Corrupção: Dilma, Cunha, Renan e banda podre

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O Brasil enfrenta uma das maiores crises da sua história, mas seguirá cambaleando e poderá tombar antes mesmo de encontrar um balão de oxigênio.

O Brasil sempre enfrentou crises, mas em alguns momentos a crise era política, e em outros a crise era econômica. Dessa vez a história é bem outra, pois além de enfrentar as duas de uma só vez, há uma terceira que é a pior de todas.

Além das crises política e econômica, o país enfrenta uma crise moral sem precedentes, o noticiário cotidiano sempre foi recheado com escândalos de corrupção. Casos de improbidade estouravam a cada mês em um Estado diferente, os desvios na previdência, no SUS, os desvios de recursos em bancos oficiais, a corrupção no Brasil seguia assim, cada dia com uma nova agonia.

A partir do governo de Fernando Henrique, a coisa começou a tomar outra dimensão, visto que o patrimônio do povo brasileiro, começou a ser dilapidado a olhos vistos, e o caso mais escandaloso foi o da venda da Vale do Rio Doce, empresa mais lucrativa da América Latina na sua área de atuação, por preço irrisório e em condições inexplicáveis.

É possível que naquele momento, já houvesse influência de parlamentares nas estatais, obtendo vantagens ilícitas em troca de apoio no Congresso. O governo dividia o país em fatias para entregar nas mãos dos partidos ministérios e órgãos federais tais como: Docas, Dnit, Correios e etc, etc, etc.

Nada de anormal, se os partidos utilizassem os espaços de poder para oferecer ao país modelos diferentes, porém promissores, de gestão pública. Mas diferente disso, alguns partidos começaram a enxergar apenas o orçamento de cada pasta e buscar fórmulas mirabolantes, que promovessem a transferência desses recursos, para as mãos de aliados políticos e financiadores de campanha.

Mesmo havendo uma quase certeza de que a prática do “toma lá, dá cá” já existia na gestão FHC, essa incestuosa relação veio à tona, através do descontentamento do então deputado federal Roberto Jeferson, e surpreendeu a todos porque no momento da denúncia do denominado “Mensalão”, o país era governado por Lula, maior representante do PT, partido que chegou ao poder, sob a promessa de combater a corrupção, e combater principalmente parlamentares corruptos, já que antes de se eleger, Lula havia denunciado que no Congresso Nacional, havia cerca de 300 picaretas.

A corrupção existente até então passou a ser aparelhada e institucionalizada. Isso tem sido demonstrado através do processo de investigação desencadeado pelo Ministério Público Federal, cujos delatores surpreendem a cada depoimento, oferecendo detalhes do envolvimento de figurões da cúpula do partido e do governo.

Os escândalos constatados até o momento, inclusive com devolução de vultosas somas, seria mais que suficiente para que fossem colocados atrás das grades nomes de peso do PT e de outros partidos também envolvidos até a medula. Sem falar no afastamento da presidente.

E por que será que Dilma continua?

Continua exatamente, porque há no país uma crise moral, há no Congresso Nacional uma banda podre e faminta, alimentada por líderes com idênticas características. Parlamentares sérios e comprometidos com boas causas, são minoria quase raridade, e não se destacam porque tanto a mídia como os eleitores favorecem aos que aparecem com o “dim dim” na cartola, independente da origem desse “dim dim.”

Muitos defendem que o PT precisa ser afastado dos cofres públicos, mas é também temeroso, deixar esses cofres sob a guarda de Eduardo Cunha e Renan Calheiros. Ou seja, do PMDB.

E como afastar Cunha e Renan, se eles estão atualmente no comando das duas casas legislativas com mimos e com bastante poder de fogo, para conquistar parlamentares corruptos?

Como afastar Cunha e Renan, se a banda podre é maioria no Congresso?

O entrave é exatamente esse, e é por isso que Dilma ainda continua.

Buraco da BR-101. Obra parada. Foi apenas pirotecnia do DNIT/SE?
Pelo visto após uma semana de obras na BR-101 quase nada foi feito a não ser a remoção dos blocos de asfalto que tinham. A

 foto ao lado é da última terça-feira, e não tinha ninguém trabalhando, máquinas paradas. Pelo que soube a obra está parada aguardando alguma liberação. Ou seja, parece que foi feita muita pirotecnia pelo DNIT e pouca ação.

Encontro Regional da CSB em Sergipe
Para discutir os cenários nacional e estadual e debater as principais lutas do Brasil e a  consolidação das ações da Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB seccional de Sergipe, reunirá dirigentes de todo o estado em Aracaju, no dia 23 de setembro. O encontro será a partir das 9h, no Hotel Parque das Águas, no Bairro Coroa do Meio.

INSS
O governador em exercício, Belivaldo Chagas, reuniu-se ontem, 17, com o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas. Foram discutidos a retomada das obras das agências do INSS em Sergipe e o acordo de cooperação técnica para modernização da base cadastral dos servidores ativos. A reunião contou com a participação do senador Valadares e o deputado federal Valadares Filho.

Radialistas: em assembleia geral categoria aceita 9% de reajuste
Os Radialistas de Sergipe reunidos na noite de quinta-feira, 17, na sede do Sindicato dos Radialistas de Sergipe em Assembleia Geral, aprovaram por unanimidade a seguinte proposta: Aceitam os 9% de reajuste linear retroativo a maio de 2015;Aceitam a implementação do vale alimentação no Sistema Atalaia de Comunicação a partir de março de 2016;Permanência da luta para a implementação do vale alimentação nas demais emissoras do estado.

Comissão permanecerá ativa
Foi ainda aprovado que a comissão de greve permanecerá ativa, caso estas propostas que serão encaminhadas hoje (18) ao Sinertej, não sejam aprovadas pela em até dez dias, voltarão os movimentos de paralização nas demais emissoras, a começar pela TV ATALAIA, conforme deliberado anteriormente pelo comando de greve.

Falta de seriedade
Uma das maiores queixas dos radialistas é a aparente falta de seriedade por parte de alguns dirigentes do sindicato patronal, em especial do atual presidente, Elenilton Pereira que vem demonstrando total falta de interesse em negociar com os radialistas, inclusive, voltando atrás na oferta do índice financeiro, o que evidencia o pouco respeito do atual presidente do sindicato patronal.

Respeito
“Os radialistas esperam os avanços possíveis neste ano, mas exigem que o sr. Elenilton e os demais ‘donos da mídia’ respeitem a história do radialista sergipano, é o mínimo que se espera para uma convivência harmoniosa e respeitosa”, reforça a nota da Diretoria Executiva do STERTS.

PSDB
O senador Eduardo Amorim (PSC) esteve ontem, 17, em Seminário “Caminhos para o Brasil”, realizado pelo PSDB. A atividade teve a participação do presidente do partido, senador Aécio Neves e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O evento, que marcou o início das comemorações dos 20 anos do ITV, tem como objetivo discutir alternativas para a crise econômica..

ISTOÉ: Socorro está entre as melhores cidades do Brasil
Nossa Senhora do Socorro está entre as 50 melhores cidades brasileiras. Foi o que apontou o estudo realizado pela revista “ISTOÉ”, da Editora Três, em parceria com a Austin Rating, que é a principal empresa de classificação de risco no país. “As Melhores Cidades do Brasil” é um dos primeiros e mais precisos rankings dos municípios. O resultado foi divulgado na noite da quinta (dia 17), em São Paulo, durante o lançamento do anuário “As Melhores Cidades do Ano ISTOÉ”.

Qualidade de vida
A cidade de Nossa Senhora do Socorro recebeu duas indicações, sendo classificada no indicador social como a 9ª Cidade na Qualidade de Vida, entre os municípios de médio porte, e a 38ª Colocação no Mercado de Trabalho. “Esses resultados são motivos de muito orgulho para nós e que deve ser comemorado com todos os servidores da Prefeitura. Nossa Senhora do Socorro tem se destacado no cenário nacional e isso é resultante de muito trabalho”, comemorou o prefeito Fábio Henrique, que estava acompanhado da primeira dama e deputada estadual Silvia Fontes e da presidente da Câmara Municipal, Maria da Taiçoca.

Indicadores
O ranking foi elaborado com base na metodologia exclusiva desenvolvida pela própria Austin Rating, o IISSD – Índice de Inclusão Social e Digital. Entre os mais de 5600 municípios do território nacional, Nossa Senhora do Socorro ganhou destaque entre os municípios de médio porte, por conta dos Indicadores Econômicos e Sociais. O calculo levou em conta 212 indicadores, extraídos de fontes primárias, como por exemplo o IBGE, a Secretaria do Tesouro Nacional e o Ministério do Desenvolvimento Social.

Benefícios
“As Melhores Cidades do Brasil” permite que gestores públicos e empresários elaborem estratégias de médio e longo prazo, visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “Nossa Senhora do Socorro demonstra a força e o vigor que o município tem para o país. O nosso prêmio é democrático, avaliando municípios de pequenos, médios e grandes portes, porém com critérios rigorosos”, explicou o diretor editorial da Três Editora, Carlos Marques.

Nova edição Viaje Sergipe
Os participantes dos principais eventos de divulgação turística do Brasil, entre eles a ABAV–Expo 2015; Festival de Turismo Ouro Preto-MG; e o Festival de Turismo de Gramado-RS, estarão recebendo mais uma edição da Revista Viaje Sergipe, que tem sido desde 2003 uma das mais importantes ferramentas impressas de divulgação do destino Sergipe.

Capa
Com reportagem de capa com o título: Aracaju, Portal de entrada de um paraíso chamado Sergipe, a revista fala das belezas de Sergipe, com destaque a sua capital, uma cidade encantadora que apaixona seus visitantes, além dos demais atrativos de Sergipe: praias, cidades históricas, cânions, entre outros.

Versão digital
Além da distribuição da edição impressa, a Revista Viaje Sergipe também é disponibilizada em sua versão digital, que pode ser acessada na Rede Mundial de Computadores, através do endereço: http://www.youblisher.com/p/1219506-Revista-Viaje-Sergipe/

Instituto Marcelo Déda, “Já Entendi” e SEED firmam parceria

Preservar a memória e promover o futuro. Esse é o principal objetivo do Instituto Marcelo Déda (IMD) que, na noite desta quarta-feira, 16, assinou um Termo de Cooperação Técnica junto à Secretaria de Estado da Educação para proporcionar o acesso gratuito de 500 alunos atendidos pelo Pre-Universitário a uma plataforma educacional voltada especificamente à preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Sem repasse de recursos
O termo de cooperação entre o IMD e o Governo de Sergipe, que não envolve repasse de recursos financeiros, foi possível graças a uma parceria firmada entre o Instituto e a empresa de Inteligência Educacional – Já Entendi, startup sediada em Curitiba, Paraná, e que utiliza uma metodologia de aceleração de aprendizado através do desenvolvimento de conteúdos exclusivos direcionados aos alunos que estão cursando o ensino médio e prestarão o ENEM.

Pacotes
Durante a solenidade, que ocorreu no Polo do Pré-Universitário do município de Lagarto e reuniu estudantes da região Centro Sul beneficiados pela iniciativa, a presidente do Instituto Marcelo Déda, Eliane Aquino, ressaltou o apoio imediato que recebeu da presidente do Já Entendi, Gladys Mariotto, que se dispôs a disponibilizar gratuito os pacotes de vídeo aulas vendidos pela startup, não só pelo apoio aos alunos da rede pública, mas especialmente pelo reconhecimento da ética e da história do ex-governador Marcelo Déda.

Sonhos
“Essa é a primeira parceria gratuita firmada pelo Já Entendi e nos sentimos muito honrados. Temos total clareza que o único caminho possível para mudarmos de fato o nosso país e a nossa própria trajetória de vida é através da educação. Então, essa ferramenta adicional que estamos trazendo busca estimulá-los a nunca desistir, a enfrentar as dificuldades que estão postas sabendo que hoje as portas das universidades estão abertas para todos, sejam ricos ou pobres. Trabalhar com os jovens era o sonho de Marcelo e acredito muito que ele continua nos impulsionando a seguir seus sonhos e a trabalhar em benefício do povo que ele tanto amava”, destacou Eliane.

Pirambu: Curso é encerrado com sucesso
Com a participação de proprietários rurais, representantes de seis municípios do Leste sergipano e técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) através das Secretarias Municipais da Agricultura e de Turismo e Meio Ambiente, foi realizado na manhã e início da tarde de ontem, 17, no Centro Comunitário de Pirambu, o curso de Cadastramento Ambiental Rural (CAR).

Rural
O curso tem como objetivo promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando ao planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.A inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais (propriedades ou posses), sejam eles públicos ou privados, assentamentos da reforma agrária e áreas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território.

Cadastros
De acordo com o superintendente da Semarh, Carlos Alberto, os proprietários rurais terão que fazer os cadastros em funções dos benefícios e até de problemas futuros que possam ter com suas propriedades. “O CAR é tão importante para o proprietário quanto um imposto de renda, para que o governo absorva todas as informações necessárias e inerentes aos projetos de Meio Ambiente e infraestrutura com os benefícios financeiros através de empréstimos bancários onde os proprietários só terão direito se estiverem com seus cadastros regularizados”, disse.

Desbravando Sergipe
E para mostrar as belezas do estado sergipano,  a organização do Jepe Clube de Sergipe decidiu incluir mais uma opção de passeio aos participantes do 19º Jeep Show, a  Crôa do Goré. O passeio está marcado para o domingo, em paralelo ao da Foz do São Francisco e à Copa Nordeste 4×4 de Rally que vai está acontecendo em Aracaju nos dias 9 a 12 de outubro.

Confirmado
E por falar no 19º Jeep Show, o piloto do Rally dos Sertões, Vinícius Castro,  já é presença confirmada em Sergipe durante o evento que ainda contará com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Pinteiro.

Roda de Samba
Taí, uma ótima opção para uma sexta-feira a partir das 14h no Arena's Bar, "Roda de Samba" da melhor qualidade, não há outra em Aracaju, pois esta é tão boa que todos cantam e tocam, presentes músicos da melhor qualidade: Nelson Tabaréu, Clínio Guimarães, Daniel, Pascoal Maynard, Paulo Lobo, Cláudio Cataluzes, e diversos outros que sempre marcam presenças.Local: Coroa do Meio, por trás do Posto de combustível, ou seja, seguindo para o rio, frente para as pedras onde há um campo de futebol soçaite.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AlberthoJorge1  A melhor publicidade é a do invejoso!

www.twitter.com/alanbarretoso  Engana-se quem pensa que o poder está do lado de baixo da linha do equador!

www.twitter.com/emirsader  FHC tem um grande passado pela frente.

www.twitter.com/joaopaulo_pt  Fim do financiamento privado de campanha! #STF #Ademocraciaganhou #Transparência

www.twitter.com/FreiJoaoPaulo  Ainda há vida inteligente longe do PIG (golpista) e do PIG (Governista)!

www.twitter.com/clovis_silveira  Ninguém repara em suas lágrimas, sua tristeza, ninguém repara, ninguém percebe sua dor, mas todo mundo acha que percebe seus erros!

DO LEITOR

Unit responde
Sobre nota de um leitor publicada ontem, nesta coluna, com a afirmação de que os alunos de Odontologia da Universidade Tiradentes “não são preparados para aplicação de anestesia”, a Assessoria de Comunicação da Unit esclarece que a informação é infundada. O curso de Odontologia da Universidade Tiradentes oferece duas disciplinas que abordam anestesia. Na primeira delas, denominada Anestesia Terapêutica Medicamentosa, o aluno aprende toda a teoria sobre dosagem, escolha de anestésico adequado para cada tipo de paciente – a exemplo das gestantes e dos hipertensos –, toda a parte terapêutica medicamentosa em Odontologia, que envolve administração de antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, entre outros medicamentos utilizados pelo dentista. Esta disciplina teórica é pré-requisito para a disciplina Cirurgia Oral, na qual o acadêmico pratica, exaustivamente, a aplicação de anestesia. A Unit, portanto, alia teoria e prática, com o zelo e o rigor necessários à formação de profissionais que lidam, diariamente, com a saúde e com a vida das pessoas. Seria uma irresponsabilidade jogar os nossos estudantes direto no exercício prático, sem um lastro teórico. Aliança entre teoria e prática representa compromisso com o aprendizado do aluno e cuidado com os pacientes atendidos gratuitamente na nossa Clínica Odontológica, referência no Nordeste. É isso o que preconiza o Ministério da Educação e distingue uma verdadeira universidade.

Atenção MPE e Procon: show de Roberto Carlos em Aracaju burlando o Estatuto do Idoso
E-mail recebido: “Como pode-se notar no ingresso ao lado para o show de Roberto Carlos no Batistão, ele tem escrito meia

entrada. São todos assim. A produção do show de Roberto Carlos, imprimiu os ingressos como se fossem de meia entrada, o que constitui uma burla ao Estatuto do Idoso e ao direito aqueles que podem pagar meia entrada. Com a palavra o MPE e o Procon. A produção é da DC SET e RC, mas em Sergipe dizem que o show tem o apoio de Fabiano Oliveira”.

A Praça da Bandeira, sem o símbolo nacional.
E-mail recebido:  "O circo pegou fogo! O palhaço seu sinal" acuda, acuda, a Bandeira Nacional!!! Trata-se de cantiga dos nossos tempos de criança, que pode se aplicar ao descaso da Prefeitura de Aracaju, para com a Praça da Bandeira.Aliás, esta Praça leva o nome da Bandeira Nacional, que na Gestão de Déda e de Edvaldo Nogueira contava com um robusto exemplar da Bandeira Nacional desfraldado nos ares centrais daquela Praça.Mas isso é passado!Na atual Gestão da PMA, a Bandeira da ordem e do progresso que Déda e Edvaldo Hastearam na Praça da Bandeira, desapareceu! Por quê a PMA, há mais de 6 meses, deixou de alterar a Bandeira Nacional, na Praça da Bandeira? Será que a crise administrativa e financeira da PMA já chegou no "Departamento das Bandeiras": da ordem do e do progresso?? Veja! É só uma pergunta, para que o símbolo Nacional não fique ofendido!”

Márcio Macêdo, uma semente que deu certo
Por Geraldo Lima Feitosa, o Geraldo dos Correios: “Brotou no cenário político nacional uma semente plantada por Zé Eduardo e pelo saudoso Marcelo Déda, que orgulha e dignifica o Partido dos Trabalhadores e a classe política sergipana, já tendo gerado excelentes frutos na vida profissional e partidária. Falo de Márcio Macêdo, que, após exercer um brilhante mandato de deputado federal, tendo antes ocupado cargos de gestor nas esferas estadual e nacional, a exemplo da Secretaria de Meio Ambiente e do IBAMA, presidido o PT de Aracaju e de Sergipe.  Hoje o líder político petista coordena as áreas de planejamento e finanças do partido que melhorou a vida da população do Brasil, em especial da camada mais carente e necessitada, com o reconhecimento da mídia nacional, apesar do curto espaço de tempo no cargo. Nesta oportunidade, pelo aniversário de Márcio Macêdo, desejo ao nobre companheiro votos de muitas felicidades, com saúde, paz e sucesso. Márcio, vamos cuidar de pular essa idade (45) e continuar tocando o país pra frente, sem retorno ao passado…Parabéns e felicidades hoje e sempre. "

NOTA DE REPÚDIO – OAB/SE

A OAB Sergipe vem a público demonstrar seu repúdio ao comportamento imperial, desrespeitoso e deselegante do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, ao tentar cercear o direito de manifestação do colega Cláudio de Souza Neto, secretário-geral do CFOAB, levantando-se e deixando o plenário durante a sessão de ontem em que se julgava a ação sobre a fim do financiamento privado de campanhas.

Após levar mais de quatro horas para ler o seu voto, em processo retirado por S.Excelência por mais de um ano, Gilmar Mendes voltou a atacar a credibilidade da Ordem dos Advogados do Brasil, fazendo uma ilação delirante, desprovida de provas e descolada da realidade, ao associar a posição da entidade a uma subordinação ao Partido dos Trabalhadores.

Ora, a OAB propôs ação contra o financiamento privado em 2011, sob a subscrição de seu então presidente Ophir Cavalcanti Júnior, homem desvinculado de qualquer paixão partidária.

A Ordem sempre se pauta de forma autônoma, independente e apartidária, e adota decisões com base na Constituição Federal, sempre em defesa dos advogados e da sociedade de uma maneira geral. A OAB não é personalista.

Ao ser questionado ontem no plenário pelo secretário-geral da OAB, Cláudio de Souza Neto, que não se calou diante de tamanha agressão, Gilmar Mendes se levantou e se retirou, recusando-se a ouvir a defesa de quem ele atacara, postura nada democrática e nada republicana. Mendes afirmou não fazer sentido ser contestado porque ele é “ministro e advogado é advogado”.

Não é demais lembrar o que diz a lei 8.906/94 no seu Art. 6º: Não há hierarquias nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito.

Não, nós não compactuamos com a postura reacionária e antidemocrática do ministro Mendes e repudiamos qualquer ataque desmedido à imagem da Ordem. Quem ataca a credibilidade da Ordem, ataca a cada um dos advogados brasileiros e merece o repúdio de todos nós, porque somos todos Ordem.

Carlos Augusto Monteiro Nascimento

Presidente da OAB/SE

ARTIGO

Postulação temerária de “Impeachment”  Por Clarkson Moura

"Data maxima venia", os advogados Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr., açodada e temerariamente, ousam repetir, nesta quinta-feira, 17, o histórico feito do advogado Marcelo Lavenère, então presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, e do jornalista  Barbosa Lima Sobrinho, então presidente da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, os quais assinaram a petição inicial do pedido de "impeachment" de Fernando Collor, protocolado na Câmara dos Deputados, no dia 2 de outubro de 1992.

A esta altura, impõe-se-me de per si o inevitável e oportuno questionamento: por que "…açodada e temerariamente…:"?

A propósito, explico-me:

Não bastasse a palpável, ofuscante e notória ausência de fundamentos políticos, jurídicos e fáticos, "in casu", para legítima e constitucional procedência da emergente pretensão, Hélio Bicudo, pela idade avançada e pelo frágil estado de saúde, é provável que não tenha mais a necessária lucidez intelectual para tanto. Demais disso, é ex-petista portador de incurável mágoa de descaso corporativo e de consequente vindicta.

Já, Miguel Reale Jr., a despeito de ser filho de uma das genialidades contemporâneas das Ciências Jurídicas do Mundo, parece não ter herdado 1% da notória luminosidade intelectual de seu genitor, fato ostensivamente demonstrado na época em que foi opaco Ministro da Justiça do Governo de Fernando Henrique. Além do mais, sempre foi um tucano "pé de boi", sem expressão: mudo e depenado.

Conclusão lógica: essa insidiosa e embrionária postulação de "impeachment", por razões óbvias, deixa-se insinuar-nos fadada a não prosperar perante a excelsa Ordem Político-jurídico pátria.

"Hic est opinio mea".

ARTIGO

Porque eu tenho que pagar essa conta? Por Anselmo Costa*

O país vem atravessando uma grande crise política, institucional e econômica, fruto de vários desmandos ocorridos. Todos os dias os noticiários nos deixam cada vez mais assustados e desacreditados dos políticos que tem o dever de colocar este país no rumo certo.

O Governo Federal por sua vez lança mão de pacotes econômicos onde mais uma vez a classe trabalhadora é que tem que pagar a conta da qual sequer teve o sabor de usufruir dos frutos produzidos.

Para se ter uma ideia o governo está disposto a arrecadar pelo menos R$ 40 bilhões com o aumento de impostos para cobrir o rombo de R$ 30,5 bilhões previsto no Orçamento de 2016 e ainda entregar o superavit de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) prometido pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

O Governo Federal lança mão de uma reforma administrativa para enxugar a máquina onde estão previstos redução de cargos comissionados, diminuição de ministérios, revisão de contratos, renegociação com fornecedores e cortes de viagens.

O Governo Federal acenou para redução de aproximadamente 1000 (mil) cargos comissionados. Ora isso é muito pouco diante da quantidade exorbitante de cargos comissionados existentes. O problema é que o Governo quer que nós a classe trabalhadora  já massacrados com salários arrochados paguemos essa conta e o Governo sequer faz a sua parte.
Aumentar impostos e criar novos é a solução mais viável para o Governo cobrir o rombo orçamentário. As empresas não suportam mais a carga tributária imposta pelo Governo que sufocam o crescimento e a criação de novos postos de trabalho.

O desemprego vem crescendo a números alarmantes, as empresas estão fechando as portas diariamente porque não encontram consumidores. Vários setores estão sendo atingidos pela recessão econômica.
Os governos estaduais e municipais estão sofrendo com quedas de arrecadação e quem está pagando esta conta é o funcionalismo com parcelamentos de salários e cortes de direitos já assegurados. Universidades estão fechadas, repartições públicas em greve, a exemplo daquelas que prestam serviços à sociedade como o INSS não garantem o atendimento à população carente.

O pior é que estamos assistindo tudo isso acontecer e estamos inertes as ações dos governantes. O Governo não está nem aí se o cidadão está necessitando de assistência social. A regra é clara se o cidadão estiver em benefício por mais de 15 (quinze) dias é a Previdência Social que tem que garantir a sua subsistência, mesmo porque a mesma é mantida com as contribuições que este mesmo trabalhador faz durante vários anos de trabalho e que lhe é negado o direito de acesso.

As instituições de defesa da sociedade a exemplo do Ministério Público e o Poder Judiciário, nada fazem para garantir o mínimo de dignidade aos mais carentes previsto na Constituição Federal.

Enfim, quem deve pagar essa conta? Eu, você… A população não aguenta mais ser tão massacrada e por fim ser forçada a pagar a conta da corrupção, da malversação do Erário Público para cobrir rombos financeiros.

O corrupto suga

A corrupção não tem partido, está impregnada nas pessoas que as utilizam como ferramenta de ação

*Economista

ARTIGO

Para o jornalista David Leite  Por Carlos Batalha*

Muito me estranha, e não é a primeira vez que isso acontece, alguns comentários que são postados pelo jornalista David Leite, com críticas infundadas e desrespeitosas ao prefeito João Alves Filho, e pior: ao homem João Alves Filho. Ao prefeito todas as críticas e elogios são cabíveis, isso é normal da vida da pessoa pública.

Mas a falta de respeito ao homem que durante muitos anos lhe deu a mão, lhe deu emprego, não só na iniciativa privada, onde durante muitos anos David Leite trabalhou na Rádio Jornal, ocupando inclusive cargo de direção, como na vida pública, já que ele durante muito tempo foi assessor de João Alves Filho, e no seu último governo ele ocupou diversos cargos, inclusive de secretário adjunto.

Um dos maiores defeitos do ser humano é a ingratidão, e David Leite está mostrando esse seu lado de ingrato, não só com João Alves Filho, mas com toda a família, que durante um bom tempo custeou seus estudos nos Estados Unidos.

Com relação às críticas feitas ao meu comportamento, isso não me atinge. Estou cumprindo o meu dever. Enquanto secretário de Comunicação, não me escondo atrás de um birô ou dentro de uma sala. Ao contrário, sempre vou à imprensa, e agradeço o espaço que é concedido, como foi o caso dessa semana, quando dei uma resposta dura ao ex-prefeito Edvaldo Nogueira, que por diversas vezes faz uso de microfones da imprensa para afirmações que não condizem com a realidade. Quando o desafiei para um debate, foi para que discutíssemos ponto a ponto.

Chamar João Alves Filho de ‘negão sem coragem’ é uma tremenda infâmia, porque David, repito, conhece a coragem para o trabalho e a obstinação que ele tem. Não me preocupa a insinuação maldosa feita pelo jornalista de que eu estaria sendo preparado para suceder João Alves Filho no cargo de prefeito de Aracaju, pois isso nunca foi discutido e nem me passa pela cabeça.

Digo mais uma vez que fico muito tranquilo e com a consciência leve diante do dever que procuro cumprir no meu dia-a-dia. Minha obrigação enquanto secretário de Comunicação é divulgar e esclarecer todos os fatos e as ações da Prefeitura de Aracaju.

E fica aqui um conselho, como certa vez eu lhe dei pessoalmente: a ingratidão é um dos piores defeitos do ser humano. David, não suje o prato que você já comeu por muitos anos.

*secretário de Comunicação da Prefeitura de Aracaju

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Não procuro aplausos, procuro obedecer à Verdade.” Papa Gregório XVI, nasceu em 18 de Setembro de 1765 e morreu em 1846.

.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais