Crise, corrupção, complexidades

A História se Repete – Crise, corrupção, complexidades

      O cruzamento de duas crises nas páginas dos jornais – a crise econômica global e a crise política produzida no Brasil pelo combate à corrupção – proporciona uma oportunidade valiosa para observar como funciona a Teoria da Complexidade na análise imediata de acontecimentos de interesse público.

(Essa é, afinal, uma das funções principais da imprensa).

No primeiro caso, o modelo serve para explicar como se comporta o conjunto dos protagonistas do mercado de ações e como o sistema reage à ação externa das autoridades monetárias.

No segundo caso, pode-se observar como as forças da corrupção se rearticulam em torno de seus interesses específicos quando uma ação externa supostamente em favor do interesse público desequilibra o sistema de partilha interna de benefícios.

Esse exercício poderia ser praticado todos os dias nas redações, e pelo menos uma tentativa de implantar essa metodologia foi feita na imprensa brasileira, mas não chegou a prosperar.

O projeto chamou-se “DNA da História” e foi ensaiado no Estadão, no início dos anos 1990.

Tratava-se de estimular os editores a fazer sempre uma comparação dos fatos presentes com circunstâncias anteriores correlatas, por semelhança ou por divergência, para tentar entender o peso de cada dia diante da História.

Ao mesmo tempo, tentava-se cruzar os temas das editorias, fazendo com que o noticiário esportivo, por exemplo, levasse em conta fatores econômicos e políticos, ou avaliar os efeitos de fatos econômicos na vida cotidiana noticiada no caderno local, e assim por diante.

Com essa visão se poderia avaliar com mais precisão o peso histórico dos eventos, em vez do vicioso processo de qualificar cada novo acontecimento como “o mais mega” de todos.

Não se trata da prática corriqueira de escolher um ponto determinado na cronologia dos fatos para fazer comparações estatísticas, muitas vezes para fundamentar pressupostos – modelo de que a imprensa brasileira adora abusar.

Trata-se de submeter a realidade como um todo ao crivo da análise complexa, tendo sempre como pano de fundo o conjunto de valores aos quais deve estar dedicada a atividade jornalística.

Esse painel de valores e princípios, e não as preferências pessoais dos editores, permitiria, em tese, uma ponderação mais correta entre os fatos, reduzindo o efeito das idéias preconcebidas sobre as escolhas de edição.

Uma nova base conceitual

Tudo isso para lembrar que tanto os investidores no mercado de ações como os políticos que protagonizam escândalos pelo país afora agem como os cardumes descritos na Teoria da Complexidade: são sistemas complexos adaptativos que se conduzem sempre conforme padrões específicos embutidos em seus modelos mentais.

Observe-se, por exemplo, como se comportam os cardumes da política, sejam eles da situação ou da oposição, sejam peixes grandes ou miudos, e o conjunto que chamamos de mercado: o que os une é a identidade agregada e uma noção clara dos benefícios que procuram, onde e como alcançá-los.

Quando esses protagonistas, movendo-se em cardumes, se dirigem para objetivos que contrariam o interesse da sociedade, teoricamente a imprensa tem o dever de contê-los, tornando públicos seus movimentos para que as instituições competentes possam agir rápida e eficazmente, com apoio da chamada opinião pública.

Mas quando a imprensa se move pela mesma lógica dos cardumes, o que produz é o descrédito na capacidade do complexo social de resolver os vícios que provocam essas crises na política e na economia.

A imprensa – assim como muitas instituições públicas – é vítima de uma “ilusão de controle”, e seus agentes não parecem perceber os limites da gestão do conhecimento que precisam aplicar em suas funções.

Paradoxalmente, quanto mais complexo o contexto, mais se manifesta essa ilusão de controle: é nas crises e nos momentos de maior tensão que os dirigentes das empresas de mídia “descem” às mesas de edição (muitas vezes através da presença impositiva de editorialistas em meio aos editores), para assegurar que o noticiário não escape da visão que consideram adequada.

Em vez disso, ensina a Teoria da Complexidade, deveriam deixar que a redação, como organismo dinâmico e inteligente, encontre seu próprio caminho através da capacidade de auto-organização.

A interação entre repórteres e editores, das editorias entre si e do jornal com seu público é uma das formas de gerar essa capacitação.

A imprensa precisa de uma nova base conceitual para interpretar o mundo contemporâneo. (Por Luciano Martins Costa em 10/08/2011/Comentário para o programa radiofônico do OI)

PSDB: Adierson ainda acredita em entendimento
O empresário Adierson Monteiro, que foi convidado pelo ex-governador Albano Franco para assumir o PSDB em Sergipe, acredita que a Executiva Nacional do partido estabelecerá um entendimento com Albano para que PSDB e DEM estejam juntos, aqui, fazendo oposição ao governo, como é de querer da Nacional, sem que o tucano precise deixar a legenda.

Reunião definitiva
"Albano faz parte da história do partido, e é uma forte liderança a nível nacional. O PSDB, reconhecendo isso, saberá se entender com Albano. Um não quer perder o outro. Nem Albano quer sair da posição de direção para ser subordinado em outro partido, nem o PSDB o rejeita assim como especulam", acredita Adierson. Na próxima segunda-feira, 15, Albano tem uma reunião definitiva com o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, em Brasília.

PV realiza encontro estadual
A Executiva Estadual do Partido Verde (PV), em Sergipe, realizou na última sexta-feira, 12, um encontro estadual com vistas nas eleições de 2012. O encontro foi realizado no Auditório do SINDISAN e contou com representantes de 28 municípios.Na pauta de discussões da noite, a campanha nacional de filiação, que contemplará atividades nas Comissões Municipais do partido, além de inserções no rádio e na televisão. O prazo de filiação vai até o mês de Setembro.

Representantes regionais
O Presidente do PV, Reynaldo Nunes, traçou alguns planos para a campanha de filiação e integração do partido. Entre os pontos colocados por Reynaldo está a divisão regional em 5 regiões, onde será eleito um representante de cada região que participará da Executiva Estadual. Reynaldo Nunes afirmou ainda que o Partido Verde visa a ampliação dos filiados, mas em nenhum momento deixará de priorizar a qualidade. Reynaldo ressaltou que a campanha faz parte de um plano maior que visa o fortalecimento do partido para as eleições de 2014. O partido possui 33 diretorias municipais e busca a criação de diretoria nos 75 municípios para as eleições 2012. (Da redação Itnet, Aparecido Santana)

Estância/Indiaroba
A falta de argumentos para criticar o Governo do Estado faz com que a oposição parta para a criação de factoides.  O último na semana passada foi sem nenhuma logística técnica afirmar que há um engenheiro chileno em Sergipe para corrigir um problema estrutural na que será a maior ponte  de Sergipe e a mais extensa em construção no Nordeste, a Gilberto Amado, que liga Estância a Indiaroba pela Linha Verde e que será a principal rota de entre Sergipe e Bahia. A comparação chega a beirar o ridículo. Afirma a oposição que a ponte oscila tipo uma peneira, ora e peneira balança? Pelo que se sabe peneira é um objeto cheio de furos! E a ponte Gilberto Amado a ser inaugurada no início do ano que vem será mais um obra estruturante do Estado e as obras seguem seu cronograma normal.

Barra/Aracaju
E esta não é a primeira vez. Há cerca de três meses o próprio ex-governador João Alves afirmava que a ponte que o Governo dele construiu- Ponte João Alves, que liga Aracaju a barra dos Coqueiros – há pouco mais de quatro anos corria o risco de cair por falta de manutenção. Fica a pergunta: como uma construção pode desabar por falta de uma inspeção regular e que vinha sendo realizada? Depois avaliaram o tiro que deram no próprio pé. Se havia risco é por conta de serviços mal executados durante a construção. Esqueceram o assunto.

Viaduto
É bom lembrar que não foram poucos os apelidos que deram ao Viaduto Carvalho Déda, construído pela Prefeitura de Aracaju. E até afirmavam que não seria concluído. Tá aí a obra servindo ao aracajuano na fluidez do trânsito e sendo mais um dos belos cartões postais da capital.

Finanças
A Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) formada pela presidente Karla Trindade (PC do B), pela secretária Simone Gois (PT) e pelos vereadores Juvêncio Oliveira (DEM), Dr. Gonzaga (PMDB) e Valdir Santos (PT do B) irá reunir-se na próxima terça-feira, 16/8, com a presença do secretário municipal de Finanças Jeferson Passos.

Comissão para o Plano Diretor
Empenhado na elaboração técnica e na revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Sustentável de Aracaju, que o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento criou uma Comissão Técnica de assessoramento  para auxiliar na retificação do plano. Essa comissão é composta por profissionais da engenharia civil, professores de Língua Portuguesa e até por profissionais que já participaram da elaboração do antigo plano.

Blog de Clóvis Barbosa – Alento aos Desolados com a Igreja
O teólogo e filósofo Leonardo Boff escreve "Alento aos desolados com a Igreja". Ele escreve: Atualmente há muita desolação com referência à Igreja Católica institucional. Verifica-se uma dupla emigração: uma exterior, pessoas que abandonam concretamente a Igreja e outra interior, as que permanecem nela mas não a sentem mais como um lar espiritual. Continuam a crer apesar da Igreja. E não é para menos. O atual Papa tomou algumas iniciativas radicais que dividiram o corpo eclesial. Veja agora em: http://clovisbarbosa.blogspot.com

Inscrições abertas para o III Festival Aperipê de Música
Movimentar o cenário da música sergipana. Esse é o principal propósito do III Festival Aperipê de Música, com inscrições abertas até o próximo dia 3 de setembro. Através das rádios AM e FM, a Aperipê dá oportunidade para que os artistas de Sergipe tenham o seu trabalho divulgado em todo o território nacional, já que as composições consagradas passam a disputar, automaticamente, o III Festival Nacional de Música da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub).

Promoção
O Festival é mais uma ação da Aperipê desenvolvida com o intuito de promover a música local. Na sua primeira fase, 30 composições inéditas são selecionadas para ir a júri popular através da internet, além de serem veiculadas nas rádios Aperipê AM e FM. Dessas, apenas dez seguirão para a fase final, quando participarão da grande festa responsável pela escolha das finalistas que concorrerão ao Festival da Arpub.

Oportunidades
Alimentar cada vez mais a cadeia musical sergipana é um dos objetivos do Festival. “Artistas já conhecidos do público sergipano e nomes novos sempre estão presentes entre os selecionados. É uma maneira de trazer sangue novo para a cena e talvez lançar um artista que poderá ganhar renome nacional, oferecendo a oportunidade necessária para a veiculação da música sergipana em todo o país, sempre tendo em vista o crescimento da música local”, destaca o responsável pelos projetos especiais da Aperipê, Léo Levi. O edital do III Festival de Música Aperipê já está disponível no site da Fundap (www.aperipe.com.br). Lá, os interessados encontram as informações necessárias para realizar a inscrição.

SINTUFS convoca parlamentares para audiência pública
O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Sergipe convocou os parlamentares sergipanos a comparecerem em uma audiência pública na próxima segunda-feira, 15 de agosto, afim de pedir seu apoio junto ao governo para que abram negociações referente às reivindicações da categoria.Desde o início do ano os trabalhadores técnico-administrativos das Universidades Federais vêm buscando junto aos ministérios da Educação e do planejamento, Orçamento e Gestão um processo de negociação por parte do governo, de propostas de atendimento às demandas dos servidores, porém os mesmos não quiseram abrir negociação, razão pela qual foi deflagrado greve pelas universidades federais do país.

Reivindicações
Os servidores reivindicam o acréscimo do piso salarial, a extensão do incentivo à qualificação para todas as classes, a contratação de servidores por concurso público e a defesa dos hospitais universitários 100% públicos e vinculados às universidades e ao SUS, para prestar melhor atendimento à população. A Audiência será 08:30 na sala dos Conselhos Superiores, no prédio da reitoria, da Universidade Federal de Sergipe, na cidade universitária Profº José Aloísio de Campos, São Cristóvão.

Doação
No mês em que completará 46 anos de atuação no mercado da construção civil, a Cosil focará suas comemorações em ações sociais e dará um presente especial a instituições filantrópicas dos estados de Sergipe, São Paulo e Pernambuco. A empresa vai reverter parte das vendas de seus imóveis, realizadas em agosto, para três entidades. Em Aracaju, o Lar Infantil Cristo Redentor receberá os recursos obtidos através da campanha.

IV Agosto do Economista da UFS I
No período de 24 a 26 de agosto de 2011, o Departamento e o Núcleo de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estarão realizando a quarta edição do Agosto do Economista na UFS e no auditório do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Serão proferidas palestras com especialistas renomados em suas áreas de atuação e com professores de alto nível acadêmico.

IV Agosto do Economista da UFS II
Sessões temáticas, minicursos e apresentação de trabalhos abordando temas relacionados à dinâmica da economia brasileira, nordestina e sergipana. Os organizadores acreditam que com o evento a UFS que tem o único curso de Economia de Sergipe faz história, pois a economia internacional e a brasileira passam por momentos de grandes incertezas. Espera-se contribuir de forma relevante para a compreensão das repercussões sociais, políticas e econômicas desse novo ambiente macroeconômico e inteirar os sergipanos da situação e suas perspectivas futuras.Inscrições gratuitas no DEE, CECEF e MEP Jr., ou acessando http://www.pos.ufs.br//economia/novo/, ou agostoeconomista@gmail.com, ou 079 21056773 para informações.

Prefeito anuncia novas ações voltadas à mobilidade
Estimular a cidadania e promover a educação no trânsito são preocupações constantes da Prefeitura de Aracaju. Pensando nisso, o prefeito Edvaldo Nogueira lançou na última sexta-feira, 12, as campanhas ‘A faixa é do pedestre' e ‘Agora é com a digital – Todos passam pela catraca'. As medidas educativas fazem parte do Projeto Cidadania no Trânsito e Mobilidade Urbana desenvolvido pela administração municipal.

Compromisso
Durante a solenidade, realizada no Quality Hotel, o prefeito detalhou as ações das campanhas e ressaltou o compromisso da Prefeitura com a promoção da mobilidade e melhoria do trânsito em Aracaju, que recebe 15 mil novos veículos por ano, segundo dados do IBGE. De 2005 a julho deste ano, o aumento no número de automóveis na cidade foi de mais de 42%, e o de motocicletas e motonetas foi de 104% e 173%, respectivamente.

Avanços
"A mobilidade urbana hoje é um grande problema enfrentado em diversas cidades do mundo. Em Aracaju nós já estamos avançando na qualidade do transporte, com a renovação da frota de ônibus, manutenção e recapeamento das vias e criação do cartão de transporte", lembrou Edvaldo Nogueira.

Advogados
O vice-líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), promoveu na manhã da sexta-feira, 12, no plenário da Casa, uma sessão especial em homenagem ao Dia do Advogado. O evento, segundo o democrata, foi uma maneira de homenagear os diversos profissionais da área jurídica, do setor público e privado, pelos relevantes serviços prestados à sociedade e à advocacia. A solenidade foi bastante prestigiada por autoridades sergipanas, por advogados renomados e em início de carreira, e pela sociedade em geral.

II Feijoada Botafoguense – Convocação Geral
Será no clube do Banese dia 22 de outubro, a partir do meio dia. Teremos atrações musicais, sorteios de brindes e a participação de um ex-atleta do nosso glorioso. O primeiro lote de ingressos estará disponibilizado a partir de setembro.Faça um contato conosco através dos telefones:(79) 9977-3304 /(79) 9151- 85-86/ (79) 8866- 8572/(79) 9978- 39-34. Uma realização Remacre Comunicação e Sarau Entre Amigos. Clique no link e assista convocação: http://www.youtube.com/watch?v=VqoAq9-dOvI

Macambira: prêmio Gestão Escolar 2011
A Escola Municipal Cecílio Eugênio Alves, de Macambira/SE, obtém a 3ª colocação na etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2011, ano base 2010; os macambirenses estão felizes, pois foram 249 escolas que participaram, das quais 33 foram de redes municipais e 216 da rede estadual de ensino em todo o Estado de Sergipe, sendo que a referida unidade de ensino foi a única escola Municipal de Sergipe que e conseqüentemente do agreste que ficou entre as três classificadas como referência em gestão escolar no ano em curso.Vale lembrar que a escola ficou entre as 10 pré-classificadas nos anos de 2009 e 2010.

Qualidades
O que levou a classificação no 3º lugar foi: gestão transparente, quadro efetivo de professores com formação e especialização nas respectivas áreas de ensino, escola e recursos disponíveis à comunidade, viabilização de ações que visam à integração escola/comunidade, planejamento participativo, distribuição anualmente de fardamentos e kits de materiais didáticos aos alunos e inovação pedagógica entre outros.A classificação é fruto da comunidade escolar e local do município.

Patrões aceitam 8% de reajuste para jornalistas e radialistas
A pressão dos sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas foi grande, diante da falta de ter com quem negociar a Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012, já que o sindicato patronal está sem presidência. Mas surtiu efeito.Após a última rodada de negociações na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), realizada na última quarta-feira 10, o sindicato patronal resolveu aceitar o percentual de 8% de reajuste linear aos salários dos comunicadores, retroativo a 1º de maio, conforme proposta dos sindicatos dos trabalhadores.

Avanços e manutenção
“Saímos de uma proposta de 5% inicial para 8%. Então, mesmo sem conseguirmos negociar as demais cláusulas que estavam em discussão, avançamos e mantivemos as demais conquistas na convenção. Então, diante das dificuldades de negociação, da instabilidade de estar sem convenção, foi interessante”, avaliou o ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas, George Washington Silva.

Renúncia prejudicou
Para o presidente do Sindicato dos Radialistas, Fernando Cabral, as discussões foram extremamente prejudicadas pela renúncia de Messias Carvalho da presidência do sindicato patronal, mas ao fim, os atos públicos e as cobranças dos sindicatos dos trabalhadores levaram ao fechamento de um acordo positivo para as categorias.“Entendo que não chegamos onde queríamos, que era nos 9% de reajuste e mais avanços em itens das nossas pautas de reivindicações. Mas avançamos em 1,7% de ganho real sobre o INPC e não recuamos nas cláusulas das nossas convenções. Entretanto, não posso deixar de registrar nossa insatisfação com a situação que foi gerada com a renúncia de Messias Carvalho, que dificultou toda a negociação”, afirmou Cabral.

Retroativo
O piso dos jornalistas sergipanos, com o reajuste fechado, passa a R$ 1.103,40, que deve ser pago retroativamente à data-base, 1º de maio. Para Caroline Santos, atual presidente do Sindijor, está longe de ser um piso condizente com a complexidade da profissão de jornalista e que valorize a categoria, mas houve um pequeno avanço.Na próxima terça-feira, 16/8, às 19 horas, tem assembleia conjunta dos radialistas e jornalistas, na sede do Sindicato dos Radialistas, na Avenida João Ribeiro, para o fechamento da Campanha Salarial.

Abertura de empresas
Somente em julho de 2011, 524 novos empreendimentos foram criados em Sergipe, sendo 49,67% para o setor de comércio, seguido de 46,17% para o de serviços e 4,16% para a indústria. Com a implementação da REDESIM, facilitando a vida dos empresários, e com o início das parcerias com diversos órgãos públicos, a tendência é de um aumento no atendimento para a criação de novos empreendimentos.

Desburocratização
Segundo o diretor presidente da Jucese, Vinicius Baudouin Mazza, esse avanço alcançado deve-se aos planos de trabalhos traçados e executados pelo Governo do Estado. “Diante disto, a Jucese vem trabalhando no processo de desburocratização no fluxo de processos. Com a abertura de escritórios regionais no interior do estado, bem como as parcerias, a exemplo da Sefaz e da Receita Federal, que estão atuando conosco na Central Fácil emitindo Inscrição Estadual e CNPJ, respectivamente, estamos facilitando a formalização dos documentos de novos empreendedores”, observou.

Prefeitura desmente nota do Sindipema

O sindicato dos professores de Aracaju, Sindipema, divulgou uma nota que distorce a realidade salarial da categoria. A afirmação é do secretário de Finanças da Prefeitura de Aracaju, Jeferson Passos, que reapresenta números bem diferentes daqueles mostrados pelo Sindipema. Os professores estão em greve há mais de dois meses e reivindicam, principalmente, que seja estendido a toda a categoria o reajuste concedido ao piso, de 15,75%. A PMA reajustou o piso nesse percentual e concedeu aumento linear de 6% aos demais níveis.
“O Sindipema somente informa na nota os valores da tabela de vencimento-base do servidor e omite que sobre esses vencimentos incidem vantagens que aumentam a remuneração final do professor”, informa Jeferson Passos, explicando que, ao invés dos R$ 1.070,60 iniciais anunciados pelo sindicato, nenhum professor ganha menos do que o piso.
“A lei salarial encaminhada pelo Município e aprovada pela Câmara de Vereadores agora em 2011 assegurou ao professor de nível médio no início da carreira um vencimento de R$ 1.187,00, como estabelece a Lei do Piso e, portanto, nenhum professor do Município, com jornada de 40 horas, possui vencimento-base inferior ao piso nacional. Sobre esse piso ainda incidem as vantagens pessoais de cada servidor”, diz o secretário.
A tabela abaixo expressa as faixas de remuneração dos professores de Aracaju, computado o vencimento base e vantagens pessoais. Como se pode notar, somente 162 professores percebem menos de R$1.500,00 e existem 35 que tem remuneração superior a R$5.000,00.  A tabela inclui o percentual da quantidade de professores e a média salarial de cada faixa.

FAIXA SALARIAL                QUANTIDADE        PROFESSORES       % MÉDIA SALARIAL

Até 1.499,99                         162                  9,63%                     1.410,70

De 1.500,00 a 3.499,99           861                 51,16%                     2.264,01

De 3.500,00 a 4.999,99           625                 37,14%                     4.112,84

Acima de 5.000,00                   35                   2,08%                     5.369,21

Total 1.683 professores

DO LEITOR

Couvert: sugestão para os deputados sergipanos
Do leitor Luiz Brandi: “A Assembleia Legislativa de SP, através do Deputado Andre Soares (Dem), apresentou projeto de lei contra os abusos na cobrança de couvert naquela cidade, a exemplo de se uma mesa com 12 clientes pedir um só couvert, todas as outras também terão que pagar pelo serviço, ainda que não o utilize, sendo cobrado 12 couverts. Aqui em Aracaju já existe esta prática, que merece ser proibida”.

Denúncias e repercussão na mídia
Do leitor Joseilton “Não é somente no PT que a corrupção grassa. Os problemas noticiados pela imprensa quanto à corrupção no governo federal, envolvem como protagonistas o PR e o PMDB, mas não se vê nas nossas redes a repercussão contundente dos fatos. Se fosse o PT como protagonista acredito que seria diferente. A intensidade seria outra.Taí um exemplo. A imprensa nacional divulgou, durante essa semana, os problemas que envolvem João Alves, família e o DEMO em Sergipe ligados aos "canos" da DESO, denunciados pelo Ministério Público Federal em Sergipe. Cadê a repercussão nas redes sociais e na imprensa sergipana? Por que será?”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida. Platão.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais