Déda, JB e Valadares torcem por João?

Depois do racha com o grupo Amorim, parece que as três principais lideranças da situação, Déda, Jackson e Valadares, não estão preocupadas com a eleição em Aracaju. Passam a impressão que João Alves já venceu.

O grupo governista está passando para os aracajuanos um desinteresse grande na eleição municipal deste ano. Parece que Déda, Jackson e Valadares torcem pela vitória de João Alves.

Do velho chavão da esquerda contra a direita – Nas últimas eleições disputadas e vitoriosas pelo grupo comandado pelo governador Marcelo Déda imperou o discurso da esquerda contra a direita. Porém, o velho chavão não se aplica mais para as eleições municipais deste ano, onde a mesmice na maioria das ações do grupo governista mostrou ao eleitorado que esquerda e direita, só no papel, na prática as administrações são irmãs siamesas.  Ou seja, o discurso do novo, da mudança (Déda) contra o velho e de direita (João), não vingará mais.

O discurso contra o grupo dos irmãos Amorim – Déda sabe agora que precisa encontrar um discurso contra o grupo comandado pelos irmãos Amorim.  E o discurso da esquerda contra a direita não se aplica, já que o palanque deles era o mesmo nas últimas eleições.

  Déda e seu grupo passaram todo este tempo se preparando para enfrentar o grupo comandado por João Alves. E conseguiu suplantá-lo em duas eleições estaduais. Conhecem todas as táticas e discursos do ex-governador. Ou seja, João não mudou seu “modus operandi”.

E os irmãos Amorim não podem ser rotulados de direita e de praticar a velha política, principalmente porque a tônica principal pregada por eles não é ideológica, mas a do compromisso assumido, de atendimento aos aliados e de cumprir com os acordos políticos.

Divergências  de ordem familiar – Por isso a análise inicial de que os governistas sabem que uma união entre João Alves e o grupo Amorim não será possível, porque as divergências não são apenas políticas, mas também de ordem familiar. As palavras do deputado Mendonça Prado, com criticas duras contra Edvan Amorim, não são apenas dele, mas da senadora Maria do Carmo e de toda família de João Alves.

E será que as lideranças governistas sabendo que esta aliança não será fechada em Aracaju e nem em 2014, estão “apostando” para ver o que acontecerá com a candidatura de João Alves para enfraquecer o grupo comandado pelos irmãos Amorim?

O blog vai ser mais direto: Será que a ideia é que João Alves Filho como prefeito pode barrar a eleição de Eduardo Amorim para o governo? Com uma possível aliança de João Alves com o atual grupo governista? Em política, caro leitor, tudo é possível. E justiça seja feita quem primeiro jogou esta análise na mídia foi Almeida Lima. É lógico, puxando a sardinha para o seu lado.

João Alves eleito prefeito de Aracaju muda o atual cenário para 2014. Ele será forte com a Prefeitura nas mãos e não será apenas um mero espectador.

Será o dono da bola, aquele que escolherá os melhores jogadores para formar seu time em 2014. Se não quiser entrar em campo para a disputa, será o técnico que vai definir a melhor estratégia para chegar a vitória.

Por Haddad, direção do PT terá poder de forçar aliança
De propósito, este espaço deixou de publicar na semana passada, a resolução da Executiva Nacional do PT (editada na quinta-feira,10) e divulgada na FSP na sexta-feira, 11, exigindo que as candidaturas em cidades com mais de 200 mil eleitores sejam homologadas pela cúpula do partido.  Tudo por conta das composições e do desejo do PT ter o apoio do PSB em São Paulo.

Maneira “democrática”
Na prática a resolução serve para evitar maiores conflitos e intervenções em diretórios municipais. É a maneira “democrática” que o partido encontrou para priorizar a candidatura de Haddad, em São Paulo e vetar algumas candidaturas próprias. Para entrar em vigor, a resolução tem de ser aprovada pelo Diretório Nacional do PT, que faz sua próxima reunião no dia 18, em Porto Alegre.

O radicalismo de alguns petistas
O blog deixou de publicar porque alguns petistas só gostam de elogios e não aceitam criticas e nenhum outro tipo de análise que vá de encontro ao partido. E aí taxam o titular deste espaço de partidário (o único partido que se filiou foi o PCB em 1986, quando liderança do movimento estudantil) e de ter preferência por este ou aquele candidato.

Luciano Bispo e a penca de condenações I
E o prefeito de Itabaiana Luciano Bispo só é candidato à reeleição porque é político no Brasil. Em outro país ele já estaria banido da vida pública há muito tempo. Tem uma penca de condenações e tem uma assessoria jurídica competente que consegue mantê-lo no mandato.

Luciano Bispo e a penca de condenações II
Na semana passada foi condenado em 2ª Instância pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Aliás, o nome dele aparece na lista dos inelegíveis do TCE.  Luciano sabe fazer política pula de galho em galho por conveniência, passará para a história como uma das grandes lideranças políticas de Itabaiana, mas um péssimo administrador.

Entre aplausos e vaias, Luciano e Déda fazem primeiro discursos juntos.
De Jamyson Machado  (www.itnet.com.br): O tão esperado discurso de Marcelo Déda e Luciano Bispo juntos aconteceu ontem, na frente da Delegacia, mas também na porta da UFS. Os lideres esqueceram ou ignoraram a presença estudantil , e se confiaram na massa trazida pelos chamados políticos. O Síntese aproveitou o episódio para manifestar seu desejo de recuperar os 22% oferecido pelo piso salarial, e provocou diversos manifestos. Aplausos dos partidários, vaias dos grupos insatisfeitos com a gestão e de alguns estudantes que com instinto juvenil e consciência crítica não perderam a oportunidade de se manifestar.

Gestão
O discurso de Luciano foi voltado para reafirmar que sua gestão é a correta e que não há motivos para ninguém justificar insatisfação. Ele afirmou que Déda é amigo de Benedito Figueiredo e que essa parceria um dia iria retornar. Foi aplaudido quando anunciou o desejo de fazer obras em Itabaiana e vaiado quando tentou justificar sua aliança.

Chuva de vaias
Já Marcelo Déda foi por outro lado, afirmou que Luciano mesmo sendo adversário político, nunca houve problemas pessoais. Isso rendeu mais uma chuva de vaias. Mas quando ele voltou a falar das possíveis conquistas que o governo pode trazer, os aplausos se sobressaíram. O governador fez menção ao Sintese presente e tentou justificar a manifestação elegendo João Alves como vilão. Preferiu não falar de Maria Mendonça, mas deixou bem claro que havia um problema de traição. Começou e encerrou o discurso afirmando que Luciano Bispo era seu amigo.

População rejeita acordo
O que ficou bem explícito na população que ali estava presente era uma insatisfação em ver a política chegar a tal nível. Muitos passavam e comentavam, "Que coisa triste, esses dois até ontem se odiavam" outros afirmavam "a política é isso aí, quem quiser é assim mesmo", já outros "que triste ver tanta nojeira na política". Muitos ficaram calados, outros gostaram, mas no geral, muita gente queriam ver dois antigos adversários, que trocaram diversas ofensas, abraçados em nome do poder político e da perseverança do poder, e claro escondidos atrás do bem estar social, que é o produto utilizado pela classe política para justificar perante os eleitores, um motivo para continuar votando.

SMTT e a rua Antônio pitanga, na Farolândia
Os moradores do Jardim Santo Antônio (na Farolândia, no fundo do posto Petrox da Beira Mar), estão revoltados com a

SMTT. Acontece que a única rua que dá escoamento ao bairro, rua Antonio Pitanga, a que margeia o Colégio Arquidiocesano agora virou tipo samba do “criolo doido”, conforme o leitor pode conferir na foto ao lado. O pedido dos moradores é que a SMTT reveja suas ações- e fez isso só para beneficiar a UNIT (os alunos
vão por essa rua para fugir da Avenida Beira Mar) E os moradores?

Omissão da Emurb. Calçadas não tem o limite mínimo. Cadê a mobilidade urbana?
O leitor pode observar que a rua Antônio Pitanga ficou com a metade da largura, porque as casas do lado esquerdo avançaram no leito da rua e ficou por isso mesmo. Ou seja, não basta a atitude da SMTT para beneficiar a UNIT a Emurb silencia por conta da invasão das calçadas.

Lei de Acesso à Informação começa a vigorar dia 16
N próxima quarta-feira, 16, entra em vigor a Lei de Acesso à Informação. A Lei nº 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, pela Presidenta da República, Dilma Roussef, regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas e é aplicável aos três Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com vigência depois de decorridos 180 (cento e oitenta) dias da publicação. Sua sanção representa mais um importante passo para a consolidação do regime democrático brasileiro e para o fortalecimento das políticas de transparência pública.

Transparência nos gastos públicos para o cidadão
Muitos gestores públicos sequer sabem dessa lei, entretanto ela é revolucionária, pois dá instrumentos para o cidadão solicitar informações não somente de interesse pessoal mas aquelas relativas ao uso de gasto público, processos licitatórios, etc. E o mais importante estabelece prazo para prestação dessa informações pelo gestor, sob pena de responsabilidade disciplinar.

Será que a lei realmente será colocada em prática?
Além disso, referida lei estabelece itens obrigatórios de acesso a informação que prefeituras, estados, DF e União devem dispor em seus sítios da internet, liberando apenas municípios com 10 mil habitantes dessa obrigatoriedade. Sabendo da realidade da maioria das prefeituras do país, realidade não muito diferente em Sergipe, a Controladoria Geral da União e Ministério Público terão muito trabalho para por em prática essa lei. Conheça o texto completo da lei: http://www.cgu.gov.br/acessoainformacaogov/acesso-informacao-brasil/legislacao-integra-texto-completo.asp

Médico morto há mais de um ano ainda consta em relação do CRM
O blog recebeu a denúncia e confirmou que na relação do Conselho Regional de Medicina ainda consta o nome do competente médico Jairo Pizz de Assis, que faleceu em 29 de janeiro de 2011. Será que a família continua recebendo o boleto de anuidade do CRM para ser pago? Seria mais do que um desleixo, um desrespeito a memória do profissional.

Emurb e o antigo hotel Beira Mar
Em plena entrada da orla de Atalaia, principal cartão postal de Aracaju, o turista e os sergipanos se deparam com uma reforma que tomou conta de toda calçada. O blog já reclamou mas a Emurb não fez nada e parece que lá os fiscais não sabem o que é mobilidade urbana e não cumprem a lei. Uma obra no antigo hotel Beira Mar tomou toda calçada. Um absurdo!

Elayne Araújo é pré-candidata em Malhador
O Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Malhador realizou, no plenário Manoel Eleotério dos Santos, na Câmara de Vereadores, o Congresso Municipal do PSB na última sexta-feira,11. Dentre as pautas do congresso estava a importância do PSB definir a pré-candidatura à prefeitura no município. Na oportunidade, foi lançado o nome da atual vice-prefeita, Elayne Araújo, filha do ex-prefeito Dedé do Inhame.

PSD admite risco de debandada e fusão se perder tempo de TV
FSP: O PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, admite o risco de sofrer uma debandada de políticos e projeta uma fusão com o PSB caso não consiga ampliar seu tempo de TV e seu acesso a recursos do Fundo Partidário.O pedido começou a ser julgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no mês passado. Dois ministros votaram a favor e um se opôs ao pleito do novo partido.Houve pedido de vista e o julgamento não tem prazo para ser retomado. Ainda faltam os votos de quatro ministros.

Fusão com o PSB
O secretário-geral do PSD, Saulo Queiroz, aposta na vitória no Justiça, mas defende a fusão em caso de revés."Se o partido não tiver tempo de TV, temos que nos reunir rapidamente. Não se pode descartar hipótese de fusão com o PSB. É um jeito de tentar sobreviver", afirma.Queiroz lembra que a união com o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, estava na origem do PSD, mas não avançou. Segundo o dirigente, as duas siglas têm "parceria extremamente gratificante".

Cálculos
Se o TSE der vitória ao PSD, que tem hoje a quarta maior bancada da Câmara, a sigla receberá cerca de R$ 1,6 milhão por mês e terá bom espaço na propaganda eleitoral na TV, uma das principais moedas usadas na hora da negociação de alianças.Se perder, ficará com R$ 18,5 mil mensais e tempo de TV de nanico.Queiroz diz que a eventual derrota criará "enorme insegurança" aos filiados, que ficariam pouco competitivos nas eleições de 2014.

PT Aju: setoriais se reúnem para definir propostas
Setoriais do PT se reúnem nesta segunda feira para discussão de propostas para a  pré-candidatura Os representantes dos Setoriais do PT vão se reunir nesta segunda feira, 14, para discutir as propostas de plano de governo da pré-candidatura do PT a prefeitura de Aracaju que serão apresentadas como sugestão e posteriormente discutidas com os outros partidos da base aliada.

Produção
A Economia Solidária, segundo a petista e integrante deste setorial Luciana Góis já finalizou as propostas “A Economia Solidária expressa um novo modo de organização da produção, comercialização, finanças e consumo que privilegia os princípios do trabalho associado, da autogestão e da cooperação em empreendimentos, redes e cadeias solidárias. Assim, ver-se economia solidária como estratégia emancipatória de redução de desigualdades”, disse.

Educação
O setorial de Educação, coordenado pelo professor Adalberto Mendes, também apresenta propostas nesta segunda feira “Como a escola pública se insere na gestão do espaço urbano aracajuano para um mundo técnico-cientifico-informacional e político? Vamos lutar Por uma Nova Escola Pública Inclusiva e Cidadã!”, afirmou De acordo com o Presidente do Diretório Municipal do PT, Usiel Rios, “os Setoriais do PT trabalharam intensamente no levantamento de propostas para a composição do Programa de Governo para Aracaju”, concluiu.

Definindo prioridades
A comandar a primeira reunião com diretores das coligadas do Banese (Banese Card, Sergus, Casse, Banese Corretora e Instituto Banese) a nova presidente Vera Lúcia pediu pressa, prioridade para projetos que possam ser iniciados e viabilizados: “sei que estou cercada de pessoas capazes e que vamos desenvolver com êxito os nossos principais projetos”. Baneseana há 32 anos, a primeira mulher presidente da instituição sabe do tamanho e da importância de sua liderança e que não foi a toa que foi escolhida para comandar um banco respeitado em todo o mercado financeiro do país.

PELO TWITTER

www.twitter.com/clovis_silveira  Humildade não é se declarar pequeno. Humildade é reconhecer suas forças e suas fraquezas e perante isso buscar o seu melhor.

www.twitter.com/JoseRaimundos  O sem terra hoje, é uma classe muitissimo mais feliz do que o micro-comerciante, a aparência engana. um parece que nada tem, e tem, o outro?

www.twitter.com/georgelemos1986  Conceitualizar a vida não traz lucro. Salvo se você publicar e alguém pagar pela publicação.

www.twitter.com/oMarioSousa  Por mais que você faça, o feito para o próximo será um desfeito.

DO LEITOR

Parabéns pela escolha de Yunes e a escolha do sub-comandante
De um policial militar: “Gostaria de parabenizar o governador pela acertada escolha. a sociedade espera que mesmo com as deficiências existentes, possamos ter uma polícia militar mais ostensiva, aumentando a sensação de segurança do povo sergipano. todavia senti que o comando do coronel Iunes já se inicia fragilizado, uma vez que o mesmo não pode escolher seu sub comandante, figura importante em qualquer comando, porque responsável pela disciplina da tropa. Lembro que por várias vezes li neste espaço advertência ao governador sobre a necessidade de mudanças na SSP, tanto na PM quanto na Civil, mas as mudanças devem ser estruturais  e principalmente, comportamentais. apenas dança de cadeiras não trará melhorias para o serviço apresentado para a sociedade”.

Abandono do cemitério de Itaporanga D`Ajuda
De um leitor: “Infelizmente, a Prefeitura de Itaporanga está uma verdadeira calamidade. Essa semana, fui com um amigo, no cemitério da cidade e me deparei com um verdadeiro abandono. Mato por todo lado, sem nenhuma manutenção. A única manutenção é feita no dia dos finados, quando faz meia sola e pronto. Foi deprimente ver essa cena. Gostaria que meu nome não fosse divulgado porque sofrerei perseguições”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
       
Frases do Dia

“Os grandes só parecem grandes porque estamos ajoelhados. Sonha e serás livre de espírito… luta e serás livre na vida”. Frases de  Che Guevara que  nasceu em 14 de Maio de 1928.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais