De João, do hospital e do kamikaze eleitoral

De João, do hospital e do kamikaze eleitoral

 

A segunda guerra mundial deixou na história mundial uma marca cruel com episódios que até hoje são contados em filmes para que o passado terrível não seja esquecido por toda humanidade. Entre estes episódios, em outubro de 1944 um general japonês recrutou jovens para missões suicidas atacando navios norte-americanos e com um efeito devastador.

 

E os kamikazes ficaram na história e de lá para cá, a palavra, que significa “vento dos Deuses”, vem sendo usada para definir ações desesperadas de alguém ou de algum grupo por todo mundo. E Sergipe, que só conhecia os kamikaze pelos livros de história, teve ontem, 23, a oportunidade de conhecer de perto como uma campanha eleitoral e a derrota prestes a acontecer pode desestabilizar pessoas que fazem da política, mas do que um projeto de governo, uma “guerra pela sobrevivência política”.

 

O que foi que aconteceu com João Alves? Na tarde de ontem, 23, o candidato João quis entrar na “marra” no Hospital de Urgência Governador JAF. Uma síntese dos acontecimentos: O ex-governador esteve tentando invadir o HUSE da mesma forma que já fez em Estância; Não se trata de visitação. Alguém aqui tem notícia, de nos últimos quatro anos, uma visita de João Alves ao HUSE. E visita com cinegrafista?; O ex-governador tentou forçar a entrada da frente, não tendo sucesso foi para a entrada dos fundos do HUSE para entrar na tora; O ex-governador não foi sozinho, levou mais de 100 pessoas com vários carros dentro do estacionamento fazendo buzinaço. É mole? Caccho e Nitinho agridem membro da equipe de Déda para pegar uma câmera, cujo a equipe estava filmando tudo, até para mostrar a verdade dos fatos porque com certeza, como de praxe, eles vão distorcer; Apitaço e buzinaço num hospital que cuida de crianças com câncer. 

 

Tudo foi registrado e encaminhado a Justiça Eleitoral. Foram vários crimes eleitorais cometidos dentro de um hospital, inclusive a agressão a dois profissionais da assessoria de comunicação que prestaram queixa e fizeram exame de corpo de delito. Até mesmo os profissionais que votavam em João Alves ficaram indignados com o barulho ensurdecedor dentro de um hospital público. E pasmem! Até o veiculo de uma emissora de rádio, que é uma concessão pública, que por pura coincidência, é da família Alves, a rádio Jornal AM, estava no local, junto a carreata. Como é uma concessão pública, certamente a rádio terá sérios problemas com a justiça.

 

Há testemunhas que atribuem ao ato desesperado por conta da vitória de Déda no TSE no dia anterior e da certeza que João Alves perderá a eleição estadual. Tanto é que uma pesquisa encomendada por ele, a Exata, de Pernambuco, reforça a distância de 20% como foi divulgado ontem pelo Ibope.

 

Os assessores de João Alves, que o levaram a este ato de devaneio, precisam lembrar que o candidato já está na história política de Sergipe, com três mandatos de governador. É humilhante, ser candidato pela sexta vez e se comportar como um kamikaze, preferindo o suicídio eleitoral por não aceitar a derrota que acontecerá no domingo, 3 de outubro. João precisa entender que os “Ventos dos Deuses”, que já sopraram várias vezes ao seu favor, hoje sopram em outra direção. Aceitar a derrota com a cabeça erguida é um ato não só de coragem, mas que dignifica os grandes homens públicos.

 

Explicações de João I

Pela matéria enviada através da assessoria, o candidato João Alves disse que “foi vítima da violência e do desespero do Partido dos Trabalhadores. Ao chegar no Hospital e Pronto Socorro João Alves, ele foi ofendido e impedido de conversar com os servidores. A direção do hospital reuniu assessores, servidores em cargos de comissão e fizeram uma verdadeira barreira humana com os seguranças. A diretora de Comunicação da Fundação Hospitalar partiu em direção ao ex-governador com o dedo em riste, desafiando-o a entrar no hospital”.

 

Explicações de João II

Continua o release de João Alves: “Os fotógrafos e cinegrafistas do PT gravaram todo o acontecimento para registrar quem estava acompanhando João Alves e também identificar os servidores do hospital que defendiam o acesso do candidato. Durante a confusão, cogitou-se que a idéia da diretora de Comunicação era coagir os servidores a provocar um atrito e desordem, na tentativa de responsabilizar os democratas. “O objetivo dela era tirar benefícios políticos em favor da candidatura petista” disse uma servidora que preferiu não se identificar.João foi paciente, conversou com a direção do hospital,  explicou que recebeu um convite dos servidores e queria apenas entrar e conversar com as pessoas. “Quando vi que os petistas provocavam um tumulto querendo partir para um confronto corporal, me retirei e pedi que meu pessoal se retirasse também”. João Alves retirou-se do local e pediu calma a todos, inclusive ao pessoal do PT. “Gente isso aqui é um hospital, vamos manter a compostura e agir como pessoas civilizadas”.

 

Nota da Secom do governo estadual I

Esclarecimentos do governo: Na tarde da última quinta-feira, 23, o Hospital de Urgências de Sergipe sofreu uma tentativa de invasão liderada pelo candidato do DEM ao Governo do Estado, João Alves Filho.Acompanhado de um grupo de apoiadores o candidato tentou invadir o hospital com o objetivo de criar um fato político para repercutir na sua campanha eleitoral.O acesso a um hospital, público ou privado, obedece a normas rigorosas cujo objetivo é preservar a saúde e a segurança dos que ali estão internados. As normas da vigilância sanitária objetivam impedir a ocorrência de infecção hospitalar e preservar o ambiente em condições adequadas ao tratamento dos pacientes. A legislação eleitoral proíbe qualquer manifestação de partidos e candidatos dentro de repartições e prédios públicos.

 

Nota da Secom do governo estadual II

É licito à oposição criticar, denunciar, manifestar suas propostas sobre qualquer política pública, mas a Democracia Brasileira, construída pela luta do nosso povo, não é cúmplice de atos de vandalismo nem de atitudes de desrespeito às leis e às instituições.O Governo do Estado de Sergipe comunicou os fatos ao Ministério Público Eleitoral e ao Presidente do Tribunal Regional Eleitoral e vai responsabilizar os que lideraram a tentativa de invasão por qualquer prejuízo causado ao patrimônio público ou à integridade física dos servidores, cidadãos e pacientes que se encontram sob os seus cuidados.O Governo do Estado informa aos cidadãos de Sergipe que não permitirá a anarquia, nem o vandalismo, adotando todas as medidas legais para que o patrimônio público e a integridade dos cidadãos sejam preservados.

 

IPVA para motos

Outro dado que mostra o desespero de João Alves. Ao visitar a Colônia Treze, em Lagarto, o candidato reuniu-se com dezenas de motociclistas e prometeu acabar com o IPVA para motos, como também tirar as multas existentes. João sabe que para acabar com o IPVA é preciso ser aprovado um processo no CONFAZ, órgão nacional, como aconteceu com o REFINS estadual recentemente.

 

Ibope

O blog não vai comentar a pesquisa, apenas divulgar os números. Déda passou de 48% para 51%. João de 32% para 31%. Brancos e nulos eram 7%, agora são 5%. Indecisos eram 11% e agora são 12%

 

Senado

Para o senado Valadares, PSB, tinha 35% e passou para 41%¨; Albano tinha 34% e passou para 35% e Amorim tinha 25% e passou para o segundo lugar com 38%.  Machado, tinha 7% e agora tem 13%. Antonio Leite, do PV, tem 2%. Emanuel Cacho, 4%.Brancos e nulos eram 17%, agora são 8%.Indecisos eram 54% e agora são 45%.

 

Machado fora da disputa

Pelos números apresentados ontem pelo Ibope uma certeza: apenas três disputam as duas vagas para o Senado Federal. Machado, candidato pelo DEM, subiu apenas de 7% para 13%. Está fora da disputa. Machado teria uma reeleição tranqüila para federal e o DEM faria dois deputados.

 

Parlamentar combativo

Sergipe perde um parlamentar combativo, que independente das posições políticas, sempre combateu “o bom combate”, com trânsito livre nas bancadas de oposição e situação e por isso foi várias vezes coordenador da bancada durante o processo das emendas coletivas. Pagou caro pela fidelidade ao grupo que faz parte há muito tempo.

 

STF racha e não decide sobre Ficha Limpa

Por conta de um impasse no julgamento sobre a Lei da Ficha Limpa, os ministros do Supremo Tribunal Federal suspenderam a sessão na madrugada de hoje sem tomar decisão sobre o caso.Depois de dois dias e mais de 15 horas de sessão, terminou em 5 a 5 a análise de um recurso de Joaquim Roriz (PSC) contra decisão do Tribunal Superior Eleitoral que vetou sua candidatura ao governo do Distrito Federal.”Vamos esperar para ver o que vamos decidir”, disse o presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso.Não há prazo para que o tribunal volte a analisar o recurso, o que poderá acontecer após a nomeação de um novo ministro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ou se os atuais membros da corte encontrarem alguma solução para o impasse. (FSP).

 

Acervo e a viagem a Jordânia I

Robério Goes dos Santos é o servidor que “atestou” que as fitas do tal acervo milionário comprado pelo governo João Alves Filho, por 1,2 milhão de reiais, foram recebidas. Ele atestou o empenho, documento que serve para que o governo pague o valor contratado. Agora, na sindicância que apurou a suposta aquisição das fitas inexistentes, ele reconheceu que não sabia da existência das fitas pelas quais o governo pagou na época 1,2 milhão, em três prestações de R$ 400 mil.

 

Acervo e a viagem a Jordânia II

Mas enquanto pagava as prestações de R$ 400 mil, o que fazia Robério? Bem, segundo o link abaixo, foi o único assessor premiado com uma viagem ao exterior, acompanhando o governador João Alves Filho. Diz o texto, no link http://www.unisantos.br/pos/revistapatrimonio/painel.php?cod=2608 : João Alves viajou no último dia dois de dezembro, acompanhado apenas do seu assessor Robério Góes dos Santos, para a Jordânia, onde entregou o cargo de presidente de honra da Cúpula Mundial da Família à Rainha daquele país Rania Al-Abdullah.

 

Atraso dos Diários Oficiais

Ah, enquanto isso, o TCE preocupa-se com o atraso dos Diários Oficiais. Reclamam de atrasos de uma semana a quinze dias. Considerando que no passado recente já tivemos atrasos de um ano, acho que a reclamação do TCE foi um elogio disfarçado ao atual governo.

 

Délis Ortiz novamente

A TV Sergipe não confia nos profissionais que tem para mediar um debate. Optou novamente pela jornalista Delis Ortiz que em 2006, foi a mediadora e ficou confusa e insegura no debate realizado, principalmente quando algum candidato pedia o direito de resposta. Quem não lembra?

 

Perguntar não ofende

Será que algum “conselheiro” político de Marcelo Déda já alertou o petista que a militância espontânea do PT não foi para as ruas nesta eleição? Note, caro leitor, que o blog se referiu a militância “espontânea”, mais claro impossível. Também com o saco de gatos que foi formado tem muita gente com medo de se misturar…

 

Contradição

Não é uma contradição discursar como ético e honesto, mas ao seu lado fechar os olhos para o poder econômico. Ou é ético saber que um “aliado” está preparando 40 mil pessoas para atuar no dia do pleito, ao preço de R$ 100,00 e achar tudo normal? Serão “apenas R$ 4 milhões na chamada “Grande Aracaju”.

 

Silêncio dos bons

“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem caráter, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”. Martin Luther King. Cai bem para a fase final da campanha nesta eleição.

        

Gravação

Tem gente jurando que a Justiça Eleitoral terá muito trabalho com uma gravação que será entregue por um político que foi “convidado” por um candidato majoritário ao Senado para trocar de candidato por alguns “trocados”. Quem ouviu, diz que a gravação não deixa duvidas.

 

Campanha em Aracaju

O candidato à reeleição, Valadares Filho, deputado federal pelo PSB, disse ontem que está satisfeito com a campanha em Aracaju onde quase diariamente visita os bairros ao lado da candidata Tânia Soares e do prefeito Edvaldo Nogueira. A receptividade dos moradores é algo singular”, disse, afirmando que a administração municipal tem obras em todos os cantos da cidade.

 

Laércio vice-presidente da CNC

Ontem (quinta), delegados representantes das Federações do Comércio de todo o país elegeram os membros que irão compor a Diretoria e o Conselho Fiscal da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para o quadriênio 2010-2014. O empresário de Sergipe Laércio Oliveira, candidato a deputado federal, foi eleito vice-presidente da entidade, que é responsável pelo Sesc e pelo Senac, um sistema que valoriza os trabalhadores do comércio e suas famílias, gerando desenvolvimento social para mais de 20 milhões de brasileiros por ano, com benefícios em educação, alimentação, saúde, cultura, esporte e lazer.  

 

Botijão de gás

O MPE e os órgãos fiscalizadores precisam realizar blitz em alguns empresas fornecedoras do botijão de gás de 13 quilos. Tem muita gente reclamando que estão vendendo pela metade ou quase seco.

 

Jornalistas

No decorrer desta campanha, o titular deste blog, em conversas com diversos jornalistas tirou uma conclusão sobre a disputa para o Senado: até mesmo entre os chamados formadores de opinião a duvida sobre o segundo voto. Mas um nome se destaca numa quase unanimidade como primeiro voto: Valadares. Além da alta produção de propostas no Senado, uma das mais altas entre os 81 senadores, Valadares ganhou a simpatia dos jornalistas porque apresentou a PEC para retornar a obrigatoriedade do diploma dos jornalistas. A PEC está para entrar na ordem do dia do Senado Federal.

 

Relatório Deso

Juntamente com a fatura de água deste mês a Deso está enviando um folder com o relatório anual de informação ao consumidor deste ano. Além de dados técnicos, como a localização do sistema, o folder tem as condições dos mananciais, os controles de qualidade, de água distribuída e outros.  

 

Mais uma sentença contra Armando Batalha

Através de Ação Civil Pública movida pelo MPE o juiz Manoel da Costa Neto julgou procedente o pedido condenando o ex-prefeito de São Cristovão, Armando Batalha por improbidade administrativa. No processo foram encontradas diversas irregularidades como por exemplo, : “retenção, ocultação e destruição de documentos públicos, especialmente, procedimentos de pagamentos, processos de licitação, contratos, relação de bens móveis e imóveis do Município, notas de empenho e restos a pagar, acarretando transtornos e dificuldades à atual Gestão Municipal; destruição de dados contábil-financeiros contidos num computador da Secretaria Municipal de Finanças; apropriação e ocultação de talões de cheques do Município de São Cristóvão, entre outros.

 

Bens indisponíveis

Pela decisão, Armando Batalha foi condenado da seguinte forma: ressarcimento integralmente o dano a ser apurado em liquidação de sentença, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, suspensão dos direitos políticos por 8(oito) anos, pagamento de multa civil correspondente a duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 5(cinco) anos.A condenação quanto à prestação pecuniária a que foi submetido o réu é exigida das empresas rés por reconhecer que foram beneficiadas pelo esquema, e que são de titularidade de fato do réu Armando Batalha de Gois.Excluo de qualquer responsabilidade a ex-conjuge do Réu a Srª Lívia Maria Chagas de Barros Batalha.Mantenho em todos os termos a liminar deferida, persistindo a indisponibilidade de bens de todos os réus, a fim de assegurar o efetiva prestação jurisdicional”.

 

Inclusão apresenta prioridades do atendimento socioeducativo ao CNJ

Infância e Adolescência: prioridades absolutas do Governo do Estado. Certa dessa avaliação e garantindo os direitos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) Maria Luci Silva, recebeu na tarde de ontem, 23, as visitas da representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Juízado da Infância e da Adolescência de Sergipe.

 

Levantamento

Em uma roda de conversa, a secretária e a presidente da Fundação Renascer, Antônia Menezes, afinaram idéias com a juíza de direito Maria Rosely Guiessmann, integrante do projeto Medida Justa do CNJ, e demais representantes do Poder Judiciário em Sergipe. De acordo com a juíza, o projeto visa à realização de levantamentos em todo o país sobre a aplicação de medidas socioeducativas, através da verificação de estruturas físicas, atendimento aos adolescentes em conflito com a lei e realização de cursos profissionalizantes.

 

Centros de internação

“O que me trouxe a Sergipe foi o projeto do CNJ. Ele acontece em todo o país e tem o objetivo de fazer um levantamento sobre a situação processual e execução das medidas socioeducativas de internação. Sem fazer juízo de valor às unidades, realizamos um diagnóstico para servir de instrumento para implantação de políticas públicas e melhorias do sistema”, esclareceu a juíza de direito da Vara de Adolescentes Infratores de Curitiba, Rosely Guiessmann, afirmando ter acompanhado de perto a realidade dos centros de internação de Sergipe.

 

“Sergipe Exporta Som”

Nesta sexta-feira,dia 24, às 8h, será realizada uma coletiva de imprensa na sede da Fundação Aperipê (Fundap) para divulgar o projeto “Sergipe Exporta Som”. A iniciativa engloba uma série de ações de investimento na formação de artistas e produtores para movimentar a cadeia produtiva da música de Sergipe. O projeto é uma realização da Fundap em conjunto com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).Na ocasião, será dada a largada para a primeira etapa do projeto, com a realização de oficinas de produtos musicais. O objetivo é capacitar profissionais sergipanos para inserção no mercado nacional e internacional.

 

Dia Mundial do Turismo será comemorado em Estância

No dia 27 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Turismo, e Estância iniciará a comemoração no dia 26 de setembro, domingo, com uma campanha de conscientização da preservação ambiental com distribuição de folders educativos e do potencial turístico de Estância, em três pontos da região litorânea: Porto de Cavalos, no Posto da Polícia Rodoviária Estadual no Abaís, e na Lagoa dos Tambaquis. No dia 27 de setembro, haverá uma palestra no auditório da Câmara Municipal, às 9h, sobre a importância da preservação ambiental, nesse caso com o tema: ‘A Importância da Preservação da Lagoa dos Tambaquis’

 

Intensificando confirmações

Grandes nomes ligados à educação em Aracaju continuam confirmando participação na maior feira de educação da cidade: Expoensino, que acontece de 14 a 17 de outubro no Centro de Convenções de Sergipe. O Colégio Elite é mais um dos grandes times que já confirmou presença no pavilhão da Expoensino, por onde deverão passar mais de 15 mil visitantes. Numa área com mais de 16m² o Colégio Elite vai mostrar para os visitantes sua metodologia e estratégias de trabalhos desenvolvidos com crianças e adolescentes. Venha você também fazer parte deste time. Traga sua escola para o pavilhão da Expoenisno e mostre seu trabalho para milhares de pessoas. Informações 2107-8585.

 

Faltam poucos dias para o II Congresso Nacional de Estudos Jurídicos

 “As Inovações do projeto do novo código de processo civil”, “A efetivação das medidas de urgência e da sentença no procedimento arbitral pelo Poder Judiciário”, “A nova disciplina no divórcio no Brasil”, “O peso da multa no bolso do devedor” são alguns dos temas que serão abordados no II Congresso Nacional de Estudos Jurídicos: Direito Civil e Processo Civil, que acontecerá nos próximos dias 07 e 08 de outubro, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. Repetindo o sucesso do ano passado, a segunda edição do Congresso promoverá uma verdadeira troca de experiências e ideias, reunindo estudantes de Direito, advogados, juízes, magistrados de todo o Brasil. Sob a Coordenação Científica da Dra. Flávia Pessoa , o Congresso contará com renomados juristas entre eles Rodolfo Pamplona Filho, Pablo Stolze, Fredie Didier, Sergio Cavalhieri Filho, Misael Montenegro Filho, Carlos Alberto Gonçalves, Alvaro Villaça e vários outros. Confira a programação completa do evento no site www.direitocivileprocessocivil.com.br.

 

DENUNCIE OS CRIMES ELEITORAIS

Ouvidoria do TRE/SE: (79) 2106-8777. E-mail: ouvidoria@tre-se.gov.br ou ainda por correspondência preenchendo o formulário eletrônico no site www.tre-se.gov.br.O prazo para as respostas às consultas é de 03 (três) dias. Na Procuradoria Regional Eleitoral: Enviar, por correio, a documentação endereçada à Procuradoria da República em Sergipe, situada na Avenida Beira Mar, nº 1064, Praia Treze de Julho, Aracaju/SE, CEP 49020-010: Enviar para o e-mail denuncia@prse.mpf.gov.br ou preencher  formulário site www.prse.mpf.gov.br

 

DO LEITOR

 

Valadares: contra tudo e contra todos

Do leitor Fernando Santos: “3 coisas me chamam atenção nessa eleição, a primeira é a frieza da população em relação a campanha, a segunda é a compra de voto escancarada onde todo o estado se sabe quem pagou, o valor que se pagou e quem recebeu e nada se faz, a terceira é a força de Valadares, Valadares vem enfrentando uma campanha muito difícil, ele enfrente dois concorrentes poderosos e com muitos recursos, da para perceber que a campanha de Valadares é baseada em um pequeno grupo de voluntários, enquanto numa esquina tem 12 pessoas segurando a bandeira de Valadares, os outros colocam centenas de pessoas ao mesmo tempo e em vários lugares, Valadares vem sustentando sua campanha a base de seu trabalho como senador e o respeito que a população tem por sua honestidade, Valadares está mostrando que é a grande liderança dessa campanha, pois lidera todas as pesquisas a base de projetos e do trabalho prestado contra todo o poderio econômico que está havendo nessas campanha, eu acredito que um dia vamos ter no Brasil eleições como a do senador Valadares, espero estar vivo”.

 

Faixa de pedestre

Da jornalista Araly Couto: Como motorista consciente, costumo parar para dar passagem aos transeuntes nas faixas de pedestre destinadas a essa finalidade: a travessia segura nas ruas e avenidas da cidade. O problema é que, para que possamos fazer a nossa parte, os órgãos responsáveis pelo trânsito também precisam fazer a sua. Nesse caso específico – embora o problema seja recorrente em outros pontos da cidade – falo sobre as faixas de pedestre situadas ao longo da avenida Heráclito Rollemberg, principalmente as localizadas no bairro São Conrado, por onde passo diariamente. De tão apagadas as faixas quase não são visíveis no transcorrer do percurso, o que dificulta a percepção dos motoristas e consequentemente o cumprimento do nosso dever de cidadão. Fica aí o alerta!”

 

Adiamentos inesgotáveis

Deu no twitter de Valdete Rodrigues http://twitter.com/Valdeterod: o CNJ tá recebendo farto material mostrando que “pedidos de vistas” são utilizados como ferramenta de protelação. O relato mostra que processo envolvendo um parlamentar sergipano sofre atraso, recuos e adiamentos inexplicáveis e inesgotáveis.O relatório foi elaborado por um jurista sergipano e recomenda uma inovacão que pode ser acatada pela justiça brasileira.  O jurista sugere, que para o pedido de vistas, seja aberto único prazo, e sejam distribuída cópias com os juízes solicitantes. Segundo ele, esse procedimento impediria que o pedido de vistas fosse utilizado como ferramenta protelatória.

 

ARTIGO

 

O Voto –  por Emanuel Rocha*

 

  A história do voto no Brasil é do  inicio de 1532 com a eleição do conselho municipal da vila de São Vicente.Durante  quase  três  séculos  as  eleições  brasileiras foram  realizadas  sem  legislação  própria. A  primeira legislação  eleitoral    passou  a  existir  após  a independência  do  Brasil,  em  1824,  por  ordem  do imperador D. Pedro  I.

 

     No século passado existia o Voto de cabresto, que não  passava  de  uma  troca  de  “favores”  os  coronéis obrigavam os eleitores a votarem nos candidatos por eles  indicados. Aquele eleitor que  se negasse  sofria represálias  e  violência  pelos 

capangas  e  jagunços (homens  violentos,  contratados  como  guarda-costas por  indivíduo  influente,  por  exemplo,  fazendeiros, senhores  de  engenho,  políticos).  Os  jagunços procuravam controlar o voto de cada eleitor a mando do fazendeiro, pois naquela época o voto não era secreto o  eleitor  declarava  publicamente  em  quem  estava votando.

 

     O voto secreto foi implantado, pela primeira vez, no pleito  de  1925  do  Centro

Acadêmico  XI  de Agosto, entidade  que  representa  até  hoje  os  estudantes  da

Faculdade de Direito da USP. Posteriormente, houve uma  experiência,   em  Minas  Gerais e  foi  institucionalizado,  em  1932,  pelo  primeiro  Código Eleitoral do Brasil.   Hoje o Brasil é detentor de um dos mais sofisticado e eficiente sistema eleitoral do mundo. Com  isso seu votose  tornou  ágil,  seguro  e  secreto,  portanto  devemos valorizar o nosso voto! As eleições são de fundamental importância, além de um grande ato de cidadania.

 

   O nosso voto  interfere em nossas vidas como nas vidas  de  todos  os  brasileiros.  Escolher  um  péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Lembrem-se os políticos são os gerenciadores dos  impostos  que  pagamos  e  criadores  de  leis  que podem nos servir ou nos prejudicar, portanto é nesse sentido que devemos valorizar mais a política partidáriae ao voto. Devemos ter o cuidado de votar em políticos com um passado limpo e com propostas para melhoria de vida da coletividade.

 

    Faz-se necessário parar, pensar, questionar e  refletir e nunca votar no candidato que promete o que não pode fazer, ou no mais bonitinho! Mesmo porque não estamos  em  um  concurso  de  beleza.  Veja  se  o candidato prestou contas a você ou a sua comunidade, pesquise  se  ele  tem  projetos  aprovados  ou  se manifesta  a  favor  do  trabalhador,  observe  se  o candidato  votou  ou  tem  projetos  que  beneficiou  a saúde,  educação  e  segurança…    assim  iremoscolocar políticos corretos para gerenciar nossas vidas.

 

       Se os vitoriosos não forem os da sua escolha, você já  fez boa parte como cidadão e eleitor, mas não acaba ai, é necessário acompanhar e fiscalizar as ações dos eleitos,  para  que  todos  tenham  um  país  igualitário. Lembre-se! O futuro de nosso estado e do nosso país está  em  nossas mãos. Não  troque  nem  venda  seu voto. É preciso ficar atento aos oportunistas, é preciso reflexão.

 

* Emanuel Rocha é membro da AMABA ( Associação de Moradores do Bairro América)

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

 

“Um homem inteligente pensa uma vez antes de falar duas vezes”. Robert Charles Benchley.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais