“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
O governador Jackson Barreto, PMDB, vai assinar decreto para modificar as nomenclaturas de quatro escolas estaduais e um estádio de futebol, que tem os nomes de presidentes do regime militar que constam como responsáveis por crimes de tortura no Relatório Final da Comissão da Verdade.
Jackson Barreto explicou que vai seguir o que vem ocorrendo em outros Estados, a exemplo do Maranhão, onde o governador Flávio Dino também baixou um decreto. O governo não vê razão em continuar com homenagens a personalidades que estão na história por crimes de tortura num regime ditatorial que deve ser continua na memória dos brasileiros não com homenagens, mas como um período nefasto que não deve se repetir nunca mais.
Pelo que o blog apurou são quatro escolas e um estádio de futebol:
C. E. Presidente Costa e Silva (Getúlio Vargas/Aracaju)
C. E. Presidente Castelo Branco (Industrial/Aracaju)_
C. E. Presidente Emílio Garrastazu Médici (Luzia/Aracaju)
Escola Estadual Presidente Castelo Branco (Tobias Barreto)
Estádio Estadual Presidente Médici (Itabaiana)
O blog entende que o governador deve pedir a Secretaria de Estado da Educação que faça uma consulta ao histórico de cada escola para analisar junto com os professores e a comunidade quais professores do passado deixaram suas marcas na unidade de ensino. Será uma forma do novo nome da escola ter uma maior facilidade de interação. Poderia até mesmo escolher três nomes, dentre estes professores e realizar uma enquete com os professores, os alunos e a comunidade.
Estádio Tonho de Dóci, uma justa homenagem – Já o estádio Médici, de Itabaiana, precisa também de um nome de
Tonho de Dóci no lançamento do livro (foto facebook Samarone) |
referência histórica e desportista. E consultando alguns itabaianenses um nome surgiu: Antônio de Oliveira (PTB), deputado estadual cassado por se posicionar contra o regime militar. Era militante do então clandestino PCB e foi jogador e desportista. Inclusive, este ano,foi homenageado na ALESE, através da deputada estadual Ana Lúcia com a devolução simbólica do mandato com outros cassados pelo regime.
Jogador e dirigente do Itabaiana – Leia o que escreveu no facebook o itabaianense Antonio Samarone: “Antonio Oliveira (Tonho de Dóci), nasceu em Itabaiana em 1926 e faleceu em 2008. Filho de Zezé da Requinta, músico e compositor, e Dona Eudócia. Seu Antonio foi um Intelectual de alto calibre, comerciante, político (comunista), craque de futebol, dirigente do Itabaiana, um autodidata que conhecia a literatura universal (de Balzac a Dostoievski), cinema, pintura, deputado pelo PTB (o PCB era clandestino), preso político, produção intelectual intensa nos jornais, e nos deixou um belo livro: "História breve (e um tanto cifrada) de uma paixão. O Itabaiana é uma "Associação Olímpica" e possui as cores da revolução francesa, graças a ele. Que o tempo não apague a sua memória.”
Acidente micro-ônibus não foi Fatalidade. Foi crime, segundo a PRF
E os telejornais da TV Sergipe e TV Atalaia mostraram os enterros das pessoas mortas no acidente do micro-ônibus de Carira em Minas Gerais, mas não exibiram que a Polícia Rodoviária Federal confirmou que o veículo estava irregular e o dono está sendo processado criminalmente. O motivo é porque o dono também é responsável por uma grande cooperativa oficial de transporte e banca publicidade em diversos meios de comunicação de Sergipe. Em: https://.infonet.com.br/claudionunes/ler.asp?id=173819
Provocação
Deu na coluna Plenário de Diógenes Brayner de domingo: Na opinião de um ilustrado membro do Governo, a ira do Síntese não é o fato do Governo não atender às suas reivindicações: “é o Governo não usar a força para reprimi-lo”.
– Gostaria que Jackson usasse a Polícia, como no Paraná, disse.
Professores
Ainda em Brayner: A greve é um direito do trabalhador se manifestar, mas há necessidade de se chegar a um diálogo urgente para que as escolas voltem a funcionar.
Fazer forró não parece a melhor posição, cheira ao deboche.
Multa diária de R$ 10 mil e salário dos professores
Ontem, 14, conversando com um amigo professor (que discorda da oposição do blog sobre a greve) ele manifestou preocupação com o salário deste mês. Segundo eles alguns colegas não acreditam que o governador Jackson Barreto determinará o corte salarial. O titular deste espaço lembrou que o sindicato tem caixa já que vai pagar R$ 10 mil diariamente pela manutenção da greve.
Levantamento comparativo da rede pública e privada
E o blog foi informado que está sendo preparado um levantamento comparativo dos salários das redes públicas e privadas. As primeiras informações dão conta que o valor aula/dada tem uma grande distorção. Ou seja, na rede privada é bem menor, só que o ensino é bem melhor…
São Cristovão: juiz elogia sargento que não se intimidou com vereador
E deu no Fax Aju, matéria de Munir Darrage: o juiz de São Cristovão: Manoel Costa Neto, enviou um oficio ao comandante da Policia Miliatr, coronel Mauricio Iunes, elogiando a ação do sargento do GETAM que abordou o filho de um vereador daquele município e mesmo sendo pressionado pelo pai, não cedeu e cumpriu a lei em abril deste ano. O jovem estava sem capacete e chamo o pai, o vereador Irmão Gibson, que desacatou o militar.
Irmão Gibson:um vereador que não merece reeleição
Vergonha para São Cristovão. Ao invés de repreender o filho que transitava sem capacete o vereador Irmão Gibson preferiu desacatar o sargento e ainda aprovou uma moção de repúdio na Câmara. É preciso saber quem foram os vereadores que apoiaram o ato insano do colega. Vergonhoso. O blog se solidariza ao oficio enviado pelo juiz elogiando a ação do sargento.
Uso dos veículos da SSP para fins particulares
Há algum tempo este espaço não recebia denuncias de carros da PM e da PC sendo usados para fins particulares. Porém, nos últimos dias dois casos chama a atenção. O primeiro foi no colégio Pio Décimo e o outro no último sábado.
Tenente-coronel pega declaração de escola para justificar uso de veículo
O blog denunciou na semana passada que no dia 11, às 11h40 o veículo do 1º Batalhão da PM (final 9921) pegou um aluno no Colégio Pío Décimo. Um professor enviou e-mail informando que foi um tenente-coronel que chamado pelo comando foi a escola pegar uma declaração para justificar o uso. O coronel Yunes não aceitará. Se o filho estava com algum problema urgente fosse com o carro particular e não da corporação. O blog já sabe que Yunes não aceitará a Hilária Justificativa.
Gol da Policia Civil pega mulher no shopping Rio Mar. Sábado às 18h45
E no sábado o titular deste espaço viu o gol cinza da Policia Civil, placa QKP-23-63, pegando uma mulher no estacionamento do shopping Rio Mar na saída da loja Marisa. A certeza da impunidade total. Espera-se que o secretário Mendonça Prado tome as providencias para que não retorne o uso de veículos da SSP para fins particulares. Tinha reduzindo em muito.
Eleições OAB/SE: ações estratégicas
Ainda atuando sutilmente nos bastidores e realizando apenas ações pontuais e estratégicas, os grupos que pretendem disputar as próximas eleições para presidente da seccional da Ordem dos Advogados já não conseguem disfarçar seus movimentos. As caras estão ficando à mostra.
Pré-candidata situação: Roseline Morais
A atual corregedora da OAB, Roseline Morais, pré-candidata apoiada pelo presidente Carlos Augusto Monteiro vem se movimentando muito e aparecendo bem. Sua proposta é manter intactas as linhas mestras da atual gestão da ordem, aliás, muito bem avaliada entre advogados e a sociedade, conforme acreditam os dirigentes da própria entidade.
Pré-candidato oposição: Inácio Kraus
Já o presidente da Caixa de Assistência aos Advogados Inácio Kraus, um dos pré-candidatos de oposição, anuncia o lançamento de uma grande campanha de mobilização batizada de Movimento Pela Ordem. O grupo de Krauss entende que a atual gestão da OAB fracassou, faz duras críticas ao presidente Carlos Augusto Monteiro e deseja mobilizar os advogados sergipanos em torno de propostas alternativas e ideias renovadoras que representem, segundo ele é seus seguidores, o verdadeiro interesse da classe.
Pré-candidato oposição: Maurício Gentil ou Henri Clay
Também na oposição, o grupo liderado pelo ex-presidente Henri Clay Andrade faz contatos com os colegas, promove eventos jurídicos e ao que parece vem reunindo muitos adeptos em torno de sua clássica e sempre atual proposta: fortalecer a advocacia e defender a sociedade. Embora apoie abertamente a candidatura do Conselheiro Federal Maurício Gentil, Henri Clay – sempre elogiado pela gestão que fez e pelo renovador discurso que faz – tem recebido muitos apelos e incentivos para que seja, ele mesmo, o candidato do grupo a presidente da OAB. Antes resistente à ideia, Henri Clay – diante de tantas manifestações de apoio – passou a admitir concretamente essa possibilidade.
Robson e Jony visitam lideranças em Socorro
Na tarde deste domingo o deputado estadual Robson Viana, acompanhou o deputado federal Jony Marcos em uma reunião com diversas lideranças do município de Nossa Senhora do Socorro. Jony, que é pré-candidato a prefeito de Socorro, se reuniu com a presidente da Câmara de Vereadores, Maria da Taiçoca, que também é pré-candidata. O prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva, acompanhou a reunião.
Nome novo
“Jony é um nome novo e chega como a novidade no município. Fui seu colega na Câmara de Vereadores de Aracaju e posso dizer que ele é muito bem preparado, tenho certeza que ele poderá fazer um bom trabalho pela comunidade de Nossa Senhora do Socorro”, falou Robson. Também estiveram presentes os vereadores José Paulo, Paulo Roberto, Aldon Silva, José Alan, além de outras lideranças e amigos.
Frei Paulo: Vereadora Adenilza Oliveira, irmã do prefeito, através de emenda, quer mudar Conferência do Plano Municipal de Educação
A irmã do prefeito de Frei Paulo, José Arinaldo de Oliveira Filho, Adenilza Oliveira, através de emenda, alterou as estratégias que foram votadas na Conferência do Plano Municipal de Educação ( PME).Na conferência os professores mudaram algumas estratégias no plano decenal de educação a vereadora colocou uma emenda onde altera o que foi discutido votado e aprovado pelos professores, e assim, fica aprovado o texto base da minuta que foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação sem a presença de nenhum membro do magistério Municipal.
Alterações
Pela emenda fica só aprovado o texto da Secretaria sem as alterações feitas pelos professores e demais participantes dos segmentos que estavam presentes e votaram com os professores.Agora resta saber se os vereadores irão aprovar essa emenda!
Se a emenda for aprovada a conferência do PME serviu apenas para enxugar gelo.
Vereador Ruy Doria se filia ao PV
O vereador de Simão Dias Ruy Gomes da Fonseca Doria se filiou ao Partido Verde (PV) na noite da última quarta-feira (03), na Câmara Municipal. A sua filiação ao PV, partido que já detém o vereador Flávio Cabeleireiro, torna a legenda forte para a disputa de 2016, além de fortalecer a agremiação no Poder Legislativo.
Convite
A decisão do parlamentar foi oficializada após conversas com a direção do partido. “Fui convidado para me filiar, mas aguardei para amadurecer a decisão. Após sucessivas conversas com a direção dos verdes em Simão Dias resolvi aceitar o convite e na última quarta assinei a ficha de filiação”, disse o edil.
Curso de Extensão a Distância: Formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação
A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME-SE em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), UNCME-BA, UNCME-AL realizará no dia 16 de junho de 2015 às 9h, o Seminário Integrador de encerramento da 1ª edição do CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (Pró-Conselho) no auditório do IDAPE localizado na Rua H, nº 284 – Conj. Augusto Franco (final de linha do coletivo), Aracaju-SE.
Iniciativa
O Curso de Extensão FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO é uma iniciativa do Ministério da Educação, através do Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho), da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) em parceria com a UNCME, e foi desenvolvido na MODALIDADE A DISTÂNCIA, por meio de uma versão para a internet, com utilização da Plataforma MOODLE e com carga horária total de 180h (na modalidade à distância 164 horas e em quatro (4) encontros presenciais totalizando 16 horas). O curso foi estruturado em cinco (5) módulos que foram ofertados de 26 de setembro de 2014 a 30 de abril de 2015.
Criação de novos Conselhos
O Pró-Conselho estimula a criação de novos Conselhos Municipais de Educação, o fortalecimento daqueles já existentes e a participação da sociedade civil na avaliação, definição e fiscalização das políticas educacionais, dentre outras ações. O Pró-Conselho tem como principal objetivo qualificar gestores e técnicos das secretarias municipais de educação e representantes da sociedade civil para que atuem em relação à ação pedagógica escolar, à legislação e aos mecanismos de financiamento, repasse e controle do uso das verbas da educação. Os conselhos municipais de educação exercem papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenham funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora.
Congresso do PT
Uma das principais decisões tomadas durante o Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, realizado em Salvador, foi a confirmação da aliança com o PMDB.
Panorama de 2018
No âmbito nacional, é praticamente certa a manutenção do quadro atual, com a dupla PT/PMDB mantendo uma aliança que, para Eduardo Cunha, não resistirá até as próximas eleições. E a oposição, com o leme nas mãos do PSDB que, de outra parte, para variar, prossegue dividido. Os tucanos têm 3 pretendentes ao cargo de presidente: 1. Aécio Neves (MG); 2. Geraldo Alckmin (SP). 3. José Serra, também de SP. Complementando o cenário, é provável que Marina Silva seja candidata, pelo seu Sustentabilidade. Não se pode descartar um nome que represente os seguidores do PSB e do PPS, e, talvez até, do PDT. E finalmente, o PSOL, que, muito certamente, entrará na disputa
Janela aberta
Os políticos continuam apostando na abertura de uma janela que os possibilite, com a aprovação do STF, trocar de partido sem sofrerem punição por causa da infidelidade partidária.
Federação sergipana
Vejamos como o analista Maurício Dias, da revista Carta Capital classifica a FSF, no que pertine à sua posição sobre as eleições da CBF: "Há, pelo menos, nove federações – Acre, Amapá, Roraima, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e SERGIPE – que apenas referendam o rito de quem está no poder." Como se vê, nosso futebol inclui-se em um bloco, que certamente é mais numeroso. É hora de renovação.
Confiança na Polícia
De acordo com a Escola de Direito de São Paulo da FGV – Fundação Getúlio Vargas – entre os brancos o grau de confiança atinge 37 por cento, enquanto que é de 30 por cento na opinião dos negros, pardos e indígenas. Em relação à Justiça, a situação se repete: 27 por cento dos brancos nela acreditam, enquanto que para os negros, pardos e indígenas o grau de confiança cai para 20 por cento.
Situação insólita
Viveram, na última quarta-feira, na sessão das 16 horas do filme "Tomorrow Land" os aficionados da sétima arte. A projeção foi iniciada no horário previsto. Ocorre que apenas com som. Ou seja, sem imagem. É verdade que já tivemos a fase do cinema mudo, em que Carlitos brilhou intensamente. Cinema sem som, tudo OK. Mas cinema sem imagem… Depois de reclamações dos cinéfilos, tudo se normalizou. Isso aconteceu na sala 5 do Cinemark do Shopping Rio Mar.
Perdemos mais um gênio
Fernando Brant, um dos mais destacados nomes de nossa música, faleceu neste fim-de-semana que passou. Parceiro de um sem número de compositores, o principal intérprete de suas canções foi Milton Nascimento. Travessia, Maria, Maria, Canção da América e Coração de Estudante são marcas indeléveis do excepcional compositor das Minas Gerais.
Conselhos de segurança
Em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin determina a diminuição de participação popular nos conselhos de segurança. De outra parte, as novas normas proíbem a participação de comerciantes e estrangeiros nas referidas instituições.
Campanha União Proletária: torcedores se unem em prol do Confiança
Um grupo de torcedores do Confiança (Felipi, Luiz Carlos, Aurélio e Glennyson Cruz) juntou-se ao vice-presidente do clube, Hyago Cruz, e ao diretor de Futebol, Ernando Rodrigues, para realizar uma ampla campanha de arrecadação de recursos para o time. A campanha tomou uma proporção grande em todo Estado e várias pessoas já aderiram a ela.
Doação
O objetivo é juntar o máximo de pessoas para que cada uma possa doar R$ 100. Nos primeiros dias de campanha, segundo os organizadores, mais de 200 torcedores já doaram R$ 100, sendo que alguns chegaram a doar R$ 1.000,00. “A meta é chegar a 500 pessoas, arrecadando mais de R$ 50 mil, sendo o torcedor o patrocinador Máster”, explica Hyago Cruz. De acordo com ele, esse dinheiro será usado para pagar a folha salarial dos jogadores.
1º Forró União Proletária no Cariri
E como parte da campanha, na próxima terça-feira, 16 de junho, vai acontecer o 1º Forró União Proletária no Cariri, a partir das 21h. Toda bilheteria será doada para o Confiança. A festa contará com os shows de Mimi do Acordeon e participações de Gustavo, da Rojão Diferente; Beto Salles & Forró Fidapé; e Yeba.O ingresso custa R$ 20,00 e a mesa R$ 100,00. Ambos estão à venda na LifeSport, Loja do Dragão e secretaria do clube. “Esse primeiro forró vai ser apenas o primeiro de muitos eventos que vão acontecer durante o brasileiro”, afirma o vice-presidente do Confiança
PELO TWITTER
www.twitter.com/riltonmorais O povo está perdendo tanto a noção que, depois da exposição de tanta intimidade no dia de hoje, só estou aguardando as fotos de sexo.
www.twitter.com/gilbertotv A sensação de liberdade está em partir, onde chegar vem depois.
www.twitter.com/maradialista avisar ao secretário e ao comandante da PM lugar de policial e na rua e não sendo babá de autoridades.
www.twitter.com/Haddad_Fernando Hoje fui ao excepcional Veloso Bar comer coxinha e um coxinha reclamou das ciclovias. Fiquei confuso.
www.twitter.com/gestor_robson Cuidado para não perder os melhores momentos da sua vida.
www.twitter.com/AnderChrisSouza Quem a vida vive a ver como vivem os outros, verdadeiramente não vive. Apenas vacila e verá sua própria vida passar sem vive-la. #BoaNoite
www.twitter.com/chicoandradef Com um time desse na Copa América só Deus sendo mesmo brasileiro!
DO LEITOR
Denuncia de invasão ao mangue na Farolândia; construtora Norcon/Rossi.
A Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju e Adema têm que fiscalizar se a área é da Norcon ou é invasão. |
Da leitora Anna Guimarães: “Moro na Farolandia e venho acompanhando de perto, pela janela do apartamento, uma obra da Norcon à beira do mangue do Rio Poxim.Hoje, constato que a construtora decidiu invadir o mangue, que é área de proteção ambiental. Já abriu uma pequena clareira, derrubando arvores e jogando areia, imagens em anexo. Sem nenhuma atitude, o mangue do poxim nessa região corre o risco de ter o triste destino do Tramandaí. “
Bueiro na esquina da Av. Beira Mar e Rua Rosalina: 2 anos que a PMA gasta dinheiro e não consegue resolver
Do leitor Marcus Dratovsky: “Este bueiro fica na esquina da Av. Beira Mar com a Rua Rosalina (a foto não foi publicada porque estava ruim). Tem, aproximadamente, 3 anos que a prefeitura (empresa contratada) vai lá e faz uma obra, depois de alguns meses o problema retorna, quer seja no verão ou no inverno, antes que algum espertinho venha dizer que o problema existe por causa das chuvas.Muito bem, parece que ninguém analisa o problema e soluciona de forma definitiva, e o dinheiro público vai descendo bueiro abaixo. Fico pensando que, quando uma empresa recebe dinheiro e não entrega o serviço, o ministério público, o TCU, o TCE entre outros, entram em cena e a empresa é processada, multada e tem que devolver o dinheiro, o que é justo e correto.
Quando se faz licitações viciadas para se ganhar vantagens indevidas, os mesmos voltam a cena e a empresa, o gestor público, o pregoeiro entre outros, tem que responder na justiça, o que é justo e correto.
Agora quando alguém autoriza um serviço bondoso desse, que nunca resolve e o ente público gastando dinheiro com a MESMA COISA, o MESMO PROBLEMA, quem responde?
Não sei quanto custou até agora todos os serviços anteriores, e isso não importa, o que importa é vamos (eu, você e todos os contribuintes) gastar de novo, porque logo, logo a via estará intransitável.
Quer dizer então que, gastar dinheiro público de forma irresponsável pode? Refazer o mesmo trabalho "n" vezes é normal? Quem é o responsável por isso? Quem autoriza e quem paga? Quem fiscaliza?
Desculpe o desabafo, mas se formos somar tudo isso, vai dar um volume significativo de recursos públicos, e olha que estou falando de um problema na zona nobre da capital, e na periferia?”
Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
Frase do Dia
“Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis.” Mahatma Gandhi.