“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Tem gente, ou melhor, alguns jornalistas, que hoje perdem o tom da caneta, que no período do regime militar, não teria coragem nem de sair de casa, muito menos escrever alguma critica. Um deles, com certeza, é João Luiz Vieira, um dos editores da revista Época, do grupo Globo.
João Luz escreveu um texto “Dilma e o sexo” abordando a sexualidade da presidente Dilma e entre outras coisas, disse que o
Trechos do artigo do editor da revista Época retirado do site (fonte: portal Fórum) |
problema econômico passa pela falta de erotismo dela. A grosseria e a repulsa foi tão grande – inclusive de leitores que não votaram em Dilma – que o site retirou a matéria do ar.
“Não a conheço pessoalmente, nem sei de ninguém que a viu nua, mas é bem provável que sua sexualidade tenha sido subtraída há pelo menos uma década, como que provando exatamente o contrário: poder e sexo precisando se aniquilar… Será que Dilma devaneia, sente falta de alguém para preencher a solidão que o poder provoca em noites insones?” Foram várias afirmações e questionamentos sobre a sexualidade da presidente.
O Código Penal é claro no seu artigo 141: “A Difamação ou a Calúnia contra o Presidente da República será crime contra a segurança nacional, se tiver cunho político…” E a ação penal dependerá da requisição do Ministério da Justiça.
O “jornalista” da Época ultrapassou todas as barreiras do respeito. E o caminho dos homens e das mulheres de bem é a Justiça.
Inacreditável o que João Luiz escreveu. A escrotidão e o machismo ultrapassaram todos os limites do respeito a dignidade humana.
Morre aos 104 anos mãe do ex-deputado Reinaldo Moura
(Infonet) Faleceu na tarde desta sexta-feira, 21, a mãe do conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Reinaldo Moura e avó do deputado federal André Moura (PSC), Laudelina Moura Ferreria. D. Nininha como era conhecida, tinha 104 anos, mas segundo familiares, era muito ativa, lúcida e participativa.
Morre aos 104 anos mãe do ex-deputado Reinaldo Moura II
“Ela fazia questão de guiar os filhos, netos, bisnetos, noras e demais parentes, pelo caminho bom e justo. Sempre nos surpreendia se mostrando interessada nos acontecimentos cotidianos, principalmente em não abrir mão de ler os jornais locais, um hábito há muito adquirido”, ressalta o deputado André Moura.O velório está acontecendo na Associação São Benedito – Espaço Seu Lalu – em Japaratuba e o sepultamento será às 10h deste sábado, 22 no Cemitério Municipal da cidade.
Batistão: governo estuda terceirização. Blog defende. Estádios não são atividades fins
O governo do Estado, através da Secretaria de Esporte e do Turismo, pediu um estudo a Procuradoria Geral do Estado – PGE, sobre uma possível terceirização da Atena Batistão, como também de outros estádios situados no interior do Estado.Segundo o secretário do Esporte e do Turismo, Adilson Júnior, o primeiro item para uma possível terceirização é garantir os direitos dos clubes sergipanos que utilizam o Batistão. A empresa que ganhar a licitação – se essa ocorrer – não poderá tratar os clubes de Sergipe igualmente com o que cobrar de clubes de fora.
Batistão: governo estuda terceirização. Blog defende. Estádios não são atividades fins II
O blog é plenamente favorável a terceirização não só do Batistão, mas das outras praças de esporte. Não é atividade fim do governo do Estado administrar estádios de futebol. Quando quebra algo, por exemplo, até uma cadeira, é uma burocracia imensa para trocar. Aliás, o torcedor lembra que o placar do Batistão passou muito tempo quebrado. Com a terceirização o estádio poderá ser utilizado pela empresa responsável para grandes shows, como vem ocorrendo nas arenas da Copa em todo país.
Show de Roberto Carlos
E para quem está preocupado com o gramado um exemplo. Hoje tem estrutura que cobre todo o estádio e que no outro dia está desarmada, sem prejuízo algum. Aliás, no dia 17 de outubro o Batistão será palco de um show de Roberto Carlos. A estrutura garante a manutenção de todo o gramado. Tem que profissionalizar os estádios sergipanos.
PSB exige alinhamento político e fomenta propostas para Aracaju
Um projeto político de oposição à atual administração municipal de Aracaju, novas filiações para o fortalecimento das bases eleitorais e o integral alinhamento político-administrativo-partidário dentro do PSB com vistas às eleições municipais de 2016. Estas foram as deliberações aprovadas, por unanimidade, em assembleia realizada na sede do partido, na tarde da quinta-feira, 20/08.
Projeto integrado
“Nós temos um projeto político integrado para administrar Aracaju em absoluta oposição à atual gestão, que tem se mostrado ineficiente para atender às necessidades da população”, anunciou Elber Batalha Filho, presidente do Diretório Municipal do PSB de Aracaju, ao lançar um calendário de reuniões de trabalho. A próxima assembleia está agendada para o dia 31 de agosto.
Candidatura de Valadares Filho
Numa posição de consenso, o partido reafirmou não abrir mão da indicação do nome do deputado federal Valadares Filho como pré-candidato à Prefeitura de Aracaju em 2016.
Pré-requisitos
Colocado em votação por reivindicação dos integrantes do diretório de Aracaju, também ficaram aprovados dois pré-requisitos para o registro de candidaturas: integração política e total alinhamento ao projeto partidário no processo eleitoral de 2016. Com a aprovação, o PSB exige unidade, fidelidade e total alinhamento dos seus membros na oposição à administração de Aracaju.
Eleição
A previsão é de que as votações aconteçam no primeiro domingo de outubro de 2016, e no último domingo de outubro do mesmo ano, em segundo turno. Para quem pretende registrar candidatura, a atual legislação eleitoral determina como data final para filiação partidária o dia 30 de setembro de 2015. “Vamos formular novas propostas e seguir as diretrizes e prioridades apontadas pelo nosso pré-candidato a prefeito, deputado federal Valadares Filho”, afirmou Elber.
Repórter educação: positividade em ação
A gestão do secretário Jorge Carvalho inova mais uma vez.A ASCOM, da Secretaria de Estado da Educação, lança nesta segunda-
feira (24), nas redes sociais, o Repórter Educação.De maneira leve e descontraída, o jornalista, roteirista e publicitário Lelê Teles representa esse personagem que tem como finalidade reportar notícias boas sobre a educação em nosso estado, com a participação e produção da professora Claudia Endlein.
Repórter educação: positividade em ação II
Essa é uma maneira moderna e inteligente de dialogar com a sociedade e com a comunidade educacional. O Repórter Educação é a cara destes novos tempos da Educação no estado, moderno, inteligente e conectado como futuro. E também recheado de ações positivas. Nós temos o que mostrar, nós vamos avançar.
Obras do KM 94 serão iniciadas
Após mais de um ano do desabamento do trecho da BR 101, o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) dará inicio as obras de recuperação do KM 94 [entre Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão]. O trecho da pista desabou no dia 22 de junho de 2014. A obra está orçada em torno de R$ 7 milhões de reais com recursos garantidos pelo Ministério dos Transportes. A previsão é que a obra seja concluída em 150 dias.
Emergencial
Após a empresa vencedora da licitação não ter comparecido para assinar o contrato, o DNIT caracterizou a obra como sendo de 'caráter emergencial' com o intuito de contratar uma empresa para dar início à obra, segundo informa o atual superintendente do DNIT, Ismael Silva.
Complexidade
De acordo com o superintendente Ismael Silva, apesar da complexidade da obra, a única alternativa encontrada foi permanecer o trafego de veículos na pista da direita (sentido Aracaju-Salvador). “Esse é um dos aspectos da complexidade da obra e de difícil realização, mas que não podemos interromper o tráfego de veículos. A obra está em risco grave. Então, a primeira ação nossa a partir do dia 8 é sustentar e fortalecer a obra, escorar a existente e depois fazer um outro aterro ampliando o acostamento para poder liberar a obra definitiva estrutural com vergadura”, informa.
Fórum Empresarial comemora
O presidente do Fórum Empresarial, Alexandre Porto, disse que os todos ficaram satisfeitos com o anúncio do inicio das obras no dia 08 de setembro. “Felizmente a ação de comemorar o aniversário de 1 ano do buraco que o Fórum Empresarial liderou deu o resultado esperado. Lamentavelmente não recebemos oficialmente essa informação e nem fomos convidados pra o anúncio, mesmo tendo sido os provocadores da questão. Mesmo assim, convidaremos os empresários e a imprensa para no dia 08 de setembro irmos visitar o local e ver de perto o início das obras, para assim podermos comprovar o andamento das ações”, disse.
Ranking dos Esportes nas Universidades
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) será o relator do Projeto de Lei 2483/15, de autoria do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), que institui o Ranking Nacional Esportivo das Instituições de Ensino Superior Brasileiras. Como membro da Comissão de Esporte, Fábio analisará o projeto e, em seguida, apresentará aos demais membros da Comissão para análise e votação.
Ranking dos Esportes nas Universidades II
O texto apresentado altera uma lei já existente (10.861/2004), que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, para incluir a pontuação no Ranking na avaliação das instituições de ensino superior. Esta pontuação levará em conta a infraestrutura esportiva e as modalidades oferecidas aos estudantes, assim como a participação deles.
Ranking dos Esportes nas Universidades III
Para o parlamentar, será uma grande honra relatar este projeto que representa um estímulo ao esporte universitário no país e tem como principal objetivo fomentar o esporte universitário por meio de uma competição entre as instituições. “Investir no esporte é investir na qualidade de vida dos nossos jovens. Abracei esta causa desde o início do meu mandato e também consegui benefícios na área”, destacou.Após análise na Comissão de Esporte, o projeto seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e não precisará ser votado no plenário da Casa.
Governo realiza visita logo após incidente em Santa Rosa de Lima para ações imediatas
Desde o incidente ocorrido na manhã da última quinta-feira, 20, em Santa rosa de Lima onde uma caçamba carregada de areia tombou e atingiu cinco casas na cidade, que o Governador Jackson Barreto, mobilizou todos seus auxiliares de governo para unir esforços imediatos a fim de minimizar os danos e problemas das famílias atingidas.
In loco
Na manhã desta sexta-feira, 21, o Secretário de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, acompanhado do Superintendente da Seinfra, Ubirajara Barreto, e da Secretária de Estado de Inclusão Social, Marta Leão, foram pessoalmente verificar e tomar as devidas providencias para o bem estar das famílias.
Relato
“Ontem recebi uma ligação do governador Jackson Barreto, relatando o ocorrido e solicitando que tomássemos as devidas providencias. De imediato o Estado já se fez presente, quando ainda ontem, a defesa civil veio interditar a área, retirar os moradores das casas e hoje estamos aqui planejando e já realizando ações como o levantamento das casas, de terreno e social das famílias atingidas”, explica Valmor Barbosa.
Cadastramento
“Já estamos cadastrando as famílias, para colocar no aluguel social, fazendo levantamento dos imóveis e ver em que programa do Governo se enquadra para realizarmos a reconstrução das casas atingidas”, comunica Valmor Barbosa, que ressalta ainda o apoio da prefeitura de Santa Rosa de Lima como fundamental nesse processo retirando os móveis e ajudando as famílias de imediato.
Avalisção
Outra providencia é sobre a Avenida Principal da cidade onde ocorreu o incidente. “Apesar de possuir redutor de velocidade (quebra-molas) e de possuir sinalização, chamamos também o Departamento de Estradas e Rodagens de Sergipe (DER) para avaliar o que mais pode ser feito nesse quesito para reforçar a segurança e consequentemente evitar acidentes”, informa o secretário Valmor.
Em parceria com a Marinha, Pirambu promove curso de embarcação
Dezoito alunos do curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público começaram na manhã de hoje, 21, no estuário do Rio Japaratuba, o curso de aulas práticas com moto aquática.O curso que é ministrado pela Marinha do Brasil, é uma parceria entre a Marinha e a Prefeitura Municipal de Pirambu, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de habilitar pessoas para que possam pilotar moto aquática e fazer a fiscalização no estuário do Rio Japaratuba e no mar em casos emergenciais. “Esse tipo de embarcação não pode navegar em mar aberto, exceto em casos de salvamento”, observou o Pereira que é tenente da Marinha.
Qualificação
Segundo ele, o curso busca qualificar o cidadão para conduzir a moto aquática no Serviço Público, disse, ressaltando que “a formação desses 18 alunos traz tranqüilidade para os banhistas por terem a certeza de que estão sendo monitorados”.O curso teve inicio na ultima segunda-feira, 17, tem uma carga horária de 40 horas. Na próxima segunda-feira, dia 24, todos os alunos serão submetidos a uma prova teórica na sede da Marinha em Aracaju. A prova segundo o tenente Pereira será eliminatória.
Entrega Life Università
Em clima de celebração junto aos clientes pelo sucesso de mais um empreendimento, a Norcon Rossi entrega o Life Università no próximo dia 31 deste mês. Além da realização da assembleia de instalação do condomínio, o evento também contará com coquetel para os futuros moradores, colaboradores e parceiros da construtora. Esta é a 3ª entrega da Norcon Rossi neste ano. Com 355 unidades e apartamentos de 2 e 3 quartos, sendo 1 suíte, varanda e cozinha americana, com até 72 metros quadrados, o Life Università tem como ponto alto a localização. Erguido ao lado da maior universidade particular do Estado e num agradável bairro com infraestrutura completa de comércio e serviços – a Farolândia -, a região também é alvo de constantes investimentos da Norcon Rossi. Lançado em 2011, o Life Università teve excelente aceitação do público, se consagrando como um sucesso de vendas, principalmente pela tipologia. Vale lembrar que o condomínio será entregue com as áreas comuns equipadas e decoradas pelos arquitetos Ítalo Leal e Rômulo Gomes. E a boa notícia é que restam ainda algumas poucas unidades disponíveis para quem se interessar!
ARTIGO
Tempo de Crise Roseline Morais*
Vivemos em um momento de crise, disso todos o sabemos. A União passa por apertos e os Estados também. O parcelamento dos salários dos servidores públicos estaduais já é uma realidade em várias unidades da federação e é preciso encontrar uma saída para esse problema.
Disso não tenho dúvidas.
É desesperador para qualquer trabalhador não ter a certeza do dia que receberá pelos dias trabalhados e nem em quantas parcelas será feito o pagamento. É um direito de todos e um dever do empregador que se cumpra os prazos determinados para se efetuar a remuneração pelos serviços prestados conforme determina a lei.
Porém, temos que avaliar a melhor alternativa para solucionar esse problema. Não é porque a situação é desesperadora que vamos agir com desespero e atabalhoadamente. Muito menos com casuísmo e oportunismo.
Por ter maioria na Assembleia Legislativa, o Governo de Sergipe conseguiu que fosse aprovado o projeto de lei que permite ao estado tomar emprestado até 70% do valor dos depósitos judiciais e extrajudiciais, algo em torno de R$ 500 milhões.
Mas esse dinheiro tem dono, a guarda dele é provisória.
Desde o início das discussões sobre o tema, a OAB/SE se posicionou de forma contrária, chegando a tentar conscientizar os representantes do Legislativo e Executivo de que essa não seria a melhor solução.
Não houve jeito.
Resta agora entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, visando coibir essa afronta à Constituição que não permite essa espécie de empréstimo compulsório por parte do estado; lembrando que esse fundo é administrado pelo Poder Judiciário, que é o fiel depositário destes valores.
Portanto, a ele compete decidir sobre o uso destes recursos.
Estamos, portanto, diante de uma acintosa violação da independência e da harmonia entre os poderes, sem falar na invasão de competência, pois cabe somente ao Poder Judiciário a guarda destes valores e a sua destinação final.
A preocupação maior é que, como o governo está com sérios problemas de caixa, no momento em que tiver que ressarcir esses valores a quem lhe é de direito (quando as pessoas ganharem suas ações) nada garante que o governo terá como arcar com a dívida, isso já aconteceu em outros estados.
Sabemos que o governo tem como cobrar dívidas sobre valores muito mais vultosos que estes para resolver o seu problema de caixa, avançar sobre estes depósitos é procurar a maneira mais fácil de resolver seus problemas.
Mas, não será dessa vez! Confio no pleno êxito da atuação Institucional contra essa agressão ao Poder Judiciário e ao povo sergipano.
Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
Frase do Dia
“Quem conhece a tempestade, enjoa na calmaria.” Dorothy Parker, escritora estadunidense, nasceu em 22 de Agosto de 1893 e morreu em 1967.