Das traições, da ética e do caráter na política

Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas idéias e a nobreza dos seus ideais. Essa frase, do inesquecível Charles Chaplin, deveria estar moldurada em um quadro, nos quartos dos políticos brasileiros, para que quando acordassem, logo cedo, aproveitassem para refletir sobre suas ações e atos. Infelizmente, hoje em dia, poucos podem discursar e ter como mote seu caráter, suas idéias e seus ideais.

 

A traição na política é algo considerado normal para muitos. Conversam com um candidato neste momento e daqui há pouco recebe seu adversário como se tudo fosse normal. Este ano, na política de Sergipe, como este espaço já escreveu há algum tempo o prato principal é o peixe traíra, com muitas espinhas. Mas alguns políticos acham tudo normal e até brincam com a situação. Na coluna de Rita Oliveira, no Jornal do Dia, recentemente, o candidato a vice, Nilson Lima, do PPS, chegou a dizer que “a traíra estava uma delícia”, regozijando-se após jantar no bar de Dores que serve o peixe famoso.

 

Não é que a moda da traição esteja distante das eleições sergipanas. Muito pelo contrário: as traições ocorrem diariamente, a cada minuto. Viraram parte, e parte desagradável da cena política, que jornalistas e outros observadores cansaram-se de denunciar.

 

Onde está o problema então? É que o escândalo das traições deveria ser objeto do repúdio de quem faz política. Espera-se das lideranças que querem assumir o comando da democracia brasileira que façam um exercício explicito de valores, que mostrem a sociedade rumos para uma vida melhor, não para a total degradação dos valores morais que o povo, especialmente aqui pelo Nordeste, terra de homem que dá a palavra e força nenhum no mundo o faz trair o compromisso firmado.

 

Agora, quando lideranças acham que trair é o caminho natural, que trair é uma delícia… e pior, trair é a base do seu sucesso eleitoral,confirmando que na vida pública interessa o resultado, os princípios podem  ficar na mesa do bar das traíras, aí é de dar medo nas pessoas de bem. E logo Nilson Lima, quem diria….

 

Voltando ao princípio deste artigo, o caráter, suas idéias e a nobreza dos seus ideais deveriam continuar na mesa dos políticos, principalmente daqueles que pretendem administrar o destino de uma população. O que vale para muitos na política hoje são os compromissos pessoais. E o caráter e seus ideais ficam apenas nos palanques da vida.

 

Senadores e o feito a ordem

O governador Marcelo Déda parece está disposto a colocar o feito a ordem na questão das candidaturas governistas ao Senado Federal.Teve uma reunião demorada com Amorim e Valadares, para mapear todos os problemas existentes. A ordem é chamar as lideranças e se não quiser votar nos dois senadores agradecer a atenção e que procure o outro lado. Não existe meio aliado. Ou é governista, ou não.

 

Debate sobre Energia Nuclear, amanhã, 30 I

Uma oportunidade ímpar para debater sobre energia nuclear com quem entende realmente do assunto. O Instituto Sócio Ambiental Acauã, a CUT e o Sindijor, estão organizando nesta sexta-feira, 30,às 19h, no auditório da CUT ( rua Porto Folha, 1039, esquina com Permínio de Souza), um debate com dois técnicos de renome internacional.

 

Debate sobre Energia Nuclear, amanhã, 30 II

Participarão do debate, Muriel Ruef, advogada especializada em Direito Ambiental na França. Muriel  participa ativamente de  várias ONGs na área ambiental e é assessora de uma equipe de Advogados do Greenpeace Francês. E também Paulo Mário, doutor em Ciências da Engenharia, Coordenador da Rede Sergipe de Energias Renováveis e Professor de Engenharia Mecânica da UFS.

 

Agradecimento e esclarecimento

O blog agradece aos seguidores do espaço no twitter, que em poucos dias da entrada nesta rede social já chegam a quase 400. E esclarece também que este jornalista não entrará em nenhum debate com alguns “profissionais” que, desesperados, agridem, não só este espaço, mas outros da imprensa sergipana. Em respeito a uma dúzia de leitores deste blog e aos que lhe seguem no twitter. Os cães ladram e a caravana passa.

 

Caso Almeida Lima

No caso de Almeida Lima com João Alves em Simão Dias, contra as fotos não há argumentos. O que você, caro leitor, acharia se estivesse num evento, passasse primeiro o governador com sua comitiva e depois o ex-governador com suas lideranças? Mas é preciso aguardar o horário eleitoral.

 

Outro que não assume

E o candidato a deputado federal pelo PSC, André Moura, tem mais trânsito com aliados de João do que com o governo. Na última terça-feira, 27, à noite, participou, em Lagarto, de uma festa no sítio do vereador Bruno. Não pediu votos para Déda em nenhum momento, pelo contrário, seus assessores faziam questão de elogiar João Alves. André prefere João e não anuncia por conta do horário eleitoral. Sem falar em Itaporanga, onde os Mandarinos deixam claro suas opções de voto.

 

Pensão para ex-esposa

O Ministério Público está recebendo nos próximos dias uma grave denúncia. Em um importante órgão público, para pagar a pensão da ex-esposa uma autoridade resolveu nomear para um alto cargo em comissão o cabeleireiro da ex-digníssima. O cabeleireiro, é claro, nunca foi trabalhar, pois apenas é um laranja da ex-esposa. Um servidor do órgão descobriu tudo e está encaminhado para o MPE e para imprensa. Se a documentação chegar para este blog tudo será divulgado.

 

Agenda candidata Avilete Cruz

Agenda da candidata do PSol, Avilete Cruz para esta quinta: Organização de Materiais Gráficos de Campanha; Contatos com Empresas de Publicidade para a viabilização do Programa do horário Eleitoral na Televisão e Rádio; Entrevista com jornalista do Cinform.

 

Agenda candidato Leonardo Dias

Pela manhã Leonardo Dias (PCB) estará ministrando aulas em escolas particulares da capital.Pela tarde está planejada uma reunião de Leonardo com representantes de grêmios estudantis de escolas de Aracaju ligados à União da Juventude Comunista (UJC); em seguida, estará reunido com a Coordenação da Campanha Sergipe no Século 21 para tratar da sede do Comitê Eleitoral 21. No final da noite de ontem, para prestigiar a cultura sergipana, Leonardo Victor Dias, os candidatos a Vice Governador Euton Dantas e a Deputado Federal Sakay Brito estiveram no Teatro Tobias Barreto para acompanhar o segundo dia de encenação da peça “A grande Serpente” pelo Grupo Imbuaça que estará completando 33 anos em agosto.

 

Agenda Marcelo Déda

Pela manhã, entrevista a rádio Jornal AM. No final da tarde  mini-carreata no conjunto Augusto Franco, em Aracaju, saindo da praça da Juventude.

 

Pagamento da PM

E em pleno período eleitoral acontece uma falha na folha de pagamento, justamente da PM que estava programada para receber no dia de ontem. Um gol contra é ruim para o governador. Um equívoco deste tamanho provoca um estrago sem precedentes. Imaginem mais de 5 mil policiais militares tentando sacar o dinheiro que não entrou na suas contas? Deste jeito não há candidatura que resista.

 

Esclarecimento da SEAD

A Secretaria de Estado da Administração (SEAD) esclarece que a troca das datas do dia de pagamento dos servidores da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros verificada no Calendário de Pagamento 2010 foi devido a um erro de digitação quando da produção do referido calendário, que é elaborado pela SEAD e aprovado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). A SEAD lamenta o equívoco, ao mesmo tempo em que pede desculpas aos policiais e bombeiros militares pelos eventuais transtornos sofridos. Informa ainda que a data de pagamento no mês de julho desses servidores é dia 29. As demais datas de pagamento permanecem inalteradas.

 

Sobre falta de água em povoado de Poço Verde

A direção técnica da Deso enviou o seguinte esclarecimento: “sobre a falta de água no povoado Saco do Camisa ou Ventoso, em Poço Verde, divulgada em sua coluna de ontem, quero informar que, de fato, o abastecimento foi afetado, em razão de ajustes que estão sendo feitos, o que é natural em sistemas novos como aquele.  O sistema projetado, executado e posto em funcionamento, tem o acionamento de seus equipamentos, via timer, que não tem se revelado adequado para as condições da região”.

 

Mudando sistema de acionamento

A direção técnica informou ainda que por este motivo estão mudando o acionamento, que doravante será via rádio e muito mais confiável. Com esta troca, o sistema passará a funcionar com maior confiabilidade, o que, certamente, evitará o constrangimento da população pelas eventuais falta d’água. “Ciosos do nosso compromisso para com a sociedade, tão logo tomamos conhecimento dos fatos, acionamos nossos técnicos visando encontrar a solução para o caso”, esclareceu o diretor técnico Juarez Carvalho.

 

Debate PSOL

O partido Socialismo e Liberdade –  PSOL/SE realizará na próxima sexta, 30, mais um Debate Público Programático das candidaturas do partido para a disputa eleitoral 2010, com o tema “Reforma Urbana”. O debate será realizado às 19hs no Sindicato dos Petroleiros de Sergipe – Sindipetro, localizado na Rua Siriri, n° 615, centro. Para expor suas idéias e bandeiras, o PSOL convidou o MOTU para falar sobre o movimento e suas posições sobre o ordenamento urbano em Aracaju, além disso a militância do PSOL está estudando o tema que faz parte de um dos 5 eixos propostos pelo seu candidato a presidente, Plínio de Arruda Sampaio.

 

Edvaldo é diretor do Observatório de Consórcios

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, foi empossado nesta quarta-feira, 28, como diretor-geral do Observatório de Consórcios Públicos e do Federalismo Brasileiro, uma iniciativa da Caixa Econômica Federal e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) apoiada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A entidade também conta com a participação de alguns ministérios e entidades não-governamentais. A posse de Edvaldo e do conselho dirigente aconteceu no auditório do Ministério das Cidades, em Brasília. O Observatório acompanha e orienta municípios e estados que realizam obras em parceria com a União.

 

Experiências existentes

“Já estabelecemos um Plano de Ação, cuja primeira meta é recolher todas as experiências de consórcios públicos existentes no Brasil”, informou Edvaldo Nogueira, lembrando que, com o advento da Constituição Federal promulgada em 1988, os municípios brasileiros ganharam status de entes federados, o que os permite criar consórcios para resolver problemas comuns, como os dos aterros sanitários. “O problema é que os consórcios esbarram em trâmites burocráticos, incompreensão, e para que a cooperação solidária funcione é preciso mudar essa cultura”, disse.

 

Entrega de casas em Tobias Barreto

A secretária de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva, realiza nesta quinta-feira, 29, às 10h, a entrega de 24 casas populares para dezenas de famílias de Tobias Barreto, município distante 127 km da capital. O evento será realizado no Povoado Queimada Grande.

 

Denuncie os crimes eleitorais

Ouvidoria do TRE/SE: (79) 2106-8777. E-mail: ouvidoria@tre-se.gov.br ou ainda por correspondência preenchendo o formulário eletrônico no site www.tre-se.gov.br.O prazo para as respostas às consultas é de 03 (três) dias. Na Procuradoria Regional Eleitoral: Enviar, por correio, a documentação endereçada à Procuradoria da República em Sergipe, situada na Avenida Beira Mar, nº 1064, Praia Treze de Julho, Aracaju/SE, CEP 49020-010: Enviar para o e-mail denuncia@prse.mpf.gov.br ou preencher  formulário site www.prse.mpf.gov.br

 

Defensor Geral toma posse nesta quinta-feira

Foi definida, através de eleição realizada na segunda-feira, 26, a lista tríplice para a escolha do novo Defensor Público Geral. A lista foi enviada para o governador do Estado que já definiu quem assumirá o comando da Defensoria. O defensor público Raimundo José de Oliveira Veiga, que ficou em primeiro lugar com 66 votos, foi o escolhido e tomará posse nesta quinta-feira, às 9h no Palácio dos Despachos. 

 

NPD promove o 1º Chá de Cadeira, dia 30

Sentar não para esperar, mas sim discutir o audiovisual. Este é o objetivo do 1° Chá de Cadeira realizado pela Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esportes (Funcaju) da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, Aracaju-SE | Olhar Brasil em parceria com o Ministério da Cultura/ da Secretaria do Audiovisual. O evento ocorre no dia 30, sexta-feira, e como manda a tradição, o chá será servido às 17 horas.

 

DO LEITOR

 

Zé Almeida

DO leitor José Firmo: “Caro Cláudio Nunes, não costumo participar aqui em seu Blog em questões que envolvam políticos, mas não resisti à essa de Zé Almeida.Será que ele pensa que todos esquecem-se das encenações por ele feitas no Senado? Será que ele considera a guinada que ele deu uma simples mudança, comparável às mudanças ou acomodações ocorridas ao longo de anos ou de décadas ou às mudanças, digamos, sutis dos outros políticos por ele citado? Eu também não concordo muito com essas mudanças de lado, de grupos, de concepção ideológica, porém é muito diferente o que Zé Almeida fez: um belo dia ele acorda e resolve que não vai mais esculhambar com o governo Lula, com o Governo Deda e com o PT. Que todos aqueles adjetivos tão enfaticamente falados por ele na imprensa nacional e local e também na tribuna do Senado foram esquecidos. E a notícia dada, inclusive com fotografias, só pode ser “barrigada” na visão de Zé Almeida. Quem envergonhou Sergipe nacionalmente, passando oito anos no Senado sem apresentar proposituras significativas e sem dignificar os votos recebidos, não tem moral para atacar profissionais da imprensa como você, Cláudio e como Ivan Valença. Infelizmente temos no cenário político de Sergipe algumas situações como essa”.

 

A resposta do senador!

Do leitor Edilson: “A miopia do senador Almeida Lima é crônica e o faz enxergar apenas o que ele quer. Por exemplo,  no “case” Renan Calheiros, o ilustre senador considera que prestou um grande serviço ao Brasil e encheu de orgulho os sergipanos pela defesa apaixonada que fez do seu colega alagoano. Já no “case” José Dirceu, Almeida entende que sua atuação e denúncias foram responsáveis pela exposição do esquema denominado de “mensalão”, assunto este nunca abordado pelo senador antes que o deputado Roberto Jeferson falasse o revelasse para a grande imprensa. O mais interessante é que Renan Calheiros, pelo teor do que foi denunciado, recebia seu mensalão particular de uma grande empreiteira. Ou seja, na prática nenhuma diferença entre Renan e Zé Dirceu, menos para o miope senador Almeida Lima. Aliás, um outro senador do PMDB, Jarbas Vasconcelos, declarou em março do ano passado que a maior parte do PMDB “quer mesmo é corrupção”. Não me lembro do senador Almeida Lima ter se revoltado contra tal declaração ou mesmo apoiado, o que é um pouco estranho para quem denunciava o governo Lula sistematicamente. Se bem que, aos poucos, Almeida passou a apoiar o governo Lula de forma incondicional. E quanto ao voto de Almeida em Deda, me recordo de Almeida Lima usar a tribuna do  senado para denunciar Deda quando este era prefeito, por mandar “capinar o calçamento”, bem como acusou Deda de ser o “coveiro da economia sergipana” quando este já era governador. Fica então a pergunta no ar: quem mudou: Lula,  Deda ou Almeida Lima?”.

 

Linhas do SIT no Lourival Batista

Do leitor Toni Sacramento; “Mais uma cena gloriosa de “elogios” quando vemos o nosso Prefeito entregando mais 26 ônibus a sociedade aracajuana, alias, aos usuários do sistema integrado, só não entendo porque com tanto ônibus que é entregue a frota que faz a linha Lourival Baptista não é renovada, só tem ônibus velho, reaproveitado de outras linhas. Os passageiros que fazem uso desta linha não pagam não? E olhe que a linha não atende somente ao Conj. Lourival Baptista mas Novo Paraíso, Bairro América, parte do Siqueira Campo, Capuchinho etc. Creio que o monopólio da Progresso na referida linha é a causadora disso tudo. Com a palavra o órgão responsável”.

 

Boas idéias devem ser de conhecimento de todos.

De Antonio Moraes, policial civil e vice-presidente do SINPOL/SE: “Recebi um “e-mail” de um bravo agente de polícia civil, cujo nome vou preservar, pois ele não me autorizou a anunciar. No e-mail, o colega trouxe um fato que merece a reflexão de todos nós: a ausência de rádios comunicadores nas viaturas não ostensivas (descaracterizadas).Vamos ao “e-mail”: “Não é de hoje que sentimos falta dos rádios (comunicadores) nas viaturas descaracterizadas, pois limitar nossa comunicação aos telefones móveis do sistema (telefones funcionais) é limitar também nossa eficiência e agilidade no atendimento às situações que por vezes podem estar ocorrendo bem próximos de nós. Salário digno é bom, mas ter condições de mostrar um trabalho digno deste salário também é importante. Sem rádios (comunicadores) nas viaturas (descaracterizadas) das capturas (equipes de investigação), ficamos impedidos de dar apoio aos colegas em possíveis situações de extremo risco, ou quiçá solicitar este mesmo apoio. Sem contato com o CIOSP, VIA RÁDIO, não podemos saber que o carro com um “aparentemente respeitável” cidadão ao volante tenha sido furtado ou roubado há minutos atrás. Ou se o “grupo de amigos” não se trata uma quadrilha armada com fuzis. Apelaremos então para o poder da adivinhação?Além de uma comunicação mais ágil e abrangente (todas as estações, móveis ou fixas, podem acompanhar a solicitação do operador e prestar o auxílio que for necessário, seja com uma informação ou mesmo apoio armado) considero o rádio como parte essencial em uma viatura policial, pelos motivos que já expus: comunicação abrangente, agilidade, segurança dos agentes, qualidade do serviço. É possível fazer mais e melhor”. Prometi ao colega, que encaminharia ao Superintendente da Polícia Civil, João Batista, ao Secretário de Estado da Segurança Pública e ao Governador do Estado, Marcelo Déda, ofício solicitando a imediata instalação de rádios comunicadores e todas as viaturas policiais civis, sejam elas caracterizadas, sejam elas descaracterizadas. Isso em nome da pró-atividade e da eficiência de nossos serviços. Esse é o espírito dessa “nova” Polícia Civil, participativa, democrática, vibrante, proativa, resultado de um reconhecimento recente. É por isso tudo que somos gratos.É preciso manter vivo esse ideal. É preciso estimular a participação democrática de TODOS os policiais civis (agentes, agentes auxiliares, delegados e escrivães) na busca pela excelência na prestação de nosso serviço público essencial: o atendimento ao cidadão na apuração das infrações penais comuns (não militares) e na investigação criminal. Parabéns ao nobre colega, anônimo por opção, pela contribuição. Policial Civil: participe, sugira. A Polícia Civil é feita por TODOS nós”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/blogclaudionun

Frase do Dia

“É no silêncio que se educa o talento, e na torrente do mundo o caráter”, Goethe.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais