Constrangimentos no elevador

Sempre precisamos entrar num elevador para nos locomovermos de um local para o outro e muitas vezes nos sentimos constrangidos ou irritados com o comportamento das pessoas, que são desconhecidas, num local que parece íntimo por ter pequeno tamanho e por estar bem próximo das pessoas.

Muitas pessoas cometem deslizes de comportamento: Conversam assuntos particulares obrigando as pessoas a ouvirem a conversa que não lhes interessa; falam no celular; agem com descontração; criticam pessoas e lugares, enfim, descontrolam-se num local onde existe uma intimidade artificial.

O elevador é um elemento inibidor, ficamos constrangidos por estar perto de desconhecidos, olhamos para o leitor luminoso que indica os andares e ficamos sem atitude.

Para combater o vandalismo nas cabines e devido à segurança, existe a instalação de câmaras, aí é o momento de a pessoa ter comportamento discreto. Muitos vigias depõe que vêm casais se agarrando, pessoas se arrumando levantando a roupa, crianças e alguns adultos apertando todos os botões, e conversas sem ética.

Para não entrar numa saia-justa o melhor é a discrição e algumas atitudes que irei comentar abaixo que servem para o ascensorista e passageiros:

O ascensorista deve:

1. Responder a saudação e atender com simpatia;
2. Prestar informações sobre localização dos andares referente aos setores;
3. Informar se o elevador está descendo ou subindo, quando for o caso; Jamais gritar.
4. Não alimentar-se dentro do elevador e não permitir que façam
o mesmo;
5. Ter autoridade para orientar sobre conduta do visitante ou funcionário;
6. Jamais tirar o pé do sapato, ficando com o calcanhar para fora, descalço ou com meias.
7. Não ouvir som, somente com o fone de ouvido caso consiga escutar.
8. Não alimentar-se dentro do elevador
9. Evitar sacolas e entulhos

Observações importantes:

• O Elevador é um local onde pessoas não devem conversar. Deve-se falar estritamente o necessário, com voz suave e dicção moderada;

• Se você deseja subir aperte o botão com a seta para cima e se você deseja descer aperte o botão da seta para baixo. Evite apertar os dois botões ao mesmo tempo;

• Somente depois que as pessoas saírem do elevador é que outras que estão esperando devem entrar. Muitas pessoas esquecem essa norma. A primazia é de quem sai do elevador.

• Homens dão primazia à entrada às mulheres, com exceção nas filas. Os inferiores aos superiores hierárquicos, os mais moços aos mais velhos. Os portadores de deficiências e gestantes têm precedência singular.

• Cumprimente e agradeça o ascensorista.

• Não fumar nem colocar os pés ou as mãos nas paredes do elevador.

• Se houver ascensorista não aperte você mesmo os botões indicadores dos andares.
Segurar a porta do elevador para outras pessoas passarem indica gentileza e consideração.

Segurar a porta do elevador para conversar e ficar na espera de algo por um tempo, prejudica as pessoas que estão aguardando para entrar em outros andares.

Não Jogar papéis.

Usar o elevador de serviço quando tiver sacolas grandes, malas e animais.

Abrir espaço para quem pediu licença para sair primeiro.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais