“A “faculdade” que vocês precisam adquirir é a da criação, da criatividade, da geração de conhecimento, e não a da erudição, do academicismo ou a da decoreba que se alastra pelo país” Stephen Kanitz[1] Parabéns Calouros de 2007, Revista VEJA, Ponto de Vista, Edição 1966, 21/02/2007 U
Na realidade o que constatamos é que grande parte das escolas fazem na verdade é repassar em forma de apostilas, cadernos cifrados e similares os velhos conhecimentos do passado, conhecimentos estes que na era da internet estarão obsoletos em quando muito dois anos; ou seja, o que se aprende no primeiro ano da faculdade já se tornou “velharia” quando o aluno chega ao terceiro ano. No entanto, as faixas de alunos que passaram no vestibular preenchem as cidades como se esses jovens adolescentes tivessem verdadadeiramente resolvido o seu projeto de vida; todavia, quando conversamos com o jovens a maioria sequer sabe qual é o real sentido da sua vida. Mas, isso nada tem de alarmante se levarmos em consideração que mais de 50% das pessoas com as quais convivemos não sabem – verdadeiramente – o que desejam para as suas vidas nos próximos cinco anos.
Desde 1999 iniciamos a realização dos Fóruns de Criatividade em Aracaju, mas naquele tempo falar de criatividade ainda era uma palavra de despertava a gozação
Mas, como fazer chegar essa tal de criatividade no mundo organizacional, ou num mundo escolar quando uma parte expressiva dos gestores ou professores não possuem a mínima idéia do que seja a criatividade? Isso me faz lembrar um fato que me contaram sobre uma determinada coorderadora de um curso de terceiro grau que retirou a cadeira criatividadade da grade curricular porque a mesma não sabia o que significa criatividade ou se essa tal de mesma criatividade tem embasamento científico. Infelizmente, a meu ver essa pessoa tem pouco contato com o que está acontecendo no mundo na atualidade; uma vez que grandes e renomadas universidades brasileiras como por exemplo a FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, São Paulo possui a cadeira de criatividade em todos os seus cursos; por outro lado é sabido que existem centros mundiais de renome internacional que estudam e pesquisa a criatividade como por exemplo o Centro de Criatividade da Universidade Estadual de Buffalo, Buffalo, NY, Usa ou a Creative Education Foundation, USA que dita para os USA e Europa os conceitos essenciais e as novidades sobre a criatividade.
Falando de empresas vamos citar
[1] www.stephenkanitz.com.br
[2] Desenho, pintura, teatro, e etc
[3] Resultante de um forte amadurecimento do processo atitudinal do indivíduo.
[4] UN-SEAL, Aracaju, SE e UN-ES, Vitórias, ES.
[5] Categoria Gestão de Pessoas: Projeto Criatividade não é dom. (Petrobras/UN-SEAL, Aracaju, SE.)
[6] Categoria Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social: Projeto “Criatividade: Inovando e Enfrentando Desafios”. (Petrobras/UN-ES, Vitória, ES)