Déda, aliados, majoritária e chapão

A antecipação da aposentadoria do conselheiro Antônio Manoel de Carvalho Dantas, do Tribunal de Contas de Sergipe, reacendeu uma chama que estava quase que apagada dentro da coligação de sustentação do atual governo: a da suspeita de traição. Tudo porque o conselheiro Antônio Manoel declarou que antecipou o pedido de aposentadoria a pedido do deputado federal Albano Franco.

 

A declaração deu a entender, principalmente a alguns aliados, que Albano Franco está tentando agradar o lado de cá para angariar votos de várias lideranças. Alguns suspeitam até num acordo com o PDT. Algo difícil já que o presidente Ulices Andrade já deixou claro que votará em todos os candidatos da coligação, inclusive Eduardo Amorim.

 

Algumas lideranças acham que o empresário Edvan Amorim está fazendo muito barulho nos bastidores sem razão por conta desta antecipação. Este espaço, pelas criticas que já fez, e fará a liderança de Amorim entende que neste caso a preocupação dele é pertinente. O problema é até que ponto a decisão da antecipação foi combinada ou não. E, queira ou não, está resolvendo o problema de um dos partidos importantes da coligação, mas por enquanto, a chapa majoritária, só está formalizada, pela imprensa e nada mais.  Porém, Edvan Amorim sabe que já conquistou o espaço para o seu irmão, Eduardo, na chapa majoritária.

 

Outro problema é a chapa proporcional. Esta sim será necessário desprendimento de todos e até do empresário Amorim para entender que um chapão será a melhor solução para os aliados. Fariam uma grande bancada e entrariam os mais votados e ponto final.  Seria a opção mais democrática de todas. Quem tem medo do chapão deve deixar de ser candidato.

 

O candidato à reeleição Marcelo Déda tem uma tarefa árdua neste momento, que é a de sentar com os aliados e fechar logo a chapa majoritária para acalmar os ânimos. Cede em um lado e mantém a bancada unida com o chapão proporcional. Um líder não é só para resolver os problemas fáceis e receber aplausos. Um líder é o que sabe chamar o feito à ordem no momento do caos. E chegou este momento.

 

DEM apóia Ulices porque ganha vaga para Falcão

Se for confirmada a saída de Ulices Andrade da Assembléia Legislativa, para a vaga do conselheiro do TCE, ele também terá o apoio da oposição. É que Ulices foi eleito em 2006 pelo PSDB, na coligação com o PP, PSC e PFL. s dois primeiros suplentes, Goretti Reis e Antônio dos Santos já ocuparam vaga na AL, com as saídas de Valmir Monteiro e Césa Mandarino (eleitos prefeitos). Com isso Nicodemos Falcão, veterano deputado pefelista, retorna a AL até o final do ano. Ele obteve em 2006, 17.137 votos.

 

Candidatura de Fabiano: esqueçam essa possibilidade

O ex-deputado e empresário Fabiano Oliveira voltou a afirmar que não existe nenhuma possibilidade de retornar a vida pública neste momento. Não será candidato este ano em hipótese alguma e disse que seu projeto é continuar tocando com sua família sua vida empresarial. “A quem interessar, esqueçam essa possibilidade”, avisou.

 

Poço Verde: Fábio Reis de um lado, Goreti Reis do outro

Ontem à noite, 03, durante a festa da Santa Cruz na cidade de Poço Verde, o grupo Reis mostrou que está dividido: de um lado o candidato a deputado federal Fábio Reis, o prefeito Toinho de Doria, o governador Déda e outros políticos. Do outro a tia de Fábio, a deputada Goreti Reis, o ex-governador João Alves e outras lideranças. Mas em Lagarto a chapa será casada dos dois, resta saber como vão fazer para colocar os nomes dos majoritários.

 

Da corda de caranguejo de Adiberto I

De todos os textos escritos ultimamente sobre a troca de farpas entre o PSDB e o DEM em Sergipe o jornalista Adiberto de Souza, foi o que sintetizou a polêmica com mais lucidez. Escreveu Adiberto: “A coligação entre o DEM e o PSDB sergipano, em sendo formada como pretendem os ex-pefelistas, se assemelhará a uma enlameada corda de caranguejo: amarrados à pindoba os crustáceos não se entendem, e quando soltos correm cada um para o seu lado. Foi assim nas campanhas passadas e será assim agora em 2010”.

 

Da corda de caranguejo de Adiberto II

 

Continua Adiberto: “É que os tucanos não pretendem ajudar eleitoralmente os demistas, enquanto estes só pensam em salvar os próprios cascos do caldeirão da derrota. Por palavras e gestos, os liderados do ex-governador João Alves Filho não escondem o desejo de entregar o parlamentar tucano à própria sorte, deixá-lo emaranhado nas sujas pindobas da corda de caranguejo. Fazendo assim, pensam eles, punirão Albano pelas traições que acham terem sido vítimas nas eleições passadas. Matreiro e paciente, o tucano vai colocando água na fervura à espera que o vice de José Serra seja do PPS, para comer a caranguejada do DEM com muita pimenta e cheiro verde, regada à generosas doses de uísque”.

 

“Apagão” no governo

O vereador de Aracaju disse ontem que que vários setores do Estado vivem um apagão. “Fui prestigiar o meu Confiança e percebi o apagão que está o estádio, um verdadeiro desastre”, reclamou o demista, referindo-se à quantidade de lâmpadas que estavam sem funcionar no momento do jogo. O parlamentar falou que não é apenas o esporte sergipano que vive uma “fase ruim” , mas a saúde, a educação e o transporte também.

 

Agressões

O líder da bancada do governo na Assembleia Legislativa, Francisco Gualberto, repudiou a atitude do deputado Augusto Bezerra que vem insistentemente agredindo o secretário de Estado de Articulação Política, Chico Buchinho. Para Gualberto, um secretário não pode sofrer tais ataques apenas por cumprir seu papel ao comparecer às sessões da Assembleia Legislativa. “Entre outras atividades, esse é exatamente o papel de um secretário de relações políticas. E Chico Buchinho não pode ser atacado e desrespeitado nesta Casa por estar cumprindo o seu papel”, disse Gualberto, lembrando que na legislatura passada o então secretário de Governo de João Alves, Nicodemos Falcão, marcava presença na AL com frequência e ninguém nunca o recriminou por isso.

 

Chico Buchinho

Sobre Chico Buchinho: é um homem sério. Tem seus defeitos, mas é um exemplo de homem públic, ao contrário de outro, que se perder a imunidade terá sérios problemas na Justiça, mas sérios mesmos. Quem tem um telhado cheio de buracos, cheio de cacos de telha, deveria pensar duas vezes quando criticar uma pessoa de bem. Francisco dos Santos, o Chico Buchinho pode servir de exemplo para muitos, já o outro…deixe pra lá…

 

Para Britto, liberdade de expressão é mais importante

Deu na FSP de hoje, 04: “O vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Carlos Ayres Britto, afirmou ontem que a liberdade de expressão e de imprensa tem precedência sobre outros direitos, incluindo os ligados à privacidade e à honra.Para o ministro, não cabem à Justiça ou a qualquer órgão do Estado ações de censura prévia. “A Constituição tornou pleno [a liberdade de comunicação] o que era livre [a liberdade de expressão] para deixar claro que entre a imprensa e a sociedade civil há uma linha direta.”

 

Situação preocupante

A declaração foi feita em seminário na Escola de Magistratura do Rio de Janeiro, que o homenageou pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.O presidente emérito do grupo gaúcho RBS, Jayme Sirotsky, qualificou de “preocupante” a situação da liberdade de imprensa na América Latina, devido aos “poderes de plantão” e à ação de quadrilhas, do narcotráfico e de guerrilhas.Disse que o último relatório da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) cita nominalmente Venezuela, Argentina, Bolívia, México e Honduras.

 

Formas veladas de censura

Sobre o Brasil, onde a ONG Repórteres Sem Fronteiras vê “problemas sensíveis”, Sirotsky apontou “formas veladas de censura, além de outras respaldadas em interpretações equivocadas da legislação”. Ao comentar a queixa sobre a Justiça, Ayres Britto -que em 2009 foi relator da ação que derrubou a Lei de Imprensa herdada da ditadura- disse que decisões censórias de instâncias inferiores tendem a ser um fenômeno passageiro. “É uma espécie de transição. Você sai de uma cultura de repressão, de desconfiança, para uma de plena liberdade. Os juízes ficam meio atordoados.”

 

Itabaiana

O governo estadual inaugurou ontem, 03, a nova delegacia de Itabaiana, que possui área total de 1.150,60 m2 e o investimento total na reforma do prédio foi de R$ 147.859,84. A nova delegacia de Itabaiana conta com quatro setores distintos, sendo um para o delegado regional e outros três para as Divisões de Combate a Roubos e Furtos, Combate às Drogas e Combate as Defraudações e Falsificações. Também funcionarão na delegacia uma sala para advogados, sala de reconhecimento, sala de investigação, banheiros sociais e quartos com suítes para os policiais.

 

Meio Ambiente

O deputado federal Valadares Filho (PSB) está representando a Câmara dos Deputados, na “V Conferência Global Sobre Oceanos, Mares e Ilhas: garantindo a sobrevivência, preservando a vida e aperfeiçoando a governança”, que está sendo realizada na sede da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em Paris de 3 a 7 de maio.

 

Mudanças climáticas

O deputado disse que a participação na conferência internacional, além da importância de representar o parlamento brasileiro, é uma experiência ímpar, já que estão sendo debatidos temas atuais como as repercussões das mudanças climáticas nos oceanos, mares e ilhas, a preservação da biodiversidade marinha e formas de aprimorar o gerenciamento costeiro e oceânicos, entre outros.

 

São Cristovão

O governador Marcelo Déda entrou no clima e vestiu a camisa, literalmente, da campanha para que a Pração São Francisco seja escolhida como patrimônio da humanidade pela Unesco. Na sexta-feira passada, em São Cristóvão, ele fez questão não apenas de usar a camisa da campanha, mas entrou no site http://www.pracasaofrancisco.se.gov.br  e depositou seu voto na praça da 4º cidade mais antiga do país. Vote você também.

 

Produção cultural de SE

Inaugurado durante a noite do último domingo, 2, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, o Balaio Cultural,  um espaço voltado às apresentações de quadrilhas juninas, bandas de pífanos e outras atrações típicas do período junino e que tem como função promover e auxiliar na circulação do produto cultural sergipano, já despertou a atenção dos turistas que visitam o estado e gera grandes expectativas do setor hoteleiro.

 

Expectativa

A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Seccional Sergipe (ABIH-SE), Kátia Pimentel Gadelha, elogiou a iniciativa do Estado para divulgar a cultura sergipana e ressaltou que o setor aguarda com expectativa o período junino, tradicionalmente marcado por grande ocupação nos hotéis.

 

Estímulo ao retorno

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana, ao promover o ‘Balaio Cultura’l o Governo pretende não só oferecer mais um atrativo aos turistas que já se encontram em território sergipano, mas também estimular o retorno durante o mês de junho.

 

Mutirão de Conciliação hoje, em Maruim

Começa hoje, 04, em Maruim o projeto do Tribunal de Justiça de Sergipe intitulado Conciliação Itinerante. Realizado através da Corregedoria Geral da Justiça e da Central de Conciliação do Fórum Gumersindo Bessa, o projeto visa levar para Comarcas do interior a prática rotineira dos mutirões, que na Grande Aracaju têm sido realizados com sucesso. Até a quinta-feira, dia 6, uma equipe de conciliadores estará em Maruim para desenvolver as técnicas da autocomposição nas cerca de 200 audiências marcadas.

 

Comarca de Carira

Também no mês de maio, entre os dias 10 e 28, na Comarca de Carira, estima-se que sejam realizadas cerca de 800 audiências relacionadas a causas de Juizados Especiais Cíveis. Segundo o Juiz Corregedor Marcel Britto, a iniciativa nasceu do anseio de comerciantes locais e suas demandas por títulos de crédito, notas promissórias e dívidas de comércio. Durante os dias do mutirão, o Fórum Juiz José dos Anjos, em Carira, funcionará nos turnos da manhã e tarde com os conciliadores da Central de Conciliação.

 

600 audiências em Aracaju

Na Central de Conciliação do Fórum Gumersindo Bessa, em Aracaju, o índice de conciliação, em março deste ano – quando foram realizadas quase 600 audiências – atingiu 21%. A Central é um local dedicado exclusivamente à composição de acordos nos processos oriundos das Varas Cíveis do Fórum Gumersindo Bessa. Criada em 2007, a Central de Conciliação teve, em 2008, o trabalho reconhecido e premiado pela Mostra Nacional de Qualidade no Judiciário.

 

Conciliação tem média alta

Conforme a Juíza Dauquíria Ferreira, coordenadora da Central do Fórum Gumersindo Bessa, a conciliação é praticada no Judiciário sergipano em todos os Fóruns Integrados, nos Juizados Especiais e Vara de Assistência Judiciária nos municípios de Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro. Nos Fóruns Integrados da capital, a média de conciliação chega a atingir 100% dos casos.

 

Prefeitura garante retorno da meia passagem

semana começou com uma importante conquista para os estudantes. Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 3, a convite do superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, Osvaldo Nascimento, representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram informados sobre a volta do benefício da meia passagem para alunos dos pré-vestibulares, da pós-graduação e dos cursos de ensino à distância, direito que havia sido cancelado pelo Setransp)sem conhecimento prévio da SMTT. A resolução para o problema foi definida no último sábado, 1°, durante reunião entre o superintendente Osvaldo Nascimento e o prefeito Edvaldo Nogueira. Posteriormente, foi realizada uma nova reunião na sede da SMTT, onde ficou determinada a volta da concessão dos passes. Participaram do encontro Osvaldo Nascimento, o presidente do Setransp, Adierson Monteiro, e o superintendente do sindicato, José Carlos Amâncio.

 

UFS e MOPS realizam seminário dias 6 e 7 I

O Seminário 20 anos do SUS “A Universidade e o  SUS: E eu com isso?”, organizado pelo Movimento Popular de Saúde de Sergipe e a Universidade Federal de Sergipe/Pró-Reitoria de Extensão/ Pró Reitoria de Graduação / Programa de Educação Tutorial- Pet Enfermagem/Den/UFS. Vai ser realizado no Hospital Universitário nos dias 6 e 7 de maio de 2010 das 8 as 17h,  com atividades , que vão desde a realização de  Mesa redonda: Sistema Único de Saúde (SUS), 20 anos e Eu com isso? Debate sobre a Importância da Gestão Participativa no SUS e a Política Nacional de Educação Popular o SUS, Controle Social no fortalecimento do SUS: Papel dos conselhos de Saúde, Práticas Integrativas e complementares de Saúde no SUS e a Universidade, O estudante e o SUS.

 

UFS e MOPS realizam seminário dias 6 e 7 II

E realização de oficinas com temas:Projeto Visa Mobiliza: Educação e Mobilização em Visa; Práticas Integrativas, Populares e Complementares de Saúde: Fitoterapia; O controle social e a Enfermagem; As DST AIDS/ Drogas lícitas e ilícitas e A comunicação em Saúde: Estratégias Inovadoras. E no final apresentação das oficinas, Relatos de experiências no SUS, avaliação e encaminhamentos. Podem participar estudantes, professores, representantes da sociedade civil, conselheiros e população em geral. Inscrições por email : mops_sergipe@yahoo.com.br.  Informações 32552622  (Ângela).

 

Atualização do cartão Mais Aracaju

Os alunos que deram entrada no recadastramento pela internet e foram confirmados pela escola até dia 30 de abril, mas não concluíram o recadastramento têm nova chance de atualizar o seu cartão Mais Aracaju Escolar. A data limite para entregar a documentação nos postos (comprovante de residência e declaração autorizando o recadastramento) é 14 de maio.

 

Premiação Rede Primavera

A Rede Primavera (Hospital Primavera, clínicas Diagnose e Policlin) recebeu, na última semana, o prêmio “Melhor dos Melhores – Dom Luciano Cabral Duarte”, concedido pela União das Forças Jovens de Sergipe (UFJS). Através de uma pesquisa realizada no ano de 2009, na capital e no interior, a Rede Primavera foi lembrada pelos relevantes serviços prestados à comunidade e por ter papel fundamental em beneficio do desenvolvimento de Sergipe, sendo um verdadeiro carimbo de sustentabilidade e eficácia social. A Rede Primavera foi representada pelo Superintendente Médico, Dr. Roberto Cardoso Barroso.

 

DO LEITOR

 

Comentando o comentado

Do leitor Dinho Santana: “O grande Adiberto de Souza, ao abordar o tema “Saúde doente” no seu blog de 30/04, você coloca: “O exemplo mais recente deste verdadeiro caos é de embrulhar o estômago: uma senhora de 65 anos foi a um posto de saúde em Aracaju fazer exames rotineiros e surpreende-se com o diagnóstico que estava grávida de gêmeos e prestes a dar a luz. Pior, o médico ainda lhe felicitou.” O problema necessariamente não está no aparelhamento e sim nos profissionais de um modo geral, quando você diz que os prejudicados são os mais pobres por não ter recursos em buscar atendimento privado! O que vemos, é que mesmo pagando o luxo, não se tem qualidade dos profissionais, e cito como exemplo uma amiga minha e de família abastada, vítima disso e hoje paraplégica, ou no recente episodio num acidente de lancha onde a vítima esteve esperando para ser atendida por longo tempo nos corredores particulares. Circula na Internet e-mail intitulado “Seria Dr. Rogério Carvalho um autista? – Bastante esclarecedora a entrevista concedida pelo deputado Rogério Carvalho à edição domingueira do Jornal da Cidade. Ao tentar contrapor as críticas da população à bagunça promovida pela turminha do PT na Saúde, o ex-secretário não deixa dúvidas: a vaidade o persegue! Perguntado sobre a motivação para tantas denúncias contra a Saúde, Rogério Carvalho contou mais uma piada debochada: seria por conta do “desconforto em relação à situação de décadas, seja com a quebra de privilégios ou

com a implantação de um novo modelo gerencial”. Rogério Carvalho devia mudar de profissão. O doutor tem grandes pendores ao humorismo? ou seria ele um astuto autista?”

 

Falta de respeito

Do leitor e sindicalista Waldir Rodrigues: “Estou escrevendo essas poucas linhas para demonstrar minha indignação com a direção do G. Barbosa, por conta dos maus tratos e abuso da paciência do povo sergipano, o que aconteceu no domingo 02 de maio foi uma verdadeira aberração, a loja Hiper Norte super lotada mais de 20 carrinhos por fila, alguns caixas fechados por falta de operadoras e o que é pior não tinha embalador, os caixas registrava a mercadoria e parava para ajudar os clientes a embalar aumentando a demora no atendimento, para não dar um treco as pessoas eram obrigadas a se alimentarem  na lanchonete da própria loja que também registrou filas enormes. Quando essa falta de respeito vai acabar? Será que é proibido, proibi o G. Barbosa de cometer abusos contra o povo?”

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Sou um monte intransponível no meu próprio caminho. Mas às vezes por uma palavra tua ou por uma palavra lida, de repente tudo se esclarece”. Clarice Lispector.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais