As últimas pesquisas de opinião realizadas no Estado começam a mostrar o que já se esperava: as denúncias de corrupção, envolvendo integrantes da alta cúpula do Partido dos Trabalhadores, em Brasilia, respingaram também na imagem dos demais integrantes do partido pelo Brasil afora.
Ninguém escapou da sanha destrutiva dos petardos disparados pelo deputado Roberto Jefferson (PTB). Nem mesmo o prefeito de Aracaju, considerado incólume a esse tipo de crítica, saiu ileso. Não que o prefeito Marcelo Déda fosse citado entre os denunciados por Jefferson. Longe disso. A trajetóría política e a administração de Déda continuam, até agora, irretocáveis. No entanto, as denúncias de pagamento de “mensalão” e de outras práticas de corrupção ativa por membros importantes do PT (José Dirceu, José Genoino, Silvio Pereira e Delúbio Soares) fizeram um grande estrago na imagem institucional do partido, causando um abalo até então inimaginável na confiabilidade de seus integrantes. O terremoto em solo petista só não atingiu 7 pontos na Escala Richter porque não feriu mortalmente o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Mas chegou perto. Muito perto por sinal.
Os sismógrafos sergipanos (Institutos de Pesquisa), apesar da distância fisica de Aracaju do epicentro, registraram o abalo. E os efeitos do tremor começam agora a ser divulgados. Líder absoluto das intenções de voto para o governo nas eleições de 2006, Marcelo Déda começa a amargar uma redução de seu favoritismo entre os eleitores. A vantagem que tinha nas pesquisas anteriores sobre os demais candidatos caiu 9 pontos. O número de indecisos aumentou.
A sorte do PT em Sergipe é que o principal adversário de Déda no ano que vem é o atual governador João Alves filho que, neste seu terceiro mandato, realiza, tal qual Lula, uma administração desastrosa, cheia de abalos que nem a Escala Richter consegue mensurar.
Com tanta roupa suja para ser lavada por ambos os lados, quem sabe não tenhamos, assim, uma campanha diferente no ano que vem, onde os discursos se restrinjam apenas a propostas concretas e beneficios para a população.