Déda inaugurou uma nova fase?

Este espaço conversou ontem, 10, com quatro secretários que continuaram no governo Déda, após a reunião realizada pela manhã. Foi unanimidade: todos os quatro sentiram algo diferente no governador.

 

Marcelo Déda fez uma reunião motivadora, lembrando a todo o secretariado que ali estava o grupo político dele, independente das indicações políticas, já que foi ele quem bateu o martelo final.

 

O governador voltou a alertar para a necessidade da austeridade administrativa e que não vai começar novas obras antes de entregar todas que estão em andamento do primeiro governo. O orçamento será reduzido em 10%.

 

Porém, o que chamou a atenção, foi a disposição do governador para motivar a equipe. Abraçou a todos e pediu que dessem as mãos. Disse que confia em todo o secretariado, mostrou alegria e muita disposição para o trabalho neste segundo governo. Pediu não só transparência, mas unidade nas ações.

 

Só para lembrar: os quatro secretários afirmaram também que nas outras reuniões nunca sentiram um clima tão grande de alegria, disposição e motivação do governador. O povo sergipano torce para que o governador realmente entre em uma nova fase, porque só quem tem a ganhar é Sergipe.

 

Tomará que o cidadão Marcelo Déda Chagas tenha feito não só uma auto critica, mas uma reflexão que os erros que foram cometidos (foram muitos), não podem ser esquecidos e muito menos repetidos.

 

Fica pergunta no ar: O governador Marcelo Déda inaugurou realmente uma nova fase? É aguardar alguns meses para que a pergunta seja respondida.

 

 

Segurança pessoal

E nas rodas dos assessores do governo a piada do dia é que a segurança particular do governador agradeceu a nomeação de João das Graças como secretário estadual. É que pelo histórico dele, quando Déda tiver algum ato com o novo secretário não precisará de segurança pessoal. Arrepare! Como diz Osmário.

 

Saúde: sinergia com Aracaju

E na posse do novo secretário estadual da saúde, Antônio Carlos Guimarães, o governador fez questão de ressaltar que a obrigação da pasta é construir uma sinergia com a secretaria municipal de saúde de Aracaju, onde deságuam os maiores problemas. “Não há diferença teórica entre os projetos, então essa obrigação da sinergia total deve existir”, avisou. Presente ao ato o secretário municipal da saúde Silvio Santos, ouviu tudo bem atento.

 

Rede funcionando

O governador reconheceu que se esta sinergia existir grande parte dos problemas do sistema será diluído, principalmente quando toda rede que está sendo construída no interior esteja em funcionamento.

 

Liberdade

Marcelo Déda disse também que o novo secretário tem a total liberdade para escolher seus auxiliares, afirmando que os nomes serão avaliados por ele. O novo secretário já indicou o adjunto, o médico Jorge Viana.

 

Ingerência política

Déda também aproveitou para dar um recado a classe política. Alertou ao secretário Antônio Carlos se um político, seja ele quem for, chegar lá, querendo indicar alguém que seja recebido com cafezinho, suco de laranja e tudo mais, porém deixe claro que o nome será encaminhado ao governador. “De lá ou bato a bola no peito ou devolvo na canelada mesmo”, brincou.

 

Novo estilo

A presidenta Dilma Roussef implanta novo estilo no Planalto. Analisem os prezados leitores três iniciativas adotadas pela primeira presidente da República Federativa do Brasil: 1. Mandou instalar um relógio de parede no gabinete, com o objetivo de controlar a pontualidade dos ministros. 2. Ordenou a retirada de um crucifixo. 3. Retirou um volume da Bíblia de seu local habitual de trabalho. Ninguém pode negar que autenticidade s seriedade são dois pontos dignos de destaque, na personalidade de Dilma Vana Roussef.

 

Conta dos Sete

Para rebater setores da imprensa que informam que o “novo” secretariado de Déda não tem quase nenhum petista, no release enviado pela Secom ontem, 10, os secretários tinham ao lado o partido filiado. O PT tem ao todo 7 secretários. São Eles: Oliveira Junior, Genival Júnior, Iran Barbosa, Pedro Lopes, Eliane Aquino, Eloisa Galdino e Maria Teles.

 

Secretarias e ministérios

Não se pode negar. Comentário que está na boca do povo condena o excessivo número de secretarias nos Estados e de ministérios no governo federal. Extinções e fusões bem que poderiam amenizar a situação. Outro item que merece uma revisão é o que diz respeito aos secretários-adjuntos. No caso de Sergipe, observa-se que o novo governo dá sinais de que uma reforma poderá vir, logo, quando do retorno dos trabalhos na AL.

 

Transição

E o ex-secretário Jorge Santana já tem hoje a primeira reunião de transição na pasta do Desenvolvimento Econômico, com o novo titular, o deputado Zeca da Silva. Um setor da imprensa, por conta dos interesses empresariais, não conseguiu engolir o trabalho realizado por Jorge na pasta. E mais ainda porque a opção de deixar o governo foi dele. O setor teve que engolir a seco, sem o tradicional chã maratá.

 

Meio Ambiente

Justa a manutenção de Genival Nunes na pasta do Meio Ambiente. Ele promoveu um novo paradigma na área, principalmente na Adema, onde acumula o cargo deste o ano passado. Tomará que o pulso do governador não seja levado por outras pessoas a assinar com a caneta uma indicação política para a área. Tem que ser um técnico.

 

Turismo

E ontem, 10, o blog alertou para o erro que seria cometido com a nomeação de Paulo Viana para a pasta do turismo. Não por falta de competência, mas por não ter um perfil necessário para o momento atual do setor. A nomeação de Elber Filho, surpreendeu algumas pessoas, mas foi uma decisão acertada. Como vereador sempre teve uma atuação destacada e equilibrada. Bem que o governador poderia ter deixado José Roberto na Emsetur. Um técnico competente que deixou a sua marca.

 

Câmara de Porto da Folha I

Em Porto da Folha, o vereador Thiago Santana (PSB) venceu as eleições para presidência da Câmara, mas não assumiu. Tudo porque a ex-presidente, Ana Rita (que foi candidata a deputada pelo DEM), se retirou do plenário e desligou a energia da Câmara. Ela ingressou com uma ação tentando anular a eleição, mas o juiz indeferiu.

 

Câmara de Porto da Folha II

Agora a assessoria jurídica do vereador Thiago Santana entrou com um mandado de segurança para que ele possa assumir a presidência do Poder Legislativo. E o pior de tudo é que Ana Rita empossou o vereador mais velho, Gilson de Clarinda. Somente a justiça para colocar o feito a ordem.

 

Estréias na Imprensa

Marcos Cardoso passa a assinar coluna dominical no Jornal do Dia. Araripe Coutinho integra a equipe de colunistas do Jornal da Cidade. O jornalista esportivo Kleber Santos, editor do caderno de esportes do JC, exerce, também, a função de assessor de comunicação do Club Sportivo Sergipe.

 

Enquanto isso na TV Sergipe…

E pelo que se sabe a nova direção da TV Sergipe continua com a onda de demissões, agora num ritmo mais lento. O mais recente foi o diretor de marketing do portal Emsergipe, o competente Ricardo Barreto. E os motoristas que não aceitarem o aumento da carga horária sem aumento salarial podem engrossar a lista de demissões. Vão passar das 6hs de trabalho para 8hs, com apenas uma hora de intervalo. A DRT já está sendo acionada.

 

Cantina da Deso

E a cantina da Deso completou oito meses sem funcionamento. A responsabilidade é do sindicato, mas a diretoria poderia resolver o problema. Os servidores reclamam que têm que sair da empresa para lanchar e com isso passam o cartão e alguns minutos são descontados.

 

Salário Mínimo I

O movimento sindical, englobando sindicatos, federações e confederações, vai intensificar a campanha em busca de um índice maior para o salário mínimo, que tem valor desde o dia primeiro de janeiro. MP editada no final de dezembro fixou em 540 reais o valor do mínimo. O PMDB iniciou gestões para aumentar o índice e inclusive conta com um apoio de peso. Trata-se do Senador Paulo Paim, do PT, parlamentar que é tradicional defensor dos trabalhadores. Há quem defenda 580 reais, entretanto o valor mais provável é de 560 reais.

 

Salário Mínimo II

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já anunciou que qualquer outro valor acima de 540 será vetado. Num país em que os parlamentares aprovaram 62 por cento de aumento para eles próprios e para uma elite privilegiada do serviço público, um reajuste de apenas 30 reais para o salário mínimo é um absurdo inominável.

 

Profissionalização

A arbitragem brasileira poderá ficar ausente da Copa do Mundo de 2014. Ocorre que a FIFA já confirmou que somente atuarão em copas do mundo, a partir de agora, árbitros que sejam profissionalizados. A CBF sempre evitou essa medida, embora sabendo que um dia a exigência seria implantada. Os árbitros de futebol, no Brasil, têm essa atividade como “bico”. Na verdade, todos eles exercem outra atividade, que é a sua principal. Já houve tentativas isoladas, nas federações carioca e paulista na direção de um regime profissional, com registro em carteira. Mas elas acabaram não prosperando.

 

Estádio de Itabaiana

O secretário Maurício Pimentel, do Esporte e do Lazer, continua liderando movimento para promover a mudança do nome do Estádio de Itabaiana, atualmente denominado “Presidente Médici”, para “José Queiroz”. O presidente da FSF, José Carivaldo de Souza, também apóia a mudança. Justa homenagem a um dos maiores desportistas de Sergipe. Até porque Médici foi um presidente que não deixou saudade aos brasileiros.

 

Esporte e lazer

E o governador Marcelo Déda acertou na manutenção de Mauricio Pimentel na pasta do esporte e lazer. Em apenas dois anos ele fez uma revolução na área, principalmente no trabalho de inclusão social. A meta do governo é atender, até 2014, 50 mil crianças e adolescentes através do programa “Vida Alegre” que introduziu a prática de vários esportes nos municípios do interior.

 

Controle interno

Um trabalho que não aparece, porém é fundamental para qualquer governo é o do controle interno. E a Controladoria do Estado, que tem à frente o auditor da CGU, Adinelson Alves da Silva fez o dever de casa, não só na orientação dos gestores estaduais, mas, principalmente, na defesa do patrimônio público.

 

 

O Novo Som Do Forró I

Depois de um longo período fazendo laboratório a partir da mistura de gêneros musicais e seus elementos, Jorgival Porto “Jó”, aporta suas amarras no swing do samba e na candura do forró. Compositor já conhecido na trilha forrozeira, desde os anos 90, quando teve suas músicas gravadas pela banda sergipana Raio da Silibrina, que deu títulos aos CDs: “Mundo animal”- Cadê a ordem? – Onde? – não esquecendo a canção Jovem e “Vem ficar comigo”, esta, um hino que soou por todo o país, principalmente no Nordeste e que dá titulo ao seu novo CD e DVD.

 

O Novo Som Do Forró II

Com o seu primeiro expoente dirigido ao mercado nacional, Jorgival Porto “Jó” mistura o samba ao forró, resgatando a escola do “velho Jackson do Pandeiro” que foi o ícone da essência musical permitida a partir da mistura dos dois gêneros. O diferencial no trabalho, além da modernidade digital permitida nos dias de hoje, é a sonoridade aberta para os dois ritmos atenuada com a entrada dos elementos percussivos do samba, solos de clarineta e sax, misturados a sonoridade pé-de-serra da zabumba, acordeom e do triângulo. Um som que chama o corpo pra dançar, além de ser agradável aos ouvidos.

 

O Novo Som Do Forró III

 O valor escrito e as melodias do compositor é marca registrada com conceito e forma. Agora é à hora e a vez de Jorgival Porto “Jó” compositor, cantor, músico e arranjador, que chega para reafirmar e ampliar o seu espaço no oceano de ritmos chamado Brasil.Link para vídeo no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=aWEI9844750

 

1º Videoclipe da Ode ao Canalha I

A banda Ode ao canalha vai estar lançando seu primeiro Videoclipe na casa cultiva No sábado dia 15/01 com as bandas convidadas: Cabedal, A banda dos corações Partidos e a discotecagem do Dj Léo Levi. O videoclipe foi resultado de uma seleção promovida pelo Núcleo Audiovisual Orlando Vieira o qual 15 bandas concorreram e só uma foi agraciada, a Ode ao Canalha c.O show acontece a partir das 22h e mulher não paga até as 22:30h. Compareçam!

 

1º Videoclipe da Ode ao Canalha II

O videoclipe se passa no centro da cidade de Aracaju onde o protagonista desesperado para ver a banda tocar, a Ode ao Canalha hehe, vai catando os barquinhos de papel que encontra na rua, barquinhos que no mundo surreal do garoto, vale como dinheiro. É preciso catar um certo número deles para poder pagar o show. E quem define o “preço” do show é a cavernosa velha com nariz de porco, dona da banda. O Garoto vai juntando barquinhos pelos vários cantos da cidade por onde passa e no final, sim, é agraciado com o show em pleno terraço do Mercado Thales Ferraz.

 

Livro “Retratos do Brasil Profundo”

Com lançamento no dia 18 de janeiro na Sociedade Semear a partir das 19:30min, pela Editora Olhares, o livro de José Caldas, fotógrafo documentarista com 20 anos de carreira, traz em imagens a identidade múltipla dos brasileiros que vivem no interior do país e sua relação com os seus ambientes, mostrando suas marcas e silhuetas únicas. São mais de 80 retratos que valorizam a riqueza cultural e as expressões fora dos centros urbanos. Um convite para um olhar humano e inclusivo sobre os muitos interiores do Brasil.O livro Retratos do Brasil Profundo conta com o patrocínio do Banco Daycoval, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

 

Festa do Futebol

Em solenidade levada a efeito em Zurich, na Suiça, a FIFA anunciou os vencedores dos prêmios de melhores do futebol mundial em 2010. O argentino Lionel Messi, do Barcelona, foi eleito o melhor jogador do  mundo, repetindo o feito do ano passado. Com 23 anos, Messi pertence ao Barcelona, da Espanha, equipe pela qual já conquistou vários títulos. Messi participou de duas Copas do Mundo, em 2006 e 2010. A brasileira Marta foi escolhida a melhor jogadora de futebol do planeta pela quinta vez. Marta é brasileira, natural de Alagoas e atualmente pertence ao Santos Futebol Clube.

 

Fundo Soberano

O Conselho Deliberativo do chamado Fundo Soberano aprovou resolução no sentido de que recursos do citado fundo possam ser aplicados na luta que visa a reduzir a sobrevalorização do dólar, fator que tem prejudicado intensamente as exportações brasileiras.

 

Alimentos em alta

Em todo o mundo, os preços dos alimentos nunca estiveram tão altos. A informação é oriunda da FAO, órgão das Nações Unidas. Com o aumento dos preços, a importação de alimentos vai consumir muito mais recursos. Ou seja, o custo mundial com as importações deverá bater recorde em 2011. No ano passaado, esse custo chegou a 1 trilhão de dólares.

 

Produção de grãos

De acordo com informações do IBGE, a produção brasileira de grãos bateu a marca de 149,5 milhões de toneladas, em 2010. Foi a maior safra da história.

 

Xadrez

E a Federação Sergipana de Xadrez está com um novo site: www.fsx.org.br Quem gosta deste esporte vale a pena conferir.

 

CUT promove manifestação

Amanhã, 12, a Central Única dos/as Trabalhadores/as do Estado de Sergipe – CUT/SE promove um Ato Público de reivindicação contra a proposta de aumento da tarifa de ônibus em Aracaju. O Ato será realizado no Calçadão da Rua João Pessoa, das 8h às 10h. No mesmo horário do Ato, uma comissão de representantes da CUT estará protocolando ofícios na Prefeitura de Aracaju, Câmara de Vereadores e Ministério Público. Dos órgãos públicos, a CUT reivindica que fiscalizem as planilhas de custos e lucros das empresas, realizem audiências e debates públicos e vetem o aumento da tarifa.

 

III Encontro Estadual da UNCME

Acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2011, no Auditório do Tribunal de Contas de Sergipe o III Encontro Estadual da UNCME-SE.  O evento é uma organização da UNCME, coordenado pela secção de Sergipe, que tem como Coordenador o Prof. Humberto Gonzaga, atual Presidente do Conselho Municipal de Educação do Município de Néopolis – SE.  Segundo o Coordenador Estadual, trata-se de um evento de relevância na Estrutura Educacional do Estado e tem como objetivos fortalecer a Entidade como referência Estadual para organização, criação e funcionamento dos Conselhos Municipais de Educação e buscar soluções para os problemas educacionais e aprimorar mecanismos de participação social na definição e no acompanhamento das políticas públicas de educação.

 

Educação Infantil

Este ano o Encontro contará com a parceria da Editora Positivo na Conferência de Abertura com o tema: “Educação Infantil como perspectiva de desenvolvimento da educação municipal”. Também será abordados os Temas: “Educação Integral”, tendo como palestrante a Profª Gilvânia Conceição Nascimento – Coordenadora da UNCME-BA e “Educação para jovens e adultos-EJA”, tendo como palestrante a Profª Edna Lopes – Coordenador Estadual UNCME-AL. As Inscrições podem ser feitas através do email: uncme.se@hotmail.com , onde vocês solicitam a ficha de inscrição e a enviam devidamente preenchida.  Mais informações: (79)3248-6331.

 

 

DO LEITOR

 

Policiamento ostensivo

Do leitor Marcos: “Sobre a Segurança Pública de nossa capital,o curioso em Aracaju é que não vemos viaturas policiais  em pontos estratégicos da nossa capital, todas as grandes capitais tem pontos fixos de viaturas e guaritas policiais, mais aqui é diferente a gente só ver as viaturas passar com policiais para lá e para cá, fazendo sabe-se o que. Uma cidade relativamente pequena como a nossa seria fácil fazer esse policiamento ostensivo, fica a dúvida de quem é a culpa?Por outro lado vem ai o Pré-caju 2011, eu nunca vi tanto policial junto e tanta segurança na minha vida, o que com certeza torna uma festa segura para todos, mais ai vem  a pergunta, durante o ano todo, onde estão todos esses policiais, nos quartéis?Hoje temos uma das policias mais bem pagas do Brasil que á a nossa e no entanto não constatamos melhorias alguma no que se trata do policiamento, será que na PM ocorre aquele velho dito popular, é muito cacique para pouco índio, cadê o plano do Governador Marcelo Déda de mandar Coronéis para reserva, Governador abra o olho tanto com saúde como com  segurança pública, não admitisse politicagem e sabe-se que isso é o que mais existe dentro da Policia Militar de Sergipe.Bandido quando ver viatura pensa duas vezes antes de agir, todos os dias nos deparamos nos noticiários com assaltos a mão armada bandidos agindo com moto e no entanto não se vê uma blitiz na nossa capital, ontem mesmo um pai de familia perdeu sua vida no bairro Luzia, vitima de verdadeiros marginais covardes, Governador de um jeito na Policia Militar, antes ele reclamavam dos baixos salários e agora reclamam de que? quem não quer trabalhar vá fazer outra coisa, menos ficar de braços cruzados enquanto isso  a população vem pagando um preço muito alto. Cláudio agradeço antecipadamente isso é um depoimento de um cidadão revoltado com as coisa erradas do nosso Estado”.

 

Retroativo

Comentário de Breno Silva: “Gostaria de saber do Sindicato dos Comerciários o motivo pelo não pagamento ainda do retroativo 2009/2010 logo que mais uma vez os comerciários provaram que precisam do emprego porem demonstraram raça e muito suor para atender bem a população neste fim de ano e esse impasse ainda continua e ainda não há definição nenhuma do valor para 201. E estes guerreiros continuam a trabalhar parecendo que não há nem um sindicato para representar esta classe que continua a lutar para sobreviver e movimentar a economia estadual”.

 

Hospital de Itabaiana

Do leitor Alex Barbosa Lima: “Um dos maiores problemas que a população brasileira atravessa, é o caos no serviço público de saúde. Sergipe não fica fora desse caos. Muita demanda para um número insignificante de médicos. Em Itabaiana, temos um hospital regional, que ao longo de vários governos, passa por sérios transtornos que chega ao ponto de em certos momentos pacientes morrerem por falta de atendimento. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela população, temos pessoas abnegadas, compromissadas com o trabalho que desempenha. Refiro-me ao assessor do hospital Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, Douglas Rafanelle. Bastante conhecido em Itabaiana, por suas participações em jornalísticos de rádio, é considerado polêmico quando aborda certas situações inerentes a política partidária e a diversos tipos de assuntos.Convidado no governo Macerlo Déda a assumir uma assessoria do hospital regional de Itabaiana percebi desde aquele instante, que a tarefa que o jovem abraçou, não seria das mais fáceis. Com seu estilo discreto, mostra capacidade para exercer o cargo. Infelismente há servidores da saúde, que não tem o mesmo afinco, e demonstra má vontade na profissão que exerce. O resultado disso é a impressão negativa que alguns profissionais deixam transparecer de si próprios, para com a opinião pública. É preciso que o governador Marcelo Déda sensibilize-se com a saúde pública servida para os sergipanos. Após sua vitória, ele reconheceu que seu governo deixou a desejar na pasta da saúde, mas que iria amenizar a situação. Espero que nesse segundo governo, que a saúde pública receba uma atenção especial do gestor recém reeleito. Em relação aos servidores do hospital regional de Itabaiana, conclamo que exerçam suas atividades com mais afinco, pois quem procura o serviço de público de saúde, são os mais necessitados. Não tenho nenhuma procuração para defender, mais se muitos que prestam serviço no hospital de Itabaiana se espelhassem na determinação de Douglas Rafanelle, acredito que mesmo diante das dificuldades de oferta, a população, seria melhor atendida. Um simples gesto, a maneira de tratar um paciente, já faz uma grande diferença. Percebo em Douglas, que ele procura dar o melhor de si, para o bom atendimento a aqueles que aquela casa procuram”.

 

Nota de Esclarecimento SINDETRAN/SE

O SINDETRAN/SE vem a público para tecer alguns esclarecimentos sobre a reunião realizada hoje dia 10 de janeiro de 2011, na sede da CUT: 1 – O SINDETRAN/SE se filiou a CUT NACIONAL atendendo à vontade manifestada pelos servidores na última ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA DA CATEGORIA realizada em dezembro do último ano; 2 – Sobre a paralisação dos SERVIDORES DO DETRAN, ficou definido para o dia 18 de janeiro de 2011, às 7h na FRENTE DO DETRAN SEDE;  2.1 – As Ciretrans não funcionarão, pois os servidores do INTERIOR DO ESTADO se dirigirão à capital, para apoiar o movimento que acontecerá da seguinte forma: Das 7h às 9h ? Os servidores estarão reunidos em frente ao Órgão de Trânsito com informativos que serão distribuídos à população mostrando o motivo da paralisação e sobre a sua LEGALIDADE;Das 9h às 11h – Caminhada rumo à Casa Civil onde ACONTECERÁ GRANDE ATO PÚBLICO na tentativa de sensibilizar o Governo do Estado;Das 11h às 13h –  Os servidores prestarão um serviço de utilidade pública À SOCIEDADE SERGIPANA doando sangue no Hemose haja vista, o aumento da demanda de hemotransfusões nos períodos festivos (carnaval) e o reduzido número de bolsas no estoque.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais