Da caneta de Déda e a direção do pulso

Como já era esperado o governador Marcelo Déda optou, neste segundo governo, em continuar com boa parte da equipe administrativa. Fez apenas alguns remanejamentos, mas o embrião continua o mesmo. É claro que o governador tem a caneta, porém está nítido que tem gente direcionando o pulso dele.

 

Dos “novos” secretários este espaço se soma a indignação de boa parte da imprensa a nomeação do ex-deputado João das Graças (PT do B), do grupo Amorim, para a Secretaria de Assuntos Institucionais. O jornalista Adiberto de Souza, aqui na Infonet resumiu a indignação: “Crime Compensa – Ele é aquele mesmo que, por motivos fúteis, atirou na bunda de um cidadão e até hoje não foi punido pela tentativa de homicídio. Revoltados com a falta de castigo ao malfeitor de nádegas, os eleitores o puniram nas urnas, porém o governo petista resolveu premiá-lo com uma Secretaria. Ao escolher um réu confesso para auxiliá-lo, o governador Marcelo Déda (PT) mancha sua biografia pacifista e afronta a sociedade sergipana, que continuará pagando impostos para garantir boa vida a um homem violento…”

 

Este jornalista fica imaginando o secretário João das Graças “despachando” com o governador, ou melhor, discutindo os “Assuntos Institucionais”. Não dá para ninguém engolir. E a turma acredita que vêm mais aberrações quando das mudanças no segundo escalão. Déda tem que ter muito cuidado porque uma de suas bandeiras é a forma correta como administra os recursos públicos e algumas indicações, se aceitas, pode comprometer seu segundo governo.

 

O certo seria extinguir a Secretaria de “Assuntos Institucionais” que há muitos governos só serve para acomodar políticos derrotados. Além dela, seria bom para Déda extinguir mais algumas pastas, como por exemplo, a Secretaria do Trabalho, cuja estrutura poderia ser absorvida tranquilamente pela Secretaria da Inclusão Social. A pasta do trabalho só serve para acomodar indicados, como no caso de agora, onde foi anunciado o cunhado da deputada Susana Azevedo. Pelo menos não foi para a área de transporte. Sem falar em órgãos que tem várias diretorias que poderiam ser absolvidas e atuar bem com apenas duas. Essas medidas passam, sobretudo, não só pela visão administrativa, mas pela coragem política.

 

Outra pasta cuja indicação ficou indigesta é para a futura Secretaria de Estado do Turismo que retornará em fevereiro após a aprovação da reforma administrativa na AL. Paulo Viana, o indicado, tem um trabalho considerável na área da agricultura, tanto na pasta que atuou nos últimos quatro anos como na Codevasf, mas no turismo não terá o “pique” necessário que a pasta exigirá. Déda repete o erro do primeiro governo quando nomeou o ex-prefeito Gama, que não deu conta do recado e a pasta foi extinta. Se a pasta estivesse em pleno êxito, as medidas de contenção de gastos não chegariam ao turismo.

 

E pelo que este jornalista apurou nos bastidores, até março chegar e a aprovação da reforma administrativa, muita coisa pode mudar, inclusive com nomes anunciados. Estes próximos anos serão decisivos para o futuro político de Déda. Ele não terá a terceira chance (se desejar ser candidato ao Senado em 2014), se o governo continuar no atual ritmo. O recado foi dado em Aracaju e até 2014, se o quadro não for revertido pode chegar a todo o Estado.

 

Agradecimentos

O blog agradece aos leitores e amigos pelas mensagens de Natal e Ano Novo enviadas por e-mail e pelo celular. As férias foram importantes não só para revigorar as energias e colocar a leitura em dia, mas rever alguns conceitos. O blog está de volta com a mesma determinação de sempre.

 

Mudanças I

No sábado, após uma reunião com algumas lideranças, Déda definiu as outras mudanças e remanejamentos que serão anunciados hoje, 10, no auditório do Palácio de Despachos antes de assinar a posse do secretariado. Déda definiu também como deseja a máquina administrativa a partir de março e a reforma que será enviada em fevereiro a AL.

 

Mudanças II

Entre as mudanças administrativas a pasta do Planejamento deve englobar a da administração, com o nome “Planejamento e Gestão”. Deve ter como titular Oliveira Junior. Pode anotar: nomes anunciados podem ser remanejados até a reforma administrativa em fevereiro. Até lá o governador pode rever seus conceitos.

 

Detran e Cohidro

Até ontem, 09, estava certa a indicação de Bosco Costa para o Detran. Neste caso Mardoqueu Bordano, ligado a Heleno Silva, iria para a Cohidro. E Chico Dantas deve assumir uma secretaria.

 

Habitação

Um dos setores que o governador deseja atenção especial é o da habitação, onde deve ser criada uma pasta especifica para a área. Outro é a irrigação. Déda pretende também passar a Deso para a Secretaria do Meio Ambiente, saindo da Infraestrutura. Além da criação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos, algo extremamente necessário.

 

Desenvolvimento

A tarefa do deputado estadual Zeca da Silva à frente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico será árdua. Zeca tem experiência no legislativo e como administrador, tanto na vida pública, como presidente da Câmara de Aracaju, como empresário na vida privada. Porém, ele substitui um dos melhores secretários do 1º governo Déda, Jorge Santana.

 

Ritmo forte

Em primeiro lugar a gestão de Jorge Santana acabou com o chamado “pedágio” que o empresariado conhecia bem nos bastidores da pasta. Adotou um ritmo forte atraindo o investimento privado e gerando milhares de empregos. Sem contar com o aumento no investimento na pesquisa e o fomento a produção cientifica e tecnológica, algo que não é visto, mas essencial para um Estado que deseja realmente se desenvolver.

 

No turismo

E quando recebeu nos últimos dois anos, a missão de comandar a pasta do turismo, Jorge Santana também deu conta do recado, dando total suporte a Emsetur e buscando recursos do Prodetur e do governo federal. Jorge pediu para sair por conta das atribuições empresariais, mas pode se nomeado para um cargo federal que não absolva todo o seu tempo.

 

Inclusão

Amanhã, 11, Maria Luci Silva transmite o cargo de secretária de Estado da Inclusão Social à primeira-dama Eliane Aquino. A cerimônia será realizada às 9h, no auditório da Secretaria, localizada à Rua Santa Luzia, 680, bairro São José. Luci deve continuar na pasta como adjunta.

 

Dois pesos…I

Veja como determinadas críticas às vezes escondem interesses nem sempre confessáveis. A imprensa noticiou que a Política Rodoviária Federal fixou radar limitando a velocidade a 60 km/h no trecho de seis quilômetros da BR-234, na saída de Aracaju, onde em dois anos aconteceram 400 acidentes. Palmas! Ninguém criticou, porque realmente o equipamento inibe os excessos daqueles motoristas mais afoitos.

 

Dois pesos…II

Mas este não é o mesmo tratamento que se dá à Prefeitura de Aracaju quando, pelo mesmo motivo de evitar os acidentes, instala radares e sensores nas principais ruas e avenidas da cidade. Ah! Aquelas duas lombadas de 40 km/h instaladas na Orla são para garantir a travessia tranqüila, não só dos sergipanos, mas dos turistas nas faixas de pedestres que nem sempre são respeitadas, segundo informa a SMTT.

 

Exemplo

Deu no Periscópio: vários municípios ainda não pagaram os salários de dezembro ou o 13º aos funcionários públicos. Que inveja os servidores municipais desses lugares deve sentir dos colegas da Prefeitura de Aracaju. Na capital, os servidores receberam a segunda parcela do 13º salário no dia 13 de dezembro e o salário do mês foi pago no dia 24, véspera de Natal. E tem mais: há 10 anos os servidores de Aracaju não sabem o que é atraso de salário! O segredo de tudo isso, segundo o prefeito Edvaldo Nogueira: “Governar com responsabilidade”.

 

Motos e a imprudência I

O Detran e a SMTT de Aracaju precisam unificar uma campanha de conscientização dos motociclistas em Sergipe; Matéria do JC do final de semana mostrou que somente este ano foram 140 vitimas de motos.  E a maior causa é a imprudência no trânsito.

 

Motos e a imprudência II

Vários motociclistas insistem em transitar na contra mão e passar pelos canteiros para cortar caminho. É preciso conscientizar e depois aplicar multas nesta turma que insiste em burlar a lei. O pior que na maioria dos casos quem está viajando como carona é quem sofre a maior conseqüência.

 

Detran: sindicato promete paralisação

O Sindicato dos servidores do Detran/SE, Sindetran, anuncia a imprensa que ainda este mês realizará uma paralisação em repúdio ao aumento das taxas sem uma justificativa por parte da diretoria. Eles lembram que o servidor não tem perspectiva de reajuste e atualmente percebe um salário líquido de R$ 400,00. O Sindetran/SE reuni-se na manhã de hoje, 10, às 10h na sede da CUT – Central Única do trabalhadores.

 

Sempre aos Domingos

E o jornalista Marcos Cardoso voltou a escrever na imprensa local. Retornou com a coluna “Sempre aos Domingos”, no Jornal do Dia. O primeiro artigo, publicado ontem tem o título “Lula, representação e revolução pacifica. Vale a pena conferir.

 

Punição

E no último dia 21 de dezembro o JC publicou matéria informando que o juiz de direito da Comarca de Japaratuba, Rinaldo Salvino do Nascimento determinou a suspensão dos direitos políticos do atual deputado André Moura por 8 anos. A decisão suspendeu também os direitos políticos do ex-prefeito Juarez Batista e de um ex-vereador de iniciais F. de S.

 

Esquema

A sentença do juiz foi com base numa ação civil movida pelo MPE por conta das irregularidades em processos licitatórios da Prefeitura de Pirambu entre os anos de 2003 a 2005. Na decisão o magistrado informou que “revelado o esquema de desvio de dinheiro público e apontados os envolvidos direta e indiretamente tratou o MP de ajuizar as competentes ações civis e criminais para apurar as responsabilidades dos envolvidos”.

 

Diploma

E pelo jeito André Moura não deixará de freqüentar a Justiça. Em outra ação, a Procuradoria Regional Eleitoral apresentou recursos contra a expedição do diploma de deputado federal, com base na decisão do TSE que cassou o mandato de deputado estadual, por arrecadação ilegal de recursos em 2006. Com a decisão do TSE, André Moura além de ficar inelegível por oito anos, com base na lei da ficha limpa, também pode ter seu mandato de deputado federal cassado.

 

Empresas

E neste caso de Pirambu nos próximos meses sairão também decisões contra algumas empresas que participaram do esquema na prefeitura. Tem até uma da área de comunicação que apresentou uma certidão adulterada do INSS.

 

Veículo apreendido – Detran pode cobrar no máximo 30 dias de taxa

O período máximo, previsto em lei, para cobrança da taxa de permanência de veículos apreendidos é de 30 dias. Com base no artigo 262 do Código de Trânsito Brasileiro, o juiz José Zuquim Nogueira, do Judiciário do Mato Grosso, concedeu liminar para um motorista que pedia a liberação de seu carro. O dono do veículo pagará apenas  o valor referente a estadia de 30 dias no pátio.

 

Artigo do Código

 “O artigo 262 é claro quando diz que o ônus ao proprietário pela taxa de estadia se dá pelo prazo máximo de até 30 dias”, diz o juiz. Ele concedeu o Mandado de Segurança e liberou o motorista de pagar 429 dias de taxa de permanência do veículo no pátio.Segundo o defensor público responsável pelo caso, Cláudio Aparecido Souto, a cobrança da taxa é arbitrária. “O ato praticado pela autoridade de trânsito fere o direito líquido e certo do assistido, abusando de seu poder, já que em sua atuação extrapolou os limites da razoabilidade”, diz o defensor.

 

Defensoria

De acordo com a defensoria, o motorista teve seu carro multado e apreendido pelos agentes de trânsito por ausência de licenciamento e lutava para conseguir o veículo de volta. Antes de recorrer aos serviços da defensoria, ele chegou a encaminhar um requerimento pedindo a eliminação da taxa, mas não obteve resposta. Com informações da Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública de Mato Grosso. (Conjur)

 

 

DO LEITOR

As eleições de 2010 x 2012 em Umbaúba

Do leitor Jairo Cruz: “Começo está projeção relativamente dizendo que tudo pode mudar em política. uma vitória nas eleições não é por acaso, são um conjunto de fatores, como, avaliação do governo, carisma do líder, recursos financeiros para operacionalização do processo da campanha eleitoral, marketing, pesquisas, grupos e partidos políticos, interação com pessoas, ascensão popular, apoio dos movimentos populares, determinação, saber jogar o jogo, amor ao próximo, muito trabalho e realizações, entre diversos outros fatores. Mas, uma coisa é fato, a eleição estadual e nacional aqui em Umbaúba. O grande vencedor dessa primeira etapa em 2010 do jogo foi o prefeito Anderson Farias. Em comparação e proporção aos investimentos dos isolados e fragmentados grupos políticos no que se refere as questões financeiras e políticas, o prefeito Anderson provou que não foi criatura e boneco de José, ou seja, criatura contra criador, digo isso pelo o apoio e retorno político que Zé de Fransciquinho fez e teve com Anderson em 2008 até 2010, até porque, Anderson não é a Dilma em relação a Lula, comparando José a Anderson. o prefeito Anderson vinha de uma longa e perseverante militância aqui em Umbaúba, conquistando degrau após degrau a cadeira de prefeito. Anderson é vitorioso porque mais uma vez as forças financeiras estavam contra ele, sob um novo cenário político, mas mesmo assim é o maior vitorioso. o povo deu uma resposta para os grupos políticos. para o prefeito, a resposta nas urnas foi que ele está no rumo certo. Quebrar paradigmas, ou seja, modelos que a politicagem e os politiqueiros de plantão impuseram na sociedade mais carente de umbaúba não é uma tarefa fácil, mas o prefeito Anderson tem demonstrado que o trabalho vence todas as coisas, e que cuidar de pessoas é a maior obra, unindo modernidade e capacidade em transformar o município em uma cidade moderna e feliz. Cargo político de confiança a palavra já diz tudo, é caminhar junto com as diretrizes do grupo, do governo e do líder maior, o erro estratégico de José e a sua traição lhe custou caro, como eu relatei no início, a política é dinâmica, não fiquem pensando que o espólio dos grupos politiqueiros de Umbaúba retornarão ao poder, o povo sabe votar, é inteligente e vai continuar votando em quem trabalha. O segundo tempo do jogo, as eleições de 2012 irão passar pelo crivo do povo na análise do trabalho do líder professor Anderson. Já o grupo político que será reformulado é uma tarefa também difícil para o prefeito, pois em um campeonato só a um vencedor, e nessa próxima escalação do time do prefeito para a segunda etapa do jogo é fundamental, e deve ser estrategicamente bem pensada. Não tenho dúvidas das realizações e transformações sociais e econômicas que o município de Umbaúba vai atingir. resta saber como será a nova formatação política do grupo, pois os politiqueiros fragmentados e egoístas vão perder os poucos neurônios que lhes restam pensando no que irão fazer,  pois o povo com certeza irão votar em quem trabalha, em quem é o mais preparado e em quem conduziu com honestidade o crescimento e os recursos públicos de Umbaúba”. Jairo Cruz. 

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,

Muda-se o ser, muda-se a confiança;

Todo o mundo é composto de mudança,

Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,

Diferentes em tudo da esperança;

Do mal ficam as mágoas na lembrança,

E do bem, se algum houve, as saudades”. Luís de Camões.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais