Copa: o Brasil ganhou, a mídia perdeu

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Uma excelente reflexão do jornalista Luis Nassif:

Já se tem o resultado parcial da Copa: reconhecimento geral – da imprensa nacional e internacional – que é uma Copa bem organizada, com estádios de futebol excepcionais, aeroportos eficientes, sistemas de segurança adequados, logística bem estruturada e a inigualável hospitalidade do povo brasileiro.

Vários jornais (internacionais) já a reconhecem como a maior Copa da história.

***
Agora, voltem algumas semanas atrás, pouco antes do início da Copa.
A imagem disseminada pela imprensa nacional – era a de um fracasso retumbante. Por uma mera questão política, lançou-se ao mundo a pior imagem possível do Brasil. O maior evento da história do país, aquele que colocou os olhos do mundo sobre o Brasil, que atraiu para cá o turismo do mundo,  foi manchado por uma propaganda negativa absurda. Em vez das belezas do país, da promoção turística, do engrandecimento da alma brasileira, da capacidade de organização do país, os grupos de mídia nacionais espalharam a imagem de um país dominado pelo crime e pela corrupção, sem capacidade de engenharia para construir estádios – justo o país que construiu duas das maiores hidrelétricas do planeta -, com epidemias grassando por todos os poros.

Um dos jornais chegou a afirmar que haveria atentados na Copa, fruto de uma fantasiosa parceria entre os black blocks e o PCC. Outro informou sobre supostas epidemias de dengue em locais de jogo da Copa.

***
O episódio é exemplar para se mostrar a perda de rumo do jornalismo nacional, a incapacidade de separar a disputa política da noção de interesse nacional. E a falta de consideração para com seu principal produto: a notícia.
Primeiro, cria-se o clima do fracasso.

Criado o consenso, abre-se espaço para toda sorte de oportunismos. É o ex-jogador dizendo-se envergonhado da Copa, é a ex-apresentadora de TV dizendo que viajará na Copa para não passar vergonha.

***
Tome-se o caso da suposta corrupção da Copa. O que define a maior ou menor corrupção é a capacidade de organização dos órgãos de controle. O insuspeito Ministério Público Federal (MPF) montou um Grupo de Trabalho para fiscalizar cada ato da Copa, juntamente com o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União. O GT do MPF tornou-se um case, por ter permitido economia de quase meio bilhão de reais.

***
Antes da hora, é fácil afirmar que um estádio não vai ficar pronto, que um aeroporto não dará conta do movimento, que epidemias de dengue (no inverno) atingirão a todos, que os turistas serão assaltados e mortos. Fácil porque são apostas, que não têm como ser conferidas antecipadamente.

Quando o senhor fato se apresenta, todos esses factóides viram pó.

A boa organização da Copa não é uma vitória individual do governo ou da presidente Dilma Rousseff. É de milhares de pessoas, técnicos federais, estaduais e municipais, consultores, membros dos diversos poderes, especialistas em segurança, trânsito, empresas de engenharia, companhias de turismo, hotelaria.

E tudo isso foi jogado no lixo por grupos de mídia, justamente os maiores beneficiários. Eram eles o foco principal de campanhas publicitárias bilionárias, sem terem investido um centavo nas obras. Pelo contrário, jogando diuturnamente contra o sucesso da competição e contra qualquer sentimento de autoestima nacional.

Batalhão da Caatinga. Jackson cometerá erro se mudar de local
O blog foi informado que o governador Jackson Barreto está pensando em transferir o batalhão da Caatinga, localizado no povoado Vaca Serrada em Porto da Folha para Canindé. Seria um erro, já que Canindé já tem um batalhão.

Batalhão da Caatinga. Jackson cometerá erro se mudar de local II
A localização do batalhão da Caatinga atualmente é excelente porque é passagem para Niterói e estrategicamente no cruzamento para Poço Redondo e Canindé. O certo era melhorar a estrutura do batalhão no local atual. Aliás, durante solenidade na última sexta-feira, em Lagoa Redonda (Porto da Folha), Jackson ouviu o apelo da comunidade para não retirar o batalhão do local.

Procura-se um candidato a vice-governador desesperadamente
Primeiro foi Ricardo Franco, do PTB. Pensou, pensou e desistiu. Depois Belivaldo Chagas do PSB, que não subiu no barco. Passou para Adelson Barreto que teve medo de ficar sem mandato. Até ontem, falava-se em um tucano, mas este fez um bico tão grande, que sei não…

Ameaças para Mendonça e Goretti Reis são reais e radicais
Não são mentiras as ameaças que parte da imprensa noticiou para os deputados Mendonça Prado e Gorete Reis, porque não seguirão a decisão do DEM em apoiar os irmãos Amorim. Mas, já existe jurisprudência eleitoral favorável a quem tem mandato e o partido recusou a legenda. O problema é aparecer no horário eleitoral.

Pedrinho Valadares fracassou e não conseguiu “tomar” PSB e PRP
Mesmo fora do PSB de Sergipe há muito tempo, o ex-deputado Pedrinho Valadares (PV) tentou tumultuar o processo eleitoral no Estado. Partidário do grupo dos irmãos Amorim lutou a todo custo para que fosse concretizada uma intervenção em Sergipe contra a aliança com Jackson. E de quebra ainda tenta levar intervenção também no PRP comandado por Armando Batalha. Não conseguiu e saiu frustrado como mensageiro.

Em Itabaiana, Zé Milton assume candidatura que era da esposa
E no minuto final o ex-deputado estadual José Milton de Zé de Dona, presidente estadual do PSL, assumiu a candidatura a deputado estadual que seria da esposa dele, a ex-vereadora Edilene Barros.  Para deputado federal o PSL ainda não decidiu quem apoiará.

Shopping Jardins deixa clientes sem poder sair
O blog recebeu diversas reclamações de clientes do Shopping Jardins que estavam no local no horário do jogo do Brasil no último sábado e não puderam sair do local porque não tinham como pagar o tíquete do estacionamento. A praça de alimentação aberta, mas o shopping retirou os funcionários das cabines de pagamento. Falta de respeito. Muitos vão à Justiça contra o Shopping, pela falta de respeito.

Missa de 7º Dia –  Hélvio Dória Maciel Silva
Familiares e amigos do publicitário e jornalista, Hélvio Dória Maciel, Helvinho, informam que a missa de 7º Dia será realizada nesta segunda-feira, 30,  às 19h30, na Igreja Jesus Ressuscitado em Aracaju.

Agenda
30 de junho, segunda-feira. Hoje é o dia do caminhoneiro.
Termina hoje o prazo para os partidos políticos realizarem suas convenções. Entrega da ata das sessões pode ser feita até 5 de julho. Ministério da Educação planeja reformular o currículo dos cursos supletivos. Falta de registro preciso dificulta o combate à dengue no Brasil. Produtores chineses usam feira de negócios para avançar no país. O Nordeste puxa o crescimento do emprego no primeiro semestre de 2014. Audiência da TV paga triplica durante os jogos da Copa do Mundo. A Ucrânia assina acordo polêmico com a União Europeia.

Curtas
ALCKMIN OFICIALIZA CANDIDATURA E DIZ QUE SÃO PAULO NÃO QUER “ESPERTEZA”. /// CAMPOS DECLARA QUE PROBLEMAS NOS ESTADOS SÃO COISA DO PASSADO. /// MESMO CONDENADO POR IMPROBIDADE, ARRUDA OFICIALIZA CANDIDATURA AO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. /// PRESSÃO POLÍTICA FAZ PETROBRAS COMPRAR DISTRIBUIDORA DE GÁS. /// EM ALAGOAS, HELOÍSA HELENA É CANDIDATA AO SENADO PELO PSOL. /// PSDB LANÇA BETO RICHA COMO CANDIDATO AO GOVERNO DO PARANÁ. /// PÉRSIO ARIDA DIZ QUE O REAL PRECISA DE NOVAS REFORMAS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Classificação dramática
Em partida válida pelas oitavas-de-final da Copa 2014, a seleção brasileira enfrentou o Chile, no Mineirão, em Belo Horizonte. Depois de um empate em 1 X 1 no tempo normal, que persistiu na prorrogação de 30 minutos, a equipe de Felipe Scolári escapou de um vexame ao derrotar os chilenos por 3 a 2, na cobrança de pênaltis, graças ao goleiro Júlio César, que defendeu duas penalidades. A seleção brasileira voltou a apresentar falhas que já vêm se repetindo há muito tempo. Fraca atuação dos laterais, um meio-de-campo absolutamente inexistente em termos de criação de jogadas e mais a permanente dependência de apenas um jogador, Neymar, que, atingido logo no início do jogo, não reeditou os desempenhos anteriores. Fernandinho dessa feita não jogou nada. Assim sendo, os únicos destaques do Brasil foram o goleiro Júlio César, os zagueiros Tiago Silva e David Luiz e Hulk, que, embora tenha falhado, junto com Marcelo, no gol chileno, empenhou-se bastante e fez boas jogadas. Entretanto, perdeu um pênalti na decisão. Felipão tem quatro dias para corrigir os graves defeitos de sua equipe. Pois na sexta-feira o Brasil vai enfrentar a Colômbia, pelas quartas-de-final. Vale registrar que por duas vezes a trave salvou o Brasil. Uma no final da prorrogação e outra na decisão por pênaltis. São apontados três erros na arbitragem inglesa da partida: um penalty em Hulk não marcado, outro penalty não marcado, sofrido por Vargas e a anulação do gol marcado por Hulk, que teria ajeitado a bola com a mão. Nada disso, porém, serve de desculpa. A grande verdade é que nossa equipe não está jogando nada, mesmo. Vejam que, quando o Chile, inteiramente cansado, pensando apenas em levar o jogo para a decisão através de penalidades, seus integrantes não se mostraram capazes de resolver a situação. É só lembrar que, em determinado momento, os jogadores trocaram passes para trás, chegando ao cúmulo de atrasar a bola para o goleiro. Uma seleção que pretende usar frequentemente a ligação direta (defesa/ataque) sem passar pelo meio-de-campo, sinceramente, atinge as raias da mediocridade. Vamos torcer para que a exibição diante dos colombianos seja bem melhor, na próxima sexta-feira.

Resumo da Copa
Resultados das oitavas-de-final: Sábado, no Mineirão, em Belo Horizonte – Brasil 1 X 1 Chile. Este placar persistiu na prorrogação. Na decisão por pênaltis, o Brasil venceu por 3X 2. No Maracanã, a Colômbia derrotou o Uruguai, por 2 X 0. Ontem, domingo, no Castelão, em Fortaleza – Holanda 2 X 1 México. E na Arena Pernambuco – Costa Rica 1 X 1 Grécia. Este placar não foi alterado na prorrogação e na decisão através de pênaltis, a Costa Rica venceu por 5 a 3.

Quartas-de-final
Com esses resultados, já são conhecidos os dois primeiros encontros. Sexta-feira, 04.07, Brasil X Colômbia, às 17 horas, no Castelão, em Fortaleza. E no dia 05, sábado, também às 17 horas, Holanda X Costa Rica, na Fonte Nova, em Salvador.

Jogos de hoje
Dando prosseguimento às oitavas-de-final, serão disputadas hoje mais duas partidas. França X Nigéria, às 13 horas, em Brasília e Alemanha X Argélia, às 17 horas, em Porto Alegre.

Jogos de amanhã
Encerrando as oitavas, jogarão amanhã, terça-feira: Argentina X Suíça, às 13 horas, em São Paulo, e às 17 horas, Bélgica X Estados Unidos, em Salvador.

Destaque especial
Merece a seleção da Grécia, que, enfrentando a grande sensação da Copa 2014, quase alcança a classificação para as quartas-de-final, tendo sido derrotada apenas nos pênaltis. Sem dúvida, teria sido justa a classificação dos comandados de Fernando Santos, treinador da equipe grega, que, por sinal, foi expulso pelo árbitro da partida antes da cobrança de penalidades.

Despedida
Na última sexta-feira, a delegação grega despediu-se de Aracaju. Seus dirigentes fizeram questão de agradecer a forma como todos eles foram recebidos em nossa capital, desde sua chegada, há quase um mês.

PELO TWITTER

www.twitter.com/revinhogama Mas o que é fé? Fé é confiar no que se espera, é crer no que não se vê, é descansar e caminhar em Deus…

www.twitter.com/Emiliano_Jose  Soube que Veja ensaia autocrítica sobre Copa. Ninguém leva a sério. E ela perdeu feio. Virá com " não vai ter Olimpíada". Perderá de novo.

www.twitter.com/frednavarro  Criticar sem seguir ou ser seguido, no Twitter, equivale a alguém interromper no grito o papo na mesa ao lado.

www.twitter.com/josafaneto  Coincidência ou não, as quatro seleções classificadas até agora na Copa do Mundo passaram em primeiro lugar nos grupos. #Cup2014.

www.twitter.com/fredsonnavarro  A política sergipana promete pegar fogo amanha, mas não acredito em novidades! Tudo que vai ser oficializado já estava desenhado desde 2012

DO LEITOR

Copa 2014 e a América Latina
Do leitor Júlio César: Na Copa de 2002, lembro perfeitamente que a seleção brasileira entrou em campo bastante desacreditada. Pouca gente confiava no pentacampeonato, até que passo a passo, partida a partida, ele foi se tornando real e a torcida se somando, seguindo o mesmo ritmo e compasso. O Brasil venceu. Na Copa das Confederações, em 2013, foi exatamente a mesma coisa. Nos primeiros jogos do Brasil, quase que não se ouvia falar em seleção. A cada gol se via no máximo, um grito na esquina e uma bomba estourada no Bairro do lado. O Brasil venceu.

Em 2014, apesar de tudo que foi dito, o problema da seleção brasileira, não está dentro de campo e sim, fora dele. O problema está na torcida e na forma como a torcida foi desempenha até aqui, seja dentro do Estádio (uma tragédia), seja fora dele. Jogar dentro de casa, tem seu lado bom e seu lado ruim e para a seleção brasileira, até agora, só recaiu o lado ruim e mais sombrio da história. O choro que os jogadores tem experimentado antes, durante e depois das partidas, não é de alegria, muito pelo contrário. Tá faltando leveza e visão de que a partida nada mais é que uma partida fechada em si mesma.

Enquanto existir "torcedores" querendo que o Brasil vença a Copa a qualquer custo, como se essa fosse uma obrigação existencial e divina, mais jogos horríveis serão televisionados (agora não faltam muitos), contando, inclusive, com cenas ridículas como a torcida de dentro do Estádio vaiando o time adversário, na hora do seu hino. E olha, que as pessoas que protagonizaram aquela vaia, e outros momentos desastrosos, são aquelas que vivem reclamando de um suposto país sem educação e que, sem exceção, possuem um diploma de ensino superior guardado em casa.

O Brasil não tem obrigação de ganhar o torneio, assim, como das 19 Copas do Mundo realizadas até hoje, somente em 5 delas o país anfitrião foi o vencedor. Aliás, eu ficaria bastante feliz se uma seleção da América Latina, que não o Brasil, fosse a campeã, enaltecendo o verdadeiro simbolismo de um evento mundial ocorrido por essas bandas e o verdadeiro porquê do Brasil ter disputado a sede do evento. A seleção do Chile, país amigo de longa data, foi recebida ontem no seu berço com gritos e bandeiras de alegria, cercados por um ar de vitória e graça, apesar da "derrota". Além de uma demonstração de carinho para com os seus, uma demonstração de como os povos latinos tem muito a ensinar para nós, sobre verdadeiras vitórias e verdadeiras derrotas!

 
Frases  do Dia
"Os homens agarram-se a ilusões quando não têm mais nada a que se agarrar."

"O verdadeiro inimigo do homem é a generalização."

Czeslaw Milosz, escritor e poeta polonês, ganhador do Prêmio Nobel, nasceu em 30 de junho de 1911 e morreu em 2004.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais