Das pesquisas e da cabeça do eleitor

O leitor que acompanha este espaço há quase quatro anos sabe que o titular deste blog defende que as pesquisas eleitorais sejam apenas para consumo interno dos partidos e não tenham divulgação pública. Por várias razões, já que a Justiça Eleitoral pede o registro, mas deixam os institutos a vontade para usarem as metodologias que desejarem.

 

Por conta desta rejeição as pesquisas este jornalista enfrenta alguns processos desde 2006 por

Manchetes às vesperas das eleições 2006. Déda deveria colocar este quadro na ante-sala do seu gabinete, para lembrar como são as pesquisas em SE.
conta de algumas que foram divulgadas naquele momento. Mas para relembrar como foram as pesquisas naquele ano está publicando a foto ao lado com as manchetes de alguns jornais. Elas (as manchetes) falam por si. Não precisa escrever mais nada.

 

Ontem, 08, o semanário Cinform publicou uma pesquisa eleitoral. Nada demais se o jornal não publicasse nenhuma análise sobre o assunto. Sem falar que a pesquisa não foi manchete principal e a editoria optou pela manchete “Orgasmo não é o único objetivo delas no sexo”.

 

Há cerca de seis meses o mesmo semanário tinha publicado uma pesquisa. A comparação, que deveria ser o fruto da análise não foi feita. Se tivesse publicado a análise comparativa o leitor perceberia que de lá para cá, mesmo ficando 100 dias fora do governo, Déda subiu quatro pontos percentuais e João Alves continuou estagnado. Sem falar no índice alto de rejeição do ex-governador.

 

Uma pesquisa eleitoral tem que divulgar toda metodologia. Desde a população que serviu de base para formulação da amostra populacional, em que dados se baseou estas amostras e outros dados, até mesmo comparando com a pesquisa anterior.

 

Por enquanto este blog vai ficar por aí, mas com base em dos eventos que participou em São Paulo, sobre pesquisas eleitorais, não vai deixar passar em branco as pesquisas divulgadas este ano em Sergipe, mesmo sabendo que a divulgação delas pouco influencia a cabeça do eleitor sergipano. A história está aí para desmoralizar muitas delas.

 

Deu na coluna Painel da FSP, de hoje, 09

Sacudido. Em pleno calvário do DEM, o ex-governador de Sergipe João Alves alcançou 37,6% das intenções de voto, contra 42,6% do atual ocupante do cargo, Marcelo Déda (PT), em pesquisa encomendada pelo jornal “Cinform” e realizada entre 23 e 25 de fevereiro.

 

Assaltos ao lado do Palácio de Veraneio

Uma onda de assaltos (um meliante de bicicleta) vem assustando quem mora vizinho ao Palácio de Veraneio, na Farolândia. O mais recente foi ontem, 08, às 19h30 uma jovem foi assaltada pelo meliante que fica rodando o local de bicicleta esperando os moradores chegarem as suas casas.

 

PM`s dizem que não podem fazer nada

A revolta dos moradores é que no local fica uma guarita com policiais militares que fazem a guarda do Palácio. Eles dizem que não podem fazer nada. Não fazem porque os assaltos não são com seus parentes. Não é apenas um policial, são vários por turno e não seria nada demais que eles atendessem o clamor dos moradores.

 

Moradores vão fazer guaritas

Como o local tem apenas duas entradas (e saídas) os moradores vão colocar duas guaritas e fechar as ruas, como já acontece em vários locais.  Aí, num instante vai aparecer “otoridade” protestando. O mais revoltante é que policiais militares pagos com o dinheiro público vêm os assaltos e não fazem nada porque estão “guardando” o Palácio.

 

Cone aéreo: quem fiscaliza? Omissão da Infraero

O leitor João Batista F. Lima postou ontem um comentário questionando a fiscalização do chamado cone aéreo em Aracaju. Estão construindo diversos espigões numa área bem próxima ao aeroporto. Ele já fez consulta a Infraero e até o momento nada. A Emurb está autorizando a construção de espigões na área do cone aéreo?

 

De novo Dom Henrique

Quando este jornalista, há poucos dias, criticou o bispo auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Costa, por conta de um artigo publicado no JC sobre o Big Brother, onde ele mostrou total interação com o programa, recebeu algumas criticas. Pois bem! Quem leu o artigo de Dom Henrique no JC de domingo pode perceber que tem algo errado com o bispo.

 

Dom Henrique fundamentalista

O texto mostra com clareza que Dom Henrique é de um conservadorismo sem igual. Dom Luciano seria um iniciante na matéria para o que esse bispo escreve e, portanto, pensa. Depois de criminalizar movimentos como o MST em outro artigo, no último domingo, ele escreveu sobre questões que, em nome de combater posições de países da Europa, ataca como um fundamentalista qualquer posição que seja diferente da visão religiosa. Ele escreve que “a experiência religiosa é um valor imprescindível para a humanidade…” e que o homem só deve existir enquanto fiel a Deus. Há alguma diferença entre o que ele pensa e o que os fundamentalistas muçulmanos pensam?

 

Erramos na ajuda a Riachuelo

Da relação que o blog publicou ontem que recebeu ajuda do governo, através de um fundo, para o carnaval, foi cometido um erro. O blog errou ao inserir o município de Riachuelo que não recebeu recursos, nem realizou carnaval.

 

João vidente

Na bonita homenagem feita num caderno especial no último domingo, no jornal da família Alves, a senadora Maria do Carmo, o ex-governador João Alves Filho ao fazer uma declaração de amor revelou que desde jovem tem o dom da quiromancia, ao ler mãos de estudantes. É pelo jeito, se ele ainda tiver este dom da quiromancia e ler as próprias mãos saberá direito o caminho que deve tomar nas eleições deste ano.

 

Invasão de sinal

A SMTT deve aproveitar este momento, onde está realizando mudanças nos radares e fotosensores de Aracaju, para resolver um grave problema: o sinal do farol da Unit, para quem vem da universidade e vai para o centro pela beira mar não é respeitado por muitos motoristas e motociclistas. Sempre ocorre acidente naquele local. Se colocar um foto sensor pelo menos vai reduzir a invasão do sinal vermelho.

 

Iluminação em avenidas

Em várias avenidas, a noite, tem trechos que ficam completamente as escuras com a iluminação totalmente apagada. O mais interessante é que parece que existe uma espécie de “rodízio”. Será de propósito? Com a palavra a Energisa. E a Prefeitura, quem paga a iluminação o que acha disso tudo?

 

Quinta coluna em SE

Vários leitores estão enviando e-mails criticando o delegado Paulo Márcio que de importante auxiliar do governo resolveu escrever “pelos cotovelos” e atacar a cúpula da SSP. O blog não vai publicar nenhuma critica ao delegado, por entender que o mesmo é um quadro capacitado e intelectualmente preparado, só necessita de um tempo para repensar alguns atos. O problema é que ele está passando a imagem que atua na quinta coluna com a finalidade de desestabilizar o governo.

 

Socorro em boas mãos

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, está demonstrando em pouco tempo que é um político promissor. Em pouco mais de um ano já implantou diversos projetos beneficiando várias comunidades. No último sábado, 6, reuniu todos os secretários e realizou uma audiência pública com os moradores do conjunto Jardim, um  dos mais problemáticos de Socorro, mas que vem tendo uma atenção muito especial da administração. Também inaugurou duas praças e deu ordens de serviços.

 

Orlandinho pede licença e Marcondes Marinho assume

Até o dia 16 de março, o atual vice-prefeito de Canindé de São Francisco, Marcondes Marinho estará na função de prefeito em exercício. O prefeito, Orlandinho Andrade, pediu afastamento para tratamento de saúde e resolveu neste período passar a função administrativa para o vice-prefeito, que assumiu durante ato de posse do secretariado municipal, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

 

Confiança

Durante o ato de transmissão do cargo, o prefeito Orlandinho Andrade fez questão de ressaltar que tem ao seu lado um político que representa a comunidade da “velha” Canindé, uma personalidade de extrema confiança. “Marcondes terá neste momento uma oportunidade para demonstrar a comunidade canindeense, a importância e relevância que ele sempre teve ao nosso lado, trabalhando para trazer a paz para a nossa cidade, assim como o respeito e a confiança junto ao mundo político sergipano”, disse Orlandinho.

 

Seinfra e Cehop comemoram o Dia Internacional da Mulher

 Na manhã de ontem, 8, as servidoras da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) começaram o dia participando de uma confraternização do Dia Internacional da Mulher. O evento aconteceu no auditório da Cehop. O início do encontro contou com um breve histórico a respeito do porquê de a data ser comemorada. Em seguida, a servidora mais votada como exemplo de figura feminina da Cehop foi revelada e recebeu um buquê de flores do presidente do órgão, Antônio Carlos dos Santos.

 

SEEL e SEAD empossam coordenadores I

Em solenidade realizada na manhã de ontem 8, no auditório do Sindiprev, à rua Vila Cristina, aconteceu a assinatura de contrato temporário e posse dos 45 educadores, selecionados em concurso público para exercer as atividades de Coordenadores de Núcleo de Esporte Educacional, do programa  Segundo Tempo. O Programa ‘Segundo Tempo’ chegou para oferecer esporte, lazer e educação aos brasileiros.

 

SEEL e SEAD empossam coordenadores II

Em Sergipe essa realidade não é diferente. Inicialmente o programa será lançado em 38 municípios, atendendo a 10 mil alunos. “Em uma segunda fase, possivelmente na renovação do convênio, o programa atenderá aos 75 municípios sergipanos num total de 55 mil alunos”, lembrou Achiles Silveira, da SEEL, coordenador geral do programa.  O programa ‘Segundo Tempo’ é resultado de um convênio firmado entre o Governo Federal e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL). “Sergipe deixou para trás estados com maior peso federativo, como São Paulo e Rio de Janeiro e saiu na frente na execução do programa, conseguindo descentralizar o “Segundo Tempo”, comemora o secretário do Esporte e do Lazer, Mauricio Pimentel.

 

Hoje, 9, acontece a Palestra “Estude e Trabalhe no Canadá”

A palestra “Estude e Trabalhe no Canadá” que acontece em Aracaju  hoje, 9 de março, às 19:00, no Hotel Real Classic, na Orla de Atalaia tem como objetivo fornecer de forma prática e direta, informações sobre a International Travel e Programas de Intercâmbio,  focando principalmente os Cursos de Idiomas e Programas de Estudo e Trabalho da Vancouver English Centre. O evento será realizado pela International Travel Agência de Intercâmbio, a escola canadense Vancouver English Centre (VEC) e a Confidence Câmbio. No dia será lançado o Grupo International Travel 2011 e haverá o sorteio de brindes e de uma bolsa  de estudo que contemplará  4 semanas de curso intensivo (26 horas por semana), taxa de matrícula e o material didático. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (71) 3271-4252 ou por e-mail (info@internationaltravel.com.br).

 

DO LEITOR

 

Sobre pesquisas

Do leitor Edson Júnior: “Como seu leitor, sei de sua opinião sobre pesquisas de opinião e por essa razão não pedirei análise sobre os números divulgados para as eleições 2010 ao governo do estado no semanário Cinform desta semana. Mas essa primeira pesquisa do Instituto Dataform provoca certa inquietude e tira a soberba de alguns membros do DEM, que falam e falam em pesquisas preocupantes para o governo, mas que não se confirmam, nem nos números, nem no cenário político das composições e muito menos no boca a boca da população via participação nos programas radiofônicos matutinos. Vamos à pesquisa.  Por exemplo, na induzida, Déda tem 42,6%, João Alves, 37,6%; Pastor Arivaldo, 2,4%; Nilson Lima , 2,4%; João Nascimento mesmo sem participar da eleição para o governo, foi lembrado por 1,2% dos consultados. Nulos / Brancos , 6,2%, Não Sabem / Não Responderam, 5,7% e Indecisos, 1,8%. No caso do último candidato (João Nascimento), ele não deveria constar na induzida e sim na espontânea, certo? Bem, nesse caso, o resultado da pesquisa dá vitória de Marcelo Déda já no 1º turno. Na espontânea, o resultado também confirma, com folga, Déda no 1º turno.Analistas de pesquisas consideram que os números da espontânea são mais confiáveis e refletem uma tendência quase nula de alteração. Sendo assim, Déda venceria João com mais de 155 mil votos de diferença. O número de eleitores em Sergipe, em 2009, foi de 1.378.230, segundo dados do TSE. Somados os índices de Nulos / Brancos, Não Sabem / Não Responderam e Indecisos, teríamos 13,7%, ou 188.817 eleitores. Como o índice de rejeição de João é de 26,5%, e Déda é de 20,3%, a diferença pró Déda aumentaria em cerca de mais de 11 mil votos, ou seja, a diferença final giraria em torno de 166 mil votos, o que corresponderia algo em torno de 12% dos 1.378.230 eleitores de 2009. Apenas relembrando o resultado final das eleições para governo em 2006, em que Déda ganhou no primeiro turno com 7,44% de diferença sobre João:Marcelo Déda, 52,46%; João Alves, 45,02%; João Fontes ,  2,12%; Professor Celestino, 0,26% e Adelson Alves ? 0,14%.Outras pesquisas ainda virão, mas do jeito que a cozinha da oposição está desarrumada, com dificuldades na montagem de chapas e amargando declínio da candidatura Serra, o DEM não tem motivos para alegria, aliás, a forma ostensiva e belicosa com que membros do partido ocupam os rádios e outros espaços, inclusive invadindo organizações da sociedade civil, é uma pista do desespero. O que fica claro é que a sociedade está percebendo em atos, fatos e números, a diferença entre as pré-candidaturas e parece que as eleições já começam a dar alguns contornos para a disputa ao senado. Alguém deve entrar para que dois saiam da disputa. Mais vale um passarinho na mão que nenhum voando”. Edson Júnior.

 

Resposta sobre nota do Sindifisco publicada ontem

Do leitor Francisco Sérgio de Argôlo, auditor técnico de Tributos I, pós-graduado em direito tributário: “Nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e outros, todos os integrantes da carreira fisco, atuam nas mais diversas áreas de fiscalização do ICMS, ou seja, não existe “Reserva de Mercado” Ou “Engessamento”, da máquina arrecadadora estadual, assim como, existe no Estado de Sergipe, ou seja, os Auditores I, só podem fiscalizar isso, os Auditores II, só podem fiscalizar aquilo. Portanto os quadros do fisco nesses supracitados estados tendem a ser menor, pois o pessoal do fisco pode ser alocado pela administração, para qualquer área de trabalho. Bom para o Governo, bom para os contribuintes honestos e bom para a sociedade, pois o combate a sonegação será mais eficaz, conseqüentemente mais investimentos em obras sociais”.

 

Ainda sobre o Sindifisco

Da servidora Elenita: ”Sobre os  comentários postados na sua coluna nesta segunda-feira (NOTA DO SINDIFISCO), gostaríamos de esclarecer que esse suposto “pequeno grupo de auditores” na verdade representa a categoria (Auditores Técnicos de Tributos II) que ingressaram no fisco sergipano através de concurso público, cuja exigência era a formação de Nível Superior. A despeito do que disse a nota veiculada nos jornais de domingo, a entidade representativa dessa categoria, o SINDAT teve a sua legalidade reconhecida através da sentença decretada pelo Juiz do Trabalho, Ariel Salete de Moraes Junior, conforme acórdão n° 00729-2006-002-20-00-3 TRT. Vale lembrar que alguns dispositivos da Lei Complementar 67/2001 foram julgados inconstitucionais pelo TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DESERGIPE (ADI n° 001/2006), por ter reenquadrado os Fiscais de Tributos I (cargo de nível médio) no cargo de Auditor Técnico de Tributos I, cargo de nível superior, numa explicita burla a investidura sem concurso público.Esclarecemos também que o número de vagas disposto em lei para essa categoria é de 120. Entretanto, como há mais de 20 anos não se realiza qualquer concurso público, parte desses auditores foram se aposentado, de forma que hoje somente existem 41 profissionais (ATT II) que atuam na fiscalização de grandes empresas em áreas específicas, tais como: comunicação, energia elétrica, PSDI etc, o que torna claro e evidente a necessidade de realização de concurso público para esse cargo. Quanto ao excedente no quadro de auditores, se este existe, certamente não é no cargo de Auditor Técnico de Tributos II, pelas razões acima citadas”.

 

Como ter eleições sérias, democráticas e sem abusos

Do leitor Gilton Santos Freire: “Não há como se falar em processo democrático com os gastos absurdos  com a utilização de recursos públicos desviados e aplicados em favor de candidaturas políticas partidárias principalmente de quem está no poder, não deixando de existir para candidaturas fora do poder, mas em busca do poder, o pior é que tudo isso ocorre para a manutenção de praticas corruptas o que mantém projetos políticos corruptos no poder. Não há qualquer necessidade de volumes astronômicos de dinheiro para campanhas políticas partidárias e eleitorais sérias, pois bastava os recursos para divulgar os partidos os nomes dos candidatos e suas propostas para os cargos que concorressem coerentes com as necessidades da sociedade e de quem necessita dos seus serviços.No entanto para que serve os altos volumes de recursos financeiros, apenas para mostrar altos volumes de campanha, e compra de votos através de recursos e pagamento a lideranças de diversos tipos e caráter para captação de sufrágio, na verdade não há hoje grandes lideranças populares em Sergipe e em boa parte do Brasil, há grandes arrecadadores de dinheiro e estrategistas para distribuição deste dinheiro para a compra de votos, basta observar que há muito tempo as lideranças municipais e regionais não tem ocupado espaços na Assembléia Legislativa, as lideranças comunitárias tem dificuldade para chegar as Câmaras de Vereadores dos seus municípios, isso simplesmente porque está institucionalizado, GANHA ELEIÇÕES QUEM GASTA MAIS, OU SEJA QUEM COMPRA MAIS VOTOS. Mas há possibilidades concretas de evitar este abuso e deve ser evitado, primeiro o povo precisa se mobilizar sempre, buscar a conscientização política partidária, buscar a organização e participação dos processos políticos eleitorais, estimular as lideranças populares a participar e em outro aspecto o PODER JUDICIARIO aplicar de forma rápida e basta que se cumpra os prazos do processo eleitoral, para termos grande redução nos ABUSOS DO PODER POLITICO EECONOMICO NAS ELEIÇÕES, além é obvio do PODER JUDICIARIO, aplicar a lei com total autonomia entre os poderes e seus representantes, utilizando as suas prerrogativas constitucionais e a FORÇA DOS SEUS CONHECIMENTOS E DOS SEUS CARATER, que acreditamos ser de homens e mulheres de espírito publico, alto saber jurídico e reputação ilibada”. Gilton Santos Freire  – Natural de Riachão do Dantas /SE  Profissão Advogado.

 

Providências

Do Leitor Abrahão Crispim Filho: “A direção do Shopping Riomar juntamente Augustu”s Produções precisam tomar providências urgentes em relação à circulação de vendedores irregulares que ficam nas proximidades do referido centro de compras. É impressionante o grande número de cambistas que vendem ingressos das festas que acontecem em nosso estado, situação essa que acaba atrapalhando a circulação das pessoas, criando um grande tumulto dentro e fora do shopping. Quem pretende comprar na Central da Folia ou que vão ao shopping em busca de lazer, ficam prejudicados no seu livre acesso, além de passarem pelo constrangimento imposto pelos cambistas.  Abrahão Crispim Filho, é jornalista”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Um homem não está acabado quando ele é derrotado, mas quando desiste”. Richard Nixon.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais