Crime passional na política sergipana

Atenção SSP e a Justiça Eleitoral! Ainda dá tempo de evitar um crime passional que acontecerá na política de Sergipe nas eleições deste ano. Trata-se do “casamento” forçado entre Albano Franco e João Alves Filho.

 

No conceito popular o crime passional é aquele cometido por paixão. E a paixão de Albano Franco pelo grupo comandado por Marcelo Déda é maior do que os dotes que terá que conceder a João Alves Filho. O casamento forçado resultará em traições e num crime passional e eleitoral, por conta da “paixão” avassaladora do tucano por Marcelo Déda. Isto é fato.

 

Mesmo que o grupo de Marcelo Déda tenha dois candidatos definidos, que devem ser o senador Valadares e o deputado federal Eduardo Amorim, o tucano Albano Franco tentará de todas as maneiras se inserir entre os governistas, principalmente no interior do Estado. E se as pesquisas continuarem dando Dilma na frente de Serra, aí sim, as traições serão maiores.

 

Por outro lado, no grupo comandado pelo ex-governador João Alves, boa parte não aceitará de bom grado a candidatura de Albano Franco, principalmente porque vários tucanos não entrarão na campanha eleitoral, como Fabiano Oliveira, que foi vice de João Alves em 2006 e optou por sair da vida pública e ajudar na administração dos negócios da família. Se Déda conseguir colocar uma boa margem de percentual nas pesquisas eleitorais muitos do DEM não votarão em Albano.

 

Com isso os dois, Albano e João Alves, no decorrer da campanha se sentirão traídos com a certeza que o “amor” firmado nas convenções partidárias não vem sendo correspondido eleitoralmente. Sem valorização e com a paixão de Albano por outro grupo e a rejeição de alguns alvistas ao tucano, os ciúmes serão grandes nos dois lados. Resta saber se alguém conseguirá evitar este crime passional na política de Sergipe.

 

Tanto Albano Franco como João Alves Filho sabem que o clima gerado nos últimos meses sepultou qualquer tipo de confiança mútua ou de mão dupla eleitoral. É aquele casamento arranjado, que ainda na lua de mel, cada um vai dormir em quartos separados. E seja o que Deus (neste caso o eleitor) desejar.

 

O que será que será

O que será que será que andam suspirando pelas alcovas? Não caro leitor, não é a famosa música de Chico Buarque, mas o que será que o ex-deputado federal Pedro Valadares fazia nos últimos dias no Tribunal de Justiça visitando alguns desembargadores?

 

Esmorecer jamais

“Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…” Fernando Pessoa. Esmorecer jamais, desistir nunca.

 

Gilmar reafirma posição de aliado de Déda

Do twitter de Gilmar Carvalho: “Na última reunião do bloco formado pelos partidos PSC-PR-PRB-PT do B, reafirmei minha posição de aliado de Déda”.

 

Desistência de Zé Eduardo

Na conversas entre petistas, alguns desanimados com a desistência de Zé Eduardo, a Câmara dos Deputados, que deve ser anunciada oficialmente amanhã. Outros dizendo que ele atendeu a uma “intimação” de Dilma para que possa se dedicar ao máximo a campanha dela. Segundo falaram, ela disse que “depois eu recompenso”. E quem não largaria?

 

Senado aprova ficha limpa, mas aplicação gera dúvida

O Senado aprovou ontem por unanimidade o projeto ficha limpa, que impede a candidatura de pessoas com condenação na Justiça por um colegiado (mais de um juiz), mas uma emenda ao texto aprovado na Câmara gerou polêmica sobre a abrangência da nova lei. A proposta vai à sanção de Lula.

 

Nova interpretação: só novas condenações

Uma “emenda de redação” do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) alterou os tempos verbais em cincos artigos e causou dúvidas sobre o alcance da lei para processos atuais. A alteração fala em políticos que “forem condenados em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado” em vez dos que já “tenham sido condenados”. Deputados ouvidos pela Folha criticaram a mudança. “Abre a possibilidade para que só novas condenações sejam abrangidas pelo projeto”, disse o deputado Flávio Dino (PC do B-MA). (FSP).

 

Caos na SMTT

O que o telejornal da TV Sergipe mostrou ontem, de um dono que não podia colocar seu veículo na garagem de sua propriedade (que estava ocupada por uma invasora) e os agentes multando o carro dele é um absurdo. E o responsável da SMTT ainda deu razão aos agentes e a motorista que invadiu a garagem dos outros. De quebra o dono da garagem, o advogado Ricardo Ramos levou algumas multas de cerca de R$ 400,00. É mole? Fechar a SMTT fará falta aos aracajuanos?

 

Jackson Barreto

Em entrevista ao radialista Edivanildo Santana, no programa Boca do Povo em Itabaiana na última segunda-feira o deputado federal Jackson Barreto (PMDB) falou sobre o PMDB de Itabaiana que critica o governo Marcelo Déda.

 

PMDB em Itabaiana não tem eficiência política

 Sobre o PMDB em Itabaiana JB disse que qualquer pedida será inócua já que o diretório municipal não tem nenhum candidato. “Não tem sentido porque do ponto de vista eficiência política não existe, só se fosse numa eleição municipal”.

 

Sem surpresas

A entrevista do governador Marcelo Déda ao programa Liberdade Sem Censura ontem, 19, transcorreu sem surpresas. Déda falou sobre a análise que vem fazendo para o reajuste salarial dos servidores, sobre obras e ações. Repetiu o que já tinha escrito no twitter e foi publicado aqui ontem sobre o almoço no Palácio de Veraneio.

 

Sobre o PSB

O governador Marcelo Déda aproveitou para falar sobre os aliados e disse que tem o senador Valadares não apenas como um aliado, mas um amigo. “Nossa amizade, nosso companheirismo e nossa relação não tem preço”, disse Marcelo Déda, afirmando que valoriza a relação porque é importante para Sergipe com um senador atuante é com prestígio em Brasília que ajudou a viabilizar este projeto político.

 

Edvaldo é escolhido coordenador nacional

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, foi nomeado ontem, 19, em Brasília, coordenador do Observatório de Consórcios Públicos e do Federalismo Brasileiro, uma iniciativa da CEF e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) apoiada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A entidade visa construir um banco de dados para acompanhar e orientar municípios e estados que realizam obras em parceria com a União.

 

Federalismo brasileiro

 “Acho que o consórcio é um avanço muito grande do federalismo brasileiro, que hoje ainda está no século passado. Infelizmente, entre os entes envolvidos, principalmente municípios, os consórcios não são a realidade. E há problemas comuns nas regiões metropolitanas que podem ser resolvidos através dos consórcios, como o aterro sanitário, o hospital regional etc. O consórcio é um elemento que vem atualizar e melhorar o federalismo”, disse Edvaldo Nogueira, que é vice-presidente da FNP e estava ao lado do presidente da Frente, João Carlos Coser, prefeito de Vitória (ES).

 

Convite e premiação

Durante o evento, Edvaldo Nogueira foi convidado pelo Governo Federal e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para, através do Programa Brasil Municípios, conhecer experiências de consórcios públicos em Portugal, Espanha, Itália e Alemanha. Ele viaja no dia 29 deste mês e retorna no dia 12 de junho. Ainda ontem, 19, a noite Edvaldo Nogueira participa da cerimônia de entrega do VI Prêmio Prefeito Empreendedor, atividade promovida pela FNP e pelo Sebrae, que visa homenagear os gestores que tenham implantado projetos que ajudaram a estimular o surgimento de micro e pequenas empresas nos seus municípios. O evento acontece às 20h, no Unique Palace, em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil.

 

Representação do PSDB/PFL contra Lula sobre residência oficial

Em 2006, a coligação PSDB/PFL, do candidato à presidência Geraldo Alckmin, moveu representação contra o presidente  e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva, alegando que este usou a máquina administrativa em proveito de sua candidatura em uma reunião no Palácio da Alvorada, se caracterizando em ato público de campanha.

 

TSE desproveu por unanimidade

Por unanimidade, o pleno do TSE, desproveu a representação e o relator do processo, Carlos Alberto Menezes Direito lembrou da natureza do cargo exercido pelo presidente Lula e que estava na sua residência oficial que não configura como ato público conforme o artigo 73 da Lei 9.504/97.

 

Estranho no ninho I

Mais uma vez o competente jornalista Adiberto de Souza resumiu bem a situação de Almeida Lima nestas eleições: “ “Almeidinha precisa refletir mais sobre o seu passado, sobre os obstáculos que colocou entre ele, Marcelo Deda (PT), Edvaldo Nogueira (PC do B), Zé Eduardo Dutra (PT) e outros situacionistas menos votados. Ou será que o senador esqueceu quando esculhambava os governos estadual e municipal?”.

 

Estranho no ninho II

Continua Adiberto: “Com a sua arrogância e mania de grandeza, Almeida cavou a própria cova política, pois passou quase todo o mandato de costas para Sergipe, preferindo gastar tempo e fôlego para defender o senador alagoano Renan Calheiros. Alguém precisa dizer a este senhor, que a sua vistosa cabeleira não lhe dá o cacife suficiente para falar grosso com os governistas e que em ninho do cancão, quando filhote de corvo pia vira almoço”.

 

Seminário Mídias Digitais

A Secretaria de Comunicação do Estado realiza nos dias 27 e 28 de maio o I Seminário Mídias Digitais e Transformação Social: ‘Um novo paradigma para a comunicação’. Organizado pela Secom e a UNESCO, o seminário traz palestrantes nacionais e internacionais para discutir a utilização das novas mídias digitais e das redes sociais no trabalho de comunicação governamental. O evento será aberto aos gestores de comunicação do Governo e aos alunos, professores, profissionais de comunicação e demais interessados no tema. Saiba mais no site do Seminário: http://www.seminario.e-sergipe.net

 

Torre é condenada por superfaturamento de obras

A empresa Torre Empreendimentos Rural e Construção Ltda e mais seis pessoas foram condenadas pela Justiça Federal por improbidade administrativa, após ação movida pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE). Os réus foram responsabilizados pelo superfaturamento na execução do contrato de obras de drenagem e pavimentação de ruas emAracaju, que resultou em um prejuízo aos cofres públicos de quase R$ 300 mil.

 

Ressarcimento e proibição de contratar com o Poder Público

Acatando o pedido do MPF/SE, o juiz Federal substituto da 3ª Vara, Rafael Soares Souza,condenou a Torre a ressarcir R$ 288.151,00, além do pagamento de multa correspondente aduas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de dez anos. A Torre foi condenada ainda à perda de todos os bens acrescidos ilicitamente ao seu patrimônio com o superfaturamento dessas obras.

 

Condenados

Na sentença, também foram condenados às mesmas penas os sócios José Antônio Torres Neto e Soraya Machado Torres dos Santos, o procurador da empresa Torre em Sergipe, José Carlos Dias da Silva, além do ex-diretor de Obras e Habitação, o ex-presidente e o engenheiro da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Hoover Passos Barreto, Roberto Bispo de Lima e José Heleno dos Santos. Este último foi condenado, ainda, ao pagamento de R$ 14.179,00.

 

PPS discute saúde pública

O PPS realiza nova plenária com seus técnicos, militantes, simpatizantes e outros interessados, com o objetivo de aprofundar as diretrizes para elaboração do seu plano de governo para Sergipe. O encontro será nesta quinta, 20, a partir das 17 horas, na sede do Partido, localizada na Rua Vila Cristina, 206.  Na oportunidade, os médicos Ricardo Hagembeck e Rosevânia Fonseca exporão um diagnóstico das políticas de saúde desenvolvidas em Sergipe e as alternativas para elevar suas  resolutividade, equidade e integralidade.

 

Aracaju sediará Reunião do GNCOC

O MPE promoverá nos dias 20 e 21 de maio, em Aracaju, a 4ª Reunião Ordinária Norte Nordeste do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas – GNCOC,  oportunidade em que serão debatidos e discutidos temas pertinentes a atuação do MP brasileiro no combate ao crime organizado.. O evento acontecerá  no Hotel Aquarius, iniciando-se às 9h desta quinta-feira  com conclusão prevista para às 17h da sexta-feira.

 

Temas debatidos

Durante a realização do evento serão discutidos temas como: Elaboração do Programa Operacional de acordo com as prioridades de cada Estado;  Criação de Diretrizes para o efetivo exercício do controle externo da atividade policial por parte do MP;  Estratégias a serem adotadas na operação de combate à sonegação fiscal, dentre outros.

 

Editora Diário Oficial estrutura setor de distribuição

Para integrar a equipe da Editora Diário Oficial que está estruturando o setor de distribuição, que tem por objetivo ampliar a visibilidade da Editora e dos seus livros, foi convidado pelo Diretor-presidente da Segrase Luiz Eduardo Oliva, José Alberto Rodrigues, conhecido como “Tidê”, que possui uma vasta experiência na área de divulgação e distribuição, a exemplo de quando trabalhou na gravadora Columbia Broadcasting System, como responsável pela distribuição de discos durante 10 anos.

 

I Seminário sobre o Sistema de Saúde Prisional

Com o objetivo de capacitar agentes de saúde prisional, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Estadual de Saúde (FUNESA), dias 20 e 21, o primeiro Seminário sobre o Sistema de Saúde Prisional. O encontro, que deve reunir cerca de 100 pessoas, será realizado no auditório do Serviço Social do Transporte (SEST/SENAT).

 

H. Dantas também navega pela responsabilidade social

O Grupo H. Dantas gera hoje 214 empregos diretos e 114 indiretos no seu estaleiro Santa Cruz, na Barra dos Coqueiros. Com a preocupação de beneficiar a localidade onde está instalada, o Grupo tem 70% da sua mão de obra local. Além disso, através de convênios com a Prefeitura e o Senai vem capacitando com cursos técnicos os jovens do município.

 

Cursos e ações

Cursos, como o de Soldagem com Eletrodo Revestido e Mig/Mag e Montador Naval, direcionados para a comunidade de Barra dos Coqueiros e realizados desde 2007, já formaram mais de 200 alunos. No total são oferecidos 12 cursos de capacitação. Outra ação, que mostra, com todas as letras, a responsabilidade social do Grupo, é a Escolinha EJA – Educação de Jovens e Adultos, desta vez em convênio com o SESI, tem contribuído para formação educacional de seus colaboradores. São 40 funcionários e terceirizados cursando o ensino fundamental e outros 6 no ensino médio.

 

Estofados Bandeirantes participa da FITEC 2010

Com uma produção mensal de 500 peças a Estofados Bandeirantes levará para o pavilhão da Feira da Indústria e Inovação Tecnológica – FITEC – que acontece de 27 a 30 de maio no Centro de Convenções de Sergipe, toda sua linha de sofás, poltronas e poff’s fabricados em Nossa Senhora do Socorro. Geradora de 30 empregos diretos, a indústria de estofados tem profissionais capacitados para desenvolver peças exclusivas sob encomendas e com tamanhos especiais. A Estofados Bandeirantes leva produtos fabricados em Sergipe para os estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas. Visite a FITEC, você vai descobrir dezenas de produtos que fazem parte do seu dia-a-dia e são fabricados em Sergipe com excelente qualidade. Vale a pena conferir!

 

DO LEITOR

 

Curiosidade de um leitor sobre política

Do leitor Júlio César Vieira Soares: “Escrevo este e-mail apenas como um “peteleco” sobre uma coisa que me deixou curioso. Por que será que membros que se dizem da base aliada do Governo do Estado como o @gilmarcarvalho @eduardoamorimse e a @deputadasusana até o momento não tiveram interesse em seguir o @MarceloDeda no Twitter. Mas seguem o @nilsonlima23 (com exceção do @eduardoamorimse)? Estes também não seguem @joaoalvesfilho, mas talvez isso ocorra por que nada é escrito nesse twitter desde 3 de outubro de 2009 não é? Como disse alguém “pode significar  nada….mas também pode significar muita coisa…”

 

Sobre reajuste para servidores

Do leitor Lécio Max: “Permita esclarecer algumas coisas:1º Reajuste maior que o IPCA não poderá ser dado porque o governo deixou para”agora” e insistiu em manter a data base em maio (a folha de pagamento deste mês já esta fechada, então só em junho); 2º Se tivesse feito como o Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Assembleia todos tiveram reajustes aprovados no final de 2009 param vigorar em 1º janeiro ou 1º fevereiro de 2010 (desculpa de esperar fechar os dados não adianta) 3º Sem plano de Cargos e Salários esse tal reajuste só serve para servidores com cargos de nível superior, o reajuste real de servidores com cargos de nível fundamental e médio é o reajuste do salário mínimo.4º Para se ter uma ideia a atual tabela de vencimentos do Quadro Geral prevê como maior vencimento para nível médio em final de carreira (Padrão VII, Ref. 15) o valor de R$ 505,06 como o salário mínimo está fixado em R$ 510,00 todos recebem o valor do salário mínimo. 5º Resumindo a questão anterior, não importa se você tem 1 dia no serviço público ou se tem 30 anos atualmente o salário base de todos sem nível superior é de é R$ 510,00. 6º Então no máximo o que esse reajuste tão adiado pelo governador Marcelo Deda vai significar para a maioria dos servidores públicos (Com nível fundamental e médio) é a atualização dessa tabela vergonhosa que novamente no próximo ano bastará um único aumento do salário mínimo para destruí-la igualando vencimentos de qualquer um dos 7 Padrões  em qualquer uma das 15 Referências ficando todos os servidores com o mesmo salário base que é salário mínimo.Claudio Nunes encaminho a tabela em anexo até o Padrão VII é nível médio, perceba que a diferença entre os Padrões é de apenas 1 real e a diferença entre as referencias é de pouco mais de 2 reais. Somente nos Padrões VIII a X é que percebe uma diferença maior por se tratar exatamente do percentual do reajuste de 2009. Mesmo assim note que o maior salário de Nível Superior é de R$ 759,71. Enfim somente aquelas categorias que fizeram greve que viram de fato as mudanças chegarem no contracheque”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo:

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Os desconfiados desafiam a traição”. Voltaire.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais