“Crise toca todos: ricos e pobres. Apelo à atenção contra hipocrisia”

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O Papa Francisco concedeu uma entrevista ao jornalista inglês Austen Ivereig sobre como está vivendo a crise causada pelo Covid-19. Toda entrevista aqui.

A última pergunta o blog republica toda, quando o jornalista pergunta se o impacto da crise pode levar a uma revisão do nosso modo de viver, a uma conversão ecológica e a uma sociedade e economia mais humanas. Resposta do Papa Francisco:

Há um provérbio espanhol que diz: “Deus perdoa sempre, nós, algumas vezes, a natureza nunca”. Não demos ouvido às catástrofes parciais. Quem é que fala dos incêndios na Austrália? E do fato que um ano e meio atrás um navio atravessou o Polo Norte, que tinha se tornado navegável por causa do derretimento das geleiras? Quem fala das inundações? Não sei se é uma vingança da natureza, mas certamente é a sua resposta.

“Temos uma memória seletiva. Gostaria de insistir nisso. Impressionou-me a celebração do 70º aniversário do desembarque na Normandia. Com a presença de personagens da política e da cultura internacional. E festejavam. Certamente foi o início do fim da ditadura, mas ninguém recordava dos 10 mil jovens que morreram naquela praia”.

Quando fui à cidade de Redipuglia, no centenário do fim da I Guerra Mundial, via-se um belo monumento e nomes gravados em uma pedra, e nada mais. Pensei em Bento XV (ao “inútil massacre”), o mesmo ocorreu em Anzio, no dia de finados, pensando em todos os soldados norte-americanos sepultados ali. Cada um tinha uma família”.

“Hoje, na Europa, quando se começam a ouvir discursos populistas ou decisões políticas de tipo seletivo não é difícil recordar dos discursos de Hitler em 1933, mais ou menos os mesmos que alguns políticos fazem hoje.

Recorda-me um verso de Virgílio: Meminisce iuvabit. Fará bem recuperar a memória, porque a memória nos ajudará. Hoje é tempo de recuperar a memória. Não é a primeira pestilência da humanidade. As outras já se reduziram a casos sem importância. Devemos recuperar a memória das raízes, da tradição, que é “memoriosa”. Nos Exercícios de Santo Inácio, toda a primeira semana e a contemplação para alcançar o amor na quarta semana, seguem inteiramente o sinal da memória. É uma conversão com a memória”.

“Esta crise nos toca a todos: ricos e pobres. É um apelo à atenção contra a hipocrisia. Preocupa-me a hipocrisia de alguns políticos que dizem que querem enfrentar a crise, que falam da fome no mundo, enquanto fabricam armas. É o momento de nos convertermos desta hipocrisia em ação. Este é um tempo de coerência. Ou sejamos coerentes ou perdemos tudo”.

“O senhor pergunta-me sobre a conversão. Toda a crise é um perigo, mas também uma oportunidade. E é a oportunidade de sair do perigo. Hoje acreditamos que devemos diminuir o ritmo de consumo e de produção (Laudato si’, 191) e aprender a compreender e a contemplar a natureza. Também, a entrar novamente em contato com o nosso ambiente real. Esta é uma oportunidade de conversão”.

“Sim, vejo sinais iniciais de conversão a uma economia menos líquida, mais humana. Mas não devemos perder a memória depois que passar a situação presente, não devemos arquivá-la e voltar ao ponto anterior. É o momento de dar o passo. De passar do uso e abuso da natureza à contemplação. Nós homens perdemos a dimensão da contemplação, chegou a hora de recuperá-la”.

Devemos, disse ainda Francisco citando o célebre romance de Dostoievski, “descer no subsolo, e passar da sociedade hipervirtualiada, desencarnada, à carne sofredora do povo, é uma conversão obrigatória. Se não começarmos por ali, a conversão não terá futuro. Penso nos santos do dia a dia nestes momentos difíceis. São heróis! Médicos, voluntários, religiosas, sacerdotes, profissionais da saúde que fazem seu serviço para que esta sociedade funcione”.

A propósito da Igreja do pós-crise Francisco disse: “Algumas semanas atrás me telefonou um bispo italiano. Aflito, dizia-me que ia de um hospital a outro para dar a absolvição a todos os que estavam internados, ficando na entrada do hospital. Mas que alguns canonistas tinham chamado sua atenção dizendo que não podia fazer assim, a absolvição é permitida apenas com um contato direto. “Padre, o que o senhor pode me dizer?”, perguntou-me o bispo. Disse-lhe: “O senhor faça o seu dever sacerdotal”. E o bispo me respondeu: “Obrigado, entendi”. Depois soube que dava absolvições em vários lugares”.

“Em outras palavras, neste momento, diante de uma crise a Igreja é a liberdade do Espírito, e não uma Igreja fechada nas instituições… O último cânon diz que todo o Direito canônico tem sentido para a salvação das almas, e é aqui que nos é aberta a porta para levarmos a consolação de Deus nos momentos de dificuldade”.

Por fim o Papa observou que “as pessoas que ficaram pobres por causa da crise são os despojados de hoje que se somam aos despojados de sempre, homens e mulheres que carregam “despojado” como estado civil. Perderam tudo ou estão perdendo tudo. Qual é sentido para mim, hoje, perder tudo à luz do Evangelho? Entrar no mundo dos “despojados”, entender que os que antes tinham agora não têm mais. O que peço às pessoas é para que cuidem dos idosos e dos jovens. Cuidem da história. Cuidem destes despojados”.

 

Blog retorna na segunda-feira, 13 E por conta do feriado da Sexta-feira da Paixão este espaço só será atualizado na próxima segunda-feira, 13. Uma boa reflexão para todos os católicos e aproveitem o isolamento social para refletir sobre a vida, o desprendimento o desapego e como as pequenas coisas são essenciais e muita gente só nota quando falta.

Já está batendo na porta de casa aquilo que alguns acham que é uma “gripezinha” Depois não chore o leite derramado. Aliás, o blog já tem conhecimento de pessoas que achavam que era uma “gripezinha” e pegaram o coronavírus. Aliás, uma delas se encontra na urgência aqui em Aracaju. Que fique boa e depois vá para as redes sociais dizer a verdade sobre o coronavírus. O bom senso agradece.

Laranjeiras: por conta do ano eleitoral Juca Bala e Zezinho Sobral aparecem com demagogia para a comunidade Ano eleitoral não tem jeito. Enquanto todo mundo está preocupado com a pandemia e pedindo a somação de esforços do governo estadual e das prefeituras para o enfrentamento do coronavirus, a oposição em Laranjeiras resolveu aparecer. Dois grupos que já tiveram oportunidade e pouco fizeram pelo município. De um lado, o ex-prefeito Juca Bala cuja administração desastrosa ainda é lembrada pelo eleitorado. Do outro, o deputado Zezinho Sobral que mais uma vez quer levar o irmão  Alexandre Sobral nas costas para tentar a prefeitura. Enquanto isso, o prefeito Paulão, que não gosta de aparecer muito na mídia, faz o trabalho de formiguinha em todos os povoados, ouvindo as demandas da população e fortalecendo a cultura e a religiosidade que são os pontos fortes de Laranjeiras.

Fazenda da Esperança em Gararu. Uma comunidade terapêutica que merece uma colaboração de todos A Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança Santa Rita de Cassia, localizada na área rural do município de Gararu/SE, às margens do Rio São Francisco. Já funciona a mais de 15 anos. É uma das mais de cem unidades, presentes no território nacional, que trabalha como Comunidade Terapêutica, visando acolher jovens e adultos dependentes de substâncias psicoativas, alcoólatras e pessoas com depressão e perda do sentido da vida pessoal e coletiva. Acolhendo também, pessoas em situação de vulnerabilidade social, como moradores de ruas. Tem como mantenedora a Diocese de Propriá/SE. Os acolhidos ficam internos por um período de doze meses. O tratamento é gratuito, e basea-se na espiritualidade, na convivência fraterna e no trabalho, como formação e meio de sustentabilidade. Para mais informações pelo e-mail: pealailson@gmail.com ou diretamente com o Padre Alailson Santos Souza/79 – 988252536.

.Voto favorável à PEC do gás e aos decretos de calamidade pública A Assembleia Legislativa de Sergipe realizou ontem, 8, a primeira sessão remota da história da Casa. Por videoconferência, o deputado estadual Luciano Pimentel participou das discussões e manifestou voto favorável à PEC 02/2020, que trata da exploração dos serviços de gás canalizado em Sergipe, e aos decretos de calamidade pública apresentados por 36 municípios sergipanos.

Justificativa Para o parlamentar, o crescimento do número de casos de Covid-19 já é uma justificativa válida para aprovação dos decretos, mas é importante ressaltar que as medidas de combate ao novo coronavírus impactam todos os setores produtivos e afetam a economia. Fato que, na visão do deputado, torna o reconhecimento de calamidade necessário.

Redução arrecadação “Há uma redução na arrecadação, tanto no diz respeito ao ICMS e quanto nos valores repassados através do Fundo de Participação dos Municípios, que criará grandes transtornos para os entes federativos. Esse cenário não só reforça a necessidade dos pedidos de reconhecimento de calamidade pública como transforma os decretos em uma das poucas alternativas para assegurar que as prefeituras possam lidar com os efeitos da Covid-19 sem o risco de serem penalizadas por descumprirem a Lei de Responsabilidade Fiscal”, salienta Luciano Pimentel.

SE mais competitivo Sobre a PEC do gás, Luciano Pimentel afirma que a proposta pode tornar Sergipe mais competitivo no mercado. “Acabar com esse monopólio, onde apenas a concessionária pode explorar o gás, e permitir que o Governo do Estado também tenha esse poder, é essencial para traçar novos rumos. Precisamos aumentar nossa presença nesse setor, barateando o preço do gás para atrair empresas no futuro. A aprovação da PEC é um primeiro passo importante nessa direção”, avalia.

Ipesaúde participa de capacitação sobre suporte a pacientes graves diagnosticados com COVID-19 O Ipesaúde, por meio do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) participou de treinamento para suporte a pacientes graves diagnosticados com COVID-19, com objetivo de aprimorar as práticas e continuar promovendo assistência de qualidade aos beneficiários.

Parceria O treinamento foi resultado da parceria entre o Hospital de Cirurgia, Universidade Tiradentes e o Ipesaúde, que também se disponibilizou para a produção de materiais para propagar as informações repassadas, através de vídeos educativos. Durante a capacitação, os colaboradores receberam orientações sobre como atender e manejar um paciente com COVID-19 em estado grave, que precise de intervenção em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou no pronto atendimento.

Etapas As explanações foram divididas em etapas, que contemplaram alguns temas. O médico cardiologista, intensivista e coordenador das UTIs do Hospital de Cirurgia, Dr. Luiz Prado, falou sobre algumas peculiaridades da intubação orotraqueal do paciente com coronavírus, a exemplo da utilização do sistema de aspiração e administração dos medicamentos de pré-intubação. O médico também mostrou como realizar a ressuscitação cardiopulmonar com segurança, ou seja, de que forma a equipe pode atender o paciente com parada cardiorrespiratória.

Ventilação Já a fisioterapeuta Mayra Amaral, abordou a técnica de pronação, na qual o paciente é posto em decúbito ventral, ou seja, uma posição em que pode haver melhora na ventilação, proporcionando uma resposta ainda mais eficiente aos suportes ventilatórios.O uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foi demonstrado pelas enfermeiras Juliana Cabral e Emanuelle Rabelo, que enfatizaram a importância de observar as maneiras de retirar esses materiais, que é o momento onde existe o maior risco de contaminação dos profissionais de saúde.

Ação importante A médica residente do Hospital de Cirurgia e plantonista do serviço de urgência do Ipesaúde, Cássia Ferreira, avaliou a ação. “Esse treinamento foi de extrema importância para todos nós, profissionais que estamos na linha de frente. Tudo aquilo que já possui comprovação científica de melhora, nos foi passado com excelência e isso é fundamental para a equipe, que vai promover o melhor atendimento possível para os pacientes que já se encontram em uma condição grave”, conta. O Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde fica localizado na Av. Desembargador Maynard, anexo ao Hospital de Cirurgia e disponibiliza os serviços próprios de urgência e emergência 24 horas para todos os beneficiários.

Medidas de Segurança Por conta do Covid-19 a necessidade do isolamento social impactou no aumento das compras on-line, já que os próprios consumidores buscaram evitar qualquer tipo de contato direto com outras pessoas a fim de se protegerem do coronavírus. Com o objetivo de atender melhor seus clientes, o Home Center Ferreira Costa preparou uma estrutura para recepcionar os consumidores que estão retirando produto em loja, por meio do Click Retire para quem realiza compras pelo site ferreiracosta.com e do sistema de televendas, pelo número (079) 3305-2525, atendendo, por sua vez, todas as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de higiene, limpeza e segurança com o intuito de evitar qualquer tipo de aglomeração e contaminação. O atendimento acontece de segunda à sábado das 9h às 18.

Conselho de Farmácia reivindica ao governador decreto que interdite farmácias que não cumprem medidas preventivas durante a pandemia A Comissão Parlamentar e de Assuntos Regulatórios do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), elaborou um texto, baseado na nota conjunta publicada em março, para que seja sancionado um decreto pelo Governador Belivaldo Chagas. A proposta de caráter emergencial foi enviado ao Dep. Georgeo Passos que colaborou em favor à causa e foi apresentado na Sessão da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na quarta-feira (8).

 Precaução O CRF/SE solicita que o estabelecimento que não tenha farmacêutico atuando na assistência técnica ou que tenha o farmacêutico, mas não cumpra as medidas de precaução sejam fechadas. “Nosso objetivo é que as medidas emergenciais sejam tomadas através do Decreto de prevenção a disseminação da Covid-19 nas farmácias do Estado, uma vez que Sergipe já se encontra no estágio de transmissão comunitária e as farmácias precisam funcionar em caráter contínuo”, explica o presidente do CRF/SE, Marcos Rios.

Indicação A proposta, formalizada pela Indicação nº 129/2020, foi  fundamentada através da nota conjunta, divulgada no dia 20 de março deste ano, com o Sindicato dos Farmacêuticos de Sergipe (Sindifarma-SE) e o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Sergipe (Sicofase) e prevê medidas preventivas que devem ser adotadas pelas farmácias para a proteção dos farmacêuticos e demais colaboradores.

Segurança O representante da Comissão do CRF/SE, Carlos Eduardo Araújo de Oliveira, ressalta que o distanciamento social não se aplica aos profissionais de saúde e diante de ações educativas que não foram suficientes para garantir a segurança dos farmacêuticos durante sua missão, restou ao CRF/SE provocar o Governo do Estado, para que adote medidas específicas de proteção à saúde dos profissionais de farmácia, protegendo suas próprias vidas, dos seus familiares e da população em geral.

Sensibilidade “Acreditamos que o governador irá se sensibilizar ao pleito e transformá-lo em decreto o mais rápido possível, já que o mesmo tem demonstrado, em suas ações, uma preocupação especial com os profissionais de saúde”, declara Carlos Eduardo.

Ações preventivas  O decreto apresenta ações preventivas que precisam ser adotadas pelas farmácias em relação ao fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) a todos os funcionários, assim como todo o material necessário para realização da lavagem correta das mãos, e outras medidas de higienização e controle ambiental. O estabelecimento também deverá disponibilizar, na sua entrada, frascos contendo álcool em gel 70% para utilização pelos pacientes.

 Medidas Dentre as outras medidas previstas no decreto estão o afastamento das funcionárias gestantes dos postos de trabalho com atendimento ao público, sem prejuízo da manutençäo do pagamento integral de salários e demais vantagens legais e convencionais. Assim como precauções para evitar aglomerações nas unidades de saúde.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Atenção governador: servidor de grupo de risco continua trabalhando no HUSE Uma solicitação ao governador: “Sou hipertenso e diabético, enquadrado no grupo de risco. E o Governador só tratou de cuidar dos servidores acima de 60 anos. Trabalho administrativo no Huse. Pergunte ao governador se ele não editará um decreto observando im cuidado a esse universo de funcionários, já que o próprio infecto da SES – Dr. Almir Santana observou ontem na TV essa falha do governo, haja vista a possibilidade de incremento na curva de pessoas contaminadas nos próximos dois meses?   minha cônjuge tem 63/64 anos de idade e eu estou próximo aos 60.”

Servidores da Deso sem os equipamentos necessários WhatsApp recebido: “Os servidores da Deso da manutenção elétrica e mecânica esgoto, captação e estação de tratamento da capital e interior, Continuamos trabalhando sem os EPIs necessários , máscaras e álcool gel com a conivência dos gestores atuais sem direito a reclamação e pior ainda saindo as equipes com três ou quatro pessoas no mesmo veículos. Como também pergunte ao governo do estado sobre a obra da barragem do Poxim ( tubulação) que continua parada ( faltando poucos quilômetros)e sem previsão pra conclusão e a população passando essa crise ai com essa pandemia e a falta de água podendo ser aproveitada e se perdendo pelo ralo.”

Aracaju e o jogo político do arcebispo com os políticos E-mail enviado por uma católica ouvinte da Rádio Cultura: “Jornalista Cláudio Nunes. Ouvi, ontem, através das ondas da rádio Cultura de Sergipe, às 3 horas da tarde, a oração feita pelo arcebispo de Aracaju. Ele começou saudando o governador de Sergipe e o prefeito de Aracaju. “Em sintonia de comunhão”, foi como se expressou, logo no início, ao se referir que os citados políticos estavam acompanhando a oração. Verdadeiramente estou convencida de que o nosso arcebispo só faz o jogo desses políticos. Estou muito triste, pois estamos como ovelhas sem pastor. Não sei quais os verdadeiros intereses dessa aliança entre o Arcebispo e os políticos Belivaldo e Edvaldo. Será que o Arcebispo não percebe que está sendo usado por eles? Ou tem consciência de tudo isso? Que saudade do tempo de D. Luciano Cabral Duarte. Pelo jeito esse blog tem sido uma das poucas e raras vozes que abrem os olhos do povo sergipano. E eu pensava o contrário.”

Solicitação para a Emurb em rua do Bairro Aruana Do leitor Washington Mendonça Araújo:”No último dia 27/03/20, fizemos um pedido em nome dos moradores da rua: Maria Auxiliadora Lima de Oliveira na Aruana, parabéns a Emub pelos serviços realizados, pois já dará uma parcial solução nas próximas chuvas, peço a Emurb, que complemente o serviço, em nome da PMA, fazendo a varreção da rua para retirar o excesso de areias, evitando o retorno para as galerias de águas, voltando a obstruir a mesma, depois do trabalho realizado.”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

NOTA DE ESCLARECIMENTO BANESE – Sobre renegociação dívidas de empréstimos consignados feitas por servidores públicos

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) esclarece que não é verdadeira a informação de que o banco não pretende renegociar dívidas de empréstimos consignados feitas por servidores públicos. Ao contrário do que foi divulgado de forma não oficial, o Banese está em fase de ajustes dos sistemas que farão a pausa dos contratos dos servidores, incluindo os consignados, o que deve acontecer até o final de abril.

Desde o início da pandemia do novo Coronavirus (Covid-19), o banco tem buscado ações efetivas e de cooperação que ofereçam soluções e condições para todos os seus clientes. A finalidade do Banese é incentivar a economia sergipana e ajudar as empresas e pessoas físicas impactadas pela diminuição dos negócios causada pela Covid-19.

Uma das primeiras medidas tomadas pelo banco foi a prorrogação do pagamento de dívidas de pessoas físicas, além de micro e pequenas empresas, por 60 dias para empréstimos com pagamentos em dia. Outra solução apresentada foi a linha de crédito emergencial para capital de giro e adequação de fluxo de caixa das empresas, com prestações fixas e mensais e prazo de pagamento em até 36 meses e carência de até nove meses.

Semana passada, foram lançadas quatro linhas de crédito que podem chegar até o valor de 500 milhões de reais. O público-alvo inclui pessoa jurídica, profissional liberal e microempresas e empresas de pequeno porte pertencentes aos setores industrial, comercial e de serviços, além de pessoas físicas, inclusive as que atuam no setor informal da economia.

O Banese segue estudando alternativas para enfrentamento dos efeitos econômicos gerados com a pandemia e acredita que é preciso irrigar a economia com muita atenção e responsabilidade, permitindo que as cadeias econômicas continuem a funcionar.

O banco recomenda aos clientes, em especial aos servidores públicos, que acompanhem as informações oficiais do Banese nos meios de comunicação da instituição.

 

NOTA SINTRASE- CoronaCrise: Sintrase protocola mais uma ação a favor dos trabalhadores

O Sintrase protocolou na terça-feira (07/04) uma Ação Civil Pública em face do Estado e do Banese.Tal ação visa que os requeridos sejam condenados em obrigação de fazer suspender todas as cobranças de financiamento pessoal (inclusive empréstimos consignados em folha de pagamento) ou habitacional contratados pelos servidores públicos do Estado de Sergipe durante um prazo de 90 dias, ou outro prazo que a justiça entender razoável, sem qualquer ônus (juros e correção monetária) para os servidores. Vale ressaltar que o Sintrase já havia pleiteado ao Estado de Sergipe, maior acionista do Banese, de forma administrativa, mas NÃO HOUVE RETORNO. Na contramão do que fez com os servidores, o Governo tem concedido uma boa flexibilização e credito as empresas. É importante frisar também que outros bancos privados estão dilatando prazos e oferecendo credito mais acessível a população brasileira.

PELO TWITTER

www.twitter.com/jose_simao Quarentena! Será q é muito cedo pra montar a árvore de natal?

www.twitter.com/RicMarques_RM Atenção, Deso e governo de Sergipe. Mais uma vez a adutora do sertão se rompe, em Porto Folha. Só este ano eu já contei mais de 10 vezes. Algumas perguntas: por que se rompe tanto? E por que o material dessa adutora é tão frágil?

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“É justamente o amor de Deus que dá sentido aos pequenos compromissos cotidianos e que ajuda a enfrentar as grandes dificuldades. Este é o verdadeiro tesouro do homem.” Papa Francisco. Para reflexão nessa Semana Santa.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais