pendência para com a Postdata.

 

 Solidariedade com os funcionários

A bem do restabelecimento da verdade, a Secretaria de Estado da Fazenda informa que adotou uma postura solidária para com estes funcionários e os pagamentos de passivos trabalhistas até agora efetuados ocorreram em função da intervenção da Sefaz junto à contratada, inclusive auxiliando o sindicato que representa a categoria. No momento, estão sendo discutidas alternativas para o pagamento do que ainda resta de pendência trabalhista da Postadata. Cabe ainda informar que, ao contrário do que foi passado ao nobre jornalista, a iniciativa para a resolução do problema foi da própria Sefaz e que o superintendente de Administração e Finanças é um dos interlocutores no processo, fato inclusive reconhecido pelo sindicato da categoria, que tem mantido permanente entendimento nas incursões da Sefaz junto à Postdata, sendo, portanto, inverdade a informação de existência de perseguição ou de descaso. Helber Andrade – Subgerência de Comunicação e Marketing da Sefaz.  

 

Acusado indevidamente

Sobre  a matéria divulgada na última terça-feira, 05, no blog com título “Vergonha da Sefaz –  (Posdata  e  CCP  Serviços)”,  o jornalista Abrahão Crispim Filho não  tem  nada  haver  com  a  divulgação feita, pois ele não enviou informações, nem texto sobre o assunto. Abrahão, que presta serviço a Sefaz, foi acusado indevidamente por alguns que trabalham naquela pasta. Toda vez que Abrahão envia algum texto para este espaço é sempre identificado. Agora, não seria melhor resolver o problema do que procurar quem está buscando seus direitos?

 

Fórum MPE

Um painel sobre a Micro e Pequena Empresa no Brasil e a Política de Desenvolvimento da Produção (PDP), tendo como palestrante a diretora do Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Cândida Cervieri, será uma das apresentações em foco durante a reunião do Fórum Regional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte que acontece na próxima sexta-feira, dia 08, no auditório da Codise.  O encontro que será coordenado pela secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), do qual participarão apenas representantes das instituições membros do fórum, ocorrerá durante toda a manhã.

 

Pauta de discussões

 Na pauta constam também apresentações sobre os procedimentos simplificados para o licenciamento ambiental, por Genival Nunes, presidente da Adema, o projeto da Central Fácil e REDESIM, pelo presidente da Jucese, Lauro Vasconcelos, e sobre o plano de trabalho do GTP Formalize-SE, por Márcio Monteiro, do Departamento Técnico da Sedetec. Também na oportunidade, o consultor da Unidade de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae Nacional, Haroldo Santos Araújo, vai apresentar as últimas alterações na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “A iniciativa demonstra que o  governo do Estado tem uma agenda intensa e efetiva voltada às microempresas e empresas de pequeno porte de Sergipe”, ressalta Jorge Santana, titular da Sedetec.

 

I Caminhada Plante Aracaju acontece próxima sexta-feira

A sociedade civil abraçou a causa da conscientização ambiental em Aracaju e vai promover, próxima sexta-feira, dia 8, a partir das 8h, a grande caminhada “Plante Aracaju”, a ser realizada ao longo da avenida Desembargador Antônio Góis, no bairro Coroa do Meio. Durante a caminhada, que conta com o apoio do poder público, uma média de mil mudas serão plantadas em toda a extensão da avenida e distribuídas aos moradores do bairro Coroa do Meio.  Entre os auxiliares nas plantações das mudas estarão os alunos da escola particular Nossa Escola e os estudantes da escola pública Juscelino Kubitschek. O ponto de concentração do grupo será a Colônia de Pescadores da Coroa do Meio, localizada no início da avenida. 

 

Projeto de Lei

Idealizada pelo advogado Abelardo Figueiredo e pelo sociólogo Florival Filho, a caminhada é apenas a primeira atividade de um trabalho que será permanente. “Continuaremos buscando áreas degradadas, de pouco verde ou de muito calor para realizar o plantio, integrando as comunidades em todo o processo. Queremos atender qualquer área que necessite”, explica o sociólogo. Mais tarde, os realizadores pretendem transformar as atividades de plantio em um Projeto de Lei, a ser apresentado na Câmara Municipal de Aracaju pela vereadora Rosangela Santana (PT), para que o executivo municipal dê continuidade ao processo de conscientização ambiental iniciado pela sociedade civil.

 

SSP – Nota à Imprensa I

Na manhã da última segunda-feira (04) o responsável pelo setor de radiocomunicação (Ditel) da SSP, o Carlos Nascimento, percebeu o desaparecimento de alguns rádios de telecomunicação fora de uso que se encontravam no depósito do laboratório daquela seção. De imediato o fato foi comunicado à Delegacia Plantonista e à Corregedoria para as providências de estilo. A sala onde ficam guardados estes e outros materiais em desuso pelo Setor fica situada no prédio vizinho ao Instituto Médico Legal e possui as salvaguardas necessárias contra invasões. Levantamentos preliminares revelaram que o material desaparecido é composto basicamente por sucata de rádios móveis, retirados de viaturas policiais e substituídos por equipamentos mais modernos e funcionais.

 

SSP – Nota à Imprensa II

Mesmo assim, esta Secretaria de Estado da Segurança Pública determinou rigorosa e isenta apuração dos fatos que ensejaram o sumiço do material e, com base na lei, a conseqüente punição do responsável ou responsáveis pelo episódio, cumulada com o devido ressarcimento do prejuízo causado ao erário. Até por que fatos desta natureza anteriormente não chegavam ao conhecimento do público externo. Nota-se, portanto, radical mudança de postura no trato com a coisa pública, levando esta gestão a dar mais e melhor transparência e publicidade ao desenrolar da apuração de eventos que direta ou indiretamente cause dilapidação do patrimônio público, seja ele de pequena ou de grande monta. Prova desta transformação foi a expressa determinação do secretário da Segurança Pública, após ciência do fato, para que setores competentes desta Pasta instaurassem o inquérito policial e sindicância administrativa interna para averiguar a presente ocorrência. SSP.

 

Proposta salva câmaras

 Com uma proposta que viabiliza o funcionamento de todas as câmaras municipais, ao mesmo tempo em que provoca uma economia aos cofres públicos de R$ 1,8 bilhão, o senador Valadares, líder do PSB no Senado, acabou tendo acatadas na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) suas sugestões para alterações e aprovação da PEC dos Vereadores. O próprio relator da matéria, o senador Valter Pereira, disse “curvar-se à preferência indiscutível dos demais senadores pela proposta de Valadares”, e abriu mão de seu parecer inicial em favor do apresentado pelo líder do PSB”.Depois de oito meses de negociações tumultuadas, quando a Câmara de Deputados  no final do ano passado devolveu ao Senado uma proposta desfigurada, que o senador Valadares qualificou de um verdadeiro “monstrengo”,   enfim a PEC 47, conhecida como  PEC dos Vereadores segue para o plenário do Senado.

 

Número de habitantes

 Depois de um estudo aprofundado sobre a matéria e da busca de informações junto à Secretaria do Tesouro, Valadares apresentou um voto em separado aos senadores da CCJ, inclusive com a exposição de tabelas e gráficos  com o seguinte teor:     Os tetos máximos de repasses de recursos oriundos das receitas e transferências dos municípios às Câmaras Municipais, que levam em consideração o número de habitantes de cada município e são divididos em quatro faixas (artigo 29A da Constituição)  passarão a ser divididos em seis faixas para melhor atender as características de cada um. E todos os percentuais das faixas sofrerão uma redução de 1%.

    

Percentuais para repasse

 Atualmente o artigo 29A determina que para os municípios com até 100 mil habitantes o percentual máximo de repasse seja de 8% e passará então para 7% de acordo com a proposta do senador; para a faixa que vai de 100.001 habitantes a 300 mil, o percentual é de 7% e passará para 6%; de 300 001 a 500 mil, 6%, mudando para 5% e, para os municípios com mais de 500.001 habitantes atualmente o percentual é de 5% . Na proposta de Valadares esta faixa passa a ser fixada dos 500 001 habitantes até 2 milhões, ficando com um percentual de 4%. De 2.000 000 001 a 8 milhões, o senador fixou o percentual em 3% e, acima de 8 milhões, em 2%.

 

Economia de R$ 1,8 bilhão

A economia de R$ 1,8 bilhão para os cofres públicos se torna possível, à medida em que cerca de 90% dos municípios brasileiros está na faixa de até 100 mil habitantes, que têm o percentual mais alto de repasse,  mas que, na realidade, pelo pequeno valor de suas receitas e transferências não significam grandes gastos públicos e a redução de 1% do percentual também não provocará prejuízo para suas Câmaras. Já para uma Câmara de um município com mais de 8 milhões de habitantes, como é o caso de São Paulo, por exemplo, que tinha direito a um repasse de 5%,  a redução para 2% significa muitos milhões economizados. E de qualquer forma tampouco prejudica a Câmara daquele município, que por decisão própria já há algum tempo repassa bem menos do que o teto a que tem direito.

 

Mais um mineiro no Cine Cult Riomar

Depois de “Andarilho”, o premiado documentário de Cao Guimarães exibido no Cinemark Riomar, o projeto Cine Cult volta a atacar com o recente cinema mineiro e exibe, a partir desta sexta-feira, sempre às 14h10, o longa-metragem de ficção “5 frações de uma quase história”. Assinado por um coletivo formado pelos diretores Armando Mandz, Cristiano Abud, Acris Azzi, Guiolherme Fiúza, Lucas Gontijo e Thales Bahia, o filme foi agraciado com um prêmio especial do Juri do Cine Pernambuco de Audiovisual, recompensado a loucura de seus jovens realizadores. Além do longa mineiro, o projeto oferece uma nova oportunidade para que o cinéfilo local confira o insano “O fim da picada”, no Cinemark Jardins, a partir desta sexta-feira, sempre às 15h10. Maiores informações no blog do Cine Cult: http://cinevideoeducacao.wordpress.com/

 

UFS e SEEL assinam parceria

A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) assinam na manhã desta sexta-feira 8, no auditório da Pronese, convênio para atuação conjunta em programas sociais, para atender crianças e adolescentes das camadas populares, através do Programa Sou Parceiro, já conhecido da comunidade, por atuar em projetos como o ‘Buscando o Sonho’. Segundo o secretário do Esporte e do Lazer, Mauricio Pimentel, a parceria tem como objetivo direcionar as crianças entre 11 e 14 anos, à descoberta de suas aptidões esportivas. “Encarando a realidade de que esportes como atletismo, ginástica e xadrez, não são acessíveis à classe em que essas crianças se encontram, a parceria se move a fim de incluí-las em esportes, que, até então estavam distantes da sua realidade social”, lembra o secretário.

 

Instituições beneficiadas

A princípio, o IPAESE (Instituto Pedagógico de Apoio à Educação dos Surdos em Sergipe) e a EBEAL (Entidade Beneficente André Luiz) serão as duas instituições beneficiadas pelo programa. Ao ser analisada a realidade das instituições, serão definidos os esportes com os quais as crianças poderão entrar em contato. Para que as idéias sejam colocadas em prática, o programa dará apoio, suprindo as necessidades de material específico. Além disso, a parceria também integra estudantes de Educação Física da UFS como estagiários, orientados pelos professores envolvidos com o projeto.

 

DO LEITOR

 

Resposta Ivânia Pereira ao leitor Marcos Nascimento I

Meu caro Marcos a data de 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores, engendra o resgate do reconhecimento público à luta dos cinco mártires de Chicago, que tombaram com heroísmo na greve geral de 1886, defendendo a redução da jornada de trabalho e a  dignidade dos operários. Aos patrões é compreensível o esquecimento, más ao trabalhador (a) não é possível deixar de lembrar os ideais de liberdade,justiça e igualdade social defendidos pelas lideranças do movimento, cujo exemplo seguiu e segue vivo, atravessando mais de um século. Em todo o mundo, sob as mais diversas condições políticas,  na  democracia ou nos regimes arbitrários, esse dia é uma referência de  luta dos trabalhadores e trabalhadoras e é também um momento especial de confraternização da classe. Não sei se sua atitude decorre de preconceitos em relação às lideranças conscientes do seu papel na sociedade; lideranças que não dispensam a outrem sua atuação como agentes transformadores, ou por você ignorar a história da sua própria classe (trabalhadores em geral). Dizer que nada temos a comemorar é desconhecer como eram as condições de trabalho e de vida no passado, cuja jornada era de até  16 horas diárias. Conquistamos com muita luta a jornada de 8 horas, temos legislação específica sobre as relações de trabalho, licença maternidade, etc, e continuamos a luta pela redução da jornada sem redução do salário, dentre outras. Você ainda continua achando que sempre as condições de trabalho foram iguais às de  hoje?

 

Resposta Ivânia Pereira ao leitor Marcos Nascimento II

Continua Ivânia: Quão míope pode ser certo pensamento. Não consegue compreender que no primeiro de maio, a abordagem que foi feita, tinha a referência geral da luta da classe dos trabalhadores (as) e que sou sindicalista, comunista por opção e não por oportunismo, cujos  compromissos são conscientes e movidos pelos sonhos de liberdade que  a 27 anos acalento. E, neste especial, a entrevista tinha como foco  ressaltar as conquistas da classe e as lutas contemporâneas. Neste sentido não me referia em específico aos governos locais, estadual ou federal, pois, se discordo das políticas de governos o faço na luta concreta do dia a dia e não tenho nenhuma amarra que me impeça de manifestar-me sobre qualquer questão do interesse dos trabalhadores (as), porque tenho Legitimidade para isso.

 

Comemoração com o dever cumprido. Primeiro de maio em Cuba

Do estudante sergipano de medicina em Cuba, Hermann Hoffman: Com a presença do General do Exército e Presidente dos Conselhos de Estados e Ministros, Raul Castro, aconteceu tradicionalmente o desfile do Primeiro de Maio cubano em comemoração a todos os trabalhadores do mundo. A versão 2009 superou todas expectativas com a presença de mais de 700.000 mil pessoas entre estudantes, trabalhadores e população em geral. A praça da Revolução localizada na capital de Cuba, Havana ficou pequena para a imensidão de pessoas entre cubanos e mais de 24 nacionalidades. O ato principal iniciou próximo as 8 da manhã do dia primeiro, no entanto próximo as 4 da madrugada a cifra já chegava a mais de 400.000 mil pessoas que ostentavam cartazes, faixas e bandeiras com frases em defesa da Revolução Cubana e dos principais líderes revolucionários, Fidel Castro, Raul Castro e Che Guevara. Cuba passa por um bloqueio econômico injusto sustentado pelos Estados Unidos que está perto a completar meio século e é notável as cicatrizes no país, porém a população a cada dia torna-se mais forte perante as adversidades e reafirma o valor da Revolução Cubana como o valor de suas vidas. O ato do Primeiro de Maio em Cuba contou com vários convidados entre eles políticos brasileiros que acompanhavam o desfile”.

 

Sobre o governo Déda

Do petista José Aparecido: “Tenho acompanhado com muita atenção seus últimos artigos sobre o Governo Deda e seus aliados, parece que estamos vivendo os lances que antecedeu a reeleição de Lula, a pressa natural de sindicatos que viram na eleição de Deda um grande avanço e que conseqüentemente os ganhos dos seus representados viriam logo, que ganharia o confronto contra os lobistas que querem  a parte que poderia ser investida nos funcionários, irem para outros investimentos de seus interesses, isso também contamina o povo, vemos os aliados que apenas vieram para o projeto para barganhar,  sem o menor compromisso com o projeto de mudança, no intuito até de  transformar este projeto na mesmice, com “navalhas”,  superfaturamentos de todas as espécies, querendo que o governador se  distancie do seu Partido, dos verdadeiros aliados, dos seus  projetos e caia na vala comum. Será que oposição está crescendo dentro do governo? Poderia o Governo começar a separar o joio do trigo? Poderia o governador  mudar seu estilo passar a conversar mais com os verdadeiros aliados,  acelerar o cumprimento de algumas promessas de campanha, marcar  presença nos municípios, olhar no olho do eleitor e lhe falar dos  seus projetos, não dar espaços para algumas lideranças que se dizem aliados se articulem contra o seu projeto, refazer a caminhada de 2006, primeiro o povo que ainda não perdeu a esperança nas mudanças,  trazer de volta os movimentos e sindicatos que sabem que a  alternância de poder em nosso Estado é João e o retrocesso que  isso representaria, e isso não seria bom para nenhuma categoria nem  para o povo sergipano, chamar o seu Partido para um novo pacto, pois  ele sabe que é este que estará ao seu lado em qualquer situação,

receber pessoalmente as lideranças do interior, pois isso é de fundamental importância para eles, por representar prestigio. Acreditamos que o momento é preocupante, porem ira servir para ajustar a caminhada  rumo à consolidação do projeto Estadual, assim como aconteceu com  Lula”.

 

 

Mudanças em Lagarto

Da leitora Gilvanete Teixeira: “Discordo plenamente o que Luiz falou no seu comentário sobre: Lagarto cidade das promessas, pois Lagarto vem passando por uma mudança espetacular, o prefeito Valmir, desde o dia 01 houve uma limpeza na cidade e inicio de obras no Mercado Municipal, demonstrando que até em feriado não pode parar no serviço, LIMPEZA PÚBLICA não existem comentários para elogiar a equipe, cidade está limpa sim! lembro-me que até mesmo na festa do grupo REIS (Lagarto Folia) o prefeito enviou a equipe de limpeza logo depois do último trio, preparando a cidade para a feira do dia seguinte, sendo que a gestão passada deixava a cidade suja por vários dias; As escolas estão sendo reformadas e projetos de empreendedorismo estão chegando em parceria com a prefeitura a e exemplo do Hiper Bom Preço, Unit, e outras que já confirmaram a sua vinda a Lagarto. Segurança: Serão instaladas câmeras em nosso municipio, já acompanhei a empresa colocando os postes… E digo MAIS: Os mentirosos não herdarão o REINO DE DEUS (Ap. 21:8). As obras de VALMIR em poucos meses de administração”.

 

Lei que proíbe onibus velhos!

E-mail recebido: “Em São Cristóvão o vereador Michael Almeida foi muito oportuno e feliz ao criar uma emenda a Lei Orgânica do Município, proibindo que em São Cristóvão circule onibus com mais de 08 (oito) anos de fabricação, pois os que circulam hoje têm em média 14 a 16 anos de duração, a primeira votação ocorreu a uma semana atrás e a lei consegui passar por 7 (sete) votos a 0 (zero), só que para chegar as mãos do Prefeito Alex Rocha ela terá que passar novamente por uma outra votação, espero que todos fiquem atentos e que estes mesmos vereadores que votaram, o façam novamente, não podemos mais deixar que as grandes empresas tomem conta do transporte das nossas cidades e que nós usuários sejamos tratados desta forma sem o minimo respeito, só quero pedir uma coisa a nobre vereador autor desta lei, que depois de aprovada a está LEI se faça cumprir”.

 

Insegurança pública

E-mail recebido: “Não dá mais para aguentar, a violência na capital brasileira da qualidade de vida está insuportável, não podemos mais sair com tranquilidade de nossos lares (que nem são tão seguros), ontem (04) à noite assisti a mais uma cena de violência, três jovens alunos de um grande colégio no Bairro Jardins estavam indo para casa, por volta das 19h30min, quando foram abordados por três elementos nas imediações da Praça Luciano Barreto Junior, pelo que vi os meliantes apenas subtraíram seus pertences, bens materiais das perdas a menor, o que mais perdemos é a confiança, tranquilidade além de para muitos ser um grande trauma. Graças a Deus eu já aprendi a superar esse tipo de trauma afinal de contas eu já fui vítima de seis assaltos, isso mesmo caros leitores seis, talvez pra alguns seja pouco mais foram seis experiências que não desejo pra ninguém. No último fui abordado as 05h50min da manhã, em frente ao Shopping Jardins, isso é porque é o bairro onde o governador mora, imagine se não fosse. Falando em Governador, quando será que o excelentíssimo vai começar a tratar Segurança Pública como coisa séria. SENHOR GOVERNADOR APARELHAR A COORPORAÇÃO SEM DAR UM COMANDO DESCENTE NÃO ADIANTA DE NADA. Até quando Brasília vai “segurar” o Secretário responsável pela pasta?? Chega!! É comandante da Militar sendo acusado de facilitar fuga de preso perículoso (leia-se caso Giuseppe), é coronel envolvido com esquema pesado de segurança particular (o curioso é o porquê de a polícia cobrar pela segurança), é briga de EGOS entre os delegados, e os senhores leitores sabem quem mais sofre com isso: o povo!! Basta!!!!”

 

 

PARA REFLEXÃO

 

A Linguagem, as coisas e seus nomes – Eduardo Galeano

 

 Na era vitoriana era proibido fazer menção às calças na presença de uma senhorita. Hoje em dia, não fica bem dizer certas coisas perante a opinião pública:

 

O capitalismo exibe o nome artístico de economia de mercado;

 

O imperialismo se chama globalização;

 

As vítimas do imperialismo se chamam países em via de desenvolvimento, que é como chamar de meninos aos anões;

 

O oportunismo se chama pragmatismo;

 

A traição se chama realismo;

 

Os pobres se chamam carentes, ou carenciados, ou pessoas de escassos recursos;

 

A expulsão dos meninos pobres do sistema educativo é conhecida pelo nome de deserção escolar;

 

O direito do patrão de despedir sem indenização nem explicação se chama flexibilização laboral;

 

A linguagem oficial reconhece os direitos das mulheres entre os direitos das minorias, como se a metade masculina da humanidade fosse a maioria;

em lugar de ditadura militar, se diz processo.

 

As torturas são chamadas de constrangimentos ilegais ou também pressões físicas e psicológicas;

 

Quando os ladrões são de boa família, não são ladrões, são cleoptomaníacos;

 

O saque dos fundos públicos pelos políticos corruptos atende ao nome de enriquecimento ilícito;

 

Chamam-se acidentes os crimes cometidos por motoristas embriagados dirigindo  automóveis;

 

Em vez de cego, se diz deficiente visual;

 

Um negro é um homem de cor;

 

Onde se diz longa e penosa enfermidade, deve-se ler câncer ou AIDS;

 

Mal súbito significa infarto;

 

Nunca se diz morte, mas desaparecimento físico;

 

Tampouco são mortos os seres humanos aniquilados nas operações militares: os mortos em batalha são baixas e os civis, que nada têm a ver com o peixe e sempre pagam o pato, danos colaterais;

 

Em 1995, quando das explosões nucleares da França no Pacífico Sul, o embaixador francês na Nova Zelândia declarou: “Não gosto da palavra bomba. Não são bombas. São artefatos que explodem”;

 

Chama-se Conviver alguns dos bandos assassinos da Colômbia, que agem sob proteção militar;

 

Dignidade era o nome de um dos campos de concentração da ditadura chilena e Liberdade o maior presídio da ditadura uruguaia;

 

Chama-se Paz e Justiça o grupo militar que, em 1997, matou pelas costas quarenta e cinco camponeses, quase todos mulheres e crianças, que rezavam numa igreja do povoado de Acteal, em Chiapas.  (Do livro De pernas pro ar, editora L&PM)

 

 

Participe ou indique este blog para um amigo:

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Enquanto os homens / Exercem seus podres poderes / Morrer e matar de fome

De raiva e de sede / São tantas vezes / Gestos naturais…” Caetano Veloso em podres poderes.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais