|
Fotos: César de Oliveira |
Por um momento achei que todos os corredores de Aracaju estavam participando da Maratona do Rio de Janeiro. Foi uma enxurrada de mensagens e fotos pelos grupos de whatsapp e perfis de facebook. Apesar da calorosa energia dos corredores sergipanos que marcaram presença na conhecida e desejada prova, a praia de Atalaia também foi palco de uma grande festa: a Corrida de Revezamento 5×5. O evento reuniu mais de 400 corredores divididos em duplas.
Essa é a segunda vez que participo de uma corrida de revezamento. A primeira foi a Meia Maratona de Revezamento do Colégio Salvador (estamos aguardando a segunda edição). Na ocasião descrevi o quanto foi emocionante correr em provas dessa natureza. Revezar não é somente tocar a mão do companheiro de dupla: é passar toda a energia e transpiração daquele momento.
A Corrida de Revezamento aconteceu nas proximidades da Passarela do Caranguejo. A largada foi dada pouco depois das 7h30. A chuva teimava em aparecer. A primeira leva de corredores saiu com o céu cinzento e maré ainda vazando. O vento a favor colocou o ritmo da prova. Na volta dos 2,5 km a ventania impôs sua força reduzindo um pouco o ímpeto de alguns atletas. No horizonte, uma bandeira do Brasil hasteada dava o sinal da chegada.
Na área de transição o clima era de ansiedade. Enquanto muitos já haviam feito o revezamento, outros ainda aguardavam o primeiro corredor. Pura emoção. Não sei como, mas consegui marcar meu melhor tempo nos 5 quilômetros. Saiu naturalmente. Foi só seguir o fluxo. Após 26 minutos e alguns segundos, passei a munhequeira para meu companheiro de dupla Arthur Soares, o verdadeiro homem-aranha da corrida, que teve ainda a satisfação de encontrar duas mulheres-maravilha.
Entre heróis e histórias, a Corrida de Revezamento foi um sucesso. A linda medalha foi uma lembrança digna para quem enfrentou a manhã fria e chuvosa de Aracaju. Quem ficou na capital sergipana – e não conseguiu ou não quis ir para a Maratona do Rio – teve a sua festa garantida. Acredito muito que corridas de revezamento contribuem para o aumento da participação de novos corredores. Que venham mais corridas assim. Revezar para celebrar.