Déda e as negociações salariais

O ano de 2009 foi marcado no âmbito do governo estadual por sérios problemas de relacionamento com duas categorias importantes: os policiais e os professores. O governador Marcelo Déda foi pessimamente assessorado no primeiro momento onde o diálogo foi quase que totalmente interrompido gerando impasses com as categorias que pareciam sem fim.

 

Oriundo dos movimentos sociais o governador Marcelo Déda sabe que as categorias sempre pedem mais para conquistar parte do que reivindicam. A teoria de Lenin, um passo a frente e dois atrás, está sempre presente nestas negociações, mas naquele momento faltou diálogo e por outro lado, algumas lideranças se deixaram levar pelos interesses políticos partidários, tanto da oposição como do próprio partido do governador.

 

Não há categoria mais importante do que a outra. Todas devem ser valorizadas, independente do que fazem e produzem. Mas dentro do serviço público existe uma disparidade muito grande. Categorias que têm o poder de mobilização estão bem adiante de algumas que são desmobilizadas e desestruturadas ao longo dos anos.

 

Mas parece que o governador, depois das trágicas negociações envolvendo policiais militares, civis e professores, aprendeu que como político originário dos movimentos sociais, deve no mínimo respeito a estes movimentos, e nunca o enfrentamento.

 

Depois da tempestade o governo recebeu os delegados, que ameaçaram parar para ouvir as reclamações da categoria. Espera-se que além de ter aprendido a não tencionar, o governador tenha aprendido com todos estes episódios a não tratar de formas distintas os funcionários da segurança pública. É um passo a frente muito importante.

 

“Nos bons tempos” das disparidades salariais

O deputado federal José Carlos Machado diz no twitter que nos bons tempos, os delegados de Sergipe ganhavam os melhores salários do Nordeste. A assessoria deveria lembrar ao deputado que, “nos bons tempos” a que ele quer se referir os salários do conjunto da polícia eram péssimos, e só os delegados ganhavam bem. Não há como negar que no governo Déda, na segurança o conjunto dos policias recebem salários muito melhores.

 

Perplexo

O conselheiro Antonio Manoel de Carvalho Dantas, do Tribunal de Contas de Sergipe, que completará 70 anos em julho próximo, ficou perplexo ao ser consultado por parentes que residem em Salvador, se era verdade que anteciparia sua aposentadoria. Comentou, revoltado, que a informação é um despropósito e que notícias dessa ordem só podem partir de fontes que não merecem crédito algum, e que só cultivam a maledicência para enxovalhar a dignidade alheia.  

 

Mandato de Maria do Carmo

Na última terça-feira, 23, começou o julgamento, pelo pleno do TRE, do processo que pede a cassação do mandato da senadora Maria do Carmo, através da denúncia de carreata em todo estado (com a presença dela) com a entrega de dezenas de ambulâncias do SAMU. O relator, Artur Napoleão, votou pela cassação, mas o juiz Anselmo Oliveira pediu vista.

 

Argumento

Aqui não se analisa o mérito, mas o argumento que está sendo usado por alguns de que não se pode cassar o mandato dela, por conta dos problemas de saúde que atravessa há mais de um ano. Todos os sergipanos torcem pela plena recuperação da saúde da senadora. Mas está sendo julgado se ocorreu ou não crime eleitoral. É o mesmo que um indivíduo praticar um crime hediondo hoje e se descobrir que ele tem um problema de saúde grave. E deixarem de julgá-lo por conta disso.

 

Lembram-se de Antônio Francisco?

O mais engraçado, para não dizer lamentável, é que o mesmo que defende hoje a tese de não condenar Maria por conta dos problemas de saúde é aquele que bradou muito quando Antônio Francisco (julgado pelo assassinato de Joaldo Barbosa) foi solto e ficou em prisão domiciliar por conta dos problemas de saúde. E aí? Dois pesos e duas medidas?

 

O outro lado da história

A verdade que querem esconder. Por trás de tudo isso está apenas um fato: que se Maria do Carmo for cassada, pelo relatório de Artur Napoleão, assume o segundo colocado. Quem foi mesmo? José Eduardo Dutra, que tem como suplentes Benedito Figueiredo e Luiz Eduardo Costa. Ou seja, é um ingrediente forte no tempero das eleições deste ano. Por isso caro leitor, sempre pense nas segundas intenções quando alguém brade muito em defesa de outro.

 

Desespero

“Não existe maior loucura no mundo do que um homem entrar no desespero”. Frase de Miguel de Cervantes para reflexão de alguns.

 

João, Albano e Machado

A notícia das rodas políticas ontem, 24, era uma reunião ocorrida em Brasília, onde ficaram definidas as candidaturas ao Senado de Albano e Machado, com João Alves sendo candidato ao governo. A vice foi oferecida ao grupo de Amorim.

 

Crown antecipa ampliação de fábrica em SE

O presidente da Crown no Brasil, Rinaldo Lopes, informou que a empresa decidiu antecipar e aumentar o que seria a segunda etapa da sua ampliação. Com investimentos de US$ 45 milhões de dólares, a produção será elevada para 2 bilhões de corpos de lata/ano (atualmente é 1 bi e a ampliação seria para 1,5 bi), gerando 50 novos empregos. Os equipamentos foram encomendados e deverão estar operando no começo do ano que vem.

 

Debate

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou, na terça e na quarta-feira, 23 e 24, no Rio de Janeiro, de importantes debates sobre a transformação em lei dos programas sociais do governo federal, do PAC-2 e da questão da redistribuição dos royalties do petróleo. Foi durante a primeira reunião do ano do Comitê de Articulação Federativa (CAF), evento inserido na agenda paralela do 5º Fórum Urbano Mundial (FUM5), promovido pela Agência das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O encontro acontece no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Saída negociada

“Debatemos a redistribuição dos royalties do petróleo e defendemos uma saída negociada para o imbróglio que foi criado. É importante que os Estados e municípios produtores, como Sergipe e Aracaju, não percam, que recebam algum tipo de compensação. Mas é fundamental que se garanta a distribuição dos benefícios a todos, indistintamente”, afirmou Edvaldo, que é defensor da criação de um fundo de desenvolvimento que transforme os dividendos do dinheiro gerado pelo petróleo em investimentos maciços na educação, na ciência e tecnologia e na cultura.

 

Juízo, paciência e altruísmo

“O que não podemos é dividir o país. É preciso juízo, paciência e altruísmo”, disse Edvaldo, acrescentando que a reunião do CAF resultou na criação de uma comissão, formada por três membros do Governo Federal e três prefeitos, que vai participar ativamente das discussões para encontrar uma saída negociada.

 

Faleceu a mãe do reitor Josué

Faleceu no início da tarde de ontem, 24, a senhora Maria Nunes dos Passos, 79, mãe do reitor Josué Modesto dos Passos. O corpo está sendo velado na Colina da Saudade e o sepultamento vai ocorrer às 10h de hoje, no mesmo local. O cemitério fica no conjunto Santa Lúcia.

 

Médicos e o aval

Já era de se esperar o parecer do delegado Paulo Márcio em relação aos acontecimentos envolvendo médicos do plantão do HUSE no feriadão do Natal. Não foi nenhuma novidade. Tocando nesse assunto, uma mosca que passava por um bar badalado na 13 de Julho na noite da terça-feira, 23, ouviu a conversa de pessoas que estavam em uma mesa discutindo esse assunto. Eram três médicos que foram denunciados pela diretora do HUSE no episódio e um advogado. Eles traçavam as estratégias de ações que irão mover contra o Estado tanto na Vara Cível, como na Penal. O aval do delegado Paulo Márcio era tudo que eles queriam.

 

Apelo a Emurb: asfalto não!

A Emurb antes de fazer qualquer intervenção em uma via deveria primeiro consultar a população do local. Moradores de duas ruas no fundo do Palácio de Veraneio (Guarapari e Icaraí) apelam para que a Emurb não asfalte as duas vias. Ontem, 24, uma equipe da empresa estava analisando os locais que estão no cronograma para serem asfaltadas. As ruas são de paralelepípedos e os moradores não querem asfalto por várias razões.

 

Asfalto não é qualidade de vida

A primeira delas é que asfalto não significa qualidade de vida, pelo contrário, aumenta o calor nas residências. E o mais grave: a rua Guarapari é a saída do Palácio de Veraneio e, infelizmente, muitos motoristas, principalmente os de carros mais possantes, como os astras, não respeitam o limite de velocidade e passam correndo pelo local. Um absurdo! Nem mesmo dois quebra-molas que existem (ou existiam, porque estão deteriorados) fazem com que estes motoristas reduzam a velocidade). Então se os moradores não querem a Emurb deve mesmo é consertar os locais dos paralelepípedos que tiverem com problemas e ponto final.

 

Projeto de arborização

Ampliar e conservar a massa arbórea de Aracaju, elevando, dessa maneira, a qualidade de vida da população é o principal objetivo do ‘Plantando Cidadania 2010″. O projeto de arborização, que será apresentado pelo prefeito Edvaldo Nogueira nesta sexta-feira, dia 26, às 8 horas, no Parque Augusto Franco (Sementeira), é mais uma ação que integra as comemorações do aniversário da cidade. 

 

PEC dos Jornalistas I

O senador Valadares, líder do PSB, fez ontem, 24, veemente apelo aos integrantes da Mesa Diretora do Senado para que seja imediatamente colocada na pauta de votação do plenário a Proposta de Emenda Constitucional 33/2009, de sua autoria, que resgata a exigência de diploma para o exercício do Jornalismo.

 

PEC dos Jornalistas II

 A PEC dos Jornalistas, como é conhecida já foi aprovada em 02 de dezembro do ano passado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e encaminhada à Mesa Diretora do Senado, mas até agora aguarda entrada na pauta do plenário. Como se trata de emenda constitucional há necessidade de  dois turnos de votação para ser aprovada pelo Senado e então seguir para avaliação da Câmara dos Deputados.

 

Sergipe é referência nacional

O governador Marcelo Déda participou ontem, 24, do II Salão Nacional dos Territórios Rurais, em Brasília. Durante o evento, Sergipe foi apontado como um dos três estados brasileiros que melhor têm aplicado as diretrizes do programa Territórios da Cidadania, considerado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva “o mais perfeito do governo”. Junto com Bahia e Ceará, Sergipe foi escolhido pela Rede Nacional de Colegiados Territoriais por três razões: adoção da matriz do programa no estado, implantação dos territórios rurais e planejamento por meio dos planos plurianuais. A escolha foi feita por representantes de colegiados dos 164 territórios rurais e dos 120 territórios da cidadania, de todo o país.

 

Controle social

“Sergipe utiliza a territorialização como ferramenta de planejamento e como instrumento de integração de políticas públicas, e como elemento indispensável à viabilização da participação popular e do controle social dos investimentos do Governo”, resumiu o governador, logo depois do evento. Visando melhorar as condições de vida da população rural, especialmente, o programa já desembolsou R$ 31,1 bilhões em 2008 e 2009. Para 2010, há mais R$ 27 bilhões disponíveis. Em 2008 e 2009, os territórios sergipanos receberam R$ 942,2 milhões, assim distribuídos: Alto Sertão (R$ 211,1 milhões), Baixo São Francisco (R$ 75,8 mi), Sertão Ocidental (R$ 476,6 mi) e Sul Sergipano (R$ 178,6 mi). Para 2010, já estão disponibilizados R$ 683,4 milhões: Alto Sertão (R$ 115,1 milhões), Baixo São Francisco (R$ 80,4 mi), Sertão Ocidental (R$ 305,3 mi) e Sul Sergipano (R$ 182,4 mi), de acordo com informações do MDA.

 

Caravana do Esporte e Música chegará a Propriá

A Prefeitura de Propriá está empenhada em receber os colaboradores e participantes do projeto Caravana do Esporte e da Música, que vai estar na cidade no período de 08 a 12 de abril. Ontem, o prefeito Paulo Britto reuniu secretários e parceiros locais, com o objetivo de traçar uma estratégia e garantir o sucesso do evento. O projeto Caravana do Esporte e da Música é executado através da parceria entre a ESPN Brasil, UNICEF, Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury.

 

Desenvolvimento das crianças

Na avaliação do prefeito Paulo Britto, a Prefeitura está abraçando a causa porque os dois projetos são importantes para o desenvolvimento de crianças, jovens e capacitação dos professores da rede pública de ensino. Além disso, permite a descoberta de novos talentos. “Nas cidades aonde foi realizado este evento foi um sucesso. Novos talentos foram descobertos. Além disso, as crianças, jovens e professores desenvolvem uma nova visão. Esta oportunidade também é uma forma de garantir a dignidade de crianças e jovens, através da prática de esportes e música, além da qualificação dos profissionais”, afirmou Britto.  

 

Workshop Saber Água

No próximo dia 31 de março, o Instituto Tecnológico e de pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) realizará o workshop Saber Água – SE, no auditório da Sociedade Semear. Com o intuito de prolongar o diálogo acerca da utilização de recursos hídricos e criar um momento de análise e reflexão para o público sergipano, o evento será voltado para representantes de concessionárias de água e esgoto, membros de agências ambientais municipais e estaduais, representantes de comitês de bacias hidrográficas, além de pesquisadores, professores e alunos. São 200 vagas, que deverão ser preenchidas através de inscrição no site do ITPS.

 

Ônibus de Gararu

Leitores do município de Gararu, denunciaram ao blog que o prefeito local ainda não colocou para que os estudantes usem o ônibus doado pelo governo estadual. A desculpa é que o ônibus está sendo plotado.

 

Secretários estaduais de Educação se reúnem em SE

 Os secretários de Estado da Educação dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal se reunião a partir desta quinta-feira, 25, em Aracaju, para discutir a educação de jovens e adultos no país. A reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) se prolongará até esta sexta-feira, 26, no auditório do Quality Hotel.O evento será aberto às 9h, pelo secretário da Educação de Sergipe, professor José Fernandes Lima, o secretário executivo do MEC, José Henrique Paim e a presidente do Consed, Yvelise Freitas Arcoverde, secretária de Educação do Paraná. 

 

Obra importante em Umbaúba

O Governo de Sergipe está executando, através do ‘Sergipe Cidades’, mais uma obra de pavimentação no território Sul sergipano. Desta vez o programa chega ao povoado Matinha, localizado no município de Umbaúba, a 99 km de Aracaju. Essa era uma solicitação antiga de uma comunidade carente que sempre conviveu com ruas sem calçamento, com poeira no verão e lama no inverno.

 

Urbanização do povoado

Será investido R$ 1,4 milhão na pavimentação de 40 mil metros quadrados. Isso significa que quase a totalidade do povoado será urbanizada. As obras que foram iniciadas neste mês de março têm previsão de conclusão em 120 dias. Por conta do andamento dos serviços, desvios para o acesso ao povoado serão feitos na região.Atualmente, o “Sergipe Cidades”, que é administrado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio da Subsecretaria de Habitação e Programas Especiais (Subseha), está com 31 obras em andamento, 145 previstas para licitação, sendo que duas obras de pavimentação foram entregues no mês passado, nos municípios de Pedrinhas e Poço Redondo.

 

Convênios do MEC em Sergipe

Na próxima terça feira, 30, às 15h, no Ministério da Educação, em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, ao lado do senador Almeida Lima (PMDB-SE), presidirá a solenidade de assinatura de convênios entre o Ministério da Educação e dezesseis municípios do estado de Sergipe.Pelos convênios serão repassados recursos superiores a vinte milhões de reais destinados à construção de escolas e creches, além de outra parcela destinada à compra de ônibus escolares. Essa é mais uma conquista dos municípios de Sergipe decorrente da ação política do Senador Almeida Lima.

 

Projetos apresentados

O Senador afirmou que “é comum os prefeitos apresentarem projetos nos ministérios em Brasília e depois de um longo período não serem aprovados, e isto se deve a diversos fatores a exemplo de inconsistência de projetos, incorreções, falta de cumprimento de diligências e até mesmo por falta de ação política efetiva”.

Na próxima terça feira serão beneficiados os municípios de Brejo Grande, Campo do Brito, Gararu, Itabaianinha, Neópolis, Poço Verde, Riachão do Dantas, Ribeirópolis, Santa Rosa de Lima, São Cristóvão, São Miguel do Aleixo, Simão Dias, Pacatuba e Rosário do Catete, sendo os dois últimos com duas unidades cada. Todos os prefeitos já foram contatados pelo Senador Almeida Lima e estarão em Brasília na próxima terça-feira.

 

Mobilização dia 6 de abril em Brasília

A Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais e Bombeiros Militares definiu em reunião na Câmara dos Deputados, que no dia 06 de abril haverá uma mobilização nacional em Brasília e no dia, 20 manifestações em todos os estados, com caminhadas pelas ruas para pressionar a votação da PEC 300, que cria um piso nacional para a categoria. Se mesmo assim ela não acontecer, eles tomarão uma medida mais drástica.

 

Dois ônibus de SE para Brasília

O capitão Samuel Alves Barreto (PM/SE), presidente das Associações Unidas em Sergipe, participou da assembleia geral realizada na Câmara dos Deputados e informou que todos os policiais e bombeiros militares sergipanos que puderem comparecer, procurem as associações militares do Estado e se inscrevam para que possa preencher dois ônibus que sairão de Sergipe três dias antes da mobilização nacional, rumo a Brasília. As “Associações Unidas” desde já contam com a sua participação.

 

Palanque do Surf

 A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), após uma solicitação da Federação Sergipana de Surf, executou e já entregou a obra de reconstrução do Palanque do Surf, localizado na Orla de Atalaia. O serviço orçado em mais de R$ 125 mil consistia em remover o antigo palanque, que se localizava em frente ao Sesc, e reconstruí-lo próximo à Praça de Eventos.

 

Degustação da Vinícola Lidio Carraro

No último final de final de semana aconteceu duas degustações de vinho realizadas pela Vinícola Lidio Carraro. Na sexta-feira a concorrida degustação ocorreu no restaurante La Vecchia, já no sábado aconteceu no restaurante Il Piatto. Na ocasião era oferecida aos clientes taça de vinho Dádivas para que os apaixonados por vinho conhecessem e degustassem esse novo conceito em vinhos. Com certeza um sucesso que chamou a atenção e fez diferença nos restaurantes La Vecchia e no Il Piatto.

 

DO LEITOR

 

Dois vínculos com dedicação exclusiva

E-mail recebido: “Costumo acompanhar sua coluna de notícias na Infonet e nos últimos dias saiu uma notícia sobre o número de funcionários que possuem empregos na Administração Estadual e Federal (milhares por sinal), no qual alguns possuem Dedicação Exclusiva e mesmo assim mantém os dois vínculos.Sou funcionário da Secretaria de Educação e tenho observado a quantidade de professores trabalham na Secretaria de Educação nos diversos Departamentos (portanto fora da sala de aula), com horário de saída as 13:00 que possuem vínculo na Prefeitura Municipal de Aracaju e vários municípios do interior., nos seguintes termos:- Como um professor consegue trabalhar nesses departamentos até as 13:00hs e as 13:hs entrarem para trabalhar nos colégios das prefeituras;_ alguns desses professores recebem GEARC para trabalharem as oitos (8) horas mais só aparecem em um único turno; tem até aqueles que possuem DE (Dedicação Exclusiva) com dois vínculos.  Para comprovar o que estou dizendo é só pedir a relação dos professores que trabalhar na Prefeitura de Aracaju e demais municípios dos Estados e cruzar com os professores que trabalhar nos diversos departamentos na Secretaria de Educação”.

 

Péssimas condições apresentadas pelo Shopping Jardins

Do leitor Marcello de Vasconcelos Leite: “Não é de hoje que percebo um esquecimento por parte da administração do shopping JARDINS, quanto a estrutura do citado empreendimento comercial. Já percebi um mal cheiro horrível na entrada que fica perto de um salão beleza situado ao lado da loja Riachuelo (um cheiro de esgoto forte).Ainda pude observar que por todo o shopping há vários pontos de infiltração, denunciados por muitas manchas amareladas no gesso do teto.Para minha surpresa nesta terça-feira, dia 23 de março por volta do final da tarde, houve uma chuva e por um dos pontos de iluminação que ficam no telo, em frente a loja ABYS (em reforma) que fica ao lado da C&A, uma verdadeira cachoeira se formou alagando a tudo. Era tanta água que escoava que colocaram um carro grande de lixo para coletar a água.Me parece que a visão do referido estabelecimento é pautada unica e exclusivamente no lucro, visto que não é segredo para ninguém que o aluguel de um espaço no local é caro e além de uma parte fixa, há outra parte que incide também sobre o lucro de cada comerciante. Há tempos atrás, observamos uma tentativa de cobrança de taxa de estacionamento, a contrário sensu da legislação municipal. Diante disto, convido aos usuários do referido shopping a olharem atentamente para o teto, como também para os demais espaço comuns. A constatação é fácil, porém ações de melhora não são vistas”.

 

 

A verdade escondida por interesses

Do leitor Manoel Andrade: “Ontem o blog NeNoticias, de propriedade do radialista e suplente de deputado estadual, Gilmar Carvalho, omitiu uma verdade verdadeira, como costumamos dizer lá no interior, quando deu como manchete uma reportagem apresentada pelo Jornal Nacional da rede Globo na noite de terça feira, sobre a situação do transporte de estudantes em duas cidades de Sergipe. Itaporanga D`Ajuda e malhador. No blog deu como manchete a cidade de Malhador, omitindo Itaporanga. Tudo isso porque espera contar com alguns votos do prefeito daquela cidade, César Mandarino. É lamentável esse tipo de atitude. Não ajuda em nada. Para completar o dia, o mesmo radialista conclamou no seu programa matutino que os juízes que compõem o TRE/SE, ao julgarem o processo de cassação da senadora Maria do Carmo Alves, por ter participado de carreatas com as ambulâncias do SAMU estadual em 2006, devido ao seu estado de saúde. E lembrar que se trata de um recém formado em direito, comete uma mancada dessas. É de se perguntar o porquê de ter ido fazer justamente direito numa faculdade, já que defende a impunidade? Será que se utilizando desses métodos para alcançar um mandato, justifica tais atitudes? Com a decisão os eleitores sergipanos”. Manoel Andrade.

 

Parabéns: Aquidabã

Do leitor Magnobaldo Nascimento: “Nesta sexta-feira, 26/03/10, o município de Aquidabã será sede do Governo do Estado, pois o programa do governo itinerante irá estar neste município e com ele a presença do Excelentíssimo governador do Estado, Marcelo Deda. A população está muito ansiosa e eu como faço parte dela me sinto também. Esperamos que o governador, juntamente com o Prefeito Municipal, que é o seu mais novo aliado, possam informar a população a resolução dos seguintes problemas: falta de segurança, pois o município tinha uma delegacia, mas a mesma foi fechada e a mais de um ano o Estado e o Município nada fizeram quem sofre com isso é a população que não tem segurança; falta de água na sede do município e nos povoados;  construção de uma clínica de saúde,pois o Hospital que se tem no município é de domínio particular e a atual administração do hospital persegue os cidadãos que não são simpatizantes com a política desse grupo. Mas espero que o governador possa também dialogar com o prefeito municipal sobre o descompromisso deste com os funcionários municipais em especial aos serventes, merendeiras e vigilantes que até o presente momento não receberam o salário do mês de fevereiro. Assim também como o pagamento do Piso Salarial aos Professores.  O prefeito deve aproveitar este momento para pedi recursos financeiros para a reforma das escolas municipais que estão em um estado de calamidade pública, inclusive uma delas já foi interditada. Será que o Ministério Público, o SINTESE e em especial o Conselho Municipal de Educação não estão a par desta situação ou não querem ver? Sou um cidadão Aquidabaense que adora este município e desejo que o município cresça e disponibilize uma vida digna para todos os seus cidadãos”.

 

Usina Nuclear em Sergipe 2

Comentário de Luiz Santos: “Como é o funcionamento de uma Usina Nuclear? As usinas nucleares mais conhecidas como Bomba Relógio foram resultados de uma precipitação da ciência. Lançadas como solução definitiva na fonte de energia, sem saberem os malefícios do que vantagens. Depois do acidente em Chernobyl, muitos governantes perceberam o erro e estão tratando de desativar suas bombas relógios. No Brasil as usinas Angra I e II, às vezes desativam e outras vezes ativam, por quê disso? Por que foi um grande erro de permanecer com grande empreendimento desnecessário para o povo brasileiro e sim para alguns doleiros e grandes empresários. Para o povão vêm a doença, simplesmente isso, doença e nada mais. Angra dos Reis hoje é um local desvalorizado, cheio de radiações nucleares e transmitas para o Brasil. Em Sergipe é proíbida  por Lei através do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia Cap. IV, Art. 232, inciso 8º. E o Governador quer por que quer implantar tal Usina em Sergipe. Será que é pelos dólares? Ou por capricho contra a natureza que existe em Sergipe e Alagoas? Usina Nuclear todas elas que existe no Mundo são às margens do mar. Leiam a transformação da energia nuclear-Reator>Caldeira>Turbina>Gerador>Linha de Transmissão>Consumidor. Chamam-se nucleares porque utilizam a fissão nuclear, isto é, os átomos são quebrados numa máquina chamada reator, emitindo uma grande quantidade de calor. Esse calor é usado para aquecer a água. Causas: Radiotividade, extremamente nociva para todas formas de vida, cancerígena, leucemia e outras formas de câncer e demoram cerca de 100.000 anos para diminuírem sua carga tóxica.Então Senhor Governador tenha juízo e esqueça dessa tal Usina. Sergipe, Alagoas e Pernambuco precisa de bom ambiente e não de doenças. Agora se é para o bem da burquesia do PT faça”.

 

A luta continua

Do leitor Abrahão Crispim Filho: “Quem será o candidato a vice-governador na chapa de Marcelo Déda? O deputado federal Jackson Barreto conseguirá vencer a barreira do PSB, que não aceita perder espaço no bloco do governo com a não permanência de Belivaldo Chagas na chapa? O lado bom com a candidatura de Jackson é que facilita a vinda dos Amorins para o bloco da situação. Já o lado ruim, é que pode agilizar a saída dos Valadares para a oposição. A batata quente já caiu nas mãos de Déda. Será que ele conseguirá manter o bloco intacto? Até lá, como diz o matuto, muitas águas irão passar embaixo da ponte”. Abrahão Crispim Filho, é jornalista.

 

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Os que temem o que não se deve temer e não temem o que se deve temer, envolvem-se em falsas idéias e enveredam por esconsos caminhos”. Textos Budistas.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais