Controle externo independente: o TCE/SE é exemplo

                                            Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Não é submisso, não tem interferência política partidária.

Aqui, ao contrário de alguns outros Estados, julga as contas do governador anualmente. Tem Tribunal de Contas em alguns Estados que as contas de três anos do governo estão “engavetadas”.

Aqui também conselheiro não pede a prefeito dois vereadores para apoiar o filho em troca de uma certidão. Jamais!

Aqui também diretora não usa o carro para ir para a universidade e outros afazeres. Jamais!

Aqui também conselheiros que não se bicavam não fazem juras de amor em troca de favores e da quebra de uma tradição desde a criação do órgão. Até o próximo “interesse” que pode desencadear uma onda de denúncias. Jamais!

Aqui também conselheiros não participam de conchavam políticos partidários dividindo o bolo da máquina pública. Jamais!

Aqui, o TCE nunca frequentou as manchetes policiais como já ocorreu em vários Estados, inclusive com prisões, como no Rio de Janeiro, e afastamento de cinco conselheiros.

Ou seja, o TCE de Sergipe é exemplo para o país quando o assunto é o controle externo independente.

Cada um tem a cara que merece. E não tem jeito não!


Observação e alerta aos leitores O titular deste espaço tomou, nas últimas horas, vários remédios controlados por conta de um problema de saúde. Ou seja, alguns textos de hoje podem ter sido inspirado em devaneios, utopias e coisas do gênero, mas jamais em sarcasmo.

Tuitadas sobre informações de bastidores na saúde deixam muitos em pólvora E ontem, 25, no fim da tarde o titular deste espaço fez duas tuitadas sobre uma situação interna na saúde estadual que muitos comentam, mas não tinham coragem de expor. Um boicote em algumas ações – como, por exemplo, o Centro de Reabilitação (CER IV) inaugurado há pouco tempo e não funciona bem – por conta de diversos petistas indicados pelo senador Rogério. E alguém lembrou que o marido da secretária é liderança petista muito próxima de Rogério. Após as tuitadas o blog recebeu muitas informações, inclusive de Propriá onde informaram que o hospital regional é outro  exemplo de boicote.

Grande Aracaju: órgão federal investiga denúncia contra parlamentar por tentar tomar terrenos com escritura através de usucapião E com documentos, o advogado de um cidadão entrou com uma denúncia num órgão federal contra um parlamentar que entrou com usucapião para tomar terrenos do cliente dele que tem a escritura e toda documentação. O blog está esperando somente o andamento da denúncia para divulgar para os sergipanos.

Parabéns Emsurb: cercamento de área de proteção ambiental margeando toda Avenida Desembargador José Antônio Goes, no Bairro Coroa do Meio E o titular deste blog passou ontem pela Avenida Desembargador José Antônio Goes, no Bairro Coroa do Meio – sentido terminal da Atalaia para o referido bairro – e viu que a Emsurb começou o cercamento de toda extensão do mangue ao lado da via. Parabéns porque não só vai proteger o mangue, mas também acabar com a irresponsabilidade de alguns moradores que acham que o mangue é extensão de suas casas e jogam entulhos da construção civil para colocar seus veículos, além de invasões de todos os tipos. Quando acabar o cercamento a Emsurb terá que intensificar a fiscalização no local porque, com certeza, alguns vão querer cortar a cerca para continua com seus “puxadinhos.”

 

Sergipano recebe o título de cidadania de Palmas. Justa homenagem E o sergipano José Roberto Torres Gomes, procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Tocantins, recebeu, no início da noite da última quarta-feira, 24, o título de cidadania na Câmara Municipal de Palmas. José Roberto é mais um amigo conquistado por este jornalista através deste modesto espaço. Parabéns!

História Ao receber a homenagem, José Roberto falou sobre reconhecimento. “É emocionante receber essa homenagem e ela não é pra mim apenas. Esse título representa não só o reconhecimento ao meu trabalho prestado pela cidade, mas à história que começa com os meus pais, Gilda e Zé Gomes, passa para meus irmãos e vai para os meus filhos, meus amigos e colegas de trabalho”, declarou o procurador-geral.

 

 

PODEMOS de Sergipe quer conceder mandato a suplente que irá a júri popular por tentativa de homicídio Deu no NE Notícias: Tramita no Tribunal de Justiça de Sergipe uma Ação Penal que tem como réu Carlos dos Santos Silva, conhecido como Carlão Vigilante. Ele é acusado pela polícia e denunciado pelo Ministério Público pela tentativa de homicídio contra Eronildes Teles Neto. Pela crime, Carlão irá a júri popular no dia 30 de março de 2022.

 Justiça eleitoral Em 2018 Carlão Vigilante foi candidato a deputado estadual pelo PODEMOS, quando recebeu 387 votos. Hoje o partido é dirigido em Sergipe pela delegada Danielle Garcia, que ingressou na Justiça Eleitoral para que Carlão, o mesmo que vai a júri popular, assuma no lugar da deputada estadual Gracinha Garcez, hoje filiada ao PSD. Quem conhece o perfil da delegada Danielle Garcia acredita que a presidente do PODEMOS pode nem ter conhecimento da denúncia que pesa na justiça criminal contra o seu filiado. Se ele for simplesmente expulso, ainda poderá assumir o mandato de deputado estadual caso a Justiça Eleitoral decida a favor do PODEMOS, uma vez que expulsão não se caracteriza infidelidade partidária. A desistência impede que a Assembleia tenha, pela primeira vez, um parlamentar submetido a um júri popular. 

Entenda o caso A tentativa de homicídio ocorreu em 22 de março de 2017, no loteamento Marivan, bairro Santa Maria, Aracaju. Conforme relatos da vítima, do pai e da madrasta, quando Eronildes estava na porta de casa, um indivíduo não identificado atirou contra ele, sendo que Carlão ficou em uma moto na esquina esperando pelo atirador. Os tiros atingiram a perna da vítima, sendo que as testemunhas relataram que Carlão retornou à casa e disse que estaria ali para matar Eronildes, pois ele havia “mexido com minha mulher”.Eronildes sofre de transtornos mentais e, segundo o pai em depoimento à polícia, “é uma pessoa psicologicamente perturbada e não consegue, por vezes, separar o certo do errado”. Carlão chegou a ficar preso temporariamente, mas sempre negou a autoria da tentativa de homicídio. Mas a partir da conclusão do inquérito policial e da denúncia do Ministério Público, que foi acatada pela Justiça, o júri popular foi marcado para o dia 30 de março de 2022.

Nossa Senhora do Socorro: ministro da Educação e presidente do FNDE discutirão hoje ações com prefeitos Hoje, 26, os técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estarão à disposição para atendimento aos prefeitos e secretários municipais de Educação de Sergipe, a partir das 8h30, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, localizado na Sede de Nossa Senhora do Socorro, ao lado do Centro Administrativo. A tarde, à partir das 15h, os prefeitos e secretários municipais de Educação terão acesso as explanações do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento, Marcelo Lopes da Ponte.

Almoço na SOMESE: Presidente eleito da OAB-SE destaca desafios futuros A convite da Sociedade Médica de Sergipe, o presidente eleito da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe, Danniel Costa, esteve participando ontem, 25, do almoço semanal promovido todas as quintas pela entidade. “Fiquei muito grato pela oportunidade de expor os principais desafios da nossa futura gestão”, ressaltou Costa.

Protagonismo Ao lado da vice-presidente eleita Letícia Mothé e de colegas advogados e advogadas, ele destacou que entre os maiores desafios está o de retornar o protagonismo da OAB, reaproximando-a da sociedade. “E a saúde é uma pauta prioritária, porque esse é um serviço que precisa chegar, principalmente, nas camadas mais pobres da população”, frisou.“Coloquei a futura gestão da OAB, bem como a Comissão de Direito Médico e Saúde, à disposição das pautas voltadas à saúde, sempre com o propósito de manter uma relação respeitosa com as entidades médicas, buscando o bem comum da sociedade”, completou.

Pacatuba: Prefeitura busca solução para cobrança de taxa Para resguardar os direitos dos munícipes, a Prefeitura de Pacatuba está buscando uma solução para a taxa de esgoto que começou a ser cobrada neste mês pela Deso. No dia 11 de novembro, através do Procurador Municipal Francisco Vieira, a gestão encaminhou um ofício ao Ministério Público Estadual (MPE) apontando a forma arbitrária com que a cobrança seria iniciada no município.

Sem o serviço de coleta De acordo com o documento, a cobrança poderá recair sobre parte da população que não possui referida prestação do serviço de coleta, transporte e escoamento dos dejetos, bem como o de esgotamento sanitário. No ofício, o Procurador Municipal cita a situação de Nossa Senhora das Dores, onde o Tribunal de Justiça já decidiu, em ação judicial com objeto semelhante, que não se pode cobrar por um serviço cuja prestação não esteja ocorrendo de forma adequada. Inclusive com determinação de aplicação de multa caso a taxa não fosse suspensa.

Competência jurídica Apesar de ser uma cobrança exclusiva da Deso, não havendo participação da Prefeitura de Pacatuba no recolhimento da taxa, por questões de competência jurídica, o município procurou o MPE para que sejam tomadas, com urgência, as devidas providências. A administração municipal garantiu que reforçará o pedido na Promotoria de Justiça de Pacatuba e solicitará a suspensão da taxa de esgoto o mais rápido possível. Além de Pacatuba e Dores, os municípios de Canindé e Itabaiana também buscaram o MPE para tratar sobre a taxa que em alguns casos chega a 80%, mesmo em locais onde o serviço sequer é oferecido à população.

Trabalhadores do comércio e serviços unificam pauta de reivindicações e iniciam campanha salarial 2022  Os trabalhadores e as trabalhadoras do comércio e serviços unificaram a pauta de reivindicações e iniciaram a campanha salarial para o fechamento das Convenções Coletivas de Trabalho 2022. O documento final, construído e aprovado pelas assembleias das categorias, foi entregue ao setor patronal na quarta-feira, 24. Ronildo Almeida, presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Sergipe (Fecomse), espera agilidade nas negociações e destaca os contatos já mantidos com a classe empresarial, buscando o entendimento para o fechamento das Convenções Coletivas de Trabalho.

Data-base “Esperamos que o processo de negociação ocorra já no próximo mês, visto que a data-base dessas categorias é 1 de janeiro. Até porque precisamos urgentemente recompor as perdas salariais da classe trabalhadora, que enfrenta todo tipo de dificuldade, com salários defasados, inclusive, pelos preços praticados pelo próprio patronato do setor do comércio”, pontua Ronildo Almeida.

Contribuição O presidente da Fecomse ressalta a importante contribuição que todos os trabalhadores e as trabalhadoras do comércio e serviços têm dado neste momento de pandemia, influenciando positivamente e de maneira determinante na economia sergipana. “A categoria convive diariamente com o medo, a insegurança e a possibilidade de contaminação e morte pelo coronavírus, mantém-se firme e, com a força do seu trabalho, é parte fundamental para o crescimento da economia do Estado”, avalia Almeida.

Contribuição II “Os trabalhadores e trabalhadoras dão a sua contribuição, o seu suor, cumprem a sua jornada de trabalho, têm um papel determinante no crescimento e na consolidação das empresas. Cabe aos patrões entenderem esse processo, cumprirem a sua parte e avançarem nas negociações das convenções coletivas, zerando suas dívidas financeiras e sociais com a categoria”, pontua Ronildo Almeida.

Pauta Entre as reivindicações dos trabalhadores estão a manutenção de todas as cláusulas das convenções coletivas vigentes, recomposições salariais e discussão de algumas cláusulas novas que se fazem necessárias.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Socorro: Moradores cobram do prefeito Padre Inaldo a execução da Lei dos Bairros Os moradores de Nossa Senhora do Socorro cobram ao prefeito Padre Inaldo, a execução da Lei dos Bairros, aprovada, por unanimidade, pelos vereadores do município, na sessão do dia 13 de abril deste ano (2021), que delimita os povoados, bairros e conjuntos habitacionais, acabando com o Código de Endereçamento Postal-CEP único para o município. Segundo os moradores Socorro vive uma contradição, é a segunda maior população de Sergipe, ficando atrás apenas da capital Aracaju, e só possui um CEP, o 49160-000 para toda a cidade. Esse código único, há anos, vem prejudicando os moradores na contratação de serviços por grandes operadoras e nas compras pela internet, pois para o fornecedor, todas as localidades são iguais, tanto faz residir no Parque dos Faróis, Marcos Freire 1, Pai André, Albano Franco, Guajará ou Conjunto João Alves.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wander.bastoss/  GAROTOS QUILOMBOLAS
[sem título n° 14]
Foto tomada e publicada com autorização da ASSOCIAÇÃO REMANESCENTE DE QUILOMBO
@quilombomocambo


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ARTIGO

A Burrice Artificial. Por Antônio Samarone    http://blogdesamarone.blogspot.com/

Postei uma linda foto no fakebook: um jovem índio carregando um velho pajé na cacunda. O fakebook censurou e me advertiu: a empresa não permite nudez. Para os algoritmos nudez é nudez, todas são pornográficas.

Os jesuítas, o Bispo Sardinha, Mem de Sá, Dom Sebastião e o fakebook, quiseram vestir os índios. Só o Rei, pode ficar nu!

A inteligência artificial é binária, precisa, digital. A vida é analógica, imprecisa, fantasiosa. As narrativas são aproximações, abertas a criatividade humana.

Cheguei a uma conclusão anacrônica: a vida é analógica. Entendemos o mundo por aproximações comparativas, por analogias.

Sou contra a inteligência artificial, ao chupa cabra, a uberização do trabalho, o fedor da treze de julho e ao politicamente correto.
Sou contra os algoritmos, o empreendedorismo, a internet das coisas e ao complexo de Édipo.

Sou conta a automação, ao VAR, ao delivery, a medicina baseada em evidências, ao elixir paregórico, ao ensino a distância e a psiquiatria orgânica.

Sou contra o negacionismo, o dízimo, a dar a outra face, a cuspir no prato que comeu, a piadas sem graça e ao samba de uma nota só.

Sou contra ao Natal iluminado pelo comércio, a falar mal na presença, a Papai Noel, a espantar os males com o canto, a missa do galo, a ceia de peru e ao réveillon em resort.

Aos 13 a anos, eu já sabia ser do contra.

Uma cigana que passou por Itabaiana, leu a minha mão e enxergou: “tempestades lhe esperam”! Mamãe não gostou da conversa e perguntou: “esse menino vai dar certo na vida”? A cigana riu pelo canto da boca e não respondeu. Eu, na hora, tive a sensação que não.

Agora, eu estou certo de que a cigana não me enganou.

Frase do Dia
“O tempo é roído por vermes cotidianos. As vestes poeirentas de nossos dias, cabe a ti, juventude, sacudi-las.” Vladimir Maiakovski.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais