Debate: Mobilidade Urbana

Quando se abre um debate em Aracaju atualmente sobre trânsito e transporte, boa parte coloca logo a culpa no governo municipal de plantão, mas esquece de debater tecnicamente. Na verdade, basta dá uma lida nos jornais das principais cidades (principalmente do porte de Aracaju) que o leitor perceberá que o problema do trânsito nestas cidades (como também nas grandes) é o mesmo e todos especialistas apontam para o caos num curto espaço de tempo.

 

Hoje os especialistas recomendam que as cidades de grande e médio porte criem as Superintendências de Mobilidade Urbana (no lugar da SMTT, como aqui em Aracaju). O debate passa por aí e pelo modelo urbanístico adotado pelo país.

 

O sergipano mais consciente sabe que Sergipe, mais de perto Aracaju, sempre teve uma renda per capita grande, acima de várias capitais. E Aracaju, já chegou – há alguns anos –  a ser segunda cidade com maior número de carros proporcionalmente aos habitantes, perdendo apenas para Brasília.  E nos últimos anos, o número de automóveis em circulação aumentou muito por conta do crescimento econômico e o aumento do poder aquisitivo da população.

 

Quando se fala em mobilidade urbana é em primeiro lugar dar condições de locomoção para o pedestre, como faixas e calçadas amplas. Depois melhores condições para os ciclistas com um plano para ciclovias. E depois o transporte urbano coletivo. E na última prioridade o transporte individual.

 

Especialistas defendem a circulação dos veículos privados, já que o Brasil privilegiou durante todos estes anos o modelo de transporte individual (para a classe média), em detrimento do transporte coletivo que só é usado pela classe baixa. Mas limitar o uso do veículo individual em Aracaju seria um grande problema já que a demanda do transporte público é péssima, sem falar nas condições dos veículos e na demora.

 

Ou seja, o problema é que em Aracaju o sistema coletivo não é eficiente para fazer com que a classe média possa usá-lo. É preciso aumentar a oferta, melhorar a qualidade dos veículos e principalmente aumentar a velocidade média do ônibus durante o percurso. Essa velocidade só aumentará através de um plano urbano com corredores exclusivos e semáforos inteligentes, como em vários países onde os ônibus ou os chamados metrôs de superfície, não param nos sinais que sempre estão verdes para eles.

 

Para melhorar o transporte urbano no Brasil e consequentemente em Aracaju, com qualidade e eficiência é preciso o subsídio para o transporte público. Esse subsídio existe nos grandes países e em alguns chega a 70%. Ou seja, o passageiro só paga 30% da fatura. Aqui no Brasil o passageiro paga integralmente e ainda paga, de quebra, a outra parte da meia passagem e a passagem de quem anda gratuitamente.

 

É certo que os governantes, como em Aracaju, podem (e devem) fazer a sua parte, com planejamento, prioridade na mobilidade para o pedestre e o transporte público, mas a melhoria do transporte urbano como um todo passa pelo subsídio como acontece em vários países. Seria o primeiro passo para ajustar a rede e tentar evitar o caos que bate a porta, não só de Aracaju, mas das grandes e médias cidades brasileiras.

 

Obs: Leia ao final desta edição do blog os comentários postados pelos leitores ontem sobre o trânsito e o retorno de Samarone.

 

Faixas de pedestres

A SMTT de Aracaju deveria iniciar uma campanha igual a que foi feita no período de Luduvice, da conscientização do motorista para a faixa de pedestre. O primeiro passo da mobilidade urbana é o respeito ao pedestre que deve ser prioridade no espaço urbano.

 

Passarelas

E um item importante para melhorar a mobilidade urbana é a construção de passarelas, mas que garantam a circulação da população, principalmente acessível ao deficiente físico. Para isso é preciso espaço. Em alguns países, nas passarelas têm elevadores nos dois lados. É uma pena que a população não esteja educada para receber passarelas com elevadores. Ficariam funcionando no máximo um mês e olha lá.

 

Ciclistas

Já os ciclistas vêm depois e numa cidade quase toda plana como Aracaju, um plano de construção de ciclovias seria bem vindo. Porém, a SMTT precisa também conscientizar o ciclista para fazer a sua parte principalmente não se deslocando na contra mão.

 

Posse conjunta

A posse dos novos secretários municipais  de Aracaju será conjunta, na próxima terça-feira, 22, às 9h, no auditório da Sociedade Semear na rua Vila Cristina.

 

Discurso fora da realidade

Ao discursar ontem, 16, na AL, o líder da oposição, Venâncio Fonseca (PP), fez um balanço em cima da mensagem lida pelo governador Marcelo Déda (PT), na abertura dos trabalhos na Casa. Venâncio disse que o discurso do petista é bem elaborado e organizado, mas que não condiz com a realidade. “Ontem nós assistimos o governador com um belíssimo discurso e isso já não é novidade. É um profissional da palavra e até para quem é do ramo, se não tiver cuidado, passa a acreditar em tudo aquilo que foi dito. É um discurso bem elaborado e cheio de frases de efeito, mas quando a gente vai para a prática, a realidade é totalmente diferente”.

 

Itabaiana

Ao retornar a AL, depois de exercer o mandato de prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça (PSB) fez um discurso agradecendo ao eleitorado, lembrando de sua origem política e afirmando que estará no Legislativo defendendo os anseios de todos os sergipanos. Ela anunciou que apresentou indicações na área do turismo e da cultura. Uma delas é para uma implantação de uma Casa de Cultura na cidade de Itabaiana, destinada a peças de teatro, cinema e eventos culturais. Outra é para a construção de um teleférico na serra de Itabaiana. “Que trará um avanço destacado para o turismo com a criação de uma via própria para aquele local, com restaurante e trilhas para a prática do esporte radical e a preservação do meio ambiente”, disse.

 

“Barracos” no Velho Chico

E o Ibama  continua realizando operações às margens do rio São Francisco para destruir “barracos” que estão sendo construídos em suas margens numa afronta ao meio ambiente. Na verdade estes barracos são casas de veraneio construídas por pessoas da região. Na semana passada derrubados seis “barracos”. O órgão espera agora decisões judiciais para derrubar outros “barracos” já totalmente construídos.

 

Gustinho inaugura tribuna

O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PV) ocupou pela primeira vez a tribuna da Assembléia Legislativa na manhã de ontem e surpreendeu a todos com um discurso moderno e bastante coerente. “Tenho a imensa satisfação de pertencer a uma linhagem política que honra minha terra e que, ao longo de décadas, tem apresentado ao povo de Lagarto e de Sergipe quadros políticos qualificados e comprometidos com o desenvolvimento do nosso Estado”, disse. “Como legítimo representante da juventude, defenderei a criação de políticas voltadas ao oferecimento de mais oportunidades para a juventude sergipana. Por fim, encerro meu discurso afirmando que lutarei por políticas públicas e ações concretas que promoverão melhorias ao sistema educacional do nosso estado”, finalizou.

 

Reformas

O deputado federal Valadares Filho (PSB) aproveitou o início do período legislativo para defender a participação popular na discussão das reformas política e tributária. Para Valadares Filho a reforma política tem que englobar a fidelidade partidária e o financiamento público da campanha. “Já a reforma tributária é imprescindível, a sociedade brasileira cobra esta mudança”, disse, lembrando que o Brasil tem um das mais altas cargas tributárias do mundo.

 

Bronca nos colegas

O deputado federal Laércio Oliveira, em pronunciamento recente na Câmara, deu uma bronca nos colegas. “Precisamos corresponder ao que o povo brasileiro espera de seu Parlamento. É inadmissível que, mal iniciados os trabalhos, essa legislatura já cerre fileiras com procedimentos do passado, que precisamos extirpar”. Laércio se referia à matéria do Correio Braziliense que mostrou o esvaziamento da Câmara nas sessões de quinta e sexta-feiras, o que, em sua avaliação, “atesta que a renovação no quadro da Casa não repercutiu ainda nas velhas práticas”.

 

Deputado recebe Comissão de PM/SE

O deputado federal André Moura recebeu no final da manhã de ontem, 16, uma comissão de policiais militares de Sergipe. O grupo composto pelo cabo Palmeiras, sargentos Araújo e Prado. Eles estavam em Brasília para participar de reunião na  Associação Nacional de Praças – Anasp. André ratificou o compromisso com a família militar em lutar pela aprovação da PEC 300, que unifica o piso nacional dos Policiais Militares.

 

Atraso estagiário

O blog recebeu ontem e-mails de estagiários de diversas secretarias do governo estadual confirmando que estão sem receber salários. O último foi dia 27 de dezembro. E ninguém informa nada.

 

Membros do PSC Nacional em Aracaju

Nesta quinta-feira, dia 17, o senador Eduardo Amorim chega a Aracaju acompanhado do vice-presidente do PSC Nacional, pastor Everaldo Pereira, e do deputado federal Ratinho Junior (PSC/PR). Eles vão cumprir a seguinte agenda: às 16h visita a presidente da Assembleia Legislativa, a deputada Angélica Guimarães, em seguida vão conversar com a imprensa e logo após, haverá uma reunião com os prefeitos, vereadores e deputados do PSC, no plenário.

 

OAB/SE reúne vítimas do regime militar

Amanhã, 18, a OAB/SE promoverá um grande encontro com os sergipanos vítimas do regime militar com o objetivo de lembrar os 35 da Operação Cajueiro, uma ação militar deflagrada no dia 20 de fevereiro de 1976, que culminou com a prisão e tortura de vários sergipanos que combatiam o regime de exceção implantado no Brasil durante a ditadura militar.

 

Encontro

Para marcar a data, a OAB/SE promove um grande encontro com os sergipanos que foram presos e torturados durante aquele período. O encontro acontece às 15h no auditório da OAB/SE, localizado à Travessa Martinho Garcez, 71, no Centro de Aracaju – prédio onde funcionou a sede administrativa da OAB/SE. Por designação do presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, o encontro está sendo coordenado pelo ouvidor geral do Conselho Federal da OAB, Henri Clay Andrade, que já presidiu o Conselho Seccional da entidade em Sergipe.

 

Vítimas

Entre as vítimas do regime militar estão o ex-ativista sindical Milton Coelho, que perdeu a visão por força da tortura a que foi submetido quando preso, os advogados Wellington Mangueira, Zelita Correia e Carlos Alberto Menezes (este último ficou com 40% da visão comprometida por força da tortura a que foi submetido durante o período em que esteve sob a custódio do Estado enquanto preso político), o ex-vereador Antonio Gois – o Goisinho, o promotor de justiça Elias Pinho, o ex-vereador Marcélio Bonfim, o vice-governador Jackson Barreto, o secretário de justiça Benedito Figueiredo, entre tantos outros personagens que estiveram imbuídos na luta contra o regime linha dura no Brasil.

 

Compromisso

O presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, explica que a entidade marcada pelo compromisso com a redemocratização do país não poderia esquecer os efeitos do regime militar, que se caracteriza como um dos piores marcos da história brasileira, período em que centenas de brasileiros foram mortos e tantas outras centenas de pessoas sobreviveram com sequelas, devido às torturas física e psicológicas a que foram submetidas neste período. “Estamos promovendo este grande encontro com estas vítimas da ditadura militar para que fatos desta natureza não mais aconteçam e que o Brasil se firme enquanto estado democrático de direito”, justifica o presidente da OAB/SE.

 

CUT promove Debate sobre Ditadura Militar I

Amanhã, 18, a partir das 19h, a Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE) promove a 3ª Mesa de Debates sobre as Vítimas da Ditadura Militar. A atividade será realizada no Auditório da CUT/SE, localizado à Rua Porto da Folha, 1039, bairro Cirurgia.Na oportunidade, estarão debatendo o ex-preso político Marcélio Bonfim, o vice-presidente da OAB/SE, Maurício Gentil, e o Secretário Estadual de Direitos Humanos, Iran Barbosa.

 

CUT promove Debate sobre Ditadura Militar II

A Mesa de Debates tem o objetivo de manter viva a história política do país, especialmente um dos períodos mais atrozes, onde muitos brasileiros tinham a sua liberdade e os seus direitos cerceados. Segundo o presidente da CUT Sergipe, Rubens Marques, conhecido como Dudu, a atividade “proporciona que as gerações atuais e as futuras não esqueçam o que aconteceu, até porque a democracia não é algo que se ganha de presente, se conquista e se conquista todos os dias”, ressaltou. Parafraseando Marcélio Bonfim, Dudu afirma que “tem muita gente que mesmo depois da Ditadura continua na clandestinidade porque ninguém os ouve, ninguém os cita”.

 

BNB parceiro do “Projeto Colorindo o Futuro”

Ontem, 16, o blog divulgou nota sobre a parceria do BNB com a Associação dos Moradores e Amigos da Nova Brasília – AMANB através do projeto “Colorindo o Futuro”. Um empresário do ramo automotivo enviou um e-mail dando seu testemunho da seriedade do projeto onde, somente na empresa dele, 12 jovens foram qualificados e hoje são grandes profissionais.

 

Reunião do Fórum Permanente de Música de Sergipe

Hoje, 17, a partir das 20h acontecerá uma reunião do Fórum Permanente de Música de Sergipe. Fórum Permanente de Música de Sergipe é um mediador entre a música e a sociedade ao diagnosticar e propor políticas públicas. Membro do FNM, um dos principais responsáveis pela apresentação do Plano Nacional da Música. O FPM-SE representa ainda junto ao Colegiado Setorial de Música, CNPC, MINC e ao Conselho Rede Música Brasil. A pauta da reunião, que será realizada no Sindicato dos Bancários, é “Qual é a sua reivindicação para a Música?” Informações: 32495354/98695728.

 

Resultado do fundo de patrocínio do governo para o Carnaval 2011!

O Conselho do Fundo Estadual de Patrocínio de Projetos de Comunicação Social divulgou ontem, 16, o resultado dos projetos que foram pleiteados para a realização de eventos carnavalescos. Este ano, devido ao contingenciamento de recursos, o Governo do Estado não apoiará associações e entidades na realização de seus carnavais. Irá apoiar, só através de prefeituras, os carnavais nos municípios de maior tradição e alguns que já iniciaram. Segue o link com a página da ASN que contém o resultado do patrocínio do governo do Estado para o Carnaval 2011: http://www.agencia.se.gov.br/asecom/fundodepatrocinio

 

Projeto social

Na noite da última terça-feira, 15, a Cooperativa de Trabalho na Área de Serviços Múltiplos de Sergipe Ltda (COOPERMULT), ganhadora da licitação promovida pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para realizar um trabalho social em volta da obra de esgotamento sanitário, reuniu representantes do governo municipal, agentes da comunidade civil e religiosa e estudantes na casa do IPHAN em São Cristóvão, para apresentar-se e escutar sugestões da população. Quer ler toda a matéria? Acesse agora mesmo http://prefeiturasc.blogspot.com/2011/02/prefeitura-apoia-realizacao-de-projeto.html

 

Determinação judicial I

O juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Lagarto, Daniel de Lima Vasconcelos, proferiu, nesta terça-feira (15.02), sentença determinando que o Estado de Sergipe implante, no prazo de seis meses, um programa de tratamento de crianças e adolescentes dependentes químicos ou com transtornos mentais naquele município. A Ação Civil Pública nº 200954101067 foi ingressada pela Defensoria Pública e Ministério Público Estadual e na sentença o juiz determinou também que o Estado disponibilize, no mínimo, 10 leitos para internação hospitalar, com a responsabilização do Secretário de Estado da Saúde, em caso de descumprimento.

 

Determinação judicial II

Na decisão, o magistrado reconheceu a possibilidade do Judiciário determinar ao Executivo a implementação de políticas públicas previstas na Constituição Federal e que, por omissão, estejam sendo descumpridas de forma injustificada, sem que, haja ofensa ao princípio da separação dos poderes, conforme recentes precedentes do Supremo Tribunal Federal – STF e do Superior Tribunal de Justiça – STJ.

 

Governo livra 3.000 emissoras de rádio e TV de processos I

O governo federal considerou prescritos 8.231 processos abertos contra emissoras de rádio e TV por irregularidades cometidas no período de 1995 a 2007.Os processos foram abertos contra 3.148 empresas do setor de radiodifusão.Do total de processos, 3.765 geraram multas de R$ 9,2 milhões. Os demais previam outros tipos de punição. Só 9% das multas foram pagas. Ou seja, com a prescrição, o governo vai deixar de arrecadar R$ 8,4 milhões. Essas multas foram aplicadas a emissoras de rádio e televisão por descumprimento de determinações legais.

 

Governo livra 3.000 emissoras de rádio e TV de processos II

Entre elas estão a transmissão de programação num raio maior do que o permitido, não respeitar o limite de 25% de propaganda comercial ou deixar de veicular a “Voz do Brasil”.São irregularidades que podem provocar até o fechamento das emissoras.Decretada a prescrição, a corregedoria da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) vai investigar se foi algo proposital para favorecer empresários do setor e apontar os agentes públicos culpados que podem ser punidos até com demissão. (FSP).

 

VIII Curso Teórico e Prático de Elaboração de Projetos Científicos I

Tem início nesta sexta-feira, 18, o VIII Curso Teórico e Prático de Elaboração de Projetos Científicos. O evento será aberto as 18h no Centro de Educação Superior a Distância da Universidade Federal de Sergipe. Serão discutidos os seguintes temas: aspectos gerais e especiais para elaboração de projetos científicos; elementos obrigatórios de um projeto científico e atividades complementares. O curso, coordenado pela UAB/SEED e o pólo de São Cristóvão da UFS, acontecerá nos dias 18, 19, e 25, 26 deste mês.

 

VIII Curso Teórico e Prático de Elaboração de Projetos Científicos II

O curso será ministrado pelo professor doutor Alexandre Luna Candido, chefe do departamento de Morfologia do CCBS/UFS, membro do comitê de extensão da UFS, consultor “ad hoc” da SESU-MEC para avaliação de Instituições de Ensino Superior e cursos de graduação. Terá uma carga horária de 100 horas e será certificado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFS, Projetos de Difusão da Ciência. As inscrições podem ser feitas na sala 03, Didática II, CESAD da UFS, Campus de São Cristóvão das 8h às 12h e das 14h às 17h. Serão oferecidas 100 vagas e o critério de seleção é a ordem de inscrição. Serão discutidos também, aspectos gerais e especiais para elaboração de resumo de pôster científicos e elaboração e execução de projeto científico a ser desenvolvido em grupo.

 

Inscrições para a II Summer Run já estão abertas I

Estão abertas as inscrições para a II Summer Run, a Corrida do Verão.  A prova será disputada no dia 27 de fevereiro, às 7h, no Bar Abrolhos, nas distâncias de 6km e 9km e percorrendo trechos de asfalto e areia.Para incentivar a participação dos atletas, serão distribuídos mais de R$ 10mil em prêmios, além de troféus para os primeiros colocados por categoria e medalhas de participação para aqueles que concluírem a prova.

 

Inscrições para a II Summer Run já estão abertas II

As inscrições custam R$ 30 e podem ser feitas até o dia 22 através do endereço eletrônico www.zonaalvo.com.br/summerrun, nos estandes da Zona Alvo na 13 de Julho e Parque da Sementeira e nas lojas Competir dos Shoppings Riomar e Jardins e Centro (na Rua Geru).  A competição é organizada pela Zona Alvo Consultoria Esportiva, conta com o patrocínio do Banese e apoio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Info Graphics, Competir Sport Shop, Armazém dos Toldos e Hotel da Costa.

 

“Brother`s Club”

Se você é adepto da boa música sergipana e gosta de um lugar pequeno, aconchegante e totalmente intimista, vá conhecer o “Brother`s Club” do casal Ayrê/Morango. Indo pela Avenida Melício Machado. Situado a Rua “E” número 216 (rua que fica ao lado do depósito de material de Construção “Âncora”, – Bairro Aruana. Próximo sábado 19/02 a partir das 17h, encontro com vários artistas sergipanos e lançamento do site do “Brother`s Club”. Qualquer contato: (79) 9988-1922. Fotos do local você pode conferir em: www.entreamigosnatv.com.br

 

Futebol sergipano

Na reabertura do Estádio Idalito Oliveira, que passa a chamar-se Fernando França, o campeão sergipano, o River Plate de Carmópolis, derrotou o Confiança, por 2 X 0. Bibi, de penalty e Fábio Jr. marcaram os tentos do River Plate. O certame estadual, que teve, com esse jogo, concluída a terceira rodada, apresenta como líderes o São Domingos e o River Plate.

 

Civismo

Já em vigor a lei municipal proposta pelo vereador Emerson Ferreira, do PT, que obriga a execução do Hino Nacional Brasileiro antes das competições esportivas realizadas em Aracaju. Ontem, a Prefeitura de Carmópolis seguiu o exemplo da capital sergipana. Antes da partida River Plate X Confiança, ouviu-se a execução do Hino Nacional.

 

Elber Batalha

O vereador do PSB criticou o exame e a anuidade da OAB. E também comentou a respeito do novo secretariado da PMA.

 

Monitoramento eletrônico

O vereador Nitinho – (Josenito Vitale) quer monitoramento eletrônico nos ônibus do sistema de transporte coletivo de Aracaju.

 

Aumento das passagens

Emerson Ferreira criticou severamente o fato de o reajuste das passagens de ônibus não passar pelo crivo da Câmara Municipal.

 

Amistoso da seleção

Confirmado: o Brasil enfrentará a Escócia, no dia 27 de março, no Emirates Stadium, em Londres.

 

Acordo Brasil/EUA

Dilma e Obama vão assinar acordo para destravar comércio. Governos finalizam tratado que visa resolver barreiras sanitárias e técnicas, mas sem mexer em tarifas comerciais. Empresários afirmam que alcance de acordo é limitado. Agenda busca reaproximação após divergências relativas ao Irã. Em 2010, o Brasil exportou 19 bilhões e 307 milhões de dólares para os Estados Unidos. Já os Estados Unidos exportaram 27 bilhões e 39 milhões de dólares para o Brasil.

 

Ranking dos patrocínios

Total arrecadado sob forma de patrocínio nos principais campeonatos de todo o mundo: Inglês – 128 milhões de euros; Alemão – 118; Brasileiro – 105; Italiano – 62. Francês – 59. 22 milhões de euros foi o total recebido pelo Corinthians no ano passado. 50 milhões de reais foi o investimento do grupo  Hypermarcas em clubes de futebol, em 2010.

 

Acordo de previdência

Também na área de previdência o Brasil e os Estados Unidos vão firmar acordo. Do entendimento resultará a possibilidade de imigrantes poderem somar contribuições feitas no país e nos Estados Unidos para se aposentarem. Acordo nesses mesmos moldes foi feito com o Japão. Entendimento sobre dupla tributação continua sem apresentar avanços.

 

Só perde para a China

Entre os países em desenvolvimento, o Brasil é o segundo destino de investimentos de fundos emergentes e de ações globais, só perdendo para a China.

 

Recorde

Financiamento imobiliário com poupança bateu recorde, em 2010. O total registrado alcançou a cifra de 56,2 bilhões de reais. , segundo dados fornecidos pela ABECIP – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança. O crescimento, comparado com o de 2009, foi de 65 por cento.

 

Copa do Brasil

O São Domingos, dirigido por Ribeiro Neto, empatou com o Bahia, sem abertura de contagem, ontem à noite, no Batistão. Foi a estreia do futebol sergipano na importante competição promovida pela CBF.

 

Botafogo

Na próxima semana, o River Plate enfrentará o Botafogo, do Rio de Janeiro.

 

Flamengo

Fez a festa, em Maceió. Venceu o Murici, campeão alagoano, por 3 X 0.

 

Novo mínimo

O governo venceu a primeira batalha, na Câmara. O valor do novo salário mínimo ficou, mesmo, em 545 reais.

 

Tiririca errou o voto

Contrariando a orientação de seu partido.

 

Roberto Godói

O ex-árbitro e atual comentarista de arbitragem Oscar Roberto de Godói foi alvo de atentado, ontem à noite. Foi baleado em tentativa de assalto. A violência continua desenfreada na metrópole paulistana.

 

ARTIGO

 

Dr. Carlos Alberto: um homem a serviço da Justiça – João Carlos Maynard

 

O advogado é um dos profissionais mais importantes nos dias atuais: ele exerce papel fundamental na formação da sociedade quando busca a preservação do direito à liberdade de expressão, do direito à propriedade; liberdade na forma de construção das relações familiares, no modo de atuação do mercado econômico e até mesmo na atuação do Estado.

É em defesa desse profissional que quero escrever, hoje. E não é sobre qualquer um dos inúmeros profissionais existentes no país.Quero com muita honra, sair em defesa do Dr. Carlos Alberto Menezes que compõe a lista tríplice ao cargo de Ministro do STJ, na condição de único nordestino na disputo de tão honroso cargo na justiça do país.

O seu  currículo é marcado por uma linha de conduta, consubstanciado por experiências de vida e profissionais, voltadas para o aferimento de uma conduto irrepreensível.Foi preso e torturado no período da ditadura militar por defender posições à esquerda, numa sociedade marcada pela pluralidade de idéias e pensamentos.

O único pecado dele foi ter prestado serviços advocatícios ao ex-governador João Alves,DEM. Ora, se João Alves o contratou é porque ele é competente, profissionalmente. Se essa for a sua mácula, você da esquerda, contrataria um competente médico de direita para, prestando serviços profissionais, salvar sua vida?

Que pensamento mais medíocre dessa senhora! Dr. Carlos Alberto Menezes neste momento não está representando só Sergipe e sim toda a Região Nordeste.

 Fora esse serviço que ele prestou profissionalmente, que outro pecado acharam para macular sua imagem? Nenhum, e não vão achar porque não tem. É um dos sergipanos mais íntegro que conheço,.. Profissionalmente é competentíssimo caso contrario o ex-governador João Alves teria contratado outros advogados renomados fora do Estado, pois condições para isso ele tem de sobra.

Com essas colocações, quero me opor ao comentário feito por uma senhora no blog de meu amigo, comentando que se Dr., Carlos Alberto Menezes prestou serviço advocatícios ao ex-governador do DEM  o PT  não deveria apoiar a sua indicação. É mole! Que radicalismo mais injusto a uma pessoa que lutou e deu seu sangue, pois foi torturado nos porões da ditadura em favor da democracia desse país.

 

DO LEITOR

 

Lista tríplice do TCE

Do leitor José Cruz: “Ontem, cumprindo o que diz a constituição estadual, o presidente do TCE, Reinaldo Moura, entregou ao governador Marcelo Deda a lista tríplice com os nomes dos três auditores do Tribunal de Contas habilitados para assumirem a vaga de conselheiro deixada por ocasião da aposentadoria de Heráclito Rollemberg, pois esta vaga é interna e pertence ao quadro de auditores. Na lista está o auditor mais antigo, porém não-concursado, Luiz Augusto Ribeiro, que vem a ser sobrinho do polêmico Cabo Zé, além de pai do jovem deputado Gustinho Ribeiro. Consta também da lista dois auditores concursados, Francisco Evanildo e Rafael Souza. O primeiro, pelo que se sabe no TCE, é o preferido de todo o corpo técnico, justamente por ser mais técnico, comprometido e também muito humilde. Diante das três possibilidades, quem o governador escolherá? Se verificarmos algumas indicações desastradas de Deda para aquele Tribunal nos últimos tempos, melhor nem arriscar”.

 

Falta de médicos

Da leitora Sílvia: “No último sábado estive na orla de Atalaia para prestigiar o Projeto Verão e me deparei com uma estrutura magnífica, muita preocupação com a segurança, via-se até helicópteros sobrevoando para garantir uma noite de paz e tranquilidade…mas eis que quando retornava para casa recebi um telefonema de minha mãe dizendo que meu irmão não estava se sentindo bem e que precisava de atendimento médico, e ao ser levado para o posto de urgência do Augusto Franco veio a surpresa: NÃO TINHA MÉDICOS!, o posto estava às moscas! retornamos para casa, e no outro dia levamos ao Hospital Nestor Piva pela manhã: E NOS DEPARAMOS COM A SEGUINTE SITUAÇÃO: O MÉDICO AINDA ESTAVA PARA CHEGAR, E JÁ PASSAVA DAS 13:30hs!!! Fiquei me questionando: Porque tanta preocupação com os que tem saúde, (no caso da estrutura montada na orla), se  para os que precisam dela ficam à mercê da própria sorte! Porque dois pesos e duas medidas, já que todos nós pagamos impostos? Fica a reflexão!”

 

 

Debate – Mobilidade Urbana – Comentários postados pelo leitores:

 

Samarone precisa ouvir mais

Do leitor Narcizo Machado Filho: “Samarone ex-vereador de Aracaju sempre combativo com a coisa pública, competente naquilo que faz é  audacioso, só precisa ser mais democrático, ouvir mais. É preciso inovar a administração dentro da SMTT, para que os resultados sejam mais eficientes e eficazes. Boa sorte você tem timo para coisa”.

 

Boas ideias do leitor sobre como melhorar o transito

E-mail recebido: “Acontece que as empresas de ônibus urbanos é que “fazem e inventam” as linhas. Recentemente a São Pedro colocou carros novos com ar-condicionado internet, para atender linhas da zona sul, vem pela Rua Santa Luzia, passa pelo São Lucas, etc., estabeleceram como “ponto” na praça em frente ao Hotel Palace, “terminal exclusivo”, portanto colocaram mais veículos para circular no centro. O terminal que está na rodoviária velha tem que sair também e deslocar para o mercado, usando tão somente avenidas. Precisa acabar com “invenção de linha”, sem planejamento. A SMTT autoriza tudo, para tirar depois é difícil porque tem “valor” cada linha, o mesmo aconteçe no intermunicipal”.

 

Sugestão ciclovias

Do leitor Sérgio Lopes: “A volta de Samarone à SMTT foi a melhor notícia dada pelo Prefeito, ao anunciar o novo secretariado. O trânsito em Aracaju está caótico, o transporte coletivo, uma droga, e os agentes de trânsito exorbitando de sua “autoridade”. Uma sugestão: que tal construir uma ciclovia aproveitando o canteiro das Av. Acrisio Cruz e Pedro Valadares indo até a Av. Contorno? Facilitaria o acesso ao Shopping Jardins, tanto de quem viria do Batistão como da ciclovia já existente na Av. Contorno”.

 

Campanhas educativas e capacitação

Do leitor Oscar Freire: “Em resposta ao Railson, concordo em quase tudo que você comentou, algumas outras ações acho que precisaria uma análise melhor apesar da boa proposta. Para complementar: capacitar os agentes, pois não me digam que eles são capacitados; realizar campanhas de educação no trânsito, o motorista sergipano não tem costume de trânsito pesado; contratar um engenheiro de trânsito, se já existe troque porque o que está ai não entende nada. Para complementar a lista de sugestões para melhorar o trânsito: em países desenvolvidos o motorista que anda na faixa da esquerda abaixo da velocidade máxima permitida é multado; se os radares estão ai para melhorar a “segurança”, bem que a SMTT podia colocar bafômetros na saída dos bares e na orla, os bêbados são tão ou mais perigosos que os rapidinhos, mas essa “segurança” a prefeitura não quer pois reduz impostos e ainda tem o lobby dos empresários”.

 

Mudança de estilo de Samarone

De Elcinho Santana: “O grande desafio de Samarone, frente a SMTT, não será os grandes e graves problemas no trânsito em Aracaju. Na minha opinião, o grande desafio de Samarone: técnico competente e corajoso. Será, o Samarone: individualista, muitas vezes destemperado, arrogante,com pouco diálogo com a sociedade e seus representantes de classe. Samarone, comandou a primeira vez a SMTT num clima de muita critica. Hoje, ele retorna, e com ele retornam os mesmos problemas, que exigem muitas soluções e diálogos. A minha dúvida é justamente como Samarone, irá tratar essas questões. Espero que o amigo Samarone, possa fazer um bom trabalho frente a SMTT e que esse período de afastamento o tenha ensinado como tratar das questões e principalmente, o tenha ensinado lidar com as adversidades do cargo e as criticas das pessoas. Bom retorno e boa sorte”

 

Raro homem público

Do leitor Lourival Alves da C. Filho: “Excelente o retorno de Samarone para a SMTT. Ele é um dos raros homens públicos deste País que demonstram coragem moral para enfrentar os privilegiados e adotar medidas em benefício da coletividade. Parabéns a Aracaju”.

 

Perfil moralizador

Do leitor Marcelo Eduardo S. Rocha: “Quanto a Samarone, em que pesem seus erros e acertos, do que se sabe ele possui um perfil moralizador e íntegro. Características que em regra desagradam a todos”.

 

Defensor dos radares

Do leitor Hélio: “Samarone que é médico, foi praticamente chutado da Secretaria de Saúde… e pouco produtivo foi… Como ganha de presente a SMTT de volta ??… Rídiculo né… Não dá certo no que conheçe, imagina no que não conheçe?? Agora uma coisa ele conheçe bem, ser arrogante, taí o prefeito achou um bom defensor de tantos radares…”

 

Reoorganização

Do leitor Genilson Andrade: “Samarone não é nenhum santo mais que o transito tinha dado uma organizada no período dele tinha, esperamos agora que ele consiga dar uma reorganizada e uma orientada nos seus agentes municipais de transito”.

 

Complexidade  

Da leitora Rosivânia Santos: “Pedestres, transporte publico e transporte particular. Vi que Raison Simões é usuário de transporte particular, mas que suas proposituras são muito pertinentes para o debate do sistema de transporte em Aracaju. o debate e complexo e vejo que criação de vias não é suficiente. Aracaju precisa criar alternativas de transporte, porque não deixar o carro particular em casa. Já imagino a resposta. espero um dia não ter necessidade de ter um carro. mas hoje infelizmente sim”.

 

Mentalidade

Do leitor Tony: “Estou impressionado com as ideias que esse leitor deu para solucionar o transito na cidade de Aracaju 🙂 Típica mentalidade de quem vai correr atrás do rabo e nunca vai alcançar. Eu dou uma sétima solução pra você meu amigo, deixe seu carro em casa e compre uma bike, ou pegue um ônibus”.

 

Sugestões

De Hernane: “Sugestões muito interessantes as de Raison. Realmente são ações simples (muitas delas) e que tornariam o nosso trânsito muito mais fluido e eficaz. Fica a sugestão para um possível encaminhamento aos órgãos competentes”>

 

Coletivo e ciclovias

De André Machado: “É Railson, pelo jeito em momento algum o senhor é pedestre ou nunca utilizou de transporte coletivo público. Ora, meu caro colega, em todo lugar do mundo se investe em transporte coletivo, em ciclovias e principalmente, se valoriza o direito do privilégio do pedestre. Estamos vendo a cada dia o aumento da poluição, e investindo-se em coletivo e ciclovias, viveriamos em uma cidade mais humana. pensem com carinho”.

 

Euclides Figueiredo

De Saulo Álvares:  “Caro Raison, suas colocações são excelentes. Certa vez ouvi de um representante da SMTT que a solução para a questão da Euclides Figueiredo seria transferir o tráfego em direção ao Complexo Taiçoca para a região do Porto D”anta, promovendo o acesso pelo Cj. Marcos Freire. O mais importante é discutirmos alternativas efetivas”.

 

Maceió

De Alberto Jorge: “Recentemente,tenho ido muito a Maceió; e lá, boa parte da imprensa referencia Aracaju como modelo – no nordeste – de trânsito a ser seguido. Diante da grande quantidade de mortes, principalmente nas Avenidas Fernandes Lima, Menino Marcelo e Via Expressa, a decisão do prefeito Cícero – de não admitir a instalação de pardais – está sendo muito contestada”.

 

Transporte

Do leitor André Luiz: “Sobre o texto “Aracaju e os desafios do trânsito” do leitor Railson Simões, faltou sugerir a melhoria do transporte público, para que as pessoas deixem seus carros nas garagens e utilizem o transporte coletivo! Concordo com muitas das sugestões de melhoria do trânsito, mas ele fez a análise observando apenas o lado dos carros particulares. Na minha opinião, retirar o corredor de ônibus da rua da frente é um bom exemplo disso, ele sugere retirar para melhorar o trânsito para os pequenos veículos”.

 

Ele voltou (Samarone vem ai, lá lá lá lá lá)

Do leitor Messias Gonçalves: “Primeiramente gostaria de dizer que considero Antônio Samarone, uma das maiores cabeça pensante de Sergipe. Ele é muito inteligente.  Para qualquer área que ele seja deslocado, com certeza ele busca conhecimento para gerir. E olhem que as idéias que ele procura colocá-las em práticas, tenham certeza que é pensando no melhor para os aracajuanos, principalmente. O problema é que ele acredita que todos os cidadãos aracajuanos e mais os que aqui passam, podem graças ao transporte público de primeiro mundo que a prefeitura de Aracaju oferece, através da própria SMTT, deixaram os seus carros nas nossas garagens. Porque logo ali, bem pertinho, haverá ponto de ônibus, metrôs ou mesmo ferrovias, todos equipados com HI FI, ar condicionado, bem perfumado, motorista e cobradores educados e treinados para servir a população, com horários marcados, para não perdermos o horário do trabalho, tudo fruto e obra das licitações para as concessões. Como a maioria da população utiliza-se destes meios de transportes, as nossas ruas e avenidas estarão desobstruídas. As concepções defendidas quase que diariamente, faz com que passemos também a acreditar que tudo isso é verdade. Que Aracaju não detém uma das maiores frota de veículos, como também passamos a ter a certeza que a prefeitura de Aracaju, junta com a EMURB, ENSURB e a própria SMTT, dotaram a cidade de toda infra-estrutura mais que quanto às rodovias e avenidas que acabaram uma vez por toda com os engarrafamentos que penalizavam a todos nós.Foi somente depois que a prefeitura de Aracaju, repito, proporcionou realmente aos aracajuanos, seus moradores e visitantes a cidade com um trânsito, agentes de trânsitos e inúmeras campanhas educativas, é que, veio Samarone, complementar todo o sistema. Pois é meus amigos e leitores do Cláudio Nunes. Tudo isso seria maravilhoso se realmente tivesse acontecido, nessa cronologia. O problema é que não foi assim. E ai entram as criticas tanto par a SMTT, antes e agora com Samarone e ao prefeito Edvaldo Nogueira. Eles trocaram as ações. Querem implementar as políticas de trânsito de trás pra frente, quando o correto, o sensato era o da frente para trás. Assim como a fome desenfreada pelas cobranças de multas por multas. Se tivessem feito o dever de casa antes, depois implantarem as suas políticas de trânsito, e ao final a população não absorvesse, então que se partisse para penalizarem os maus motoristas. A coisa está tão distorcida que a engenharia de trânsito da SMTT fechou a rótula do conjunto Orlando Dantas, impedindo que os moradores do residencial Moriá e Sérgio Vieira de Melo retornem para quem vai sentido Atalaia. Precisam irem até o DIA. Enquanto isso posta agentes para fluírem retornos nas grandes avenidas, quando o correto e sensato era fechar esses retornos, já que logo adiante, os motoristas encontrarão um cruzamento ou mesmo uma rótula.  Desejo a Samarone, um retorno renovado e aberto para as mudanças. Só que antes, as obras e ações estruturantes”. Messias Gonçalves.

 

Obs: cá com os botões do titular deste espaço. Com tantos comentários (alguns não foram publicados porque continham, diga-se assim, baixarias), parece que o blog extrapolou a uma dúzia de leitores. Isso é preocupante, muito preocupante…

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“A razão escraviza todas as mentes que não são suficientemente fortes para a dominarem.” Bernard Shaw.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais