Déda e os vícios eleitorais do passado

Decididamente o governador Marcelo Déda Chagas, candidato à reeleição, parece que não assimilou os mais de 20 anos que tem como militante político em Sergipe. Insiste na velha prática de tentar juntar em vários municípios lideranças adversárias no seu palanque. Esquece das eleições estaduais, ainda recentes, onde candidatos ao governo, na busca da reeleição, fizeram o mesmo e sentiram o amargo da derrota nestes municípios.

Em 1998, no auge da venda da Energipe, e com os cofres abarrotados de dinheiro, o então governador Albano Franco, candidato à reeleição, conseguiu a proeza de unir em Itabaiana o grupo de Chico de Miguel e de Luciano Bispo em apoio a sua candidatura. Teve que montar dois palanques. Numa semana foi ao shomício com Luciano Bispo e em outro com Maria Mendonça e José Teles (filhos de Chico de Miguel). Não deu outra. No primeiro turno levou, literalmente, uma “surra” de João Alves em Itabaiana que levou  Albano a optar pelo palanque de Luciano no segundo turno. Este jornalista não esquece do discurso de Albano no segundo turno: remoeu, remoeu e no final disse que estava no palanque daqueles que representavam o novo em Itabaiana. No segundo turno venceu as eleições.

Nas últimas eleições estaduais o atual governador foi beneficiário deste vício eleitoral, para não escrever uma palavra mais áspera. Em Lagarto, por exemplo, os Ribeiros, os Reis e Valmir Monteiro todos apoiaram a reeleição de João Alves. Não deu outra Déda com apoio apenas dos petistas de Lagarto (que não têm expressão política) venceu a eleição.

Mas o governador parece que não aprendeu a fazer política. Diferente de 2006, mostra que é adepto do  “colocar tudo no mesmo saco” e está fazendo cada alianças que deixa seus verdadeiros aliados de “cabelo em pé”.

Um exemplo claro. No último final de semana quando visitou o município de Glória e almoçou lá, anunciou a “adesão” do prefeito de fato (de direito é a irmã dele) de Glória, Sérgio Oliveira, a sua candidatura. E o pior: assim como em alguns municípios a assessoria do “prefeito de fato”, recepciona periodicamente o ex-governador João Alves, inclusive participam de reuniões. É certo: 90% dos secretários e assessores de Glória votam em João Alves. E Sérgio Oliveira, deu entrevista mostrando que é prefeito de fato e disse que estes assessores vão sair faltando 3 meses para a campanha (vão trabalhar para João) e depois retornarão para seus cargos. Ou seja, vai agradar os dois lados e quem ganhar “estará bem na fita”.

E quando venceu a eleição, no celebre discurso da Avenida Barão de Maruim, Déda disse algo que este jornalista não esquece: “que se fosse para mudar de pensamento, mudar o jeito de viver e mudar suas convicções preferia não ser eleito governador”. É, depois de quase quatro anos e do poder, será que o cidadão Marcelo Déda Chagas repetiria essa frase? Pelo jeito e pelas alianças que está fazendo é certo que não.

Do laranja em Itabaiana

Tem gente jurando que por trás da declaração do secretário-adjunto da Secom, Chiquinho Ferreira, de que o prefeito  de Itabaiana, em um ano e quatro meses não fez nada mais do que padronizar os prédios públicos com a cor laranja, tem algo que pode ser revelador e destruidor”. Luciano disse que tem alergia do PT. E Chiquinho rebateu “ele tem alergia ao vermelho porque gosta do laranja”. Epâ!

 

E por falar em Laranja: Cheque elétrico

Por falar em “laranja” ainda tramita na Justiça Eleitoral um processo onde o órgão quer saber de um cidadão de um município importante de Sergipe, da região agreste, alguns milhões que foram depositados na sua conta em 2008. O “cidadão” não tem onde cair morto e já ameaçou abrir o bico. Foi usado como laranja e nem o imposto de renda o  amigo dele pagou.

 

Deputado federal

Alguns leitores estão enviando e-mails questionando se é verdade que Gilmar Carvalho tem como candidato a deputado federal, André Moura. O blog não sabe informar, mas acredita que não. No episódio do laranja de Pirambu e do processo eleitoral que André Moura enfrentou Gilmar Carvalho foi um dos críticos mais ferrenhos. 

 

Memória curta ou “esquecimento proposital”

Ninguém mais comenta sobre o episódio envolvendo a venda da Associação Atlética. Um absurdo o que aconteceu, pelo visto até o nosso Ministério Público colocou no esquecimento. Os sócios estão esperando uma resposta, pois não se pode vender um bem sem o consentimento dos sócios.Com a palavra o senhor Renan Tavares, o Ministério Público e demais órgãos envolvidos no caso. E nos tempos de chuva, o acúmulo de água na antiga piscina é inevitável e a proliferação da dengue também.

 

Marcos Prado agradece a FSF

O médico Marcos Prado Dias agradeceu a homenagem prestada pela Federação Sergipana de Futebol com o seu nome no troféu que foi recebido pelo Confiança ao sagra-se bi-campeão sergipano da categoria sub-18 (juniores). Por coincidência, Marcos Prado, teve uma dupla alegria, além do nome no troféu, Marcos Prado é torcedor do Confiança, clube que  é conselheiro Vitalício e ex-presidente.

Chuvas em Sergipe

Na tarde do último sábado, 10, no Palácio dos Despachos, o governador Marcelo Déda esteve reunido com secretários estaduais, comandantes das instituições militares e o coordenador da Defesa Civil para fazer um balanço dos transtornos causados nos municípios sergipanos em decorrência das fortes chuvas.O governador Marcelo Déda garantiu que todo o Governo foi mobilizado para atender a necessidade da população, além de ter sido feito um levantamento da atuação de cada órgão. “Vimos que os serviços estão funcionando para dar solução aos problemas causados pelo temporal. Nos reunimos hoje para avaliar os prejuízos, prever as possibilidades de ocorrências nos próximos dias e agir preventivamente para atingirmos o resultado esperado”, disse Déda.

 

Frentes de ação

Diversas frentes de ação prestam auxílio aos moradores das regiões onde a chuva vem causando maiores danos. Segundo Déda, em função da continuidade do temporal, tudo o que está sendo feito será intensificado. “Estávamos de prontidão e passamos a ficar em alerta, ampliando a mobilização, trabalhando intensamente no sentido de conscientizar as pessoas”, colocou. Ainda durante a tarde, o governador agilizou o envio de caminhões baús para o município de Irecê, na Bahia, para que sejam trazidos 500 colchões e outros 500 cobertores doados pela Defesa Civil nacional. A Deso também foi acionada e já está nas ruas utilizando suas bombas para acelerar o escoamento das águas.

 

Visita às áreas alagadas

Após a reunião, o governador Marcelo Déda se deslocou até as localidades da capital mais prejudicadas pelas chuvas. No Morro do Avião, no bairro Santa Maria, Déda ouviu a comunidade, visitou áreas alagadas e orientou as pessoas sobre como elas devem fazer para se proteger e evitar situações de risco.Ainda no Santa Maria, o governador visitou a Prainha e foi até a Escola Municipal Laonte Gama, onde estão abrigadas 68 famílias que perderam suas casas ou residem em área de risco. Depois Déda seguiu para a Zona de Expansão de Aracaju a fim de auxiliar os moradores do conjunto Jardim Costa do Sol, uma das áreas residenciais mais afetadas.

 

Posse Samarone

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, irá dar posse ao novo secretário municipal de Saúde, Antônio Samarone, nesta segunda-feira, dia 12, às 9h, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. As mudanças no secretariado municipal foram anunciadas na última quarta-feira, 7, em coletiva de imprensa.

 

Campanha donativos

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) iniciou uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das fortes chuvas que se abatem sobre a cidade desde a última quinta-feira, dia 8, intensificadas durante o final de semana. Colchões, agasalhos, roupas e alimentos podem ser entregues no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Gonçalo Rollemberg Leite, próximo à Churrascaria Dom Pedro I, no bairro José Conrado de Araújo.

 

Chuvas até quarta

O número de desabrigados não pára de crescer desde o último sábado, dia 10, quando o Centro de Meteorologia do Estado de Sergipe divulgou, nas últimas 48 h, um volume de água na Grande Aracaju de 140 mm, superior a média histórica para o período, que é de 112 mm. A previsão é de mais chuva na capital e no interior até a próxima quarta-feira. São mais de 140 pontos de alagamento em diversos bairros.

 

Desabrigados

Levantamento preliminar realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) constatou, até o final da tarde de sábado, 185 famílias desabrigadas na Praianha e no Morro do Avião, no bairro Santa Maria, e no Coqueiral. Mas desde domingo, quando as chuvas voltaram a se intensificar sobre a cidade, esse número é crescente. Novas vítimas foram removidas neste domingo no Morro do Avião e 19 famílias foram transferidas para abrigos no Mosqueiro.

 

Mariposa: péssimo atendimento

O restaurante Mariposa, “pousou” em Aracaju, no Shopping Riomar. A franquia baiana, tem um cardápio amplo e uma comida excelente, mas peca no atendimento. No último sábado à noite, o restaurante não estava nem mesmo cheio, mas o atendimento foi horrível.

 

Arquitetura: Congresso Brasileiro

A capital pernambucana sedia o 19º Congresso Brasileiro de Arquitetura (CBA), entre os dias 1 e 4 de junho, no Centro de Convenções de Pernambuco. Sob o tema “Arquitetura em Transição”, o evento abordará dois assuntos, arquitetura e o arquiteto. Entre os nomes confirmados para ministrar palestras, oito internacionais, como Joseph Rykwert, Solano Benitez, entre outros.  Além da presença confirmada de 40 palestrantes nacionais como Álvaro Puntoni e Fernando Diniz Moreira. As inscrições para os quatro dias de evento poderão ser feitas através do site: www.19cba.com.br.

 

ESPAÇO CULTURAL

Circuito BNDES Música Brasilis

O Circuito BNDES Música Brasilis abre sua temporada 2010 neste mês de abril, chegando a Aracaju para três concertos dias 14, 15 e 16, reunindo a cravista Rosana Lanzelotte  e o Quarteto de Cordas da ORSSE.  Os eventos – com o tema De Bach às Bachianas – têm entrada franca e marcam também o lançamento do portal Musica Brasilis (www.musicabrasilis.org.br). São três concertos – na Biblioteca Epifanio Dória, na Igreja da Ordem Terceira de S.Francisco em S.Cristóvão, e na SOFISE – Sociedade Filarmônica de Sergipe. O programa tem peças de J. S. Bach, Carlos Gomes e Villa-Lobos, numa viagem que vai de Bach às Bachianas (peças em que Villa-Lobos remarca a influência recebida do compositor alemão). Entrada gratuita em todas as apresentações.

 

Uma odisséia no espaço de Igor Mangueira

O cantor e compositor sergipano Igor Mangueira está lançando “2010 – Uma odisséia no My Space”, um cd com 16 faixas, sendo que todas composições são suas. Gravado em Aracaju, o cd demorou cerca de seis meses para ficar pronto. Com um repertório de ritmos variados, é difícil rotular o trabalho do artista. Pode-se dizer que é a música popular brasileira em suas diversas formas. A MPB de Igor vai do samba ao baião, passando pelo rock, pop, maracatu, frevo, axé, reggae, entre outros. Ouça: www.palcomp3.com.br/igormangueira

 

Extra-artista-terrestre

Apesar de se orgulhar de ser sergipano, Igor prefere dizer que é um “extra-artista-terrestre”, por não ser considerado ainda como um artista da terra. A ousadia desse artista está clara em suas composições. Em “CC”, um samba partido-alto, ele critica os cargos comissionados ocupados por pessoas que praticamente não trabalham: “Você não faz nada e ainda recebe um CC, isso eu falo na cara por não dever nada a você”. Já em “Por causa de uma revista”, ele conta a história de um homem abandonado por uma mulher que sentia ciúmes de uma artista de novela. O humor e a irreverência estão presentes também em “Quero voltar pra Aracaju”, onde ele imagina a saudade de um músico sergipano que tentou fazer sucesso em outras terras.

 

Sergipe não cabe em si

A felicidade em ser sergipano está evidente em “Sergipe não cabe em si”, um forró-exaltação interpretado com a participação especial do artista da terra Nino Karvan. A música é uma celebração por viver em Sergipe, saudando sua cultura, seu céu e seu mar: “Dizem que Sergipe é o país do forró, mas se pensar um pouquinho é um lugar muito melhor (…). É um Estado de espírito onde o mar é mais bonito, onde o céu é infinito, aqui é um paraíso”. A homenagem também está presente em “Vale do Cotinguiba”, onde Igor canta em ritmo de frevo a história do primeiro e mais tradicional clube do estado, palco de grandes carnavais e celeiro dos primeiros craques do esporte sergipano. O nome do trabalho foi inspirado no filme “2001 – Uma odisséia no espaço” e no site de músicas “Myspace”. Igor achou que seria um bom título por representar essa viagem que ele fez por todas suas influências musicais e por sua própria história.

 

DO LEITOR

 

A “Justiça” que não é cega

Do leitor Paulo Costa: “Lendo matéria na qual a Justiça Federal, a pedido dos MPF e MP Estadual, determinava que a prefeitura de Aracaju e Emurb deverão  providenciar o alojamento dos moradores do conjunto Costa do Sol em hotéis fique com um certeza: A “Justiça” só funciona para que tem dinheiro.Quantas pessoas pobres estão em situação pior, que perderam suas casas, que não tem dinheiro, que não tem para onde ir e são alojadas em escolas, galpões, ginásios, etc. Quantas moram nas encostas de morros? Quantas sofrem há anos com sérios problemas de alagamentos constantes em suas residências nos diversos bairros e a “Justiça”, o MPF e MP Estadual nada fazem? O que pensa uma pessoa que perdeu tudo e não tem para onde ir, ao ver que a “Justiça”, que nada fez por ela, acolhe como uma mãe quem tem mais condições que ela? Se eu fiquei revoltado com tal situação imagina estas pessoas.A grande questão é: onde estavam a “Justiça”, o MPF e o MP Estadual quando da construção irregular de tais casas? do tal conjunto? O que fizeram para impedir tal aberração?Infelizmente a “Justiça” é cega para o pobre, mas para quem tem dinheiro ela sabe tirar a venda!”

 

Questionamentos concurso do Detran

E-mail recebido: “Meu nome é …….. fui aprovado no concurso do detran, por sinal primeiro concurso da história do órgão. Pois bem gostaria de solicitar que o senhor nos informE, sem distorções, que apure, se informações que circulam na cidade nas rodas de interessados em concurso são verdadeiras pois bem.- Se os contratos dos terceirizados foram renovados?  Se os recém convocados no concurso da Sead estão sendo lotados no Detran? Por que da demora na convocação se foi divulgado que o Detran precisa de funcionários? Obs: a prefeitura de Aracaju realizou provas depois da aplicação concurso do Detran e já convocou, empossou. Porque essa falta de interesse do Detran e Sead?”

O passarinho voou, voou, voou

Do leitor Messias Gonçalves: “EXTRA, EXTRA, EXTRA. Essa é exclusivíssima. Só eu tenho. O cancão fugiu. Isso mesmo. O cancão fugiu. Terça feira passada, logo cedinho, um pássaro tirado a cantador, da raça dos cancões, cantou, esbravejou, num episódio ocorrido no dia anterior, e que fez com que dentro desse canto, desse estardalhaço, se levasse para a injustiça. E o pior, fez insinuações, sem legitimidade alguma, colocando em xeque mate, as cantigas de outro pássaro, só que de uma posição melhor no reino animal. Digamos que se tratava um canário belga.  Quer dizer, o cancão queria adentrar num círculo nobre, vamos assim dizer. Esqueceu o cancão, que até neste meio, há int eresses outros.  Pois bem, vejam os senhores o que aconteceu. Na quarta feira seguinte ao cantar do cancão, o dono do viveiro, vendo os estragos que um cancão sem poder constituído poderia causar indo de encontro a um canário com poderes e dono de uma passarada que também cantam e que muitos acompanham o canário, e seu aliado declaradamente, tentou desfazer o ocorrido. Através de um pombo correio, avisou que o canário cantaria no poleiro em que o cancão canta todas as manhãs.  E que não era um pedido e sim uma determinação. Inclusive o dono do viveiro vendo a gravidade do acontecido, ainda orientou o canário como deveria dizer sobre algumas notas do canto do cancão. Na hora e dia marcado, ou seja, na quinta feira, o canário pousa no poleiro do cancão. E eis que ele não se encontrava. Deixou no seu lugar um papa-capim, sem expressão.  Em outras palavras. O cancão fugiu e ninguém viu. Esperamos que o IBAMA, juntamente com o Pelotão Ambiental localiz e logo esse cancão, que deve está sofrendo de rouquidão, para ser logo conduzido ao veterinário. E que tenha aprendido a lição. Em boca, ou seja, em bico fechado, não entra formiga. E quem souber contar outra história de cancão, que conte sem aumentar um canto”. Messias Gonçalves .

Espaço tolhido

Do leitor Narcizo Machado Filho: “Dê há muitos anos a Câmara Municipal de Aracaju tenta via conciliação, usar o espaço que é de direito. A Lei da TV a Cabo nº 8.977/95 no art. 23, inciso I, alínea b, diz “Art. 23. A operadora de TV a Cabo, na sua área de prestação do serviço, deverá tornar disponíveis canais para as seguintes destinações: I – CANAIS BÁSICOS DE UTILIZAÇÃO GRATUITA: b) um canal legislativo municipal/estadual, reservado para o uso compartilhado entre as Câmaras de Vereadores localizadas nos municípios da área de prestação do serviço e a Assembléia Legislativa do respectivo Estado, sendo o canal voltado para a documentação dos trabalhos parlamentares, especialmente a transmissão ao vivo das sessões;  (o crivo é nosso). O compartilhamento é obrigatório, a Câmara tem o direito da transmissão das sessões em consonância com Assembleia Legislativa, ou seja, cada macaco no seu galho. Vejam que a Lei se refere em primeiro lugar ao legislativo municipal, para depois o legislativo estadual.Essa resistência só ocorre em Sergipe, em alguns municípios a transmissão ocorre sem maiores transtornos a exemplo dê: Fortaleza, Uberlândia, Vitoria da Conquista e outras.O povo aracajuano tem o direito vê a atuação dos parlamentares municipais, assim como os Deputados Estaduais. A quem diga que Sergipe é terra de muro baixo, coisa que eu não acredito, mas a atitude da Assembleia Legislativa, através do seu Presidente, pode levar o povo assim pensar.A Assembleia é a casa das Leis, tem a obrigação de cumpri-las, mas tudo isso é a vaidade do Poder, o Poder sobe para a cabeça, imaginem quando se consagrar conselheiro, se é que vai ocorrer. Os vereadores precisam deixar de se preocupar com hasteamento de bandeira, anúncio de secretário, ajudem ao Presidente com ações no plenário, pronunciamento através do púlpito, em favor do cumprimento da Lei, coisa que Assembleia descumpre sorrateiramente”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. Paulo Freire.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais