Convite

0

Amigos,

 

Hoje, devido à grande movimentação que está havendo na Academia Sergipana de Letras, por conta da eleição que acontecerá no dia 11, segunda-feira, objetivando o preenchimento da vaga deixada pela ilustre itabaianense, querida Professora Maria Thétis Nunes; bem como a participação que a Academia terá no 1º Arrastão Literário que acontecerá no Calçadão da João Pessoa, dia 12, terça-feira, faltou tempo para preparar, como faço toda semana, um texto para publicar neste espaço. Porém como estes dois eventos são de alta significação para a cultura sergipana, resolvi levar até vocês que me prestigiam com as suas valiosas atenções estas notícias do nosso Sodalício Maior que é a Academia Sergipana de Letras.

 

A ELEIÇÃO acontecerá das 15 às 17 horas, do dia 11 de janeiro de 2010, segunda-feira, na sede da Academia Sergipana de Letras, situada na Rua Pacatuba, 288 Centro de Aracaju.

 

Três valorosíssimos sergipanos concorrem à ocupação da Cadeira 39:

 

O cientista, médico, Dr. JOÃO ANTONIO MACEDO SANTANA;

 

O jornalista e poeta ANTÔNIO DO AMARAL CAVALCANTE; e

 

O professor doutor ANTÔNIO CARLOS SANTOS.

 

Todos merecedores dos nossos votos e aplausos. Pena que apenas um poderá ser sufragado pelos 39 Acadêmicos aptos a votar.

 

A campanha transcorreu e transcorre ainda dentro do mais profundo respeito, como sói acontecer.

 

Os ilustres intelectuais pleiteantes vêm mostrando, da melhor maneira possível as suas produções literárias, culturais, científicas e seus valores morais restando uma dificuldade torturante para os que estão incumbidos de optar por apenas um.

 

O ARRASTÃO LITERÁRIO foi a melhor forma que Evando Santos, o “Homem- Livro” ou “o Pedreiro Literário”, alcunhas pelas quais é conhecido este sergipano, tardiamente alfabetizado, natural de Aquidabã, que com tenacidade tem plantado ideias, livros, culturas e bibliotecas pelo mundo afora, tendo com sede a Biblioteca Tobias Barreto, no Bairro de Vila da Penha no Rio de Janeiro, encontrou tempo para fazer chegar até as pessoas o gosto pela leitura.

 

Este Arrastão já acontece há alguns anos na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, acorrem, muitos intelectuais, colégios, alunos, professores e o povo em geral. O sucesso lá é tão grande que Evando sentiu a necessidade de trazer para cá, sua terra natal, esta modalidade de abordagem. Ele já se encontra em Sergipe, trouxe consigo além de ideias, livros (usados e novos), para serem distribuídos.

 

Atenção: o citado bibliófilo está aceitando doações que podem ser feitas na própria terça- feira no local do evento ou comunicadas pelos telefones 91911234 e 91990203 que serão recolhidas em qualquer lugar de Sergipe. As doações que não forem usadas neste evento de terça-feira serão guardadas para nova distribuição noutro acontecimento que ocorrerá em breve, pois é sua ideia, fazer um arrastão de três em três meses. 

 

Aproveito esta oportunidade para pedir doações de livros usados e convidar a todos para se fazerem presentes terça-feira, no Calçadão da João Pessoa, a fim de prestigiarem a belíssima e feliz iniciativa pela leitura e pela cultura sergipana.

 

Convido também a todos que conheçam melhor Evando Santos, sergipano de Aquidabã, hoje de expressão nacional e até internacional, que graças a seu esforço, amor ao livro e ao que faz, vem construindo uma inimitável obra que orgulha a Sergipe e ao Brasil.

 

Além da Biblioteca Tobias Barreto, fundada por ele no bairro carioca da Vila da Penha, a qual teve como arquiteto, ninguém menos do que Oscar Niemayer, Evando já contribuiu para a criação de mais 36 bibliotecas pelo Brasil inteiro, inclusive uma em Angola para onde ele também enviou livros.

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais