Condições climáticas no Brasil

As mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global podem forçar a migração de cu1turas agrícolas típicas de determinadas regiões do Brasil.

 

0 Brasil é uma potência agrícola, que tem um potencia1 muito grande a ser explorado, ta1vez o maior do mundo. E as mudanças climáticas diretamente afetam a agricu1tura. Com a elevação de temperatura será possível produzir café até mesmo em estados dos Su1, como Santa Catarina e Rio Grande do Su1.

 

Além da agricultura, a saúde da popu1ação também deve ser impactada pelas mudanças no c1ima. Os Estados mais frios, que não tem um problema muito grave ainda de doenças transmitidas por vetores – insetos como os de ma1ária, dengue e outras -, vão ter um clima adequado em 50 anos.

 

O desmatamento é o principa1 responsável pelas emissões brasileiras dos gases do efeito estufa.

 

A caatinga e o cerrado, regiões que juntas somam 60 mi1hões de habitantes, vão ganhar um sistema integrado para monitorar os impactos das mudanças climáticas. Uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais está desenvolvendo o projeto piloto do Sistema de Alerta Precoce de Secas e Desertificação.

 

A dificuldade de acesso à água no semi-árido está sendo vista como um dos primeiros efeitos das mudanças climáticas. A região já sofre o efeito da escassez e má distribuição dos recursos hídricos, insuficientes, no quadro atual, em pelo menos em seis estados.

 

Calcu1a-se que apenas 7,26% da área original da Mata At1ântica (de 1,36 milhão de quilômetros quadrados) ainda estejam conservados. Outros 13% são fragmentos em diferentes estágios de conservação, que necessitam de ações de proteção.

 

0 Papel do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), se essas áreas protegidas pelo Arpa conseguirem alcançar a meta de desmatamento zero até 0 ano de 2050

 

0 resultado mostra que as áreas protegidas apoiadas pelo Arpa são responsáveis por armazenar 4,6 bilhões de toneladas de carbono, número que representa um décimo do carbono retido nas florestas remanescentes na Amazônia brasileira.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais