Da rosa branca e a inclusão social

Sinceramente, quando há algumas semanas (em 30 de novembro), este espaço levantou a possibilidade da primeira-dama do Estado compor o secretariado estadual, ainda tinha duvida se o governador Marcelo Déda saberia separar as atividades da sua companheira do dia a dia, da profissional e militante social Eliane Aquino, que demonstrou nos últimos anos, criando programas sociais importantes – como o de combate ao crack –  ter uma visão realista do que ocorre em Sergipe na área social.

 

O governador foi feliz em nomear Eliane Aquino para assumir a área social. Não só no campo político, onde terá uma pessoa de sua total confiança e que terá facilidade em realizar parcerias com todos os outros secretários, mas, principalmente no campo administrativo. Nunca Sergipe teve uma primeira-dama tão discreta, simples e ao mesmo tempo determinada nos seus conceitos e ações. Quem já teve a oportunidade de conversar com Eliane por alguns minutos percebe rapidamente sua preocupação com o social e com os sergipanos.

 

E nos últimos anos, desde a Prefeitura, a primeira-dama está à frente de projetos sociais, e no governo estadual com sua simplicidade e discrição fez uma verdadeira maratona pelos municípios sergipanos, levando ações de combate, não só ao crack, mas a miséria social que ainda é grande em Sergipe.

 

Eliane sabe que tem um grande desafio à frente da pasta do Desenvolvimento Social. Uma coisa é estar à frente das ações como primeira-dama, mas sem cargo. Outra é ser secretária onde não só a cobrança, mas as ações devem ser mais rápidas e concretas.

 

Existe um grande bolsão de miséria na Grande Aracaju e estas pessoas hoje só têm como ajuda imediata o programa bolsa família do Governo Federal. Falta a parte governamental. Não apenas com cursos e formação, mas com a assistência social de verdade. Não adianta apenas a retórica do “ensinar a pescar” quando a miséria está dentro de sua casa (quando tem). Por enquanto, lamentavelmente, é preciso ações assistenciais imediatas. E num passado recente várias ações deste porte existiam e não tiveram continuidade. É preciso ser prático quando uma multidão vive na miséria. Basta uma pesquisa quantitativa para comprovar o que este jornalista está escrevendo.

 

 

Na posse ontem, Eliane Aquino, distribuiu uma rosa branca para os secretários presentes, como símbolo da parceria para alcançar vitórias na pasta. Sem querer, Eliane Aquino, distribuiu a rosa branca, que se confundiu com o seu próprio perfil: de simplicidade, da união e da paz, através de uma inclusão social de verdade. É todos torcem por isso independente de partido ou ideologia política.

 

Questionamentos saúde I

O blog vem recebendo questionamentos dos leitores sobre a área da saúde. Alguns lembram que o governador disse que colocou um técnico na área (Antônio Carlos) “despolitizar” a pasta, mas a escolha do adjunto, Jorge Viana, foi estranha. O médico ocupava uma diretoria do IPES e segundo informações faz parte do grupo de Jorge Alberto. Nas gestões de Rogério Carvalho e Mônica Sampaio, os adjuntos sempre foram técnicos da saúde que tinham conhecimento do projeto. Com Rogério, os adjuntos foram Mônica Sampaio e Tina Cabral. Quando Mônica assumiu a pasta, a adjunta passou a ser médica-sanitarista Kathleen Cruz.

 

Questionamentos saúde II

Um dos questionamentos é por que não nomeou (ou deixasse o próprio Antonio Carlos nomear) alguém da própria SES que pudesse ajudar o titular, já que o mesmo pouco conhece a realidade da SES em sua integralidade, já que atuava apenas na área hospitalar como presidente da FHS? Alguns leitores questionam também que Antônio Carlos não é do Estado e não possui muitos contatos, tendo assim dificuldades para mexer (pelo menos neste momento) nos atuais gestores da SES.

 

Questionamentos saúde III

Para alguns o risco que se corre é que, na dificuldade de encontrar pessoas, ele vá pedir ajuda a pessoas do governo que indiquem seus apadrinhados e descaracterizem o projeto foi iniciado por Rogério Carvalho. Déda disse hoje que o projeto da saúde não pertence mais a um grupo restrito de sanitaristas, mas ao povo sergipano. E por qual motivo o novo secretário disse que pediu orientações a Márcio Macedo (ele não é do meio ambiente?) e a Rogério Carvalho. É difícil de entender.

 

Violência contra radialista

Tão logo tomou conhecimento que do fato envolvendo a prisão do radialista Fred Ferreira e uma agressão por parte de um policial militar durante a prisão, o governador Marcelo Déda, informou que conversou com o secretário João Elou para tomar todas as providencias cabíveis, não só com a instalação de um IPM, mas o afastamento dos policiais envolvidos. O radialista fez exame de corpo de delito no IML.

 

Apuração rigorosa

O secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, determinou afastamento imediato de dois policiais militares que abordaram o radialista Fred Ferreira, no bairro São Conrado, em Aracaju. A idéia é realizar apuração rápida e preliminar sobre o fato. O comunicador estaria dirigindo de maneira perigosa, foi abordado e, após discussão com um militar do Grupamento de Ações Táticas do Interior (Gati), foi encaminhado para a Delegacia Plantonista.

 

 

Partes

Segundo nota da SSP, o delegado Welington Fernandes Rogério escutou as partes até o final da noite de ontem e encaminhará o caso para a 4ª Delegacia Metropolitana, já com o vídeo, na íntegra, divulgado no telejornal SETV II, da TV Sergipe.  Na versão policial, o radialista estaria dirigindo de maneira perigosa o seu veículo. Quando foi abordado pela polícia ele teria iniciado uma discussão e resistido à prisão na execução do flagrante pelo crime de desacato. Imagens serão solicitadas ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) a fim de saber se o motorista conduzia o veículo de maneira perigosa em outras vias de Aracaju. Não foi constatado qualquer tipo de embriaguez e o carro do comunicador, que estava com o licenciamento atrasado, foi guinchado pelo Batalhão de Trânsito da PM.  

 

Refeitório da PM

E o cabo conhecido como “Bocão”, denunciou ontem – no programa de George Magalhães – que ratos e baratas compõem o cenário do refeitório da PM do quartel central. Uma denúncia grave que precisa ser investigada pelo governo estadual.

 

Seriedade e ética

Se você tem em mãos uma gravação que diz ser uma prova de sonegação e crime fiscal? Um homem sério entrega a PF e a Receita Federal. Do contrário, se usa para fazer chantagem, não tem idoneidade nenhuma, muito menos ética. É igual a quem praticou o crime. E o povo está vendo e, principalmente, ouvindo tudo.

 

Declaração Infeliz I

O ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Jorge Hage, reconduzido por Dilma Rousseff ao cargo, ao conceder entrevista ao jornal FSP na última segunda-feira, 10, fez uma declaração infeliz. Quando questionado sobre as emendas parlamentares e se defendem que elas sejam extintas respondeu: “Não parece atividade das mais nobres para o nível do cargo. É coisa de vereador”.

 

Declaração infeliz II

Como ex-vereador e ex-deputado, Jorge Araújo, lamentou a declaração do ministro lembrando que a atividade do vereador é nobre e não pode continuar servindo para ser comparada a algo sem nível, como insinuou o ministro. É pelo jeito o ministro arranjou sarna para se coçar com a declaração infeliz.

 

 

Mais um petista

São oito e não sete os secretários petistas no atual governo. O blog esqueceu de citar ontem, Sérgio Ferrari, que é filiado ao partido.

 

Gabinete de Dilma

Esclarecimentos da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da presidência: Jornais, revistas e sites na rede mundial de computadores divulgaram algumas notícias sobre a primeira semana de trabalho da presidenta Dilma Rousseff que merecem esclarecimentos:1- Não houve a retirada do crucifixo do gabinete presidencial. A peça pertencia ao ex-presidente Lula que a recebeu de um artista no início do governo. É de origem portuguesa; 2 – Ao contrário daquilo que afirmaram na mídia, não houve a retirada do exemplar da Bíblia de seu gabinete. Ela [a Bíblia] permanece na sala contígua ao gabinete, em cima de uma mesa – onde por sinal a presidenta já encontrou ao chegar ao Palácio do Planalto. 3 – Embora goste de trabalhar com laptop, a presidenta não mudou o computador da mesa de trabalho. Continua sendo um desktop.

 

Rádio Cultura

E a direção da rádio Cultura está investindo no telemarketing para aumentar a audiência da emissora. Liga para uma residência e pergunta se a pessoa escuta a programação da emissora. Em caso negativo passa o prefixo da rádio.

 

Açúcar e contra-senso

E o ex-deputado Jorge Araujo alertou, através do twitter, (@jorgearaujo17) para um contra-senso na cantina do Hospital São Lucas. Lá está a frase:”Açúcar e Afeto, não faz mal nem em excesso!”Que dizem os médicos?

 

Jornal da ABI

Em sua mais recente edição, o Jornal da Associação Brasileira de Imprensa publica várias matérias de grande interesse, dentre as quais destacam-se “As revelações de um membro ativo da repressão”, “Monteiro Lobato na mira da intolerância” e “Nunca antes neste País…” – esta última uma retrospectiva bem humorada dos oito anos do governo Lula, com charges de autoria de nove dos mais destacados cartunistas do Brasil. A ABI, uma das mais importantes entidades da sociedade civil brasileira, tem sede no Rio de Janeiro. O seu atual presidente é o jornalista Maurício Azedo. O vice-presidente é Tarcísio Holanda. O sergipano Ancelmo Góis, de “O Globo”, integra o Conselho Consultivo da Casa de Barbosa Lima Sobrinho.

 

Plebiscito

Prossegue, durante toda esta semana, consulta popular realizada no Sudão, o maior país da África, visando à criação de um novo país, na região sul. A atual superfície desse país africano é de 2.503.890 quilômetros quadrados. A maioria da população vive da agricultura de subsistência e da pecuária, enquanto que o petróleo é o principal produto de exportação. A população sudanesa é composta por cerca de 43 milhões de habitantes. O islamismo, com 71,4 por cento e o cristianismo, com 16,3 por cento, são as religiões majoritárias. Observadores internacionais acompanham o plebiscito no Sudão.

 

Filmes – “O turista”

Com Angelina Jolie e Johnny Depp, tem estréia nacional marcada para a próxima sexta-feira. Continua em cartaz “Além da Vida”, dirigido por Clint Eastwood, com Matt Damon e Cecile de France. Depois de vários filmes brasileiros baseados em temas espíritas, em 2010, um dos maiores cineastas americanos faz uma incursão no gênero.

 

ACDS

Como reeleição está na moda, há muito tempo, o presidente Roberto Silva, da Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe, tem todo o direito de pleitear uma nova recondução. Reginaldo Gouveia, da Rádio Cultura, manifestou interesse em sua candidatura. Porém, como ingressou de forma intensa no movimento sindical, parece que resolveu adiar esse projeto. Reginaldo foi eleito, recentemente, para integrar organismo especial que trata de negociações trabalhistas com o Banco do Brasil e nele está desenvolvendo um trabalho digno de nota.

 

Debate sobre assistência médica

Confederação dos Trabalhadores do Brasil realizou importante debate na sede do Sindicato dos Bancários. Milton Oliveira, coordenador do Conselho de Usuários da CASSI, participou do evento, somando-se às críticas feitas ao atual momento da saúde em Sergipe, em que não apenas os assistidos pelo SUS – Serviço Único de Saúde – têm passado por situações difíceis. Segundo Milton Oliveira, que também integra o Departamento de Aposentados do Sindicato dos Bancários, o panorama está sério no que diz respeito aos atendidos pelos planos de saúde, com vários profissionais desligando-se de algumas entidades e autogestão, como a própria CASSI. Incrivelmente, a evasão de médicos também está acontecendo na UNIMED, que é uma cooperativa.

 

Vale

O atual presidente da PREVI, fundo de pensão do Banco do Brasil, é, também, presidente do Conselho de Administração da VALE, uma das mais importantes empresas brasileiras e uma das principais mineradoras de todo o mundo. A imprensa tem comentado que, depois de sua chegada à VALE, a situação ficou complicada, vivendo um verdadeiro clima de conspiração. (fonte: Ilimar Franco – Agência Globo)

 

José Genoíno

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, insiste em levar o ex-deputado José Genoíno para ser seu assessor especial. Figura polêmica, José Genoíno, que foi guerrilheiro, no Araguaia, é acusado de ter traído seus companheiros. Mas essa versão nunca foi comprovada.

 

Salário mínimo

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou que qualquer valor acima de 540 reais, para o salário mínimo, seria vetado pelo governo. Já o ministro Carlos Lupi, do Trabalho, garante que a decisão caberá ao Congresso Nacional. Lupi, que é do PDT, defende o valor de 560 reais para o mínimo. Se preservado na proporção em que foi criado, por Getúlio Vargas, o salário mínimo brasileiro deveria ser, segundo o DIEESE, superior a 2 mil e 100 reais.

 

Newsweek

Entre várias frases destacadas como as melhores de 2010, essa publicação americana inseriu a que segue: “Se o Google for bloqueado, não veremos nada, a não ser a escuridão.” – O autor é MA YUANYE, cientista chinês.

 

Trabalho da CPRp I

A Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp) divulgou ontem, 11, terça-feira, a estatística referente às ocorrências atendidas pela subunidade ao longo de 2010. De janeiro a dezembro do referido ano, os policiais da CPRp retiraram de circulação 102 armas de fogo em situação irregular. O número superou em 10% a estatística do ano anterior, quando foram apreendidas cerca de 90 armas. Quanto às ocorrências de tráfico de drogas e substâncias entorpecentes, a Radiopatrulha apreendeu aproximadamente 139 quilos de maconha bruta,além de 630 papelotes prontos para a venda.

 

Trabalho da CPRp II

Também foram apreendidos dois quilos e meio de crack e a quantia de 1.018 pedras prontas para o tráfico.Dentre os números apontados pela estatística, consta a quantia de 25,5 quilos de cocaína em estado bruto e 296 cápsulas da droga, ou escamas, apreendidos em pontos de tráfico da Grande Aracaju. A subunidade especializada em radiopatrulhamento da Polícia Militar continua os trabalhos de prevenção à criminalidade, no intuito de controlar a incidência de ocorrências policiais na área metropolitana de Aracaju.

 

Lançamento DVD do Axé

O trabalho é profissional e de um sergipano. Trata-se do lançamento do DVD de “Júnior do Axé”, professor de dança e axé-music em várias academias de Aracaju e que ensina a você dançar os ritmos do verão na sua própria casa. Interessados em adquirir o DVD devem ligar para (79) 9834-7522. Sem dúvida uma boa opção sergipana para o verão 2011.

 

DO LEITOR

 

Descumprindo o Código de Trânsito

Do leitor Anselmo Costa Santos: “Ontem assisti a uma reportagem da TV Globo sobre a mania de alguns motoristas em não sinalizarem os seus veículos quando pretendem efetuar alguma manobra. Pois bem, essa prática é comum aqui no Estado, aí sempre que estou trânsito me pergunto se os motoristas daqui são aleijados ou se os veículos que são comprados aqui vem com defeito.É bom lembrar que esse tipo de infração é considerada grave e sujeita ao infrator a multa de R$ 127,00 e 5 pontos na carteira. Lá onde foi feita a reportagem os órgãos de trânsito estão aplicando a penalidade e fiscalizando esse tipo de infração que tem causado várias colisões na traseira por falta de sinalização dos motoristas, bem como aqui em nosso Estado.Fica aí a sugestão para os órgãos de trânsito de nosso Estado, com certeza a arrecadação irá melhorar e muito, porque haja falta de compreensão e senso de responsabilidade dos nossos motoristas”.

 

Transporte alternativo

Da leitora Adriana Pinto Freire: “Sirvo-me da sua coluna, para sugerir o retorno das linhas de transporte alternativo, pois hoje só encontra-se em funcionamento a linha do conjunto Augusto Franco. Sugiro que não só o retorno das que foram retiradas, mas a expansão delas, pois a quantidade de carro que hoje existe está insuportável e nada tem sido feito para amenizar essa condição. Aqui vai um apelo as autoridades que estão a frente da administração dos transportes desta cidade”.

 

Mais Cultura para Sergipe

Do leitor Jôfre Tarquínio: “Sergipe é um Estado extremamente rico culturalmente, nossa população “respira cultura”, produzimos eventos belíssimos a exemplo do recente XXXVI Encontro Cultural de Laranjeiras, um espetáculo grandioso, rico em cultura popular e deveras organizado, agradando a todo tipo de público. Mas vale uma ressalva, vários visitantes (turistas) que visitam o evento não deixam de fazer uma crítica que merece uma especial atenção, a falta de divulgação do evento em nível nacional, pelos comentários desses visitantes, nos deixa entender que esse mesmo público conhece o evento de forma acidental.Outro evento que caiu no gosto popular foi a “Noite da Seresta” – São Cristovão e a “Noite do Chorinho” – Laranjeiras, dois encontros que atraía públicos de várias localidades e mostrava o nosso patrimônio histórico. Hoje o largo São Francisco é Patrimônio da Humanidade, todavia não trouxe ainda nenhum beneficio evidente a esse município, então fico constantemente a me questionar o motivo de não retomar tais projetos, seria porque é de um governo opositor ao atual ou é por uma profunda falta de interesse dos atuais gestores em alavancar a cultura local e gerar renda em beneficio desse nosso povo tão carente? Com a palavra os nossos tão empenhados governantes”.

 

A Inércia do Poder Público

Do leitor Anselmo Costa: “Quando tenho que assistir episódios como esse que está acontecendo agora com as famílias do Riacho do Cabral, vejo que o Poder Público muitas das vezes dorme em berço esplendido.Ora antes que fatos dessa natureza aconteçam, não seria melhor mapear todas as áreas que são consideradas de proteção ambiental, evitando assim futuras invasões que desencadeiem ações de retirada como diversas que já ocorreram no passado.Cabe aqui ressaltar que os problemas sociais e ambientais da localidade só chegaram a este ponto por uma histórica omissão do poder público, que, ao longo de décadas, se omitiu de fiscalizar as construções irregulares em área de preservação permanente, bem como, deixou de dar solução adequada ao problema habitacional que atinge aquela comunidade.O que se contesta aqui não é a legalidade do ato do MPF, que claro que está agindo dentro do que determina a Lei, mais sim a ação desumana que essas famílias são tratadas. Isso mexe com o psicológico das pessoas que vivem amarguradas sem saberem o que fazer e para onde ir. O que passa pela cabeça das autoridades, será que não existe soluções adequadas, será que a forma tem que ser essa de humilhar os menos favorecidos. Lembrem-se de uma coisa a desgraça não chega somente aos menos favorecidos não, muitas das vezes passamos por situações em nossas famílias que muitas das vezes indagamos o porquê daquilo que está acontecendo e esqueçemos das maldades que fazemos aos nossos semelhantes”.

 

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“Caráter e inteligência – São os dois pólos para exibir as qualidades de um homem. Um sem o outro é boa sorte pela metade. Não basta ser inteligente, é preciso também ter predisposição de caráter. A má sorte do tolo é desconsiderar sua condição, ocupação, vizinhança e amizades”. Baltasar Gracián.

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais