Das ameaças e do direito de greve

Em artigo no último dia 02 de maio, o titular deste espaço escreveu ”Déda e o cenário do 2º governo”, fazendo algumas análises políticas e administrativas. Naquele momento o blog alertou para o cenário que está acontecendo agora: “E agora o governo enfrenta um problema para reajustar os salários dos servidores. Está na chamada “guilhotina” e no máximo dará a recomposição da infração. Mas tem problemas sérios com várias categorias. E o governo tem culpa por conta de reajustes salariais equivocados e exagerados para apenas algumas categorias. E agora está colhendo o que plantou. É uma situação muito delicada”.

E agora, por conta de um reajuste linear de 5,7%, mas o cumprimento de um acordo com os delegados, de um reajuste passado, não dado, de 5%, o governo está prestes a enfrentar novas greves. O governador deveria ter chamado o feito a ordem e conversando com as categorias dos policiais civis e militares sobre o compromisso que tinha com os delegados. Faltou diálogo. Diálogo este que vem faltando ao atual governo não só na área administrativa e sindical.
O governador tem a faca e o queijo nas mãos. Nunca os policiais civis e militares tiveram aumento tão substancias e ganho reais como nos últimos quatro anos. Mas Déda não sabe capitalizar este fato histórico, não politicamente, mas administrativamente, através de um diálogo aberto e franco.

Por outro lado os lideres das duas categorias – as policias civil e militar – devem ter cautela, principalmente nos discursos que estão dando a imprensa. Ameaças como o “São João vem aí”, e outras, não são para o governador, mas para a sociedade sergipana, que paga seus salários e exige segurança. Ao fazer estas ameaças veladas eles extrapolam o direito de greve e passam para as ameaças a toda sociedade.

Enquanto categorias como os policiais militares e civis, magistérios, entre outros, que têm poder de mobilização, tiveram melhorias reais em seus salários nos últimos anos, uma massa esmagadora de servidores, que não têm poder de mobilização como os técnicos de nível médio e superior em várias áreas precisam de um Plano de Carreira urgentemente com um planejamento de recuperação salarial até o último mês do atual governo, ou seja, dezembro de 2014. Veja o que a Prefeitura de Aracaju fez nos últimos anos. Ou o leitor acha que Nivaldo Fernandes está quieto por qual motivo? O Plano de cargos e salários da PMA é real para todas as categorias.

Repete-se o governador deve tomar o feito à ordem, como comandante maior do Estado e da segurança pública. Sergipe hoje é exemplo para o país nos salários concedidos aos policiais militares e civis. As duas categorias ainda têm um longo caminho a percorrer. Mas sem ameaças, porque o governador passa, mas a sociedade está atenta e sabe discernir os interesses que estão por trás de ameaças veladas.

Direito de greve sim, mas sem ameaças, sem provocar pânico e com ética e respeito aos cidadãos sergipanos. E que o governador tome conta do seu governo, antes que seja tarde demais.

Notoriedade
Tudo o que o presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Antonio Moraes, queria era ganhar notoriedade midiática com o tumulto que provocou ontem na Assembleia Legislativa. Durante a discussão e votação do projeto de lei que trata do reajuste de 5,7% para os servidores públicos, ele gritou, esperneou e fez de tudo para chamar a atenção. Dizia-se contrário à inclusão no projeto de um reajuste a mais de 5% para os delegados de polícia, seus superiores imediatos. Daí não mediu esforços. Ele que sempre foi calmo, chegou a desrespeitar os parlamentares e anunciou um possível boicote à segurança dos festejos juninos.

Será candidato a vereador?
Na análise de várias pessoas, o policial sindicalista Antônio Moraes precisa mesmo ganhar notoriedade de alguma maneira. Ele pretende ser candidato a vereador de Aracaju no próximo ano. Portanto, uma possível prisão agora o levaria à glória eleitoral, já que o povo costuma lembrar das supostas ‘vítimas’ do sistema na hora de escolher um candidato. O blog prefere acreditar que o calmo Moraes teve um momento infeliz.

Deputado maracujá
Mesmo depois de acaloradas discussões entre deputados governistas e oposicionistas na sessão de ontem da Assembleia Legislativa, durante a votação do projeto de lei que estipula o aumento salarial dos servidores públicos em 5,7%, o deputado Francisco Gualberto (PT) achou tempo para fazer graça. Classificou o colega Zé Franco (PDT) como ‘deputado maracujá’. “É aquele que sabe acalmar os ânimos dos colegas nas horas em que é preciso”. Aí a platéia caiu na gargalhada.

Quer aliado melhor que esse
Nem a bancada de oposição, nem o pouco confiável Gilmar Carvalho, nem o neófito Capitão Samuel, nem o insustentável Zezinho Guimarães, nem o tucano Luiz Mitidieri. Somente a ‘aliada’ petista Ana Lúcia foi capaz de votar contra o reajuste salarial dos servidores públicos, estipulado pelo governador petista Marcelo Déda em 5,7%. Quer aliado melhor que esse?

Congratulações a ex-prefeito cassado
Antes da votação dos projetos na AL, ontem, 26, a deputada Ana Lúcia apresentou uma série de requerimentos a prefeitos que fizeram acordo com o Sintese para pagar o piso salarial do magistério. Mas a assessoria da deputada passou vexame: apresentou um requerimento de congratulações ao prefeito de Riachão Laelson Menezes. Laelson foi cassado há um ano e o prefeito atual é Ivan Macedo. Arrepare! Como diz, Osmário.

Recursos para a educação
O governador Marcelo Déda pediu ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), prioridade no julgamento de ação que visa ampliar o repasse de recursos federais para a educação do Nordeste. À audiência, ontem, 26, em Brasília, também compareceu o governador Eduardo Campos, de Pernambuco. Ambos representavam os nove mandatários do Nordeste, que subscreveram a ADPF 188 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental).

Salário-educação
O principal objetivo da ação é o de questionar a distribuição dos recursos do salário-educação. "Se o STF entender que o critério atual está equivocado e aplicar a tese dos governadores nordestinos, isto aportará um significativo aumento no repasse para educação dos estados do Nordeste", justificou Déda. Lewandowski é o relator da ADPF. De seu parecer depende a votação do recurso pelo plenário do STF.

Relatório
"Na medida em que nós vivemos uma forte crise fiscal, com dificuldades para manter os investimentos em educação e para remunerar melhor nossos professores, estes recursos viriam em bom momento", prosseguiu. "Por isto, pedimos ao ministro que desse prioridade à análise do processo objetivando permitir o julgamento da arguição pelo plenário da Corte. O ministro reconheceu a relevância do tema e se comprometeu em priorizar a apresentação de seu relatório".

Comparação
O desembargador alagoano Washington Luis, em recente entrevista à emissora de Rádio Correio, de seu Estado, ressaltou a segurança pública de Sergipe. Ele chegou a aventar a possibilidade de solicitar ao Governo de Sergipe reforço policial para a cidade de Piranhas, município alagoano vizinho a Canindé de São Francisco. Numa comparação, durante a entrevista, o desembargador salientou que o município sergipano tem 10 vezes mais policiais que Piranhas.

Emgetis
O blog recebeu diversos e-mails de servidores da Emgetis reclamando de um ofício da diretoria informando que qualquer assembléia da categoria só poderá ser realizada avisando com antecedência de 48 horas e autorização da direção. O blog só acreditou porque leu o ofício. Lamentável e proibir assembléia e manifestação de servidor é retroagir ao período ditatorial.

Seminário discutirá mandato
A deputada estadual Conceição Vieira (PT) realiza  hoje, 27, às 09h,  na sede da Ong Um Lugar ao Sol, um seminário sob o tema: "Construindo um Nvo Mandato", com a participação de assessores, lideranças e apoiadores de seu segundo mandato.  O objetivo é  avaliar os trabalhos do primeiro semestre da deputada na Assembleia e discutir o novo mandato que se inicia esse ano.Durante toda a manhã até o início da tarde, cerca de 100 pessoas participarão das atividades.

Aumento do Etanol
Em virtude da matéria publicada ontem no SE TV2, onde a ANP informa que o aumento do etanol nas distribuidoras foi de 10% e que nos postos chegou a 18%, o blog questiona: É verdade estes percentuais? E cadê a fiscalização? Cadê a ANP? Quem está com a razão? A sociedade agradece e também os próprios revendedores devem cobrar explicações. Ou não?

Primeiro emprego
O vereador Danilo Segundo (PSB) pediu ontem o apoio dos demais parlamentares da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para aprovação do Projeto de Lei que cria o 'Programa Primeiro Emprego' na capital sergipana, de sua autoria. De acordo com o vereador, é importante que a juventude tenha a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho, tão logo seja finalizado o curso universitário ou técnico. Danilo pediu ainda para todos subscreverem o referido PL.

Contra o racismo
A vereadora Rosangela Santana (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na sessão de ontem para registrar o falecimento de uma das principais lideranças negras do país, Abdias do Nascimento. Aos 97 anos de idade, o ‘Poeta da Igualdade’ faleceu no último dia 24 no Rio de Janeiro. Em homenagem, o Plenário da CMA fez um minuto de silêncio.

Mais verde
De acordo com o vereador Ivaldo José (PDT), é preciso priorizar os debates e ações voltadas ao meio ambiente na revisão do Plano Diretor (PD), pois Aracaju necessita de mais áreas verdes, chão de terra para facilitar o escoamento das águas pluviais. O parlamentar defende a criação de escoadouros naturais da água pluvial, para minimizar o alagamento de parte da cidade, quando ocorrerem chuvas torrenciais. Ivaldo chamou atenção ainda para o fato de que o asfalto dificulta o escoamento das águas acumuladas das chuvas.

Memórias Reveladas I
Sergipe foi o primeiro Estado a concluir a etapa inicial do projeto ‘Memórias Reveladas’, que tem o objetivo de preservar a história da luta política no Brasil no período da ditadura militar. Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Arquivo Público do Estado de Sergipe (Apes).

Memórias Reveladas II
Para a secretária Eloísa Galdino, o estágio avançado dos trabalhos em Sergipe demonstra compromisso. “Essa é uma ação que dialoga com a preservação da  memória do Brasil, do manuseio de documentos da história recente do Brasil. Um período de muita luta e acúmulo político da nossa jovem República. A ditadura militar não pode ser esquecida, para que nunca deixemos de valorizar e viver em plenitude a democracia tão duramente conquistada”, acredita.

PPS se prepara para eleições municipais
O PPS vem recebendo diversas adesões e se fortalece para disputar as eleições municipais em Sergipe, principalmente em Aracaju, foi o que declarou nesta segunda, 23, o seu presidente regional, Nílson Lima, ao fazer um balanço das expectativas do partido para enfrentar as próximas disputas eleitorais, durante evento partidário realizado para receber a filiação de Arnaldo Júnior, um jovem militante do movimento sindical da Saúde e que se destacou ao disputar a última eleição para deputado federal.

Apoio popular
Nílson ressaltou a satisfação da militância socialista em ter Arnaldo nos quadros do partido, pela sua história de lutas e de coerência, além de elogiar o comportamento político de Arnaldo nas últimas eleições, ao fazer uma campanha modesta, em termos de recursos materiais, mas contando com amplo apoio popular, em função das propostas que apresentou e discutiu com a população, principalmente no sentido de melhorar e humanizar os serviços que são prestados nas unidades de saúde pública.

Frente Parlamentar do Setor de Serviços
O deputado federal Laércio Oliveira lançou hoje, 26, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista do Setor de Serviços. O evento foi um grande sucesso e contou com a presença de mais de 230 pessoas entre deputados e presidentes de entidades representativas do Setor de Serviços do Brasil. Trata-se de um setor muito importante que corresponde a 60,5% do PIB brasileiro e segundo dados do IBGE, emprega cerca de 68% dos trabalhadores de carteira assinada.

Cohidro realiza 1º Ciclo de Palestras "Saúde e Bem Estar “
Com o objetivo de proporcionar aos servidores conhecimentos relacionados à saúde e a qualidade de vida, a Cohidro realiza nos dias 30, 31 de maio e 02 de junho, a partir das 9h, o 1º ciclo de palestras de Saúde e Bem Estar que acontece no auditório da biblioteca da Instituição. A primeira palestra será ministrada pela enfermeira Janete de Almeida que abordará o tema "Hipertensão e Obesidade". O segundo dia terá "Atividade Física e Saúde", discutido pelo personal trainer, Lúcio Marques Vieira, e Vanessa Cibele, nutricionista, encerrará o ciclo debatendo o tema "Alimentação e Qualidade de Vida"

Prefeitura e BNB firmam parceria em Propriá
O prefeito Paulo Britto assinou no início da noite da última quarta-feira, 25, um contrato de patrocínio com o Banco do Nordeste do Brasil, que tem agência em Propriá, para a realização do projeto "Criação do Monumento ao Bom Jesus dos Navegantes" que apesar de não ser o padroeiro da cidade é o santo que recebe mais adoração pelos religiosos e que tem como o seu ponto máximo a festa do Bom Jesus dos Navegantes que é realizada sempre no último domingo do mês de janeiro e atrai romeiros de todas as partes do Brasil.

Seminário discute direitos humanos e comunicação
Radialistas sergipanos, jornalistas, estudantes, comunicólogos, comunicadores populares, membros da sociedade civil organizada vão se encontrar no Seminário “Comunicação e Direitos Humanos”, realizado a partir das 19h de hoje,, 27, e durante todo o dia do sábado, 28, na sede do Sindiprev, localizado na Rua Villa Cristina, 222, Bairro São José. Informações em: www.institutorecriando.org.br

Realização
O evento é realizado pelo Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes), Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), Associação Brasileira de Rádios Comunitárias, Instituto Recriando, Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), União de Negros pela Igualdade (Unegro), Associação Abaô, Sindicato dos Radialistas (Sterts), com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (SINTESE).

Marcha das guardas municipais
No dia 24 de maio em Brasília foi realizada a III Marcha Azul Marinho, evento que contou com a presença de milhares de Guardas Municipais de todo o Brasil, a principal reivindicação é a aprovação da PEC 534/2002 que amplia as atribuições das Guardas.  O Senado já aprovou, faltando apenas ser aprovada na Câmara, foi formada uma comissão de parlamentares para mobilização da aprovação da PEC que tem como relator o Dep. Arnaldo Farias de Sá. O presidente do Sigma, Ney Lúcio pede o apoio da bancada de Sergipe em prol da PEC.

Cantina da Deso
E os servidores da Deso aguardam esperançosos que a nova diretoria da Deso coloque em funcionamento a cantina localizada na empresa. Já são nove meses com a cantina fechada.

Cosil no Valor
A Construtora Cosil foi assunto no Valor Econômico, um dos mais importantes jornais de economia, finanças e negócios do Brasil. O jornal divulga que a construtora, sediada em Aracaju (SE), prevê a retomada dos lançamentos em São Paulo ao longo deste ano, o que permitirá expansão de 46% no Valor Geral de Vendas no ano, para R$ 347,8 milhões. Vale lembrar que no ano passado, a Cosil entregou cinco obras e lançou outros cinco empreendimentos, com expansão de 25% nos dois casos. Uma notícia que confirma a ótima fase vivida pela Cosil.

Laércio e Elber no Sarau Entre Amigos
Amanhã, 28, acontece mais uma edição do "Sarau Entre Amigos". Os convidados serão: O Dep. Federal Laércio Oliveira (PR) e o Secretário de Estado do Turismo Elber Batalha Filho. As entrevistas são distintas. Os entrevistadores Ludwig Oliveira e Nivaldo Cândido contarão com vinte e cinco convidados especiais que irão interagir com os entrevistados: Artistas, jornalistas, professores, formadores de opinião etc. Clique no link abaixo e veja o site/blog com fotos das edições anteriores: www.entreamigosnatv.com.br

Djavan faz show em Aracaju
Um dos shows mais esperados da música brasileira contemporânea, o cantor Djavan apresenta "Ária" em Aracaju, seu primeiro disco apenas como intérprete em 34 anos de carreira. A ária é o momento mais esperado da ópera, o auge, o espaço privilegiado da sublime melodia. Ária, o novo CD de Djavan, é o momento em que uma das vozes mais bonitas do mundo dedica-se, pela primeira vez, exclusivamente a cantar, sem se preocupar com novas composições autorais. Esse belo espetáculo de Djavan acontece no palco do Teatro Tobias Barreto no dia 11 de junho, a partir das 21:00h. Os convites já estão à venda e os clientes Unimed tem 50% de desconto na inteira. Informações: 3179-1490.

ARTIGO

Verdades e mitos – Messias Gonçalves
É verdade que o ex-presidente Lula sancionou a lei do Piso do Magistério. Também é verdade que os benefícios

instituídos na referida lei, só abrangem aqueles professores que tenham formação de nível médio (antiga escola normal); que ensinam o ensino básico e que tenham a sua jornada de 40 horas semanais.
Também é verdade que existe a carreira do magistério. Neste caso, também estão todos acima dos considerados de nível médio, como por exemplo, aqueles que têm formação superior. Nesta carreira, existe um plano de salários que é anterior a lei do piso.
Verdade o é que quando o governo criou o piso quis assegurar pelo menos a isonomia entre todos os professores de nível médio, salários iguais independente da localização.  Com a implantação do piso, sem querer o governo criou um imbróglio para estados e municípios contra os demais professores.
Também é verdade que como nos estados existe o plano de salários do magistério, as entidades sindicais do País, quer que o mesmo índice de correção do piso, pouco mais de 15% em 2011, seja dado também aos que tem formação superior e que ensinem não somente a educação básica. É o famoso efeito cascata.
É verdade que todos os sindicatos tenham o direito de pleitearem junto aos seus governos e as prefeituras. Mas também é verdade que a lei do piso não estende para os outros de nível superior. Nestes casos, o que deve ocorrer é tentearem através de negociações, desde quando haja interesse por parte do governo assim como disponibilidade financeira para isso.
Toda categoria tem o direito de sempre defender e lutar para que a sua categoria sempre ganhe mais. É justo. Mais do que justo. Porém com responsabilidades. Não enganando os seus filiados e a população.  A deturpação que vem ocorrendo, inclusive com a conivência de setores da imprensa, não contribui em nada. Só faz atrapalhar. 
Também é verdade que neste momento onde o governo do estado acena para a implantação do tão sonhado PCCS, não se admite que ainda queiram brigar por gratificações. É melhor esperarem pelo governo. Até porque mesmo que ele contemple alguma categoria agora, quando implantar o plano, terá que incorporar.
Servidores da Saúde, do DETRAN, do DER/SE, Vigilantes e administrativos do estado, finalmente está chegando o que todos esperaram por muitos anos, que é o PCCS. Não se iludam com falsos salvadores da pátria. Em pouco tempo, estaremos agradecidos som o governador Marcelo Déda, assim como hoje estão os policiais, tanto os civis como os militares.
Sem querer ser o dono da verdade, essas são algumas verdades que devido às insistências de alguns devem ser escritas. Mentiras e mitos não poderão jamais sobressair da verdade.

DO LEITOR

Araripe  – Aldinha 
Não seria a beleza da arte envolta ao nu, uma forma de derrubar todas as máscaras?!
Quantos por ali passaram e quantas tramas foram silenciadas em tão belo recinto.
Como é belo o olho do artista, mostrou na fotografia a urgência de transparência.
Que seja o palácio de hoje como a flor amarela, representando o sol brilhando em nossos dias…
Que mergulhe na alma do poeta e sem pressa pra julgar, observe e analise o valor de transformar.
Que seja o museu de histórias verdadeiras e inventadas, um espaço para arte, de quem enxerga a vida de maneira bem sentida!
OS OLHOS ABREM OS CAMINHOS DA ALMA, O CORPO É BELO E A MENTE APRECIA.
SE A VERDADE USAR BENGALAS, COMO CORRER, VOAR, VIVER…?
PARABÉNS ARARIPE!De Alda Oliveira Santos (Aldinha)? é poetisa por excelência

O ensaio de Araripe – Juvenal de Cajazeiras   

O poeta nu

Queria mostrar-se inteiro
o tal poeta Araripe,
a rolinha e o traseiro,
lá no museu de Sergipe.

Foi a conselho da Musa
que ocultou esse pirralho
o que ele tem mas não usa
e o instrumento de trabalho?

Educação é tudo!!
Do leitor Sidney Cavalcante de Oliveira: “De acordo com o que venho acompanhando nos últimos dias, a respeito das greves em nosso estado, me coloco no lugar dos professores e concluo que é simplesmente inacreditável a falta de interesse da sociedade e de todos os governantes, não acreditar que a educação é, e sempre será, a única saída para evolução de todo o país. Mas todos dizem saber disso e mesmo assim a situação não muda. Porque será que educação ainda não é tratada como deveria? Vamos ouvir várias respostas, uns alegando falta de verba, corrupção etc., e outros poderão até falar que para o crescimento da nação, é necessário emprego, saúde, segurança, igualdade social etc. Concordo que os problemas citados acima são realmente um impasse para a nossa evolução, mas, insisto em dizer que se possuindo educação, todos eles deixariam de existir com o tempo. O que a educação tem em relação à segurança, saúde? Basta analisar com cuidado para se concluir que ela está em todo o lugar. Pessoas com educação, estudadas, conseguem mais oportunidades de prosperar na vida. Assim, usam menos a saúde, desafogando um pouco o outro sistema falho de nosso país. Com relação à segurança, com educação se tem um bom emprego, com bom emprego, para que roubar? Não iria acabar com os problemas de violência do país, pois infelizmente existem pessoas que nasceram para o mal e não tem educação que resolva, mas só de tirar aqueles que cometem delitos por necessidade já seria um grande salto nas estatísticas.Seriam necessários muitos outros parágrafos para descrever os benefícios da educação, do que bem que ela pode fazer a um país, com alguns anos de investimento pesado e sacrifício de uma geração para se obter o êxito em todas as outras. Mas são poucos os voluntários.Aonde quero chegar com isso? Não sou professor, mas acredito que essa classe deveria ser tão valorizada quanto às classes da saúde e segurança pública. Espero que a situação desses profissionais seja logo solucionada, só assim os futuros cidadãos podem voltar às salas de aula e estudar para que as próximas gerações não sofram tanto como a dos dias atuais”

Estacionamento Irregular
Do leitor Max Alberto: “O que me chamou atenção neste fato, foi o autor da infração: Um veículo de auto-escola que não estava em momento de aula, mas sim, estacionado e de forma irregular, o local da infração foi de frente para o Quartel

do Corpo de Bombeiros da cidade de Itabaiana-SE no dia de hoje, 26-05-11, onde existe sinalização horizontal e vertical informando a proibição do estacionamento como mostra na fotografia, o infrator quando indagado sobre a situação, debochou dizendo "pode anotar a placa", reafirmando uma outra infração,  que é circular sem a devida regularização do veículo. O veículo pertence a Auto-Escola Britense, do município de Campo do Brito-SE.Fica o questionamento: Como uma empresa que possui instrutores que agem desta forma vai formar condutores conscientes?”

Marginalidade a Solta
Do leitor Gustavo Mendes: “É Lamentável o número de assaltos que vem ocorrendo em Aracaju por bandidos utilizando Motocicleta, como também o roubo de motocicletas na nossa capital, pessoas que lutam para possuir um bem, financiam por longos anos e em segundos o que lutou pra conseguir ser tomado por marginais. O que impressiona é a inércia da Policia do nosso estado, parece que está tudo na perfeita ordem, Cláudio é impressionante, em Aracaju, possuo carro e moto a mais de 04 anos e nunca fui parado em uma chamada blitz, não se vê uma blitz em Aracaju, e quando tem, chamam a televisão para mostrar onde e quando vai ser, para justificar o que ganham, não vemos policiais nas ruas, não se tem um policiamento ostensivo, moro no Augusto Franco, lembro que há muitos anos atrás, na avenida Heráclito Rolemberg na entrada do Bairro  Santa Maria, vez o outra ficava carros da CPTRAN fiscalizando os motoristas, hoje em dia nem isso mais ocorre. Por outro lado se vê que o salário da Policia comparado ao que era melhorou muito, nesses últimos anos em comparação ao passado, principalmente da Policia Civil, ai fica a pergunta, e a qualidade do serviço prestado a população melhorou? Sou servidor Público e não acho certo só por que não ganho bem, prestar um mal atendimento a população, cabe a mim no dia em que não agüentar mais continuar no Serviço Público, estudar prestar um novo Concurso para algo que me traga um melhor retorno. Acho que a política se impregnou dentro da segurança pública de nosso estado, cada um tem os seus tubarões, para protegê-los, e nós, a população que nós protege? Somos obrigados a assistir todos os dias nos noticiários marginais “pintando e bordando” no nosso estado, será que o nosso Governador está cercado por pessoas incompetentes sem comando, será senhor Governador que o senhor não assisti noticiários da nossa capital? não ler jornais? ou o senhor só sabe das  noticias de Brasília? Tenha pulso forte Governador, sei que não deve ser fácil para o Senhor administrar tantos interesses de aliados, mais Governado garanto que a grande maioria da população Sergipana lhe deu as duas vitórias nas urnas pelo seu nome Marcelo Déda Chagas, e não por aliados oportunistas que lhe usou como trampolim, e que hoje não estão nem ai para seu Governo, para eles quanto pior melhor, o senhor está decepcionando milhares de pessoas que acreditarão no seu “Projeto de Mudança”, que até agora só ficou mesmo na primeira palavra “Projeto”.

Osama Bin Laden ressuscita na Seed
E-mail enviado por vários servidores da Seed: “Osama Bin Laden conhecido mundialmente pelos seus atos de terrorismo, morto alguns meses atrás, ressuscitou em Sergipe em específico na SEED. O então Secretário da SEED a mando do Governador do Estado vem aterrorizando todos os servidores desta Secretaria, ou seja, diminuindo das suas gratificações o percentual de 30%, gratificações essas percebidas há mais de 30 anos, inicialmente conhecida como Complementação e a partir de 2002 denominada GEARC. Ocorre que, os respectivos cortes estão sendo feitos da seguinte forma: 1 – O Secretário da SEED dá poderes aos diretores e chefes de departamentos para que os mesmos escolha quais subordinados tenham suas gratificações subtraídas; 2 – As autoridades máximas dos departamentos escolhem da seguinte forma quem vai sofrer com os respectivos cortes, aqueles que satisfizerem os anseios dos seus chefes não verão suas gratificações subtraídas, ou seja, os famosos BO;Em resumo, as subtrações nas chamadas GEARCS, estão sendo feitas a belo prazer dos grandes poderosos, gratificações essas que sempre foram pagas com recurso federal e não estadual. Diz nosso Governador que é uma forma de economizar, pergunto que tipo de economia é essa que tira do próprio servidor e dá aos Comissionados que a todo o dia aparece na SEED? O Secretário afirma que os cortes são para todos, isso é uma falácia, esses cortes estão sendo feito apenas dos servidores que não são apadrinhados, que não tem um político para evitar que isso aconteça.Como pode o Governo que paga um salário mínimo e que não dá um reajuste descente querer subtrair das gratificações dos servidores que recebem a mais de 30 anos? O mais absurdo é que estes cortes estão sendo feitos sem nenhum aviso prévio, estão cortando e os servidores só ficam sabendo quando recebem os seus contra-cheques. Não nem tempo para os servidores se programarem. É um total desrespeito. Outro absurdo é o que estão fazendo com os motorista da SEED, aqueles que recebem GEARC para trabalhar oito horas, estão sendo ameaçados, ou seja, o motorista que recebe GEARC não pode receber diária quanto viajam. Nesse caso fica a livre escola do servidor (motorista) de escolher. Esquecem esses poderosos que existe uma lei que diz que quando um servidor se desloca do município ao qual trabalha tem direito a perceber as diárias.Pergunto, se o Secretário e Diretores viajarem ficarão sem receber as suas diárias já recebem também GEARC?”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"O irracional respeito à autoridade é o maior inimigo da verdade”. Albert Einstein.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais