De uma derrota para outra

O governador Marcelo Deda acaba de sofrer a sua terceira derrota dentro da Assembleia Legislativa de Sergipe este ano, mas  todas elas carecem de uma melhor avaliação.

A primeira delas se deu com a eleição da deputada Angélica Guimarães que foi guindada ao cargo máximo do Poder Legislativo, de forma surpreendente, num rompante tão grande que a surpresa provocada, gerou o rompimento do acordo político que unia Deda aos irmãos “Amorim”.

A eleição de uma aliada não deveria provocar rompimento algum, ao esboçar reação adversa de forma precipitada, exonerando pessoas cujos cargos que ocupavam era fruto de indicação dos parlamentares que votaram em Angélica, o governador na verdade deixou claro que não a tinha na cota de aliada.

Tinha razão o governador ao perceber que um grupo se formava para atuar contra o seu governo e que Angélica Guimarães embora estivesse até aquele momento usufruindo das benesses ofertadas pelo Poder legislativo, seguiria sem dúvida alguma um comando político que não o do governador. Mas ao reagir da forma como reagiu, Deda acabou validando a atitude dos que apunhalaram para não serem apunhalados.

A deputada Angélica Guimarães foi eleita para presidir o Poder Legislativo, e isso ecoou como derrota, apenas porque havia uma prática nociva de que por conta da distribuição de cargos e favores, os governadores acostumaram a também comandar a casa legislativa.

A segunda derrota foi questionada judicialmente, ela se deu quando da indicação da deputada Susana Azevedo, para ocupar o cargo de conselheira do Tribunal de Contas de Sergipe. Susana disputava com Belivaldo Chagas que tinha o apoio declarado do governador Marcelo Deda, o placar foi 13 x 9 pró Susana, mas por conta de manobras que contrariaram o regimento interno da Alese e a própria Constituição Federal, o resultado encontra-se sub-judice, razão pela qual essa derrota não foi concretizada, e se fosse, somente poderia ser considerada uma derrota, porque os governantes sempre desejaram indicar os conselheiros e a casa legislativa, por conta de acordos irreveláveis, acostumou a  acatar por unanimidade tais indicações.

A terceira derrota, foi talvez a mais dolorosa, envolveu o impedimento para que o governo contraísse empréstimos junto ao BNDES no valor de 727 milhões.Claro que a não aprovação desse empréstimo provocará um impacto negativo e comprometerá significativamente o Estado de Sergipe no seu projeto de desenvolvimento nos próximos 10 ou 15 anos.

A rejeição do empréstimo foi algo anunciado e defendido publicamente pelo bloco de parlamentares que atuam sob a orientação dos irmãos “Amorim”, e a rejeição do empréstimo só não produziu um efeito mais negativo para o agrupamento  de oposição ao governo, porque eles encontraram dois argumentos que faz a opinião pública refletir sobre o pedido emocionado feito pelo governador nas emissoras de rádio.

Mesmo sendo diariamente cobrado sobre a destinação real do empréstimo, o governo apostou no convencimento emocional e não relacionou detalhadamente onde aplicaria os recursos pretendidos, e nem explicou de que forma aplicou mais de 1 bilhão de reais oriundos de empréstimos contraídos anteriormente.Mas, deixa-se de lado o passado e volta-se ao presente, para observar que um dia após a derrota, o governo e parte dos seus aliados, voltam a cometer equívocos que só os remeterão a outra derrota. O governo perdeu a votação, mas não deveria ter perdido a esperança, o projeto deverá ser reapresentado e a presidenta Dilma, a par de tudo que está ocorrendo por aqui, já sugeriu isso.

A partir daí basta que ela passe a orientação para sua interlocutora Idelí Salvati, que o senador Eduardo Amorim será convencido facilmente a não atrapalhar uma ação, que segundo a mandatária da Nação, é estratégica para o país. Isso com certeza ajudará Sergipe.Já o posicionamento do deputado Gualberto somado às declarações do vice-governador Jackson Barreto, só acirram os ânimos e dificultam ainda mais qualquer possibilidade de entendimento.

As reações adversas são necessárias apenas para que cada um demonstre de que lado se encontra, mas cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal algum, portanto é preciso que durante as reações o equilíbrio seja proporcional à responsabilidade do cargo que ocupam.

O blog cita como exemplo o senador Valadares, que tem emitido opiniões em tom de aconselhamento. Não agrada, mas não denigre nem usa linguagem descabida, que o remeta para o campo pessoal.

Somente o equilíbrio nas ações e palavras dos lideres da situação poderá reverter a partir de janeiro de 2013 o quadro no legislativo estadual.

Reunião núcleo de governança
Antes de viajar para São Paulo o governador Marcelo Déda reuniu ontem o núcleo de governança dando continuidade as soluções para a crise financeira. Pela manhã Déda fez alguns exames médicos.

Proinvest em destaque na mídia nacional
O episódio do Proinvest começa a aparecer na mídia nacional. Briga política prejudica Sergipe em R$ 727 milhões veja em: http://brasil247.com/+iufre

Jackson Barreto
E pelo twitter o vice-governador Jackson Barreto escreveu o que o blog publicou na última postagem. Por mais que esteja descontente com alguns atos do governador ele continuará leal e ao lado de Déda. Nas twittadas Jackson  escreveu o que é mais importante agora é a saúde do governador e depois dela a saúde financeira do Estado. Quem leu o último artigo percebeu que este espaço deixou claro que Jackson atuará neste momento com o papel que lhe foi conferido: vice-governador. E ponto final.

A quem possa interessar
Como toda polêmica sempre aparece alguns que tentam desvirtuar as palavras escritas ou tentar macular uma análise política. O blog mantém tudo que escreveu e continuará preservando suas fontes, mas nos últimos dias alguns lances dos bastidores da política sergipana são de conhecimento tanto da situação, como da oposição.

Independentes
A anulação da eleição que indicou a deputada Susana Azevedo para o Tribunal de Contas de Sergipe, e a liminar concedida no dia de ontem pelo juiz de Direito, Raphael Silva Reis, mostra que os poderes são independentes, mas a independência dos poderes estão atreladas ao cumprimento do ordenamento jurídico do país, ou seja, os poderes não podem e não devem agir ao arrepio da legislação vigente.

Sukita:  falta de limite e de bom senso
Definitivamente o prefeito de Capela, Sukita (PSB) não tem limite nem bom senso como administrador público. Ao final de sua administração enviou a Câmara Municipal projeto de lei dando os nomes de duas filhas menores para escolas do município. Sukita conseguiu em 2012 destruir toda imagem de administrador conquista em sete anos como prefeito. É um caso patológico do “eu sozinho” e do “tudo posso”. Um político que poderia crescer muito, mas  não escuta os assessores nem amigos. Um caso parecido com um ex-prefeito de Aracaju que chegou na Prefeitura como vice e já fracassou por três vezes na tentativa de retorno.

Exposição pública
O blog pede aos colegas da imprensa que não exponham na mídia os nomes das duas meninas menores, filhas de Sukita, que não são responsáveis pela falta de bom senso do pai. Com certeza, se elas tivessem a noção do que é política e da atitude do pai as meninas não aceitarão a “homenagem”.

Vereadores aprovarão o projeto insano?
A falta de limite de Sukita levará as duas crianças a uma exposição na mídia (inclusive nacionalmente) desnecessária. Imagine quando os amigos e colegas de escola tiverem conhecimento deste fato. As duas serão motivos de chacota por conta da falta de limite do pai. Será que a Câmara de Capela será tão subserviente assim para aprovar um projeto insano como este?

Samam e crime ambiental no Velho Chico
Uma das empresas do grupo Samam, a Agroindustrial Capela Ltda, do empresário Manoel Aguiar Menezes Neto, pode perder a concessão de licença ambiental por conta de uma denúncia ingressada na Justiça Federal, através de uma Ação Civil Pública, pelo Ministério Público Federal que corre a revelia segundo a última atualização do processo (0004749-75.2012.4.05.8500 Classe:1) no dia 5 de dezembro na 3ª Vara Federal.  A atualização mostra que transcorreu em “albis” (expressão latina para em branco), o prazo para que a ré contestasse a ação conforme prazo dado pelo juiz Edmilson Pimenta.

A Ação
Através da procuradora Lívia Nascimento Tinôco o MPF quer garantir a recuperação do meio ambiente degradado em virtude da destruição (pela Agroindustrial) da vegetação nativa em área permanente do rio São Francisco para cultivo irregular de cana de açúcar.

Devastação e danos ao leito do riacho 
O MPF, com base num parecer técnico do Ibama, alerta que é inadequada a atividade agrícola praticada no imóvel rural fazenda “Terra Nova”, objeto de processo de licenciamento ambiental, através do qual se evidenciou uma devastação de área de preservação permanente de 100 metros ao redor da lagoa do Fogo.  Em outro parecer técnico o Ibama constatou a devastação de vegetação nativa de aproximadamente 41.42 hectares e que a atividade agrícola irregular causou interferência no leito do riacho que alimenta a Lagoa do Fogo, ocasionando estreitamento do  curso e diminuição do fluxo de água no sistema hídrico formado pelo riacho, pela lagoa e pelo rio São Francisco.

Ibama e Adema
Segundo a ação o Ibama emanou o auto de infração por conta das irregularidades quanto a destruição da vegetação nativa em zona de preservação ambiental permanente sem que houvesse autorização dos órgãos competentes e imposto embargo à atividade agrícola. É ressaltado também que a Adema foi convocada pelo MPF e constatou que houve degradação ambiental em toda faixa de preservação sendo necessária a recuperação em no mínimo 100 metros na margem do rio. E que a Adema já havia indeferido a licença ambiental sendo necessário refazer o desmembramento dos lotes do imóvel respeitando os 20% da área de preservação permanente. E que as recomendações da Adema não foram atendidas pela empresa que continuou o cultivo de cana de açúcar sem autorização.

Queimada e danos ao meio ambiente
Ainda no processo é informado que o problema inicial não foi o plantio da cana de açúcar, mas sim a colheita realizada pela empresa utilizando de queimadas para facilitar o processo. A queima da palha de cana não somente provoca poluição da atmosfera como causa morte de animais próprios da área devastadas e ainda erosões de solo, além de consequências danosas no habitat hídrico da região, com a poluição hídrica e diminuição do fluxo de água.

Do pedido de condenação
O MPF  pediu no processo que a empresa Agroindustrial Capela  seja condenada a apresentar a Adema o plano de recuperação da área degradada no prazo de 30 dias a contar da condenação e o pagamento de multa civil conforme a legislação. E que a empresa só retorne as atividades após o cumprimento do rio de licenciamento ambiental perante a Adema.

Decisão judicial e falta de defesa
Em 24 de agosto deste ano o juiz federal Edmilson Pimenta, através de liminar, que a empresa apresentasse a Adema no prazo de 30 dias o plano de recuperação da área e que esta se abstenha de realizar qualquer tipo de atividade ou intervenção até a decisão final do processo. Como informado no início deste artigo a Agroindustrial Capela não apresentou defesa no prazo determinado pelo juiz.

Outra área na fazenda Jundiai
O blog foi informado que está sendo verificada outra denúncia de crime ambiental desta vez na fazenda Jundiai, em Propriá, que foi arrendada também pelo grupo. Entidades de defesa ambiental estão preparando mobilizações para chamar a atenção da imprensa nacional para o grave problema.

Bancada
Os dois vereadores eleitos pelo PSB em Aracaju, Lucas Aribé e Max Prejuízo reuniram-se ontem com o presidente estadual do partido, deputado Valadares Filho onde analisaram as discussões nos bastidores dos possíveis candidatos a presidente da Câmara e reafirmaram o compromisso de apoiar um candidato que tenha o respaldo do diretório do partido.

Uma prova de Amor a São Cristóvão
Tomou posse na última sexta feira como presidente do Hospital e Maternidade Senhor dos Passos, na cidade de São Cristóvão, o jovem e competente Marcos Santana. Funcionário de carreira da CEF, atualmente na equipe que assessora o vice- governador, ele recebe mais essa missão, que pode ser a mais árdua da sua carreira profissional.

Cargo sem remuneração
Ele recebe a instituição com uma reforma que perdura mais de quatro anos, tendo a mesma já com a conclusão de cerca de 90% da sua estrutura física. Lembrando que se trata de uma tarefa de abnegação, pois o cargo não é remuneratório. Presentes na solenidade que ocorreu na igreja do Orfanato, representante da SES, ex-diretores assim como os atuais, parte da sociedade sancristovense e, muitos dos seus amigos além de parentes. O blog deseja boa sorte a Marcos Santana e toda nova equipe administrativa.

Diplomação
A diplomação do prefeito eleito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva (PRB), e dos 11 vereadores eleitos acontece, nesta quarta-feira (12). O evento será realizado às 18h, no Clube Altemar Dutra, no Centro da cidade. Os eleitos serão diplomados pelo Juiz da Comarca do município, Fernando Lopes Dantas.

Nordeste: Seca se alastra e Maceió adota racionamento
FSP de hoje, 11: A seca no Nordeste avança sobre áreas urbanas e afeta o abastecimento de água em pelo menos 182 cidades de 1.794 da região, inclusive em áreas metropolitanas, segundo levantamento da Folha.Com chuvas escassas há mais de um ano, pelo menos 157 cidades enfrentam racionamento e 25 tiveram drástica redução da capacidade dos seus mananciais.

Maceió começa a sofrer com rodízio
Maceió (AL) é a primeira capital a sofrer com o rodízio, que atinge cinco bairros da parte alta da cidade desde o final de novembro. Cerca de 200 mil pessoas, ou 20% da população, recebem água em dias alternados.Segundo o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas, Álvaro Menezes, o reservatório que atende 25% da demanda da área está operando muito abaixo da sua capacidade. "O racionamento é uma medida preventiva para evitar o colapso."

Pernambuco: 116 municípios em estado de emergência
Além de Maceió, três municípios da região metropolitana estão sem água: Satuba, Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte. As cidades recorrem hoje a carros-pipa. Além dessas quatro cidades alagoanas, outras 35, todas no interior, estão em situação de emergência.Em Pernambuco, ao todo, 116 municípios encontram-se em estado de emergência.A situação é preocupante na região metropolitana.

Bahia: 253 em estado de emergência
"Se não chover nos próximos três meses teremos que diminuir a produção para evitar o colapso", afirma o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento, Roberto Tavares.Na Bahia, 253 municípios dos 417 tiveram a situação de emergência reconhecida pela União e 74 cidades enfrentam racionamento.

Jornalista é processado por desembargador de SE por texto ficcional
“Processos judiciais sem o menor cabimento, sem sentido e sem nenhum razão de ser”, reage assim o jornalista José Cristian Góes, 41, contra dois processos movidos contra ele pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, Edson Ulisses de Melo. Ações pedem abertura de inquérito policial e pena de prisão, além do pagamento de indenização por dano moral a ser fixada pelo juiz e o pagamento de R$ 25 mil pelas custas do processo.

Processos
O desembargador, que é cunhado do governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), ingressou com um processo criminal e outro cível contra o jornalista por conta de um texto ficcional publicado em seu blog no portal Infonet em maio deste ano.No texto, que é intitulado de “Eu, o coronel em mim”, o jornalista escreve em primeira pessoa, num estilo de confissão onde um coronel imaginário dos tempos de escravidão que se vê chocado com o momento democrático. “No artigo não tem indicação de local, de data, cargo, função e muito menos nomes e nem características de ninguém”, informa o jornalista.

Imaginação
Imaginou o desembargador Edson Ulisses e seus advogados que quando Cristian Góes escreveu em primeira pessoa o seu texto estava, na verdade, fazendo críticas diretas ao seu cunhado, o governador Marcelo Déda. Assim, quando o jornalista escreveu “chamei um jagunço das leis, não por coincidência marido de minha irmã”, supôs o autor da ação de que estaria fazendo referência ao cargo de desembargador e a ele pessoalmente.

Governador não ingressou com ações
Importante destacar que o governador Marcelo Déda não entrou com ações contra o jornalista. “Não ingressou porque o texto não se refere a ele. O texto se refere a um sujeito ficcional, isto é, sem amparo na realidade objetiva. Assim é impossível que o senhor Edson Ulisses se encontre no texto, ou seja, são ações sem qualquer cabimento”, esclarece o jornalista.

Ataque direto à liberdade
Cristian Góes lembra ainda que o desembargador, através das ações, tenta confundir notícia jornalística com texto ficcional. “Sou objetos completamente diferentes, radicalmente opostos”, explica. Ele lamenta os processos porque eles podem configurar, antes de tudo, uma tentativa de ataque direito à liberdade de expressão, um sagrado direito constitucional. “Acredito que o desembargador Edson Ulisses irá analisar melhor e perceber o equívoco dessas ações”, aposta o jornalista.

Blog é solidário ao jornalista Cristian Góes
O blog é solidário ao jornalista Cristian Góes e já sentiu na pele tentativas de ataque à liberdade de expressão. Quando da Operação Navalha o titular deste espaço recebeu cerca de 10 processos de um dos acusados. O mais estranho é que outros meios de comunicação, como, por exemplo, a TV Atalaia, que divulgou as gravações, nada sofreram.

Sergipe em destaque: Reeleição do presidente do CRECI-SE
O presidente do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro da Silva, foi reconduzido ao cargo por unanimidade dos corretores. Na nova diretoria, o presidente do CRECI-SE, Sérgio Sobral, será o diretor-secretário, cargo mais importante na hierarquia após a Presidência. "Para Sergipe é uma honra muito grande, pois somos o menor estado da federação e iremos ocupar uma função de extrema importância no Conselho Federal, que representa os profissionais corretores de imóveis no país. Essa é mais uma função a qual iremos nos dedicar com afinco e muito trabalho em prol da categoria e do crescimento do mercado no Brasil", frisou Sérgio Sobral.

Gestão democrática
Na opinião do presidente do CRECI-SE, a aclamação de João Teodoro demonstra que o presidente realiza uma gestão democrática e focada no engrandecimento dos corretores diante do competitivo setor. "Existe uma fase no COFECI antes e depois de João Teodoro. Por essa razão, ele foi aclamado e reconduzido por unanimidade ao cargo. Temos certeza que será mais uma gestão marcada pelo sucesso e pela colocação em prática de medidas positivas para o bom funcionamento da corretagem de imóveis em todo o país. Só temos a agradecer essa aclamação à diretoria e trabalhar cada vez mais em prol de todos os corretores de imóveis", afirma Sérgio Sobral.

Produção de Petróleo e de Gás Natural em SE
Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da ANP, mostrou que a produção de petróleo no estado, em outubro, superou 1,2 milhão de barris equivalentes de petróleo (bep), sendo 2,8% maior, em relação ao último mês de setembro. Comparando com outubro do ano passado, a produção se mostrou 5,1% menor.

Em terra
A produção em terra respondeu por 78,6% do total produzido em setembro, enquanto que os campos marítimos contribuíram com 21,4% do total. Nos primeiros dez meses de 2012, a produção de petróleo no estado totalizou 12,8 milhões de barris, sendo 2,8% menor em comparação ao mesmo período de 2011.

Gás Natural
Ao contrário da produção de petróleo, a produção de gás natural foi superior na comparação anual. Foram produzidos 581.327 bep, no mês de outubro, sendo 21,9% maior que a produção do mesmo mês do ano passado. Os campos marítimos foram responsáveis por 90,5% da produção total.

Comparação
Na comparação mensal (setembro/2012), o total de gás natural produzido foi 6,6% maior, enquanto no acumulado do ano, no qual Sergipe já produziu 5,5 milhões de bep de gás natural, houve recuo de 4,6% em relação ao volume produzido nos dez primeiros meses do ano passado.

Parceria que dá certo
A Secretaria de Estado da Cultura, o Banese e o Instituto Banese, são parceiros de longa data em prol da cultura sergipana, e buscando novos investimentos para a área, a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, esteve em Brasília na última semana para aprovar três projetos na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC).

Projetos
Foram eles: a temporada 2013 da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), a terceira edição do Festival Sergipano de Teatro e a ‘Orquestra Jovem’, que promoverá inclusão social através da música. Todas essas iniciativas foram aprovadas pelos integrantes da CNIC, e terão o selo da Lei Rouanet, que garante isenção fiscal aos empresários que apoiarem os projetos. Sem dúvidas essas ações prometem dar um novo fôlego às cultura sergipana em 2013.

Suspensa votações do Plano Diretor na CMA
O juiz de Direito, Raphael Silva Reis, acatou em caráter liminar o Mandado de Segurança (MS) movido pelo vereador de Aracaju, Bertulino Menezes (PSB), através de sua assessoria jurídica (os advogados Fernando Menezes e Flávio César Menezes), e decidiu na manhã dessa segunda-feira (10), suspender todas as votações do Plano Diretor na Câmara Municipal. A presidência da CMA deverá se oficiada da decisão nos próximos dias.

Tramitação
No recurso movido, Bertulino alega que a tramitação do Projeto de Lei 06/2010, que trata do Plano Diretor Municipal, se desenvolveu permeada de inúmeros vícios formais e materiais. Ele sustenta que o projeto não observou conteúdo mínimo previsto no Estatuto das Cidades e pelo Novel Código Florestal, ferindo ainda disposições da Lei Federal 6766/79, além de olvidar exigências técnicas contidas na NBR 12267 da ABNT.

Antiga Santista realiza recrutamento em Sergipe
Trabalhadores sergipanos foram recrutados na manhã de ontem, 10, pela Secretaria de Estado do Trabalho, através do NAT (Núcleo de Apoio ao Trabalhador), para participar da seleção para ocupar uma das vagas de auxiliar, abertas pela empresa VALEX, antiga Santista.  Foram avaliados 200 profissionais do sexo masculino, de faixas etárias variadas e Nível Médio completo, para compor 40 vagas cedidas pela empresa VALEX, referente às funções de Auxiliar de produção, de inspeção e conferente, com remuneração inicial de um salário mínimo. A VALEX é uma empresa espanhola de Tecidos, que há sete anos comprou a empresa brasileira Santista, também de tecidos.

Confraternização
A confraternização de final do ano dos colaboradores da Cosil será na próxima sexta-feira (14), no escritório da empresa em Aracaju. Diretoria e funcionários vão comemorar os resultados alcançados em 2012. Quem também celebrará o final de mais um ano são os corretores das imobiliárias exclusivas da Cosil,  Viva Bem e da FGi Negócios, que estarão juntos em um passeio de catamarã pelo Rio Sergipe nesta quarta-feira (12).

Etapa do Campeonato Sergipano de Triathlon
Foi realizada no último dia 08 de dezembro no Porto do Mato em Estância a última etapa do Campeonato Sergipano de Triathlon 2012.  A Federação Sergipana contou com a participação de atletas de 4 Estados Sergipe, Bahia, Alagoas e Brasília, onde debaixo de um calor muito forte os atletas enfrentarão a maratona de 1km de natação, 30km de ciclismo e 8 km de corrida para obter o resultado final de Marlúcio Ramos, Rômulo Menezes e André , respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugares gerais.

Exames
Para finalizar foi realizado também os exames da tese de Mestrado do Vice Presidente Técnino da Fetrise Jymmes Lopes.  A Federação agradece  Especialmente aos atletas que abrilhantaram aos eventos de 2012 e lembrando que em 2013 tem mais e ainda aos patrocinadores e a colaboração da Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal de Estância, Secretaria Municipal de Saúde,  Pousada do Padre, a Polícia Rodoviária Estadual (Centro Social Esperança de Deus).

Futebol
Após quatro anos, Fernando Prass deixa o Vasco da Gama///O goleiro Harlei renovou por mais dois anos com o Goiás///após o árbitro alemão Wolfgang Stark admitir ter errado na expulsão do jogador da equipe do Dortmund, o atleta não terá que cumprir suspensão///O ex presidente do Confiança, Elcarlos Mendonça foi homenageado com o título de cidadão aracajuano///O Corinthians vai enfrentar amanhã, 12, o Al Ahly, do Egito, pelas semifinais do mundial de clubes promovido pela FIFA. Os egípcios venceram os donos da casa, por 2 X 1. O Sanfrecce Hiroshima foi eliminado. Na quinta-feira (13), o Chelsea terá pela frente o Monterrey, do México. /// A seleção brasileira feminina começou bem o torneio internacional de São Paulo, vencendo a equipe de Portugal, por 4 X 0.

Curtas
Venezuela: Parlamento autoriza Chávez a viajar para ser operado. /// Após toque de recolher, comércio reabre no Complexo do Alemão (RJ). /// Veto a tratamento para “curar” gays vira batalha judicial nos Estados Unidos. /// Supremo Tribunal Federal continua hoje discussão sobre mandatos de deputados federais condenados no processo do mensalão. /// Assembléia Legislativa entra em recesso no dia 15 e Câmara Municipal vai trabalhar até 31 de dezembro. /// Objetivo é concluir a aprovação do Plano Diretor. /// Posse de prefeito e vereadores de Aracaju vai ocorrer em primeiro de janeiro, à tarde. /// OPERAÇÃO NAVALHA: Decisão do STJ muda inteiramente o panorama. /// Volta à baila a possibilidade de retorno de Flávio Conceição à corte de contas. /// Afastamento de Clóvis Barbosa também poderá acontecer. /// Enquanto isso, nomeação de novo membro do TCE prossegue SUB JUDICE. /// Justiça deverá pronunciar-se sobre o mérito. Liminar suspendeu efeitos da votação ocorrida na Assembleia Legislativa. /// Presidente Dilma sugere a Déda que não desista do PROINVESTE.

PELO TWITTER

www.twitter.com/cpinnajr  Reflexão noturna: é preciso entender as pessoas como elas são, não como gostaríamos que elas fossem.

www.twitter.com/AndersonJPT  Em que parte da roda gigante da vida você está hoje??

www.twitter.com/ThalesBrandao  Cada indivíduo apresenta um conjunto de estratégias. Alguns são maduros suficiente para fazer as pessoas crescerem e outros medíocres.

www.twitter.com/lidiacastelino  Vc manda indireta no Twitter, 99% das pessoas q te seguem vestem a carapuça, 1% q deveria vestir, não veste e ainda manda replay concordando.

www.twitter.com/clicksergipe  FRASE DO DIA –>>> Facebook cai e internautas reclamam muito no Twitter.

DO LEITOR

Divina Pastora: não convocação dos concursados
Atenção MP, um e-mail de uma concursada que merece uma investigação: “Fui concursada em D. Pastora para o cargo de Prof de Educ Infantil, em Set/ 2011, aprovada em 5° lugar, eram 10 vagas. Ate agora somente chamaram 2 aprovados, sendo que o primeiro não quis assumir ou seja, somente uma vaga foi preenchida. A cada dia procuro no site www.seprod.com.br a convocação e nada, Há indícios de professores contratados atuando em lugar que seria dos concursados, porem tenho provas e não tenho recursos para tentar judicialmente verificar. Segundo o Ministro Gilmar Mendes, o candidato aprovado no numero de vagas, tem Direito sim a convocação, nomeação e posse, e também se há vagas não há que se esperar dois anos (validade do concurso). A Prefeitura realizou apenas duas convocações. Será que alguém se beneficia desta situação enquanto os aprovados ficam a espera da convocação.  O que a imprensa pode fazer? Pedimos e esperamos respostas”.

O Verdadeiro espírito do Natal
Do jornalista Abrahão Crispim Filho: “O natal está chegando e com ele renasce o espírito de confraternização. Nessa data as pessoa esquecem os ressentimentos, ceiam e trocam presentes. Mas esquecem de homenagear o principal aniversariante que é JESUS CRISTO. Aquele que deu a maior demonstração de amor por nós morrendo na cruz. De que forma podemos homenageá-lo? Fazendo uma oração, levando uma palavra de esperança e conforto a quem precisa, tirando um pouco de nós para doarmos a nossos irmãos carentes. Não adianta ficar o ano inteiro proferindo ofensas, transpirando falsidade e no dia de natal abraçar com um sorriso nos lábios. Isso é hipocrisia. O bonito é amar de verdade. Não deixem que o orgulho e a vaidade impeça-os de serem melhores; isso poderá afastar as pessoas de valor. As vezes o arrependimento chega muito tarde e quando se vê as pessoas partiram, portanto não percam tempo. O tempo às vezes deixa de ser aliado e se torna nosso maior inimigo. Jesus não sofreu em vão, pois ele sempre acreditou na regeneração de nós pecadores. Devemos estar sempre prontos para renascer buscando sempre alimentar sentimentos nobres . Amor, carinho , amizade, compreensão, gratidão formam o nosso passaporte para a felicidade. Quem cultua esses sentimentos tem a consciência tranquila do dever cumprido. Na noite de natal fechemos os olhos e imaginemos um mundo melhor onde a paz reine. Então bom natal e um ano novo repleto de realizações. Que vocês consigam entender que os sentimentos vão com vocês para outro plano e a matéria fica no abandono. Vocês não valem pelo que têm , mas pelo que são”.

ARTIGO

Bloco aliado de Marcelo Deda, pouco fez pela aprovação do Proinvest por Elcinho Santana (http://elcinhose.blogspot.com.br )

No último artigo publicado nesse blog, fiz referencia sobre a oposição que sem nenhum compromisso com o povo de Sergipe votaram por orientação do seu ?líder? pela rejeição desse importante empréstimo para o nosso Estado. Depois de fazer algumas reflexões dos nomes dos deputados contrários ao Proinvest, passei a refletir também sobre a PÍFIA participação da base aliada durante todo esse processo de discussão e votação desse projeto.

Lembro-me que quando estava trabalhando no Rio de Janeiro, pude participar de uma grande manifestação pública em defesa dos royalties daquele Estado. (Estava apenas observando, pois defendo à distribuição dos royalties proposto pelo governo federal). A partir dessa lembrança, passei analisar a atuação, intervenção e manifestação da base aliada do governo Marcelo Déda na defesa, sensibilização e aprovação do Proinvest.

Puxei um pouco mais da memória e lembrei-me do governador Marcelo Deda, mesmo atravessando problemas de saúde, compareceu no programa de George Magalhães e por várias horas tentou sensibilizar os deputados oposicionistas para votar a favor do Proinvest. Foi um gesto de compromisso, responsabilidade e amor ao povo de Sergipe.

Depois desses pensamentos passei a refletir no papel do bloco governista em todo esse processo. Confesso que estou indignado com a covardia, irresponsabilidade e descompromisso dos deputados oposicionistas pela rejeição do empréstimo, mas pouco ou quase nada foi feito pelos deputados da situação para reverter esse quadro.

Não me lembro ter ouvido ou visto à base aliada de Déda fazer a defesa pública do empréstimo, ter mobilizado suas bases nos municípios ou em Aracaju para atos públicos, ter participado de entrevistas, ter debatido na assembléia com a oposição sobre o empréstimo. Com exceção do companheiro e ex-lider do governo Francisco Gualberto não me lembro de nenhum deputado da base aliada ter tido algum destaque na defesa dos interesses do estado e do povo sergipano.

A maioria dos deputados da base aliada preocupa-se apenas em cargos, espaços e secretarias para os seus aliados e eleitores, mas na hora de defender os interesses do governo são covardes e insensíveis.

Por último, não acredito que a deputada Conceição Vieira deixou de estar em seu Estado para defender e votar a favor do Proinvest para participar de intercambio em Bruxelas de parlamentares. Ora, o governador em meio a sua crise de saúde foi para o rádio defender o Proinvest. Os deputados da base apenas votaram a favor do Proinvest, mas pouco fizeram para evitar a sua rejeição. Sem falar da ausência do deputado Mitidieri por motivo de saúde. O engraçado é que na oposição ninguém adoeceu e/ou viajou para garantir os votos necessários para rejeitar o empréstimo, enquanto que no bloco aliado: uma viajou e o outro adoeceu. Que base aliada hein???

Por sorte do povo sergipano o governador Marcelo Deda teve audiência com a nossa presidenta Dilma que fez o seguinte comentário:

A presidenta Dilma Rousseff pediu ao governador Marcelo Déda que não desista do Proinvest, programa do Governo Federal que destinaria R$ 727 milhões em investimentos ao Estado e que foi rejeitado pela Assembléia Legislativa. No mesmo encontro, de uma hora e 15 minutos, a presidenta dedicou mais da metade do tempo a "um diálogo de fraternidade, de amizade, de solidariedade".

Espero que o governador Marcelo Déda siga o conselho da nossa presidenta e não desista do Proinvest e que a oposição não dê as costas para o desenvolvimento do nosso Estado e que a base aliada se comporte com mais lealdade, compromisso e responsabilidade com o governador Marcelo Déda e com o povo de Sergipe.

Ser aliado não é apenas querer cargos e espaço dentro do governo, mas também defender os interesses do governo e do povo.

ARTIGO

No Brasil, o Proinvest é sim. Em Sergipe, o Proinvest é não  por senador Valadares

É a política do retrocesso que ameaça dominar o Estado

A política sergipana chegou a um dos mais baixos níveis de sua história. Sob o comando incontrastável dos irmãos Amorim (Edvan e Eduardo), Deputados estaduais deixando de ouvir e acompanhar a voz da sensatez – expressa no sentimento de cada sergipano que deseja o bem de nossa terra-, derrubaram o empréstimo de R$ 727 milhões que o governo da presidenta Dilma colocou à disposição do Estado.

Manobra executada com inusitada frieza, cujos fundamentos de sua rejeição jamais serão compreendidos nem apoiados por todos aqueles eleitores conscientes de que o verdadeiro papel de nossas lideranças políticas, mesmo na divergência, é o de trabalhar em sintonia para trazer mais recursos e mais desenvolvimento.

É inadmissível que um Estado nordestino como o nosso, ainda tão necessitado de obras estruturantes para avançar em suas conquistas na busca da plenitude do desenvolvimento (rodovias, escolas técnicas, Hospital do câncer, abastecimento d'agua, habitação, mobilidade urbana, etc) – , seja capaz de adotar o retrocesso e a política inconsequente do vale-tudo como regra, somente para atender aos caprichos e ambições desmedidas de um grupo político que se arvora de único intérprete da vontade de um povo livre.

A rejeição a esse empréstimo traduz antes de tudo uma postura descomprometida com o futuro de Sergipe de um bloco político que pretende assumir o poder ganhando as eleições de 2014, custe o que custar, até em prejuízo da melhoria das condições de vida de nossa gente.

De nada adiantaram os apelos para que cada um cumprisse com o seu dever, independentemente de sua condição partidária. Prevaleceram, no entanto, o egoísmo, a ambição e o mandonismo contra o adversário do momento (governador Marcelo Déda) para que ele fosse barrado, e impedido de executar o seu salutar plano de obras, que seria sustentado com o apoio do governo federal.

A rejeição ao projeto do empréstimo acarretará efeitos extremamente danosos à nossa frágil economia, contribuindo para o seu desaquecimento.

Essa é a fase mais aguda da crise internacional que afeta agora o Brasil. Qualquer decisão contra a luta para vencer a crise enfraquece o seu combate e retarda o seu enfrentamento. Contribui para a falta de investimentos, retração da atividade econômica, aumento do desemprego e acentuada queda da arrecadação dos Estados e Municípios.

Agravar a crise, proibindo o ingresso de recursos novos com juros subsidiados pela União, para serem pagos em 20 anos, é o cúmulo da insensatez, é um desserviço que será sempre lembrado como um remédio que fora aplicado sem uma leitura responsável da bula que acompanha o produto.

A decisão de negar o empréstimo do BNDES não foi para resolver a crise, foi para agravá-la, desacreditar o governo estadual e tirar proveito político de seu possível desgaste, por não realizar as obras projetadas. O projeto não ? o Proinveste, a prioridade é 2014, na escalada em direção ao Poder.

Os Municípios sergipanos -que por sinal atravessam sérias dificuldades para investir em obras de infra estrutura- seriam os mais beneficiados com o empréstimo, pois, para eles, diversas ações seriam direcionadas.

Toda eleição é importante. Afinal, através delas, escolhemos quem deverá governar ou nos representar no Parlamento. Resta saber qual o apelo mais forte: devemos aceitar, sem esboçar qualquer crítica, o veto a propostas voltadas para a população, em razão de um projeto de poder – imaginado apenas para a próxima eleição, e caracterizado por ser de um indivíduo ou de um grupo? Ou, devemos aprovar projetos coletivos propondo melhorias para o nosso Estado da iniciativa de um governo eleito, mesmo que em dado momento seja nosso adversário?

Claro que a segunda opção é aquela que o povo espera de cada um de nós. Mas é preciso que se diga que nem sempre o raciocínio dos políticos coincide com o raciocínio do povo.

Quando há essa discrepância, que é subjacente, e sobrevive nas sombras – e que o político quase sempre subestima-, alguma surpresa poderá surgir nas urnas. Esse sentimento de repulsa, que os políticos nem sempre incluem em seus cálculos, é o recado que é dado ocasionalmente aos detentores do poder, por suas decisões equivocadas.

A insensatez do radicalismo político conduz ao isolamento porque o discurso de quem age assim se torna vazio, sem conteúdo programático, sem uma liga com os anseios populares.
O Senador Amorim elegeu-se deputado, e depois senador, sempre o mais votado. A nossa Constituição diz que o Senador representa o Estado para o qual é eleito.

É lamentável que sendo legítimo representante do Estado de Sergipe, num momento delicado por que estamos passando, com a crise atingindo e preocupando a todos os segmentos sociais e econômicos do Brasil e de Sergipe, o senador Eduardo Amorim (PSC) tenha sido um dos principais artífices da articulação política para a rejeição do Proinveste.

Como explicar que em todo o Brasil os Estados tiveram seus empréstimos aprovados, menos em Sergipe?

Não temos o direito de esconder a verdade: a responsabilidade não é apenas dos deputados estaduais que votaram contra. É também daquelas lideranças, que tendo mandato ou não, possam influenciar decisões no âmbito do Legislativo.

 
ARTIGO

Hoje tem espetáculo! Tem sim senhor!  por Ribeiro Filho (jribeiro59@hotmail.com )

O povo sergipano não precisa de inimigos, já tem dois Marcelo Deda e Os Irmãos Amorim. Depois dos embates da eleição relâmpago da Presidência da Assembleia, da eleição do Conselho do TCE, esses políticos protagonizaram mais uma
palhaçada, agora com o empréstimo do Proinvest ou Proelege, a confusão que eles fazem é tanta, que ninguém sabe ao certo se o empréstimo era bom ou não para o Estado de Sergipe.

Na verdade esses atores circense na sua batalha pelo poder, estão com frequência nos presenteando com cenas bizarras de uma pantomima grotesca, nas quais, a despeito do nosso referendo, medem forças e testam o poder de fogo publicamente e é claro, tudo noticiado largamente pela nossa imprensa nanica que se locupleta em fazer análises curtas sobre quem está levando vantagem nesse ringue de MMA bestial. Quero que fique bem claro aqui, que todas as referências pejorativas nada tem a ver com os profissionais do circo, que são pessoas dignas e que sobrevivem honestamente de sua missão de manter viva essa arte secular.

O pior de tudo é a falta de uma terceira opção para as próximas eleições, estamos refém dessas trupes circense e de suas bazofias. Esperamos que daqui para 2014 apareça um sergipano de brio e caráter para acabar com esse espetáculo burlesco. Virá que eu vi, impávido que nem Muhammad Ali, Virá que eu vi…

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Tudo está fluindo. O homem está em permanente reconstrução; por isto é livre: liberdade é o direito de transformar-se”.  Alceu Amoroso Lima, educador e crítico literário brasileiro nasceu em 11 de Dezembro de 1893 e morreu em 1983.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais