Couro de fole

De tanto vai e vem, esse aposenta, desaposenta do conselheiro Flávio Conceição lembra o desgastado couro de um fole, aquele utensílio destinado a produzir vento para ativar a fogueira onde o ferreiro aquece o ferro antes de levá-lo à bigorna. Ontem, aconteceu mais um capítulo dessa novela pastelão quando o desembargador Cezário Siqueira determinou que Flávio reassumisse as atividades no Tribunal de Contas do Estado. Como a decisão do magistrado é monocrática, será apreciada pelo Pleno do TJ, que pode aprovar a manutenção da aposentadoria. Enquanto isso, o também conselheiro Clóvis Barbosa fica igual a uma gangorra, num sobe e desce alucinante e inseguro, pois se Conceição volta, ele sai, e vice-versa.

Coma pipoca

Aquela pipoquinha do cinema tem potencial de diminuir o risco de câncer e doenças cardíacas. É o que garante estudo feito por cientistas americanos. Dizem os pesquisadores que tanto a pipoca quanto os cereais matinais contêm quantidades surpreendentes de substâncias antioxidantes conhecidas como polifenóis. Segundo o estudo, o volume de antioxidantes encontrado em cereais integrais é comparável ao das frutas e legumes, sendo que, dentre os salgadinhos à base de grãos integrais, a pipoca é a mais rica em antioxidantes.

Novo mestrado

A Universidade Tiradentes (Unit) vai iniciar, no primeiro semestre de 2010, o Mestrado em Educação. A implantação do novo curso foi autorizada pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior, órgão do Ministério da Educação responsável pelo controle e avaliação dos cursos de mestrado e doutorado no Brasil. Com a autorização, a Unit passa a ser a primeira universidade privada do Nordeste a possuir um curso de Mestrado em Educação.

Mais cimento

A produção de cimento em Sergipe teve um aumento de 15,18% em maio passado quando comparado com de abril deste ano. A informação é do Dieese. Segundo o levantamento, no quinto mês de 2009 foram produzidas 210.654 toneladas do produto. Na comparação de maio último com o mesmo mês de 2008, verifica-se uma queda de 11,92%. O consumo de cimento no Estado teve uma queda de 18,07% em maio quando comparado a abril. No quinto mês deste ano foram consumidas 26.649 toneladas do produto.

Trabalhador valorizado

O Serviço Social do setor de Atenção à Saúde do Empregado da Deso ganha, a partir das 9h de hoje, novas instalações. Após a inauguração do espaço, localizado na sede da empresa, serão assinados novos convênios com clínicas, hospitais e atendimento psicológico. Dando prosseguimento às ações comemorativas dos 40 anos da empresa, será assinado com o Centro de Integração Escola Empresa (CIEE) o contrato do Programa Deso Aprendizes, que oferecerá oportunidade de profissionalização para adolescentes de famílias que possuem baixa renda.

“Borrachudos” em alta

De janeiro a julho de 2009 houve uma elevação de 14,5% no volume de cheques devolvidos a cada mil compensados na comparação com o mesmo período do ano anterior, revela o Indicador Serasa Experian. A evolução de 14,5% se deve à conjuntura econômica e a condição financeira do consumidor. Os analistas também destacam que a utilização não criteriosa do cheque pré-datado, para financiar o consumo, foi praticada por vários estabelecimentos para driblar o crédito menor.

Até que enfim!

Construído na década de 1970, o Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Aracaju, está passando, pela primeira vez, por uma ampla reforma física. O canteiro de obras já foi instalado e os alunos transferidos temporariamente para o Colégio Saint Louis. O governo de Sergipe vai investir R$ 1,3 milhão para reformar a escola. O “Castelo Branco” é um dos 87 estabelecimentos de ensino do Estado que serão reformados até 2010, significando um investimento de R$ 46 milhões. A estudantada agradece!

Malha fina

A Receita Federal liberou da malha fina um lote de declarações do Imposto de Renda de 2007, ano-calendário 2006. A consulta já está disponível na internet ou por meio do ReceitaFone, no telefone 146. O pagamento será feito a partir do dia 26 na rede bancária, com correção de 26,17%. Anteontem, a Receita abriu a consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física 2006, ano-calendário 2005, liberado da malha fina. Nesse caso, o valor estará disponível para saque na rede bancária a partir do dia 25, com correção de 39,16 %.

Cerco aos fumantes

O deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) apresentou um projeto restringindo o fumo em Sergipe. O parlamentar diz que sua propositura não vai de encontro aos fumantes, mas beneficiará os não fumantes. “A nossa proposta dispõe sobre o consumo do cigarro em ambientes fechados. É impressionante como o mal causado pela fumaça do cigarro atinge e prejudica quem apenas sente o cheiro”, discursou o deputado. Pelo andar da carruagem, fumar só em local desabitado. Quer um conselho? Largue essa idéia!

Pintinhos doidões

Veja o que publica hoje o jornal O Globo: ‘A expressão “mais feliz do que pinto no lixo” ganhou ontem um significado diferente em Volta Redonda. Quando um policial entrou no galinheiro de um bandido, encontrou cerca de 20 pintinhos cambaleando para lá e para cá, num grande esforço para se manterem sobre as duas patas. Um olhar mais atento constatou a razão: num canto, sacos plásticos com maconha tinham pequenos furos. Embora a droga não fosse para o bico deles, os pintinhos, sem comida à vista, acabaram avançando sobre o “bagulho” e, naturalmente, ficaram “doidões”’.

Dilúvio

Em Sergipe, chove a cântaros desde domingo à noite. Viva os Céus!


 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais