Da fragilidade da “coalização” dedista

Há alguns dias um dos assuntos da área política da imprensa sergipana é a paternidade do futuro Hospital do Câncer. De um lado um projeto do governo estadual, apresentado há quase dois anos, com o apoio do senador Eduardo Amorim – através da emenda de bancada apresentada – do outro, lideranças da oposição tentando (e conseguindo)  jogar os aliados do governador uns contra os outros.

Neste momento o blog não vai discutir o mérito do assunto do Hospital do Câncer, mas algo mais abrangente: a fragilidade da coalização partidária que apóia o governo Marcelo Déda. A discussão sobre a construção do Hospital do Câncer, dentro da bancada governista, nada mais é do que o confronto eleitoral que vai existir em 2014. O assunto é apenas uma prévia e nada mais.

Todo mundo sabe que o empresário Edvan Amorim não abrirá mão da candidatura do irmão, o senador Amorim, ao governo estadual. E dentro dos partidos de coalização partidária que apóia Déda, os aliados desde a primeira eleição em 2006, não aceitam esta candidatura. E qual o motivo? Algo contra Eduardo Amorim? Pelo contrário o senador é um sujeito simples e cordial.

Um petista considerado “histórico”, fez uma reflexão ontem com o titular deste blog. Pediu apenas para não publicar o seu nome, mesmo não tendo cargo no governo ou mandato, ele prefere ficar no anonimato. Para este referencial do PT é certo que grande parte dos aliados de Déda entende (não dizem publicamente) que Edvan Amorim representa um retrocesso maior do que o retorno da direita ao poder, devido ao modo “novo” de fazer política, sem qualquer vestígio de ideologia, baseado na mercantilização completa do processo eleitoral.

Segundo o petista histórico, a maioria dos seus colegas de partido entende (que não votou em Amorim para o Senado) que a trajetória do líder maior do agrupamento, Edvan Amorim, não resiste a uma análise mais minuciosa: de empresário falido e envolvido em financiamentos sob suspeita, em pouco tempo tornou-se abastado, dono de emissoras de rádio e de latifúndios em outros Estados. E nos bastidores os petistas lembram que por coincidência nos dois primeiros anos do último governo João Alves (2003 e 2004) Edvan comandava os DAFs da saúde e educação. Isso sem falar no patrimônio político-eleitoral crescente, em Sergipe e fora, onde podem ser contabilizados dezenas de prefeitos, deputados federais e estaduais e senador.

Não parece que haja, em qualquer outro Estado, uma situação como essa: um grupo político emergente mercantilizar as eleições dessa forma, controlando partidos nanicos e tornando-se o fiel da balança eleitoral nas disputas de tradicionais lideranças, como é o caso de Déda x João, em Sergipe. “O que se pode esperar desse agrupamento no comando do governo de Sergipe?  Quero crer que qualquer cidadão minimamente comprometido com o futuro deve assustar-se com essa perspectiva”, desabafa uma liderança petista.

E a liderança histórica do PT alerta ainda para os cenários políticos para 2014, onde a candidatura de José Eduardo Dutra – com o apoio da presidente Dilma – poderia ser a única capaz de enfrentar a máquina eleitoral dos Amorins, com apoio do Planalto e se mantida a unidade dos principais partidos aliados (PT, PSB e PMDB).

Mas a mesma liderança lembra que essa hipótese pode conflitar com o projeto de Marcelo Déda de disputar a única vaga para o Senado em 2014, já que dificilmente os aliados concordariam com a ocupação das duas principais vagas da chapa majoritária (governo e senado) pelo mesmo partido.

Uma coisa é certa, segundo a opinião da liderança petista: Se nada for feito pelos que têm alguma responsabilidade política, Eduardo Amorim será eleito governador em 2014.

Agradecimento

O blog agradece a uma dúzia de leitores que por e-mails e telefonemas prestaram solidariedade a este espaço. Em Sergipe é assim: se você elogia é obrigação ou está vendido. Se critica está à serviço de alguém. Alguns políticos se comportam como suplentes de Deus, torcendo pela morte do titular.

 

Reafirmando

Para não deixar duvidas: o blog reafirma todo o artigo publicado na última quarta-feira, sobre a articulação nos bastidores para uma candidatura de Márcio Macedo a PMA. Há testemunhas. A análise do blog, afirmando que o deputado petista não tem cacife eleitoral para disputar a Prefeitura, deixou alguns petistas irritados. Um conselho: tomem um chá de camomila, de preferência da Maratá, para se acalmar. Que é só o começo.

 

Solidariedade a Ana Lúcia

E por e-mail o ex-vereador Goisinho prestou solidariedade a deputada estadual Ana Lúcia e os Quilombolas da região de Brejo Grande. Goisinho disse que tem estudo sobre o assunto e conhece muito bem a região e os interesses que estão em jogo.

 

Por falar em Goisinho

E Goisinho aproveitou para enviar outro e-mail: “Tua análise, receita e alerta sobre a disputa  interna no PT, me despertou para o processo que o deputado Marcio Macedo ingressou em juízo contra minha pessoa e o presidente do Sindicato dos Jornalistas,sobre doação de campanha de 2010. E não é que a nossa velha dialética que muitos não entenderam e outros renegaram ,está mais do que nunca na ordem do dia,onde as coisas se relacionam! As questões intestinais do PT estão relacionadas ao financiamento de campanha. Imagina quando o financiamento público de campanha e as candidaturas em lista forem aprovadas? A única certeza é que não vamos esperar isto acontecer, pois toda essas  coincidências e relações entre os fatos dos financiamentos de campanha do caso Gaguinho, mensalão em Sergipe e o financiamento da Campanha de Marcio Macedo serão estripadas no andamento desse processo, pois tem tudo haver”. Arrepare, como diz Osmário, pelo jeito Goisinho está disposto a explodir uma bomba…

 

Assédio moral

Vejam, caros leitores, a que ponto chegou o clima de terror e principalmente de assédio moral no ambiente de trabalho da TV Sergipe. O blog teve acesso esta semana a um e-mail passado por um chefe de setor, no Departamento de Jornalismo, para os seus devidos subordinados. Eis um trecho: “Pessoal, a orientação de Roberto (o chefão) é que ele não vai mais permitir alguém discutir com a a secretária o assunto ‘diária’ e ‘horas extras’. Caso ele pegue alguém falando com a secretária dele sobre esses assuntos poderá ser demitido. Segundo Roberto, essas questões deverão ser discutidas nos Sindicatos, no RH, ou no Ministério do trabalho. Essa é a orientação”. Ou seja, está instalada a ditadura do silêncio em relação às reivindicações trabalhistas. E o que nos diz o empresário Albano Franco, o verdadeiro ‘manda-chuva’ da emissora?

 

Ponte Gilberto Amado

Em audiência com o ministro do Turismo, Pedro Novais, em Brasília, o governador Marcelo Déda solicitou que a liberação de recursos para a conclusão da Ponte Gilberto Amado não seja interrompida. Depois de detalhada explanação do andamento das obras e da importância para a economia da região, Déda ouviu do ministro a garantia de que a pasta do Turismo não criará obstáculos para a liberação dos recursos. Com a fundação já concluída e os pilares em fase de conclusão, Sergipe já executou 69,25% das obras. Com a solicitação, o governo sergipano espera que os cortes anunciados no orçamento da União não afetem o andamento do cronograma de execução.

 

Cadê a foto de Ulices?

Quase todo mundo que se dirige às galerias e ao plenário da Assembleia Legislativa já notou: o cerimonial da Casa está cochilando em relação à galeria de fotos dos ex-presidentes. Nela, acreditem, ainda não colocaram a foto do ex-presidente Ulices Andrade, hoje conselheiro do Tribunal de Contas. Ulices deixou o posto em outubro do ano passado.

 

Casa dos sonhos

Deu no blog de Adiberto de Souza: “Vende-se uma confortável casa avarandada e com um quintal repleto de fruteiras diversas como limoeiro, cajueiro e pintangueira. O imóvel está localizado entre dois bares sortidos de bebidas quentes, cerveja geladérrima, uma grande variedade de tira-gostos deliciosos, clientela de alto nível, sem contar que o “pendura” é muito bem aceito. Outras informações podem ser obtidas na rua da Pinga, nº 51, bairro Cana Brava, ou no bar da esquina. Esta é a casa ideal para quem não quer dirigir depois de encher a cara”. Depois que publicou o anúncio, o telefone de Adiberto não parou de tocar…

 

Mulheres I

Aproveitando pronunciamento do deputado Samuel Barreto na tribuna da Assembleia Legislativa, alusivo ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), o líder do governo, deputado Francisco Gualberto, pediu aparte para antecipar a saudação às mulheres sergipanas e contar um pouco da história de luta dessas ‘guerreiras’.

 

Mulheres II

Gualberto lembrou que em 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos nos Estados Unidos fizeram uma grande greve, ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho. Só que essas mulheres foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. “Foi o primeiro grande registro da intolerância do capitalismo selvagem contra os operários”, disse.

 

Inclusão social pelo esporte

O espaço está aberto para qualquer desportista  ou entidade que deseje divulgar seus eventos. É só enviar o e-mail. O blog entende que o esporte é um importante instrumento de inclusão social e deve ser prioridade para qualquer gestor público que realmente tem preocupação, não só com o desenvolvimento de sua cidade, mas com a qualidade de vida da população, principalmente dos jovens.

 

Exame de graduação do Clube Karate União I

E o blog tem a satisfação de divulgar o resultado do primeiro exame de graduação do Clube Karate

Foto divulgação (clique em cima para ampliá-la).
União, que acabou na semana passada. O exame teve um índice técnico muito elevado, conforme palavras do professor José Macedo (6º Dan), que presidiu a mesa ao final do evento.

 

Exame de graduação do Clube Karate União I

Os atletas. De faixa branca para amarela: Elpidio, Heitor, Rafaela, Rafael Lucca; Da faixa amarela para vermelha: Pedro; Da faixa Verde para estágio I: Anna Caroline, Robert e Tatiane; Da faixa verde I para Verde II: Yara; Da Verde II para Verde III: Jhon Robert e Givaldo Neto; Da Verde III para Roxa: Iris Gardênia; Da rosa para a marrom: Fernandis Nunes.

 

Reforma política

Após requerer o “recall” (que dá ao eleitor o direito de revogar mandatos), o senador Antonio Carlos Valadares, líder do PSB no Senado, apresentou mais quatro requerimentos à Comissão Especial de Reforma Política, da qual é um dos integrantes, para que sejam incluídas suas propostas para reduzir os custos na realização de eleições e facilitar a vida do eleitor.  A primeira delas estabelece período de oito anos para mandato de senador e quatro anos para deputado federal, estadual e vereador, sem limite para a reeleição. Também período de quatro anos para presidente da República, governadores e prefeitos, com direito somente a uma reeleição.

 

Redução de custos

Visando a reduzir o custo dos pleitos eleitorais que se realizam no Brasil de dois em dois anos, sugeriu a coincidência de mandatos eletivos a ocorrer nas eleições a serem disputadas em 2018. Para que esta coincidência se efetive em 2018, a duração do mandato dos prefeitos eleitos em 2016 será de dois anos. “Assim, nas eleições de 2012, os prefeitos terão mandato de quatro anos”, explica o senador.

 

Lista preordenada

Em uma segunda proposta, Valadares sugere a lista preordenada, organizada pelos partidos depois de a escolha dos candidatos ser aprovada em convenção, sistema que, segundo ele, tem como objetivo o fortalecimento dos partidos.   No entender do senador, essa modalidade de escolha dos candidatos “promove durante o pleito a união partidária, ao contrário do que acontece com o sistema proporcional em vigor, no qual os candidatos de um mesmo partido atuam como verdadeiros adversários, “contribuindo para a cizânia entre os seus membros”.

 

Parque eólico

O governador Marcelo Déda reuniu-se na última quinta-feira, 3, em Brasília, com empresários da Energen e diretores da Desenvix quando assegurou a construção de um Parque Eólico em Barra dos Coqueiros, o primeiro de Sergipe. O investimento, de R$ 120 milhões, garantirá a geração de 30 MW de energia, suficiente para abastecer uma cidade com mais de 200 mil habitantes.

 

Produção

“Sergipe está destinado a ser um dos grandes produtores de energia do Brasil”, comemorou o governador. “Se já somos produtores de petróleo e gás, energia hidrelétrica e biomassa, agora diversificaremos ainda mais a nossa produção, desta vez com a energia eólica. Com isto, ampliaremos a oferta de energia para o desenvolvimento do estado e do Nordeste. Este projeto é estratégico para Sergipe”.

 

Plano de Desertificação I

Com a finalidade de identificar as estratégias de atuação para o enfrentamento da desertificação no Estado de Sergipe, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou ontem, 02, no município de Porto da Folha, a terceira Oficina de Elaboração de Estratégias para a Construção do Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da  Seca (PAE).

 

Plano de Desertificação II

A reunião teve como objetivo definir quem irá implementar, controlar e monitorar as ações que estão sendo definidas a partir das gestões das atividades e desenvolver mecanismos orientados a garantir a efetiva implementação das políticas, programas e projetos de combate a desertificação. A oficina foi conduzida pela coordenadora Ana Três e a consultora Beatriz Alemonge.Durante a oficina, a consultora Beatriz Alemonge abordou para o público os aspectos político- institucionais das áreas suscetíveis a desertificação do Estado de Sergipe e as ações e estratégias realizadas a partir do mecanismo para garantir a implementação de políticas municipais, estaduais e federais na construção do plano.

 

 

Prefeitura recebe comissão de moradores do Aloque

Uma comissão de moradores do bairro Aloque esteve reunida no início da noite dessa quarta-feira, 02, com o secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg A reunião foi realizada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos e contou com a presença da vereadora Míriam Ribeiro (PSDB). O objetivo do encontro foi discutir o fechamento do prédio que abriga a Unidade Sócioeducativa (Use) Irmã Caridade F. Matos, na comunidade.

 

Transferência dos serviços

Considerando o estado de conservação do prédio onde funciona a Unidade Sócioeducativa, os serviços executados pela unidade social, foram transferidos para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Madre Teresa de Calcutá, localizado no Largo da Aparecida, bairro Jabotiana, para proporcionar mais conforto e segurança para todas as famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Bosco Rolemberg destacou, ainda, que a Semasc está disponibilizando diariamente transporte para levar e trazer a população, evitando, com isso, a falta de atendimento a comunidade.

 

Projeto Freguesia retorna dia 12 I

O Projeto Freguesia, realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), retoma suas atividades nos dias 12 e 13 de março, com atrações artísticas de estilos variados, que vão do clássico ao popular. Com o objetivo de movimentar as feiras de artesanato da cidade e valorizar os artistas locais, o Projeto Freguesia apresenta no sábado, dia 12, na Feirinha do Aratipe, localizada na Orla de Atalaia, o Chorinho Odir Caius. Já no domingo, 13, na Praça Tobias Barreto, o cantor de MPB Bob Zé mostrará ao público suas composições.

 

Projeto Freguesia retorna dia 12 II

As apresentações são abertas ao público e têm início por volta das 19h. “Além da geração de emprego e renda associada ao lazer, o Projeto Freguesia serve de vitrine para que as novas bandas e artistas sergipanos possam mostrar seus trabalhos”, destaca o coordenador de difusão cultural da Funcaju, Alisson Couto. Os artistas participantes do projeto recebem um cachê de R$ 600 para se apresentar nas praças e pontos turísticos da cidade. Mais informações pelo telefone (079) 3179-3695.

 

Ponto facultativo nos dias 7,8 e 9

E o governador Marcelo Déda e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, decretaram ponto facultativo nos dias 7, 8 e 9 de março.O serviços emergenciais do Estado estarão de plantão para atender as demandas da população. Já na Prefeitura os hospitais Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte) vão funcionar normalmente, assim como o Samu 192, a Urgência Psiquiátrica do Hospital São José e os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) 24h Liberdade, David Capistrano e Jael Patrício. A Central de Acolhimento de Crianças e Adolescentes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) manterá seu funcionamento 24h.

 

Prestigiado

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, está naquela situação dos técnicos de futebol – ou seja, PRESTIGIADO.

 

Osmar Dias

Candidato derrotado ao governo do Paraná,poderá ser o novo titular da pasta do Trabalho.


Cesta básica
Caiu, em fevereiro, em nove capitais das 17 pesquisadas pelo DIEESE. As maiores quedas foram em Brasília, menos 2,02 % e em Florianópolis, menos 2,07 por cento.

 

Aracaju

Em Aracaju, que está entre as capitais em que houve aumento da cesta básica, o índice foi de 4,32 por cento, vindo a seguir Curitiba – 3,36 e Recife – 3,20.

 

Negativa

A CBF disse não ao pedido do Santos, que gostaria de ter Ney Franco como técnico por um período de 3 meses. A CBF respondeu que o treinador da seleção sub-vinte terá que escolher: a CBF ou o Santos.

 

PIB 2010 –

Divulgado ontem, pelo IBGE, o PIB – Produto Interno Bruto – do Brasil, em 2010. O resultado foi de 7,5 por cento.

 

Crescer é bom

Mas não demais. Dizem os analistas econômicos, de olho na inflação. Eles dizem que aumentar a taxa de juros é positivo. Contudo, melhor ainda, é o governo reduzir os seus gastos.

 

Livrarias

Redes de livrarias anunciam expansão. Livraria Cultura chega ao Rio de Janeiro, a NOBEL pretende abrir 22 pontos de venda e a Saraiva, quatro.

 

Laselva

Especializada em aeroportos, tem plano de diversificar sua atuação, estabelecendo-se em outros espaços.

 

Acesso a Internet

Segundo os estudiosos do assunto, o acesso à internet deve se tornar tão difundido como o acesso ao telefone.

 

Tiririca

Está conquistando a simpatia de seus colegas deputados federais. Tem muitas idéias para a educação, no Brasil. O artista acaba de ser eleito membro da Comissão de Educação e Cultura.

 

Queda de braço

Entre Samarone e agentes de trânsito não tem prazo para terminar.

 

Excesso

Será que implantar novos radares e outros equipamentos eletrônicos vai resolver o problema do trânsito e da mobilidade urbana em Aracaju? E as campanhas de caráter educativo, onde estão?

 

Major Paiva

Agentes pedem a saída do major Paiva, diretor de trânsito da SMTT. Além de Samarone, é claro.

 

Fusão

A propalada fusão do PSB com o novo partido (PDN) vai ficar para depois das eleições municipais de 2012.

 

Gabriel Chalita

O parlamentar do PSB paulista está negociando com o PMDB sua candidatura a prefeito de São Paulo.

 

Coerência

 “Não é questão de ter ou não ter preconceito, e sim de ser coerente, e não inconseqüente.” – a autora é a deputada federal Luiz Erundina – PSB/SP, sobre a ida do prefeito Kassab para a sigla dos socialistas. A reação tem sido muito grande, nas hostes do PSB.

 

Em Sergipe

Feita a fusão, o PSB de Sergipe, leia-se senador Valadares, estaria sob o controle do grupo Amorim.

 

Diretoria da Acese faz visita de agradecimento

A Diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) visitou esta semana o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento. No encontro, o presidente da entidade, o empresário Alexandre Porto,  agradeceu o apoio aos eventos realizados pela associação e aproveitou para conversar sobre a possibilidade de criar novas parcerias com o Banco do Estado de Sergipe. 

 

Segurança em Lagarto I

A falta de segurança em Lagarto tem despertado preocupação nos deputados estaduais. Ontem, 3, o deputado Gustinho Ribeiro (PV) esteve reunido com o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), João Eloy, acompanhado do prefeito da cidade, Valmir Monteiro, para cobrar mais ações da secretaria no município, que tem registrado uma onde de crimes nos últimos meses. De acordo com o deputado, muitos esforços já estão sendo feitos. “A transferência do Grupamento de Ações Táticas  do Interior (Gati) para Lagarto, onde 43 policiais especializados e mais sete viaturas estarão trabalhando diuturnamente no combate  à violência, já foi uma demonstração de atenção ao município. Mas quero reforçar aqui meu pedido para que a SSP implemente mais ações de combate ao furto, tráfico de drogas e outros crimes”, disse o deputado.

 

Segurança em Lagarto II

Após a exposição feita por Gustinho Ribeiro, da tribuna da Assembléia Legislativa, sobre a reunião que teve com o secretário de Segurança Pública, o deputado João Daniel (PT) destacou que foi bem votado em Lagarto e que está a disposição de Gustinho para ajudar no que for possível.Ele também foi aparteado pelos deputados Zezinho Guimarães (PMDB), Capitão Samuel (PSL) e Gilson Andrade (PTC). Zé Franco (PDT) se solidarizou com Gustinho Ribeiro e disse que está estarrecido com a onda de violência que assola Sergipe. “Seja qual for a região nós vemos violência. Todos os municípios precisam se aprimorar mais. Eu não suporto mais assistir televisão. A gente só vê essa aberração! Mas não podemos resolver sozinhos. Temos que nos unir com a sociedade civil porque essa insegurança é maléfica. A droga está matando nossa juventude. Precisamos de unidade para vencer esta onda de violência”. 

 

Carnaval de rua é resgatado em Dores I

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a prefeitura de Nossa Senhora das Dores, distante 77 km da capital, realizou o I Cortejo Carnavalesco Alegria de Viver, com a participação dos integrantes dos projetos sociais do município. Cerca de 400 pessoas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Projovem Adolescente, Associação de Pais e Amigos das Crianças Especiais Dorenses (Apaced) e Grupo de Idosos Renovação, brincaram pelas ruas da cidade ao som de uma banda de frevo.

 

Carnaval de rua é resgatado em Dores II

“Resgatamos o carnaval de rua, com muita marchinha de carnaval, confete e serpentina. Um momento de descontração e confraternização dos nossos programas” declara a secretária de Assistência Social, Thamara Rodrigues.O aposentado Lorival José, era um dos foliões mais animados da festa. “Eu adoro carnaval, desde jovem saía pelas ruas para curtir a folia com os amigos até a quarta-feira de cinzas. Foi ótima a iniciativa da prefeitura de organizar essa festa”, diz ele, sem parar de dançar por um minuto sequer.

 

 

ARTIGO

 

Uma cidade na alfaiataria – Por Ailton Francisco da Rocha

Desde o início da década de 1960, quando a ditadura ensaiava mostrar as suas garras, para fugir da opressão e exercitar o direito de liberdade e de expressão, os jovens usavam o pequeno espaço da alfaiataria do saudoso Manoel para manifestar os seus descontentamentos e a sua opinião, não só com relação à política, mas também sobre literatura, matemática, filosofia, história, geografia e até mesmo futebol.

 

Em frente à alfaiataria, residia a Professora Marinalva Alves, inesquecível educadora cujo farol da sabedoria nos contagiava e a partir do conhecimento nos ajudava a erguer uma “cidade do saber” para o mundo ver. Se as nossas atitudes como escolhidos de Deus funcionasse, sua luz iluminaria o mundo, era o seu pensamento. De fato muitos dos empregados e freqüentadores da alfaiataria conseguiram alcançar sonhos quase impossíveis, inclusive na carreira política e acadêmica.

 

Principalmente nas manhãs de domingo, no início da Av. Manoel Dantas, nascia uma identidade local: a de uma cidade pura, sem a ferrugem dos maus costumes, sem hipocrisia e injustiça e, não menos importante, com a proteção de Deus. Um local com uma missão: a de inspirar a cidade toda com esse pensar.

 

Num claro e quente domingo do dia 06 de fevereiro de 2011, recebo a notícia de que os herdeiros resolveram fechar a alfaiataria. Junto fecha-se também o nosso coração e a nossa alma, numa cidade carente de quase tudo, inclusive de conscientização.

 

A nossa Cedro mudou muito de lá para cá. Perdemos a referência do encontro e do bom debate. Mas poucos discutem que uma coisa permaneceu: o espírito de liberdade, de um povo escolhido, destinado a servir de modelo. Temos muito que agradecer por isso. Esse espírito espalhou a democracia para todos nós. Não fosse ele, Manoel, as conquistas de grupos minoritários e oprimidos da nossa cidade – principalmente os estudantes pobres – jamais teriam ganhado o mundo.

 

Esse senso de missão se manifestava com força, como forma de orgulho e conquista. Quando a Professora Marinalva formulou a idéia da “cidade do saber”, Manoel, o alfaiate criou um conceito: o de que Cedro deveria construir uma sociedade perfeita e, assim, conquistar o mundo pelo exemplo. Esse espírito continuou vivo nas décadas que se seguiram. Há inúmeras provas disso.

 

O futuro, nós sabemos, a Deus pertence. Mas, descontada a interferência divina, a maior influência sobre as manhãs de todo município definitivamente cabia a alfaiataria. Não sei o que vai acontecer no futuro a nossa comunidade, com ela fechada. Para mim é uma perda irreparável, perdemos com o seu fechamento a fonte pura do saber e a chama da liberdade.

 

A alfaiataria sempre foi lugar propício para o florescimento de soluções para os problemas. Talvez seja o caso de esperarmos com calma – e com os olhos fixos na “cidade do saber”.

 

* Presidente do Fórum Pensar Cedro

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“Livre, plural e investigativa, a imprensa é imprescindível para a democracia num país como o nosso”. Frase da presidente petista, Dilma, serve como conselho para alguns petistas em Sergipe.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais