De Itamar a propina do PR

Dois fatos políticos de repercussão nacional que aconteceram no último final de semana merecem a atenção do blog e dos leitores.

O primeiro foi a morte do senador e ex-presidente da República, Itamar Franco. Um dos últimos presidentes que não se envolveu em muitos escândalos e denúncias. Pelo contrário não era muito de aparecer na mídia. Tanto que se fosse outro teria tentado conquistar a paternidade do plano Real. Afinal foi ele quem nomeou FHC para ministro da Fazenda e iniciou o plano. Foi um presidente “tapa buraco”, com o afastamento de Collor, mas da sua maneira, fez a sua parte e ficou na história.

4% de propina – O outro fato é mais um escândalo de corrupção no Brasil, envolvendo Brasília e seus podres poderes. A edição de VEJA mostra que, no último dia 24, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com integrantes da cúpula do Ministério dos Transportes no Palácio do Planalto para reclamar das irregularidades na pasta. Ao lado das ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e MÍriam Belchior (Planejamento), ela se queixou dos aumentos sucessivos dos custos das obras em rodovias e ferrovias, criticou o descontrole nos aditivos realizados em contratos firmados com empreiteiras e mandou suspender o início de novos projetos. Dilma disse que o Ministério dos Transportes está sem controle, que as obras estão com os preços “inflados” e anunciou uma intervenção na pasta comandada pelo PR — que cobra 4% de propina das empresas prestadoras de serviços. E o DNIT também está no meio do escândalo.

A maior parte da verba, diz a revista, é destinada ao PR, partido comandado por Nascimento e pelo deputado Valdemar Costa Neto. De acordo com a reportagem, que chama o caso de "mensalão do PR", Valdemar escolhe as empresas que vão realizar projetos e obras de transporte do governo.

Ministério das Cidades – E pelo que se comenta na imprensa nacional, o escândalo não se limitará apenas ao ministério dos Transportes, chegará a outros, a exemplo do ministério das Cidades.

Em Sergipe, o PR tem como representante na Câmara dos Deputados, Laércio Oliveira (presidente estadual) e na AL, tem como único representante, Gilmar Carvalho (vice-presidente estadual). Os dois políticos nunca tiveram seus nomes envolvidos em escândalo ou denúncia de corrupção.

Pelo tamanho do escândalo que  deve suscitar uma CPI no Congresso Nacional, Laércio e Gilmar, podem começar a pensar em mudar rapidamente de partido. Justificativa legal terão de sobra. É só uma questão de tempo.

Radio Xingó FM na Copa América I
Em Sergipe tem gente que ainda não percebeu que a velocidade da comunicação, principalmente da Internet, não deixa que uma mentira dure muito tempo, principalmente quando se refere a mídia e a comunicação. Pois bem: tem uma emissora de rádio divulgando que está “cobrindo” a Copa América sendo a única que enviou uma equipe para a Argentina. Mentira.

Radio Xingó FM na Copa América I
A rádio Xingó FM também está lá. Com dois profissionais experientes e capacitados: Antônio Barbosa e Givaldo Batista. A preocupação da direção da rádio foi tão grande para sucesso da empreitada, que um dos sócios, Paulo Costa Neto, também encontra-se na Argentina dando todo o suporte necessário.

Boa luz e o berro desnecessário
Não é a primeira vez que este espaço alerta para o problema, mas parece que o Hotel Fazenda Boa Luz não tem administração. Aos finais de semana, um caminhão da Boa Luz, fica percorrendo a orla de Atalaia de uma ponta a outra, divulgando suas atrações. Nada demais se o som não fosse alto demais, passando pelos bares e irritando os clientes. E para completar o locutor parece que foi tirado da beira da estrada. Berra demais e é semi-analfabeto. É o tipo de propaganda que não leva ninguém a Boa Luz, faz sim afastar os turistas.

Balsa em Porto do Mato
O governo do Estado precisa sinalizar e informar as pessoas que se deslocam de Aracaju a Salvador e vice-versa pelo Mosqueiro, que a balsa em Porto do Mato não está funcionando. Este final de semana o blog recebeu reclamações de sergipanos que foram a Salvador pelo litoral e perderam tempo e combustível porque a balsa encontra-se sem funcionar. É preciso que o governo estadual coloque placas alertando para o problema.

Energias renováveis no Nordeste
O Piauí recebe hoje,  4, a partir das 8h,visita técnica da Subcomissão Permanente de Desenvolvimento do Nordeste, que tem como vice-presidente, o senador Eduardo Amorim(PSC). O evento será realizado no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, em Teresina. O deputado federal, André Moura (PSC), foi convidado pelo senador e confirmou presença na ocasião. "A Comissão irá analisar no Estado o tema – 'Energias renováveis no Nordeste e Aviação Regional'. Em agosto estaremos em Sergipe aferindo sobre o turismo e o impacto na economia local",comunicou Amorim.

Simão Dias: PPS tem dois pré-candidatos a prefeito
Ao responder um questionamento de um twitteiro, @FConceicao que questionou sobre a situação do PPS na cidade de Simão Dias, o presidente estadual do PPS – Partido Popular Socialista, Nilson Lima (@NilsonLima23) respondeu que no município, localizado na região centro sul do Estado poderá ter que realizar prévias, eleições internas, para escolher o candidato a prefeito.

Capacidade do simaodiense
Para Nilson Lima, “a capacidade do povo simaodiense para conquistar os seus objetivos é reconhecida por todos os sergipanos. Não é por acaso que grandes nomes da nossa sociedade são nascidos em Simão Dias”. comemora Nilson, que nasceu na cidade vizinha, Paripiranga, na Bahia.. Na cidade de Simão Dias, o PP conta em seu quadro com excelentes nomes. Dentre esses, dois em particular estão atraindo a atenção do cidadão, Toinho Valadares e Leninho.

Credenciados
Para Nilson Lima a atuação, junto à sociedade de Simão Dias, tanto de Toinho Valadares, quanto de Leninho, os credenciam para assumirem a administração municipal. “Com a postura dessas duas lideranças, alinhados aos parâmetros do nosso Partido, o PPS, que está demonstrando ao brasileiro o quanto somos responsáveis no gerenciamento dos recursos públicos, quem tem a ganhar é o povo de Simão Dias”. Assegurou Nilson Lima.

Rede de investigações
E o blog foi informado que as operações da PC e da PF continuam com as investigações fortes.  Na região do Vale do Cotinguiba até uma ONG está sendo investigada. É só esperar  em algum lugar, o por do sol.

Areia Branca e o “aluguel” de máquinas
O MPE e o MPF (foi verba de emenda com recursos federais) receberão nos próximos dias denúncia de que duas máquinas da prefeitura de Areia Branca (uma patrol e uma retroescavadeira) fazem serviço em vários municípios, principalmente Itabaiana, enquanto as estradas do município estão intransitáveis. Pela denúncia o MPE e o MPF serão informando que as máquinas estavam nos últimos dias em propriedades do município de Coronel João Sá (BA).

Alunos da UFS lançam jornal virtual
Entra no ar, mais um veículo de comunicação em Sergipe. É o Dito & Feito, um jornal com acesso exclusivo pela internet que publica artigos dos estudantes do curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe. O jornal faz parte da atividade final dos alunos da disciplina Produção de Texto I, orientado pelo professor M.Sc. Fábio Figueirôa. “O Dito & Feito tem todas as características de um jornal comum, foi diagramado no tamanho A3 e está exposto nos murais do campus de Laranjeiras da UFS”, diz Figueirôa. O jornal pode ser acessado no www.museologiaufs.com.br e terá sua nova edição no segundo semestre.

Textos dos estudantes
O Dito & Feito tem oito páginas e pretende publicar textos dos estudantes que já venham pesquisando seus trabalhos de conclusão de curso. O objetivo é que os discentes já cheguem ao último período de Museologia com parte de seu trabalho já produzida e publicada, faltando apenas os ajustes finais.  Os interessados em publicar artigos, basta enviar um e-mail para contato@museologiaufs.com.br enviando o seu texto com o máximo de 9.500 caracteres e mínimo 4.800 (com espaços).

Ginástica I
A ginasta capixaba Emanuelle Lima sagrou-se como a grande campeã do Campeonato Brasileiro de Ginástica, realizado no ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju no último final de semana. Emanuelle ficou entre as três melhores colocadas nos aparelhos Maças, Bola e Arco e venceu a competição em Fita, levando o título.

Ginástica II
A Copa Brasil de Conjuntos foi vencida pela equipe da ADR Unopar/PR. As disputas nos aparelhos Fita e Maças culminaram com a vitória das paranaenses, que levaram o título por conjuntos. A equipe sergipana do Coesi se destacou na competição e conseguiu a quarta colocação na competição de Maças na Copa Brasil de Conjuntos.

Seleção Brasileira
A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Maria Luciene Cacho Rezende, agradeceu a todo apoio pela realização do campeonato em Aracaju: “Quero agradecer aos nossos apoiadores, às pessoas que nos ajudaram a realizar este grande evento, a Federação Sergipana de Ginástica e ao apoio do Governo de Sergipe, por tudo que fizeram pela Ginástica nestes dias de competição e por tudo que fazem pelo esporte, já que Sergipe é a base de treinamento da Seleção Brasileira”.

Campeonatos Brasileiros de Boxe em Aracaju
Entre os dias 07 e 13 de julho serão realizados em Aracaju, o Campeonato Brasileiro de Boxe Juvenil Masculino e o Campeonato Brasileiro de Boxe Adulto Feminino. As competições acontecem no Clube do Banese, na praia de Atalaia. Esta é a terceira vez consecutiva que Aracaju sedia as referidas competições.Assim, Sergipe entra na história do boxe brasileiro, por ser o primeiro Estado do Brasil, a promover por três vezes seguidas, o Campeonato Brasileiro de Boxe. O evento conta com o total apoio da SEEL.

Sergipe é referencia para o Brasil
O Estado de Sergipe se tornou referencia nacional com o apoio que vem dando aos  vários campeonatos esportivos. Está de parabéns o governo estadual através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer. O esporte é o instrumento mais barato de inclusão social. É um referencial para tirar os jovens do caminho das drogas. Um investimento bem mais barato do que construir penitenciárias. De parabéns toda a equipe de SEEL, comandada por Maurício Pimentel. A assessoria de comunicação também tem feito um excelente trabalho.

Comandante da PM recebe visita de vereadora de Porto da Folha
Uma breve visita de cortesia. Com este objetivo, a vereadora de Porto da Folha Ana Rita Santana, esteve na última quinta-feira, 30, no Gabinete do Coronel Aelson Resende Rocha, comandante geral da PMSE, com o intuito de reforçar os laços de cordialidade existentes entre a cidade de Porto da Folha e a Polícia Militar. A vereadora é neta do ex-prefeito e ex-deputado Aroaldo Alves de Santana, também de Porto da Folha. O coronel Resende é natural de Porto da Folha.

Redução da jornada de trabalho
Cinco centrais sindicais se unem na defesa dos direitos dos trabalhadores e promovem uma série de manifestações regionais, estaduais e nacional entre os meses de julho e agosto. O movimento envolve a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST).

Mobilização na quarta-feira,06
A mobilização tem início na próxima quarta-feira, 6, Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Agenda dos Trabalhadores, em Brasília, onde será realizado um grande ato com concentração em frente à Catedral seguido de uma caminhada até a Esplanada dos Ministérios. No dia 14 de julho será realizada uma manifestação na região Norte, em 21 no Nordeste e 28 no Sul. O movimento se encerra no dia 3 de agosto, em São Paulo, onde os trabalhadores farão uma passeata pela Avenida Paulista.

Protesto no calçadão da João Pessoa no dia 26
Na capital sergipana também haverá um ato público. As direções das centrais sindicais se organizam para fazer o protesto no Calçadão da João Pessoa, no dia 26 de julho. A bandeira prioritária dos trabalhadores é a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas sem redução dos salários, mas eles lutam também pelo fim do fator previdenciário, reforma agrária e ratificação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que estabelece o princípio da negociação coletiva entre servidores públicos e governos municipais, estaduais e federal.

Palestra com Divaldo Franco
Para comemorar os seus 60 anos de existência, o Centro Espírita Casa da Fraternidade traz a Aracaju o tribuno e  médium Divaldo Franco. Ele profere no dia 6 de julho uma palestra pública sobre 'Conflitos Existenciais'. O evento será no Espaço Emes, com início às 19h30, oportunidade que aquele Centro prestará algumas homenagens a colaboradores encarnados e desencarnados. No mesmo local e data, das 10h às 21h, vai acontecer o II Feirão do Livro Espírita da Mansão do Caminho, propiciando um contato estreito do público com as obras da Editora LEAL, de variados autores, psicografadas por Divaldo Franco.

Boquim: Plano Municipal de Educação
Na última sexta-feira, 01,a educação em Boquim foi amplamente debatida e pensada democraticamente em mais uma etapa do Plano Municipal de Educação, que aconteceu na Escola Municipal Deputado Joaldo Barbosa.  “Esta etapa consiste na realização dos Fóruns Temáticos de Inserção das Ações no Documento Estrutural do Plano Municipal de Educação. Com foco no princípio constitucional da gestão democrática, é importante que possamos ouvir a comunidade. Juntos, por meio das temáticas norteadoras, vamos discutir a educação boquinense para o próximo decênio. A pretensão é que o nosso município atinja as metas do Plano Nacional de Educação”, explica a secretária municipal de educação, cultura, esporte, lazer e turismo, a professora Simone Moura de Souza Almeida. 

Eixos dos fóruns
Com o objetivo de possibilitar a participação popular na construção das diretrizes para o Documento Estrutural, os Fóruns Temáticos foram estruturados em 5 eixos: Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio); Educação Superior; Modalidade de Educação (Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Tecnológica, Educação Profissional e Educação à Distância) e Educação do Campo; Novas Tecnologias e Financiamento formação e valorização profissional. “Este é um processo de construção muito importante. É feito pelo povo, para o povo. Estamos todos reunidos para discutir, refletir e pensar a nossa educação. E Boquim é pioneira neste processo de construção democrática do Plano Municipal de Educação”, afirma a assessora da Secretaria de Educação e presidente da Comissão do Plano Municipal de Educação, Lídia Maria Dias Andrade.

Participação efetiva
Educadores, alunos e sociedade civil foram convidados a participar dos Fóruns Temáticos. Cerca de 200 pessoas se inscreveram. “Parabenizo a equipe porque este é um passo muito importante que está sendo dado pela educação do município de Boquim, especialmente pela forma como está sendo conduzido, que é de forma democrática. Não chegamos aqui e encontramos um plano pronto para se aplicado, estamos sendo convidados a colaborar com esta construção. Desta forma, fica mais fácil de se cumprir as metas para a educação. Vejo colegas e alunos participando. Todos nós sabemos que a educação é de interesse de todos”, relata a professora de história e geografia da Escola Municipal Joaldo Barbosa, Fernanda Soares Dórea

PELO TWITTER

Existencialismo

www.twitter.com/antoniaamorosa    Gosto quando estou indo a Itabaiana para ficar olhando a serra. Quando eu morrer, quero ser cremada e que joguem minhas cinzas lá.

www.twitter.com/antoniaamorosa    Quem gosta de cemitério é coveiro. Eu gosto do ar. Vim do pó e para o pó voltarei. Mas, quando isto acontecer, minha alma não estará lá.

www.twitter.com/cezar_britto    Quando parto deixo a sensação de que algo ficou. É como se a ida exigisse a vinda. O ir e vir é o habeas corpus do meu coração.

www.twitter.com/rod_rocha    O inferno nao sao os outros. O inferno sou eu.

Itamar

www.twitter.com/MarceloDeda Manifesto meu pesar pelo falecimento do ex-presidente Itamar Franco,cuja contribuição à democracia e à nação brasileira nunca será esquecida.

www.twitter.com/MarceloDeda  Itamar Franco combateu com coragem a ditadura, governou com honradez o Brasil e conduziu Minas com altivez.O país saberá honrar sua memória.

Eleições

www.twitter.com/jsantana61 A mercantilização das eleições tem feito com que partidos e políticos gastem muito. E onde buscar a grana? Nos cofres públicos.

www.twitter.com/laysmillena    @BlogClaudioNun 3 bons nomes para São Cristóvão. Fica até difícil escolher, mas nobre e corajoso será o cidadão que assumir essa cidade.

www.twitter.com/andersongois    Gostaria de ver @gilmarcarvalho prefeito de São Cristovão como apontou @BlogClaudioNun.

DO LEITOR

Cartão Postal de Aracaju – Sugestão
Do leitor Cardozo:  “Seria interessante que se podassem as laterais daquelas árvores que ficam entre a Praça Fausto Cardoso e o Parque Teófilo Dantas, pois, fazendo isso, quem estivesse da Ponte do Imperador avistaria daquele ponto toda a beleza da nossa Catedral Metropolitana, ficaria um corredor verde, especialmente à noite. O efeito seria maravilhoso e embelezaria ainda mais aquele ponto turístico e não se gastaria nada, apenas o serviço de paisagismo e poda já existentes.

Qualidade dos ônibus do Conjunto Lourival Baptista
O leitor Antonilton do Sacramento Moraes enviou uma série de fotos mostrando as péssimas condições dos ônibus que

circulam na linha Terminal Rodoviário/Lourival Baptista. “Paga-se tanto para andar num ônibus como este, nestas condições e ainda os órgão do setor dizem que toda frota está renovada. Breve mais fotos de outros ônibus que faz a mesma linha, assim comprovarei que não houve nenhuma renovação nesta linha”, desabafou o leitor. Ao lado uma foto ampliada mostrando que a ferrugem toma conta de alguns ônibus.

Vales transporte dos servidores DETRAN-SE não foram creditados
E-mail de um servidor devidamente identificado: “Até hoje dia 04/07/2011 os vales transporte dos servidores do DETRAN-SE não foram creditados, ou seja, além de ganhar o pior salário do país ( R$ 420,00 LÍQUIDOS), comparado com os outros DETRANS da federação, temos que nos deslocar para o órgão pagando esse deslocamento do nosso próprio bolso ( R$ 4,50 POR DIA), esse problema já aconteceu há três meses atrás, e só acontece com os servidores do DETRAN-SE.Gostaria de saber quando irão resolver esse descaso total com os servidores do DETRAN-SE, diga-se de passagem são pessoas concursadas, honradas que merecem ser respeitadas e que não pediram o seu emprego para ninguém…Com a palavra a DIRETORIA DO DETRAN-SE, que paga o pior salário do país!”

ARTIGOS

Filhos na Escola Pública – Narcizo Machado Filho

Vivemos no Estado de Direito, vivemos numa democracia plena, onde temos o direito de escolher o que é bom ou ruim para nossos filhos. O cidadão tem o direito de escolher onde colocar seus filhos para estudar, na escola pública ou na particular.
O projeto do nobre Deputado e do Senador, não pode obrigar que parlamentar matricule seus filhos em escola pública, fere os princípios da igualdade e o da isonomia. Não pode sobre este argumento, passar para opinião pública, que as escolhas passariam a ter ensino melhor, que a estrutura escolar será a melhor, tudo isso é pura demagogia.
Para que o ensino seja de qualidade, é preciso que os Parlamentares façam a sua parte. Fiscalizem. Pergunta-se: Quantas vezes os Deputados ou mesmo os Vereadores foram às escolas? Verificar se a estrutura da escola é boa, se o professor esta na sala de aula. Com certeza nenhum.
Cercear o direito do filho a escolher onde estudar vai de encontro ao Estatuto da Criança e do Adolescente e o parágrafo II do Art. 5º e 6º da Constituição Federal, com certeza as mães ingressariam na justiça para garantir os direitos dos filhos serem matriculados na escola privada.
É equivocada essa ideia, não ajuda em nada o ensino público. Aplicar bem os recursos endereçados a Educação básica com certeza é a melhor solução. Cabe aos parlamentares fiscalizar a aplicação desses recursos, rejeitar as contas do executivo quando ele não aplicar os percentuais estabelecido na constituição, rejeitar projeto que vá de encontro ao salario base dos professores, etc.
Diversas medidas poderão ajudar na melhoria da educação, tais como: valorização do professor, banir os maus professores, maior comprometimento dos pais, mais segurança nas escolas, maior investimento. Parceria Pública Privada é outra ideia que os governantes poderiam utilizar, ou seja, incentivar o investimento privado nas escolas públicas, e, em troca, permitiria que essas empresas deduzissem tais valores do imposto de renda.

Promiscualização no parto – Paulo Afonso de Almeida 

Recentemente a Secretaria de Saúde de Sergipe instituiu o denominado "parto humanizado", procedimento que permite que a gestante em trabalho de parto possa ser acompanhada por familiares.Isto inclui desde a admissão na maternidade até a saída levando o bebê. Até aí, tudo bem! A mulher gestante, durante toda a gravidez, sofre alterações físicas e emocionais a merecer uma atenção do sistema de saúde e do apoiamento da família.

Ocorre que em Aracaju, o "parto humanizado", implantado na maternidade Nossa Senhora de Lourdes, rotulada de "alto risco" e por essa razão destinada às gestantes que se encontram em estado gestacional de risco, padece de graves erros de implantação, destacando-se a permissão da presença de familiares (marido, companheiro, tios e tias, filhos e até amigos, etc.), na hora do parto, quando a realidades para o cumprimento dessa nova forma de assistência à gestante, deveria passar por critérios, tais como cadastramento do visitante, higiene, etc. para não ser mais alongado neste texto.

A permissão se dá sem nenhum critério, sem contar com a falta de condições humanas que pudessem ser oferecidas aos familiares. A estrutura de acomodações da maternidade (sua estrutura física, inclusive) foi concebida para atendimento de campanha, ou seja para populações africanas ou em estado de guerra. Chegou a Sergipe por decisão do governador João Alves Filho, oferecida por doação quase em sua totalidade e sem projeto arquitetônico que atendesse o acompanhamento da gestante por seus familiares. É uma tragédia!

Vejamos agora, porque titulamos este desabafo de PROMISCUALIZAÇÃO NO PARTO, porque o que está acontecendo é banalização da intimidade da mulher gestante quando precisa dar à luz. A maternidade não oferece nenhuma privacidade às parturientes, seja na hora do exame inicial (toque), seja na amamentação e até mesmo quando se dirigem aos sanitários. Ficam expostas aos olhares de outros maridos e pessoas estranhas. Tudo porque as acomodações são de atendimento coletivo (enfermarias), como em tempo de guerras ou de  epidemias.

A intimidade, como bem salienta a colunista da revista Veja, Lya Luft, em artigo desta semana, "vai ficando rara e complicada num momento em que nossa cultura apela para uma dramática inversão do público e do privado. Queremos (ou achamos que é preciso) saber tudo, revelar tudo, abrir a roupa, tirar a roupa, escancarar a casa, o quarto, filmar a cama, relatar o dia a dia minuto a minuto, para um ou milhares de desconhecidos ou amigos virtuais."

A escritora finaliza afirmando "que nesse caminho se preserve, em tudo o que envolva a intimidade, isso que desejamos tanto: respeito, a começar por nós próprios e a nossa circunstância."

A unidos é vice com gosto de campeã – Dida Araújo*

Olá Amigos quadrilheiros! nós somos campeões sim. Quem acompanhou a luta que travamos para manter vivo o projeto Levanta Poeira irá concordar com essa afirmação.

Chegar ao final do Levanta Poeira, o concurso de quadrilha junina da Tv Sergipe, e encaminhar a Unidos em Asa Branca, nossa legítima representante no festival da Rede Globo Nordeste, foi  uma grande vitória.

A Unidos em Asa Branca ficou em segundo lugar no festival da Globo, tudo bem  mas, você olhar um ginásio lotado de pernambucanos aplaudindo e  encantados com a arte de dançar a verdadeira quadrilha junina mostrada pelos brincantes da Unidos em Asa Branca foi lindo, emocionante, confesso que os meus olhos marejaram em diversos momentos daquele espetáculo ímpar proporcionado por nossos representantes.

Na minha opinião e de tantos outros o resultado não foi justo. A nossa quadrilha mostrou como é possível se modernizar sem perder a originalidade, acompanhar a evolução da quadrilha junina sem perder a identidade com as nossas tradições, fatos que, infelizmente, não vi nos grupos de dança que se intitulam de quadrilha junina participantes do festival da Rede Globo Nordeste realizado no sábado passado em Recife mas, concurso é assim mesmo.

Os resultados daqui e o da  Rede Globo  serviram para ratificar um dado muito relevante para nós que fazemos o Levanta Poeira, a escolha acertada do nosso corpo de jurados. A qualidade, o conhecimento e a seriedade deles mostraram que estamos no caminho certo e continuaremos assim trazendo para perto do nosso concurso os conhecimentos dessa gente que nos ajuda, com muita competência, a manter acesa a chama desse que é o maior e mais coerente concurso de quadrilha do  estado.

Quero registrar dois fatos muito importantes que aconteceram lá em Recife. O primeiro foi ver quadrilheiros de várias agremiações, que por aqui são ferrenhos rivais, se deslocarem até Recife para torcer por nossa representante, isso foi muito bacana, um belo exemplo que deve ser seguido por todos. O  segundo foi ver  o nosso acionista, o  Dr. Albano Franco, presente lá em Recife dando aquele apoio moral aos meninos e meninas da nossa Campeã Unidos em Asa Branca.

Aos quadrilheiros das trinta agremiações que participaram do Levanta Poeira desse ano fica aqui o meu agradecimento, em nome de toda a equipe da Tv Sergipe, Portal emsergipe.com e Fm Sergipe. Valeu parceiros! vocês orgulham a nossa cultura junina.

*Idealizador do concurso Levanta Poeira.

Abandono das delegacias do interior: reflexo da má opção de modelo de gestão – Antonio Moares

O atual modelo de gestão da Polícia Civil sergipana remonta as mesmas práticas dos tempos do império (século XIX): centralizadoras na figura de um único agente público. Esse modelo era compatível para a realidade social daquela época, pois a demanda por serviços policiais civis era incipiente. À custa de um corporativismo bacharelesco em detrimento do interesse público, este modelo perdura até os dias de hoje, mesmo com o advento da Constituição Federal de 1988.
A falta de policiais civis (agentes, agentes auxiliares, escrivães e delegados) nas cidades do interior é um problema nacional propalado quase que cotidianamente pelos meios de comunicação. A falha está no modelo de gestão, ou na falta deste.
A única função da Polícia Civil, órgão de Segurança Pública, segundo a Carta Magna, é a INVESTIGAÇÃO CRIMINAL, que consiste no exercício das funções de polícia judiciária e na apuração de infrações penais, exceto as militares – ver art. 144. §4º da CF. Única função sim, pois a legislação infraconstitucional não pode ampliar limites constitucionais.
Em Sergipe, Estado com pouco mais de 70 municípios, há cerca de 1400 policiais civis entre agentes, agentes auxiliares, delegados e escrivães. Deste contingente, cerca de 140 são delegados.
Poder-se-ia se perguntar: esse quantitativo de pessoal não é capaz de suprir a demanda por investigação criminal em nosso Estado? E a resposta mais sincera seria "NÃO SEI", pois nunca foi feita uma análise técnica da real necessidade de cargos efetivos para a Polícia Civil. Nossa estatística está entregue aos bacharéis em direito. Tudo foi sempre feito na base do achismo, do empirismo. As quantidades de cargos públicos policiais civis descritas nas leis 4.122/99 e 4.133/99 foram fruto da imaginação dos assessores da época e não de um estudo técnico sério voltado para o interesse público.
Aliás, o único e exclusivo interesse desses "assessores" foi, é e será incorporar suas gordas gratificações de chefia e passar a fazer parte da "aristocracia" do serviço público sergipano. Ou ninguém percebe que, entra e sai governo, são sempre as mesmas pessoas que ocupam os cobiçados cargos e funções de confiança? Tem gente que se aposentou em cargo de confiança. Arrepare!
Então por que as delegacias estão abandonadas? Pela má distribuição do efetivo, fruto do atendimento a interesses políticos pessoais: seja pelas "cessões" de servidores policiais para outros órgãos e até para a iniciativa privada, seja pela lotação de servidores policiais em gabinetes (coordenadorias, superintendência, secretaria etc), seja pela lotação de servidores policiais em unidades policiais civis com reduzida demanda. Tem agente que trabalha de office-boy de motel de doutor. Tem agente sendo feito de motorista de madame, de copeiro. Tem até agente morando no estrangeiro e recebendo religiosamente seus salários. Teve até agente de polícia civil dando entrevista para imprensa televisiva na condição de advogado de uma ONG. Tem delegado cuidando mais de suas empresas de segurança, motéis, restaurantes que de seus afazeres policiais. Tudo com o beneplácito de seus chefes.
E para piorar esse "abandono" quer-se proibir os demais policiais civis (agentes, agentes auxiliares e escrivães) da simples lavratura de procedimentos policiais civis. Os delegados de polícia civil, salvo raras exceções, não querem permitir que seus colegas possam assumir as suas condições de AUTORIDADES POLICIAIS. A Constituição Federal (art. 144, §9º) afirma que todos os integrantes dos órgãos de segurança pública são servidores policiais. Sendo a Polícia Civil um dos órgãos de segurança pública, todos seus integrantes que atuem na atividade fim são, por tanto, servidores policiais, ou melhor dizendo, AUTORIDADES POLICIAIS CIVIS, na exata medida de suas atribuições legais.
A PGE em um de seus pareceres afirmou que qualquer integrante da Polícia Civil pode lavrar o Termo Circunstanciado, excluindo os policiais militares. Há até recomendação de expedição de decreto governamental (o que até hoje não foi feito). Ora, não se quer retirar atribuição de delegados de polícia, estes nunca serão comandados por investigadores, quer-se apenas desconcentrar as atividades para o bem do interesse público.
Ao delegado deve caber a sua real missão de coordenar, estando presente, as atividades policiais. Foi esse o caminho apontado pela Constituição Federal, o caminho da eficiência na prestação do serviço público policial civil. Segundo o §4º do art. 144 da CF, as polícias civis devem ser dirigidas por delegados de polícia civil de carreira. Ou seja, a única exclusividade do delegado de polícia civil é o comando da instituição. A direção de órgãos internos, de unidades policiais, a lavratura de procedimentos policiais civis pode sim ser feita pelos investigadores, estes sempre coordenados por delegados de polícia. Isso depende da opção a ser feita pelo governador do Estado quando da elaboração da Nova Lei Orgânica da Polícia Civil sergipana, legislação de sua iniciativa.
Em sua fala, o governador Marcelo Déda, ao deflagrar o processo de elaboração de novas leis orgânicas para os órgãos de segurança pública de Sergipe, apontou para a MODERNIZAÇÃO do trabalho policial como forma de tornar mais qualificado e eficiente o serviço público ofertado à população.
* policial civil (escrivão) e Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe – SINPOL SERGIPE.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Um governo deve sair do povo como a fumaça de uma fogueira”. Monteiro Lobato, que faleceu em 04 de Julho de 1948.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais