Da Justiça, impunidade e punição

A população sempre vê com desconfiança se os gestores públicos que causam dano ao erário são obrigados a ressarcir os prejuízos. Acredita que as ações não dêem em nada.

 

Em São Cristóvão, além dos seguidos ressarcimentos decorrentes de sentenças condenatórias de Gestores nas Ações Civis Pública, foi celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público e o atual Prefeito, onde este se obriga a Executar os ex-prefeitos que tenham praticado ilícitos, em 10 dias, principalmente aqueles em que o Tribunal de Contas aplicou multa ao Município.

 

A Prefeitura de São Cristovão, através da Procuradoria municipal, ingressou com uma ação de execução de titulo extrajudicial com base numa decisão do Tribunal de Contas de Sergipe condenou o ex-prefeito Armando Batalha a pagar uma multa de quase R$ 40 mil.

 

O juiz da Comarca de São Cristovão, Manoel Costa Neto, vem dando um exemplo de eficácia não só na agilidade processual, mas também através de ações, em parceria com o Ministério Público, tendo como principal norte a defesa do erário público e, não só a punição, mas o ressarcimento aos dos recursos que foram comprovadamente gastos de maneira indevida.

 

São ações como estas que fazem renascer no seio da sociedade que nem tudo está perdido. Que o reino da impunidade está ruindo. Para o bem de todos e dos recursos públicos. Que a Justiça e os órgãos responsáveis continuem com ações que possam não só resgatar a confiança da sociedade, mas também inibir que os gestores pratiquem irregularidades na certeza da impunidade.

 

 

Liderança de Maria I

Entre os discursos proferidos no ato realizado esta semana no Iate Clube em prol da candidatura de Dilma, ainda repercute a declaração de Jackson Barreto enaltecendo a liderança da deputada estadual eleita, Maria Mendonça, com base eleitoral em Itabaiana. Para Jackson o resultado eleitoral deixou Maria Mendonça numa ótima posição para disputar a prefeitura municipal.

 

Liderança de Maria II

Jackson lembrou que sem baixarias e conversa mole, Maria Mendonça mostrou força política tendo muitos votos a mais do que o candidato do prefeito Luciano Bispo (Arnaldo Bispo), além da diferença de João para Déda ter sido pouca, já que o grupo do prefeito apostou que seriam 10 mil votos à frente e foram apenas pouco mais de mil.

 

Ineficácia do horário de verão I

O ex-deputado Jorge Araujo ( PSL ) é um crítico do horário de verão. Como vereador de Aracaju e no exercício do mandato de Deputado Estadual fui autor de várias moções contra o horário de verão, que felizmente no nordeste terminou ficando de fora, fruto da luta dos nordestinos que provaram a ineficácia deste horário. Esta medida causa transtornos para a população, prejudica até a saúde das pessoas na medida que mexe com o relógio biológico, e a economia de energia é insignificante diante das mudanças que provoca.

 

Ineficácia do horário de verão II

O ex-parlamentar defende que em lugar do horário de verão o governo deveria investir em campanhas educativas para economia de energia, como também a melhor utilização de água. Afinal a produção de energia é principalmente gerada pelas hidrelétricas. O baixo nível dos reservatórios é responsável pela preocupação com o fornecimento de energia elétrica.

 

 

Memória política I

José Rollemberg Leite (PSD/PR) e Luiz Garcia (UDN), respectivamente engenheiro e advogado, enfrentaram-se duas vezes nas urnas, em busca da conquista do governo de Sergipe. Na primeira vez, logo após a redemocratização, em 1946, a vitória pertenceu ao político da coligação PSD/PR. Na segunda oportunidade, em 1958, na sucessão de Leandro Maciel, o udenista Luiz Garcia obteve a maioria dos votos dos sergipanos.

 

Memória política II

José Rollemberg Leite voltaria a governar Sergipe durante o regime militar, indicado pelos vencedores do golpe de 1964. O novo governo do tradicional pessedista começou em 1975 e se estendeu até 1978. Sucedeu-o no cargo o empresário Augusto Franco (1979/1982). Em 1982, tivemos a volta das eleições diretas para governadores, com vitória de João Alves Filho, em Sergipe. Anteriormente, o novo governador exerceu o cargo de prefeito de Aracaju, indicado, justamente, pelo ex-governador José Rollemberg Leite.

 

Gabinete de desembargador cumpre metas do CNJ

A Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça de Sergipe parabenizou o gabinete do Desembargador Edson Ulisses de Melo pelo cumprimento das Metas Prioritárias 2 e 3 do Conselho Nacional de Justiça. As metas se referem, respectivamente, ao julgamento de todos os processos de conhecimento distribuídos, nesse caso referentes a feitos de 2º grau, até 31/12/2006, e a redução em pelo menos 10% do acervo de processos na fase de cumprimento ou de execução e, em 20%, do acervo de execuções fiscais, tendo por referência o acervo em 31/12/2009.

 

Destaque nacional

O Desembargador Edson Ulisses enfatizou que o Poder Judiciário de Sergipe tem se notabilizado no cumprimento das metas e assumido um lugar de destaque no ranking da justiça nacional. “A Justiça tem dado uma resposta aos anseios da sociedade por uma prestação jurisdicional mais rápida e de qualidade, por isso acredito que todo magistrado deve assumir esta postura, no meu caso particular porque advim do Quinto dos advogados, de uma classe conhecedora, pela experiência diária, da necessidade pela celeridade processual”, avaliou o magistrado. 

 

Mobilização pelo Bem Mulher

Está aberta a votação pela internet que vai eleger o vencedor do V Prêmio Saúde da Editora Abril. O programa “Bem Mulher”, criado na gestão do governador Marcelo Déda, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), e executado pela Fundação Estadual de Saúde (FUNESA), concorre como um dos três finalistas, na categoria Saúde da Mulher. O resultado final será divulgado no dia 29 de novembro, em evento realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo. A pessoa pode entrar no site (http://saude.abril.com.br/premiosaude/2010/enquete-mulher.shtmle) e votar todos os dias, mas só é permitida uma votação por dia.

 

Figuras de SE – Raymundo Luiz da Silva

Radialista e jornalista, Raymundo Luiz notabilizou-se como comentarista esportivo, no final da década de 50 (1959), com o seu “Falando Francamente”. Chefiou a equipe esportiva da Cultura e depois dirigiu a emissora católica. Permaneceu no cargo até 1964. Atuou em todas as emissoras AM de Aracaju e também na televisão. No jornalismo, comandou os Diários Associados, à frente do jornal Diário de Aracaju. Foi Secretário de Imprensa do Estado em mais de uma oportunidade. Em 2006, lançou o livro “Falando Francamente”. Um dos seus últimos trabalhos foi a implantação da TV Alese. Funcionário aposentado do Banco do Brasil, Raymundo Luiz é casado com D.Lourdes e tem 5 filhos. Gosta de tratar todo mundo de “compadre”. Grande figura de Sergipe.

 

Mau caminho

Segundo estudo inédito feito pela consultoria econômica LCA, ao qual teve acesso a Folha de São Paulo, o Brasil segue maus exemplos no que diz respeito à Copa 2014. Para a realização do importante evento, gasta-se muito com os estádios e muito pouco com a infraestrutura das cidades. Dos 22,7 bilhões de reais de gastos previstos, 25 por cento estão sendo consumidos na construção de estádios. De outra parte, Carlos Langoni, ex-consultor da CBF e economista da FGV – Fundação Getúlio Vargas, afirma que ainda é cedo para prever se haverá atrasos e se a infraestrutura urbana receberá pouco dinheiro.

 

Como eles roubaram o Jogo

Este é o título de um livro interessante, que tem feito muito sucesso em todo o mundo, mas principalmente nos países em que o futebol é tema indispensável. O seu autor é David A. Yallop, que, num texto claro e conciso, desvenda os segredos dos subterrâneos da FIFA. O título da obra, em inglês, é “How they stole the game.” Aliás, a tradução para o português foi feita de modo literal, ou seja, ao pé da letra. Para Yallop, o futebol foi descaracterizado em um processo que teria começado com a eleição de João Havelange para a presidência da entidade “mater” do futebol mundial. O futebol, segundo o autor, foi vendido pela FIFA por muito dinheiro, para emissoras de TV e poderosas multinacionais, transformando arte em mera atividade comercial. É possível não concordar inteiramente com as idéias de Yallop, mas é verdade que ele expõe, de forma indiscutível algumas mazelas que assolam o esporte mais popular do mundo.Livro: Como eles roubaram o jogo. Autor: David A. Yallop.Título original: How they stole the game. Editora: RECORD (1998). Tradução: Ruy Jungmann.

 

Herdeiros

Parentes próximos de líderes políticos confirmaram sua condição de campeões de votos em sete estados do Brasil: Renan Calheiros Filho – Alagoas, PMDB – de Renan Calheiros; ACM Neto, Bahia, DEM – de ACM; Teresa Jucá, Roraima, PMDB – mulher do líder do governo, Romero Jucá; Ana Arraes – Pernambuco, PSB – mãe do governador Eduardo Campos; Dona Íris, Goiás, PMDB – mulher do prefeito Íris Rezende; Rodrigo de Castro, Minas Gerais, PSDB, filho de Danilo de Castro; e finalmente Valadares Filho, Sergipe, PSB – filho do senador Valadares.

 

Posse na Academia

Toma posse na Academia Brasileira de Letras, na próxima segunda-feira, o mais novo integrante da Casa de Machado de Assis, o embaixador Geraldo Holanda Cavalcante.

 

Verbos no Particípio

 

Confirmado

O expediente bancário para o público será das 9 às 15 horas, a partir da próxima segunda-feira e durante todo o período de vigência do horário de verão, que começa a partir da zero hora de amanhã e terminará no dia 20 de fevereiro.

 

Decidido

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, está decidido a colocar em prática novas medidas para conter a valorização do real perante o dólar.

 

Atingido

O índice mais alto de inadimplência foi atingido no último mês de setembro. O recorde anterior datava de 2001.

 

Anunciado

Ronaldo, o fenômeno, anunciou que conta com um trunfo para tentar convencer Carlos Alberto Parreira a aceitar convite do Corinthians para dirigir o clube do Parque São Jorge.

 

Preocupada

Com a atual situação do clube, a diretoria do Sergipe, com a eliminação da próxima Copa do Nordeste.

 

Comemorado

O centésimo primeiro aniversário do Mais Querido será comemorado amanhã, com muita festa, no Estádio João Hora de Oliveira.

 

Dividido

O PP nacional está dividido. Embora tenha anunciado apoio a Dilma, é sabido que na região sul a tendência tem sido de apoiamento a Serra, no segundo turno.

 

 

DO LEITOR

 

Sobre rodovias

E-mail recebido:Como trabalho no interior, nas várias regiões desse meu querido Sergipe, tenho notado uma melhoria nas rodovias, via lugarejos que antes não havia esperança de melhoria de suas vidas e hoje se ver rodovias seres recuperas e reconstruídas.Pelas obras citadas pelo secretário  de infraestrutura já tive a oportunidade de passar pro elas, pelo menos, por 70% delas, e digo são reais, caso alguém duvide.Mas fiquei agora ansioso, pelo novos projetos, sobretudo a construção da rodovia litoral norte, de Pirambu a Pacatuba. Como atualmente estou na região do Baixo São Francisco, tive na semana passada nessa rodovia, ainda que não seja asfaltada, mas há uma certa condições de tráfego, e o que eu vi, é uma das regiões mais linda desse estado. As paisagens que ali vi, são simplesmente exuberantes. O potencial turístico que tem a região é muito grande. Então vale a pena investir nessa região, e claro e evidente poupando o meio ambiente e as Pessoas que por ali mora”.

 

Ô Povinho burro!!!

Do leitor Wagner Melo: “Ontem recebi um e-mail de um amigo pouco inteligente, onde mostrava uma suposta ficha policial da candidata Dilma Rousseff. Onde incriminavam a mesma como terrorista e assassina de dois Oficiais do Exército brasileiro.Respondi o e-mail na hora, onde disse ao colega que se hoje ele tem direito de votar errado e muito errado é porquê alguém lutou no passado por isso! Perguntei se ele teve aulas de História contemporânea mais exatamente sobre o Período do regime ditatorial no Brasil.Nós sabemos que os militares eram a pior espécie existente nesse país, que oprimiam e reprimiam qualquer manifestação popular na luta pela democracia. Nosso povo tem um mal terrível chamado MEMÓRIA CURTA.Nesse momento eleitoral a Dona Rede Globo e outros canais de comunicação estão transformando os militares em vítimas e o pobre povo brasileiro acredita nessa conversa mentirosa que veste a camisa da direita egoísta e excludente. Agora todos que lutaram contra a Ditadura e todas as atrocidades cometidas pelos militares viraram bandidos! Em outros países as figuras dessas pessoas que lutaram por liberdade virariam estátuas em praça pública onde seriam lembrados e celebrados.Nos últimos 7 anos e meio tivemos conquistas históricas que nunca existiram nesse país, tão injusto, não podemos perder essas conquistas e sim devemos ter o desejo de avançar cada vez mais”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

 “Quando capaz, finja ser incapaz, quando pronto, finja estar despreparado, quando próximo, finja estar longe; quando longe, façam acreditar que está próximo”.  Sun Tzu

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais