Agora que se aproxima a campanha eleitoral, é bom o Ministério Público ficar atento com administradores públicos que mascaram propaganda na mídia para fazer marketing pessoal. Antiga, a prática rende bons dividendos políticos aos infratores, porém causa enormes prejuízos aos cofres públicos e ilude o cidadão. Este pensa estar lendo, ouvindo ou assistindo uma produção jornalística que, na verdade, é uma matéria paga. Para enganar os órgãos fiscalizadores, a imprensa não fatura a propaganda disfarçada, mas recebe pelo serviço superfaturando outros anúncios oficiais. Além de tudo isso, os administradores também burlam o Artigo 37 da Constituição Federal, que proíbe a publicidade de “nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”. Felizmente, não é difícil identificar a malandragem: basta atentar para a semelhança das matérias veiculadas na imprensa enaltecendo “uma grande ação” do político infrator.
Segurança
Acontece hoje em Aracaju a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública criado para avaliar e monitorar a execução dos programas do Brasil Mais Seguro e Sergipe Mais Seguro. Na pauta de discussões, a instalação do citado Gabinete e apresentação dos dois Programas. Marcada para o Palácio de Despachos, a reunião será presidida pelo governador Jackson Barreto (PMDB).
Reajuste
O governo promete anunciar ainda esta semana o reajuste linear para os servidores estaduais e a implantação do Plano de Cargos Carreira e Vencimentos (PCCV). Para tanto, o governador Jackson Barreto (PMDB) aguarda apenas um parecer da Procuradoria Geral do Estado sobre a questão do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Aguardemos, portanto!
Confiante
Diferente de muitos demistas, que torcem por uma aliança entre o DEM e o PSC, o deputado federal Mendonça Prado acredita que seu partido vai fechar com a reeleição do governador Jackson Barreto (PMDB). Inimigo figadal dos irmãos Amorim (PSC), o parlamentar diz torcer que o DEM faça uma aliança que traga benefícios para os sergipanos, coisa que, segundo pensa, jamais ocorrerá se o PSC chegar ao governo.
Convenções
Vários partidos já realizaram suas convenções nacionais. No último sábado foi a vez do PSDB oficializar a candidatura de Aécio Neves a presidente da República. Também na sábado confirmaram seus presidenciáveis o PV (Eduardo Jorge), PSC (pastor Everaldo) e o nanico PSTU (Zé Maria). Estes presidenciáveis seguem conversando com outras legendas para ampliar o arco de alianças. As convenções partidárias vão acontecer até o próximo dia 30.
Turismo cresce
Crescendo 11% ao ano, o turismo já responde por 7% do Produto Interno Bruto de Sergipe. Segundo o secretário estadual de Turismo, José Roberto Lima, este índice é superior ao brasileiro, que é de 2%. Concentrando praticamente toda a rede hoteleira do Estado, Aracaju conta com 5 mil leitos, mas José Roberto acredita que nos próximos dois anos esse número crescerá 20%, graças a construção de 11 novos hotéis, dos quais nove ficam na capital.
Vale, e agora?
Com a assinatura pelo prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PRB), da concessão do uso do solo para a exploração de carnalita, só falta agora a Vale anunciar quando pretende começar o projeto de exploração do minério para a produção de potássio. O ato do prefeito colocou um fim a polêmica disputa travada entre Capela e Japaratuba pela instalação da usina do projeto carnalita. Orçado em R$ 4 bilhões, o projeto da Vale deve gerar 4 mil empregos na fase de construção, e cerca de mil empregos quando a usina entrar em operação.
Acordo coletivo
Empresários e comerciários sergipanos sentam à mesa de negociação nesta segunda-feira para tentar fechar o acordo salarial dos empregados, que têm como data base 1º de maio. Na última reunião, os patrões ofereceram apenas 5,8% de reposição para quem ganha acima dos dois pisos. “Estamos propondo um piso unificado de dois salários mínimos, reajuste real de 15% e reposição das perdas em 100% do Índice Nacional de Preço ao Consumidor”, informa Ronildo Almeida, presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços.
Sukita espera
O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias, vulgo “Sukita” (PSB), espera ganhar a liberdade ainda esta semana para tocar a candidatura a deputado estadual. Após terem conseguido derrubar as prisões preventivas decretadas pela Justiça estadual, os advogados do ex-prefeito pretendem solicitar o mesmo benefício à Justiça Federal. Tão logo deixe a penitenciária, “Sukita” vai mobilizar os filiados do PSB visando garantir a homoligação de sua candidatura.
Comitê político
E o vereador aracajuano Agamenon Sobral (PP) está de olho na arrecadação do Sindicato dos trabalhadores em Educação (Sintese). Entrevistado pelo colega Joedson Telles, o pepista defendeu que o governo deixe de repassar automaticamente para a entidade os R$ 6 milhões referentes à contribuição sindical dos professores. “É muito mais do que arrecadam muitas prefeituras sergipanas e ninguém sabe para onde vai tanto dinheiro”, fustiga Agamenon.
Recorte de jornal
Publicado no aracajuano Folha de Sergipe em 31 de outubro de 1907 |
Resumo dos jornais