Data Vênia

Data Vênia

* Fausto Leite

Especulações e estórias de Belivaldo, Valadares, Lula e Rogério

Todos nós temos uma história a ser contada. Possa ser que uns tenham histórias mais interessantes e outros, histórias menos empolgantes. Vi nas redes sociais, há alguns meses, uma história interessante envolvendo o nome do governador Belivaldo Chagas, formado pela junção dos nomes de sua mãe, dona Belizana, e de seu pai, seu Arivaldo que, misturado pela tia Enedina, tornou-se BELIVALDO. Já é um começo para uma grande história de vereador derrotado em Simão Dias, ex- deputado estadual de Sergipe por quatro legislaturas, vice-governador por duas vezes e governador por dois mandatos. Um best seller para um matuto simão-diense, como se auto descreve em suas aparições públicas.

Mas como todo bom aluno de redação, lembro-me bem do “caderninho de Dona Mariá” (Colégio do Salvador), que nos ensinava que toda história tem começo/introdução, meio/desenvolvimento e fim, dependendo o desfecho do seu enredo. Na vida real, o final feliz de qualquer história depende também do nosso desenvolvimento, das nossas virtudes e, acima de tudo, da nossa gratidão.

Dentre outros causos, fatos e curiosidades do nosso governador é que sua estória seria outra não fosse a figura de Antônio Carlos Valadares, que o fez defensor público (nomeado), deputado estadual e vice-governador por duas vezes. Esse “empurrãozinho” na vida pública é mais que um capítulo de um romance qualquer, sem ele a história seria outra. Trocadilhos à parte, Belivaldo não fez história sozinho e adentrou no mundo político pelas mãos de Valadares “Pai”, abandonando-o na primeira oportunidade, após o que dedicou-se a escrever, de forma independente, seu memorial político.

Lembro como hoje da escolha do vice da chapa para governo, durante a primeira campanha de Marcelo Déda. Na época cogitava-se para vice os nomes de Jorge Alberto e/ou Marcos Franco. Durante o processo de composição da chapa, todos reunidos na casa de Jorge Alberto, chegam Déda e Zé Eduardo (ambos falecidos) extremamente nervosos, pedindo mil desculpas a Marcos e a Jorge, pois, se o vice não fosse “Belivaldo de Valadares”, o acordo seria rompido, com grande chance de derrota para Déda. Isso é história! Foi-se então feita a vontade de Valadares “Pai” que, naquele momento, entregara a vice-governadoria ao seu pupilo Belivaldo, história não relembrada dentre as cinco apontadas pelo nosso governador em suas redes sociais. Entendo que a história não era de Belivaldo e sim de Valadares. Um desenvolvimento de acordos, brigas e distratos entre ambos.

Há dois meses a imprensa divulgou uma reunião entre Belivaldo e Lula em São Paulo e a pauta principal foi a sucessão em Sergipe, encontro negado por ambos. O que haveria de tão importante entre Belivaldo e Lula se não fosse as eleições de 2022. Nunca foram amigos. Lula nunca foi na fazenda de Belivaldo em Simão Dias e, muito menos, Belivaldo no sítio de Lula, em Atibaia. O teor da conversa, nós, simples mortais, jamais saberemos. Apenas especulamos o óbvio. E qual seria o óbvio?…

A verdade é que Belivaldo jamais daria palanque em Sergipe para o presidente Jair Bolsonaro e aí a história de ódio entre os dois já é bem conhecida pelos sergipanos. Logo, foi o nosso governador oferecer ao ex-presidente Lula um segundo palanque em Sergipe Del Rei. Assim, dividiria os votos dos sergipanos, pois Lula estaria apoiando o PT de Rogério e Fábio. Com essa estratégia, conseguiria o apoio dos desafetos petistas de Rogério – Eliane Aquino, João Daniel e Márcio Macedo. Uma verdadeira aula de história de pretensiosismo por parte de Belivaldo, ex – “Valadares”.

Mas como não há ninguém mais sabido que o outro e, muito menos, em se tratando de Lula no país da dissimulação, especula-se que Belivaldo voltou de Sampa balançado com a proposta que recebeu do ex-presidente(lembro aos leitores que esta não é uma história real e, qualquer fato ou semelhança futuros, serão meras coincidências). Imagino algo do tipo: “Companheiro Belivaldo: abra sua cabecinha grande e dura de Simão Dias e construa sua história. Apoie Rogério. Coloque aquele presidente da Alese, Luciano Bispo como vice e garanto que a próxima vaga do TCE vai para seu genro. Deixe os ‘Valadares’ comigo que resolvo”.

Caso isso venha a acontecer não devemos nós – pobres mortais – nos surpreender ou escandalizar pois na política tudo pode acontecer da noite para o dia, num piscar de olhos. Veja que Rogério já foi chamado para o ninho petista para uma conversa com o Lula nos próximos dias, ou seja, mais uma história de amor, ódio e traição está sendo construída em baixo das nossas barbas e o povão que se exploda, aliás, que vá às ruas balançar bandeira.

Uma pena que a oposição não se articula porque é limitada e desorganizada, como diz todas as manhãs meu radialista preferido, Gilmar Carvalho. Precisamos unir a oposição com o intuito de mudar as figuras que aí estão desde a era Déda, num simulacro de oposição, todos “bebendo” do Estado. Necessitamos ter a coragem de Déda e Valadares no passado, que colocaram fim à dinastia do ex-governador João Alves Filho. Carecemos de novos líderes, quem sabe alguém com mais representatividade popular, sem os vícios e arquétipos dos que apenas se movem de um lado para outro, dentro do mesmo tabuleiro. Já dizia Valmir de Francisquinho: – A vez é sua.

Miúdas

ALESSANDRO VIEIRA (PSDB). Causou surpresa o lançamento da pré-candidatura de Alessandro Vieira ao governo do Estado. Estavam presentes os deputados estaduais Samuel Carvalho e George Passos, ambos do Cidadania, Daniela Garcia (Podemos), Milton Andrade e seus amigos. Como bem disse o confrade Diógenes Brayner: “De novo apenas o ‘sorriso’ raro do senador pré-candidato ao Governo”. Sem dúvidas, Milton Andrade é mais simpático, mais efetivo, mais dinâmico e mais… mais … e mais… que Alexandro. A brincadeira do momento é que a chapa está invertida. Daniela preferiu ficar de molho por enquanto, pois pode se aconchegar na chapa de Valmir de Francisquinho (PL) e ter mais chance de chegar na senatória.

PARTIDO DOS TRABALHADORES. Os “PTs” de Rogério Carvalho, João Daniel e Márcio Macedo estão nos preparativos para receberem a visita do pré-candidato a presidente Lula, no sábado, dia 18. Na pauta: 1. Possível lançamento da filha do ex-Presidente, Laurian Silva, a senadora, o que inviabilizaria a pretensão de Valadares Filho; 2. Denúncia sobre o orçamento secreto – Lula tem batido nessa tecla em todos os seus discursos – que pode constranger Rogério Carvalho; 3. Indicação de Márcio Macedo para ser o tesoureiro da campanha do PT. O Palácio de Despacho ainda não confirmou a agenda do governador Belivaldo, mas já há rumores que estará presente no evento.

EDVALDO NOGUEIRA (PDT). O prefeito continua dando suas alfinetadas na chapa majoritária escolhida pela situação, pois em todos os discursos fala que o melhor nome seria o dele próprio. Na última semana contrariou Belivaldo Chagas quando declarou apoio irrestrito à pré-candidatura de Luiz Roberto a deputado federal, preterindo assim a vice, Katarina Feitosa. Agora, com todas as forças, luta para emplacar como pré-candidata a vice, triatleta e esposa, Danusa Silva (PDT), que dará a Fábio Mitidieri o fôlego que ele tanto precisa.

VOVÔ MONTEIRO (SOLIDARIEDADE). O articulista político Vovô Monteiro, que recentemente assumiu a presidência do Partido Solidariedade em Sergipe, tem feito um trabalho de base para montar a sigla. Conhecedor da política local, pretende montar uma chapa de estadual com o objetivo de galgar uma cadeira na ALESE e de federal para cumprir tabela. O Solidariedade deve apoiar o candidato petista e trabalhar para fazer o coeficiente eleitoral em Sergipe para manter o partido vivo.

LAÉRCIO OLIVEIRA (PP). Pré-candidato a senado, Laércio Oliveira tem rodado o interior do Estado como ninguém, mesmo assim não deixou de cumprir com sua agenda política. Na semana passada, esteve no Rio de Janeiro para discutir com o presidente da Petrobrás sobre a bacia de gás de Sergipe a Alagoas. Durante todo final de semana, participou das diversas agendas festivas no interior do Estado. “No momento não estou preocupado se serei ou não o escolhido para pré-candidato a senado pelo governo. Estou fazendo a minha parte e mostrando o quanto posso ajudar o meu Estado no Senado Federal”, disse Laércio.

MARINHA DO BRASIL. O Comandante da Capitania dos Portos do Estado de Sergipe, o capitão de fragatas Luciano, recebeu autoridades militares e civis do Estado de Sergipe, no último dia 10 de junho, em alusão à data festiva dos 157 anos da Batalha Naval de Riachuelo. Na ocasião, foram distribuídas comendas e promoções aos praças, que servem na Organização Militar, lida a Ordem do Dia e a mensagem da Marinha do Brasil. Faz-se necessário registrar o excepcional trabalho que o Capitão Luciano tem feito à frente da Capitania.

GILSON FELIX. Tomou posse na semana passada o novo desembargador do TJ/SE, o magistrado Gilson Felix do Santos. Formado em Direito pela UFS, em 1980, exerceu a advocacia durante nove anos, ingressando na magistratura em 1989. Passou por diversas comarcas do interior do Estado. Bem quisto pelos colegas e operadores do direito pela sua simplicidade e técnica jurídica, certamente contribuirá e muito com a justiça sergipana. Seu pares dizem nos corredores que o neófito desembargador apenas se titularizou no cargo, pois há anos já vinha substituindo os demais colegas da corte.

MAJOR TOLEDO. Um dos articuladores da última campanha derrotada do deputado Fábio Henrique para a prefeitura de Socorro, Major Toledo, poderá não apoiá-lo no próximo pleito. Emblemático e objetivo, chegou em Socorro pelos braços de Fábio e lá soube fazer política e relacionamentos. Agora, como candidato a deputado estadual, analisa melhores propostas que a do seu padrinho. Política tem dessas coisas.

HUMBERTO MARAVILHA. Quem emendou os bigodes na última semana foi o prefeito de Umbaúba, Humberto Maravilha (MDB) e o senador Rogério Carvalho (PT), quando discutiam sobre o caso do cidadão Genivaldo de Jesus, morto em uma estúpida abordagem da PRF. Humberto foi confrontado por Rogério, que o mandou calar a boca, pois estava falando com um senador da República, somente porque Maravilha disse que não admitiria exploração política do caso. Imaginem se Rogério for governador?? Aí é que ninguém mais poderá falar nada. Já diziam os mais velhos, “ a humildade é a maior qualidade que um homem pode ter e a arrogância é a pior, sem dúvida…”. Aprenda Rogério.

JORGINHO ARAÚJO. Ligadíssimo a Fábio Mitidieri, Jorginho vem fazendo uma campanha muito inteligente para chegar à ALESE. Tem a veia política do pai, o ex-deputado Jorge Araújo, e conta com uma boa gama de amigos e simpatizantes que, durante os anos de vida pública, cativou. Sua maior base eleitoral concentra-se no sertão e na capital.

NITINHO. Figura folclórica desde a época do PFL Jovem, então comandado pelo empresário João Neto. Nitinho tem chegado com sucesso na Câmara dos Vereadores da capital, que já o abençoou com quatro mandatos. No ano retrasado tentou a Alese, mas não teve sucesso. Agora, pretende um voo mais longo que é a Câmara Federal. Diz aos amigos mais chegados que pretende chegar a Brasília de “cabelo novo”, devido a um recente implante.

VISITA DE LULA A SERGIPE

… o presidenciável Luís Inácio Lula da Silva chegou a Sergipe de forma acanhada sendo recebido por um pequeno grupo de apoiadores no aeroporto, que não encantaram os transeuntes que por lá passaram. Disse um observador político que na vinda do digital influencer Carlinhos Maia, o aeroporto tinha mais gente.

… o que se viu mesmo foi uma grande aglomeração de carros oficiais, principalmente de carros da polícia militar e de outras secretarias e órgãos de Estado e de Municípios dando apoio ao pré-candidato, que não ostenta protocolos de chefe de Estado para tanto.

… também se avistou diversos ônibus escolares que fizeram o transporte de simpatizantes do interior do Estado para a capital, com a finalidade de dar volume e aplaudir o candidato no CIC. Estes foram fotografados e serão enviados para o Ministério Público Eleitoral para a adoção das devidas providências.

… quanto ao discurso feito em uma solenidade fechada, onde só poderiam participar dirigentes sindicais e petistas, a população em geral não teve acesso. O discurso em tese foi o mesmo de outrora, apenas o pré-candidato Lula eximiu-se de falar sobre o orçamento secreto, pois o pré-candidato a governo do PT, Rogério Carvalho, foi um dos maiores responsáveis por essa liberação.

… em São Cristóvão, quando o presidenciável Lula participava de uma ação cultural, só se viu alguns ativistas culturais fazerem pronunciamentos vazios sobre a cultura, além de críticas aos cortes orçamentários feitos pelo atual governo. Nada de novo.

… Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão, falou também da necessidade de mais apoio cultural, mas não apontou que tipo de apoio nem citou quais projetos deveriam ser contemplados com investimentos do governo federal. Outra derrota.

… via-se com transparência, em sua fala, a inquietação do pré-candidato a vice de Lula, Geraldo Alkimim. Geraldo mais parecia um alienígena no meio dos petistas. Além de elogiar sua esposa Lu, falou pouco e nada disse sobre o plano de governo e, muito menos, dos projetos culturais.

… a fala de Lula em São Cristóvão foi mais um engodo político. Falou da cultura de outros países, de forma superficial, sem nenhum dado preciso, apenas para encantar os presentes, em que é expert. O que foi visto em Sergipe e analisado pelos mais observadores é que os eleitores não são mais tão manipulados e que não se faz política com estorinhas e sim com fatos reais, serviços prestados e honestidade.

… Márcio Macedo, Rogério Carvalho, Eliana Aquino e João Daniel em toda estada de Lula em Sergipe pareciam mais irmãos siameses. Sem briga, sem ofensas, sem fustigações. Discursos alinhados em prol de Lula, mas desalinhados sobre a política local. Márcio Macedo era o mais empolgado da comitiva. A todo momento puxava os velhos hinos de guerra do PT, seguido pelos que lá estavam. Uma trágica comédia de quem não tem projetos para governo.

… De mais a mais … só gritaria e brados de guerra petistas. Assim foi a passagem do Lula por Sergipe. Ao que parece, nem deu trabalho aos Bolsonaristas, preocupados desnecessariamente em ofuscá-lo.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais