Déda desautorizado. Edvaldo rechaçado

Pelo andar da carruagem na eleição de Aracaju, mesmo sem candidaturas definidas, apenas pré-candidatos, o ex-governador João Alves Filho (DEM) pode encomendar o terno para assumir a prefeitura municipal em 2013.

Se hoje ele tem uma parcela significativa de intenções de votos, vem ganhando também (e dando altas e boas gargalhadas) com o jogo de bastidores entre os partidos que dão sustentação ao governo na tentativa de definir um candidato único. E parece que este candidato não vai sair.

E pelos últimos discursos, desta semana, parece que o pré-candidato do PT, Rogério Carvalho anda mal assessorado. Ao invés de buscar a unidade e o apoio de todas as lideranças dos partidos do bloco da situação, afasta a cada dia algumas delas, a exemplo do prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Marcelo Déda.

Edvaldo na prefeitura “graças” ao PT – Esta semana numa entrevista a rádio Jovem Pan, Rogério fez questão de lembrar que Edvaldo Nogueira foi prefeito por conta do apoio do PT em 2008 (lembre-se que em 2004 o eleito foi do PT, Déda). E alguns assessores dele, pelas redes sociais chegaram a escrever que “Edvaldo é prefeito graças ao PT”. Não, não é. Ele teve o apoio do PT, mas de todos os partidos do bloco que referendaram seu nome como de consenso em 2008. E basta pesquisar os jornais do período para comprovar que no início dos debates o PT chegou a ensaiar lançar candidato.

Ontem, 25, dois secretários municipais ao conversarem com o titular deste espaço chegaram a dizer palavras impublicáveis sobre a atitude de Rogério. A palavra mais amena foi deselegante. E lembram que até pouco tempo muitos petistas tinham aversão quando falavam o nome de Edvaldo e hoje fazem de tudo para receber seu apoio.

Desautorizando Marcelo Déda – Outro ponto que tocou as lideranças do bloco foram as declarações de que só quem tem autoridade para retirar a pré-candidatura de Rogério é o próprio PT. Ou seja, numa atitude mais do que deselegante, diz para a sociedade que o governador Marcelo Déda está conversando para o vazio quando diz que busca o consenso do nome do PT junto ao bloco. Ou seja, passa para a sociedade que não é uma pré-candidatura, mas uma candidatura definida.

      Ou seja, com a declaração, está desautorizando o governador Marcelo Déda a dialogar com as lideranças do bloco. Se as lideranças do bloco, por maioria, decidirem apoiar um candidato que não seja Rogério Carvalho e Déda aceitar, o que ele fará? Terá que pedir autorização ao PT? Esquecem que está em jogo o projeto político de um grupo não só para 2012, mas principalmente para 2014, qualquer derrapagem agora será fatal para a eleição majoritária, tanto para o governo, como para a única vaga de Senador.

Duas atitudes que mostram que o pré-candidato do PT está mal assessorado, ao invés de buscar agregar e somar para que a pré-candidatura vire candidatura, Rogério joga mais lenha na fogueira para o deleite da oposição. É normal e correta a defesa da pré-candidatura de Rogério como de qualquer outro pré-candidato. Mas não é normal fazer a defesa atacando os próprios aliados, mesmo que não seja diretamente, mas de forma sutil.

E um detalhe: nos bastidores do bloco liderado por Déda não estão à mesa os nomes apenas de Rogério Carvalho e Valadares Filho. Até junho outros nomes desfilarão pela imprensa.

Na última terça-feira, este espaço citou o filósofo Baltasar Gracián mostrando a necessidade da prudência e do jogo limpo. Um dia após o que se vê no próprio bloco governista é a imprudência e o jogo sujo nos bastidores que o blog escreverá nos próximos dias, inclusive sobre um instituto de pesquisas.

É preciso cautela. Muitas vezes uma eleição é perdida não na campanha eleitoral, mas quando da sua construção, com um alicerce fraco e com materiais (lideranças) que ficaram magoadas e não vestem a camisa do candidato escolhido. Por isso João Alves Filho já deve ter encomendado o terno: as lideranças do bloco comandado por Déda parece que esqueceram como fazer política.

O bom candidato não é aquele que é temido, mas respeitado. Por isso os sábios vencem com frequência os valentes.

Plebiscitária
Alguns “analistas” e assessores de pré-candidatos estão com a ideia ultrapassada que a eleição em Aracaju será plebiscitária: de um lado um candidato do governo, representando a esquerda e de outro João Alves, representando a direita. Esquecem que para a população, principalmente a classe média, essa história de esquerda e direita já era, principalmente depois que o PT assumiu o governo estadual. A eleição de Aracaju passará por um projeto desenvolvimentista, por discussões dos problemas do cotidiano e para o futuro. Ideologia, como disse Cazuza, eu quero uma para viver…

Fakes, PF e Polícia Civil I
O titular deste espaço só utilizar uma rede social: o twitter. Mesmo assim para divulgar os links de matérias deste espaço. Sempre teve preocupação é resguardar sua vida particular, mas respeita quem gosta de divulgar o que faz diariamente nas redes sociais. Só não respeita os chamados “fakes”, que são pessoas sem caráter, sem coragem e com certeza com sérios problemas de desvio de personalidades.

Fakes, PF e Polícia Civil II
Por isso o titular deste espaço não cansa de agradecer os trabalhos da PF e da PC em Sergipe. Tem gente já encrencada e outros no caminho para serem “convidados” a depor. Tudo uma questão de marketing onde ganha quem sabe jogar bem na guerrilha dos bastidores da vida.  Por falar em depor, por conta de do twitter este espaço tem um processo em andamento. E vai vencer!

Gualberto reage as provocações de colega
“Já vi gente subir na vida igual a flecha e descer que nem pedra”. Foi assim que o deputado estadual Francisco Gualberto (PT) reagiu às provocações do deputado Capitão Samuel (PSL) no que diz respeito à atual relação do petista com a classe trabalhadora em Sergipe. “Se eu parasse de atuar na política hoje, ainda assim teria um crédito de pelo menos 30 anos na frente do deputado Samuel em relação à defesa dos trabalhadores”, disse Gualberto.

Enfrentamento
Segundo ele, de agora em diante travará um duro embate com o parlamentar ligado ao grupo dos Amorim. “Ele tem lado e eu tenho lado. É preciso que se assuma isso. Faremos o enfrentamento que for necessário, sem susto, mas sempre com respeito”, garantiu o líder do governo na Assembleia Legislativa. “Arrogância demais sempre causa problema. Portanto, vamos ter calma com aquilo que pedem os poderosos”.

Saumineo e Vera Lúcia
E o governador Marcelo Déda parece que vai optar por um secretariado técnico nesta nova reforma. Saumineo Nascimento deixa o Banese para assumir a Sedetec  – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia. E a diretora e funcionária de carreira do Banese Vera Lúcia assume a presidência da instituição.

Nome técnico na saúde. E novato na política
Nos bastidores comenta-se que o governador não abre mão de nomear para a Secretaria de Estado da Saúde um nome técnico. Fala-se agora do vereador por Aracaju, Dr. Emerson. Um nome sério, sem maculas e que vem se destacando no primeiro mandato. Se for convidado e aceitar ele terá que abrir mão da candidatura à reeleição, assim como fez Elber Batalha Filho, que continuou na Secretaria de Turismo.

Saúde dividida politicamente
Agora para ser secretário da Saúde não basta ser apenas competente é preciso ter muita vontade e coragem de não só enfrentar os desafios, mas peitar alguns setores. Hoje a área da saúde está dividida politicamente: dos que estão no governo e dos que na oposição e fazem de tudo para que o sistema não funcione plenamente.

Ciclomotores
O Projeto de Lei  que tramita na Câmara Municipal de Aracaju, o qual visa a regulamentação do uso das motonetas, foi alvo do discurso do vereador Jony Marcos na  tarde  de ontem, 25, durante o grande expediente. O posicionamento do
parlamentar foi uma justificativa à sua proposta de substituição do projeto. Para o parlamentar o principal ponto que deve ser considerado pelo projeto é o fato de que a regulamentação deve ser feita pelos órgãos municipais e não pelo Detran.

Adiamento até quando?
Com o substitutivo apresentado por Jony Marcos a votação não foi realizada ontem, por falta de quorum e agora a CCJ vai analisar a proposta. E o pior é que até um leigo sabe que o legislador não pode criar taxas, como tem na proposta de Jony. Ou seja, para empurrar a votação com a barriga. Desde 2009 a proposta tramita, foi aprovada, revogada e agora virou instrumento eleitoreiro. Lamentável!

Comportamento
De todo este episódio uma coisa boa: a postura do vereador Danilo Segundo que como líder do prefeito não misturou a função e travou um diálogo respeitoso ouvindo a opinião de todos os colegas. É assim que o debate é fortalecido.

Dengue: é preciso que SE fique em alerta
Apesar das ações de combate a dengue é preciso que os órgãos responsáveis fiquem em alerta em todo o Estado. A epidemia já é realidade no Rio de Janeiro e pode ser confirmada numa cidade da região Norte da Bahia. É bom que os órgãos e a própria imprensa faça um levantamento nos hospitais de Aracaju  (São Lucas, Primavera, Hospital do Coração, Renascença) solicitando um quantitativo de casos atendidos como o CID- A.90 (Código Internacional de Doenças para Dengue) desde Janeiro.

Muamba vendida na cara da Polícia na orla
Todo início da noite coreanos montam suas barracas em frente ao Mercury Hotel na orla, ao lado de alguns artesãos. Lá eles não vendem artesanatos, mas muamba mesmo. Produtos eletrônicos e bolsas falsificadas de grifes de renome. Ao lado a delegacia de polícia fecha os olhos. Nem mesmo para pedir as notas fiscais. Coisas de Sergipe Del Rey.

Rogério é relator da Subcomissão Especial
Médico sanitarista, com doutorado em saúde pública na Unicamp e ex-secretário do Estado da Saúde de Sergipe e de Aracaju, o deputado federal Rogério Carvalho( PT/SE) foi escolhido relator da Subcomissão Especial de Ordenamento da Formação de Recursos Humanos do SUS e da Educação Permanente da Área de Saúde que integra Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, que será presidida pelo ex-ministro da saúde Saraiva Felipe do PMDB/MG.

SUS
A Subcomissão foi criada a pedido do parlamentar sergipano para aprimorar o Sistema Único de saúde no que se refere a capacitação e organização dos profissionais "Acredito que é necessário rever toda a sistemática do SUS e principalmente o organograma que temos. Qual o papel de cada profissional, onde cada um pode ajudar o outro, como melhorar o atendimento? São perguntas que vão nortear nosso trabalho.

Nova Vida
Desde o último dia 24, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro realiza o projeto Nova Vida na comunidade do Gás, no Fernando Collor.  Durante o período de 20 dias, os moradores terão acesso a diversos serviços ofertados pela administração pública, além de receberem orientações a respeito de regularização fundiária, inserção em programas sociais e outros. O objetivo do programa Nova Vida é atender a população, conhecer as suas necessidades e buscar as medidas para saná-las.

Reunião estratégica
O governador Marcelo Déda reuniu-se na sede da Seinfra com secretários de Secretarias estratégicas e assessores com o objetivo de avaliar a evolução das obras executadas de forma sincronizada com as previsões orçamentárias. Déda esclareceu também que a reunião desta quarta-feira, também visa é realizar uma ação preventiva para garantir a continuidade dos investimentos do ponto de vista do seu financiamento.

Racionalização de recursos
“Vamos estudar a racionalização desses recursos no segundo quadrimestre do ano, atuando preventivamente para evitar qualquer dificuldade que reflita no financiamento das diversas obras que estamos executando”, complementou Déda. Outras reuniões iguais a estas também serão realizadas.

Avaliação de evolução de obras
Na reunião desta quarta, Déda informou que foi avaliada obra por obra das que se encontram em andamento, examinando a sua evolução. “Discutimos também novas obras que pretendemos deflagrar e, ao mesmo tempo, fizemos a adequação desse calendário de investimentos ao cronograma financeiro do Estado, objetivando verificar a disponibilidade de receitas”, explicou o governador.

Déda em Carmópolis
O governador Marcelo Déda vai ao município de Carmópolis na tarde desta quinta-feira fazer uma visita a obra da Escola Técnica no município e também a obra de 450 casas populares no Povoado Aguada. Na sede do município, Déda participa da inauguração da Praça Poeta José Sampaio.

Alternativas para mobilidade urbana no Augusto Franco
Um dos temas mais debatidos no 1º Forum de Debates “Pensar o Augusto Franco”, no dia 19 de abril, numa organização da Casa Cultural Careca e Camaradas, foi a mobilidade urbana. O conjunto tem 30 anos e desde então problemas sérios no acesso pela Avenida Heraclito Rollemberg.

Solução urgente por parte da SMTT
No local, são vários acidentes e muitos mortos nos últimos anos. "Esperamos que a SMTT providencie uma solução urgente, construindo alternativas para o retorno que dá acesso ao conjunto, em frente a Praça da Juventude. Neste local, inúmeras mortes já aconteceram ao longo destes 30 anos. Os acidentes são diários. ", disse Max Prejuízo, coordenador da Casa Cultural Careca e Camaradas.

Professores: Ana Lúcia cobra abertura de diálogo de Déda
A deputada estadual Ana Lúcia (PT) usou a tribuna, na manhã de ontem, 25, para pedir ao governador Marcelo Déda que receba o sindicato dos professores da rede pública estadual de ensino, o SINTESE, a fim de abrir um canal de diálogo no sentido de encontrar uma saída para o pagamento do piso salarial nacional a todos os professores, e não só os de nível médio no início da carreira, como vem sendo feito. Os professores estão em greve desde o dia 16/4 em função deste impasse com o governo estadual.

Postura republicana
A parlamentar petista cobrou um postura mais republicana por parte do governador, apontando que na democracia republicana, os conflitos se superam com o diálogo. “Como deputada petista, faço um apelo ao governador e companheiro de partido, que a posição dele tem que continuar sendo a de um estadista, de quem busca soluções para os conflitos, e ele sabe que conflitos só se resolvem escutando as partes”, colocou.

Ex-presidente da USES recebe apoios
Pré-candidato a vereador em Aracaju pelo PSB, o ex-presidente da USES, Rogério Alves vem recebendo o apoio dos amigos antes mesmo da campanha ser iniciada. Na semana passada ele recebeu o apoio da UGT e agora recebeu o apoio do presidente do DCE da Unit, Itacy Marques. Segundo Itacy a história de Rogério no movimento estudantil em defesa da juventude o credencia para o pleito. Ele também conta com a simpatia e apoio do superintendente do Setransp José Carlos Amáncio.

Sindijor envia ofício ao TCE
A presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, Caroline Santos enviou ofício ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe solicitando informações mais detalhadas sobre o referido "repórter fotográfico" e também dos demais jornalistas contratados pelo referido órgão. Excelente ação, já que pela nota do TCE estão usando a assessoria para “praticar” fotojornalismo sem DRT.

INSS/SE move ações contra grandes empresas por conta de doenças do trabalho
As chamadas doenças do trabalho estão crescendo muito no Brasil e em Sergipe. O aumento no número de concessões do benefício do auxílio doença e da aposentadoria por invalidez pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comprova uma situação dramática. Em 2005, por exemplo, o INSS concedeu 614 auxílios doença. No ano passado, esse mesmo benefício foi concedido a 1.373 pessoas, aumento superior a 100%. Por isso mesmo, a Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU), representando o INSS, vai ingressar, nesta sexta feira, 27, na Justiça Federal, com sete ações contra grandes empresas causadoras de doenças do trabalho.

Empresas das áreas de supermercado, atividade financeira e industrial
A Procuradoria-Geral Federal em Sergipe quer que essas grandes empresas sejam condenadas a devolver ao INSS todos os gastos efetuados com o pagamento de benefícios acidentários. Segundo estimativas dos procuradores, caso sejam condenadas, essas grandes empresas devem fazer o ressarcimento de aproximadamente R$ 3 milhões aos cofres públicos do INSS. Essas ações que serão movidas na Justiça Federal envolvem grandes empresas nas áreas de supermercado, atividade financeira e indústria localizada em Sergipe.

Sergipanos divulgam produtos na Expo Brasil 2012
Um grupo formado por 43 artesãos, produtores rurais e Agentes de Desenvolvimento Local sergipanos participa em Brasília da 10ª edição da Expo Brasil Desenvolvimento Local. Durante o evento, realizado entre os dias 25 e 27 de abril, no Centro de Convenções Brasil 21, eles expõem alguns dos produtos confeccionados na região dos territórios do Baixo São Francisco e Sul sergipano.

Artesanato apresentado
Dentre os itens apresentados ao público está a tradicional cerâmica do município de Santana do São Francisco, o bordado das regiões de Telha, Cedro de São João, Amparo do São Francisco e Malhada dos Bois e o trabalho em fibras vegetais produzido em Santa Luzia do Itanhy, Neópolis e Pacatuba. A missão faz parte das atividades dos projetos ‘Pacto para o Desenvolvimento do Baixo São Francisco’, coordenado pelo Sebrae em Sergipe, e Territórios da Cidadania do Baixo São Francisco sergipano.

Indignados com 'sumiço' dos patrões, jornalistas e radialistas farão ato público
Diante da ausência de representação do sindicato dos donos de meios de comunicação de Sergipe para negociar a convenção coletiva de trabalho 2012/2013, jornalistas e radialistas, indignados com a situação, deliberaram, em assembleia realizada na noite da terça-feira (24), pela realização de ato público no próximo dia 10/5, na porta de uma das empresas de comunicação do Estado. O objetivo do ato é cobrar dos patrões uma definição na composição da direção do seu sindicato para que as negociações coletivas possam ser iniciadas, já que a data-base das duas categorias é 1º de maio.

Negociações
Na última quarta-feira 18, a audiência de intermediação agendada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) em Sergipe acabou frustrada porque a representação patronal não compareceu. “Desde o ano passado vivemos essa situação, a partir da renúncia do então presidente do Sinertej, Messias Carvalho. Foi com muita pressão e atos públicos que conseguimos um dirigente patronal para fechar as negociações, já quase no Natal. Este ano, o mesmo dilema. Não tem cabimento”, lamentou a presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, Caroline Rejane Santos. “Vamos ter que reagir. Não dá pra esperar novamente até o Natal”, afirmou.

Radicalizar
Bastante irritado com o quadro de deserção no sindicato patronal, que vem impossibilitado o início das negociações coletivas, o presidente do Sindicato dos Radialistas, Antônio Fernando Cabral, foi enfático.“O momento é de radicalizar. Não há mais o que esperar. Vamos chamar as categorias, pedir o apoio da CUT, da CTB e de outros sindicatos pra fazer um grande ato público, colocando toda a nossa indignação com essa situação e mostrando pra sociedade quem são os patrões que se negam a negociar com os trabalhadores. Eles têm nomes, e vamos estar colocando o de cada um publicamente”, disse Cabral.

Medida jurídica
Ainda segundo o dirigente, os sindicatos estarão tomando uma medida jurídica no sentido de buscar resguardar os direitos dos trabalhadores jornalistas e radialistas.“Vamos entrar com uma ação na Justiça do Trabalho pedindo a prorrogação da atual Convenção Coletiva, que vence dia 1º de maio, como medida protetiva para garantir os direitos já conquistados pelas categorias até que os patrões resolvam negociar nova convenção”, explicou Fernando Cabral.

População de Umbaúba ganha CAPS Laurita Vieira Carvalho
A administração municipal de Umbaúba entregou, no último dia 20, mais uma importante obra para toda comunidade. Localizado na rua Santos, nº 2, no Centro da cidade, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Laurita Vieira Carvalho irá dar total apoio a pacientes dependentes químicos ou com problemas psicológicos, que precisam de tratamento especial. O evento reuniu centenas de pessoas e também contou com a presença de autoridades políticas do Município.

Nova realidade
Antes da entrega do CAPS, os pacientes de Umbaúba tinha que se deslocar para o município vizinho de Itabaianinha, ou até mesmo para capital (a 98 quilômetros), para receber tratamento adequado. Para dona Josefina Conceição, 50 anos, é um alívio e tanto contar com a infraestrutura do Centro próximo a sua residência.

Sollo Sunset
Depois do sucesso da primeira edição, o Sollo Sunset está de volta, e é uma excelente opção para quem gosta do que é bom. Neste Domingo, o fim de tarde tem o visual incrível do Aruanã Eco Praia Hotel, a gastronomia  do Sollo, e som de primeira. Para encerrar a semana em grande estilo, não há mesmo nada melhor. Esta edição terá o astral irreverente de Faustão (SSA), com seu repertório cheio de sucessos que marcaram gerações, além dos melhores sets de lounge music, com o DJ Cafu, e participação especial de Fau. O evento começa às 16h, e os ingressos antecipados estão à venda na Calvin Klein Jeans (Shopping Riomar).

Curso de Estruturação de Negócios
O Sinduscon/SE trará mais uma vez para Sergipe, nos dias 10 e 11 de maio, o curso de Estruturação de Negócios para a construção civil. Este curso tem como objetivo capacitar os participantes a assimilar os conceitos da legislação societária e tributária aplicável às SPE's, SCP’s e Consórcios de construção utilizados nos empreendimentos imobiliários. Incluem-se os procedimentos para a construção em condomínio ou “venda a preço de custo”, incorporação imobiliária e Patrimônio de Afetação -PA. Para mais informações entre em contato pelo telefone (79) 2104-8750.

Ação diferenciada
Sempre atenta a tendências inovadoras e diferenciadas para divulgar seus lançamentos, a Celi trouxe a Aracaju uma ação que promete dar uma ótima demonstração do quanto o Premiere Residence conta com ambientes amplos e bem dispostos. Trata-se de uma planta baixa em tamanho real da unidade de 89,71 m2, estrutura instalada desde a terça, dia 24, na praça central do Shopping Riomar e que ficará em exposição até o dia 15 de maio. Tanto “entrando” na unidade, circulando por entre os cômodos, quanto usufruindo da visão superior olhando a partir do segundo piso do shopping, a idéia é proporcionar uma experiência mais real dos espaços do imóvel. A ação conta ainda com um stand onde corretores da D&M Imóveis estão sempre prontos a prestar todas as informações para a compra do imóvel ideal.

Arte ‘Made in Sergipe’
Já começou em Nova York a exposição Symphony of Color’ (Sinfonia da Cor, na tradução para o português), que conta com a artista plástica sergipana Hortência Barreto entre as estrelas. Contando com o apoio da Construtora Celi, Hortência leva suas telas à galeria ‘Agora’, onde a mostra estará à disposição do público até o dia 15 de maio. Essa é mais uma prova de comprometimento da Celi com a cultura sergipana, proporcionando uma ponte entre Sergipe e o mundo para levar a arte do estado cada vez mais longe.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Machu_Veio  Se você usou a violência é porque não teve competência para resolver de outra forma.

www.twitter.com/gilmarcarvalho  Há cerca de 10 anos, a Delta era do tamanho de uma construtora de Sergipe. Hoje, é a 6a. do Brasil. Assim (des) caminha o Brasil.

www.twitter.com/glauco_vinicius  Por que, na maioria das vezes, os jornalistas não respeitam o furo do colega, hein?! Dar crédito não tira pedaço, gente…

www.twitter.com/riltonmorais  Tenho exercido meu direito à intolerância social. Não quero mais esticar sorrisos falsos pra gente que não suporto. #cansei

www.twitter.com/AbrahaoCrispim  Médicos em greve, professores em greve, UFS ameaçando entrar em greve… E assim, Aracaju, meu coração bate EM GREVE por você!!!!

DO LEITOR

O veneno fazendo efeito contrário
E-mail de Messias Gonçalves: “Li ontem nas redes sociais de que na manhã desta quarta feira, a deputada Ana Lúcia, madrinha histórica do SINTESE, ocupou a tribuna da assembleia legislativa, para distorcer os fatos mais uma vez. Depois do que ocorreu quando da reinauguração do Parque dos Cajueiros, a alta cúpula do sindicato, deve ter finalmente percebido a mancada que cometeram, quando viram a população, a pedido do governador, manifestarem-se contrárias.
Agora vem pedir uma audiência ao governador. Para uma entidade da grandeza do SINTESE, o caminho dos democráticos e republicanos, é o de protocolar ofício na Casa Civil e não armarem aquele circo. O governador tem que ser republicano. O sindicato, não. Podem ser anarquistas e irresponsáveis para com os seus atos.
Cláudio, como o governador vem dizendo, se o sindicato estivesse certo, já teriam ido ao judiciário, caminho mais que legítimo, para dirimir as dúvidas. E não foram e irão. E por que eles não iram? Porque a lei só contempla aqueles professores classificados nas prefeituras e nos estados, com diplomação de nível médio. Os que fizeram os seus estudos nas chamadas escolas normais, como no caso de Sergipe, do Instituto Rui Barbosa (antiga escola Normal).
Por tudo que esclareço acima, permita-se reproduzir a citada lei:

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
LEI Nº 11.738, DE 16 DE JULHO DE 2008.
Mensagem de veto
Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o Esta Lei regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica a que se refere a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
Art. 2o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta reais) mensais, (quando foi criada a lei),para a formação em nível médio, na modalidade Normal, prevista no art. 62 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
§ 1o O piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 (quarenta) horas seman
O que o sindicato deve buscar junto aos governos, é que na medida do possível, quanto às questões financeiras e orçamentárias, que eles, estendessem também para os de nível superior. Fora isso só está prejudicando a educação dos seus alunos, e prestando um desserviço, já que tem a responsabilidade de educar”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
"Valoriza os amigos. Respeita os adversários”. Chico Xavier.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais